Projeto ?Circuito Catarinense de Artes Visuais? chega a Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto ?Circuito Catarinense de Artes Visuais? chega a Gaspar

27/03/2009

15MD.jpgDeitados em almofadas ou apoiados nos amigos, os alunos da escola Norma Mônica Sabel assistiram com atenção a um vídeo sobre a história e obras da artista plástica catarinense Maria Celeste Neves, de 84 anos. A atividade foi realizada na Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin e reuniu cerca de 30 alunos na manhã de ontem, quinta-feira.
No local, também estão expostos alguns dos trabalhos da artista que, dentre outros feitos, recebeu o prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade. A exposição integra o "Circuito Catarinense de Artes Visuais", que inclui em seu percurso diversas ações itinerantes, com ênfase nos artistas de Santa Catarina, iniciantes ou reconhecidos.
A iniciativa de promover o contato real dos alunos com a arte é a da professora Tatiana dos Santos da Silveira, que trabalha o conteúdo também em sala de aula. "Quando os alunos estudam sobre a vida dos artistas, acabam pensando que já estão todos mortos, então é importante ver que a realidade é diferente", destaca.
Os alunos do quarto ano da escola Angélica Costa também visitaram a exposição na última quarta-feira, 25, e a intenção é de que outros educandários do município participem da atividade.
A mostra de artes permanece em Gaspar até o próximo dia 13 de abril e é promovida pelo Sesc. Após, os quadros e outros materiais sobre a vida de Maria Celeste seguem o cronograma de eventos do Sesc e serão expostos em diferentes cidades do estado.

Artista
O trabalho da artista plástica catarinense Maria Celeste Neves se destaca por sua criatividade. A artista, natural de Florianópolis, descobriu sua vocação para as artes somente aos 64 anos de idade e já produziu cerca de 400 quadros, sempre com temática folclórica ou religiosa. Seu trabalho consiste em bordados e colagem de tecidos, sempre no formato vertical.
As primeiras lições de bordado foram dadas por sua mãe e aperfeiçoadas na escola, onde a atividade era obrigatória para as moças.
Os quadros de Maria Celeste Neves, cujas dimensões são sempre próximas às de "Religiosidade", custam de R$ 250,00 a R$ 2 mil.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.