12/02/2016
Uma marca da cidade, dos jovens e dos amigos. O Stammtisch do Cruzeiro do Vale mudou de data. É mais cedo. Antes da estação das chuvas, se bem que chove quase todos os dias desde que os efeitos severos do El Niño se instalaram por aqui no ano passado. Dia 19 de março, na semana (dia 18) em que se comemora o aniversário da emancipação do município. As inscrições se abriram esta semana e vão até o dia 11 de março. São gratuitas.
DITRAN NA MIRA DO MP I
Problemas – mais um entre tantos deste tipo – para o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. O que apareceu na Câmara de Gaspar? Um ofício da promotora que cuida da Moralidade Pública na Comarca, Chimelly Louise de Resenes Marcon. O que ela pediu? – Informações para instruir o Inquérito Civil instaurado para apurar supostas irregularidades na destinação dos valores arrecadados com as multas de trânsito, pela Diretoria de Trânsito, a Ditran. O Tribunal de Contas já mandou correspondência para o prefeito Zuchi e deu o veredicto: o que a Ditran fez na gestão de Jackson José dos Santos afronta a lei (o artigo 320 do CBT) e já há até julgados nos tribunais superiores que condenam o que foi feito aqui.
DITRAN NA MIRA DO MP II
O que aconteceu? Simples. A Ditran usou o dinheiro das multas para pagar outras coisitas como salários. Pedalou. Coisa própria do PT e que colocou a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, nas cordas, recentemente. Isto é proibido. As pedaladas daqui foram notícias só nesta coluna, apesar do caso ser público e acessível para todos. A coisa vai pegar. E entre outras, pode ter a ver com as saídas de Jackson – o queridinho do prefeito - e do próprio ex-secretário de Administração e Finanças, Michael Maicon Zimmermann, indicado pelo deputado Federal, Décio Neri de Lima, do PT de Blumenau e Itajaí, que manda no PT de Gaspar. Será mais um processo por Improbidade Administrativa contra Zuchi. A lista deste desatino é longa.
DITRAN NA MIRA DO MP III
O que a doutora Chimelly quer com o ofício que enviou para a Câmara? Saber o que o prefeito Zuchi por meio do seu chefe de gabinete, Doraci Vans, respondeu ao requerimento 60/2015 da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB e do vereador Ciro André Quintino, PMDB. Por quê? É para confrontar, constituir provas, não deixar dúvidas. Não ser injusta. E dissipar qualquer dúvida de que ele esteja perseguindo como acusam reiteradamente o PT daqui, de Blumenau e Itajaí.
DITRAN NA MIRA DO MP IV
O que pedia aquele requerimento aprovado na sessão do dia sete de abril do ano passado. Quantas contas existem referentes ao convênio de trânsito (multa de trânsito)? Extrato mensal da conta bancária do ano de 2013 até o mês atual? Nota fiscal e relatório anual conforme artigo 320 do CTB? Quanto foi gasto com a sinalização? Quanto foi gasto com a engenharia de tráfego? Quanto foi gasto com a engenharia de campo? Quanto foi gasto com o policiamento? Quanto foi gasto com fiscalização? Quanto foi gasto com educação de trânsito? Quanto é o consumo mensal e anual de combustível das viaturas? E tudo com documentos comprobatórios. As respostas vieram no ofício 111/2015 de 27 de abril do ano passado. Aliás, seis itens o chefe de gabinete Doraci Vans, mandou procurar no Portal Transparência. Agora, tudo foi remetido no ofício 05/2016 da Câmara para o Ministério Público. O que pegará. O extrato de duas contas da Ditran. Existiam quatro. Acorda, Gaspar!
