por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

por Herculano Domício

17/03/2015

ILHOTA EM CHAMAS I
O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, já sentiu a mão pesada do Ministério Público aqui da Comarca, em várias situações. A última veio na forma de Improbidade Administrativa. Ele a desdenha como sendo um mero erro de interpretação da Lei das Licitações (da promotoria ou dele?). Como as coisas estão feias para o seu lado, Bosi resolveu tirar uma casquinha.  E diferente de como faz o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, que enfrenta o Ministério Público. Aqui há 91ruas irregulares e que o município resiste em encontrar a solução com os infratores (até porque em muitos casos a prefeitura e a Câmara possuem parcela ponderável de culpa). Em Ilhota há duas dezenas.

ILHOTA EM CHAMAS II
Mas quem fez as denúncias ao Ministério Público sobre elas? O próprio prefeito Bosi. Para que? Primeiro para se livrar a si próprio de culpa e transferi-la para o antecessor, Ademar Felisky, PMDB, (só uma é de 1993 e está fora daquele governo) e os vereadores da legislatura passada, que como aqui, tudo foi aprovado intencionalmente ou ignorando a lei. Segundo, ser o agente da mediação e solução, pois se a prefeitura de Ilhota tentar burlar a determinação da Justiça, a pedido pelo MP, a multa para cada ato será de R$30 mil.

ILHOTA EM CHAMAS III
Qual o pulo do gato? Ao mesmo tempo em que atende a Justiça, Bosi ferra o antecessor, seu adversário político Ademar Felisky, PMDB.  Bosi é advogado e conhece do riscado. Com a denúncia e a determinação judicial, o político Bosi avoca para si o poder de negociação com os infratores num possível TAC com o MP. O que quer com esta jogada onde se correr o bicho pega, se ficar o bicho come? Capitalizar politicamente na solução. E ela poderá vir com dinheiro público naquilo que é obrigação particular regularizar. Está explicado? Bossi deu lições. E por que Gaspar não faz o mesmo? Porque quase tudo aqui é nascido na administração do PT de Pedro Celso Zuchi.

CEMITÉRIO IRREGULAR
Não tem jeito. Mais outra e sem licença ambiental. O Ministério Público pediu e a Justiça concedeu a liminar exigindo a imediata regularização do licenciamento ambiental do Cemitério Municipal da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Barracão. O pedido foi do promotor Henrique da Rosa Ziesemer, que cuida dos assuntos do Meio Ambiente na Comarca. Em 60 dias, a administração de Pedro Celso Zuchi, PT, terá que comprovar ?a protocolização do requerimento, instruído com os estudos e documentos necessários junto a Fatma, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ao Chefe do Poder Executivo?. Mais. Está proibida a ampliação do cemitério enquanto não for providenciada esta licença.

Este é o presente que a presidente Dilma Vana Rousseff, a gasparense honorária Ideli Salvatti (ela até disse que estaria aqui no seu aniversário que acontece amanhã para tapar a boca dos que duvidavam ), Décio Neri de Lima (padrinho da administração petista daqui) e Pedro Celso Zuchi prometeram para o aniversário de Gaspar há dois anos. Só discursos, entrevistas sem perguntas e desculpas. As portas de Brasília fecharam-se aos gasparenses, aos passantes do Vale e até políticos que diziam ter a franquia delas a qualquer hora. Acorda, Gaspar!

TRAPICHE

Na coluna de sexta-feira, informei que os deputados federais Décio Neri de Lima, PT, e Rogério Peninha Mendonça, PMDB, num encontro, decidiram que PT e PMDB estariam juntos na disputa do ano que vem aqui em Gaspar. E que a vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, seria vice. Pronto. Armou-se no PMDB um rebu na cidade.

A assessoria do deputado Peninha me mandou uma nota (que já circulou no Facebook dos peemedebistas desde sexta-feira) de ?esclarecimento? combatendo frontalmente a informação.  ?Peninha jamais trocou uma palavra sequer com o deputado Décio Lima sobre o pleito do próximo ano. Esclarece ainda que não teria um encontro desta natureza sem a presença da executiva do PMDB gasparense. O parlamentar informa, para que não fique resquício de dúvida: o PMDB de Gaspar terá candidato a prefeito, e o nome dele é Kleber Wan-Dall?, acentuou a nota.

Reafirmo, todavia, integralmente a informação que divulguei. Pelo jeito, agora, e diante da afirmação do deputado Peninha e do vice-governador, presidente do partido, Eduardo Pinho Moreira, Kleber voltou ao páreo. Assim parece que a discussão será feita em Gaspar e não apenas armada goela abaixo entre poucos em Brasília, Florianópolis e Blumenau.

Uma coisa é certa diante de fatos novos. Ivete vai sair do circuito da política, momentaneamente, e por questões de saúde. Inclusive deve se licenciar na Câmara.

Não tem jeito. Depois do vídeo com a sua fala na Câmara chamando os professores de invejosos e que virou líder de audiência na internet, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado do prefeito Zuchi, foi às redes sociais dizer que o vídeo foi uma montagem. Conta outra. Os professores são esclarecidos.

Na quinta-feira, os vereadores de Gaspar colocaram o comando regional da PM na roda. Fizeram bem. Havia uma motivação. A vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, teve a sua residência roubada no início do ano. Chamou o 190. Não funcionou. Ela sentiu na pele o que se reclama todos os dias. Então por isso ela agiu.

Depois de desmoralizar e constranger, o PT de Gaspar finalmente está preocupado com o fenômeno Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. E de quem é culpa? Do próprio PT. Ele armou birra, desrespeito, traição e enfrentamento. Teimosia. Arrogância.  Se não der um passo atrás, vai criar musculatura política e transformá-la em heroína. Agora, está atrás da licença da prefeitura para ela expor aqueles cartazes na praça e que deixaram a nú a administração de Pedro Celso Zuchi. Ou seja, a praça é do povo, mas só quando o PT a ocupa ou dá a concessão para os seus protegidos.

Mais um desvio de função. A prefeitura de Gaspar abriu concurso público para entre outros cargos, o de fiscal de tributos. Mas, neste caso há um servidor em estágio probatório neste cargo. Ele, todavia, está em outra função. Os fiscais inclusive estão indignados, pois recebem gratificação por produtividade, sendo que este servidor está baixando a média da produtividade prejudicando o ganho dos demais.

Outra dor de cabeça. Rafael Antonio Krebs Reginatto acaba de representar o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, no Tribunal de Contas por irregularidades na aplicação dos recursos arrecadados por meio do convênio de trânsito celebrado entre o Município e o Detran catarinense.

Comentários

Pernilongo Irritante
19/03/2015 22:44
Dilma lançou o pacote contra a corrupção.
AGORA CAIXA 2 é CRIME. O que prova que para o PT nunca foi.

