10/04/2015
ALIJADOS I
Há 10 anos Gaspar é governada pelo PT e pelo mesmo prefeito, Pedro Celso Zuchi (2000/2004, 2009/2012 e 2013/2016). É um partido que se rotula de esquerda, progressista, popular e defensor das minorias. Mas para quem aqui tiver dificuldades de mobilidade, a acessibilidade é uma barreira. E foi isso que a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, desnudou, sem demagogia, documentando. E mostrou na Câmara essa nossa fragilidade urbana e cidadã.
ALIJADOS II
?Na tarde desta segunda-feira acompanhei um jovem de 34 anos, Carlos Barbosa, morador do bairro Coloninha que é cadeirante, durante uma saída de rotina da sua casa até o Centro para conhecer de perto as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia por causa das calçadas em péssimas condições ou até inexistentes em certos locais, públicos ou privados. Agora faremos uma reunião com a participação de todos os órgãos responsáveis para que a lei de acessibilidade seja cumprida e possa dar condições de segurança, conforto e autonomia para as pessoas em geral e, em particular, para aquelas com dificuldade na mobilidade?.
ALIJADOS III
O vídeo está no Facebook da vereadora. Bombou. Parte do vídeo foi à sessão da Câmara. Constrangimentos. O vídeo está no Youtube para os leitores e leitoras da coluna, acesse-o: http://youtu.be/h_4KTS6pFW4. Sensibilizada e coincidência, a vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, pediu por requerimento urgentes obras de reforma da Câmara ? o imóvel é alugado - para garantir a acessibilidade. O requerimento foi ao dono do prédio e à mesa diretora.
CIRCO I
A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, apresentou o requerimento 59/2015 na terça-feira. Era para a prefeitura marcar uma reunião com as entidades de Gaspar que desde 2012 estão sem receber os tais repasses da Fundação Municipal de Esportes. Eles foram estabelecidos na lei 3424/2012. As entidades e Andréia querem explicações. Um bafafá. Antônio Carlos Dalsochio, PT, e cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, desancou e votou contra.
CIRCO II
O presidente do PT, líder da bancada petista e campeão de votos, José Amarildo Rampelotti, foi mais longe: disse que o prefeito Zuchi tinha que chamar as entidades para dividir a multa de R$ 50 mil que recebeu da Justiça Eleitoral por fazer esses repasses. Primeiro, o prefeito só recebeu essa multa porque os fez em tempos de eleições, o que é proibido. Ele e o PT sabiam. Segundo, a prova de que essa lei é eleitoral é que, passado o período da proibição, nada foi repassado às entidades em 2013 e 2014.
TRAPICHE
O PT de Gaspar diz que quer disputar contra os quatro candidatos dos partidos com assento na Câmara. Ou seja, reconhece a sua fragilidade. Agora a tática é dividir todos do outro lado para ter a mínima chance. Antes, tenta ter o PMDB de vice.
E já avisou. Que ninguém faça campanha antecipada,pois o PT não dará chance e irá pedir a cassação da candidatura, num recado a Kleber Edson Wan-Dall, presidente do PMDB e que tem programa de rádio. Começou o vale-tudo por quem vai experimentar o amargor das urnas.
Ou seja. O único que pode fazer campanha antecipada é o PT. E como está mal, já sinalizou que vai abater em voo os possíveis adversários.
No domingo é dia de ir para a rua e protestar contra a roubalheira e a corrupção dos políticos no poder. Em Gaspar, a movimentação é muito fraca.
Cena gasparense. A Ditran com o radar móvel multando no Bela Vista. Na mesma Anfilóquio Nunes Pires, e a poucos metros, defronte ao que foi o Paraíso dos Pôneis, três carros engavetados. Seus motoristas, em vão, tentavam contato com a Ditran.
A vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM, que mora na Lagoa, quer saber da prefeitura qual a área (bairros) de abrangência dos serviços oferecidos pela Superintendência do Belchior. Quais são os serviços que competem à Superintendência? Quais são os serviços que não competem à Superintendência? Inicialmente, essa superintendência cuidaria daquela área. Mas, dependendo do assunto, ela se esquiva.
Qual a manchete de Penha? Vereadores reduzem pela metade as próprias férias. De 90 para 44. Avançou-se, mas é pouco. Aqui em Gaspar, nós podíamos ter reduzido de 45 para 30, como qualquer trabalhador, mas o relator da matéria, Marcelo de Souza Brick, PSD, arrumou desculpas a favor do ócio e brecou tudo.
Ivanilde Rampelotti se tornou a mais longeva presidente do Sindicato Rural de Gaspar. O PT quis aparelhar o sindicato nesta nova reeleição. O secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, PRB, até foi às rádios tentar desqualificá-la. Mas, na hora de medir forças, ninguém do PT apareceu.
Assunto apropriado. Numa época em que tudo fede, o vereador Hamilton Graff, PT, membro da APP do Colégio Frei Godofredo, reclamou que lá, o governo do Estado deixa tudo abandonado: falta até papel higiênico. E o PT daqui, defensor da tal ?Pátria Educadora? então articula uma reunião com todas as APPs das estaduais para pôr tudo no prumo. E está certo, mesmo na propaganda do roto e esfrangalhado.
Pois é. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sempre fala que as escolas municipais vão receber tilápias produzidas aqui para a merenda. Nada chegou até agora. E nenhuma reunião foi feita pelo PT ou pela dita oposição para pôr isso também a prumo. Na Farmácia Básica, faltam remédios a toda hora. Nenhuma reunião foi feita até agora pelo PT que administra a farmácia para resolver essa situação de risco do povo pobre, doente e sofrido daqui. Acorda, Gaspar!
Edição 1677
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).