Os alunos das sétimas séries A e B da escola Ferandino Dagnoni, no bairro Gasparinho, escolheram o município de Gaspar como tema de um trabalho realizado pela professora Gizele Russi nas aulas de Língua Portuguesa.
Após aprender as técnicas sobre "Paródia", os estudantes participaram de uma atividade prática, onde tinham o dever de se reunir em grupos e escolher uma música e um tema para fazer uma paródia de sua autoria.
Segundo a professora, vários alunos escolheram a cidade de Gaspar como tema de seus trabalhos por dois motivos: a tragédia que atingiu parte da cidade no mês de novembro e a chegada do aniversário de 75 anos de Gaspar, comemorados neste mês de março. "O tema era livre, mas alguns alunos escolheram homenagear Gaspar. O resultado do trabalho foi muito interessante pois, além da conscientização, os estudantes se dedicaram nas paródias e fizeram belas apresentações na sala de aula", relata a educadora.
Gizele revela que através das letras produzidas pelas crianças foi possível perceber que, apesar da destruição que a enchente causou, os alunos acreditam que a cidade voltará a ter sua beleza natural.
Paródias
A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, filmes e músicas, sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche.
Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir um texto.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.
Segundo Gizele, o tema paródia faz parte da grade curricular de ensino na disciplina de língua portuguesa em todas as sétimas séries da rede municipal de ensino. Através do projeto os professores desenvolvem a criatividade do aluno e a interação musical.
Paródia - Música Fada, Victor e Leo
Gaspar
Cidade...
Maravilhosa...
Com flores...super fabulosas
Mas ela está... se acabando
A poluição... está chegando
Vamos juntos cuidar das coisa de GASPAR...
Plantas, arrozeiras, cachoeiras, animais...
Isso tudo, todo mundo é capaz...
Cuidando, não matando, observando e preservando,
Vamos ter uma cidade ainda mais bonita...toda vida...
E assim todos vão ser mais feliz...
Tem pessoas que destroem o lugar...
E outras que ajudam a preservar...
Vamos todos juntos colaborar...
Pra cidade melhorar. (2x) Refrão
Escola: Ferandino Dagnoni
Professora: Gizele Russi
Aluno (as): Emily, Julio Cesar, Rafaela - 7ª série B
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).