Com isso o Brasil tem duas opções de se ver livre do PT.
1- O PT não se elege mais.
2- Os candidatos do PT finalmente serão presos.


Dilma falou aos jornalistas que vai escolher "uma pessoa boa pra educação".
Seria a Valesca Popozuda? beijinho no ombro.... que a Dilma vai se embora... beijinho no ombro.... que o PT tá indo embora...

Se for a Valesca, a Dilma deve estar se baseando na opinião daquele professor de Brasília que chamou a funkeira de "grande pensadora contemporânea".

Tá difícil, hem Brasileiros? Só indo pra rua pra acabar com isso. Isso que digo é esse partido, o PT.

Anônimo disse:
19/03/2015 20:04
Herculano, "o senador Paulo Paim disse hoje que pode mesmo sair do PT. O PDT já recebeu consultas sobre a possível filiação de Paim e deu sinal verde para a operação."
Do Blog Políbio Braga.

São os ratos abandonando o navio a pique.
sidnei luis reinert
19/03/2015 19:24

DE Olavo de Carvalho:

Eis as observações do advogado, enviadas em mensagem da Ana Carolina Souza Canêdo:

Boa noite Roxane, desculpe o atrevimento, mas, gostaria de mostrar ao professor um conteúdo que encontrei no face hoje, de um advogado, o Bruno Constante Goedert, ele avisa que não convém ao cidadão comum fazer a denúncia-petição à Dilma e ao PT como o professor havia orientado ontem no Hangout:Denúncias ao TSE
Eu não tenho contato com o professor direto com o Olavo de Carvalho e não sei quem o assessorou juridicamente, mas as denúncias ao TSE não darão em nada na forma proposta (modelos e documentos).
Primeiro, o TSE exige certificação digital para o protocolo de documentos, tendo vista que os processos são exclusivamente eletrônicos.
Segundo, o requerimento que foi disponibilizado cita a lei 9906 quando deveria citar a lei 9096.
Terceiro, não há narrativa dos fatos.
Quarto, os documentos juntados não têm valor probatório. Qualquer advogado(a) impugnaria os documentos e ganharia a questão.
Quinto, a forma com que as petições foram elaboradas levam o risco de os requerentes serem condenados em litigância de má-fé.
O recomendável é que um advogado elabore uma petição narrando os fatos relacionando-os às normas aplicáveis, bem como ir ao cartório e solicitar a elaboração ata notarial (documento de fé pública) disto tudo:
PROVAS ACERCA DA SUBORDINAÇÃO À ENTIDADE ESTRANGEIRA
Texto que demonstra CABALMENTE que o PT e o Partido Comunista Cubano fundaram o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/e-preciso-acelerar-a.../
Relação dos partidos filiados
http://forodesaopaulo.org/partidos/
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/esquerda-latino-americana-se.../
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/xix-foro-de-sao-paulo-ato-de.../
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo e comprova o envolvimento do PCdoB e que o PCB é membro fundador
http://forodesaopaulo.org/a-institucionalizacao-e-a.../
Texto que demonstra CABALMENTE o envolvimento dos partidos PT, PCdoB, PCB, PPL, PPS, PSB e PDT com o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/com-maduro-revolucao-esta-mais.../
Texto que demonstra o envolvimento do PT, PCdoB, PSB e PDT com o Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/na-abertura-do-foro-de-sp-lula.../
Livro a estrela na janela, o qual comprova o envolvimento do PT (fls. 181)
http://forodesaopaulo.org/.../A-estrela-na-janela-Final.pdf
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/comeca-o-17%C2%B0-foro-de-sao.../
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São e comprova que Lula é seu fundador através das declarações de Valter Pomar
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-encontro-em.../
Texto que demonstra o caráter de organização supranacional do Foro de São Paulo e o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-sua-grande.../
Vídeo que comprova o envolvimento do PT e Valter Pomar
http://forodesaopaulo.org/video-declaracion-final-del.../
Vídeo que comprova o envolvimento do PT e Lula
http://forodesaopaulo.org/somos-una-alternativa.../
Texto que demonstra CABALMENTE o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/o-pt-e-o-foro-de-sao-paulo/
Texto que demonstra CABALMENTE o caráter supranacional do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/foro-de-sao-paulo-principal.../
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/brasil-sedia-este-ano-o-xix.../
Texto que comprova o envolvimento de Lula
http://forodesaopaulo.org/entrevista-ao-brasil-de-fato/
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/pt-e-foro-de-sao-paulo.../
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/medicos-cubanos-bem-vindos-ao.../
Texto que prova o envolvimento do PSB
http://forodesaopaulo.org/carta-de-apoio-do-psb-a.../
Texto que prova o envolvimento do PSB
http://forodesaopaulo.org/nota-de-apoio-do-psb-brasil-ao.../
Texto que prova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/resolucao-politica-do.../
Texto que prova o envolvimento do PT e PCdoB com o Partido Comunista de Cuba através do Foro de São Paulo
http://forodesaopaulo.org/la-solidaridad-es-un-pilar.../
Texto que comprova o envolvimento do PCdoB
http://forodesaopaulo.org/contribucion-del-partido.../
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/resolucao-politica-do.../
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/resolucao-politica-do-partido.../
Texto que comprova o envolvimento do PT
http://forodesaopaulo.org/publicacion-del-pt-brasil-para.../
Texto que comprova o envolvimento do PT e Tarso Genro
http://forodesaopaulo.org/um-golpe-de-novo-tipo-contra-lugo/
Texto que prova o envolvimento do PCdoB
http://forodesaopaulo.org/la-lucha-por-el-avance-del.../
PROVAS ACERCA DA MANUTENÇÃO DE ORGANIZAÇÃO PARAMILITAR
Texto que demonstra CABALMENTE o caráter supranacional do Foro de São Paulo e o papel do MST, PT, PSOL, CUT e PCdoB (Link de vídeo no corpo do texto com uma mensagem do Lula)
http://forodesaopaulo.org/partidos-e-movimentos-lancam.../
Notícia e vídeos que comprovam que o PT mantém organização paramilitar MST
http://oglobo.globo.com/.../ato-em-defesa-da-petrobras...
www.youtube.com/watch?v=-JozR5-yRx0
www.youtube.com/watch?v=m22Qo6Z6bjo
Fazendo isso, até mesmo uma petição poderá ser capaz de fechar TODOS os partidos filiados ao Foro de São Paulo. Vale lembrar que apenas uma petição fechou o PCB em 1947: http://www.justicaeleitoral.jus.br/?/tse-resolucao-1841-can?
Foro de São Paulo ?É preciso acelerar a integração latino-americana?, diz secretário-executivo...
forodesaopaulo.org
sidnei luis reinert
19/03/2015 19:05
De Ronaldo Caiado:

