Escritor de Gaspar fala sobre trabalho artístico - Jornal Cruzeiro do Vale

Escritor de Gaspar fala sobre trabalho artístico

16/04/2021

COLUNA HIT

Por Geraldo Genovez

 

Multifacetado! Quem conhece o artista Luiz Alberto Pereira sabe que seu talento é lapidado diariamente com muito estudo e prática. Ele transborda sabedoria. Se expressa por meio da escrita, do desenho, da pintura e de tudo aquilo que a arte permite. Aos 39 anos, tem no currículo a autoria de obras literárias e ilustrações perspicazes. Seu trabalho é um misto de sensibilidade, criatividade e originalidade.

De acordo com Luiz, arte é prazer e reflexão. “Para mim, é quase uma religião. Ela nos humaniza, educa e mostra os caminhos da empatia e da resistência”, resume. O artista acredita que seu trabalho pode romper barreiras. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; e licenciado em Artes Visuais, ele une dom, inteligência e vasto repertório para encantar através da arte.

Aliás, como o próprio artista afirma, seu sobrenome é persistência: “Sou um cara que tem foco. Sempre soube o que quis e nunca desisti. Têm projetos meus que esperei mais de dez anos para fazer acontecer. E aconteceram. Valeu a espera”. Luiz vem de uma família que o incentivou e construiu uma família que segue apoiando seus trabalhos. Acreditar naquilo que produz faz parte do processo. O sucesso também!

Inspirações

As inspirações de Luiz são muitas. “Adoro ouvir uma boa conversa e observar as relações humanas ao meu redor. Gosto de gente simples, natureza e livros. Tudo isso me inspira a criar. Ouço mais do que falo e sempre carrego comigo papel e caneta”, destaca. O artista, que também é professor e agente de biblioteca na rede municipal de ensino de Gaspar, organiza muito bem tudo o que absorve no seu dia a dia. Inclusive, tem um cronograma de trabalho para conseguir conectar e conciliar suas criações.

Trabalhos autorais

Luiz Alberto Pereira é autor de dois livros: ‘Gritos e Sussurros Urbanos’ (Nova Letra, 2018) e ‘Diálogos Possíveis’ (Copiart, 2020). “Sempre escrevi! Desde criança, criava histórias, fazia as ilustrações e sonhava em ser escritor algum dia. Mas só recentemente é que consegui conquistar esse objetivo”, conta. O artista ainda dá destaque à pintura de um mural na quadra de esportes do CASEP, em Blumenau, junto com menores infratores. “Esses trabalhos são muito emblemáticos porque demandaram persistência da minha parte. Nem sempre as portas estiveram abertas para mim. Muitas vezes pensei em desistir”.

Incentivo no município

Segundo Luiz, Gaspar tem um trabalho muito bom no que se refere à aquisição de livros literários. “Se hoje sou leitor e até mesmo escritor, devo muito ao acesso que tive na infância e adolescência aos livros através da Biblioteca Municipal e das bibliotecas escolares”, comenta.

Apesar disso, ele sente falta de ainda mais incentivo. “Não creio que seja por falta de incentivo do poder público. Acho que está mais na postura das pessoas ligadas à arte em nossa cidade. Percebo um fazer artístico mais como hobby do que profissão. Santa Catarina é um Estado que parece valorizar mais o trabalho que vem de fora”, reforça Luiz.

O artista ainda sugere uma educação em Artes com o olhar mais voltado para a cultura regional. “Temos grandes artistas por aqui. Quem sabe teríamos mais espaço para mais editoras, gráficas, estúdios de design gráfico, produtoras de vídeo, estúdios de música, etc. Olha quanto emprego isso tudo geraria. Arte, além de tudo, traz desenvolvimento econômico também”, conclui.

 

APOIE ARTISTAS LOCAIS

Luiz compartilha boa parte do seu trabalho nas redes sociais. Ficou interessado (a) em conhecer mais? Siga ele no Instagram @luizbiblioteca2016!

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1998

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.