Uma longa vida marcada por uma bela história. Os 90 anos de Margarida dos Santos Demmer são um verdadeiro exemplo de que a bondade, a fé e a união deixam a vida ainda mais bonita e marcante. Moradora do bairro Sete de Setembro há alguns anos, ela leva consigo uma grande bagagem, carregada de bons momentos, ótimas lembranças, ensinamentos e muita sabedoria. Dona de um sorriso fácil e de olhos cheios de alegria, Guida, como é conhecida por todos, acredita que a sua felicidade está no jeito simples e nas pessoas maravilhosas que sempre estiveram ao seu lado.
O nome de Margarida combina perfeitamente com ela. Apaixonada por flores, esta simpática senhora sempre gostou de tê-las por perto para enfeitar e alegrar a casa e os dias. Assim como as flores, dona Guida também alegra o dia a dia de muitas pessoas, que a encontram sempre com um grande sorriso no rosto. O motivo deste sorriso é fácil de explicar assim que se conhece um pouco da apaixonante história de vida dela.
Nascida no dia 1º de dezembro de 1922, no município de São João Batista, Margarida dos Santos Demmer trabalhou na roça desde a infância, ao lado dos 10 irmãos. Ainda jovem, dona Guida se mudou para a cidade de Brusque, onde trabalhou como operária e também como doméstica em casas de família. Após algum tempo morando naquele município, conheceu Reinaldo Demmer, que seria o responsável por construir junto com ela uma linda história e uma grande família.
Reinaldo era gasparense, mas trabalhava como motorista em uma empresa de Brusque. Neste momento, dona Guida abre o primeiro grande sorriso e revela, com uma expressão cheia de carinho e saudade, que o conheceu em uma domingueira. Depois do namoro, aos 25 anos de idade, casou-se e se mudou para Gaspar para morar com a sogra. Até então, ela só havia vindo ao município para visitar o futuro marido.
Assim que se casou, a senhora de 90 anos de idade parou de trabalhar, enquanto Reinaldo trabalhava como caminhoneiro. Junto, o casal teve 11 filhos, dos quais oito estão vivos. O marido faleceu há 31 anos, deixando um grande vazio em seu peito, que é apenas preenchido quando toda a família está por perto. Cheia de orgulho na voz e satisfação no olhar, dona Guida acredita que além de felicidade e alegria, os filhos também são responsáveis por lhe oferecer a saúde necessária para continuar a viver por muitos anos.
Amor pela profissão
Quando estava grávida do último filho, dona Guida voltou a trabalhar após anos cuidando apenas da casa e da família. O local escolhido foi a Escola Ivo d?Aquino, no bairro Coloninha, que ficava perto de casa. Conforme lembra a simpática senhora, o educandário estava iniciando as atividades no município e Margarida contribuiu muito para o crescimento da instituição. Durante 14 anos, ela trabalhou como merendeira na escola. Esta época é lembrada pela querida senhora com muito carinho, dizendo ser apaixonada por aquele emprego. Até hoje, dona Guida é lembrada por grande parte da comunidade por causa deste emprego.
O bom humor faz parte da rotina de dona Guida, que tem motivos de sobra para abrir grandes sorrisos no decorrer dos dias. Os oito filhos, 18 netos e três bisnetos são grandes companheiros da simpática senhora. As visitas e os encontros da família acontecem periodicamente e são marcados por conversas e muita confraternização. Dona Guida não esconde a satisfação ao falar que toda a família é muito unida e está sempre disposta a ajudar um ao outro naquilo que for necessário.
Hoje, Margarida dos Santos Demmer vive no bairro Sete de Setembro sozinha, porém os filhos vão todos os dias até seu apartamento para ajudá-la nas tarefas necessárias e fazer companhia a ela. Mesmo aos 90 anos de idade, ela ainda encontra disposição e força de sobra para fazer tudo que gosta. Tarefas domésticas, viagens, visitas às amigas e aos parentes e idas à praia fazem parte de sua rotina. A fé que possui aliada à disposição e coragem são apenas algumas das características responsáveis por proporcionar muitos anos de vida a ela, para que continue repassando todos os ensinamentos e lições que coletou ao longo dos 90 anos de vida.
Edição 1448
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).