Uma escala optométrica decimal de Shellen, lápis preto, cartão para cobrir um dos olhos e ficha de registro para anotação dos resultados são as peças que compõem o kit de acuidade visual que está sendo distribuído às escolas da rede pública estadual. O material ainda não chegou a Gaspar, mas a expectativa da Secretaria Estadual de Educação é de que todos os kits sejam entregues até a primeira semana do ano letivo.
Os testes de visão deverão ser aplicados em estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental pelos próprios professores, que receberão as orientações de supervisores e integradores das Gerências Regionais de Educação, que já foram capacitados pela Fundação Catarinense de Educação Especial. A estimativa é de que sejam testados em torno de 280 mil alunos.
De acordo com informações da Secretaria, uma pesquisa realizada em diferentes países revela que cerca de 25% das crianças em idade escolar apresentam deficiência visual. Estima-se que o coeficiente no Brasil seja de 450 cegos por 100 mil habitantes, o que representa um total de aproximadamente 600 mil cegos, ou seja, pessoas com menos 10% de visão.
De acordo com o que diz o manual, o teste de visão é simples, feito através da leitura de sinais como ganchos, letras e figuras, que leva a um primeiro diagnóstico do estado de saúde oftalmológica do aluno.
Sua indicação é aplicada como pré-requisito para o encaminhamento à consulta médica. "Ao interpretar os resultados, o professor precisa ter em mente que os testes de triagem não são conclusivos, cabendo ao médico oftalmologista o diagnóstico final do caso", explica a gerente de Valorização ao Educando da Secretaria, Elizete Ouriques.
Ela ressalta que é fundamental que as unidades escolares realizem o trabalho no prazo estipulado para que seja possível dar continuidade ao andamento do projeto.
Na aplicação do teste de acuidade visual, os professores preencherão uma planilha com os dados individuais de cada aluno, seguindo o manual de orientação que irá nortear o professor durante a avaliação.
Saiba mais
Sinais de alerta - Observa se o aluno apresenta irritação nos olhos, purgação, lacrimejamento, pálpebras vermelhas, estrabismo ou terçóis frequentes. Prestar atenção nas queixas das crianças como visão atrapalhada ou borrada, tontura e dor de cabeça, dor nos olhos ou náuseas ao forçar os olhos. Ficar alerta sobre o modo de agir do aluno: esfrega os olhos com frequência, é sensível à luz, pisca excessivamente, torna-se irritado, aperta os olhos, inclina a cabeça quando firma os olhos, confunde letras, linhas e números, chega perto para copiar. Prestar atenção para outros sinais como dificuldade para ler, para depois de certo período de leitura, segura o livro muito perto ou mais afastado dos olhos, perde o lugar na página, confunde letras e números.
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