TRANSPARÊNCIA
A professora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB, não tinha vida política até ser candidata pela comunidade da Lagoa – um dos menores colégios eleitorais do município. Elegeu-se vereadora pelo DEM. Virou fiscal, uma ação comum do mandato, mas que a maioria ignora. Apresentou projetos, pediu informações e enfrentou o poder político instalado. Tornou-se conhecida. Seus discursos surpreenderam pela didática e o suporte visual. Recentemente, fez uma prestação de contas de seu mandato. Na contramão da maioria, fez por que tinha conteúdo. E agora surpreende mais uma vez. O que ela acaba de botar no ar e de forma diferente? O portal do mandato www.andreianagel.com.br. “Foi uma amiga e o marido dela. Eles trabalharam com isso nos horários de folga desde o ano passado. A ideia partiu da minha cunhada”, explica. Quem fez? Gente de Gaspar, da Margem Esquerda, Cristiane Nicoletti e Fabiano Ferreira Fernandes, da WF3 Agência de Comunicação Digital.
TRAPICHE
Os vereadores de Gaspar têm oficialmente 45 dias de férias por ano. Oficialmente, pois as emendas e esticadas levam a mais de 50 dias sem sessões.
Os assessores dos vereadores têm muito mais. Ao invés de pegar as suas férias no feriado do vereador que atendem ou são cabos eleitorais, a maioria tira férias exatamente quando o vereador está trabalhando.
E os efetivos? Também tem férias extras com os feriados que vieram por decreto da mesa diretora na resolução 9/2016. Está lá. Eles estão dispensados de trabalharem nos dias 8 e 9 de fevereiro; 18, 24 e 25 de março; 21 e 22 de abril;1, 26 e 27 de maio; 7 de setembro; 12 e 28 de outubro;2, 14 e 15 de novembro.
Em nenhuma empresa, que recolhe os impostos para sustentar os políticos, seus assessores e o ócio laboral, há esta moleza. O interessante é que nesta lista se inventa feriadões de início ou final de semana.
Quer mais outra? Em qualquer lugar que não seja o serviço público, você só recebe gratificação ou 13º só no final do ano. Na Câmara de Gaspar nem chegamos a metade do mês de fevereiro e pelo menos um servidor e um assessor já conseguiram da mesa diretora da Câmara resolução concedendo a antecipação da gratificação anual.
Até agora, os agraciados com esta distinção foram Roni Jean Muller e Marcelo Peterson Pereira. Nestes casos, nada ilegal. A gratificação pode ser paga em duas parcelas: a primeira até 30 de junho. Então...
A ex-candidata pelo PSD a prefeitura de Gaspar, Tereza da Trindade, hoje ainda do PSB por obra e graça do deputado Federal, Paulinho Bornhausen, está deixando o partido. Mais: não definiu se e quem apoiará na eleição deste ano. Uma coisa ela diz ter certeza: não estar no mesmo palanque onde estiver Marcelo de Souza Brick e Fernando Neves.
Roubada. O presidente da Câmara, Giovânio Borges, PSD, tentou enfrentar os dirigentes do Movimento Brasil Livre, de Gaspar, na questão do preço máximo da gasolina para a Câmara. Sentiu que não valeria a pena e recuou.
Gaspar perde um pastor espiritual, um líder na sua comunidade de influência e um cidadão. Frei Germano Guesser deixa a paróquia da freguesia de São Pedro Apóstolo após 12 anos. Vai para uma paróquia no bairro do Pari, na capital paulista.
O fedor do lixo. Previsto para serem votados na quarta-feira os vetos do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, ao projeto de lei 60/2015 que pode dar até 40 anos a quem ganhar a concessão do lixo em Gaspar, saíram de pauta. Eles eliminam as tímidas emendas feitas pela vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB, e Luiz Carlos Spengler Filho, PP.
O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, pediu vistas, com o apoio da bancada do PT. Ela está preocupada com o interesse no desfecho deste assunto do Ministério Público e que cuida da Moralidade Pública, como relatei na coluna exclusiva para internautas na terça-feira no portal do jornal Cruzeiro do Vale. Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).