23/06/2015
A PESQUISA
O PT de Gaspar fez uma pesquisa para avaliar o governo de Pedro Celso Zuchi e testar nomes a 2016. Está com vergonha de mostrá-la até entre os seus. O PMDB diz que vai fazer uma pesquisa em agosto. E é para dizer a Brasília e a Florianópolis que a eleição por aqui não pode passar por pratos prontos da caciquia alienígena. Noves fora, isto significa o seguinte: o PMDB daqui tenta não se associar obrigado ao PT de Décio Neri de Lima, na contramão de tudo que vai acontecer nacionalmente. Mais: não quer passar recibo para esta coluna que repassou (não criou) esta informação. Tanto que o PMDB do deputado Rogério Peninha Mendonça ?desmentiu? o que ele constrói nos bastidores fora daqui.
O FEDOR DO LIXO I
O PT inventou uma empresa de coleta de lixo em Gaspar, a Say Muller. Um rolo atrás do outro desde o seu surgimento. A penúltima, foi o edital 03/2015 do Samae. Foi desmascarado na impugnação feita pela Recicle, de Brusque. O Tribunal de Contas analisou o assunto. Ele acaba de nos dizer que não pode apurar mais nada. É que o Samae, rapidinho, anulou o tal edital diante de tantos equívocos. A Recicle provou que os cálculos podiam se estabelecer numa armadilha ao vencedor.
O FEDOR DO LIXO II
O Samae, hoje tocado por Élcio Carlos de Oliveira e que pegou o barco andando, prometeu em março lançar novo edital para suprir o que foi contestado e ele próprio anulou. Até agora, nada. Estão à procura da fórmula e dos cálculos. Deve ser para cobrar mais da população. No dia 27 de abril foi lançado o edital 07/2015. É para contratar uma consultoria. Ela vai descobrir a tal fórmula. Enquanto isso, disfarça-se e se estica com pretextos legais, a prestação de serviços da Say Muller...
PELO CANO I
A prefeitura de Gaspar e o Samae realizaram um concurso para novos servidores efetivos via o Ibam. Entre eles, para encanadores, com o ensino fundamental completo. Três vagas. E quem se habilitou e passou? Em primeiro lugar, Ivan Fábio Fabris; em segundo lugar; Marcelo Poffo, que já foi comissionado como diretor técnico do Samae (e passou uma temporada na secretaria de Obras com seu ex-chefe Lovídio Carlos Bertoldi). Ele perdeu pontos para ser o primeiro exatamente na prova prática de encanamentos; em terceiro ficou José Silvano dos Santos.
PELO CANO II
E quem ficou em quarto e aguarda alguma desistência ou ampliação das vagas para ser um encanador efetivo do Samae? Exatamente ele, o eterno gerente do Orçamento Participativo, Mauro José Gubbert. Vira e mexe, Gubbert dá palestras de auto-ajuda e pragueja a imprensa livre e bisbilhoteira. Ele também perdeu pontos para o primeiro colocado na prova prática do ofício de encanador. Em matemática, também. Mauro é aquele que divulgou uma pesquisa falsa usando o computador da prefeitura de Gaspar a favor da então candidata Ideli Salvatti ao governo do estado, fez acordo com a Justiça para acabar com a pendenga e recorreu à Justiça para que ninguém divulgasse este fato.
A Acig reuniu meia dúzia de convidados para mostrar um projeto para os próximos 100 anos da cidade. Como aqui a audiência foi baixa e desacreditada, resolveu propagandear em Blumenau. Isto surpreendeu até o Joel Reinert. Ele cobrou no ar da sua FM: ?eles precisam divulgar isso por aqui?. Reforço: primeiro a Acig aparelhada pelo PT precisa legitimar o seu presidente; depois fazer espuma e marquetagem de algo utópico que nem Blumenau, com todo crédito que possui, e 100 anos da Acib, ousou. Basta começar pela discussão e aprovação da revisão do Plano Diretor, ou a defesa do Anel de Contorno que o mesmo jornalista que divulgou a ideia da Acig em Blumenau já enterrou para salvar a cidade dele. Os presidentes do PMDB, Kleber Edson Wan Dall e PSD, Fernando Neves (foto) ouviram. Se lhes falta planos para os próximos quatro anos, eles estão agora obrigados a defender um de 100 anos e que ninguém estará aqui para conferir. Assim é fácil. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
Contagem regressiva. Em julho recomeçam as obras da ponte do Vale (prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, direto de Brasília).
Se Kleber Edson Wan Dall, PMDB, for confirmado na convenção do ano que vem candidato a prefeito ou vice em qualquer coligação montada por aqui e ou estruturada fora daqui, o cargo que ele ocupa na secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, como assessor do Iprev, será de Leonardo Hammes, hoje assessor do gabinete do deputado Rogério Peninha Mendonça.
Ilhota em Chamas I. Ela fez 57 anos de emancipação de Itajaí no domingo, exatamente na chegada do Inverno. E a data quase foi esquecida. Uma pequena programação tocada pelo SESC e Fundação Cultura José Isidoro Vieira, além da realização da ?straat fest? salvaram o registro histórico. A colonização pelos Belgas remonta a 1842.
Ilhota em chamas II. O Ministério Público que cuida da moralidade pública e tocado por Chimelly Louise de Resenes Marcon na Comarca de Gaspar, mandou instaurar inquérito para verificar a regularidade do procedimento licitatório na modalidade Carta Convite nº 03/2013, de 04.02.2013, para a contratação da assessoria jurídica pela Scottini Advogados Associados.
Ilhota em Chamas III. O prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, quer criar o Parque Natural do Morro Baú. A Câmara está preocupada com a documentação. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação, tocada por Paulo Roberto Drum, PSDB, Almir Aníbal de Souza, PMDB e Alyne Cristina Debrassi e Silva, PSD, querem a certidão de inteiro teor deste imóvel do Herbário Rodrigues, que se constituiu por usucapião e que vai ser incorporado ao Parque. As medidas não batem.
Ilhota em Chamas IV. E é o tamanho do futuro parque com a incorporação do Herbário que gera uma estranha discussão. O prefeito Bosi foi ao facebook contestar e defender a sua tese. Foi advertido por um munícipe de estar fazendo uso do face no horário de trabalho. Não é verdade. A sua intervenção é legítima, apesar do face ser particular. Ele tratou de assunto de interesse público e sob a sua responsabilidade.
Clima quente. Noticiei aqui: o vereador Jaime Kirchner, PMDB, perdeu a sua assessora parlamentar Franciele Back. Ele viu Aline Bailer, uma bolsista que deveria estar à disposição de todos, trabalhando para a assessora Janete Silva, no gabinete do presidente. Fez o convite. Ela aceitou. Para quê! O longevo José Hilário Melato, PP, botou a boca no trombone pelo ?rapto?. Como Melato não tinha razão, Jaime ficou com a Aline.
Edição 1698
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).