A equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale aproveitou a oitava edição do Movimento de Leitura, que aconteceu nesta semana na praça central, para descobrir qual o envolvimento das crianças de Gaspar com os livros.
A repórter Julia Schäfer Dourado fez um amplo trabalho e ouviu mais de 80 crianças com idade entre 8 e 10 anos e constatou que, apesar do envolvimento com as novas tecnologias, como vídeo game e computador, as crianças de Gaspar ainda mantém o hábito da leitura.
O resultado da pesquisa é fruto de um amplo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação, que incentiva a implantação de bibliotecas nas escolas públicas e capacita os educadores da área infantil para incentivarem as crianças à leitura, além de promover e apoiar eventos como o movimento de leitura, organizado pelo Pro Ler. A iniciativa merece reconhecimentos, porém, precisa ser apoiada pelos pais, que são os principais responsáveis pela formação educacional das crianças e são peça fundamental para o despertar do interesse dos pequenos pelo mundo dos livros.
Desenvolver o hábito da leitura nos pequenos é garantia de futuros cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades, com melhor desenvoltura pessoal e de cidadãos mais críticos com relação aos poderes e comandantes que regem a nação.
edição 1236
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).