Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

02/02/2016

ANDREIA I
Na quinta-feira a tarde, na Câmara de Gaspar, a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB, fará uma prestação pública do seu mandato. Novidade? Inedetismo? É. Mas, não devia ser. Isto é uma obrigação de quem é eleito e promete representar os interesses da comunidade. Mas, em Gaspar e para a maioria dos políticos em qualquer lugar do Brasil esta prática é algo distante da relação deles com eleitores e eleitoras depois de eleitos. E até porque a maioria deles não possuem conteúdo, trabalho e coragem para fazer esta prestação à imprensa e à comunidade. Andreia que foi até aqui diferente no mandato, não inova, mas continua diferente com a atitude que tomou para dizer o que fez, o que não conseguiu fazer e o porquê não conseguiu.

ANDREIA II
E porquê Andreia é diferente? Porque ela não nasceu política. É uma professora esclarecida ali da Lagoa. E quando políticos cheios de manhas tentaram batizá-la, enquadrando-a, colocando coleiras e pondo-a numa fila em que se precisa ajoelhar, ela escolheu um outro caminho: não fez acordos contra a sua consciência, as suas promessas e à sua liberdade de escolha. Por causa disso, perdeu a prometida presidência da Câmara, entretanto, não perdeu a alma e aquilo que ela acredita. Fez mais: acusou os que manobraram, encurralaram e a trairam (responde processos por ter sido sincera e transparente no discurso que fez na Câmara esclarecendo o jogo do poder e apontando os jogadores). Enfrentou a máquina do PT de desmoralizar e cooptar. Colocou o dedo nas feridas e paga um preço alto por isso. E foi esse comportamento que fez Andreia sair do anonimato, ganhar parte ponderável de Gaspar e se posicionar como uma das principais figuras do jogo político no município para o desespero de gente das tramas políticas e que está na fila esperando a vez de entrar no jogo.

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA I
Até quando toma boas iniciativas, a administração petista de Pedro Celso Zuchi não escapa da relevante incompetência que possui (e tenta sempre escondê-la nas entrevistas que dá a rodo nas rádios sem as perguntas obrigatórias), tropeça nas próprias pernas, esbarra nas obviedades e contradições. É uma marca nacional do partido que não planeja e vive de propaganda enganosa, vingança continuada contra adversários (alguns deles imaginários) e o aparelhamento do poder para seus cabos os eleitorais.

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA II
Na segunda-feira, dia 25, ou seja, há mais de uma semana, começou a marcação de consultas pelo telefone 0800 para o atendimento nos postos de saúde de Gaspar. Outras cidades vizinhas já faziam. Então, aprendizado zero sobre a dificuldades, erros e avanços dos outros. Só na quarta-feira (da semana passada), todavia, a assessoria de imprensa deu o recado para a cidade. Este atraso era um claro sinal de que a coisa não ia bem. E porquê? Foram disponibilidas minguadas e inconcebíveis quatro linhas para atender uma demanda de 20 mil cadastrados. E pior, faltando quadro especializado, colocaram uma enfermeira para fazer o serviço burocrático de marcação pelo 0800. E não ia, tanto que aqui a coluna se reportou os problemas. Não deu outra. Na sexta-feira, uma paciente foi lá Central e desceu a mão no pessoal. Deu até polícia.

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA III
Uma correria. Depois do bafafá, s superintendente de Saúde, Alba Aguiar ainda tentou por a culpa nos outros. Para ela, os postos não entenderam direito a comunicação. O 0800 que em Gaspar só foi implantado para esconder as indecorosas filas nos postos de saúde dos olhos da população e das fotos da imprensa, transferiu o problema para a Central que não dá conta, não presta serviços adequados. Segundo Alba, os postos continuarão a receber marcação e que se mesclarão com o 0800.

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA IV
Mas, não é isso que o press release da própria prefeitura, produzido com atraso de dois dias, afirmou logo na sua abertura: “a partir dessa segunda-feira (25) a Secretaria de Saúde disponibilizou o agendamento de consultas por telefone para todas as unidades de saúde do município. Desde outubro de 2015 os usuários das unidades do Bela Vista e Jardim Primavera já estavam utilizando o serviço. Agora, a nova forma de agendamento foi estendida para todos os postos de saúde, com exceção da Unidade Avançada de Saúde do Gaspar Alto, onde as consultas continuarão sendo marcadas apenas pessoalmente”. Quem declarou isto no press release? O secretário Cleones Hostins. Então de quem é confusão na comunicação? Jogo. Mentira. Confusão. Incompetência continuada. E o povo? Usado, enganado. Acorda, Gaspar!

COMPLICADO I
As eleições no Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar – Sintraspug – estão marcadas para o dia 25 de fevereiro. Jovino Masson não fará sucessor. Ele não se envolveu neste assunto aqui, como foi toda a sua administração tocada pela pressão. O ex-presidente Sergio Luiz Batista de Almeida – que verdadeiramente ainda manda no sindicato – e ele, deixaram o seu vice, Carlos Eduardo Junkes, o que poderia sucedê-los aos tubarões. Eduardo está ressentido. Então Eduardo não pode fazer então uma plataforma para a disputa. Já tinha dificuldades para formar a chapa e se queixou disso na festa dos servidores. Para complicar, Eduardo acaba de passar por uma cirurgia cardíaca. Terá que repousar e exatamente quando tudo é mais intenso.

COMPLICADO II
Com o jogo dos dirigentes para não surgir liderança concorrente no mesmo grupo, o que já ensaiava nos bastidores, apareceu na semana passada: Lucimara Rozanski Silva, vinda da Educação. Ela saiu na frente e protocolou como sendo chapa 1, na corrida para suceder Jovino. A sua vice é Kelly Cristina Silva Santos, vinda da área da Saúde. Então, estão representadas duas parcelas importantes dos servidores de Gaspar. É uma boa arrancada estratégica. Há muita dificuldade para montar qualquer chapa como se exige no regimento e no edital. Lucimara, que é mulher do agente de trânsito Pedro Silva, já conseguiu um grande feito buscar para si 22 nomes. Lucimara se diz de oposição ao atual Sindicato. Eduardo, se for, não quer ser o sucessor da atual diretoria por tudo que passou. O PT sonda a montagem de uma chapa, mas encontra dificuldades. Qualquer chapa que se monte, parece que tem que ser de oposição? Estranho. O mandato do vencedor no dia 25 vai até 2019.

TRAPICHE

O PSDB chamou o PSD de Gaspar para uma rodada de conversas. Ofereceu a vice na sua chapa que terá o DEM como parceiro certo. O PSD fez biquinho (ainda não era público a tranca do PMDB na intromissão de tirar o PP de vice da chapa com o PMDB). O PSD não gostou do papo com o PSDB e disse que eram naquela noite de 99% as chances de não aceitar a oferta e o casamento com os tucanos. Truco que se desmanchou dois dias depois.

O PSD de Gaspar está em crise de identidade. Perdeu o cavalo que passou encilhado para a candidatura própria por seus próprios erros na conduta de seus vereadores na Câmara e na aproximação disfarçada com o PT. Perdeu o cavalo porque achou que o PMDB iria abrir mão do projeto que fez com o PP no ano passado. O PMDB evitou dar o recibo de volúvel ou de entrar numa armadilha que ele próprio não sabe bem qual é a do PSD.

Agora, sem muitas alternativas, o PSD não perdeu a pose e esnoba o PSDB. Os tucanos, todavia, já sentiram que o PSD como parceiro, não é confiável. Joga e não mostra alinhamentos de propósitos. Tereza da Trindade, ex-candidata a prefeito pelo partido, lançada às feras e depois abandonada, é quem pode contar e testemunha melhor essa história de ser abandonada em plena campanha dentro do próprio partido.

O PSD de Gaspar está dividido. O ex-presidente Fernando Neves, e o presidente da Câmara, Giovânio Borges e que tem agora Fernando como seu assessor e guru, estão muito próximos do PT. Eles não negam isto nos conchavos, mas publicamente ainda tem alguns recatos. Esta situação ambígua e camuflada, inclusive, tira o sono e deixa desconfortável o vereador Marcelo de Souza Brick. Ele jura que nunca esteve com o PT. E se houver esta aliança, o discurso dele com o seu eleitorado vai por água abaixo. Compromete até a sua reeleição se ele não achar um espaço na majoritária.

Brick durante o mandato fingiu – por si e pressionado pelos interesses do partido em que está inscrito, o qual se proclama não ser de direita, de centro, de esquerda, de situação ou de oposição - que não estava com o PT daqui, além de tentar se vender como o novo depois do sucesso que teve nas urnas que o elegeu. Os leitores da coluna já sabiam deste equilíbrio desde o primeiro ano de mandato do vereador.

É esta ambiguidade que incomoda o PSDB. É a falta de posicionamento claro perante os eleitores que o PSDB olha como uma fragilidade do PSD na coligação. Como ter um discurso de mudança, se há ligação com o que está no entorno, perguntam os tucanos. E é por isso, que os tucanos resolveram sair logo de cima do muro, propor a conversa e resolver esta situação logo, antes que ela contamine o palanque.

O encontro do PSD com o PSDB e o DEM foi na quinta-feira passada. Estavam lá pelo PSD Marcelo de Souza Brick, Giovânio Borges, Fernando Neves e Amarildo Andrade. O PT está rindo à toa. O PSD se ajoelhou no milho jogado com isca pelo PT.

Duas pesquisas preocupantes. Uma do prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD. Viu e resolveu guardá-la à quatro chaves. A outra é de Gaspar e de quem defende todos contra o PT. O nome escolhido para encabeçar o enfrentamento não empolga os eleitores. Pelo menos por enquanto.

Quem diria. O Projeto de Lei do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, que dá 20% das vagas dos concursos públicos de Gaspar aos que se declararem negros e pardos, foi contestado de forma contundete por uma liderança, negra e jovem, Fernando Holliday.

Para ele, os vereadores de Gaspar acham que os negros são incapazes de conseguir uma vaga em concurso público sem a ajuda do Governo. Na audiência armada para o palanque do PT, houve pouca contestação. A opinião de Fernando Holiday, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre , pode ser vista abaixo:


Hoje a Câmara volta a se reunir, depois de encerrar as atividades no dia 22 de dezembro, quando elegeu Giovânio Borges, PSD, para presidente. Quarenta dias de férias. Em julho tem mais 15 dias. Estas férias espichadas quando discutidas, o relator da matéria Marcelo de Souza Brick, PSD, não as terminou.

A Câmara terá comando duplo: do PT que colocou Giovânio e de José Hilário Melato, PP, o mais longevo dos vereadores, que deu a benção. Ambos fizeram antes da eleição, Giovânio recitar a cartilha, e obrigaram o PSD a votos para os projetos de Pedro Celso Zuchi, PT. É assim a velha prática política que os novos políticos tentam esconder dos seus eleitores.

Chimelly Louise de Resenes Marcon. O Ministério Público que cuida da Moralidade Pública na Comarca quer esclarecer esta história do uso particular ou indevido das viaturas da Ditran – Diretoria de Trânsito – Gaspar. E para tal mandou instaurar um inquérito. Estão arrolados o ex-diretor Jackson José dos Santos, além de José Lourival Lana, Scheila Sanrina Lana Cardoso e Pedro Paulo Domingos.

Ilhota em chamas I. Foi sentida e por muitos, incompreendida pela maioria, as ausências do prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, e sua secretária de administração, Tatiana Richard Reichert, na audiência pública promovida na sexta-feira passada pela Câmara de vereadores de Ilhota, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Braço Baú. Logo a Tatiana, que se fez conhecida defendendo o povo dos Baús da inércia dos políticos e governantes.

Ilhota em chamas I. Lá foram discutidos vários assuntos. O principal dizia respeito à deficiência no fornecimento de energia elétrica. A representação da Celesc estava lá para ouvir e buscar soluções para a comunidade.

Ilhota em chamas III. Mas outros temas tinham a ver diretamente com a prefeitura. Entre eles a macadamização e patrolamento das vias públicas municipais naquela região. Tudo uma lástima há muito tempo. Outro assunto relevante: manutenção e construção de pontes em vias públicas municipais. O pesadelo é antigo. Mais. A pavimentação de vias públicas municipais nos Baús, prometidas na eleição de Daniel há quatro anos.

Ilhota em chamas IV. Estavam lá em torno de 150 pessoas. Críticas duras contra a administração de Daniel e Tatiana, em sua própria região. Estavam na reunião os vereadores Roberto Prebianca, Luis Fischer, Almir Anibal de Souza (presidente), Paulo Roberto Drun e Alyne Dedrassi e Silva.

Ilhota em chamas V. O que repercutiu, foi a tentativa do prefeito em não liberar para a preparação do evento, o seus servidores-vereadores. A Câmara oficiou tal tentativa de cerceamento do trabalho dos vereadores pelo prefeito ao Ministério Público. Vai render.

 

Edição 1735

Comentários

Ana Amélia que não é Lemos
04/02/2016 19:29
Sr. Herculano:

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que o tríplex do LuLLa é um "apartamentinho".
Nisso concordo com ele.
O cara roubou tanto e compra um apê que mais parece um celular chinguilingue.
E a batera que a galega muda comprou. O que é aquilo? Que gente cafona!!!
Já sei, a família Silva saiu da favela, mas a favela não saiu da família Silva.
Sidnei Luis Reinert
04/02/2016 19:24

De Ronaldo Caiado, democratas:
4 h ·
O PT faz tanto esforço para colocar o ex-presidente na posição de vítima e somos informados hoje de que Lula está sendo investigado no escândalo da compra de Medidas Provisórias. Triplex, sítio, operação Zelotes, petrolão, mensalão, desvios do BNDES e de fundos de pensão. O povo é a verdadeira vítima do governo petista que assaltou o dinheiro público com esquemas montados a partir do gabinete presidencial e manteve um presidente que "nunca sabia de nada". Hoje, enfim, essa desculpa não cola mais. Lula vai responder pelos seus crimes.

http://oglobo.globo.com/brasil/delegado-da-policia-federal-afirma-que-lula-investigado-na-zelotes-18606601
Sidnei Luis Reinert
04/02/2016 19:23
4 DE FEVEREIRO DE 2016
Sabe a analista do Santander demitida por ordem de Lula? Foi indenizada em R$ 450 mil

Mas uma derrota para a lista de derrotas de Lula.

Por Redação Implicante | Tópicos Censura, Eleições-2014, Lula


O jogo virou para Sinara Polycarpo Figueiredo. Analista do Santander até a campanha de 2014, alertou os clientes do banco que uma eventual derrota de Dilma deveria colocar o Brasil em apuros financeiros. Isso irritou Lula, que cobrou publicamente a demissão dela. O Santander cedeu à pressão, mas a decisão judicial deu ganho de casa à funcionária demitida. E ela vai receber R$ 450 mil de indenização por danos morais.

Numa fala direcionada a Emílio Botin, presidente do Santander, Lula usou as seguintes palavras em 2014:

"Essa moça que falou não entende porra nenhuma de Brasil e não entende nada de governo Dilma! Manter uma mulher dessas num cargo de chefia é, sinceramente? Pode mandar embora e dar o bônus dela para mim que eu sei como é que eu falo."

Para ouvir a falar repugnante, basta clicar no player abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7SyA5bZ16IY
Mariazinha Beata
04/02/2016 19:21
Seu Herculano;

VIVA SINARA!!!
A derrota do reizinho prepotente da estrela decadente e o banqueiro sabujo da quadrilha:

"TRT confirma sentença que condenou o SANTANDER a indenizar a analista demitida por ordem de Lula"
Por Augusto Nunes.

Bye,bye!
Antonio Pereira e Soyza
04/02/2016 18:08
Ao sr Mario Pera,

Acho se faz necessário o senhor nos mostrar as sacanagens do PT especialmente do Lula.

Mas dizer que o Aecio é correto é brincar com os leitores desta coluna. O senhor aprova que o Aecio tenha se deslocado 124 vezes de BH ao Rio de Janeiro para ver a namorada com avião do Estado? O senhor certo e aproca que Aecio tenha construido 2 aeroportos inúteis em terras de parentes?
É muito fanatismo.
Ah e com 100 por palestras ministradas, uma por semestre tenha conseguido comprar um AP em Laris por 11 milhoes de euros?
faz favor.
Anônimo disse:
04/02/2016 13:36
Herculano, se você encontrar pólvora na rua, chuta que é macumba.
O Gaúcho
04/02/2016 13:24
Sai pra lá, não vou dar escada a linha auxiliar da clePTocracia pelega.
Sidnei Luis Reinert
04/02/2016 12:27

De Romeu Tuma JR:

Tarso Genro compara Lula com as vítimas do Holocausto. Já não sei se eles devem ir para a cadeia ou para o manicômio?!?
Mário Pera
04/02/2016 11:57
FHC - Foi é É o que Lula e muitos petistas queriam ser

Parte 1

Toda vez que se desencadeiam denuncias de supostas irregularidades que envolvam os graúdos do PT, especialmente Lula Alma Pura, vem a saraivada de argumentos que FHC ..fez isso..comprou aquilo.. que Aécio tem aquilo lá ou aquilo aqui...

Ora, não está proibido em lugar algum no Brasil - mesmo durante o regime militar - que qualquer cidadão brasileiro pudesse ter em seu nome imóveis ou outros bens materiais - fungíveis e infungíveis. A ninguém é negado este direito.

Ter casa ou apto na praia está dentro desta disponibilidade voluntária..querer ter e poder ter. Ter. Qtos gasparenses se conhece que têm imóvel ou imóveis nas praias aqui por perto. De Penha a Bombinhas são milhares. Não é proibido. Não é pecado. Mas quem faz isso normalmente coloca no seu nome ou de alguém da familia e leva ao cartório. É o registro claro da tradição e da prova do domínio e propriedade. Simples. O mais simples e desinformado cidadão - sem qualquer diploma escolar mais graduado - sabe disso. Comprar, escriturar, registrar e se faz declaração de imposto de renda, DECLARAR.

Agora comprar ou supostamente comprar algo na praia - lá nos fundos ou de frente pro mar - e não declarar...usufruir como seu...e tudo mais não é comum.
Ah tem gente que faz isso quando quer esconder ou quando não quer responder com bem ou bens aos processos judiciais contra si...em que podem ser arrolados e bloqueados para pagar eventuais dívidas resultantes destes processos.
E tem os casos de obtenção de vantagens por meios escusos e estes bens não podem aparecer no nome do beneficiário. Não que o beneficiário roubou ou surrupiou...mas conseguiu de forma não muito republicana.
Aliás tem político por ai que até se separa da mulher para se dizer divorciado e os bens dela não serem arrolados nos processos que responde. Fica separado, mas casado na prática..entendem? Não né mais existe. É só pesquisar um pouquinho.

