Como ocorre em outros anos, o Tribunal Superior Eleitoral lançou campanhas publicitárias com o intuito de estimularem os eleitores a ficarem em dia com suas obrigações eleitorais e, da mesma forma, participarem ativamente do processo político exercendo o direito do voto. Em algumas das peças publicitárias já em divulgação a abordagem aproveita a frase que foi sucesso nos protestos de junho do ano passado e convoca os eleitores à participarem de uma mudança com o sugestivo slogan #VemPraUrna.
Pelo menos entre o eleitorado jovem, esse convite não está sendo atendido por completo. Em dados divulgados pelo mesmo TSE na última semana é possível notar uma significativa redução no número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos, quando a expedição do título de eleitor e a participação efetiva nas urnas são consideradas facultativas. Seja por uma questão demográfica de diminuição no número de jovens ou por um aumento na descrença da juventude com a classe política, os números mostram uma distância entre o processo eleitoral e os nossos adolescentes. Uma distância que muitos candidatos e concorrentes tentam reduzir se aproximando desse público por canais como redes sociais e também o humor.
Do ponto de vista democrático, o grande desejo é para que esse tipo de iniciativa surta efeito e consiga aproximar novamente uma parcela maior de jovens do que acontece na política e nas urnas. Afinal de contas, qualquer projeto de mudança já nasce comprometido se não conta com a participação daqueles que serão responsáveis por comandar o país num futuro próximo.
Edição 1611
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