Com uma atitude absurda e inaceitável, a presidente Dilma se auto-impeachmou hoje. Para viabilizar sua ida a Goiânia, a presidente mandou construir um muro na prefeitura, o muro da vergonha. Ela criou uma situação inédita fruto da sua total falta de capacidade de governar o País diante de sucessivas crises políticas, do desmantelamento da economia e da inoperância e falta de credibilidade para combater à corrupção. Dilma sitiou o Paço Municipal, uma afronta ao povo goiano, que é ordeiro e receptivo. Dilma não é mais a porta-voz da sociedade brasileira. É inaceitável se deslocar para o nosso estado e ter quer construir um muro da vergonha, não poder ter acesso da população e ouvir nossas reivindicações, é deprimente, triste!
Juju do Gasparinho
19/03/2015 19:01
Prezado Herculano:

Entre um gole e outro da 51, o cachaceiro trama.
Do Blog do Manoel:

"Vários jornais dizem hoje que LuLLa, o chefão da corrupção institucionalizada, apresentou para dona Dilma:

1) As requisições dos Mercenários:

a) Ministério do Turismo - para Dudu Alves
b) Integração Nacional - livre para Renan Indicar

2) Para o seu Partido Quadrilha:

A união do Ministério das Comunicações com a Secretaria de Comunicação Social para Berzoini, com a função de começar a regular a mídia.

Se tudo isto acontecer Cid Gomes tem razão. Os achacadores existem e estão cobrando as faturas".
sidnei luis reinert
19/03/2015 18:52
Decretão anticorrupção de Dilma faz judiciário e Ministério Público se curvarem a acordos na CGU


Edição do Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Presidenta Dilma Rousseff deu um golpe mortal no Judiciário em seu Decretão Anticorrupção. A CGU, que é um órgão do Poder Executivo, ganhou o monopólio, competência exclusiva, de firmar acordos de delação das empresas, via acordo de leniência. Isto acontece dois dias depois da manifestação de milhões nas ruas. Dilma conseguiu o feito de legalizar uma ilegalidade. Seu ato falho de ontem seria nulo de pleno Direito, se tivéssemos segurança jurídica em Bruzundanga.

O alvo do decreto da Dilma não foram os corruptos. Foi a Justiça e o MPF. Na visão nazipetista, pode fechar o Ministério Público Federal. O desgoverno se blindou contra as ações judiciais movidas contra seus integrantes. Ninguém vai reagir? A "oposição" novamente incorre no erro de subestimar Dilma e seus mentores stalinistas, ao alegar que ela baixou um pacote requentado. Na verdade, o pacotaço é fresquinho em sua ação autoritária que tira poder do sistema judiciário.

A Lei da Mordaça é pintinho magro perto disso que a Dilma proclamou ontem. O Decreto Anticorrupção legitima a raposa fiscalizando o galinheiro. A Controladoria Geral da União não é órgão do judiciário, nem do Ministério Público. Não é independente. É vinculado diretamente à Presidência da República. "Competência exclusiva da CGU" para blindar ladrão torna o cargo valiosíssimo. Muitas raposas se matarão para gerenciar o galinheiro.

Dilma oficializou a bandalheira em apenas uma canetada no Diário Oficial da União. Novamente, a "oposição" não entendeu nada... Ela parece morta, mas não está. Continua matando a pau a segurança do Direito no Brasil. Dilma amputou as mãos e as pernas do sistema judiciário brasileiro. O Executivo continua dando as cartadas na guerra entre os poderes na República Sindicalista de Bruzundanga. Ninguém no Judiciário e no MP vai reagir?

O Executivo, em conluio com o Legislativo, armou esse golpe jurídico. O Congresso, acuado pela Lava Jato, vai aprovar o pacotão sem maiores dificuldades, apesar do jogo de cena. A "oposição", que erra no alvo da crítica, amargará mais uma derrota. O desgoverno descobriu que dar um golpe institucional é a forma mais fácil de sobreviver às pressões das ruas - que desmoralizam, também, a corrupta classe política. É desta forma cínica que Dilma promete construir uma nova cultura de moralidade pública no Brasil.

Espertamente, a CGU já vem se antecipando ao judiciário e abrindo processos contra empresas enroladas na Lava Jato. Elas terão de fechar acordos para seguirem fornecendo ou trabalhando com o governo. A regra será simples: reconhece-se o crime, pede perdão, paga uma multa e continua no mesmo jogo, com outra maquiagem. Eis o drible da vaca tossindo na corrupção... Certamente, foi Luis Inácio Adams, Advogado-Geral da União, e futuro ministro do STF, quem articulou todo o pacotão.

No seu discurso de lançamento do pacotão, Dilma matou os brasileiros sérios de tanto rir. Teve a coragem de proclamar que o trabalho de fortalecimento das instituições e leis para o combate efetivo da corrupção começou em 2003, no primeiro ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mesmo Lula que botou a turma dele na Petrobras e em outras estatais alvos de corruptos. O mesmo Lula em cujo governo explodiu o escândalo do Mensalão.

Dilma lançou sete medidas - que, a um olhar menos atento, poderiam parecem bem intencionadas. Delas, o inferno está cheio. Algumas das medidas são perfeitas para um sistema modelo "Gestapo" - dando mais força para a máquina estatal triturar seus inimigos. Dilma prometeu enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo o confisco de bens não comprovados. Será que ela pretende aplicar tal lei contra os mandarins de seu partido, seus familiares e conhecidos laranjas?

Tem mais stalinismo para a gestapo petralha: Dilma também pediu urgência para um projeto que já tramita no Congresso prevendo a alienação antecipada de bens apreendidos e a venda em leilão dos mesmos antes do fim do julgamento do caso. Onde fica o tal princípio do "transitado em julgado"? O governo vai impor a culpa a alguém antes do veredito final? Por acaso, isto é Justiça? Ou é "justiçamento falso moralista"?

Dilma também joga para a plateia com o pacotão anticorrupção. Por isso, solicitou a extensão dos critérios da Lei da Ficha Limpa para funcionários públicos em cargos de confiança; a regulamentação da Lei Anticorrupção, que penaliza empresas corruptoras, e a criação de um grupo de trabalho de juristas e outros setores para a elaboração de propostas que agilizem o julgamento de processos que tratam de corrupção na Justiça.

Outra grande piada da Dilma é criminalizar, violentamente, o caixa dois. Fazer isto, sem uma profunda reforma tributária, é o mesmo que revogar a Lei da Gravidade no Planeta Terra. A sonegação é alta porque o sistema é ladrão e impostor. Da mesma forma, é demagógica a legislação que pretende punir o enriquecimento ilícito de funcionários. De que adianta haver lei para punir, se a máquina governamental não bota a Receita Federal para cumprir tal papel? Ou, mais grave ainda, quando solta o Leão é para promover o rigor seletivo contra adversários e inimigos, poupando os ladrões aliados?