Mas no caso do FHC e do Aécio - os dois viraram alvos preferidos dos petistas e seguidores do Lula Alma Pura- pra justificar o suposto "tripex" do Guarujá e a fazenda em Atibaia. E justificam dizendo que FHC tem apto em Paris..no Rio; que Aécio tem apto em Ipanema e por que Lula Alma Pura não pode ter? Claro que pode.

É só verificar nos registros e declarações de IR se FCH declarou, se Aécio tbém, no caso dele, pode ser da família que é tradicional em Minas e no Rio. E pode ter herdado. Mas todos sabem que lá em Ipanema tem um apto que é do Aécio. Ele vai lá...recebe amigos lá...faz festa lá. Então não é algo escondido...tá mais que provado que é dele. Se há duvida de como conseguiu é só investigar. Já FHC ter um apto em Paris e´ até normal. Ele foi exilado no regime militar. Saiu do Brasil e passou anos fora. (Assim como Brizola, Serra e tantos outros que foram perseguidos). Em Paris foi professor na Sobornne conceituada Universidade. E onde é referencia. FHC desde que deixou o governo em 2002, passou a fazer palestras em que cobra em média R$ 100 mil (tudo muito claro) e suas palestras são abertas e normalmente proferidas em universidades, centros acadêmicos, organismos internacionais e até para empresas e entidades empresariais. Entao FHC e Aécio têm imóveis na praia, de frente pro mar. Qualquer um pode ter. Até Lula Alma Pura. Eu mesmo moro de frente pro mar em imóvel meu. E tenho como provar como adquiri.
Mário Pera
04/02/2016 11:39
FHC - Foi é É o que Lula e muitos petistas queriam ser

Parte 2

Agora sobre FHC ter um instituto e receber doações de empresários também é normal. Está tudo registrado. E isto não é crime. Lula Alma Pura também pode ter e até criou copiando FHC. Palestras também podem ser fontes de receitas, mas seria bom variar. Só para funcionários de empreiteiras e em países como Venezuela..e na África. Pq o Alma Pura nunca deu palestra na China Comunista, na Coréia do Norte, em Cuba? Tbém na Argentina..no Canadá...na Itália..em Portugal?

Já em relação ao Aécio há uma dor de cotovelo tbém. Citam que ele foi citado na Lava Jato...mas não têm qualquer indício de prova. Pior, que Aécio indicou diretores para a Petrobrás...e é? O Governo PT aceitou indicação do presidente do PSDB? É comum isso?
Mas se tem qualquer coisa em relação aos tucanos na Lava Jato que seja investigado. Os procuradores e delegados da Federal irão a fundo. Com certeza.

Esta é a arma dos sem argumentos. A melhor defesa é o ataque.

Dizer que FHC sempre foi aplaudido em restaurantes é desconhecer a história. Não é bem assim. FHC saiu do governo em 2003 com popularidade em baixa. Mas seguiu sua vida normal. Andando de avião comercial, não em jatinhos particulares; FHC vai aos mesmos restaurantes que sempre frequentou em SP, no Rio. E até sofreu em alguns momentos questionamentos. Mas se postou como estadista.
Agora é engraçado, isto é. FHC saiu impopular do governo e pode andar nas ruas normalmente; Lula Alma Pura saiu com a maior popularidade de um presidente do Brasil, e não tem coragem de sair às ruas na cidade onde mora, nos bairros pobres...será pq?
FHC nunca teve medo das vaias que recebeu - e foram muitas; nunca chamou de golpe os pedidos de impeachment que sofreu..o PT e o Alma Pura entraram com alguns pedidos, um deles foi pra Câmara e rejeitado. FHC nunca chamou de golpistas ou de terceiro turno. Só que os petistas e o Alma Pura queriam derrubar FHC por causa do Plano Real, do controle da inflação e da implantação da CPMF..é isso. o que hoje é discurso de Dilma como salvação do seu governo...pro PT e o Alma Pura era motivo de pedido de afastamento de FHC...

Sobre o banqueiro José Eduardo de Andrade Vieira - o senador do chapéu - era dono do Bamerindus - e o conheci aqui em Bombinhas, na Pousada Vila do Coral - onde era hóspede com a família (que mora em Londrina) e faleceu há uns anos. E sua mágoa - disse textualmente pra mim - com FHC era por causa do PROER - O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional - que levou alguns bancos a terem que fechar. Um deles o Bamerindus, tbém o EconOmico da familia Calmon de Sá e o Banco Nacional (banco do guarda-chuva), que curiosamente era da familia Magalhâes Pinto, e uma das herdeiras casada com filho de FHC. Então o próprio governo FHC tratou de liquidar o banco em que seu filho tinha relação, além do banco Bamerindus que pertencia à familia do homem que era seu Ministro da Agricultura. Todos viraram inimigos de FHC. Os Andrades Vieira,os Magalhães Pinto e os Calmon de Sá. Sobre este Calmon de Sá como era da Bahia era protegido de ACM - o poderoso da Bahia - que rompeu com FHC e negou apoio a José Serra em 2002.
Também negou apoio a José Serra a familia José Sarney pq a Policia Federal fez batida na empresa do genro de Sarney e encontrou muita grana num cofre - em ato suspeito. Isso levou os Sarney a apoiar Lula Alma Pura em 2002 e virar guru e companheiro....

Esta historia vai longe. Agora tenham certeza qualquer um cidadão brasileiro tem coragem e orgulho de sair às ruas do pais com FHC ..Ir até ao jogo do Corinthians sem ser vaiado...se faz um desafio a quem ousaria ir lá no Itaquerão acompanhado do Alma Pura..
a polvora
04/02/2016 09:57
Gente...descobriram agora em ano de eleição que o PMDB EXISTE... PQ CERA???
Herculano
04/02/2016 07:27
SENADO APROVA PROJETO QUE AUMENTA LICENÇA-PATERNIDADE DE CINCO PARA 20 DIAS

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. Texto de Mariana Haubert, da sucursal de Brasília e Fábio Takahashi. O Senado aprovou nesta nesta quarta (3) projeto de lei que prevê aumento da licença-paternidade de 5 para 20 dias para empregados de empresas que aceitem o programa. O texto vai para sanção da presidente Dilma.

A alteração está dentro de lei que prevê um marco legal de atenção à primeira infância (crianças de 0 a 6 anos).

Se sancionado, o aumento da licença beneficiará funcionários de empresas vinculadas ao programa Empresa Cidadã, criado em 2008 para estimular a licença-maternidade de seis meses.

CUSTO EXTRA

No caso das que têm regime tributário de lucro real e da administração pública (cerca de 65% dos trabalhadores do país), o custo poderá ser absorvido pela União (o gasto poderia ser abatido do IR de Pessoa Jurídica).

Trabalho da faculdade de economia da USP e da ONG Maria Cecília Souto Vidigal (que atua na área da primeira infância) indica que a extensão da licença deve custar o equivalente a 0,009% da arrecadação federal (dados de 2014), considerando o cenário mais provável de adesão.

O aumento de gasto pode, no entanto, trazer dificuldade adicional para a sanção do Executivo, que busca neste momento reduzir despesas.

NÃO BASTA SER PAI

Diretor-presidente da ONG Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz defende a proposta, por entender que ela beneficia a sociedade.

Pesquisas mostram que maior envolvimento paterno nos primeiros dias de vida ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, aumenta o período de amamentação (devido ao maior apoio à mãe) e eleva o vínculo do pai com a criança.

Consultada pela Folha no fim do ano passado sobre o tema, a Confederação Nacional da Indústria afirmou ser necessário "avaliar o impacto da perda da produtividade nas empresas devido ao afastamento de profissionais qualificados, uma das grandes dificuldades atuais do país".

A licença-paternidade foi instituída no Brasil em 1988. Se for a 20 dias, o prazo vai se equiparar ao de Portugal.

Os países com as maiores licenças são Islândia, Eslovênia (90 cada) e Finlândia (76), segundo a Organização Mundial do Trabalho. Na América Latina, as maiores licenças são concedidas pela Venezuela (14 dias) e pelo Equador (10 dias) e a menor é a da Argentina (2 dias).

A proposta estabelece que, além da proteção à criança, como já é determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, haja a promoção do desenvolvimento integral de meninos e meninas.

O texto também determina que a criança seja considerada na elaboração das políticas para a primeira infância.
Herculano
04/02/2016 07:20
CPMF VIRA "BOI DE PIRANHA" PARA OUTROS IMPOSTOS, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

A presidente Dilma faz da CPMF um "boi de piranha": enquanto a oposição esbraveja contra a recriação do imposto do cheque, o governo aumenta sem alarde outros tributos. Aumentou o Imposto de Renda para pessoas físicas, dobrou o IOF para 3%, aumentou o PIS/Cofins sobre gasolina (R$ 0,22 por litro) e importados (9,2% para 11,7%) e decidiu reintroduzir a Cide, o "imposto do combustível", na mais elevada carga tributária de um país não europeu: a brasileira.

O boi de 'piranha'

No interior, um boi é sacrificado "distraindo" piranhas em um rio para que o resto da boiada o atravesse em segurança. É o "boi de piranha".

Ainda tem tarifaços

Dilma aumentou impostos, deixou caducar isenções e promoveu tarifaços como o da energia elétrica, que aumentou mais de 50%.

CPMF é imbatível

Aumentando impostos e contribuições, o governo terá receita adicional de R$ 30 bilhões/ano. A receita da CPMF seria de R$ 80 bilhões anuais

Corte irrelevante

O corte de despesas promovido por Dilma com pompa, foi irrelevante para o equilíbrio das contas públicas: apenas R$ 200 milhões.

Cunha aumenta 'cotão' para comprar imunidade

Na tentativa de se manter na presidência e de tentar escapar de punição da Câmara, no âmbito da Lava Jato, Eduardo Cunha (PMDB) decidiu dar um "agrado" aos deputados com dinheiro público: vai aumentar a chamada Cota de Atividade Parlamentar, o "cotão", que acrescenta à remuneração dos parlamentares entre R$ 30,4 mil (pagos aos deputados de Brasília) e R$ 45,2 mil (aos de Roraima) mensais.

Custa-nos caro

Com o aumento do "cotão", Eduardo Cunha vai aumentar para mais de R$ 20,1 milhões os gastos mensais do "agrado" aos deputados.

Boquinha adicional

No ano passado, a Câmara queimou R$ 241,2 milhões com a cota parlamentar usada como "ajuda de custo" dos 513 deputados federais.

Tremendo nas bases

O Congresso retoma as atividades após o recesso de dois meses. Cunha anda preocupado em perder apoio no retorno dos trabalhos.

Busca no governo

O presidente da CPI da Funai e Incra, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), deu prazo de dez dias ao Planalto para esclarecer sobre dinheiro público dado a assentamentos e a indígenas por meio de ONGs suspeitas. Ou sofrerá busca e apreensão e até condução coercitiva.

Deu urticária

O senador Lindbergh Faria (PT-RJ) mostrou-se estranhamente trêmulo, ao defender Dilma, terça (2). É fervoroso governista, mas não quer nem ouvir falar em virar Líder do PT ?" para ele, "um presente de grego".

Não, obrigado

O Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015, oferecido pela estatal a jornalistas que precisam se inscrever para serem reconhecidos, teve de ser prorrogado duas vezes por insuficiência de interessados.

Me erre

A Secretaria de Planejamento do DF se esquiva de dar números à debandada de servidores que esvaziou Brasília. Só no dia 5 saberá, afinal, quem enforcou a semana anterior ao carnaval. E a seguinte.

Escolhido a laço

O PT achou um substituto para o acreano Sibá Machado na liderança do partido na Câmara, disposto a defender o indefensável: o baiano Afonso Florence, que emergiu do baixo clero na CPI da Petrobras.

Ficou mudo

O Planalto se esforça para mostrar a "boa relação" entre Dilma e o vice Michel Temer, mas não conseguiu disfarçar o isolamento do vice no almoço servido ao presidente boliviano, Evo Morales, no Itamaraty.

Ajuda do PSOL

Um requerimento de aditamento do PSOL à representação contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética deu mais vinte dias de prazo ao presidente da Câmara, afirma Marcos Rogério (PDT-RO).

O piloto sumiu

Ao propósito da greve no setor aéreo, Jerônimo Goergen (PP-RS) lembra que a Secretaria de Aviação Civil está sem ministro desde dezembro. E o governo usa o cargo como barganha política.

Pensando bem...

... faltam só um 'Gaúcho' ou um 'Carioca' para os processos contra Fernando Baiano e Ricardo Pernambuco virarem escalação de futebol.
Herculano
04/02/2016 07:18
GOVERNO SOFRE A PRIMEIRA DERROTA DO ANO COM IMPOSTO SOBRE GANHOS DE CAPITAL. DEPUTADO APROVARAM TEXTO ALTERNATIVO DO PSDB QUE DIMINUI PERCENTUAL DO IMPOSTO

Conteúdo do jornal O Globo. Texto de Júnia Gama. O governo sofreu sua primeira derrota do ano no Congresso, logo na primeira sessão ordinária de votações. A Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira, Projeto de Lei de Conversão apresentado pelo PSDB à Medida Provisória 692/15, que aumenta o imposto sobre ganho de capital devido por pessoas físicas sobre grandes valores. Segundo o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), a expectativa é que, com as mudanças no texto proposto pelo Executivo, a arrecadação, que era de R$ 1,8 bilhões, caia pela metade.

A emenda apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) mudou os percentuais de recolhimento de imposto relativos ao ganho de capital decorrente de alienação de bens e direitos de qualquer natureza, limitando em até 22,5% sobre a parcela dos ganhos que ultrapassar R$ 30 milhões. No texto do governo, o percentual subia a até 30% nos ganhos que ultrapassassem R$ 20 milhões.

O PT apresentou um destaque para retomar a proposta do governo, mas acabou sendo derrotado. O partido governista queria restituir ao texto as alíquotas da MP original nas três faixas adicionais do IR sobre ganho de capital: 15% para ganhos de até R$ 1 milhão; 20% para ganhos de até R% 5 milhões; 25% para ganhos de até R$ 20 milhões e 30% para ganhos que ultrapassem R$ 20 milhões.
herculasno
04/02/2016 07:01
PAU QUE BATE EM LUIZ BATE EM FERNANDO?, por Guilherme Boulos, filho de médicos, formado na USP em filosofia, classe média alta e líder do MTST d da Frente Popular de Resistência Urbana, em artigo no jornal Folha de S. Paulo

No apagar das luzes de seu mandato, o ex-presidente promoveu um jantar no Palácio do Planalto para a nata do PIB nacional - Odebrecht, Gerdau, Lázaro Brandão, entre outros - com direito a vinho francês e refinado menu. Mas o prato principal era obter dinheiro para o financiamento de seu instituto após sair da Presidência. Conseguiu naquela noite a bagatela de R$ 7 milhões.

O filho do ex-presidente teve as contas de um hotel de luxo em Ipanema, onde morou por certo período, pagas por um grupo empresarial do setor têxtil. Andava pra lá e pra cá de BMW e tinha um jatinho permanentemente à sua disposição. Isso tudo com o pai ainda na Presidência da República.

O ex-presidente e seu partido foram acusados por certo senhor, que foi seu Ministro de Estado e figura ativa na campanha eleitoral, de terem apropriado nada menos que R$ 130 milhões de sobras de campanha em sua primeira eleição, sendo R$ 100 milhões de caixa dois. Disse ainda que o recurso foi provavelmente enviado ao exterior.

O nome deste ex-presidente é Fernando Henrique Cardoso. O filho pródigo é Paulo Henrique Cardoso. E o acusador dos desvios na campanha de 1994 é José Eduardo de Andrade Vieira, banqueiro que foi ministro da Agricultura de FHC.

Nenhum desses fatos é novidade. Mas não renderam dez minutos no "Jornal Nacional" por dias a fio nem repetidas manchetes da Folha. Não fizeram também com que FHC e seu filho fossem intimados a depor pelo Ministério Público.

Se fosse o Lula...

Aliás, o mesmo Ministério Público de São Paulo que intimou Lula e sua esposa não denunciou nenhum agente político no escândalo do "trensalão" tucano e arquivou o caso das irregularidades no monotrilho, que apareciam numa planilha apreendida com Alberto Youssef.

Seguindo a toada, o Ministério Público de Minas Gerais também pediu o arquivamento do caso do aeroporto de Claudio. O então governador Aécio Neves (PSDB) desapropriou a fazenda de seu tio para construir um aeroporto, cuja chave (do aeroporto "público") ficava em poder de sua família. O MP mineiro não viu motivo algum para intimar Aécio ou oferecer denúncia.

FHC é tratado pela mídia como grande estadista e nunca foi incomodado pelo MP ou pela Polícia Federal. Em seu governo, aliás, ambos eram controlados na rédea curta. Suas transações com o pecuarista e empresário Jovelino Mineiro, seja na controversa fazenda de Buritis (MG), seja na hospedagem frequente em apartamento na capital francesa, nunca geraram grande alarde. Atibaia desperta mais interesse que Paris.

Aécio, por seu lado, desfila em Brasília como defensor da moralidade. Tal como FHC é aplaudido em restaurantes e não tem porque se preocupar com investigações. Seu nome apareceu em mais de uma delação da Lava Jato, mas não cola.

Em relação a Lula, a disposição é outra. Uma canoa vira iate. E o depoimento de um zelador é tratado como condenação transitada em julgado.

É verdade que Lula e o PT pagam o preço de suas escolhas. Não enfrentaram em seu governo a estrutura arcaica do sistema político brasileiro, onde interesses públicos e privados sempre conviveram promiscuamente. Mantiveram intocado o monopólio midiático empresarial, que hoje os dilacera. E optaram por uma aliança com a elite econômica, pensando talvez que seriam tratados como os "de casa". Chocaram o ovo da serpente.

Mas criticar suas escolhas estratégicas - como é o caso aqui - não significa legitimar um linchamento covarde e com indisfarçado interesse político. Se há acusações em relação a favorecimentos da OAS ou da Odebrecht, que Lula seja investigado. Como Fernando Henrique nunca foi e os grão-tucanos não costumam ser.

Contudo, investigação - e jornalismo investigativo - não podem carregar as marcas das cartas marcadas e da seletividade. Definir que Lula é o alvo e, depois, fazer uma devassa pelo país em busca de um argumento factível é transformar investigação em achincalhamento e argumento em pretexto.

