Para preservar o sabor do vinho - Jornal Cruzeiro do Vale

Para preservar o sabor do vinho

06/11/2015
Para preservar o sabor do vinho

Seja na cozinha durante o preparo ou na esperada hora de provar um prato, um bom vinho sempre tem lugar na mesa em todo o mundo. No entanto, os que são mais exigentes com o sabor fiel da uva ou também os que armazenam variedades da bebida por períodos superiores a um ano sabem da importância que os cuidados no armazenamento têm para preservar o aroma, o sabor e todas as características da bebida.

O sommerlier da Decanter, de Blumenau, Sidney Lucas, deu algumas dicas à reportagem do Cruzeiro do Vale para quem já tem ou deseja montar uma pequena adega sobre como guardar corretamente os vinhos. Confira abaixo algumas dicas, separadas pelos principais pontos a serem considerados: temperatura, umidade, iluminação e estabilidade.

Temperatura

A temperatura deve ser entre 12°C e 20°C e deve ser constante, sem qualquer variação: se optar por 12°, mantenha sempre em 12°, e assim sucessivamente. Temperaturas menores que 12°C podem causar a cristalização dos ácidos do vinho e superiores a 20° aceleram o envelhecimento. Essa regra vale para todos os tipos de vinho, como brancos, tintos, fortificados e espumantes.

Umidade

O ideal é manter o percentual de umidade em 60%. Algumas adegas à venda no mercado já vêm com dispositivo de controle de umidade. Pouca umidade causa o ressecamento da rolha, o que permite a entrada de oxigênio na garrafa, enquanto muita umidade causa o aparecimento de mofo e outros fungos que podem acometer a rolha e também passar para o vinho com o tempo.

Iluminação e estabilidade

O ambiente de conservação das garrafas deve ser escuro. Em adegas maiores, a iluminação não pode estar diretamente sobre as garrafas, independentemente de ser luz natural ou artificial. No caso das adegas, o motor não pode trepidar - as boas adegas têm mecanismos para evitar isso.

Onde NÃO pode:

Geladeira:
Segundo o sommerlier Sidney Lucas, lá tem tudo que não pode: umidade excessiva, trepidação, luz acendendo constantemente e oscilação de temperatura. A exceção é para os vinhos já abertos e que serão consumidos em um ou dois dias.

Prateleiras ou armários:
Quando forem próximos a escadas ou janelas. Motivo: trepidação, no primeiro caso, e luz solar, no segundo.

Outras dicas

As dicas valem para quem busca armazenar vinhos por períodos mais longos. Quem não tem uma adega climatizada pode guardar os vinhos por alguns meses em segurança, desde que escolha bem o local para guardar as garrafas. Uma dica é arranjar um armário em ambiente fresco e arejado e utilizar uma das portas, de preferência a mais próxima do chão, para armazenar os vinhos deitados, mantendo a porta sempre fechada. Ali estarão bem guardados por alguns meses, inclusive melhor que em algumas adegas de má-qualidade encontradas no mercado, segundo o sommerlier.

 

Edição 1723