Para aqueles que gostam de banhos demorados, com o chuveiro bem aberto, ou para as donas de casa que gostam de muita água para lavar a roupa e as calçadas, o Samae faz um alerta: é preciso economizar água nos próximos dias. A escassez de chuvas e a previsão de que elas vão demorar a aparecer colocaram a região do Vale do Itajaí em situação de alerta, pois a captação das águas do rio Itajaí está prejudicada devido ao baixo nível das águas.
Lovídio Bertoldi, diretor do Samae, explica que depois de várias horas sem captação para abastecer a ETA I, que leva água para 70% da população, nesta segunda-feira, 13, os técnicos da autarquia conseguiram voltar a captar a água, porém devido ao longo período em que o serviço ficou paralisado, a recomendação ainda é economizar. ?O sistema que utilizamos na área central tem mais de 20 anos e precisa ser substituído para evitar problemas como este. Ficamos mais de cinco horas sem tratamento e a população vai sentir as consequências. Nossa meta é trocar este sistema nos próximos 30 dias e assim evitar que o problema volte a ocorrer?, revela o diretor do Samae.
O chefe de captação do Samae, Edson Lindomar da Silva, trabalha há 15 anos na autarquia e conta que este é um caso atípico. ?Além de hoje, no tempo que estou aqui a captação só foi impossibilitada após a tragédia de 2008. Já aconteceu do nível da maré ficar baixo, mas não ao ponto de não poder captar a água?, diz. Edson explica que devido a maré baixa, um lodo se forma às margens do rio Itajaí-Açu e que não é possível retirar este lodo, pois como consequência haverá deslizamentos de terra no local, afetando todo o sistema de captação que leva a água bruta para o tratamento na ETA I.
edição 1300
O Samae comunica que faltará água nesta segunda-feira, 13, nas localidades atendidas pela Estação de Tratamento de Água ? ETA I: Centro, Coloninha, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Lagoa, Margem Esquerda, Poço Grande, Santa Terezinha, Sete de Setembro e a Rua Itajaí.
Tendo em vista a escassez de chuvas ocorridas nas últimas semanas e por conta da maré que tem feito com que o rio Itajaí-Açu fique em níveis muito baixos, o sistema de catação na ETA I não consegue captar água bruta para posterior tratamento. A captação está localizada na rua Luiz Franzói, bairro Margem Esquerda. A maré já esteve baixa em outras ocasiões, dificultando a captação da água no rio Itajaí-Açu devido o excesso de lodo que encontrasse nas margens do rio.
O Samae ressalta que este é um caso atípico e que está buscando outras medidas alternativas para que a situação volte à normalidade o mais breve possível.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).