Como gosta de dizer um famoso morador de Higienópolis: "assim não pode, assim não dá".
Herculano
04/02/2016 06:55
SEM LULA, DILMA USA MOSQUITO PARA UNIR O PAÍS, Josias de Souza

Fraca e impopular, Dilma Rousseff fez o que costumam fazer os presidentes americanos quando precisam unir a nação em seu apoio: declarou guerra. Nada mais conveniente para entusiasmar os compatriotas e resolver as divisões internas do país do que um inimigo comum. "Convoco cada um de vocês para lutarmos juntos contra a propagação do mosquito transmissor do vírus zika", disse Dilma, em cadeia nacional de radio e tevê. "Esse vírus deixou de ser um pesadelo distante para se transformar em ameaça real aos lares de todos os brasileiros."

O país está dividido entre os que acham que Dilma e sua inepcia devem ser banidos do Planalto e os que avaliam que seu castigo não deve chegar a tanto. Essa divisão fulmina a credibilidade da presidente e paralisa o seu governo. Sem poder recorrer a Lula, que se dedica a debater diariamente com sua assessoria os termos da penúltima nota oficial de desmentido sobre o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, Dilma acionou o mosquito.

O governo poderia ter encomendado uma campanha de utilidade pública para prevenir o brasileiro sobre os novos perigos do Aedes aegypti. Mas Dilma preferiu agir como Dilma. Colocando o marketing à frente dos resultados, cuidou de realçar o caráter traiçoeiro do inimigo que seu governo tardou a enxergar. "Ele só precisa depositar seus ovos em água parada, limpa ou suja, para nascer, se proliferar e picar pessoas de modo a contaminá-las. [?] A maneira mais eficaz é não deixando ele nascer, destruindo os seus criadouros, que em mais de dois terços estão dentro das nossas residências".

Dilma busca novos aliados: "Conversei com o presidente Obama e acertamos colaborar nesse desafio." Anunciou o envio de tropas à frente de batalha. No próximo dia 13, vão à caça das larvas inimigas 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas. "A guerra contra o mosquito transmissor do zika é complexa, porque deve ser travada em todos os lugares e por isso exige engajamento de todos", a presidente alertou.

Dilma prometera a si mesma que não faria mais discursos na tevê enquanto não recuperasse a popularidade. Mas os sábios do seu governo avaliaram que a declaração de guerra ao mosquito livraria a presidente das vaias e dos panelaços. Não funcionou. Ouviram-se protestos em várias localidades. Dilma talvez devesse considerar a hipótese de eleger novos inimigos. Além do mosquitos, poderia bombardear os parasitas que infestam o seu governo.
Herculano
04/02/2016 06:52
DECORO? QUE DECORO?, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo

O surgimento de novas provas na Lava Jato não reduziu em nada a ousadia de Eduardo Cunha. Na volta do recesso, ele voltou a usar o cargo para atrapalhar o processo que pede sua cassação por quebra de decoro parlamentar.

Em mais uma manobra ostensiva, o deputado anulou a sessão do Conselho de Ética que aprovou relatório preliminar contra ele. A intervenção foi formalizada pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, também investigado no petrolão.

"A decisão é um absurdo", me disse ontem o presidente do conselho, José Carlos Araújo. Apesar da indignação, ele será obrigado a cumprir a ordem. "O Cunha quer que o conselho se subordine a ele", protestou.

Em tom de desafio ao Supremo Tribunal Federal, o peemedebista disse que não deixará o cargo mesmo que os ministros aceitem a denúncia contra ele. "Já fui réu quando era líder do PMDB", desdenhou. "Vou continuar em qualquer circunstância."

Deputados de seis partidos foram ontem ao Supremo protestar contra a intervenção de Cunha no Conselho de Ética. Eles aproveitaram para levar cópia do depoimento do lobista Fernando Baiano, preso em Curitiba. No vídeo, o delator confirma ter repassado propina ao peemedebista e dá detalhes sobre a aparência e a localização de sua casa, em condomínio fechado na Barra da Tijuca.

Cunha já havia sido pego na mentira ao dizer à CPI da Petrobras que não tinha contas no exterior. Como ele também negou ter recebido visitas de Baiano, o Conselho de Ética poderá processá-lo por mais uma quebra de decoro. Se ele deixar, é claro.

*

O país avançou ontem mais um grau na escala de irracionalidade política. De um lado, eleitores irritados com o governo bateram panelas para abafar um pronunciamento sobre saúde pública. Do outro, petistas foram às redes sociais para tentar vincular o vírus zika ao PSDB. Nessa disputa, só quem ganha é o mosquito.
Roberto Sombrio
03/02/2016 22:19
Oi, Herculano.

O fato de Luiz Inácio Lula da Silva ainda não estar preso, de Dilma Vana Rouseff continuar como presidente do Brasil e os governos continuarem superfaturando compra de combustível e obras, mostra a fragilidade da CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

Uma Constituição que dá direitos iguais a todos em todas as questões é uma Constituição sem solução.
Carrapataço
03/02/2016 22:05
Gente! O Samae comprou 35 MIL LITROS de gasolina por R$ 3,57 o litro agora em Dezembro porque o carro que o Samae deu de presente pro Zuchi custa caro e bebe bastante.

Não vê o Lula como é pinguço, coisa de PT.

Tô grudado em vocês e não vou largar do pé.
Lesma Zúque
03/02/2016 21:59
Saiu agora a pouco uma notícia de que Cuba vai lançar em 30 dias uma vacina contra o zica.

Quero ver cubalançá.
Herculano
03/02/2016 20:03
A SENHORA DE UM TRILHÃO, por Paulo Rabello de Castro

Parte 1

Despertam curiosidade popular as listas de bilionários. Gente que se deu bem, pelos muitos milhões que amealhou no caminho da vida, quer por talento excepcional no esporte, nas artes, nos negócios, nas ciências (aqui, raramente), ou por pura esperteza e, no limite, por banditismo em nível corporativo, como são exemplos "El Chapo" e seu mestre, Pablo Escobar. Santos ou pecadores, são indivíduos fazedores, com grande poder de realização e liderança. O ponto comum entre todos é a enorme capacidade de criar e acumular ativos. São "realizadores", para o bem ou para o mal.

Pouco se ouve falar, contudo, de outra lista, semelhante à primeira, só que com sinal trocado. Em vez de serem acumuladores de ativos, há também os acumuladores de passivos ?" referência aos indivíduos produtores de guerras, de moléstias ou, simplesmente, detonadores de riqueza, aqueles capazes de agir só para erodir, derrubar, solapar e deletar a riqueza e a capacidade de crescer de uma empresa, comunidade ou país. Alguns desses seres especiais têm custado caro à humanidade inteira. Outros, ao seu próprio país.

Em recente artigo, Monica de Bolle levantou a pergunta incômoda, mas necessária: quanto nos custou Dilma? E deu números ao debate: "? o Brasil perdeu R$ 300 bilhões de renda e de riqueza nos últimos quatro anos?". Economistas podem fazer essa conta de "prejuízo bruto" de várias maneiras, todas válidas. Monica optou por olhar pelo lado da poupança, parcialmente destruída no período Dilma Rousseff. A poupança de famílias e empresas teria recuado ?" como ocorreu de fato ?" do patamar de 20% para 15% de um produto interno bruto (PIB) anual de cerca de R$ 6 trilhões. Perdemos, assim, cinco pontos porcentuais do PIB. Daí a conta de uma dilapidação de riqueza da ordem de 5% de R$ 6 trilhões, igual a R$ 300 bilhões. Será mesmo?
Herculano
03/02/2016 20:03
A SENHORA DE UM TRILHÃO, por Paulo Rabello de Castro

Parte 2

Estou disposto a colocar Dilma no Livro Guinness dos Recordes. Acho que Monica fez cálculo conservador da contribuição da nossa presidente para a destruição da riqueza nacional. Dilma seria a senhora de um trilhão de reais! Negativos, é verdade, mas ninguém pode ameaçar-lhe o troféu.

E por que um trilhão?

Pensem no quanto o Brasil teria crescido, a mais, se Dilma não tivesse feito nada (grande contribuição já seria!). A poupança referida por Monica ficaria nos 20% desde 2011, acarretando correspondentes investimentos, palavra-chave sem a qual não criamos riqueza nova alguma. Com 20% do PIB aplicado em investimentos (quem se lembra do PAC?) o país teria exibido um crescimento mais próximo do seu potencial, com ou sem a tal "crise mundial". O "potencial" do PIB é conceito usado pelos economistas para calcular quanto um país é capaz de fazer, ano a ano. No Brasil, tal potencial já foi de 7% ao ano (que saudade!); caiu para 5% no fim dos anos 1970, depois para 3% nas décadas perdidas de 1980 e 1990; ameaçou pequena melhora para 3,5% com o milagreiro Lula e, finalmente, recuou para 2,5% na era Dilma. Se ela nada houvesse feito para atrapalhar, ainda assim o país do juro alto e da carga tributária de manicômio poderia ter crescido uns 2,5% ao ano.

Dilma conseguiu, no entanto, perpetrar um estrago sobre o qual falarão para sempre nossos livros de História. Estimando as perdas de PIB, ano a ano, desde que Dilma se aboletou na cadeira presidencial, e supondo que a ela seja concedido completar a façanha, teremos esbanjado uns 15% do PIB ao longo do octênio dilmista, que, em valores de hoje, correspondem à estonteante marca de um trilhão de reais!
Herculano
03/02/2016 20:02
A SENHORA DE UM TRILHÃO, por Paulo Rabello de Castro

Parte 3

Mas tem gente querendo impedir Dilma de atingir seu recorde. Quanta maldade!

Outra maneira de garantir o recorde é pelo método da acumulação de passivos. É aquela roubada coletiva que ocorre quando metem a mão grande no nosso bolso enquanto cantamos marchinhas carnavalescas sem ira nem birra. É preciso, às vezes, um rio inteiro de lama ?" no sentido literal ?" para despertar o raquítico instinto de interesse coletivo do nosso povo. Acumulação de prejuízos, entretanto, não figura no Direito brasileiro como responsabilidade direta de um mau gestor público. A imputação se atém a atos administrativos, como apontados no "Relatório Nardes" sobre as pedaladas de R$ 40 bilhões, que Dilma se apressou a "pagar".

Mas pagar o quê, se a perda de riqueza permaneceu, como bem mostrou Monica? A omissão do dever de bem administrar gerou acumulação de passivos também pelo lado financeiro, pelos juros anormais que o Brasil vem pagando, e que pagará, pelo despautério da gestão dilmista ?" outro modo de se chegar ao mesmo trilhão de reais.

É o governo que nos avisou, na semana passada, quanto custou o encargo de rolar a dívida pública de R$ 3,9 trilhões: a bagatela de R$ 502 bilhões, apenas em 2015, entre juros e prejuízos de câmbio, os famigerados swaps inventados para segurar o câmbio antes do pleito de 2014. Este ano, mesmo com o Banco Central mantendo a taxa Selic onde está, a absurda conta do juro deve se repetir. Então, pelo lado do custo financeiro, Dilma também é a senhora de um trilhão de reais.

Os encargos dantescos elevaram a dívida pública de 51% do PIB, em 2011, para 66% ao final do ano passado. Bingo! São 15 pontos porcentuais do PIB acrescidos ao nosso passivo financeiro, portanto, mais um trilhão de reais acumulado à dívida dos brasileiros, pedágio ruinoso que todos pagamos para o mercado continuar "confiando" nas autoridades econômicas.

Um trilhão, essa é a conta. Juros a mais, PIB a menos, empregos eliminados, capital evaporado, confiança desfeita, futuro destroçado. Para tal crime, espantosamente, não parece haver remédio legal em nosso Direito positivo. Por isso a década "esbanjada" será concluída com êxito! Ninguém, afinal, conseguirá roubar essa Olimpíada de Dilma.
Paulo Filippus
03/02/2016 19:42
PSD E PT DE GASPAR, SEIS E MEIA DÚZIA

Quando o assunto é se defender do indefensável, assim como para o PT, para o PSD também vale denegrir e tentar assassinar reputações, da mesma forma que faz o PT na cidade.

Após a publicação na página do MBL de Gaspar sobre a autorização de se gastar até R$ 3,80 por litro de gasolina para os vereadores, o atual presidente da casa, Giovano Borges (PSD), na surdina foi comentar com uma moradora da cidade, tentando se explicar no facebook da tal, sem sequer citar a página da publicação ou alguma das pessoas que administra ela (provavelmente se referia a mim), de modo que pudéssemos se defender. Fez de uma tal forma que jamais esperava que viéssemos a ver. Mas vimos.

No caso ele tenta me denegrir, diz que sou mentiroso (porém está lá no site do Legislador pra quem quiser ver), e que se faço isso ou aquilo é porque um dia quero me eleger a algo. Ingênuo ele, mal sabe que faz mais de 10 anos que milito contra gente assim. E esse tipo de acusação, ou de "tentativa de justificação" das minhas atitudes em prol da comunidade, buscando revelar essas tramoias, são rotineiras e nunca me atingiram. Procure uma falsa acusação/justificação nova, essa já foi usada até quando discursei na Câmara pelo seu amigo petista.

Repito, os políticos da atual situação de Gaspar e seus soldados (PSD, PP e as vezes PMDB) falam tanto nisso, que provavelmente deve ser um pesadelo pra eles imaginar um cara que defende de forma tão ferrenha a eficiência, transparência e principalmente a ética no serviço público, sentado do lado deles. Quem sabe eu não dou esse prazer a eles e realizado esse pesadelo? Incentivos não me faltam.

Pra finalizar, o Giovano alega que mesmo com o teto ABSURDO de R$ 3,80, a "regra" é abastecer no mais barato. E diz ainda que já abasteceram a R$ 3,34 duas vezes. Porém deixei uma pergunta lá pra ele: Se a regra é essa mesmo, porque a SAMAE comprou 35 MIL LITROS por R$ 3,57/lt agora em Dezembro?
Antonio Carlos Nicolodi
03/02/2016 16:56
Tenho uma nova notícia não sei se interessa?
Pois em Ilhota andam acontecendo algumas coisas na prefeitura de Ilhota, participei do concurso público de Maio de 2014, para o cargo Técnico Adm. Financeiro, que tinha no edital 07 (sete) vagas na época passei em 2ºlugar, então, eu sempre subi que qdo um concurso é aberto por lei todas as vagas tem que ser preenchidas, por isso a maioria só coloca uma vaga nos cargos dos concursos atuais.
Bem, e quando chamam alguém que tirou em 1º lugar do concurso e se por ventura ele não puder assumir o cargo deve-se chamar o 2º, depois o terceiro, quarto assim por diante. Não o fizeram.
E enquanto esse concurso estiver em vigor não pode haver outro concurso no seu lugar. Em todo o território nacional é assim, certo?
Certo, menos em Ilhota, pois, lá além deles não respeitarem os candidatos da fila, pois eu não fui chamado (sou o segundo candidato da fila dessa vaga) ainda eles fizeram um 2º concurso(processo seletivo, destinado ao cadastro de reserva "ACT") com os mesmos cargos do concurso anterior de 2014, para contratação de cargos temporários, isso em outubro de 2015. E chamaram o 1º lugar desse concurso do cargo de Técnico adm. financeiro. Tudo registrado no diário oficial. Eles se acham acima da lei?
O Gaúcho
03/02/2016 16:07
Ao Editor da Olhando a Maré:

Buenas, tchê!
Como andas, meu guri?
Soube que um roxo cor da morte anda garganteando que pode atentar contra a tua coluna.
Puro esperneio; sabe que não levará a eleição.

O ordinário roxo aprendeu com a ORCRIM a ameaçar pessoas do bem. Tanto a chinelagem roxa como a vermelha defende aqueles que roubam o seu próprio dinheiro, sua esperança e o futuro.
Ao vomitar asneiras, o estulto mais parece um ataque de microcéfalo lulo-petista em curso, mesmo sendo peemedebista.

Sabes que conheço o Gilberto, e te asseguro que o nosso amigo não tem o perfil de quem vá se intimidar com um esquema de larápio gerido pelo Foro de São Paulo, ainda mais sabendo que és o âncora do jornal dele. Seria um tiro no pé.

Saudações do Extremo Sul
SISTEMA POLITICO BRASILEIRO
03/02/2016 14:49
É tanta coisa errada nesse sistema político, que desperdiçar nosso dinheiro é normal, está na lei.

Auxílio-moradia da elite do funcionalismo público custou R$ 50 milhões aos cofres de SC em 2015.
Em 2015, o Estado de Santa Catarina gastou quase R$ 50 milhões com auxílio-moradia para 1.028 integrantes da elite do funcionalismo: desembargadores, juízes, procuradores, promotores, conselheiros, auditores e deputados estaduais. Nenhum deles recebe menos de R$ 22,5 mil de salário e, mesmo assim, a legislação lhes garante esse complemento, que varia entre R$ 3,2 mil e R$ 4,3 mil mensais.

Dão auxílio moradia para quem tem imóvel próprio.
Pra quem tem condições de ter um imóvel próprio.
Para quem trabalha meio período.

Para quem tem direito a licença, recesso, férias, e mais um monte
de penduricalhos nos seus vencimentos, e que vai muito além do salário base. Não é uma crítica, a quem por direito e competência exerce a função de magistrado, desembargador, cargos eletivos. Ocorre que há um inchaço na máquina do estado, onde há um vício, que se transformou em peso, e uma desproporcionalidade gigantesca, onde o custo benefício para o cidadão, faz com que este trabalhe 6 meses do ano pra sustentar isso tudo, e fora toda a roubalheira, e o seu retorno é zero 0. Se houvesse um equilíbrio das contas públicas, tornar justa essa divisão dos recursos públicos, a lisura e respeito a coisa pública, teríamos com toda a certeza, aquilo que é básico a população, com qualidade. Não mais veríamos aviões da FAB carregando políticos, ao invés de priorizar transporte para levar órgãos a quem está numa fila a tempos esperando por uma doação; teríamos saneamento; teríamos merenda, teríamos vacinas ( hoje faltam vacinas básicas ), teríamos hospital, médico, dentista, exames; teríamos escola, creche; Portanto, nesta conjuntura atual, tudo aquilo que é básico é precário. A troco do quê esse penduricalho é tão pesado nas costa do cidadão?!

fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/02/auxilio-moradia-da-elite-do-funcionalismo-publico-custou-r-50-milhoes-aos-cofres-de-sc-
Sidnei Luis Reinert
03/02/2016 12:53
VIDEO DE OLAVO DE CARVALHO QUE VOCÊ PRECISA VER PARA ENTENDER O BRASIL

https://www.youtube.com/watch?v=HwBKQsbqh5k
Sidnei Luis Reinert
03/02/2016 12:29
Dilma, que só fala de aumentar imposto, receberá notificação sobre impugnação da chapa com Temer


Edição do Alerta Total ?" www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Não adianta o PT encher o saco dos brasileiros com as cínicas inserções comerciais da propaganda eleitoral (nada gratuita). A pressão política sobre o líder Lula e o desgoverno tende a ficar insuportável. A Presidenta Dilma Rousseff, que só fala em aumentar imposto, recebendo vaias como troco, está prestes a ser notificada judicialmente a apresentar defesa prévia na ação que corre o Tribunal Superior Eleitoral, pedindo a impugnação da chapa presidencial dela, com Michel Temer, por abuso de poder econômico na campanha de 2014. Temer já foi notificado ontem.