O Troco a caminho

Juristas de oposição ao governo prometem um troco ao stalinista e demagógico pacotão anticorrupção de Dilma.

Eles estudam uma medida judicial perante os tribunais para extinção do PT, considerando que a sigla partidária fora utilizada para graves cometimentos de delitos, não apenas do mensalão, mas recebimento de doações ilícitas e ilegais de empreiteiras que buscavam fazer o repasse por meio do dinheiro público da Petrobras e outras estatais.

O grupo que estudou o assunto com base nas legislações em vigor, e na lei anticorrupção, acredita no sucesso da medida que pode abalar o poder nazicomunopetralha.
Herculano
19/03/2015 16:20
RENATO DUQUE DIZ A CPI QUE TUDO É UMA FARSA E QUE VAI PROVAR QUE O DINHEIRO QUE GANHOU E POSSUI FOI GANHO SÓ COM O TRABALHO DELE NA PETROBRÁS

Conteúdo do Uol (Folha de S. Paulo). Texto de Bruna Borges, da sucursal de Brasília. O ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque se defendeu das acusações de corrupção nesta quinta-feira (19) durante audiência pública da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a petrolífera na Câmara. "Eu vou me defender, eu vou provar que os meus bens têm fundo no meu trabalho. Tenho 34 anos de companhia, tenho orgulho por ter sido diretor por nove anos", afirmou o ex-diretor.

O ex-diretor foi preso na última segunda-feira (16) e foi denunciado pela Procuradoria por lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. De acordo com o Ministério Público, Duque "esvaziou" algumas contas em seu nome que existiam na Suíça e enviou ? 20 milhões para contas no principado de Mônaco. O dinheiro não havia sido declarado à Receita Federal e foi bloqueado. Durante a prisão do ex-diretor, a Polícia Federal apreendeu 131 obras de arte, ainda sem avaliação de valor.

Por ser investigado pela Justiça, Duque tem o direito e se manteve calado por pelo menos quatro horas de depoimento. O ex-diretor rompeu o silêncio por apenas duas vezes para responder os questionamentos sobre sua mulher, Maria Auxiliadora Tuburcio Duque, e seu filho.

Para defender a família, Duque admitiu que seu filho trabalhou na Technip, que segundo a deputada Eliziane Gama (PPS-MA), seria sócia da UTC. A UTC é uma das companhias suspeitas de pagar propina para Petrobras. O ex-diretor negou que a Technip tenha relação com a UTC e que o filho estivesse trabalhando para empresa atualmente. A deputada e Duque não informaram o nome do filho do ex-diretor.

"Quando ele recebeu o convite eu fiz uma consulta formal à Petrobras para saber se havia algum impedimento e a resposta da companhia foi de que não havia nenhum problema", disse Duque.

Ele também negou que sua mulher tenha se encontrado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou com o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Segundo a reportagem da revista "Veja", a mulher de Duque "entrou em desespero" com a prisão do marido em novembro de 2014 e procurou Okamotto, que "prometeu resolver depressa a situação".

Ainda segundo a revista, Lula também teria se encontrado com a mulher de Duque e teria procurado o ministro Teori Zavascki, relator das ações sobre a operação Lava Jato do STF, para tratar da prisão do ex-diretor.

Duque é suspeito de cobrar propina de 2% a 3% dos contratos da estatal que seriam destinados ao PT. Ele teria sido indicado para o cargo pelo ex-ministro José Dirceu, também alvo da Lava Jato.

O ex-gerente de Serviços Pedro Barusco, que era subordinado a Duque, afirmou em depoimento à CPI na terça-feira (10) que o ex-diretor tratava com o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para o pagamento das propinas dentro da estatal.

O advogado de Duque, Alexandre Lopes de Oliveira, afirmou que a delação premiada de Barusco, que aponta Duque como um beneficiado do esquema de pagamento de propina, é uma "farsa". "Duque refuta qualquer acusação de participação do esquema", afirmou o advogado.

Vaccari nega as acusações.
Arara Palradora
19/03/2015 13:50
Querido, Blogueiro:

Postado às 13:05hs. - Dilma diz que escolherá uma pessoa boa para a
Educação?
Depende do que ella considera uma pessoa "boa".
Petista bom, não se acha nem com vela acesa.

Voeeeiii...!!!
Juju do Gasparinho
19/03/2015 13:15
Prezado Herculano:

Do Blog do Coronel:

"PT cai de 22% para 9% na preferência do eleitor.

PT desaba junto com Dilma Rousseff. Na última pesquisa Datafolha, apenas 9% dos brasileiros declararam preferência pelo partido da corrupção. No início de dezembro, eram 22%. O que significa que a sofisticada organização criminosa do mensalão e do petrolão perdeu mais da metade do eleitorado fiel. O PT está pagando o preço dos 3% que desviou na Petrobras. Mas como diz o ministro Cardozo, pesquisa é fotografia do momento. O que significa que vai piorar".

Postado pelo EDITOR às 12:30:00.

Com calma e paciência, toda essa gente cairá, aos poucos, de podre!



Herculano
19/03/2015 13:05
NADA MUDA. QUANTO PIOR MELHOR

Conteúdo do Uol (Folha de S. Paulo), Rio de Janeiro. A presidente Dilma Rousseff negou nesta quinta-feira (19) que a saída do ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), represente o início de uma reforma ministerial em seu governo. Segundo a presidente, trata-se de uma mudança pontual.

"Vocês estão criando uma reforma ministerial que não existe", afirmou a presidente após ser questionada sobre a saída do ministro durante uma coletiva realizada após o lançamento de um pacote de medidas para os clubes de futebol do país.

"Não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém", afirmou. "Estou fazendo uma alteração pontual. As circunstâncias às vezes obrigam você a fazer uma que outra mudança."

Segundo Dilma, a escolha do novo ministro para a pasta de Educação levará em conta a relação da pessoa com a área. "Vou escolher a pessoa boa para educação. Não a pessoa desse ou daquele partido", afirmou.
A BOMBA FINAL POR PEDRÃO
19/03/2015 12:25
Repita comigo deputada

Não é nada comico minha gente, totalmente tragico, A secretaria de saude fez um ditado primario para Deputada . Fez ela repetir direitinho a fala infeliz, grotesca e fora de contexto sobre a doutora Bete na inauguração da policlinica. Nao adianta senhora secretaria ninguem mais engole qualquer asneira sobre esta desprezivel figura que perambula pela saude do municipio.
Nao ha palavras e nem atitudes e nem dinheiro que mudem a repugnancia de 99% dos colegas de trabalho nutrem por esta chefia. Gestos como o discurso decorado da deputada mostram o desespero da senhora secretaria e sua preferencia por determinados intrusos como e o caso desta diretora. A secretaria poderia ter pedido pelo menos para a deputada mentir mais um pouco incluindo lembranças de sangue, do suor de lagrimas dos outros servidores, na verdade tudo isso é para disfarçar a sucata que virou a saude de gaspar. Estamos indignados e pedimos providencias senhor prefeito!
Herculano
19/03/2015 12:12
É diferente em Gaspar?
POR QUE O GOVERNO SE TRUMBICA, por Eugênio Bucci, para o jornal O Estado de S. Paulo

Parte 1

Até agora, o pior erro de comunicação do governo federal foi o documento interno do governo federal sobre os erros de comunicação dele mesmo, o governo federal. Na terça-feira à tarde, o texto que circulava no Palácio do Planalto foi noticiado com exclusividade no portal estadao.com.br. Ontem a peça virou manchete deste jornal. Não era para menos.

