A Fundação Bunge apresentou nesta semana o projeto de implantação do primeiro bairro sustentável de Gaspar. Trata-se de um projeto inovador, custeado pela Fundação e que deverá ser implantado pela Administração Pública através de parcerias.
Para que um empreendimento seja sustentável ele precisa ter quatro requisitos básicos: ser ecologicamente correto; ser economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceito.
O projeto apresentado pela empresa contratada pela Fundação Bunge cumpre todos estes requisitos e construirá um bairro modelo na cidade. Lá vão morar algumas das famílias que perderam suas casas na tragédia do ano passado.
O projeto parece perfeito. O que toda a comunidade espera agora é que os planos saiam do papel e tornem-se realidade, proporcionando assim moradia digna para todas as famílias que já esperam há quase um ano por um novo lar.
E mais, a sociedade espera que a cidade não se limite a ter apenas um bairro modelo, mas que, a partir deste, muitos outros surjam, proporcionando à Gaspar um crescimento ordenado, sustentável e consciente, evitando assim que novas tragédias aconteçam na cidade. A previsão é de que o bairro modelo fique pronto ainda em 2010.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).