A ação de impugnação eleitoral alopra a petelândia e os peemedebostas. PT e PMDB são questionados sobre a destinação do dinheiro oriundo do esquema de corrupção na Petrobras para a campanha eleitoral. Nas diversas delações premiadas da Lava Jato, o tema parece bem claro. Só falta chegar ao caso relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, na ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) aberta ano passado. Há outras três ações no TSE contra a campanha de Dilma - o que reforça o desgaste contra a impopular e incompetente Presidenta (a falta de rima coincide com o desgoverno).

O que está ruim tem tudo para ficar ainda pior. A base amestrada já recebeu a missão (quase impossível) de impedir a criação de uma CPI para apurar irregularidades envolvendo a Bancoop (Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários). O alvo da CPI, por trás da cooperativa, seria o ex-presidente Lula e o ex-tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, que está preso em Curitiba por causa da Operação Lava Jato. Outras duas CPIs em fase de criação também apavoram o desgoverno: a do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e a da Fifa.

Dilma continua desagradando a gregos e baianos. Ontem, na inédita ida ao Congresso para a abertura do ano legislativo, Dilma foi vaiada em dois momentos: quando pediu a volta da CPMF e quando tentou explicar o aumento da carga tributária. Até a base aliada ensaiou apupos quando Dilma falou de reforma da Previdência. Parlamentares do PT, sobretudo os mais ligados aos movimentos sindicais, não querem ouvir falar no assunto.

Dilma considera a aprovação da CPMF crucial para a tal "recuperação do equilíbrio fiscal". Como ninguém acredita em tal conversinha, a "oposição" rejeita a a proposta do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT- CE), de incluir uma emenda prevendo a recriação da CPMF na a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Atualmente, já tramita na Câmara uma PEC que recria o tributo, mas a proposta ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde nem sequer tem parecer. Já a PEC da DRU já foi aprovada pela CCJ e deve receber parecer do relator nos próximos dias. Aprovada, ela seguirá para o plenário da Câmara.

É por tudo isso e muito mais que o PT é considerado a mais corrupta de todas as legendas políticas, na opinião de mais de 7 em cada 10 brasileiros, que também acham que nem o partido nem Lula têm mais moral para falar de ética. Apenas 15% dos brasileiros continuam acreditando na honestidade do PT, contra 27% em 2005, no auge do escândalo do mensalão. O quadro preto, revelado pela pesquisa do Instituto Ipsos, confirma que o PT deixou de ser considerado o partido dos pobres para se transformar na legenda dos corruptos: 71% dos entrevistados consideram o partido de Lula o mais corrupto entre todos. Em 2002, antes de chegar à Presidência, o PT tinha 28% de aprovação popular. Agora, depois de 13 anos no poder, tem apenas 6%.

Se Dilma continuar insistindo no aumento de imposto, a impopularidade dela e do PT vi aumentar, levando Lula para o mesmo inferno.
Herculano
03/02/2016 07:49
A PALAVRA DO CAPITÃO, por Carlos Brickmann

Para o então presidente Lula, José Dirceu era o capitão do time. Era, enquanto esteve no Governo; e depois de deixar o Governo também. Como disse o próprio Dirceu, ele, quando dava um telefonema, "era o telefonema". Dirceu também disse ao juiz Sérgio Moro que, quando fazia assessoria, seu trabalho era "personalíssimo", pelo qual R$ 120 mil mensais se tornavam irrisórios. Certo: ninguém contratava Dirceu para ter aqueles relatórios pasteurizados com gráficos coloridos, bonitinhos, que nada analisam e nada significam. Quando dava consultoria, sabia que estar a seu lado ajudaria o cliente. Até agora ninguém tinha dito com tanta clareza o motivo pelo qual empresas e empresários queriam contratá-lo.

Prestemos atenção em Dirceu, pois; e há trechos em seu depoimento que estão passando despercebidos. Ele sabe das coisas. O que diz é para ser levado a sério.

1 - Todas as nomeações do Governo passavam por ele, sim; e isso por ocupar a Casa Civil. Também tinha suas preferências, claro. Mas nenhuma nomeação era feita sem aprovação formal do presidente Lula. Se Dirceu fez, Lula aprovou.

2 - Dirceu diz que nem conhecia Renato Duque ao escolhê-lo para a Petrobras - Duque, diretor de Serviços, está hoje preso. Mas que, entre Duque, indicado pelo PT paulista, e um nome do PSDB, preferiu o petista, mesmo porque o PSDB já tinha recebido um cargo em Minas. Ou seja, o PSDB também lhe indicava nomes. Os tucanos o desmentem com dureza, mas Dirceu não é burro: não diria isso ao juiz se não tivesse respaldo. Agora é investigar a palavra do capitão.

MAIS LATIM, MENOS GROSSERIA

Não, Valério Máximo não é um certo carequinha que, preso e condenado, passa o tempo propondo delações premiadas que até agora ninguém quis ouvir. Valério Máximo é o escritor romano que registrou a frase "Ne sutor ultra crepidam" - não vá o sapateiro além das sandálias. A frase tem mais de dois mil anos, e até hoje há quem dê palpite no que não entende.

O conhecido advogado Nilo Batista, ex-governador, não precisaria ter estudado Direito para defender seu cliente Lula com ofensas aos adversários. Para Batista, "Lula é achincalhado por coxinhas". Mas cada cidadão, diz a lei, tem direito de ser coxinha, com o recheio ideológico que quiser; e tentar desqualificá-lo não é coisa de advogado famoso.

Não há argumento, exceto insultos, para defender seu cliente?

MAIS PORTUGUÊS

O apê que é ou não é do Lula é tríplex ou triplex? Tanto faz: o juiz da questão é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, que registra as duas formas. Usemos, então, a norma mais popular: triplex, duplex, com acento na última sílaba. O esforço dos jornais ao insistir em acentuar "tríplex" é comovente.

Ah, se soubessem que há as duas formas!
Herculano
03/02/2016 07:48
O QUE É SEM SER, por Carlos Brickmann

Vamos resumir a história do triplex. A família Lula diz que o apartamento não é dela, porque em novembro de 2015 desistiu da opção de compra. Só que a assinatura consta de um documento de 2009. Deve ser a confusão da cooperativa que suspendeu as obras, né? A família visitou o imóvel na companhia do presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro.

Coincidência: ele estava lá, veja só, quando os Lula da Silva chegaram. Deve ter sido também por coincidência que a OAS reformou a unidade 164 A, justo a reservada a Lula! Dizem que empreiteiros não têm coração. Mas quem poria mais de R$ 700 mil num imóvel sem ter pelo menos o compromisso de compra e venda?

E pare de falar mal da mais honesta viva alma, seu empadinha acoxinhado: nunca viu uma coincidência?

DILMA NO JOGO

A pesquisa Ipsos, realizada em todo o país nos últimos dias, aponta a presidente Dilma com 6% de popularidade. Dilma está na disputa: pertinho do preço da gasolina, acima da ação da Petrobras e do dólar, perdendo ainda para a inflação. Todos os alertas estão acesos no Governo: com apoio tão baixo, como: a) conduzir a administração; b) criar condições para eleger seu sucessor.

E as coisas, conforme os avanços da Operação Lava Jato, podem piorar para o Governo.

A VOLTA DO CONGRESSO

Deputados e senadores retomam agora as atividades, depois das férias. Um Governo sem base de apoio popular tende a perder força no Parlamento - especialmente lembrando que, neste ano, haverá eleições municipais, e cada congressista tem candidato em suas bases eleitorais. A primeira lei de cada parlamentar é garantir sua sobrevivência política.

E Governo fraco, para ele, é uma ameaça.

ALIMENTANDO BOLSOS

Quem andou roubando recursos da merenda escolar de São Paulo? As investigações sobre esse desvio inacreditavelmente perverso estão começando, é cedo para apontar culpados. Mas há coisas complicadas. O presidente da Assembleia foi acusado (até agora sem provas) de receber propina.

Mas ele só pode ser investigado pelo procurador-geral de Justiça do Estado - do qual sua esposa é assessora. A esposa do procurador-geral, por sua vez, trabalha na Consultoria Jurídica da Secretaria do Governo. É preciso tomar cuidado com esses nós, para que a investigação não deixe dúvidas sobre a inocência ou não dos acusados.
Herculano
03/02/2016 07:38
INCOMPETÊNCIA, por Hélio Schwartsman para o jornal Folha de S. Paulo

Não há impeachment por incompetência. É o que vêm declarando alguns dos que se opõem ao afastamento de Dilma Rousseff. Também sou contra tirá-la agora, mas discordo do argumento.

É verdade que nem a Constituição nem a lei n° 1.079/50, que regulamenta o impeachment, elencam o termo "incompetência" entre as razões para a impugnação. Mas o fato de a figura não constar explicitamente nos diplomas não implica que não esteja embutida nos 65 tipos listados e na própria dinâmica do processo.

Para começo de conversa, não faz muito sentido que o mandatário possa ser cassado por minudências burocráticas como "não prestar ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas relativas ao exercício anterior" (art. 9, 2), mas não por administrar o país de forma ruinosa, o que pode em princípio produzir consequências muito mais devastadoras para muito mais gente. "A minori, ad majus", diriam os juristas.

A própria lei nº 1.079 traz o remédio contra essa aparente incongruência. Ela oferece um cardápio de enquadramentos suficientemente vagos para comportar qualquer conduta. O campeão é o art. 9, 7: "Proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo".

Alguns tipos são tão abertos que, na prática, é como se todos os presidentes já viessem pré-impedidos. Para concluir seu mandato, precisam ser capazes de evitar que se forme, no Congresso, uma maioria de 2/3 dos parlamentares disposta a derrubá-los, o que, convenhamos, não é muito difícil. Na verdade, quando um governante consegue mobilizar contra si 2/3 do Parlamento, é porque já deixou de governar há muito tempo. Aí o impeachment se torna apenas a oficialização de um fato.

Não creio que tenhamos chegado a esse ponto nem acho que chegaremos, mas, já que não nos livraremos da crise, devemos ao menos aproveitá-la para refinar os argumentos.
Herculano
03/02/2016 07:20
DEPOIS QUE DILMA FOI EMBORA, PT E PSDB QUEBRARAM O PAU NA TRIBUNA DO SENADO, por Josias de Souza

Parte 1

Durou pouco a atmosfera de concórdia que Dilma Rousseff tentou criar ao comparecer à sessão inaugural do ano legislativo de 2016. Em seu discurso, a presidente propôs uma "parceria com o Congresso" para superar a crise. Depois que ela foi embora, petistas e tucanos quebraram o pau no plenário do Senado. Bem cedo perceberam que já é muito tarde para o diálogo.

Os petistas revezaram-se na tribuna. Deram de ombros para o pronunciamento de Dilma. Saíram em defesa de Lula e de seus familiares. E atacaram ferozmente o tucanato. Líder do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima reagiu. No auge do arranca-rabo verbal, o petista Lindbergh Farias disse que Lula sofre "uma campanha de ódio dirigida por setores da mídia brasileira." Comparou-o a FHC.

"Ele foi o presidente que fez a organização das instituições para que houvesse investigação no país, porque tucano não gosta de investigação. Na época do Fernando Henrique Cardoso, não havia investigação. O procurador-geral Geraldo Brindeiro era conhecido como engavetador-geral da República. Ele foi nomeado três vezes. Na quarta vez, houve uma eleição. Sabe em que lugar o Geraldo Brindeiro ficou? Em sétimo lugar, fora da lista tríplice. Sabe o que fez o presidente Fernando Henrique? Nomeou o sétimo colocado."

Lindbergh prosseguiu: "Sabem quantas operações da Polícia Federal houve nos oito anos de governo Fernando Henrique? Foram 48, seis por ano. Isso é um escândalo. Hoje, são mais de 250 por ano. Olhem a comparação!"

Cunha Lima chamou de "pueril" a tese do petista. Afirmou que, sob FHC, "não se praticavam tantos crimes como se pratica hoje." E Lindbergh: "Ah! Vossa Excelência acredita nisso? Ah!" O líder tucano elevou o tom. "Não havia uma organização criminosa comandando o Brasil, senador."

Abespinhada, com a equiparação do PT a uma quadrilha, a senadora petista Fátima Bezerra recordou que a Justiça Eleitoral passou o mandato de Cunha Lima na lâmina quando ele era governador da Paraíba. "Vossa Excelência foi cassado, como outros. Então, [?] a organização criminosa, tempos de corrupção, isso vem de longe."

Cunha Lima reagiu: "Não fui cassado por corrupção, não fui cassado por malversação de dinheiro público? Curiosamente, veja só, senadora, a Justiça Eleitoral me puniu acreditando que um programa social que apliquei no meu governo, muito semelhante ao Bolsa Família, teria interferido no resultado da eleição. Foi essa a razão da minha cassação: um programa social que a Justiça Eleitoral entendeu que havia interferido no resultado da eleição."

Nesse ponto, o tucano evocou o processo que corre no TSE contra Dilma e o vice Michel Temer por suspeita de abuso do poder econômico na campanha presidencial de 2014. "O que dizer de tudo o que foi feito pela candidata Dilma? Não sei até quando ela será presidente, porque além do processo de impeachment há as ações na Justiça Eleitoral. E é um rosário de crimes que foram praticados e que devem ser analisados. Quem for inocente vai ter a oportunidade de provar a sua inocência. Não se desesperem tanto!"

"Não confunda desespero com indignação", Lindbergh voltou à carga. Ele tachou de "ridícula" a investigação sobre o triplex no Guarujá, que o Minitério Público de São Paulo suspeita ser de Lula. Manuseando recortes de jornal, insinuou que há investigações melhores por realizar. Lindbergh lastimou: "Nunca foram atrás do apartamento do Fernando Henrique Cardoso", na rua Rio de Janeiro, no elegante bairro paulistano de Higienópolis.
Herculano
03/02/2016 07:19
DEPOIS QUE DILMA FOI EMBORA, PT E PSDB QUEBRARAM O PAU NA TRIBUNA DO SENADO, por Josias de Souza

Parte 2

O imóvel pertencia ao banqueiro Edmundo Safdié, ex-dono do Banco Cidade, disse o senador. Teria sido adquirido pelo ex-presidente tucano por R$ 1,1 milhão. "Não estou falando desse 'triplexzinho' no Guarujá", ironizou Lindbergh. "O apartamento tem quatro suítes e cinco vagas na garagem."

Lindbergh mirou também em Aécio Neves, presidnete do PSDB: "Eu quero que passem a limpo este país, senador Cássio, vamos atrás dos apartamentos de todo mundo. O seu colega, o senador Aécio, tem um apartamento no Rio de Janeiro. Quanto custa? Como foi comprado? Existe uma perseguição sistemática contra o presidente Lula. E isso não vamos admitir. Tocar no presidente Lula é chamar a gente para a luta. Nós não vamos ter covardia nesse momento."

Cunha Lima lamentou: "Aécio Neves possui no Rio de Janeiro um apartamento comprado há 50 anos pela mãe do senador. Esse apartamento pertence à família do senador Aécio há 50 anos, adquirido por sua genitora. O desespero é tamanho que tentam mostrar que no quarto escuro todos ficam iguais. E nós não somos iguais. Temos diferenças profundas."

O triplex do Guarujá é "caso de polícia, não de política", alfinetou o tucano. "Lula pode ser investigado, como qualquer cidadão." E Lindbergh: "Nós é que queremos que a investigação seja para todos, inclusive para o seu colega Aécio Neves, que foi citado pela segunda vez por delatores [na Lava Jato]. O Ministério Público vai ter de abrir [inquérito]. Por que isso? Tucano não se investiga? Tem de abrir. Nestor Cerveró falou que foram R$ 100 milhões de propina no governo Fernando Henrique. Tem de ser investigado."

"O senador Aécio sequer está no plenário para se defender", queixou-se Cunha Lima. "É impressionante a deslealdade de Vossa Excelência." Lindbergh não se deu por achado: "Temos de acabar com essa história, no Brasil, de que tucano não é investigado. Pau que bate em Chico bate em Francisco. Isso tem de acontecer."

Antes de Lindbergh, escalaram a tribuna do Senado para defender Lula outros dois petistas: Jorge Viana, vice-presidente do Senado, e Humberto Costa, líder da bancada de senadores do partido. Viana disse que ocorre no país "uma verdadeira caçada ao presidente Lula e seus familiares." Humberto falou em "odioso cerco."

"Este é um país que tem exemplos", afirmou Viana. "Quem foram os grandes presidentes do Brasil? Getúlio Vargas se matou como um bandido, como um corrupto, como um homem do mal. E a história depois o julgou, e o julga até hoje, como um dos grandes presidentes da Nação. Como morreu Juscelino Kubitschek? Morreu como um ladrão, como um corrupto, como uma pessoa desmoralizada. E quem o desmoralizou, quem o carimbou como corrupto? Setores da grande imprensa brasileira, num conluio com algumas autoridades da época."

Viana insinuou que Lula virou alvo para desviar a atenção de um escândalo que tisna o governo tucano de Geraldo Alckmin, em São Paulo: a máfia da merenda escolar. "Há denúncia contra o presidente da Assembleia Legislativa e contra secretários do governo Alckmin, do PSDB. Milhões de reais desviados, dinheiro tirado da merenda das crianças. Isso não é manchete. O assunto é a canoa que dona Marisa comprou para pescar" no sítio de "amigos" que a família Silva utiliza em Atibaia.