A reportagem de Valmar Hupsel Filho e Ricardo Galhardo destrincha um texto que, em mais de um sentido, é uma bomba. Elaborado dentro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), segundo apuraram os repórteres, o documento não explica e não resolve a desorientação do Planalto em matéria de se entender com a sociedade. Em vez disso, piora tudo.

São 1.904 palavras que se estendem por cinco páginas de papel ofício. Todas erradas. Erram no diagnóstico, nas proposições e nos fundamentos. Na visão ali exposta, as falhas de comunicação dos anos Dilma Rousseff teriam sido técnicas: a desativação de robôs que atuavam nas redes sociais em defesa do governo, o distanciamento dos "blogueiros progressistas", a falta de publicidade oficial e outros desacertos da mesma linha. Em síntese, o governo teria errado porque não lançou mão das ferramentas "certas", nas doses cavalares "certas", para convencer a cidadania errada de que ele, governo, é que está certo.

Por que o diagnóstico é um erro em si mesmo? Porque a principal deficiência do poder que aí está, quando o assunto é comunicação, não tem nada que ver com mais ou menos propaganda na televisão, não tem que ver com a falta de cumplicidade de ativistas das redes sociais. O que existe é uma incapacidade anterior, constitutiva e persistente. Pelo menos desde 2011 (a coisa não era tão grave nos tempos de Lula), a gigantesca limitação comunicativa do Palácio do Planalto é política, não técnica.

Em termos menos vagos, é de natureza auricular. O governo não escuta ninguém - e todo mundo que está rouco de tanto avisar sabe disso muito bem. O governo não escuta a oposição, não escuta os parlamentares, não escuta o PT e não escuta os conselhos do ex-presidente Lula. Que não escute também a sociedade não surpreende nem um pouco.
Herculano
19/03/2015 12:12
É diferente em Gaspar?
POR QUE O GOVERNO SE TRUMBICA, por Eugênio Bucci, para o jornal O Estado de S. Paulo

Parte 2

Escutar, nesse caso, significa ouvir. E ouvir não significa concordar com tudo, mas significa levar em consideração, acolher, incorporar, agregar, somar, dividir o poder para multiplicar a representatividade, o engajamento. Como não faz nada disso (e como faz muito o oposto disso), falta credibilidade aos convites que, agora, os ministros começam a fazer para o "diálogo".

Puxemos pela memória. Dilma também falou em "diálogo" logo ao vencer o segundo turno, no dia 26 de outubro, com 51,6% dos votos. Mas que diálogo? Na noite daquele domingo usou o microfone por quase meia hora e não pronunciou uma única vez o nome de Aécio Neves, seu adversário. Não dirigiu a ele uma única palavra de agradecimento. Não o cumprimentou. Ora, essa, quem ela queria ouvir para dialogar?

Instrumentos de comunicação o governo hoje tem de sobra. Paga-os a peso de ouro. As somas são bilionárias. Não foi por falta de máquina de propaganda que a classe média foi às ruas no domingo. Foram passeatas de direita? Foram, e daí? Isso as torna menos legítimas e menos expressivas, por acaso?

A indignação, além de legítima, é generalizada - e ela não se deve à escassez de blogueiros amigos ou à ausência de superproduções publicitárias na TV. O erro está mais embaixo. E mais acima. O erro está em todo lugar. É ubíquo. O erro é de postura. Você não vai acreditar, mas hoje, no Palácio do Planalto, nem as paredes têm ouvidos.

Sem dúvida, devemos ler com reservas o tal documento da Secom. Ele não é um pronunciamento solene, não é uma portaria, não foi publicado no Diário Oficial. Não passa de papel interno, cuja circulação deveria ser reservada. Por outro lado, em nenhum outro lugar a índole palaciana se expressou com tanta crueza, de modo tão desabrido. E até o dia de ontem, no meio da tarde, ele não foi desautorizado.

Mesmo não sendo oficial, ele é verossímil, autêntico. Os seus parágrafos trazem cada uma das impressões digitais dos estrategistas que animam esse continental desastre de comunicação que se instalou na Presidência da República. Tudo ali explode como numa inacreditável confissão de culpa. E, nesse caso, culpa não apenas pelos tais erros cometidos, mas principalmente culpa por expor de modo tão cristalino um pensamento tão obscuro, tão bruto.

Vejamos um trecho: "Não importa quantos panelaços eles façam. É preciso consolidar o núcleo de comunicação estatal, juntando numa mesma coordenação Voz do Brasil, sites, Twitter e Facebook dos ministérios, Facebook da Dilma e Agência Brasil".

Note bem o pronome eles. Quem são mesmo "eles"? Como é possível que, a esta altura da evolução da democracia brasileira, um servidor público chame de "eles" os brasileiros que fazem panelaço? Que governo é esse que quer operar na base do "nós contra eles"? O governo não deveria ser de todos os brasileiros? Que um partido pense assim é compreensível, mas o governo?

No mesmo trecho, o emprego da expressão "comunicação estatal" é igualmente perturbador. Se o Estado, nos termos da Constituição, deve ser apartidário e impessoal, como é que a "comunicação estatal" pode ser posta a serviço desse sombrio combate ideológico contra "eles"? Lembremos que "eles" são cidadãos brasileiros, como eu e você. (Fora isso, é deplorável, ofensivo, ver a Agência Brasil reduzida a munição partidária na guerra do "nós contra eles".)

"Não será fácil virar o jogo", conclui o texto. Não mesmo. Mais fácil será o jogo virar o governo, quer dizer, virar a cabeça do governo. Quem sabe Dilma se toque e vire o seu governo na direção da mentalidade democrática e do diálogo verdadeiro. Os estrategistas da surdez que nos perdoem, mas essa crise não é uma partida de futebol.
Herculano
19/03/2015 11:53
CREDIBILIDADE DO GOVERNO DO PT DE DILMA VANA ROUSSEFF

O mercado esperava mudanças no ministério. Pois ela acaba de ir a TV que não existe nada disso. Ou seja, tudo vai ficar pior do que está.

