Gaspar sedia competição de downhill no fim de semana - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar sedia competição de downhill no fim de semana

21/06/2021
Gaspar sedia competição de downhill no fim de semana

Muita adrenalina em terras gasparenses! No sábado e domingo, dias 26 e 27 de junho, a cidade Coração do Vale sedia a 1ª Etapa do Ranking Estadual de Downhill. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) com apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). A competição acontece na pista de mountain bike do Espaço Terral, no popular 'Morro do Parapente'. Atletas federados, municipais e comunidade em geral podem participar. As inscrições vão até 24 de junho e são realizadas online, no site da federação (http://www.ciclismosc.com.br/site/). A fase vai premiar cinco participantes com troféus e medalhas, além de um prêmio extra em dinheiro. A próxima etapa está prevista para acontecer na cidade de Nova Trento.

Gaspar conta com ciclistas que praticam a modalidade e participam de competições, inclusive da própria FMEL. Por conta da pandemia, muitos desses eventos foram adiados. Atualmente, a federação e o município estão retomando algumas atividades conforme as regras estabelecidas pelos decretos. Presidente-secretário da pasta, Roni Jean Muller destaca que sua equipe está sempre aberta para acompanhar e apoiar este tipo de evento no município. “A Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar tem a missão de promover o esporte, seja através dos programas e projetos por iniciativa própria ou em apoio de eventos terceiros". Ele explica como funciona. "Quando a comunidade esportiva nos procura para apoiar os seus eventos, a exemplo do Downhill, nós buscamos dar todo apoio possível e legal, seja com recursos humanos ou logísticos. Desta forma, conseguimos alcançar o maior número de pessoas que participam e prestigiam o esporte na cidade de Gaspar em qualquer modalidade", conclui.

Gaspar conta com ciclistas que praticam a modalidade e participam de competições. Exemplo disso é Edu Gustavo Isensee, que havia dado uma pausa no mountain bike, mas pretende participar do evento e ingressar na equipe da FMEL. "O sentimento de liberdade e a emoção que o esporte proporciona é o que mais me motiva. A dica que tenho para quem é iniciante é: um passo de cada vez, passe um bom tempo praticando que logo estará superando todos os obstáculos. A pista que temos é uma das mais difíceis, com obstáculos a nível profissional".

Vale destacar que o evento será fechado ao público, devido aos protocolos de prevenção ao coronavírus. O evento segue as regras sanitárias previstas na portaria 441, do Governo do Estado. Os resultados devem constar já na segunda-feira, dia 28, no site da federação. Todos os participantes serão testados. Dentre os equipamentos de segurança que são usados na categoria, estão o capacete integral, óculos de proteção, coletes, protetor cervical e luvas.

A modalidade

O downhill (DHI) é uma modalidade de ciclismo dentro da categoria mountain bike. Competidores correm contra o tempo para ver quem finaliza o percurso mais rápido. Também é comum serem realizadas competições em grupo, como no caso do downhill avalanche. O piloto é submetido a uma série de descidas técnicas e velozes. O competidor deve demonstrar bravura, assim como boas técnicas de pilotagem, enfrentando raízes das árvores, saltos e obstáculos naturais pelo percurso. Os competidores podem chegar a 80 km por hora na categoria masculina e 70 km no feminino. Todos os equipamentos de segurança do esporte são exigidos.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 2008

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.