Professores organizam greve nacional nesta sexta-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Professores organizam greve nacional nesta sexta-feira

24/04/2009

O magistério brasileiro promete parar suas atividades nesta sexta-feira, 24, em uma manifestação que pretende lutar pelos direitos de receber o piso nacional da categoria, sancionado pelo Governo Federal no ano passado.
Em Santa Catarina, a categoria decidiu em Assembleia Estadual pela adesão à paralisação nacional. Na região de Blumenau e Gaspar os professores vão se concentrar às 15h, na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.
A paralisação tem também o objetivo reivindicar uma negociação com o Governo do Estado, que há mais de um ano não recebe o sindicato da categoria para discutir a melhoria do ensino público estadual.
Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhores em Educação, Sinte, o Piso Nacional é legítimo porém alguns governos se recusam a adotá-lo, alegando inconstitucionalidade de alguns artigos da Lei 11.738/2008.
Nesta sexta-feira também acontece um encontro estadual com os professores ACTs, em Florianópolis, que visa discutir a situação salarial com a dispensa dos ACts; as dispensas irregulares; organização do setor para a garantia de seus direitos. À tarde, os ACTs participam do ato público da categoria.

Lei
A Lei do Piso Nacional prevê valor de R$950 como piso inicial (já considerado o reajuste de 19% do novo valor do custo aluno/ano) e 33% de hora atividade. Foi sancionada em julho de 2008 e prevê o início do reajuste a partir de janeiro de 2009. Apesar da Lei, muitos estados não se adequaram ao novo piso.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.