Depois de três anos, as famílias que perderam suas casas na tragédia de novembro de 2008, finalmente receberam as chaves do novo lar, prometido pela Administração Pública logo após a catástrofe.
Porém, o que era para ser uma boa notícia, tornou-se motivo de dor de cabeça para a Prefeitura. As chaves foram entregues neste sábado, 5, mas as famílias precisariam esperar as obras de infraestrutura para se mudar para o local. Cansadas de esperar, algumas famílias decidiram fazer a mudança no mesmo dia em que receberam as chaves e estão morando no local sem luz, água ou saneamento básico.
O problema é resultado da falta de planejamento e ação do próprio Poder Público, que há três anos usa a desculpa dos entraves burocráticos para justificar o atraso na entrega das moradias. As casas foram doadas pelo Governo da Arábia Saudita, o terreno foi adquirido com recursos da Defesa Civil e ao Município caberia apenas as obras de infraestrutura. A demora na busca dos recursos para estas obras é que atrasou a entrega das casas e deixou várias famílias sem ter onde morar por longos 36 meses. Assim como em outras áreas, faltou planejamento e faltou força política para conseguir os recursos de forma mais ágil, o que evitaria o incomodo e a dor de todas estas famílias que sonhavam em poder ter, novamente, um local próprio para morar.
Edição 1341
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).