Alunos pintam ovos cozidos - Jornal Cruzeiro do Vale

Alunos pintam ovos cozidos

14/04/2009

5MD.jpgCom o objetivo de resgatar entre seus alunos as tradições europeias nos dias que antecedem a Páscoa, as professoras Ione Deschamps e Eliane Schwartz Reinert, das escolas Norma Mônica Sabel e Angélica de Souza Costa, reuniram os estudantes em uma atividade diferente: pintura dos ovos cozidos.

Com materiais recolhidos na própria escola, as professoras ensinaram às crianças as técnicas de pintura de ovos. A atividade foi realizada com os alunos do 1º e 2º ano e segundo as professoras despertou o interesse dos pequenos. "Eles amaram a atividade. Além de diferente, o projeto serviu para mostrar aos pequenos um pouco da cultura de seus antepassados", revela a professora Eliane.

Segundo a educadora, a ideia do projeto surgiu após uma pesquisa realizada pelos alunos junto aos seus familiares. "Eles tinham que entrevistar os avós e descobrir o que eles ganhavam na páscoa quando eram crianças. Muitos avós responderam que ganhavam ovos cozidos pintados. As crianças não sabiam o que era e por isso decidimos mostrar na prática esta tradição de seus antepassados", explica.

Ao todo, 60 alunos participaram da atividade e juntos produziram quase 100 ovos, que foram distribuídos entre os estudantes e também entre as professoras e merendeiras das duas escolas.
Segundo Eliane, os alunos da Angélica Costa estão utilizando a estrutura da escola Norma Mõnica Sabel, pois a escola do Sertão Verde foi destruída com a tragédia de novembro, e, como estão no mesmo espaço, as professoras decidiram unir as turmas.

Para garantir a segurança dos pequenos, as professoras utilizaram tinta comestível, que deram um colorido especial aos ovos.

História
A tradição dos ovos decorados chegou à Europa na Idade Média, levada pelos cruzados - era prática comum entre egípcios, persas, fenícios, gregos e romanos pintar ovos para oferecê-los como presente em seus festivais de Primavera. Na Polônia e na Ucrânia, essa tradição foi levada muito a sério. Edward I registra em 1290 a despesa de compra de milhares de ovos para serem distribuídos às pessoas de sua corte. No século XVII, o papa Paulo V abençoou um simples ovo a ser usado na Inglaterra, Escócia e Irlanda. Na Alemanha, é antigo o costume de dar ovos de Páscoa às crianças, junto com outros presentes. As primeiras cestas de Páscoa se assemelhavam aos ninhos de pássaros. Antes, as pessoas colocavam os ovos nos ninhos em honra da deusa Eostre.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.