Economia ecológica - Jornal Cruzeiro do Vale

Economia ecológica

15/09/2009 00:00

A partir desta quarta-feira uma nova empresa fará a coleta do lixo orgânico na cidade. A mudança, segundo o Samusa, visa reduzir despesas com o serviço e diminuir o impacto do custo da coleta e tratamento de lixo ao consumidor final. Atualmente a Prefeitura paga um valor fechado pelo serviço. A empresa responsável pediu um reajuste alto e se o serviço fosse mantido a tarifa para o consumidor teria um aumento de 107%. A nova empresa cobrará a coleta por toneladas de lixos produzidos e, segundo os responsáveis, o serviço será mais barato, gerando menos impacto na conta paga pelos cidadãos. 
A redução do custo do serviço também depende da ajuda da população pois, quanto menos lixo for produzido menor será o valor pago pela Prefeitura.
Diante deste novo cenário, todos devem unir forças e contribuir para diminuir a produção do lixo na cidade. Com a medida todos ganham. A cidade, que fica mais bonita; a Prefeitura, que paga menos pelo serviço; o meio ambiente, que é preservado; e a população, que terá uma taxa de lixo mais reduzida.
Além de diminuir o lixo produzido dentro de casa, algumas medidas também podem ajudar, como separar o lixo orgânico do reciclável e utilizar restos de alimentos, como frutas e verduras, para fazer adubo orgânico no quintal de casa.
As medidas são simples, mas os resultados podem ser grandiosos. O meio ambiente, e o bolso do consumidor, agradecem.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.