A Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, de Gaspar lançou esta semana um abaixo-assinado com o intuito de ampliar os investimentos em segurança pública na cidade. Nada mais justo que tal iniciativa parta de uma das categorias mais atingidas pelo problema da insegurança nos tempos atuais: os comerciantes.
Não são raros os relatos de lojistas e empresários que entram na mira de bandidos, sempre de olho na movimentação do caixa ou até mesmo nos produtos em estoque nas lojas. No caso de Gaspar, o advento das câmeras de monitoramento trouxeram um alívio momentâneo para os comerciantes da região central, mas pelo que se observa no discurso atual, os problemas voltaram a ocorrer em escala que merece preocupação.
A iniciativa da CDL, que também está aberta para a participação da comunidade, pode ser uma oportunidade para a cidade cobrar com mais ênfase algo que lhe é de direito: mais policiais nas ruas de Gaspar. O município já tem mais de 60 mil habitantes, está em franco processo de expansão e não pode ter a estrutura policial em descompasso com esse crescimento. Outro alerta importante é que os investimentos estaduais na segurança pública não fiquem apenas no número de policiais, mas também em viaturas e equipamentos, onde o processo é até mais simples, já que dispensa longos meses de formação de profissionais, como no caso de reforço de efetivo.
A voz dos comerciantes pode ser também a voz de quem saiu às ruas em junho deste ano cobrando melhorias em todos os setores da sociedade. E pode ser a voz do cidadão comum, que em todo o país anseia por mais tranquilidade na hora de sair de casa, algo que depende e muito de vontade e iniciativa dos agentes políticos.
Edição 1519
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).