O Índio Gasparense comemorou seu sexagésimo oitavo aniversário de fundação neste domingo, 3 de janeiro. Fundado em 1942, o Clube Atlético Tupi é hoje um dos principais clubes da cidade e forma dezenas de atletas todos os anos.
A fundação, segundo o Estatuto, ocorreu através dos senhores Pedro Vieira, Wilhelm Wickern, Silvio Schmitt, Egon Olinger, Carlos Barbosa Fontes, Glauco Beduschi, Edmundo dos Santos, Júlio Schramm, José Estefano dos Santos e Vidal Pamplona.
Apesar de constar apenas estes nomes no documento oficial, a fundação do Tupi contou ainda com a colaboração de várias outras pessoas, o que é motivo de muito orgulho para toda a torcida alviverde, uma vez que a criação do Clube se deu em torno de um movimento popular gasparense.
Segundo os dirigentes do Clube, o ano de 2009 foi de resgate dos símbolos no Clube. O Estádio Carlos Barbosa Fontes, casa do Tupi, iniciou uma ampla reforma e a primeira etapa da revitalização será apresentada ao torcedor em breve.
Outro resgate realizado foram as ilustrações e fotografias que marcaram as imagens da história do Clube e que foram publicadas no site do Tupi. O material foi enviado pelos torcedores do Tupi e serviu para montar o acervo denominado "Fotos Enviadas". Imagens dos anos 40, fotos da década de 50 e 60, recortes de jornal lembrando da equipe dos anos 70, os profissionais dos anos 80, enfim, o trabalho fez referência aos ídolos da história do Tupi e lembrou destas passagens de uma maneira inédita.
Se o tema era nostalgia e lembrança do passado, o resgate da história do Clube contou também com a presença de personalidades ilustres no "Entrevistas para o Site", como Álvaro Correia, Vicente Schmitz (em memória) e o ex-treinador Biro-Biro, que contaram um pouco da época em que estiveram no Alviverde Gasparense.
Segundo os dirigentes do Clube, os projetos "Fotos Enviadas" e "Entrevistas para o Site" continuam neste ano e muitas novidades virão em 2010.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).