Transparência acima de tudo - Jornal Cruzeiro do Vale

Transparência acima de tudo

02/04/2013 03:33

Ainda está longe do fim a polêmica iniciada pela reportagem especial do Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em torno das destituições de pátrio poder e adoções na comarca de Gaspar. Primeiro, trata-se de caso de grande repercussão na mídia e cujas implicações mudaram vidas de pessoas e de famílias em nossa cidade. Segundo, porque dá-se à opinião pública a impressão de falta de transparência nos processos de adoção, o que parece ser o ponto central da discussão proposta pela reportagem e reproduzida pela imprensa local.

Uma consideração inicial, entretanto, precisa ser feita, no que diz respeito à formação da opinião pública em fenômenos como esse. Parcela significativa da população que não assistiu à reportagem ? ou não a compreendeu, de fato ? pode estar passando adiante uma versão que não é a mais correta e adequada sobre o caso das adoções em nossa comarca. Feito isso, é preciso apurar, levantar dados, informações, formar um conjunto de elementos e subsídios capazes de verificar não só a lisura do processo como as origens e destinos de cada adoção, de cada destituição de pátrio poder.

Assim, com mais e melhores informações, como proposta pela Câmara de Vereadores no seu papel de fiscalizar, o processo democrático pode dar luz aos questionamentos e analisar cada caso com a importância que merece. Novas famílias ainda não ouvidas terão a oportunidade de se pronunciar e documentos serão confrontados com as versões que hoje suscitam dúvidas. Só a apuração de novas informações vai levar à consciência da sociedade o que realmente aconteceu, mantendo intactas a liberdade, a individualidade e a cidadania das famílias envolvidas.

 

Edição 1476

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.