Resultado imediato: Real se desvalorizou, a Bolsa caiu.

Outra: para os clubes de Futebol o governo do PT perdoou dívida milionária feita de corrupção, malversação e irresponsabilidade administrativa. Para as empresas, o corte das desonerações. Para nós os pagadores de pesados impostos desviados para a corrupção, mais impostos, para pagar as dívidas dos clubes.

Finalmente. E por que Dilma deu para falar ao meio dia? Porque as panelas estão cheias para o almoço, e as pessoas estão trabalhando. De noite, basta começar o Jornal Nacional com notícias e pronunciamentos marotos dela, que começa o panelaço, buzinaços e impropérios.

O PT e a presidente estão surdos. Não ouvem mais as vozes das ruas. Nem as pesquisas.
Herculano
19/03/2015 09:00
SÓ PRÁ ELES..., por Paulo Alceu

Quando me preparava para abordar aqui na coluna sobre a indigesta e repugnante ampliação de recursos para os partidos políticos me deparei com uma manifestação no face da médica Suziê Berger, que vive uma triste realidade todos os dias pela falta de verbas e maior atenção à saúde. Diz tudo:

"O senador Romero Jucá ampliou para R$ 867 milhões o orçamento para financiamento do Fundo Partidário, pois, segundo ele, há dinheiro sobrando. Senti-me ofendida. Ontem, assumi o plantão com nove pacientes internadas. No entanto, só temos quatro macas. Isso significa que havia cinco mulheres, em trabalho de parto, sentadas em CADEIRAS. A equipe fazia seu melhor para prestar uma boa assistência. Meu atendimento sempre foi e sempre será humanizado, mas chega a ser indigna, as condições de trabalho em alguns hospitais e postos. Eu gostaria que o senador Jucá explicasse para essas mulheres porque o dinheiro que está sobrando vai para partidos políticos e não para a saúde, educação e segurança?" Não precisa dizer mais nada...
Herculano
19/03/2015 08:57
A ENTREVISTA BOMBA DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. APARELHARAM A PETROBRÁS PARA ACHACAR EMPREITEIRAS, por David Friedlander.

Parte 1

O empresário Cristiano Kok, presidente do conselho de administração da empreiteira Engevix, admite que pagou cerca de R$ 10 milhões em propina para o doleiro Alberto Youssef e diz ter feito isso para receber pelas obras que fazia para a Petrobras.

"Os políticos aparelharam a Petrobras para arrancar dinheiro das empreiteiras. Foi extorsão", disse Kok, 69, em entrevista à Folha. "Agora, será que alguma empresa poderia ter denunciado que estava sendo extorquida pelo Paulo Roberto [Costa, ex-diretor da Petrobras]? No mundo real não dá para fazer isso."

Acusada de participar do esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato, a Engevix está sendo processada por improbidade administrativa. O Ministério Público pede indenização de R$ 538 milhões pelos supostos delitos.

Entre os executivos processados, está um dos sócios da empreiteira, Gerson Almada, preso há mais de 120 dias. Empreiteira de tradição no setor, a Engevix hoje corre o risco de quebrar. Com várias empresas do grupo à venda para pagar dívidas, Kok conta que passou a rezar para pedir ajuda divina. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Folha - Ao todo, quanto vocês pagaram de propina nos contratos da Petrobras?

Cristiano Kok - Foram R$ 6 milhões a R$ 7 milhões num contrato de R$ 700 milhões da refinaria Abreu e Lima, e mais uns R$ 3 milhões na refinaria de Cubatão. Pagamos em prestações mensais para três empresas do Alberto Youssef, como se fosse prestação de serviços.

Quando começou a Lava Jato, ficamos sem dinheiro e paramos tudo. Só que Youssef tinha duplicatas assinadas por nós e as descontou no banco. O banco veio atrás e tivemos que pagar para não ficar com o nome sujo.

Folha - Para quem ia o dinheiro?

Cristiano - Não sei. José Janene [ex-deputado do PP] indicou o Youssef e ele dizia: 'Paga isso aqui, paga aquilo ali'. Não sei para onde o dinheiro ia e só soube que as empresas eram do Youssef muito depois.

Folha - O sr. não desconfiava que o dinheiro era para políticos?

Cristiano - Como a indicação do Youssef foi política, evidentemente ele falava em nome do partido [PP]. Mas para quem ele mandou dinheiro eu não sei.
Herculano
19/03/2015 08:57
A ENTREVISTA BOMBA DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. APARELHARAM A PETROBRÁS PARA ACHACAR EMPREITEIRAS, por David Friedlander.

Parte 2

Folha - A propina era para ganhar contratos na Petrobras?

Cristiano - Era para não ser prejudicado nos pagamentos de aditivos [aos contratos] e das medições da obra. Os contratos a gente ganhou por licitação.

Mas, para receber em dia, e ter as medições aprovadas, tem que pagar comissão, taxa de facilitação, propina, chame do que você quiser.

Você começa a obra, monta equipe, se instala, sua um pouquinho e aí começam a aparecer as dificuldades para receber. Era chantagem mesmo. Extorsão.

Folha - E as outras empresas, pagavam para ganhar obras?

Cristiano - Não sei dizer a razão delas. Cada caso é um caso.

Folha - O sr. tem um sócio na cadeia há mais de 120 dias, está com o nome sujo e precisa vender quase tudo para pagar dívidas. O que passa pela sua cabeça?

Cristiano - Minha resposta imediata seria dizer que foi tudo um absurdo, não devia ter participado. Mas era fazer isso ou ficar sem serviço. As empresas cometeram erros e estão pagando um preço altíssimo por um processo de extorsão.

Agora, será que alguma empresa poderia ter denunciado que estava sendo extorquida pelo Paulo Roberto [Costa, ex-diretor da Petrobras]? No mundo real não dá para fazer isso. Você sai do mercado, seu contrato é cancelado, vão comer teu fígado.

Folha - O governo diz que a Petrobras foi vítima de...

Folha -Foi vítima de má gestão. Os políticos aparelharam essa máquina com gestores incompetentes, para obter vantagens pessoais ou para seus partidos. A versão que tem sido divulgada é que a Petrobras foi assaltada por um bando de empreiteiras. A verdade é que os políticos aparelharam a Petrobras para arrancar dinheiro das empreiteiras.
Herculano
19/03/2015 08:56
A ENTREVISTA BOMBA DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. APARELHARAM A PETROBRÁS PARA ACHACAR EMPREITEIRAS, por David Friedlander.

Parte 3

Folha O Ministério Público afirma que as doações de campanha também são pagamento de propina, só que disfarçado.

