As culturas do norte do Brasil serão tema dos estudos dos alunos do Colégio Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro, que na noite desta sexta-feira lança o 2º Festival Godofredo de Cultura Brasileira.
A ação está sob coordenação dos professores Darcila Losch, Márcia Zimmermann, e Rinaldo Tacts e envolverá todos os estudantes do ensino médio em uma atividade interdisciplinar.
O lançamento acontece às 20 horas, quando haverá apresentação de boi-de-mamão na escola. A apresentação é aberta aos pais e comunidade. Na ocasião, os professores dividirão os alunos em grupos para dar início às pesquisas que resultarão nos trabalhos a serem apresentados no Festival, que acontece no mês de setembro.
Darcila, que leciona as disciplinas de sociologia e geografia, explica que serão organizados dois grupos, um estudará sobre a cultura do Boi Garantido, e outro sobre a cultura do Boi Caprichoso, que integram o Festival da cidade de Paritins, no Amazonas. "Nosso festival será uma miniatura do que acontece em Paritins. Para isso, os alunos farão pesquisas e prepararão tudo que se relaciona à cultura daquela cidade", explica. As pesquisas serão feitas em sala de aula e também em atividades extracurriculares. Durante o 2º festival de Cultura da escola, que acontece em setembro, os alunos farão exposições e apresentações culturais. Também haverá no local uma barraca com produtos tradicionais da região Norte do país.
Festival
A primeira edição do Festival Cultural do Colégio Frei Godofredo aconteceu em setembro do ano passado. Na ocasião os alunos estudaram sobre as culturas do Sul e levaram diversas apresentações sobre as tradições paranaenses, catarinas e gaúchas.
"A ideia deu tão certo que decidimos repeti-la. Este é um projeto que constroi o conhecimento de forma lúdica, onde alunos e professores produzem o conhecimento de forma coletiva", destaca a educadora Darcila.
Todo o material produzido para o festival deste ano será acompanhado pelo professor Valdemar, que é diretor da escola Vitório Anacleto Cardoso e é natural do Norte do país.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).