Poesia chega às salas de aula - Jornal Cruzeiro do Vale

Poesia chega às salas de aula

26/05/2009

foto13MD.jpgAs poesias escritas pelo gasparense Julio César Bridon dos Santos incentivaram os alunos dos 3ºs anos A e B e das 3ªs séries A e B da escola Dolores Luzia dos Santos Krauss, no bairro Figueiras, a explorar a criatividade e escrever seus próprios poemas.
Durante três meses os estudantes aprenderam sobre a arte de escrever e a importância de valorizar os escritores e artistas da cidade. As aulas integram o projeto "Conhecendo e Aprendendo a Valorizar a Cultura Gasparense", idealizado pelas educadoras Neiva Cecília Kerkhoven Lopes, Kátia Vargas Soares, Arleide Schramm e Viviane Nascimento Zanini. Além do escritor, os alunos também estudaram as obras da artista plástica Arlete Treintini dos Santos.
Segundo as educadoras, materiais da artista e do escritor foram explorados em sala de aula e aos poucos os alunos foram estimulados para que, partindo do exemplo destes dois profissionais, também manifestassem suas ideias e a sua criatividade, escrevendo suas próprias poesias ou manifestando suas ansiedades através da arte.
Para encerrar o projeto, escritor e artista visitaram a escola na última quinta-feira, 21, e participaram de um bate papo com os estudantes. Segundo as educadoras, conhecer o trabalho destes gasparenses não foi suficiente para as crianças, que quiseram conhece-los de perto.
Durante a visita, as crianças apresentaram os trabalhos, declamaram as poesias do escritor e até deram ritmo às poesias, que viraram cantigas. Júlio Cesar Bridon dos Santos, agradecido pelo trabalho realizado, decidiu presentear as crianças, dando um livro de sua autoria para cada aluno. Após as apresentações foi servido um coquetel aos visitantes, professores, direção e alunos da escola. "Concluímos o projeto tendo a sensação de ter lançado uma sementinha em cada criança, pois após este trabalho na construção de textos percebe-se que alguns alunos optam por temas abordados pelo senhor Júlio em seus livros, alguns trazem para a escola recortes de jornal com publicações de poesias de Júlio. Sentimos a ansiedade na espera pela doação dos livros e a alegria estampada nos rostos quando estes foram entregues. Muitos destes alunos desconheciam os livros do autor, agora conhecendo seu conteúdo e tendo um livro em mãos, a visão sobre o mesmo é outra", destacam as educadoras.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.