O tucano Cunha Lima disse que os petistas esquecem que a oposição não tem nada a ver com as investigações que varejam Lula e o petismo: "Nossa única participação é de apoio ao Ministério Público, à Polícia Federal e às instituições." Num ano de eleições municipais, que funcionarão como uma espécie de prévia de 2018, é improvável que a temperatura do caldeirão desaqueça. A chance de vingar a "parceria" sugerida por Dilma é nula.
Herculano
03/02/2016 07:11
JK NA VIEIRA SOUTO E LULA NO GUARUJÁ, por Elio Gaspari, para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Dias depois da morte de Juscelino Kubitschek o presidente Ernesto Geisel recebeu uma carta de um coronel zangado. Ele dizia:

"Estamos assistindo a 'choradeira' nacional pela morte de JK, muito bem urdida e explorada pelos comunas e seus eternos aliados irresponsáveis. (...) O que é mais triste, prezado amigo, e disto discordo, é ver-se o governo decretar luto oficial por três dias."

JK tivera um funeral apoteótico e Geisel contrariara a opinião do seu ministro do Exército, decretando o luto. O presidente tinha horror a Juscelino e anos antes participara da decisão que cassou seu mandato de senador, banindo-o da vida pública por dez anos. Geisel anotou na carta do coronel:

"O lamentável é que as provas não eram provas de qualquer valor jurídico. Na realidade, eram indícios, embora todos soubéssemos da ladroeira consumada. Eu penso que não houve, nem haveria condenação."

O símbolo da "ladroeira" era um apartamento no edifício Ciamar (Avenida Vieira Souto, 206, o mesmo onde viveria Caetano Veloso).

Como chefe do Gabinete Militar da Presidência e secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Geisel acompanhara o inquérito que investigou o caso do apartamento. As acusações eram duras. Sem concorrência, JK entregara a construção de uma ponte unindo o Brasil ao Paraguai a um consórcio de empreiteiras (Sotege-Rabello). Os empreiteiros seriam responsáveis pela construção do edifício Ciamar e também por benfeitorias feitas num terreno que o governo paraguaio doara a Juscelino na região de Foz do Iguaçu.

Quem passava pela Vieira Souto e via "o apartamento do Juscelino" decidia que JK era corrupto e seu governo, uma "ladroeira consumada". Afinal, fora substituído por um político que fez da vassoura o símbolo de sua campanha. O ex-presidente foi proscrito por uma ditadura que tinha como objetivo afastá-lo da sucessão presidencial de 1965. A corrupção era um pretexto.

O eixo empreiteira-apartamento-presidente ressurgiu com as conexões em que se meteu Lula. O tríplex do edifício de Guarujá reencarna o da Vieira Souto e Nosso Guia, como JK, pode ser candidato à Presidência. Para quem não gosta dele, como para quem não gostava de Juscelino, não há o que discutir: é a "ladroeira consumada". Felizmente, a ditadura se foi e restabeleceu-se o Estado de Direito. Nele, acusação não é prova e a condenação depende do respeito ao devido processo legal.

O tríplex de Guarujá está sendo tratado de forma semelhante ao apartamento de JK. Um promotor de São Paulo acredita que já juntou provas para comprovar a malfeitoria de Lula. O núcleo de investigadores da Lava Jato, menos espetaculoso, vem buscando a conexão da maracutaia a partir da lavanderia de dinheiro de uma offshore panamenha. Tomara que feche o círculo.

Metamorfose ambulante, Lula diz que não é dono do tríplex e que desistiu dele em novembro passado. Também não tem nada a ver com o sítio de Atibaia. Acredita quem quiser. Certezas, cada um pode ter as suas; sentenças, só a Justiça produz. O papel do Ministério Público e do Judiciário é o de trabalhar em cima de provas, porque se essa porteira for aberta, não se derretem apenas os direitos de pessoas metidas em "ladroeiras consumadas", derretem-se os direitos de todos.

O edifício Ciamar foi rebatizado e hoje se chama JK.
Herculano
03/02/2016 07:05
REFORMA DE "SÍTIO DE LULA" INCLUI ADEGA FABULOSA, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Entre as melhorias da Odebrecht no sítio atribuído ao ex-presidente Lula, em Atibaia (SP), que ele visitou ao menos 111 vezes, estaria a parte da sua adega, climatizada, muito elogiada pelos amigos. A reforma do sítio, paga em dinheiro vivo pela empreiteira que roubou a Petrobras, custou R$ 500 mil em material de construção adquirido em loja local. A ex-dona citou pagamentos semanais de R$ 90 mil, cash.

Presentes 'espontâneos'

Lula acumulou vinhos "doados" por embaixadores brasileiros em países que ele visitou nos últimos anos de presidência.

Só vinhos especiais

Antes de cada viagem, os embaixadores recebiam a "sugestão" de "presentear" Lula com vinhos especiais, cuja lista era depois enviada.

Sabor amargo

Vários embaixadores foram obrigados a se endividar para adquirir a lista de vinhos que era enviada por e-mail pelo Palácio do Planalto.

Tem até lago

O sítio de mais de 170.000 metros quadrados tem até um lago, onde Lula pesca. Inclusive usando o barco presenteado por sua mulher.

APARATO DE SEGURANÇA NÃO PROTEGEU DILMA DE VAIA

O forte aparato de segurança de Dilma, no plenário da Câmara, nesta terça (2), foi considerada por opositores "uma agressão" da presidente ao Poder Legislativo. Ela entrou no plenário cercada por sete seguranças, além de ouros oito colocados em posições estratégicas. Nem mesmo Barack Obama, presidente mais poderoso do mundo, ousou entrar com seguranças no plenário da Câmara dos Estados Unidos, dia 13, para fazer o tradicional discurso do "Estado da União".

Segurança excessiva

O deputado e ex-ministro Raul Jungmann (PPS-PE) ficou impactado: "Foi uma segurança digna de encontro entre o papa e o Obama..."

Ela não gosta deles

O comboio que levou Dilma ao Congresso tinha 9 carros, quase todos com seguranças. No plenário, havia apenas deputados e senadores.

Ocupação militar

A segurança presidencial, a cargo do Exército, "ocupou" o plenário e todas as dependências por onde Dilma passaria, na Câmara.

Sapato velho

Durante "varredura" antes de Dilma chegar ao plenário da Câmara, os segurança encontraram um sapato velho, num canto ?" que, claro, logo recebeu tratamento de "artefato" que poderia ser atirado na presidente.

Conversa mole

Dilma repetiu ontem a lorota de que os acordos de leniência com as empreiteiras que roubaram a Petrobras "garantem os empregos". Garantem sobretudo que donos das empresas, quase todos escapando ilesos na Lava Jato, continuem faturando alto. Inclusive no governo.

Programa petista

Dilma trombeteava as maravilhas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, quando o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) não perdeu a piada, em voz alta: "Teve até tríplex!" Gargalhadas gerais.

CPMF inadmissível

O senador Reguffe (PDT-DF) criticou a defesa que Dilma fez da CPMF. "Com uma carga tributária de 36% do PIB, a maior dos BRIC, o governo fica pensando em aumento de imposto. É inadmissível", diz.

Janot agiu como em 2015

O procurador-geral Rodrigo Janot não citou Eduardo Cunha em seu discurso, no Supremo Tribunal Federal, porque nunca o fez. Em 2015, na mesma solenidade, ele só mencionou os presidentes dos poderes. E se saudou a Renan Calheiros por ser ele o presidente do Congresso.

Medo da rebordosa

Para tentar escapar de críticas, após devolver à estaca zero o processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), dirá que seguiu orientação técnica.

'Assessor' investigado

Investigado por rufianismo e estelionato, o curitibano Jean Fernando Soares, 31, que subloca quitinetes no Setor Sudoeste de Brasília para prostitutas, alegou na 3ª DP que assessora o deputado Alex Canziani (PTB-PR). No gabinete do parlamentar, é um completo desconhecido.

Chuva de dinheiro

O coronel PM e deputado Alberto Fraga (DEM-DF) ficou sob vigilância da segurança de Dilma. Ela tinha no bolso um maço de "PeTrodollars". Os seguranças achavam que ele atiraria as cédulas em Dilma.

Maníaco predestinado

O dentista Bilal Ahmed se perdeu pelo nome. Foi preso em Washington por abuso sexual: colocou o pênis na boca de um paciente sedado.
Herculano
03/02/2016 06:56
DILMA NÃO TEM IDEIA, por Vinicius Torres Freire, para o jornal Folha de S. Paulo

Neste ano, o total de dinheiro emprestado pelos bancos deve diminuir de novo. O total dos rendimentos do trabalho vai cair mais neste 2016. O consumo também, afora milagres.

Itaú e Bradesco estimam que vão emprestar menos dinheiro. É o que acabaram de dizer nesta temporada de anúncio de lucros. Para ser mais preciso: a carteira de crédito desses bancos deve crescer menos que a inflação.

Em 2015, o total dos empréstimos do Itaú baixou 6,1%, descontada a inflação. No Bradesco, 6,2%. Nos bancos nacionais menores, o declínio foi bem maior. O total de dinheiro emprestado no país diminuiu 3,7% em 2015.

O Bradesco estima que sua carteira de crédito vai aumentar entre 1% e 5% neste ano. Tomemos a média: 3%. Descontada a inflação prevista para 2016, dá uma queda real de uns 4%. Na média do Itaú, de uns 4,6%.

No ano passado, o total de empréstimos da banca estatal aumentou só 0,2%. Afora loucuras do governo (fazer mais dívida para dar crédito), a coisa não deve ser melhor em 2016. E daí?

Até outubro de 2015, a massa de rendimentos caía 1,2%; o crédito baixou 3,7%. Com essas pauladas e a depressão de ânimos, o consumo de varejo caía 3,5% até novembro de 2015 (sob Lula, crescia a 6% ao ano).

A baixa do número de pessoas empregadas e a do salário médio deve ser maior em 2016. O crédito deve cair de novo. Como o consumo vai se salvar? Na pele, a sensação de crise vai ser mais ardida.

Pode ser diferente? Até poderia, caso Dilma Rousseff tivesse planos para lidar com o problema de base mais imediato, a ruína em que deixou as contas do governo. Não tem.

Depois do discurso inócuo no Conselhão, na semana passada, a presidente foi ontem ao Congresso reforçar a impressão de que não tem planos para uma reviravolta.

Dilma Rousseff voltou a pedir a CPMF e a DRU (lei que desobriga o governo de gastar parte do Orçamento segundo as normas que vinculam receita a certas despesas). Propôs vaga reforma da Previdência. Sobre a pindaíba federal, sugeriu um teto legal de gastos para o governo.

Parece lindo. Mas, nesses termos, esse limite dá em besteira ou a presidente está propondo reduzir investimentos, salários do funcionalismo e o valor dos benefícios sociais quando a receita não crescer. É isso?

Certas despesas do governo crescem sem limite, exista ou não dinheiro, como as do INSS. Outras, crescem tanto quanto a receita, por lei. Se a receita é constante de um ano para outro, é preciso pois apertar em outro lugar: investir menos em obras, não reajustar salário de servidor ou benefício social.

Seria o arrocho que não ousa dizer seu nome, feito à matroca, ineficiente em vários sentidos. Quanto a limites, de resto, recorde-se que, em especial a partir de 2013, o governo não apenas descumpriu as metas fiscais como arrebentou todas as contas, mentindo, aliás, sobre o que fazia.

Ao propor um teto de gastos, sem mais explicações ou medidas, o governo quer plantar um pé de feijão do gigante da história infantil dentro de uma casa com teto baixo. Vai estourar, é claro. É preciso, pois, limitar cada despesa desembestada e acabar com gastos obrigatórios, em um plano ordenado de longo prazo, entre outros planos necessários de reforma do Estado. Não há.
Carrapataço
02/02/2016 23:50
A Dilma microcefálica tá preocupada em pegar o zica vírus. Se ela pegar vai perder os únicos dois neurônios que tem, o TICO e o TECO.

Tô grudado em vocês e não vou largar do pé.
Lesma Zúque
02/02/2016 23:44
Chegou ao Brasil a pílula Genius X, que segundo especialistas aumenta em muito a capacidade da memória.
A ANVISA devia distribuir de graça aos petistas.
Vai que dá um up-grade.
Herculano
02/02/2016 21:54
FALTA À HUMILDADE DE DILMA UM QUÊ DE CONTRIÇÃO, por Josias de Souza

Ninguém quer ver Dilma Rousseff ajoelhando para pedir perdão. Nem de uma gestora em apuros se esperaria semelhante teatro. Mas esta presidente é culpada pela crise econômica que carcome a sua credibilidade. E não obterá a "parceria'' que reivindica enquanto não abandonar a convicção segundo a qual a crise é "internacional", seus efeitos sobre o Brasil serão "transitórios" e tudo terminará bem porque seu governo dispõe de uma "agenda".

Dilma foi ao Congresso. Entregou pessoalmente a mensagem do Executivo com as prioridades que defenderá no Legislativo em 2016. O ministro Jaques Wagner disse que a presença da presidente entre os congressistas foi um gesto de "humildade". O presidente do Congresso, Renan Calheiros, declarou que não é hora de apontar responsabilidades, mas de buscar soluções. Avaliou que Dilma abriu-se para o diálogo.

Humildade? Nenhum movimento dramático seria necessário se a Dilma que cumpre seu segundo mandato já tivesse reconhecido que a Dilma dos primeiros quatro anos foi uma administradora precária. Diálogo? Sem uma boa contrição, dificilmente se estabelecerá uma comunicação sincera entre Dilma e o Congresso.

São notáveis as escolhas que Dilma não fez quando tinha popularidade, base congressual e poder para realizá-las. Ainda que se desconsidere o governo Lula, período em que madame mandou na economia desde 2006, quando Antonio Pallocci se auto-implodiu, há o tempo já decorrido de sua própria administração.

Depois de mais de cinco anos de nenhuma responsabilidade fiscal, de absoluta negligência com o rombo crescente da Previdência, e de um mal disfarçado autoritarismo gerencial, conclui-se: ou a humildade de Dilma é falsa ou a presunção de autossuficiência a impede de reconhecer que também está sujeita à condição humana.
Herculano
02/02/2016 21:21
da série: falta combinar com o sindicato do PT, PCdoB, PCO, PSOL...

FUNÇÃO DE COBRADOR DE ONIBUS SERÁ EXTINTA EM BLUMENAU, por Carlos Tonet

Anoteis em vossas cadernetas: a função de cobrador de ônibus será extinta em Blumenau.

O processo é inexorável e eu vos garanto: já está decidido.

De acordo com o Seterbão, o custo do cobrador hoje representa cerca de 70 centavos em relação aos R$ 3,65 da passagem.

A coisa pode demorar um pouco, mas vai acontecer.

Primeiro, a Piracicabana precisa ganhar a nova licitação, o que deve ocorrer sem muitos problemas.

Quando a licitação ficar pronta, ela vai estar enfronhada na cidade, com uma frota grande e não haverá ninguém capaz de bancar a mesma quantidade de ônibus.

Para eliminar os cobradores, será preciso revogar a Lei Betinho, de 2003, que torna eterna a existência de cobradores na cidade.

Eu calculo que no máximo em um ano a coisa estará resolvida.

O que eu penso a respeito?

Penso que algumas funções vão se tornando obsoletas.

Cobrador de ônibus é uma delas.

Além disso, a função de cobrador quase sempre é um emprego temporário para jovens.

Nenhum adolescente chega pra mãe e diz: "Mãe, decidi o que quero ser da vida. Quero fazer carreira como cobrador de ônibus".
Sidnei Luis Reinert
02/02/2016 20:06
Herculano,Indústria brasileira caiu 8,3% em 2015, pior resultado de toda a série histórica.

Gasolina por R$ 3,80? Deve ser gasolina de avião, pois o Vice-Presidente da Mesa Diretora não decola!
Sujiro Fuji
02/02/2016 19:10
É a atitude de um político que o faz dignificar.
ANDRÉIA PREFEITA.
Eraclytos Fracus
02/02/2016 19:09
Decreto numero 25/2016

Considerando...

Considerando.....

Resolve:

Paragrafo Único: "Fica expressamente proibido, funcionários e vereadores(as) a visitar sites pornográficos pela internet e computadores de propriedade da Camara municipal"

Este decreto entra em vigor a partir de sua publicação.

A Câmara Municipal de Ilhota, informa que em sua antena de rádio, não tem cabo de aço impedindo o direito de ir e vir especialmente de pessoas com deficiência visual.

Só alguns vão entender esta mensagem, entre eles o sr. Herculano, que é um dos homens mais inteligentes da região e também a parte envolvida.


Lélo
02/02/2016 17:30
Amarildo na sessão de hoje, disse que os vereadores mirins, irão fazer um trabalho de diferente dos vereadores adultos.. Claro vão fazer algo pelas escolas que representam, já alguns vereadores não fazem nada!
E lembrando não gosto de vereador em festas de igrejas e eventos e etc.... Mas sim de idéias e novas alternativas....
Servidor descontente
02/02/2016 17:20
Dúvidas!
Por que os professores efetivos das escolas iniciam suas atividades depois dos professores de CDIs sendo q o salário é o mesmo???
Por que escriturários nos CDIs? Eles farão o papel de secretários, ñ é mesmo?
E a palestra q acontecerá na próxima sexta-feira dia 05, será novamente uma tentativa de lavagem cerebral???
Renato Luiz Nicoletti
02/02/2016 14:36
Boa tarde. De fato o PSDB e DEM, reuniram-se com o PSD, para tratar de formação de futura coligação para o pleito de 2016. Não é segredo pra ninguém que a vinda da vereadora Andréia Nagel, para o PSDB teve o firme propósito de formar uma opção na majoritária, para disputa na próxima eleição municipal. Desde o primeiro anúncio este propósito ficou demonstrado. Igualmente nunca foi segredo pra ninguém que a vereadora veio com a condição de estar na cabeça da chapa. Em todas as conversas com os partidos isso foi deixado sempre muito claro. Por razões óbvias não conversamos apenas com o PT. Todos os demais, que demonstraram interesse em participar diretamente no pleito à majoritária, conversamos. Diante do quadro que hj se apresenta no Município, nós do PSDB temos como objetivo, definir nossa chapa até o final deste mês. O PSD é uma agremiação forte no Município e já declinamos nosso desejo que estejam conosco na caminhada. Abertamente colocamos nossa posição. Continuamos as conversas e esperamos que possamos estar juntos.

