09/06/2015
O JOGO I
Nesse rio turvo e traiçoeiro passará muita água. E olhar a maré não será divertido, mas essencial. Esta foto é emblemática do jogo eleitoral do ano que vem aqui em Gaspar. Ela revela o quanto tudo é muito malandramente armado nos bastidores para unicamente unir ou resolver interesses pessoais e de grupos, os quais se escondem para proteger o que tramam. Na foto todos estão sorrindo. Falso. Ela é recente. Foi na eleição que reconduziu Luiz Nagel à presidência do nanico DEM de Gaspar. Lá, convidado, no Tamandaré, estava o PMDB. Uma comitiva que incluiu o presidente e pré-candidato de sempre, Kleber Edson Wan Dall e o ex, Carlos Roberto Pereira.
O JOGO II
Mas, espera aí! Não foi Kleber que se aliou ao PT de Pedro Celso Zuchi, do cunhado Antônio Carlos Dalsochio, Doraci Vans, Mariluci Deschmps Rosa, Lovídio Carlos Bertoldi, do presidente do partido José Amarildo Rampelotti, dos que mandam em Gaspar e não aparecem, que comandaram a traição do acordo da Câmara montado pelo PT (e esse grupo de invisíveis), que alijou o próprio PMDB da mesa diretora nos primeiros dois anos e que valeriam para quatro? Essa traição deu novamente a presidência ao longevo José Hilário Melato, PP, aliado de sempre do PT em Gaspar. A manobra derrotou de Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, em algo acertado e liderado pelo próprio PT com Melato.
O JOGO III
A traição mostrou que o PT se surpreendeu com o brilho e o caminho solo de Andreia. Quando o PT arquitetou o isolamento do PMDB e de Kleber, o nome de então da vez, e fez o acordo com PSD, PP e DEM, tinha Andréia como uma zé ninguém. E assim queria e a projetou. Como Andreia cresceu por sua própria capacidade, o PT tratou num primeiro instante de desmoralizá-la. Como não deu certo devido à coerência, personalidade, eficiência, insistência e caráter, o PT então tratou de eliminá-la. Aplicou-lhe um corretivo. Andreia, em vez de se calar e se curvar, como queria o PT, virou vítima. De uma novata e obscura representante da Lagoa, tornou-se uma vereadora de coragem e personalidade de Gaspar.
O JOGO IV
Inconformado, o PT comandado por Zuchi, Dalsóchio, Vanz, Mariluci, Bertoldi e Rampelotti, com o aliado Melato, ameaçou cassar o mandato de Andreia. Arrumou um tema: falta de decoro parlamentar devido aos atos e discursos corajosos que fez e faz apontando os erros da administração de Zuchi. O tiro do PT saiu pela culatra. Tentaram e ainda tentam ligá-la ao ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt. Falso. Então, temporariamente o PT desistiu do objetivo de manchar Andreia. Além de não ter base legal, o PT percebeu que Andreia tem luz própria e ficou fora do seu controle no jogo que calar, desmoralizar e criminalizar pessoas e instituições que não lhes são servis. Entretanto, está à espreita de um deslize da vereadora. Se isso não acontecer, vai armar uma sacanagem e lhe colar algum rótulo.
O JOGO V
Mas o que o PMDB e a foto têm a ver com isto? Tudo. Primeiro, depois de levar uma coça do PT na composição da mesa diretora da Câmara, menos de dois anos depois, o PMDB fez o serviço para o PT seu algoz. E não foi de graça ou por ingenuidade. Foi de caso pensado. Sem os quatro votos do PMDB, o PT não teria condições de quebrar o acordo que fez, pois o PSD que fez Marcelo de Souza Brick presidente da Câmara no acordo, não roeu a corda. E por que o PMDB fez isso? Porque o PMDB, como o PT e o próprio PSD, não quer Andreia forte ou qualquer quarta opção fora do PT, PMDB e PSD. Essa sim seria a verdadeira surpresa. No máximo a quer, se ficar comprovado que possui votos e credibilidade, como uma cabo eleitoral para o PMDB chegar e exercer o poder. Então o que revela a foto? Que depois da traição, a comitiva do PMDB foi afagar a traída. É que está chegando a hora da onça beber água. E o PMDB espera que Andreia caia mais uma vez na armadilha manjada que arquitetou. Acorda, Gaspar.
TRAPICHE
Contagem regressiva. Em julho recomeçam as obras da ponte do Vale (prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, direto de Brasília).
Um grande e importante Projeto de Lei tramita na Câmara de Gaspar e tira o sono dos vereadores. Ele vai influenciar a vida dos gasparenses: O Dia dos Serventes. Autora é a vereadora Marli Iracema Sontag, PMDB.
Uma pergunta que não quer calar: e a drenagem que afoga os moradores do Bela Vista a cada enxurrada recomeçou como o prometido? Com a palavra o PT de Pedro Celso Zuchi, Décio Neri e Ana Paula de Lima, bem como os vereadores do bairro: Giovano Borges, PSD e Iracema Marli Sontag, PMDB. Ela já disse que não quer saber de reeleição. Hum!
Olhando a pauta da sessão de hoje da Câmara fica-se com a impressão que falta assunto e trabalho para os vereadores. E o presidente da Casa, José Hilário Melato, PP, o mais longevo, trama aumentar o número de servidores, assessores e vereadores. Mais dinheiro de todos nós para o ralo. Enquanto isso, a saúde nos postos está exposta, o hospital sem verbas, as estradas mal conservadas... Acorda, Gaspar!
O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, ex-PMDB, PSB, PPS e agora sem partido, tem um estranho palpite. ?Do jeito que vai, o PT vai eleger o próximo prefeito de Gaspar?. Fica o registro.
O ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Fontes Schramm, é dogmático. Pensa e pratica a intervenção do estado na vida dos cidadãos. Uma das suas maiores obras, foi quando secretário, acabar com a ExpoGaspar, depois que deu zebra na prestação de contas.
A Ampe é dominada por Rodrigo. A Acig foi tomada pela Ampe, ficou fraca, sem representação e até o seu presidente é agora de fato. O Hospital está sob intervenção, sempre perseguida, arquitetada e desejada por Rodrigo. Isso sem falar na Fundação de Esportes. Hoje só falta intervir na Banda São Pedro. Porque fiapos para desafiná-la já encontraram.
Hoje é dia da reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes. Pauta cheia, represada. Pau puro e manobras para calar gente séria e aparelhar tudo. Ela ocorrerá às 9 horas na sala de audiências da 1ª vara no Fórum de Gaspar.
A superintendência do Belchior vai se chamar Prefeito Tarcísio Deschamps, que foi da Arena e ligado ao conservadorismo. O contador plenamente identificado com o lado de cá da cidade, nasceu no Belchior. É o PT pensando nos votos, apesar da justa homenagem.
Edição 1694
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).