Basta observar por meia hora o fluxo de veículos em qualquer via mais movimentada para se deparar com verdadeiros flagrantes de imprudência ou irresponsabilidade de uma parcela dos condutores. Seja com ultrapassagens em locais indevidos, avanços de sinais fechados, abuso do álcool ou até em atitudes, como parar em fila dupla ou cortar a frente de condutores em cruzamentos, fica evidente em muitos casos uma postura totalmente individualista nas estradas.
O comportamento à margem das normas de trânsito não pode, evidentemente, desabonar a postura de todos os outros que dirigem de forma responsável e segura. No entanto, é preciso ressaltar que infrações e manobras arriscadas no trânsito colocam em risco tanto o motorista imprudente quanto o responsável. E neste contexto, muitas vezes a fiscalização aquém do necessário abre caminho para mais e mais ações de descaso com o Código Brasileiro de Trânsito.
A receita de conscientização e fiscalização é indicada desde a criação da nova legislação de trânsito. Mesmo ainda distante de solucionar os problemas do trânsito, é preciso insistir nessa combinação, sobretudo com as novas gerações, a fim de que pouco a pouco a imprudência e as infrações deem lugar a uma conduta coletiva e responsável no trânsito, que a cada dia consome mais horas do nosso cotidiano.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).