Cristiano - Nunca pagamos doação de campanha para ganhar contratos ou fazer obras. Na última semana de campanha, por exemplo, o tesoureiro da Dilma [Edinho Silva] saiu pedindo dinheiro para todos, e contribuímos com R$ 3 milhões. Tudo registrado. Agora, evidentemente, quando você apoia um partido ou um candidato, no futuro eles vão procurar ajudá-lo de alguma forma, não tenha dúvida. É política de boa vizinhança.

Folha - Segundo as investigações, as empreiteiras superfaturavam os preços das obras.

Cristiano - Não houve superfaturamento. Não dá para dizer isso sem uma perícia.

Folha - O TCU (Tribunal de Contas da União) fez perícia e constatou superfaturamento na refinaria Abreu e Lima.

Cristiano - Os critérios do TCU estão errados. Pegam os preços de uma pavimentação de asfalto e aplicam na pista do aeroporto. São coisas diferentes.

Folha - Mas os preços de Abreu e Lima e de outras obras explodiram.

Cristiano - A Petrobras lançava as obras sem projeto e depois ia acrescentando coisas que encareciam tudo. Pediu granito no banheiro, no refeitório, um revestimento caríssimo nos 53 prédios da refinaria.

Em Abreu e Lima, nosso contrato era de R$ 700 milhões, mas acabamos gastando R$ 1,1 bilhão por causa das exigências extras da Petrobras. Nos devem R$ 400 milhões. Em Macaé (RJ), fizemos um contrato de R$ 300 milhões e a obra ficou em R$ 450 milhões. Mais prejuízo.

Estamos cobrando a Petrobras por isso. Mas eu devo ser muito burro, porque paguei comissão e perdi dinheiro.

Folha - Mas fazer obras sem projeto não era conveniente para as empreiteiras? Vocês podiam pendurar lá o que quisessem.

Você entra achando que já que o projeto é mal feito vai poder cobrar mais para fazer direito, só que na hora de cobrar eles não te pagam.
Herculano
19/03/2015 08:55
A ENTREVISTA BOMBA DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. APARELHARAM A PETROBRÁS PARA ACHACAR EMPREITEIRAS, por David Friedlander.

Parte 4

Folha - Vocês combinavam a divisão das obras entre as empresas?

Cristiano - Eu não participei disso. Mas havia, digamos assim, uma certa organização para que uma empresa que já estava trabalhando numa determinada refinaria continuasse lá, porque não tem sentido trocar por outra. A Petrobras poderia fazer isso, mas deixava para o mercado.

Folha - Isso não é cartel?

Cristiano - Num cartel, um grupo de empresas se organiza para combinar os preços do mercado. No caso da Petrobras, ela é a única compradora, ela estabelece preço e ela escolhe quem participa. Não há a menor chance de entrar numa obra se ela não quiser.

Folha - O contrato da Engevix com o ex-ministro José Dirceu também era para pagar propina?

Cristiano - Nunca foi propina. Dirceu foi contratado pelo relacionamento que tinha no Peru, em Cuba e na África. Tínhamos interesse nesses mercados, mas não houve resultados. O contrato era em torno de R$ 1 milhão, não sei exatamente.

Fizemos outro contrato com o Paulo Roberto Costa depois que ele saiu da Petrobras. Eram R$ 30 mil por mês, para consultoria.

Folha - Quem é Milton Pascowitch, que seu sócio Gerson Almada citou em depoimento como uma ponte com o PT?

Cristiano - Milton atua conosco há mais de 15 anos. Tem um relacionamento forte com o PT e disse para o Gerson que podia ajudar no relacionamento com o partido. Foram feitos contratos com ele para fazer esse relacionamento. Era uma relação de lobby, nunca para pagamento de propina.

Folha - O envolvimento no escândalo afetou sua vida pessoal?

Cristiano - Na família tem gente que olha assim meio enviesado, mas até agora não vi ninguém na rua apontando para mim ou coisa parecida. As pessoas que conhecem o setor parecem solidárias, mas ao mesmo tempo estão em busca de oportunidades e vão para cima de você. Nossas empresas perderam valor e tem gente de olho nisso.

Folha - O que mudou na sua rotina?

Cristiano - Fiquei mais místico. Eu não era voltado para a espiritualidade, agora medito, passei a rezar. Peço ao poder superior uma ajuda. Até agora tive duas sortes que atribuo à proteção divina: não fui preso e não sou réu em processo.

Folha - A Engevix vai quebrar?

Cristiano - Espero que não. Vendemos nossa empresa de energia e colocamos à venda nossas participações nos aeroportos de Brasília e Natal, e o estaleiro no Sul. Devemos mais de R$ 1,5 bilhão a bancos e fornecedores. Se tudo der certo, vamos encolher, mas continuar vivos. O faturamento do ano passado, que foi de R$ 3 bilhões, cai para R$ 1 bilhão.

Folha - Como está a negociação do acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União?

Cristiano - Assinamos a minuta de um acordo para começar a discussão, mas parou nisso.

Folha - Conseguirá pagar os R$ 538 milhões cobrados na Justiça?

Cristiano - De jeito nenhum. Se tem alguém que precisa pagar é a Petrobras, que nos deve mais de R$ 500 milhões.
Herculano
19/03/2015 08:29
E SE A MODA PEGA?

Vereadora pede abertura de CPI para investigar licitação para compra de flores em Itajaí, governada por Jandir Belini, PP. Anna Carolina Martins (PRB) protocolou o requerimento na tarde de ontem, quarta-feira
Herculano
19/03/2015 08:24
OS DELÍRIOS DITATORIAIS DO BOLIVARIANO RUI FALCÃO. OU: CONGRESSO VAI CONVOCAR A SECOM PARA EXPLICAR A EXPLICAÇÃO DOS CRIMES CONTIDA EM DOCUMENTO? por Reinaldo Azevedo, para Veja

Um dia depois de ter vindo a público o documento aloprado da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), que admite usar pistoleiros da Internet, que chama "soldados", para "disparar munição" do governo, ficamos sabendo que Rui Falcão, presidente do PT, quer que o Planalto corte verba de publicidade oficial das emissoras que "apoiaram" ou "convocaram" a manifestação de protesto do dia 15.

Nota: ninguém nem apoiou nem convocou. Veículos de comunicação noticiaram a convocação e cobriram o evento, como fizeram com o "protesto a favor" do dia 13, organizado pela CUT, pelo PT e por partidos e entidades de esquerda.

E daí? Rui Falcão não está tentando ser justo. Ele está sendo apenas petista. Isso quer dizer o seguinte: se eles estão no governo e se a verba de publicidade existe, então esse dinheiro pertence ao PT e pode ser usado para punir os que considera adversários e beneficiar os amigos.