Presidente Executiva PSDB - Gaspar.
Herculano
02/02/2016 14:14
RESOLUÇÃO Nº 04/2016

AUTORIZA GASTOS COM AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Gaspar, no uso das atribuições contidas no art. 39, inciso VIII, da Lei Orgânica Municipal, e art. 31, incisos IX e X do Regimento Interno,

CONSIDERANDO que não há formalizado, para este exercício financeiro, procedimento licitatório para aquisição de combustível a ser utilizado pelos dois automóveis da Câmara de Vereadores;

CONSIDERANDO que a Presidência desta Casa, através do Ofício Presidência nº 01/2016, datado de 7/1/2016 [cópia anexa], oficializou ao servidor Pregoeiro para que inicie os procedimentos necessários para efetivação de processo de licitação, via Pregão Presencial, para viabilizar a contratação de aquisição de combustível [gasolina tipo C];

CONSIDERANDO que dos três servidores membros da equipe de apoio ao Pregoeiro dois servidores estão ausentes [Rui Donizete de Góis Vieira, férias até 24/1/2016, e Marcelo Peterson Pereira, licença-prêmio até 21/1/2016];

CONSIDERANDO que o mandato desta Mesa Diretora iniciou em 1/1/2016 e por isso a Presidência vem gerindo e tomando as providências deste ano legislativo conforme os assuntos internos vão chegando ao seu conhecimento; e

CONSIDERANDO os princípios da continuidade dos serviços públicos, da eficiência, da moralidade e legalidade além de outros que norteiam a Administração Pública,

RESOLVE:

Art. 1º Fica autorizada a realização de despesas no valor de até R$ 2.280,00 (dois mil e duzentos e oitenta reais) com aquisição de gasolina tipo C, para abastecimento dos automóveis da Câmara de Vereadores.

Art. 2º O valor acima é produto da multiplicação de 600 (seiscentos) litros de gasolina ao preço máximo de R$ 3,80 (três reais e oitenta centavos) o litro, estimados para fins de fixação do gasto.

Art. 3º As despesas com a presente Resolução serão suportadas via dotação: Unidade Gestora: 01 - Câmara Municipal de Gaspar; Função: 01 - Legislativa; Subfunção: 031 - Ação Legislativa; Programa: 0001 - Manutenção das Atividades do Legislativo; Ação: 2004 - Manutenção das Atividades em Geral; Dotação: 3.3.90.00.00 Aplicações Diretas.

Art. 4º A presente Resolução entra em vigor nesta data com vigência para 60 (sessenta dias) dias, ou extingue-se antes, consequência da contratação após devido procedimento licitatório.

Câmara de Vereadores de Gaspar, 13 de janeiro de 2016.

Mesa Diretora
Giovano Borges Presidente
José Amarildo Rampelotti Vice-Presidente
Ciro André Quintino 1º Secretário
José Hilário Melato 2º Secretário
Miro Sálvio Vila Nova FM 98,3
02/02/2016 13:31
Alguém poderia explicar Esse Assunto Abaixo,
a lei da Concorrência e da Melhor Oferta não Vale Para a Câmara de Vereadores de Gaspar, SC. Ou já tem Gente
Fazendo estoque para a Campanha Eleitoral.

RVN98,3
Gaspar - SC


Herculano
01/02/2016 21:18
COMBUSTÍVEL

A mesa da Câmara de Gaspar autorizou a compra de 600 litros de gasolina a R$3,80



Procon de Gaspar realiza nova pesquisa de preço nos postos de combustíveis
25/01/2016
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Gaspar, o Procon, realizou no dia 19 de janeiro uma nova pesquisa de preços dos combustíveis nos postos do município. Na oportunidade, além de ter sido feito um levantamento de postos de combustíveis, foram analisados a bandeira, o valor por litro de gasolina comum e aditivada, etanol, diesel comum e diesel S-10, e feito um comparativo entre o preço máximo, mínimo e médio e economia. A análise é realizada mensalmente. Os resultados das pesquisas são disponibilizados no site da Prefeitura www.gaspar.sc.gov.br (Governo ?" Secretarias ?" Procon ?" Preços de combustíveis).

Posto De Combustível/ Bandeira
Gasolina Comum
Gasolina Aditivada
Etanol
Diesel Comum
Diesel S-10
Posto Zimmermann / Ipiranga
Rua Aristiliano Ramos, 798 - Centro

R$ 3.598

R$ 3.685

R$ 3.188

R$ 2.899

R$ 3.049
Posto Deggau / Ipiranga
Rua Nereu Ramos, 1164 - Coloninha

R$ 3.680

R$ 3.780

-----------

-------------

R$ 3.080
Auto Posto Lara / Branca
Rua Anfilóquio Nunes Pires, 2800 - Bela Vista

R$ 3.349

-------------

-----------

R$ 2.749

-------------
Posto Bella Vista / BR
Rua Anfilóquio Nunes Pires, 5309 - Bela Vista

R$ 3.599

R$ 3.649

-----------

R$ 2.888

R$ 3.037
Posto Texas / Ipiranga
Rua Anfilóquio Nunes Pires, 3111 - Bela Vista

R$ 3.598

R$ 3.685

R$ 3.188

R$ 2.899

R$ 3.049
Auto Posto Julinho / Ipiranga
Av. das Comunidades, 278 - Centro

R$ 3.598

R$ 3.685

R$ 3.188

-------------

R$ 3.049
Posto Zoni / Shell
Av. das Comunidades, 990 - Santa Terezinha

R$ 3.595

R$ 3.745

R$ 3.199

-------------

R$ 3.096
Posto Soazu / Shell
Av. Frei Godofredo, 1200 - Santa Terezinha

R$ 3.598

R$ 3.698

R$ 3.197

R$ 2.899

R$ 3.069
Auto Posto Centurion / Branca
Rod. Ivo Silveira, s/nº - Km 11-12 - Barracão

R$ 3.569

R$ 3.599

R$ 3.099

R$ 2.899

R$ 2.990
Posto Delta
Rod. Jorge Lacerda, 9990 - Poço Grande

R$ 3.290

R$ 3.290

R$ 3.070

R$ 2.790

-------------
Posto Testoni / Shell
Rod. Jorge Lacerda, 4000 - Km 20 - Poço Grande

R$ 3.399

R$ 3.699

-------------

R$ 2.899

R$ 3.099
Auto Posto Padilha / Ale
Rua Itajaí, 580 - Sete de Setembro

R$ 3.598

R$ 3.685

R$ 3.188

R$ 2.899

R$ 3.049
Rede Juninho de Postos / Branca
BR. 470, nº 2020 - Km 35 - Margem Esquerda

R$ 3.459

R$ 3.459

R$ 2.999

R$ 2.759

R$ 2.879
Posto Mime Dom Bosco / Shell
Rua Hercilio Fides Zimmermann, 1495 - Margem Esquerda

R$ 3.449

R$ 3.599

R$ 3.099

R$ 2.899

R$ 2.999
Auto Posto Gasparzão / RDP
Av. das Comunidades, 231 - Centro

R$ 3.399

-------------

R$ 2.959

R$ 2.859

-------------
Posto Julinho / Shell
Rod. BR 470, s/nº - Km 39 - Margem Esquerda

R$ 3.598

R$ 3.685

R$ 3.188

R$ 2.889

R$ 3.049
Posto Bira / Ipiranga
Rua Bonifácio Haendchen, 5136 - Belchior Central

R$ 3.589

-------------

-------------

R$ 3.039

R$ 3.148
Comparativo:

Gasolina
Comum
Gasolina
Aditivada
Etanol
Diesel
Comum
Diesel
S-10

Preço Máximo


R$ 3.680

R$ 3.780

R$ 3.199

R$ 3.039

R$ 3.148

Preço Mínimo


R$ 3.290

R$ 3.290

R$ 2.959

R$ 2.749

R$ 2.879

Preço Médio


R$ 3.530

R$ 3.639

R$ 3.130

R$ 2.877

R$ 3.046

Economia (comparativo tanque de 50 litros)


R$ 19,50

R$ 24,50

R$ 12,00

R$ 14,50

R$ 13,45


Edição 1734
Comentários
Herculano
02/02/2016 13:14
O INIMIGO DO BRASIL, por Rodrigo Constantino, para o jornal O Globo

Parte 1

São cerca de 30 anos em que Lula age contra os interesses nacionais, prejudicando o país, perpetuando nossas misérias e corroendo nossas instituições republicanas.

"Quem espera que o diabo ande pelo mundo com chifres será sempre sua presa." (Schopenhauer)

Menino de família pobre chega do Nordeste e acaba se tornando operário no ABC paulista, até virar líder de um partido de esquerda temido pelas "elites". Insiste em virar presidente e, após três tentativas fracassadas, consegue, para finalmente realizar o sonho da "justiça social". É uma narrativa sedutora demais, não só para "intelectuais" inspirados em Rousseau que precisam de mascotes para aplacar suas angústias existenciais; mas para muita gente.

Agora a máscara de Lula caiu para a maioria. Mas muitos repetem que ele foi corrompido pelo poder, que sua "pureza" se perdeu. Novamente, trata-se de uma narrativa sedutora, para que os românticos possam preservar as ilusões. Lula não mudou tanto no poder; este apenas revelou sua essência. A própria sede insaciável pelo poder demonstrava o que estava por trás, e não era o desejo de ajudar os pobres.

Alguns podem achar que isso é chutar cachorro morto, mas discordo. Primeiro, pois já faço tais críticas há mais de década; segundo porque Lula ainda não está morto politicamente. Continua vivo, ameaçando voltar em 2018, causando estragos ao país, o que parece ser sua grande vocação.

Senão, vejamos: já no começo da vida de metalúrgico, Lula percebeu que trabalhar dava... trabalho. Preferiu o caminho das bravatas, incitando greves, tentando paralisar o país como se a pressão sindical fosse mesmo benéfica aos trabalhadores. Mas todas as "conquistas trabalhistas" verdadeiras são fruto do avanço capitalista, não de máfias sindicais inspiradas na luta de classes marxista. Basta comparar a qualidade de vida dos trabalhadores de países mais liberais com a dos brasileiros, que vivem numa verdadeira república sindical.

Depois, com o PT, Lula descobriu novamente o caminho do "quanto pior, melhor". Quanto mais seu partido atrapalhava o país, melhor era para seu projeto pessoal de poder. O PT lutou contra todas as reformas importantes das últimas décadas. Plano Real, que derrotou a inflação (agora de volta); Lei de Responsabilidade Fiscal, que tentou trazer o bom senso de qualquer dona de casa para a gestão pública; privatizações, que tornaram os serviços melhores e bem mais acessíveis (linha telefônica era declarada como patrimônio no Imposto de Renda); etc.
Herculano
02/02/2016 13:14
O INIMIGO DO BRASIL, por Rodrigo Constantino, para o jornal O Globo

Parte 2

Quando finalmente chegou ao poder, Lula teve um lapso de bom senso e preservou as conquistas que seu partido tinha dificultado ou quase impedido. Mas foi por pouco tempo. Logo seu lado populista falou mais alto, e um oportunismo pérfido fez com que todos os pilares fossem derrubados em prol de seu projeto de poder. Tivemos o mensalão, depois o petrolão, e seu governo "fez o diabo" para que sua criatura fosse eleita e reeleita. Todos sabiam quem realmente mandava.

Sim, é verdade que a economia cresceu bem por um período, mas, como os economistas sérios cansaram de avisar, isso se deu a despeito de Lula, não por causa dele. Não houve "avanços sociais" como boa parte da imprensa ainda insiste. O que aconteceu foi o fenômeno China, puxando o preço das commodities e enchendo os cofres do governo. Lula pegou esse bilhete de loteria e usou para a compra de votos, para fomentar uma bolha artificial, para endividar o Estado e as famílias brasileiras.

Em resumo, são cerca de 30 anos em que Luiz Inácio Lula da Silva age contra os interesses nacionais, prejudicando o Brasil, perpetuando nossas misérias e corroendo nossas instituições republicanas. E não pense que é exagero: o poder de um indivíduo, para o bem ou para o mal, não pode ser desprezado. Thatcher e Reagan fizeram muito para salvar seus respectivos países, enquanto Fidel Castro, camarada de Lula, destruiu e escravizou uma nação inteira por mais de meio século!

Nada disso seria possível, vale notar, sem a ajuda dos "intelectuais", que sempre alimentaram o monstro. E isso inclui Fernando Henrique Cardoso. O sociólogo deixou seu lado marxista falar mais alto e ficou animado com a chegada do "homem do povo" ao poder. Mesmo depois de ser massacrado pela campanha de difamação petista, continuou com postura pusilânime, sem reagir à altura. A falta de uma oposição verdadeira deixou o caminho livre para as mentiras e o cinismo de Lula e seu PT.

Agora o ex-presidente pode acabar preso. Está todo enrolado com a Justiça. Seria um momento histórico para o país: do messianismo populista ao cárcere. Tenho certeza de que o Brasil iria parar, e as ruas seriam tomadas por gente esperançosa. Lula não virou; ele sempre foi o inimigo do Brasil.
Sidnei Luis Reinert
02/02/2016 12:57
2 DE FEVEREIRO DE 2016
Complicou para os dois Lulinhas

Fabio Luis e Luis Claudio, dois filhos de Lula agora em situação difícil.

Por Redação Implicante | Tópicos Fabio Luis Lula Da Silva, Gamecorp, Luís Claudio Lula Da Silva, Lula, Lulinha, Operação Zelotes


Além de si próprio e da ex-primeira dama sob investigação, Lula tem também dois filhos um tanto encrencados. Os dois Lulinhas são Fabio Luis e Luis Cláudio.

O primeiro, mais velho, apareceu há mais de dez anos no noticiário quando sua empresa, a Gamecorp, foi parcialmente comprada pela Oi (antiga Telemar), em situações um tanto conturbadas, para dizer o mínimo. O caso voltou à tona diante da hipótese de delação premiada do presidente da Andrade Gutierrez ?" a construtora controla a empresa de telefonia.

Segundo reportagem da Veja, Lula teria pedido que a Oi/Telemar comprasse 30% da empresa de seu filho e, anos depois, a legislação do setor foi modificada, permitindo uma fusão que beneficiou a empresa de telecomunicações. Depois disso, membros do governo teriam exigido mais ajuda financeira da Andrade Gutierrez.

O outro Lulinha é Luis Claudio, cujas empresas foram alvo de busca e apreensão pela Operação Zelotes, que investiga o escândalo de venda de Medidas Provisórias (MPs são dispositivos legais emitidos pela Presidência da República). Nas investigações, descobriu-se que o outro filho de Lula recebera R$ 2,5 milhões por uma consultoria copiada da Wikipedia ?" a pedido de empresa investigada pelo esquema.

Como se a situação não estivesse complicada o bastante, agora surge uma carta do lobista Mauro Marcondes Machado, atualmente preso, na qual informava ao presidente da Scania que seria ligado a Lula e integrantes do alto escalão de seu governo. Pois bem: em 2008, o então Ministro do Desenvolvimento levou demanda da Scania a Lula e ela foi atendida, cancelando norma ambiental mais rigorosa. A PF destaca a atuação de Machado na mesma Operação Zelotes.

Em depoimento, Lula nega tudo isso. De todo modo, é razoável afirmar que as coisas estão avançando e, agora, em diversas frentes: triplex, sítio, Lulinha 1, Lulinha 2?
Sidnei Luis Reinert
02/02/2016 12:38
Encontro fechado

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, recebe hoje pela manhã, na sede da instituição, em Brasília, a missão anual da agência de avaliação de riscos Moody's.

Como o Brasil já perdeu o selo de bom pagador de duas agências de classificação de risco - a Standard & Poor's, em 9 de setembro, e a Fitch, em 15 de dezembro -, Tombini agora faz de tudo para não tomar outro tombão...

Além de Tombini, toda a diretoria do BC do B participará do encontro, que é fechado à imprensa, dentro da velha política de transparência translúcida de nossa autoridade monetária...

Enquanto isso...

Na abertura do ano legislativo, no Congresso Nacional, a notícia que todos os banqueiros transnacionais esperam há muito tempo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciará, com toda pompa, que vai, finalmente, colocarem votação o projeto que dá autonomia completa ao Banco Central do Brasil.

Em 2013, a Presidenta Dilma fez pressões para Renan desistir da medida, mas como a presidenta agora está hiper impopular, o alagoano promete botar para quebrar...
Herculano
02/02/2016 11:12
A FARSA DESMONTADA, editorial do jornal O Estado de S. Paulo

Se em relação a Luiz Inácio Lula da Silva a Operação Lava Jato e afins não conseguirem revelar nada mais do que até agora veio a público, já estará mais do que demonstrado um traço importante do comportamento do ex-presidente que o desqualifica como homem público incorruptível ou, como ele próprio se definiu, a "alma mais honesta" do País: a promiscuidade com empresários corruptos como o ex-presidente da construtora OAS, condenado a 16 anos de reclusão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no escândalo da Petrobrás.

Pressionado, Lula confessou, em nota divulgada por seu instituto, o que já se tornara indesmentível: fez uma visita, em 2014, a "uma unidade disponível para venda no condomínio", o famoso tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, acompanhado de Marisa Letícia e de Léo Pinheiro, então firme no comando de sua empreiteira, que havia assumido a construção do prédio. Após a visita ?" segundo a nota, sob o título Os documentos do Guarujá: desmontando a farsa ?", o casal concluiu que o apartamento "não se adequava às necessidades e características da família, nas condições em que se encontrava". Aparentemente, para satisfazer o casal, Léo Pinheiro mandou fazer novas reformas, que foram fiscalizadas, ainda segundo a nota, em outra visita de Marisa Letícia, desta vez acompanhada do filho Fábio Luís.

Não é necessário especular sobre os motivos que teriam levado a OAS a assumir a construção do Solaris após a quebra da Bancoop nem as razões que teriam convencido a família Lula da Silva a desistir da ideia de ter um luxuoso apartamento naquele prédio. A pergunta para a qual Lula não tem resposta é a seguinte: por que, afinal, Léo Pinheiro se dispôs a apresentar pessoalmente ao ilustre casal a reforma que sua construtora havia realizado no tríplex e, quando foi informado de que o imóvel "não se adequava às necessidades" de uma família exigente, ordenou nova reforma, que a própria ex-primeira-dama viria a conferir pessoalmente pelo menos uma vez?

