Os jovens gasparenses com idade entre 18 e 29 anos que ainda não terminaram o Ensino Fundamental puderam se inscrever na manhã de ontem, quinta-feira, no ProJovem Urbano. O programa é uma iniciativa do Governo Federal para elevar a escolaridade dos jovens e foi apresentado na sede do EJA por uma caravana de Florianópolis, que seguiu em direção aos bairros da cidade para fazer a inscrição das pessoas interessadas.
Em Gaspar, são 400 vagas disponíveis e cada turma terá no máximo 40 alunos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno. O estudante que tiver 75% de frequência receberá um auxílio de R$100 por mês e o início das aulas está previsto para o dia seis de abril.
Nas aulas de iniciação profissional, o aluno poderá escolher entre agente comunitário, agente de projetos sociais, coletor de dados de pesquisas e informações locais ou auxiliar administrativo.
O prefeito Celso Zuchi avalia que esta é uma grande oportunidade para aqueles que ainda não termi naram os estudos. "Estamos buscando aqueles para quem o tempo passou e por alguma razão não puderam concluir o ensino fundamental", destaca.
As inscrições permanecem abertas até o dia 27 de março e a matrícula pode ser feita na Escola de Jovens e Adultos, EJA. Basta apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de trabalho, histórico escolar e CPF.
Atualmente, além de vagas para estudantes, o ProJovem Urbano também está com dez vagas para agentes, que deverão auxiliar nos trabalhos desenvolvidos. Os interessados devem entrar em contato com o assessor para Assuntos da Juventude, João Paulo Augusto através do telefone 3332-5856.
Programa
O objetivo do projeto é buscar a re-inserção do jovem na escola e no mundo do trabalho, de modo a possibilitar oportunidades de desenvolvimento humano e exercício da cidadania. O programa oferece um curso de 18 meses que trabalha simultaneamente formação escolar, iniciação profissional e acesso à informática.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).