O dilema da dor nas costas - Jornal Cruzeiro do Vale

O dilema da dor nas costas

13/11/2015
O dilema da dor nas costas

Há práticas de exercício físico que podem ser adotadas tanto para melhorar como para aliviar o quadro de dor nas costas. Atividades como pilates, natação e caminhada, além de exercitar o corpo, ajudam a criar o hábito de se manter em boa postura.

Embora a dor no ciático, hérnia e rigidez no pescoço sejam alguns dos problemas que podem se tornar crônicos e trazem limitações na hora de fazer exercícios, ainda há chance de reverter o quadro de dor em alívio.

Confira exercícios indicados para quem sofre de dor nas costas. Porém, antes de tudo, é preciso que as pessoas obtenham autorização médica antes de começar a se exercitar.

Pilates

O pilates, série de exercícios geralmente feitos em espaços fechados e realizados de maneira controlada, é uma das melhores formas de colocar o corpo em atividade sem pôr em risco os músculos das costas. O pilates ajuda a pessoa a respirar melhor e obriga o corpo a adotar a postura adequada, além, de melhorar e fortalecer as costas com alguns poucos exercícios selecionados.

Natação

É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos a pessoas com problemas crônicos nas costas. Uma das premissas para essa indicação é que as costas não sofrem com a posição exigida pelo exercício nem com o impacto dele, diferentemente de quando se corre, por exemplo. Uma boa rotina de natação também pode ajudar a melhorar a respiração, o que é fundamental para se adotar uma boa postura.

Pedalar

Primeira advertência: pedalar na rua não é um bom exercício para as costas por causa da postura que obriga a pessoa a adotar.

O que se recomenda para pessoas com esse problema é ir à academia e ajustar a bicicleta ergométrica de forma que as costas fiquem em sua posição natural, não curvada, enquanto se pedala.

Há várias maneiras de tonificar as costas sem ter de ir a uma academia ou a uma piscina. Os exercícios de alongamento são chave. A ideia é fazer que o corpo se exercite de maneira suave e sem forçá-lo demais, para evitar que as costas se machuquem.

 

Edição 1724