As razões de Léo Pinheiro são fáceis de imaginar. Lula, na condição de ex-presidente da República e maior líder do partido que continuava no poder, já havia desembolsado boa soma para a aquisição do imóvel e, mais que isso, merecia a deferência especial da presença do dono da construtora na singela apresentação da unidade reformada. E Pinheiro acertou, pois os Lula da Silva efetivamente se interessaram pelo negócio, já que o generoso anfitrião do encontro garantiu que o deixaria nos trinques. Só desistiram dele, meses mais tarde, no segundo semestre do ano passado, depois que a imprensa passou a publicar, segundo a nota, "notícias infundadas, boatos e ilações que romperam a privacidade necessária ao uso familiar do apartamento", seja lá o que isso queira dizer.

As razões de Lula, homem público com ambições que não esconde, é que interessam aos brasileiros. Não se trata de questionar a lisura do negócio em que a família se envolveu. Trata-se de constatar que Lula, que sempre demonstrou desprezo pelos rigores éticos da "moral burguesa", se permitiu expor publicamente uma relação promíscua com um empresário desonesto ?" relação que, a bem da verdade, precede de muito o caso do tal tríplex ?" interessado em transformar "laços de amizade" em ativos financeiros.

A relação espúria Lula-Léo Pinheiro se reproduz em muitas outras do gênero que povoam o ambiente de promiscuidade entre política e negócios, com uma infinidade de "amigos do peito do presidente". Ela é a própria essência do secular e corrupto sistema patrimonialista que trava o desenvolvimento do País. Um sistema que, pelas injustiças que tende a provocar ?" o caso Bancoop é um magnífico exemplo ?", sempre esteve na mira do PT enquanto era oposição. Um sistema ao qual Lula e seus seguidores se renderam sem o menor constrangimento há 13 anos, sob o argumento falacioso de que, para fazer bem ao povo, é preciso garantir a "governabilidade" a qualquer custo. Essa é a verdadeira farsa que a Lava Jato está desmontando. Lula e seus fiéis escudeiros, tendo à frente o notório José Dirceu, sempre se apresentaram como heróis ao povo brasileiro. Nunca passaram de homens comuns, daqueles que se deixam corromper pelas circunstâncias. Ao contrário deles, heróis mudam as circunstâncias e conservam suas virtudes. Lula e a tigrada nunca foram nem serão heróis ?" não passam de homens ordinários. Ordinaríssimos.
Herculano
02/02/2016 11:08
O LARANJAL DO GUARUJÁ, por Guilherme Fiúza, para a revista Época

A mais honesta de todas as vivas almas anda penando um bocado. O famoso tríplex de Lula que não é de Lula, no Guarujá, entrou na mira da Lava Jato. Sérgio Moro e sua turma são mesmo uns golpistas: por que suspeitar de um entroncamento entre Bancoop, OAS, Vaccari, offshores de operadores do petrolão e Lula? Ou melhor, corrigindo: Lula não tem nada com isso. E as outras almas cheiram a talco. A Operação Triplo X da Polícia Federal só pode ser uma conspiração da direita contra o governo popular ?" para citar a frase imortal do companheiro Delúbio no mensalão.

As coincidências é que atrapalham a revolução progressista. O tríplex vizinho ao de Lula que não é de Lula pertence a Nelci Warken, acusada de estelionato no escândalo da Bancoop junto com o companheiro João Vaccari. Nelci já está presa pela Operação Triplo X, apontada como laranja do esquema. Ela tem offshores criadas pelo mesmo escritório que constituiu as offshores de operadores do petrolão, como Pedro Barusco, E os investigadores descobriram que outros apartamentos do mesmo conjunto Solaris, no Guarujá, pertencem igualmente a laranjas. O tríplex de Lula que não é de Lula está plantado, desgraçadamente, no meio desse laranjal. E muito azar.

A Lava Jato descobriu que um diretor da OAS foi mobilizado exclusivamente para comprar os armários de R$ 300 mil do tríplex de Lula que não é de Lula. Para uma das maiores empreiteiras do país mobilizar um diretor na missão grandiosa de comprar armários, o cliente deve ser mesmo muito importante. Talvez um xeique árabe ou um desses ditadores bilionários de países miseráveis. Lula é apenas um humilde filho do Brasil, não pode ter sido para ele.

Foi no meio dessa confusão que o ex-presidente e tutor de Dilma Rousseff declarou, para desfazer qualquer dúvida, que não existe uma viva alma mais honesta" que ele. Estão vendo, seus golpistas? Vocês acham que a mais elevada entre as almas honestas aceitaria morar no laranjal do Guarujá? Como essa alma se sentiria em meio àquele entra e sai de picaretas de aluguel? No mínimo, nem se atreveria a descer para um banho de mar com as sandálias da humildade. Vai que você abre a porta do elevador e dá de cara com uma das cunhadas do Vaccari? Ou com a companheira Nelci offshore? As almas puras são vulneráveis às emoções radicais. Para viver enclausurado, melhor ficar em São Bernardo mesmo.

E aí lá vêm as coincidências mórbidas: qual era um dos focos centrais dos mandados de prisão da Operação Triplo X? Justamente São Bernardo. Só pode ser perseguição. Se a polícia está investigando apartamentos no Guarujá, o que foi fazer no ABC, que nem praia tem? Essa elite branca não deixa a classe operária em paz. De tanto procurar, a PF encontrou não só a companheira Nelci Warken, como um rabo do propinoduto ligando a OAS ao doleiro Alberto Youssef, operador do petrolão. Esse dinheiro viajava pela mesma rede de offshores criada para atender prepostos do PT como Renato Duque.

Essa turma boa que a Lava Jato já mostrou estar no guarda-chuva de João Vaccari e José Dirceu (as vivas almas que já foram presas) compõe o presépio do assalto companheiro ao Estado brasileiro ?" com o qual a mais honesta das almas não tem nada a ver. Lula nem sabe direito quem são esses aloprados. O lobista Milton Pascowitch, por exemplo, que levou Dirceu à prisão com sua delação sobre as propinas da Engevix, acaba de revelar que entregou R$ 10 milhões em espécie ao Diretório Nacional do PT, numa maleta de rodinhas. E R$ 4 milhões em propina na veia da campanha que elegeu Dilma Rousseff em 2010. Se alguém contar ao guardião da suprema honestidade quem é essa tal de Dilma, ele prende e arrebenta.

O Brasil caiu sete posições no ranking da corrupção (infelizmente o 1° colocado é o menos corrupto, senão teria sido uma incrível ascensão). Tudo isso graças a um governo podre que ninguém sabe de quem é, graças a um partido picareta que ninguém sabe a quem obedece, graças a um sistema de pilhagem que brotou do nada numa floresta de almas luminosas como as estrelinhas que carregam no peito.

Não dá para entender por que a elite cultural brasileira não manifesta seu apoio também ao companheiro Zika. Só porque ele não tem um tríplex?
RENATO NICOLETTI
02/02/2016 10:26
Gasolina a 3,80? Tem posto em Gaspar que vende a 3,29. R$ 0,51 x 600 = R$ 306,00. Pode não ser muito, mas economia sempre é economia. Pra que pagar mais?
Herculano
02/02/2016 07:39
BRASILEIRO INVESTIU R$ 24 BILHÕES EM IMOVEIS LÁ FORA, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Até 2014, brasileiros investiram US$ 5,7 bilhões (equivalentes a R$ 24 bilhões) na compra de imóveis no exterior, e os Estados Unidos são o país mais procurado para esse tipo de investimento: 36% do total. Essa procura, que cresce muito e cujos dados de 2015 ainda não foram disponibilizados ao Banco Central, é outro indicador do grande número de brasileiros que procuram reconstruir suas vidas no exterior.

Vive la France

Na França, em segundo lugar no ranking, com 11,2% do total, brasileiros investiram mais de US$ 639 milhões (R$ 2,6 bi) em imóveis.

Portugal, ó pá

Em Portugal, terceiro no ranking, com 7,6% do total, brasileiros investiram US$ 439 milhões, equivalentes a R$ 1,8 bilhão.

'Transferência de patrimônio'

O fenômeno, de classe média, hoje envolve brasileiros muito ricos, que estão saindo do país, levando sua fortuna e cancelando seus CPFs.

Chega de descalabro

Agora o preferido dos ricos que desistem do Brasil, o Reino Unido foi o destino de R$1,2 bilhão na compra de imóveis por brasileiros, até 2014.

Mesmo rejeitada, Dilma amplia gula por impostos

A reputação da presidente Dilma e do seu governo continua "pela bola sete", com a rejeição de mais de 80% dos brasileiros, segundo as pesquisas, mas ela continua determinada a aumentar impostos como "única saída" para a crise. Em vez que promover reformas estruturais que os especialistas recomendam, ela quer mais é resolver o problema de caixa do governo, que continua gastando mais do que arrecada.

Mais impostos

A líderes aliados, nesta terça (2), Dilma vai pedir o retorno da CPMF e mais aumento de impostos. Uma das medidas fere o Simples de morte.

MP dos impostos

A presidente quer apoio à Medida Provisória 692/15, que eleva imposto sobre ganho de capital para pessoa física e para optantes do Simples.

Gênio do mal

"Gênio" que fez o PT desistir do tripé macroeconômico, desarranjando as contas públicas, Nelson Barbosa (Fazenda) é adorador de impostos.

Sem perigo de dar certo

A Petrobras opera 7.000 postos no mundo e a Shell 44.000. A Petrobras mantém 315.000 funcionários; a Shell, 94.000. No ano de 2014, a Petrobras lucrou US$1 bilhão; a Shell, US$ 14 bilhões.

Ineficiência

Mesmo que demita 128.000 terceirizados, como promete, a Petrobras terá ainda um total de 187.000 funcionários, incluindo 84.000 efetivos. Juntas, as gigantes e eficientes Exxon e Shell empregam 177.500.

Caindo fora

O ministro Luís Inácio Adams ficará na Advocacia-Geral da União (AGU) até 29 de fevereiro. Nem um dia a mais. Amigos querem até fazer festa para comemorar seu "dia da libertação", em 1º de março.

Fui!

O vazio nas ruas de Brasília e as repartições como Secretaria da Educação do DF deixa claro que muitos, no serviço público, enforcaram a semana que antecede o carnaval. E provavelmente a seguinte.

Bem na foto

Governador mais bem avaliado do País, o alagoano Renan Filho (PMDB) continua com a bola cheia: pulou carnaval no meio do povão, sem seguranças, no gigantesco bloco Pinto da Madrugada, em Maceió.

Vaquinha

Mais realista que PT, o PP já fechou com o Palácio do Planalto: vai apoiar a reforma da Previdência pretendida por Dilma. Mais uma em que somente aposentados e pensionistas sairão perdendo. E muito.

Trair e coçar, é só começar

De olho nas eleições, o PT sinalizou ao Planalto que seria "um suicídio" definitivo apoiar Dilma nas medidas que aumentam impostos. No próximo dia 15 o PT lança documento alfinetando o governo.

Só tem raposa

Servidores da Câmara tentaram usar o recesso parlamentar para inflar o banco de horas, quando não tinham o que fazer, e se deram mal. Somente as horas extras em dias de sessão serão contabilizadas.

Pergunta na favela

Dilma já sabia do superfaturamento de R$15 milhões no teleférico do Complexo do Alemão quando, em 2011, chamou de "símbolo do PAC"?
Herculano
02/02/2016 07:22
DEU ERRADO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, disse há duas semanas que encheria meios de comunicações e jornalistas de processos se continuassem a se meter a bisbilhotar o que ele dizia não possuir. Era calúnia, difamação, perseguição...

Ao contrário do que esperava com a tradicional intimidação do PT (e dos políticos de uma forma geral), a imprensa viu que ali tinha algo a esconder para ele esboçar uma reação antiga e despropositada num ambiente democrático, e que ele e o PT falsamente sempre dizem defenderem.

Em uma semana, a coisa piorou. As histórias do tríplex no Guarujá e do sítio de Atibaia estão mudando e sendo recontadas pelo próprio PT, advogados e a família Lula. Mais gente se interessou pelo assunto na imprensa.

Pior. Atiçou ainda mais a curiosidade. E vem mais coisas por ai...Deu errado. A ameaça contra a imprensa foi um tiro no próprio pé.
Herculano
02/02/2016 07:13
O ANDAR DE CIMA DO TRIPLEX, por Silvio Navarro

"Quantas vezes você está na cozinha, acontece uma coisa dentro da sala com seu filho e você não sabe? Fica sabendo depois" (Lula, durante um debate na campanha presidencial de 2006).

Nas cinco eleições que disputou, Luiz Inácio Lula da Silva usou à exaustão o discurso segundo o qual sua história de vida era uma espécie de parábola do pobre do andar de baixo que chegou ao terceiro andar do Palácio do Planalto, onde fica o gabinete da Presidência da República. O fato é que Lula sempre teve problemas com o andar de cima.

Eleito, instalou na poderosa Casa Civil, localizada exatamente no piso superior ao do gabinete presidencial, mosqueteiros que deram bastante trabalho. Ocuparam aquele território quatro estrelas do noticiário político-policial: José Dirceu, Antonio Palocci Filho, Erenice Guerra e Gilberto Carvalho. Este último não comandou a Casa Civil. Foi o mordomo da suspeita antessala da Secretaria-Geral da Presidência, transformada em confessionário para que o ex-seminarista distribuísse maus conselhos.

Seis anos depois de voltar de Brasília para São Bernardo do Campo, Lula está enredado na Operação Lava Jato por causa de um triplex no litoral de São Paulo, que seus advogados dizem não ser seu. É aquela espécie de ferida que piora com o remédio. Em 2006, na última declaração de renda a que se teve acesso, ele informou à Justiça Eleitoral ter pago R$ 47.695,38 à Bancoop, cooperativa pilotada pelo carregador de mochilas de dinheiro sujo João Vaccari Neto.

Lula adquiriu um imóvel de veraneio que seria erguido no Guarujá (SP) para descansar da vida política que, infelizmente, nunca interrompeu. Na época, o valor do apartamento era próximo do que o candidato à reeleição informou custar uma picape Chevrolet, ano 1998, também colocada em seu nome. O mochileiro João Vaccari Neto foi condenado em 2015, ampliando a linhagem de tesoureiros do PT que acabaram atrás das grades por desvio de dinheiro público. E o tríplex na praia apareceu nas investigações dobre a lavagem desses recursos.

Em suma: Lula diz ter comprado da Bancoop cotas de um prédio que a cooperativa não entregou. Essa foi apenas uma das muitas coisas estranhas registradas no mercado imobiliário do Guarujá. Uma das maiores empreiteiras do país, por exemplo, interessou-se pela construção do edifício paralisado pela falência. Era a a OAS de Léo Pinheiro, amigão de Lula e integrante do consórcio marginal que sangrou a Petrobras.

Lula, os Lulinhas e Marisa Letícia visitaram o prédio, decoraram ambientes, escolheram a cor dos azulejos e não deixaram de cumprimentar o porteiro e o zelador. Os armários de cozinha de última geração foram presente da OAS. No terraço gourmet com piscina exclusiva, Lula imaginou até grelhar um peixe ao molho pré-sal.

Depois de pronto e reformado ao custo de quase R$ 800 mil, incluído um elevador privativo, o casal Lula e Marisa disse ter desistido do negócio ?" ainda que os R$ 47 mil em cotas da Bancoop se tenham multiplicado no imóvel avaliado em R$ 2,5 milhões. Hoje, os Lula da Silva afirmam que não são proprietários do tríplex. Não há uma única alma honesta no universo imobiliário capaz de entender esse súbito desapego de patrimônio.

Em tempo: num tríplex, Lula poderia afirmar, sempre que necessário, que não sabia o que acontecia no andar de cima.
Herculano
02/02/2016 07:09
HORA DA MERENDA, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quer concorrer à Presidência de novo em 2018. Ele se lançou informalmente no sábado (30), quando abandonou o estilo picolé de chuchu e fez um duro ataque ao pré-candidato da situação.

"O Lula é o Partido dos Trabalhadores. O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites", acusou.

O tucano tenta surfar a onda da Lava Jato e se beneficiar das suspeitas que envolvem o possível adversário. É uma estratégia natural, mas vem em hora delicada. Enquanto Lula tenta explicar seus laços com empreiteiros, Alckmin enfrenta um escândalo graúdo em seu governo.

Há duas semanas, a Operação Alba Branca começou a desvendar um esquema de desvio de verba da merenda nas escolas paulistas. Um dos principais suspeitos é o tucano Duarte Nogueira, secretário estadual de Transportes, que se diz alvo de acusação "irresponsável e leviana".

Outro personagem do caso batia ponto no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Luiz Roberto dos Santos, o Moita, era chefe de gabinete do tucano Edson Aparecido, chefe da Casa Civil de Alckmin. Fiel ao apelido, ele não apareceu para comentar as investigações.

O escândalo também envolve o deputado tucano Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa. No ano passado, ele escreveu que a delação premiada era "um mal necessário" para "combater delitos graves". Agora é acusado por dois delatores de receber propina da máfia da merenda. Capez, que ganhou fama como promotor rápido para acusar, nega ligação com o caso e diz ser vítima de "menção irresponsável".

Na última quinta, Alckmin tentou empurrar o escândalo para o colo do governo federal. Com tantos aliados em apuros, ele deveria buscar um discurso mais convincente. É o que se espera de quem chama rivais de corruptos e sonha acordado com a Presidência da República
Herculano
02/02/2016 07:07
O PT, O PARTIDO QUE ESTÁ ACABANDO, COMEÇA A LEVAR AO AR HOJE O SEU MICROFACISMO PASSIVO-AGRESSIVO DE EXATALTAÇÃO, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Parte 1

Um dos filmetes acusa uma grande conspiração contra Lula, comandada por aqueles que não aceitariam a justiça social que ele praticou, mas o partido propõe, nos demais vídeos, que todos nos unamos, acima das diferenças. A propósito: essa união implica garantir a Lula a inimputabilidade e a impunidade?

O PT começa a levar ao ar nesta terça-feira suas pequenas inserções do horário político gratuito. Serão veiculadas ainda nos dias 4, 6, 9 e 11 deste mês. Vão coincidir com a semana do Carnaval. Nem Lula, o homem mais honesto do mundo, segundo ele próprio, nem Dilma, a governanta mais capaz do mundo, segundo ela própria, estarão presentes. O Rei Momo também não vai dar as caras.

O programa de 10 minutos, com a ausência igualmente garantida da dupla, ficou para o dia 23. Vocês vão ter de esperar até lá para o panelaço, que servirá de esquenta para o grande ato em favor do impeachment, marcado para 13 de março. As inserções de 30 segundos reservadas para essas duas primeiras semanas dão conta dos desatinos que tomaram o partido. Eu diria que o PT resolveu aderir ao que poderia ser chamado de microfascimo passivo-agressivo de exaltação. Vamos ver.

