Discursos e números - Jornal Cruzeiro do Vale

Discursos e números

03/12/2012 20:52

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Firjan, divulgou neste domingo a nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IFDM, que mede a qualidade de vida nos municípios brasileiros a partir de indicadores de saúde, educação, trabalho e renda. Gaspar apresentou leve melhora no índice, que permanece acima da média nacional e dentro da faixa considerada como alto desenvolvimento. Apesar disso, o município caiu três posições no ranking estadual, perdendo espaço para outros municípios que apresentaram crescimento numérico mais expressivo.

Quando se trata de indicadores sociais ou humanos, é claro que é leviano se basear apenas em índices e rankings para elaborar qualquer avaliação. No entanto, acaba sendo irônico observar que a área que mais apresentou melhora no índice foi a saúde. Justamente num momento em que o Hospital de Gaspar provoca ira em um paciente atrás de outro, em função das limitações estruturais, cada vez mais latentes. É bem verdade, o IFDM leva em consideração dados de 2010, mas a relação entre os indicadores e a situação atual do hospital retrata bem a forma com que os dados precisam ser avaliados: com parcimônia, para o bem e para o mal.

Índices como o IFDM não podem servir de bandeira para oportunistas de plantão alardearem o caos em caso de desempenhos negativos, como não pode mascarar realidades adversas que possam estar por trás de números positivos. O governo precisa adotar o discurso de satisfação quando se deparar com resultados que lhe favorecem, mas, sobretudo, deve se manter atento às demandas e necessidades que emanam da população. Afinal, o principal termômetro de qualidade de vida está no bem-estar de cada cidadão.

 

Edição 1446

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.