Uma data que reverencia a paixão e a grandiosidade de um esporte que transcende fronteiras e culturas. Nesta quarta-feira, 19 de julho, comemoramos no Brasil o Dia do Futebol. A modalidade teve início na China antiga e no Império Romano. Ao longo dos séculos, evoluiu até se tornar uma das prática esportivas mais populares e influentes em todo o globo.
A importância do futebol na sociedade moderna é inquestionável. Não se trata apenas de um jogo, mas sim de uma linguagem universal capaz de unir povos e superar barreiras. Desde os campos improvisados em pequenos bairros, até os estádios monumentais que abrigam as maiores competições, o futebol proporciona uma conexão emocional entre jogadores e torcedores, transmitindo valores como trabalho em equipe, fair play e perseverança.
Além disso, o futebol gera considerável impacto social e econômico. Afinal, clubes de todo o mundo se tornaram instituições que geram empregos e movimentam a indúsitria do entretenimento. É essencial lembrar a essência desse esporte que transcende rivalidades e diferenças. O futebol representa uma manifestação da nossa humanidade compartilhada, uma fonte de alegria, emoção e inspiração para jogadores e fãs em todos os cantos do planeta.
Respeito, união, honestidade, dedicão e coragem. A lista de valores que a Escolinha de Futebol Moleques da Bola passa às crianças e adolescentes é longa e reflete o compromisso social que seu fundador carrega. Criada em 2004, a iniciativa é do ex-atleta e agora treinador Carlos Mendonça dos Santos, de 57 anos.
O profissional é referência quando o assunto é esporte, educação e comprometimento com o futuro de seus atletas. "Atualmente, atendemos cerca de 140 alunos, entre crianças e adolescentes. É uma missão muito bonita treinar esses jovens e acompanhar o crescimento deles. Nossa Gaspar tem muitos talentos no futebol", conta.
De acordo com Carlos, o projeto tem recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social. "Pais que desejam matricular seus filhos podem entrar em contato comigo via WhatsApp (47) 99613-9347".
O projeto funciona em dois locais: Sociedade Gasparense (Coloninha) e Campo União (Margem Esquerda). Vale lembrar que, além do incentivo ao esporte e, consequentemente, à saúde das crianças e adolescentes, o projeto também trabalha a parte emocional com apoio de psicológo.
Segundo o treinador Rossetti, essa é uma ótima oportunidade de tirar as crianças da ociosidade e diminuir o tempo deles no celular ou em frente à televisão. "Além disso, a gente aproxima eles do esporte e de abrir portas importantes aos nossos talentos, os afastando da possibilidade das drogas ou más influências", destaca.
Carlos Mendonça dos Santos nasceu em 29 de março de 1966 em Apucarana, no Paraná. "Minha paixão pelo futebol começou ainda criança, sempre joguei na rua e nos campinhos de terra", conta emocionado. Suas inspirações no esporte são Romário, Ronaldinho Gaúcho, Nivaldo, Edmundo e o argentino Messi.
Dono de um grande talento, Rossetti passou por diversos clubes no Paraná e em Santa Catarina. E, ao longo de sua trajetória como jogador de futebol, conquistou muitos títulos. Entre eles, foi campeão catarinense da segunda divisão por duas vezes. Também foi vice-campeão mato-grossense.
O Dia Nacional do Futebol é celebrado no Brasil no dia 19 de julho. A data foi escolhida, em 1976, por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900. O Dia Nacional do Futebol foi inventado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que na época se chamava Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).