O verão chegou e muita gente já tirou o protetor e o bronzeador do armário. Mas, será que dá para ter o bronzeado perfeito usando o protetor solar? Ou será que o bronzeador é necessário? Qual a diferença entre o protetor solar e o bronzeador? O protetor protege contra os raios UVA e UVB. Para ser classificado como protetor solar, o produtor precisa ter o FPS mínimo 6 e a proteção UVA deve corresponder a 1/3 do FPS indicado na rotulagem.
Já o bronzeador tem a função de ativar a pigmentação da pele, dando um bronzeado. Por isso, o bronzeador não tem uma proteção UVA alta. Eles protegem dos raios UVB, mas muito pouco dos raios UVA.
Segundo dermatologistas, o produto deve ser passado antes de ir à praia ou piscina porque é mais fácil de aplicar sem a roupa. Suor, água do mar ou da piscina, contato com roupa e areia, diminuem a proteção. Por isso é sempre importante repassar o protetor.
Os raios solares penetram até meio metro na água. O objetivo do protetor solar desenhado para pele oleosa é não aumentar a oleosidade da pele, controlar essa oleosidade.
Cuidados com o sol
- No verão, caso você tenha tomado sol e ficado vermelho, não vá à praia no dia seguinte. Se você for, use roupa de algodão de cores escuras ou coloridas, que protegem do sol, e fique debaixo do guarda-sol.
- Não tome sol na região que estiver descascando. Isso aumenta o risco de desenvolver câncer. Já se sua pele estiver ardendo, faça compressa de chá de camomila em temperatura fria ou ambiente.
- Não aplique pasta de dente na pele queimada. Use pomada com corticoide por dois dias. Também não aplique óleo. Use hidratante. Quanto mais grosso for o creme, melhor, pois a penetração do produto é mais eficaz.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).