O lutador profissional e professor das academias Longa Vida e Tropical, Marcos Delonei, venceu o lutador paulista Fabrício dos Santos no segundo round durante a competição valendo pontuação no ranking nacional de Muay Thai.
A luta aconteceu neste sábado, 8, durante o 1º Pugna Show Fight Muay Thai e MMA de Gaspar. A competição foi realizada no Ginásio João dos Santos, teve o apoio da Fundação Municipal de Esportes, e reuniu cerca de 300 pessoas.
Além da luta envolvendo o profissional gasparense, outras dez lutas de Muay Thai amador, valendo pontuação para o ranking estadual, e uma luta profissional da modalidade MMA, também marcaram o evento, que teve a participação de sete lutadores de Gaspar e de competidores de Criciúma, Lages, Floripa, Blumenau, Balneário Camboriú e Indaial.
"Estamos muito satisfeitos, tanto com a participação dos lutadores, quanto em relação à presença do público", comenta o professor Marcos Delonei, que já planeja organizar evento semelhante, mas em maior proporção, nos próximos meses. O professor revela que espera trazer para a cidade um lutador internacional, da Argentina ou do Paraguay, para divulgar mais o esporte na cidade.
Sobre a luta
O Muay Thai é uma uma arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde. É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois ?canelas e pés?, e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente. Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta. As combinações de golpes são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao quinto round, pois geralmente o nocaute vem antes. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe, golpes com as ?canelas e pés?, típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).