As dificuldades enfrentadas pelos vereadores mirins levaram os pequenos legisladores a solicitar à coordenadora Elis Regina Andrade algumas mudanças no regimento interno do programa.
Segundo a vereadora mirim Alessandra Zimmermann Bruns, hoje o programa realiza eleições no mês de junho, fato que dificulta os trabalhos da Câmara Mirim, pois os legisladores eleitos iniciam os trabalhos no segundo semestre, acompanhados de um coordenador e, no início do ano, novo coordenador é nomeado e esta mudança atrapalha o andamento dos trabalhos. "Nossas indicações acabam sendo prejudicadas pois, quando estamos nos acostumando com os trabalhos de um coordenador logo entra outro e daí temos que recomeçar tudo de novo", explica a vereadora mirim.
A proposta dos vereadores mirins é de que as eleições aconteçam em novembro e os novos vereadores nomeados iniciem os trabalhos sempre no início de cada ano. "Esta mudança irá facilitar nossos trabalhos, esperamos que nossa proposta seja aceita", declara a vereadora mirim Aline Schuartz.
Segundo Elis Regina, coordenadora do programa, a proposta será apresentada ao presidente da Câmara de Vereadores, José Hilário Melatto, nas próximas semanas. "A mudança solicitada pelos vereadores mirins é possível, por isso vamos solicitar esta modificação no regimento interno", explica a coordenadora.
Projeto
O programa Vereador Mirim foi implantado em Gaspar em 2004. Para participar do Programa o estudante deve estar matriculado em alguma escola do município, deve cursar as turmas de quinta e oitava série e pode ter até 15 anos de idade. A inscrição acontece na escola e o número de candidatos depende do número de alunos matriculados em cada educandário.
Cada escola elege um representante para participar do Legislativo Mirim no período de um ano. Em 2004, a eleição foi feita em cédulas de papel, já em 2005 os coordenadores do programa investiram em um programa de computador e a eleição foi similar às eleições que acontecem no país.
Após eleitos, os vereadores mirins decidem, por meio de votação, quem será o presidente, o vice-presidente, o primeiro secretário e o segundo secretário. Vale destacar que o vereador mirim não pode se reeleger. Hoje, a Câmara Mirim funciona junto à Câmara de Vereadores, no Gascic, e realiza duas sessões por mês, a cada 15 dias.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).