A busca pelo prato perfeito permite inspirações em receitas de família, livros e também na internet, onde canais de culinária fazem cada vez mais sucesso entre os usuários, como o Caderno + do Cruzeiro do Vale já mostrou na edição 1713. No entanto, a gastronomia também é responsável por audiências crescentes em programas de TV.
Na esteira do sucesso de versões americanas e europeias de programas de culinária como Hell´s Kitchen e Cake Boss, as emissoras brasileiras abriram os olhos para esse filão e apresentam suas produções com cozinheiros amadores locais. Tanto na TV aberta como na fechada, multiplicam-se reality shows de sobremesas e pratos salgados, isso sem falar nos programas com famosos na cozinha, como Receitas da Carolina, com a atriz Carolina Ferraz, Bela Cozinha, com a apresentadora Bela Gil, e Tempero de Família, com o ator Rodrigo Hilbert. Além de boas audiências, os programas vêm garantindo bons resultados comerciais, com muitos anúncios e ações de merchandising. Confira abaixo alguns destaques das versões brasileiras no ar na TV aberta:
Masterchef
A segunda temporada da versão da Band para o sucesso britânico é talvez o programa com maior repercussão, pelo menos na internet. Apresentado por Ana Paula Padrão e com os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, o programa chegou ao final da segunda temporada esta semana. Na terça-feira, dia 15, a vitória da produtora de eventos Izabel Alvares na final contra o publicitário Raul Lemos teve picos de 13 pontos de audiência e registrou mais de 1,4 milhão de postagens no Twitter, chegando aos Tranding Topics, apesar de algumas críticas pelo formato escolhido na decisão. Sem falar no fenômeno Jiang, competidora que, mesmo eliminada na semifinal, virou xodó na internet.
Bake Off
Apresentada por outra jornalista que deixou as bancadas de telejornais, Ticiana Villas Boas, a versão brasileira do programa se baseia em sobremesas e pratos de confeitaria. O programa vem garantindo constantemente a vice-liderança de audiência ao SBT. Atualmente, sete competidores seguem na disputa.
Batalha de Confeiteiros
A entrada da Record nos realities de culinária terá a assinatura e o comando de Buddy Valastro, o Cake Boss, famoso internacionalmente. O programa vai escolher o profissional que vai administrar a primeira loja do astro americano no país. O programa tem estreia prevista para o dia 30 de setembro.
Edição 1716
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).