A menos de 20 dias do fim do prazo para o reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Gaspar, a negociação entre a administração pública e o sindicato da categoria promete ser retomada nesta semana. A reaproximação ocorre duas semanas após a recusa em assembleia dos servidores à proposta encaminhada pelo município, que ofereceu apenas a reposição da inflação aos vencimentos.
A disputa por melhores índices salariais dos servidores mostra um duelo de forças comum na maior parte dos municípios brasileiros, sobretudo nesta época do ano. Ao mesmo tempo em que precisa valorizar os profissionais, a administração pública precisa manter as contas em dia e viabilizar novos investimentos. Por outro lado, os servidores precisam continuar motivados e próativos em meio a um cenário de baixo crescimento salarial e de indefinições sobre demandas antigas, como um novo plano de cargos e salários.
A importância dos ordenados vindos do município na vida das mais de 1,2 mil famílias de servidores associados ao sindicato precisa ser levada em consideração em meio aos números e contas que tomam conta da mesa de negociações. É fundamental também que os servidores tenham jogo de cintura na hora de negociar. Não será neste ano que a lista de reivindicações históricas sairá do papel para se tornar realidade. No entanto, a impressão atual de que é possível avançar mais talvez seja o motivador dos servidores para continuar defendendo melhorias em seus benefícios. Para além disso, o diálogo também precisa ser valorizado, ser sempre o primeiro canal de negociação, a fim de mostrar transparência e envolvimento do município com as causas do funcionalismo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).