Num dos filmetes, o presidente do PT, Rui Falcão, alquebrado além da conta para seus 72 anos, afirma, para a crença de ninguém - a não ser, talvez, da militância mais fanática e ignorante -, que Lula "tem sido alvo de ataques, provocações e perseguições". Os maus seriam "os preconceituosos de sempre", que estariam perseguindo o herói porque este lutou para "melhorar a vida do povo brasileiro". Segundo Falcão, que fala com voz mansa, de quem conta uma historinha infantil, esses malvadões não aceitam que Lula continue a "morar no coração do povo brasileiro". Ou por outra: investigar o petista é ser contra a justiça social. Entenderam? Alguém ainda cai nessa conversa?

Contra partidos
Um programa que é partidário, garantido pela legislação que dá às legendas o direito de ocupar os meios de comunicação, o que custa aos cofres públicos algo em torno de R$ 1 bilhão por ano, faz, vejam vocês, a apologia da despolitização. Um dos vídeos assegura que a tarefa dos brasileiros "é ajudar o país; não é para ficar brigando nem por poder nem por partido, não". Os petistas querem que os brasileiros esqueçam que o país é governado pelo? PT.

Todos contra a crise
O mais estúpido dos textos, no que concerne à história, é um que assegura que a crise faz parte de todos os países e que estes só a venceram com trabalho e união. Logo, não critique nem conteste o governo. Vamos todos nos juntar. E então se listam os problemas que os brasileiros já venceram: "a escravidão, a ditadura, a hiperinflação e a pobreza extrema". Os exemplos são tão despropositados que nem chegam a ser errados. Trata-se apenas de uma bobagem.
Herculano
02/02/2016 07:06
O PT, O PARTIDO QUE ESTÁ ACABANDO, COMEÇA A LEVAR AO AR HOJE O SEU MICROFACISMO PASSIVO-AGRESSIVO DE EXATALTAÇÃO, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Parte 2

Se estamos todos juntos, contra quem vamos lutar

Quando eu era menino e pertencia a um grupelho de esquerda , contestávamos os que pregavam "união episódica com adversários da burguesia" com um refrãozinho: "Se estamos todos juntos/ contra quem vamos lutar?" Fiquei com vontade de cantarolá-lo de novo ao ver um dos vídeos. Um monte de gente com bandeiras coloridas, simbolizando diferenças de opinião, se junta alegremente para formar o mapa do Brasil. E diz o locutor ao fundo: "Todo mundo tem o direito de defender as suas ideias. Mas tem uma hora em que a gente tem de ser maior do que nós mesmos. Em que a gente precisa conversar, ir além das nossas opiniões". Do ponto de vista lógico, é o mais bucéfalo, uma vez que sustenta, ora vejam, que defender uma ideia é, então, ser menor dos que nós mesmos e que, para conversar, é preciso abrir mão de uma opinião. Entenderam a que chamo de "microfascismo passivo-agressivo de exaltação?"

Patacoada
O PT que instituiu na luta política a guerra permanente do "Nós (eles) contra Eles (nós)", descobriu agora as virtudes da união de forças.

Vai ver Dilma Rousseff não dá as caras no programa porque traria à memória dos brasileiros as acusações que fez a seu principal oponente em 2014, o tucano Aécio Neves. Ela o acusou de pretender pôr em prática algumas das medidas a que ela se viu obrigada em razão de erros cometidos no seu primeiro mandato e de outras bobagens feitas por seu antecessor. Na disputa, Dilma deixou claro que ela encarnava o "Bem" e que o outro representava o "Mal".

"Ah, em disputa eleitoral, é assim mesmo!" Errado! Mentir com a determinação com que se mentiu na disputa de 2014 é coisa inédita na história brasileira e, creio, das democracias ocidentais.

A verdade
A verdade é bem outra. O caminho que o PT propõe é justamente aquele que não conduz a lugar nenhum porque significa um país incapaz de fazer escolhas.

Então um dos filmetes petistas acusa uma grande conspiração contra Lula, comandada por aqueles que não aceitariam a justiça social que ele praticou, e o partido propõe, nos demais vídeos, que todos nos unamos, acima das diferenças?.

A propósito: essa união implica garantir a Lula a inimputabilidade e a impunidade?

Lula está morto. E o PT está acabando.

Duas boas notícias.
Herculano
02/02/2016 06:55
NOTAS OFICIAIS DO INSTITUTO LULA DESNUDARAM LULA, por Josias de Souza

Há uma originalidade perversa nas notas oficiais do Instituto Lula. Elas transformam Lula numa caricatura burlesca do velho mito. É como se os textos tivessem a missão inconsciente de desnudar Lula. Desvendam a promiscuidade imobiliária do personagem confessando-a em conta-gotas.

As notas do Instituto Lula travam uma relação instável com a verdade. Tratam o noticiário como ficção urdida para difamar o grande líder. Escoram seus desmentidos em meias verdades, realçando exatamente a metade que é mentira. A absoluta verdade, só em caso de última necessidade.

Nas notas do Instituto Lula, a verdade não só é muito mais incrível do que a ficção como é muito mais difícil de inventar. Tamanho é o desejo de criar uma verdade particular para Lula, que os textos mentem mal. Ao tentar remendar a situação, deixam as mais espantosas pistas.

Na primeira versão, Lula não era dono do triplex do Guarujá. Sua mulher Marisa adquirira apenas uma cota-parte da Bancoop. E o advogado da família não tinha a mais remota ideia de que uma empreiteira enrolada na Lava Jato reformara o apartamento que o Ministério Público suspeita pertencer ao clã dos Silva.

Na penúltima versão, as meias verdades anteriores aproximaram-se dos fatos narrados pelas testemunhas inquiridas pelo Ministério Público. Súbito, a cota-parte de Marisa transformou-se no apartamento 141, uma unidade padrão do prédio do Guarujá. Que ela comprara da Bancoop na planta, em 2005.

A mulher de Lula pagara as prestações do imóvel até 2009. Nesse ano, a cooperativa foi à breca. E a OAS assumiu a obra. Sustenta-se que Marisa não quis aderir ao novo contrato com a empreiteira. Ainda assim, preservou o direito de requerer seu dinheiro de volta a qualquer tempo.

Nesse novo enredo, o célebre triplex foi visitado por Lula e Marisa. Ciceroneou-os ninguém menos que Léo Pinheiro, o dono da OAS. O casal avaliou que, como estava, o imóvel não interessava. A empreiteira investiu quase R$ 1 milhão para adaptar o triplex. Instalou-se até elevador privativo.

Admitiu-se que Marisa e o filho Fábio Luís, o Lulinha, visitaram o triplex durante as obras. Sonegou-se o número de vezes. O Instituto Lula absteve-se também de esclarecer se as obras foram realizadas por encomenda dos Silva. Informou-se apenas que a família desistiu de comprar o triplex, mesmo reformado.

Por quê? Lula e Marisa abespinharam-se com o noticiário infundado, apinhado de boatos e ilações. Em novembro de 2015, solicitaram a devolução do dinheiro investido, com desconto de 10%, nas mesmas condições dos outros cooperados que não aderiram ao contrato com a OAS.

Mesmas condições? Lorota. A nenhum outro cliente foi concedida a prerrogativa de esperar seis anos para pedir a devolução da grana. Os outros tiveram de fazer a opção em 2009. Curiosamente, o distrato que teria sido assinado por Marisa em 2015 consta de um documento de 2009. Coisa da Bancoop. Resta saber como uma cooperativa quebrada ressarcirá a família Silva.

Nenhum outro casal visitou o edifício na companhia do empreiteiro Léo Pinheiro. A OAS não mandou remodelar nenhuma unidade além do triplex 164-A. Empreteiro que derrama quase R$ 1 milhão numa reforma sem exigir o compromisso de compra do imóvel é coisa jamais vista na história desse país.

A pretexto de desmentir as relações promíscuas de Lula com a OAS, a entidade de Lula terminou reforçando-as. Nesse tipo de ligação, a alma do negócio é o segredo. O ziguezague das notas do Instituto Lula avilta a alma do negócio. Especialistas no ramo, como Paulo Maluf, têm a manha da coisa. Lula não. Maluf jamais modifica versões.

Ao fornecer suas verdades em suaves prestações, o Instituto Lula rompe a normalidade de um modelo de transgressões secular. Em menos de duas semanas, Lula foi metido em narrativas imobiliárias que o acomodaram num apartamento à beira mar, ao lado de um empreiteiro tisnado pela corrupção, e o transformaram em visitante contumaz de um sitio em Atibaia reformado por uma construtora cujos executivos suam o dedo na Lava Jato.

Sempre tão loquaz, Lula deveria convocar uma entrevista para assumir sua própria defesa. Só um suicida terceirizaria a tarefa ao didatismo revolucionário dos redatores do Instituto Lula.
Herculano
02/02/2016 06:48
PATRIM?"NIOS PRESIDENCIAIS, por Mário Sérgio Conti, para o jornal Folha de S. Paulo

Ernesto Geisel deixou Brasília e sentou praça num apartamento de três quartos em Ipanema, na Rua Barão da Torre. À tarde, batia um sol de rachar no escritório. Ele tinha um sítio em Teresópolis, comprado antes de ser presidente e à altura dos ganhos de um general de pijama.

José Sarney foi morar num apartamento, em Brasília, que não diferia dos de outros senadores. Empresários ajudaram-no a pôr de pé em São Luís a Fundação José Sarney, que foi sancionada por sua filha Roseana quando ocupou o governo estadual. Ele teve um sítio em Brasília, o do Pericumã, e uma casa na ilha do Curupu, no Maranhão, que adquiriu enquanto fazia política, nos tempos pré-Planalto.

Fernando Collor deixou a Casa da Dinda, cuja reforma pró-cascatas foi paga com sobras da campanha eleitoral e da Presidência, geridas por PC Farias. Percorreu o mundo e se estabeleceu numa casa grande em Maceió. Retornou à Dinda, onde hoje estaciona seus Porsche, Bentley, Lamborghini e quetais. São bólidos de príncipe saudita, e não de senador alagoano, ainda que herdeiro oligárquico.

Fernando Henrique Cardoso saiu de um apartamento na Rua Maranhão, em Higienópolis, para outro a uma quadra, na Rio de Janeiro. O apê atual, amplo e classudo (nada de samambaias, como o anterior), foi decorado com capricho por Ruth Cardoso.

Ele trocou o escritório, no Bixiga, pelo instituto com o seu nome no Anhangabaú, onde ficava o Automóvel Clube. Ocupa um andar e tem mobiliário modernista. Quem o comprou foi um grupo de empreiteiras, reunidas por FHC com esse intuito num jantar no Palácio da Alvorada, quando ainda morava lá. A Odebrecht, cujo dono foi preso pela Lava Jato, ajudou a mantê-lo.

Luiz Inácio Lula da Silva continuou no apartamento em São Bernardo.

E montou no Ipiranga o Instituto Lula, uma construção labiríntica e lúgubre, mas funcional. Abandonou um sítio, à beira da Billings, e passou a frequentar outro maior, em Atibaia, de propriedade de sócios de um de seus filhos.

Sua mulher, Marisa, pagou prestações para ter um apartamento padrão na Praia das Astúrias, em Guarujá, bem longe da côte d'azur. Flertou com a ideia de adquirir um tríplex no mesmo prédio, mas desistiu quando a intenção ficou pública. O sítio de Atibaia foi reformado por um executivo (em férias) da Odebrecht. O apartamento nas Astúrias, pela OAS, cujo dono acompanhou Marisa e Lula numa visita ao tríplex.

Depois do Planalto, Sarney e Collor cuidaram mais de suas carreiras que de outra coisa. Já Fernando Henrique e Lula se consolidaram como os líderes políticos mais respeitáveis do Brasil.

Os seus institutos lhes servem de apêndice. O do tucano incentiva o afrouxamento das leis sobre o consumo de drogas; o do petista busca aproximar Brasil e África. Ambos organizam as bem remuneradas palestras de seus chefes.

No apartamento em Ipanema, Geisel só falava de política com quem conhecia. Lia Júlio Ribeiro ("A carne"), Aluísio Azevedo ("O mulato") e Trotsky ("Minha vida"). Topou me dar uma entrevista caso Collor tentasse agitar as Forças Armadas para evitar o impeachment. Não foi preciso.

Responsável último pela cadeia de comando que torturou e matou, o ditador teve fora do poder um comportamento mais republicano do que os democratas que o sucederam. Chato, não?
Mario da costa
02/02/2016 03:09
Lucimara não é da educação e sim telefonista da secretaria de obras.
Herculano
01/02/2016 21:49
O HUMOR É A CRÍTICA MAIS ASSERTIVA

O humor, ácido, crítico que invejo em que o possui, é a comunicação de melhor amplitude popular.

Está nas redes sociais, e é sucesso de audiência, a marchinha de carnaval do papa Luiz 51, esta alma acima de qualquer suspeita. Confira a homenagem à Sua Santidade https://www.youtube.com/watch?v=yGcxOZItBYA

Que beleza! Ele é mais santo do que a Madre Tereza Acreditem quem quiser, é mais honesto que Chico Xavier
Herculano
01/02/2016 21:29
AS ESTRANHAS AFIRMAÇÕES DE NILO BATISTA, ADVOGADO DE LULA: PARECE QUE ELE ENSAIA UM RECUO..., por Reinaldo Azevedo, de Veja

Criminalista que defende ex-presidente faz considerações que só têm sentido caso se considere que tanto o tríplex como o sitio de Atibaia pertencem ao ex-presidente

A vida dos advogados criminalistas não é fácil. É uma carreira muito promissora no Brasil, de profissionais muito bem-sucedidos, mas nem sempre eles podem ser socorridos pela lógica convencional. Não seria diferente com Nilo Batista, que advoga para Luiz Inácio Lula da Silva.

O doutor afirmou nesta segunda que o petista é vítima de "achincalhamento" e "maledicência" nessa história toda envolvendo o tríplex do Guarujá. E ele até aponta os culpados.

Batista afirmou que Léo Pinheiro, então presidente da OAS, insistiu para que fosse feita uma reforma no apartamento reservado ao ex-presidente. Mas que Lula só soube do custo da obra pelos jornais. E, ao saber do preço, desistiu.

Entendi. Ocorre que, até onde a gente acompanhava, a versão oficial da defesa é que nunca houve "um apartamento", mas uma cota. Quando ficou claro que, naquele empreendimento, "cota" é sinônimo de "apartamento", outro número veio à baila, não o 164A, tríplex de cobertura.

Também partiu da defesa a informação de que, quando a OAS assumiu o empreendimento, Marisa, a dona da cota-apartamento, nem quis dar dinheiro a mais nem quis de volto o que já tinha sido pago, ficando à espera de uma solução coletiva. Parece que essa versão é incompatível com a visita monitorada por Léo Pinheiro.

O advogado, no entanto, refuta a tese de que Lula tenha mudado as versões acerca do processo de compra do apartamento. Segundo Nilo Batista, o ex-presidente sempre admitiu ter adquirido cota. Claro que sim! Quem contesta isso? Mas prestem atenção ao que vem.

Segundo Batista, o "combustível nesse processo de "achincalhamento" é o fato de "os coxinhas não admitirem que um operário possa comprar um tríplex". Não entendi, doutor Nilo! Afinal, o "operário" comprou ou não comprou o tríplex?

Acho muito impressionante que os petistas ainda insistam nessa tese do "preconceito". Só se for "preconceito contra milionário", que é a atual condição de Lula.

E o sítio? E o barco?
Sem admitir que o sítio de Atibaia pertence a Lula, Batista se saiu com uma explicação originalíssima para a eventual, vamos dizer, "colaboração" das empreiteiras. Um empresário amigo poderia ter feito uma visita à propriedade, constatado a precariedade e resolvido reformá-la. Então tá.

Estranhamente, Batista diz: "Aquilo é um puxado. E Lula não era mais funcionário público". Bem, se o sítio não é do ex-presidente, que importância têm uma coisa e outra? Com a primeira observação, o advogado pretende negar que seja coisa de luxo ?" portanto, propriedade compatível com a modéstia alegada de Lula. Se o imóvel não é dele, ser ou não funcionário público ao tempo da reforma é irrelevante.

Batista ainda ironizou o fato de a compra de um barco ser apontada como indício de que Lula e sua família usufruíam do sítio: "Iria colocar o barco onde? Dentro do apartamento, colocar o bote na sala?".

Claro que não! Bote costuma ser colocado na água. Nunca ninguém estranhou isso, doutor. O que é esquisito é alguém comprar um barco para deixar na propriedade alheia.

Não sei, não? Fiquei com a impressão de que o criminalista está ensaiando os primeiros passos para admitir que apartamento e sítio, afinal de contas, pertencem, sim, à família Lula da Silva.
Herculano
01/02/2016 21:18
COMBUSTÍVEL

A mesa da Câmara de Gaspar autorizou a compra de 600 litros de gasolina a R$3,80
Herculano
01/02/2016 21:05
A BANCADA DO PMDB QUER ESCLARECER A RAZÃO PELA QUAL O GOVERNO DO PT DE GASPAR ESTÁ RIFANDO O ENSINO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PUBLICAS

Ano de política leva os políticos a tomar mais atitudes. Foi o que fizeram os vereadores Ciro André Quintino, Jaime Kirchner e Marli Iracema Sontag, todos do PMDB. Eles pediram ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, explicações no requerimento que assinaram para esta primeira sessão do ano. Eles informações e documentos, sobre a implantação de laboratórios de informática nas escolas municipais. Este assunto foi levantado primeiro aqui. Na sexta-feira, o jornal Cruzeiro do Vale, houve ampla reportagem sobre o mesmo tema

O requerimento 05/2016, se aprovado, quer saber.

1-Tal matéria faz parte da grade de ensino?

2-Foi feito concurso público para inserir no quadro de servidores da educação municipal professores especializados no referido assunto?

3-Caso a pergunta anterior seja positiva, informar:

a-quantas vagas foram abertas?

b-quantos foram aprovados?

c-Quantos foram chamados?

4-Quais as Escolas que serão contempladas com a referida matéria?

5-O Município de Gaspar adquiriu computadores, tablets ou outros componentes eletrônicos de informática por meio do PROINFO?

6-Caso a reposta do item cinco for afirmativa, enviar as seguintes informações:

a-Quantos aparelhos foram adquiridos?

b-Nominata das Escolas que receberam os referidos aparelhos e discriminar detalhadamente a quantidade que cada escola recebeu.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.