Desigualdade X Lixo - Jornal Cruzeiro do Vale

Desigualdade X Lixo

10/09/2010 09:00

Parece que no Brasil nada é justamente distribuído. Além da má distribuição de renda, onde muitas pessoas sobrevivem com pouco mais de um salário mínimo, e poucas pessoas vivem com salários milionários, em Gaspar outros setores também enfrentam a desigualdade na distribuição.


Basta dar uma caminhada pelas ruas Aristiliano, São José, São Pedro e suas transversais para perceber o montante de lixo depositado no chão, nas esquinas e nos cantos das calçadas. O problema é resultado da má distribuição das lixeiras. Em alguns pontos, como no Calçadão da Usina, estão instaladas sete lixeiras, enquanto que na rua Industrial José Beduschi apenas uma está disponível para que a comunidade deposite seu lixo. 


Se o Poder Público erra ao não planejar melhor a colocação das lixeiras, a comunidade também têm sua mea culpa ao não guardar o lixo e esperar pelo aparecimento de um local adequado para depositá-lo.


Cabe a todos a responsabilidade de manter a cidade limpa e não apenas aos administradores públicos. Se faltam lixeiras, cabe à população lutar e  pedir pela instalação delas, mas a falta de um local adequado não pode servir de desculpa para deixar a cidade suja e poluída. Afinal, o lixo jogado no chão vai parar nos bueiros, que ficam entupidos e nos dias de chuva resulta em alagamentos pela cidade e quem vai sofrer as consequências do lixo depositado nos chãos vai ser a própria comunidade.


edição 1228

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.