O conhecimento dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem será aprimorado através do ciclo de estudos "Reflexões sobre a prática educativa no ensino da Língua Portuguesa", que teve início na noite de ontem, quinta-feira. A capacitação segue até o dia 27 de maio e reúne 35 professores de toda a rede de ensino, de educação infantil a ensino médio.
No total, serão cinco encontros que trabalharão temas como Prova Brasil e Provinha Brasil, do Poema ao Sarau, A Fábula na Sala de Aula, Texto, Textualidade e Intertextualidade, e Teoria e Prática da Improvisação Teatral. O objetivo é dar subsídios aos professores para que renovem suas práticas pedagógicas em sala de aula.
A coordenadora da Biblioteca Pública Dom Daniel Hostins, local onde serão realizados os encontros, Lúcia Kistner, explica que a promoção do curso é uma forma de atender a solicitações dos professores do município. "Nossa intenção é auxiliar as atividades dos professores de nossa cidade e esperamos que essas reflexões gerem uma mudança nas escolas", destaca.
A ação é realizada em parceria com a Universidade Regional de Blumenau, Furb, através do Núcleo de Estudos Linguísticos, que tem como coordenadora a doutora Maristela Pereira Fritzen.
Lúcia ressalta que o evento tem como objetivo refletir os usos da leitura e da escrita na sala de aula e sua articulação com os testes oficiais de leitura. "Também queremos aprimorar os conhecimentos relacionados ao ensino e aprendizagem de gêneros discursivos orais e escritos; conhecer e vivenciar práticas de improvisação teatral, articulando-as com o trabalho na sala de aula, na educação infantil e no ensino fundamental".
A responsável por repassar o conteúdo no primeiro encontro do grupo foi Otília Heinig, professora do curso de Letras, que abordou assuntos relativos à Prova Brasil e à Provinha Brasil. Os próximos quatro encontros estão marcados para os dias 07, 14, 21 e 27 de maio.
Data Minicurso/Oficina e Ementa
30/04 Prova Brasil e Provinha Brasil
Provinha Brasil: diagnóstico. Prova Brasil: aproximações e diferenças. A leitura e a escrita sob o enfoque da avaliação para todos. As diretrizes e as questões: o diálogo entre esses dois aspectos.
07/05 Do Poema ao Sarau
Experiências em sala de aula: discutir o gênero, conhecer as características e aplicá-las para cada realidade. Rima, verso, estrofe, imagem e som.Exposição visual e oral
14/05 Sequência Didática: Fábula
Aspectos teóricos: gêneros discursivos e suas dimensões; planejamento sistemático em torno de um gênero; etapas de uma seqüência didática; progressão no ensino dos gêneros. Abordagem prática: ensino do gênero fábula por meio de quatro seqüências didáticas para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
21/05 Texto, Textualidade e Intertextualidade
Conceitos gerais de texto, textualidade e intertextualidade numa perspectiva enunciativa - discursiva, utilizando como instrumento a diversidade textual e o exercício de práticas textuais que envolvam a intertextualidade.
27/05 Teoria e Prática da Improvisação Teatral
Proporcionar uma vivência cênica a partir de exercícios de improvisação teatral, jogos e pequenas encenações (esquetes), buscando uma compreensão teórica do processo prático a ser realizado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).