Causa e consequência - Jornal Cruzeiro do Vale

Causa e consequência

23/05/2014 11:32

A proximidade da Copa do Mundo parece colocar o Brasil em uma verdadeira efervescência. Paralisações de diferentes categorias, como professores e funcionários do transporte público, expõem para a sociedade a importância do trabalho desses profissionais, mas também a gravidade das consequências destas greves para a população. Essa semana o tema chegou até Blumenau, com mais uma paralisação dos servidores públicos municipais. A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Blumenau, Sintraseb, que no final de março ajudou a conduzir a greve dos servidores em Gaspar.

Na mesma semana, um projeto que reajusta a faixa salarial dos monitores de Área Azul dividiu opiniões na Câmara de Vereadores de Gaspar. Uns defendiam a elevação de patamar salarial para este cargo, que praticamente não atraiu candidatos com a antiga remuneração, e argumentavam que a intenção é estender esse tipo de valorização a outros setores do serviço público. Os críticos, por sua vez, confrontaram o aumento atual com o argumento do Executivo durante a greve, de que o município não tinha condições de aumentar de forma linear os salários dos servidores.

Esse tipo de situação apenas reforça a falta que faz um plano de cargos e salários atualizado para definir com justiça e responsabilidade os salários dos servidores municipais. Entra ano e sai ano e a conclusão desse plano fica para o futuro, culminando em dilemas como o enfrentado essa semana pelos vereadores. O desafio agora é saber se na próxima negociação entre servidores e Prefeitura a categoria já terá uma nova proposta de plano de carreira concluída ou se ficará novamente à mercê das contas oficiais e de projetos paliativos para remendar vencimentos de forma individualizada.



Edição 1590
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.