Papel fundamental - Jornal Cruzeiro do Vale

Papel fundamental

15/03/2013 04:16

Desenvolvido pela Polícia Militar e aplicado desde o ano 2000 em Gaspar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd, é uma iniciativa que deu certo e continua crescendo em Gaspar. Na próxima semana, 466 alunos dos 5º anos de escolas públicas e particulares da cidade iniciarão os encontros com os policias, que em sala de aula atuam como instrutores.

O projeto merece destaque porque atua na conscientização dos perigos provocados pelo uso das drogas e no combate ao uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes. Além disso, contribui e incentiva o diálogo familiar como forma de trocar lições e aprendizados entre pais e filhos.

Durante os 13 anos em que é desenvolvido em Gaspar, o programa já alertou milhares de crianças sobre os perigos das drogas e da violência. É fato que muitas crianças não conseguiram se manter afastadas das drogas, já que hoje elas estão espalhadas em diversos lugares e setores da sociedade. No entanto, muitas delas cresceram, constituíram família e hoje estão bem, vivendo longe deste terrível mal que destrói vidas e assola as famílias.

É bem verdade que a força de vontade e a consciência de cada um também são elementos indispensáveis para construir gerações que permaneçam distantes das drogas, mas sem dúvida os policiais que se dispõem a efetuar este trabalho junto aos estudantes contribuem e muito para a formação de opinião da futura geração. Se outros programas de conscientização fossem criados e chegassem até a comunidade, quem sabe os índices de tráfico e delitos seriam menores? Está na hora de a sociedade entender de vez a importância de orientar e prevenir o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes.

 

Edição 1470

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.