Exposição relembra trajetória do Frei Godofredo - Jornal Cruzeiro do Vale

Exposição relembra trajetória do Frei Godofredo

03/03/2009

Uma exposição de fotos foi organizada pelos professores da escola Frei Godofredo para contar os fatos que marcaram a história da escola, que nesta terça-feira, 3, completa 43 anos de fundação.

A exposição será aberta na manhã de hoje, terça-feira, e terá a participação de todos os ex-diretores que já passaram pela administração da escola. A cerimônia acontece a partir das 8h30 e logo após a exposição será aberta para os estudantes da escola.

Na quinta-feira, 5, pais, ex-alunos e pessoas da comunidade poderão se dirigir à escola para conferir a exposição.

Todo o material foi selecionado pelos professores, com ajuda de alguns alunos e sob coordenação da professora de história Ana Luiza Mette. Segundo a educadora, muitos dados foram levantados junto ao acervo da escola e através deste trabalho foi possível descobrir fatos interessantes que marcaram os 43 anos do Frei Godofredo.

 

Idéia

Ana Luiza revela que a idéia de organizar a exposição surgiu após um trabalho realizado com os alunos da escola para comemorar o aniversário do Frei Godofredo no ano passado. "Na ocasião, reunimos algumas fotos e fizemos um mural interno. Como a atividade chamou a atenção dos alunos, achamos interessante estendê-la, reunindo mais imagens, mais fatos e abrindo para toda a comunidade", explica a professora.

Além da exposição, uma Missa Solene está marcada para as 19 horas do próximo sábado, 7 de março, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A missa é aberta para toda a comunidade.

Fundada em 3 de março de 1966, a Escola Frei Godofredo foi a primeira de Gaspar a oferecer o Segundo Grau, hoje denominado Ensino Médio. Atualmente o educandário possui 1200 alunos desde a primeira série até o terceiro ano do Ensino Médio. É uma das maiores escolas estaduais da região e reúne estudantes de diversos bairros de Gaspar.

43 anos de História

O Colégio Frei Godofredo surgiu pela necessidade de ofertar aos estudantes de Gaspar o curso colegial (atual Ensino Médio) através da rede pública de ensino. Através da Lei 3.809/66, assinada em 03 de março de 1966, foi criado o Colégio Normal de Gaspar, que homenageou o vigário da cidade ao conceder-lhe o nome de Frei Godofredo. Nesse primeiro momento o Colégio ficou instalado no prédio do Grupo Escolar Honório Miranda, muito antigo na cidade. O Grupo ofertava o ensino de 1ª a 4ª série do primário. Ali também havia um curso complementar que era o Ginásio Normal "Professor Fernando Vieira"- (criado em 1953) que foi vinculado ao Colégio em 25 de maio de 1966.

No ano seguinte do início de suas atividades, o Colégio mudou-se para o prédio da paróquia -o Salão Cristo Rei- e ali permaneceu até 1978, quando recebeu sede própria no Bairro 7 de Setembro.

O Colégio Normal, então formava alunos na 8ª série do primário e Normalistas, aptas para lecionarem no primário. Em 1975, através do decreto 904 o Governador do Estado autorizou o funcionamento de novos cursos e mudou o Normal para Magistério, sendo eles: Técnico em Contabilidade e Técnico em Secretariado. Com exceção do Secretariado os cursos técnicos permaneceram até 2001, junto com o 2°Grau Científico- sem formação profissional- criado em 1982.

Atualmente a Escola oferece ensino aos alunos de 1ª série do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Por Ana Luiza Mette- professora de História

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.