Gaspar Black Hawks volta aos treinamentos - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar Black Hawks volta aos treinamentos

02/10/2020
Gaspar Black Hawks volta aos treinamentos

O Gaspar Black Hawks, equipe de Futebol Americano do município fundada em 2012, voltou aos treinos no último sábado, 26 de setembro. O grupo, que realiza suas atividades no Estádio Carlos Barbosa Fontes (Estádio do Tupi), estava parado desde o início da pandemia e ainda não jogou em 2020.

O vice-presidente e atleta, Luiz Gustavo Goedert, conhecido como Guga, comemora a retomada. Segundo ele, no início do ano, o time já vinha com grandes projetos e uma forte preparação, tanto física e tática como financeiramente, firmando contratos com novos patrocinadores. A pandemia prejudicou o planejamento em todas a áreas. Parcerias foram adiadas e jogadores perderam ritmo de jogo.

Hoje, o time mantém uma rotina de um treino semanal, ao invés de três, como ocorria antes da parada. A meta é recuperar e manter a forma do elenco, até que exista uma previsão do retorno das competições ou de amistosos. Assim como ocorre com o Futsal, o Futebol Americano ainda não foi liberado para retornar com campeonatos, e é inviável para as equipes realizarem jogos em outros estados, como as equipes catarinenses do salão fazem.

A instituição Black Hawks tem uma importância muito grande para o esporte de Gaspar. Mesmo praticando um esporte pouco valorizado no Brasil, o time conquistou o carinho dos gasparenses e colocou a cidade em um patamar nacional no esporte. Segundo Guga, por ser um esporte de muito impacto físico, acaba assustando o espectador em um primeiro momento. Entretanto, assim que a pessoa começa a entender um pouco mais, já se apaixona pelo “xadrez” mental que é o esporte.

Luiz Gustavo comenta sobre como o esporte pode cair ainda mais nas graças do povo: “Para o futebol americano ser ainda mais difundido em nossa cidade e no país acredito que incluir o ´flag football´ (futebol americano sem contato físico) nas escolas para as crianças seria o ´tiro certo´ para popularizar a modalidade”, acredita.

Temporada 2019

Em 2019, já em sua primeira aparição na Liga Brasil de Futebol Americano – Elite (BFA), principal competição do país –, o time chegou aos playoffs (mata-mata) da competição após terminar em terceiro lugar na Conferência Sul. Além desse torneio, os Hawks também participaram do Campeonato Catarinense, quando caíram na semifinal para os São José Istepôs.

Conquistas

Em 2016, o Black Hawks conquistou seu primeiro e único título profissional: A IV Copa Sul. O torneio é disputado por equipes de Santa Catarina, do Paraná e Rio Grande do Sul.

Após se classificar em primeiro lugar e de forma invicta, os gasparenses venceram os Corupá Buffalos e os Miners FA (Criciúma), nas semifinais e final, respectivamente. A partida decisiva foi realizada no estádio do Tupi, e após vencer por 13x0, o elenco pôde comemorar a conquista junto a sua torcida.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

Edição 1971

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.