Gaspar acaba de ser confirmado como Centro de Referência Paralímpica, integrando uma rede nacional voltada ao desenvolvimento e fortalecimento do Paradesporto em todas as regiões do Brasil. A confirmação ocorreu na última sexta-feira, dia 27 de junho.
Entre os objetivos do Centro, destaca-se a captação e treinamento de atletas paralímpicos, desde a base até o alto rendimento; e a capacitação de profissionais para trabalhar junto as atividades do projeto que promove inclusão esportiva.
Em março deste ano, Gaspar recebeu representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro que conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do Programa Paradesporto. A comitiva visitou os principais núcleos de treinamento da cidade, como o Centro de Lutas, o Polo de Rendimento do Atletismo (na Associação Seara) e a Escola Luiz Franzói, onde ocorrem treinos de iniciação esportiva.
O Programa Paradesporto de Gaspar oferece modalidades como atletismo, natação e bocha paralímpica, atendendo dezenas de atletas em diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento. Com o novo status, o município passa a integrar a rede nacional de desenvolvimento esportivo do CPB, podendo receber capacitações, materiais esportivos, intercâmbios e ações conjuntas com outros centros do país. “Nossa cidade tem investido em inclusão e o Paradesporto é uma das prioridades da nossa gestão. Ser um Centro de Referência é um passo histórico que vai permitir ampliar o acesso de crianças, jovens e adultos com deficiência ao esporte de qualidade”, disse o prefeito Paulo Koerich.
Agora, Gaspar se consolida como um polo estratégico na região Sul para o fomento ao esporte paralímpico, contribuindo para a formação de novos atletas e para a promoção da cidadania por meio do esporte inclusivo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).