Vejam que curioso. No fim das contas, o que é o petrolão senão rigorosamente isto: a apropriação do que é público por entes privados, em nome de uma causa? Sim, claro!, havia os que roubavam apenas em nome do próprio enriquecimento. Mas só um rematado canalha faria uma distinção moral entre os dois ladrões, não é?, o que rouba para si e o que rouba para financiar uma suposta utopia.

A propósito e antes que continue com Falcão: o Congresso brasileiro estará se desmoralizando se não chamar o titular da Secom - Thomas Traumann ou quem estiver no seu lugar - para se explicar. Qual é a relação entre o governo federal e os ditos "blogs progressistas", também chamados de blogs sujos? Quanto isso custa por mês? Que tipo de "munição" o governo federal fornece a eles? Os ataques sistemáticos que fazem a membros do Supremo, órgãos de imprensa, jornalistas, políticos de oposição e também da base - especialmente os do PMDB - estão na preço? Parece que sim, não é?

Que critério o governo emprega para distribuir essa verba? Número de acessos? Alinhamento ideológico? Simpatia pessoal? Outro ainda mais inconfessável? E que se lembre: a Secom defendia no texto outros procedimentos ilegais, como usar a estrutura de comunicação estatal para o proselitismo pró-governo e empregar verba oficial para elevar a popularidade do prefeito Fernando Haddad.

Quanto a Falcão, dizer o quê? Quando esses caras são acusados de tentações bolivarianas, reclamam. E logo surge algum bobalhão da academia ou alguma Poliana lesada da imprensa para marcar as diferenças. Ora, claro que há diferenças. Mas, como fica evidente, o petismo só não involui para o bolivarianismo porque as instituições brasileiras não permitem, não porque os companheiros não queiram. Eles querem. O uso que fazem da verba pública para beneficiar apaniguados é a prova mais evidente dessa tentação.

Que fique claro! O que está no documento da Secom é, entendo, a admissão de práticas criminosas, que Rui Falcão pretende ampliar. Qualquer critério de distribuição de verba oficial de publicidade que não leve em conta a eficiência do veículo na comunicação com o público - refiro-me a número de telespectadores, leitores, internautas, ouvintes etc. - é uma fraude e é pratica similar ao roubo.

O dinheiro pertence à sociedade, não aos governantes. E é essa sociedade que decide, no que respeita à publicidade, quem é e quem não é relevante. Se o PT quer pagar os blogs sujos, que o faça com o seu dinheiro, não com o da população. Se o PT quer a simpatia de emissoras de televisão, que compre lá um horário, em vez de empregar a verba de publicidade, que é disciplinada pela Constituição e pelas leis.

"Taca-le pau, Congresso!"
Herculano
19/03/2015 08:11
NÃO ADIANTA. É UMA TÁTICA, UM MANTRA, UMA OBESSESSÃO. PARA SE VER LIVRE DE CULPA, O PT PRECISA IGUALAR OS OUTROS À LAMA E AOS SEUS DESMANDOS NA FRANQUIA NACIONAL DE SACANAGENS. PT VAI HOJE A JANOT PEDIR LAVA JATO

O conteúdo é do 247. No dia em que o senador Aécio Neves (PSDB) apresentou um projeto de lei com o objetivo de cassar o registro do PT, os deputados mineiros Padre João (federal) e Rogério Correia (estadual), ambos petistas, anunciaram, nesta quarta-feira (18), que terão encontro com o procurador Rodrigo Janot, para pedir a reabertura do inquérito do tucano na Operação Lava Jato.

O pedido será feito com base no laudo da Polícia Federal que comprova a Lista de Furnas como verdadeira e em uma denúncia feita em janeiro de 2012 pela procuradora Andrea Bayão, na época do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro. Os parlamentares se encontrarão nesta quinta-feira (19) com Janot às 15h.

Na audiência, os petistas citarão o vídeo do depoimento do doleiro Alberto Yousseff, no qual ele cita a participação de Aécio Neves no esquema de desvio de recursos de Furnas. Na gravação, o doleiro afirma ter escutado do ex-deputado José Janene e do presidente da empresa Bauruense, Airton Daré, que Aécio dividiria uma diretoria de Furnas com o PP e que uma irmã dele faria uma suposta arrecadação de recursos junto à empresa citada.

Rogério Correia apresentou as provas no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as mesmas, que segundo o parlamentar, Janot alega desconhecer.
Herculano
19/03/2015 08:01
PETROBRÁS SOB SUSPEITA EM 40 PROCESSOS NO TCU, por Cláudio Humberto na coluna que publicou nesta quinta-feira nos jornais brasileiros

Dos 40 processos sobre a Petrobras no Tribunal de Contas da União, 10 estão ligados à superfaturada refinaria de Pasadena, nos EUA, e 15 à Lava Jato, incluindo a venda de metade da subsidiária da estatal na África ao banco BTG Pactual, de André Esteves, além do caso no complexo petroquímico Comperj. Os casos foram citados pelo ministro-substituto do TCU André Luís de Carvalho, ao propor a investigação do conselho de administração, presidido por Dilma em todo governo Lula.


Bagatela suspeita
O TCU quer saber como o banco de André Esteves comprou por uma suspeita bagatela metade da subsidiária Petrobras Oil & Gas B.V..

Gestão ruinosa
O ministro André Carvalho quer apurar o que chama de "atos de gestão ruinosa" ou falta do "dever de cuidado" do conselho da Petrobras.

Mais uma suspeita
A compra da Suzano Petroquímica, por mais que o dobro do seu valor pela Petrobras, em 2007 (governo Lula), também está na mira do TCU.

Outra refinaria
Comprar refinarias era o nirvana da turma da corrupção na Petrobras. O TCU quer investigar a compra da refinaria japonesa Nansei Sekiyu.

DEMISSÃO DE CID GOMES JÁ ESTAVA DEFINIDA
A demissão do ex-ministro Cid Gomes estava engatilhada há dias, mas Dilma deu a ele a última chance de resolver o problema que provocou ao acusar deputados são "achacadores". Ela se irritou ao ser informada que Cid entrou de "licença médica" para pretextar nova ausência ao plenário da Câmara. Ele havia sido intimado a comparecer no dia 11 para explicar sua acusação, mas alegou "sinusite" e não apareceu.

Tem que enfrentar
Na intimidade, Dilma disse, aos gritos, que inventar doença não era atitude de homem. "Diz para ele ir lá e consertar essa c(*)da!", ordenou.

Mau momento
Enfrentando problemas de relacionamento com o Congresso, tudo o que Dilma não precisava era de ministro insultando parlamentares.

Espelho meu
A iminente demissão de Cid Gomes do Ministério da Educação foi antecipada com exclusividade nesta coluna, na edição de terça (17).

Faltou explicar
Dilma e seus ministros contaram muitas lorotas, com seu "pacote" requentando propostas já em tramitação no Congresso, mas não explicaram por que a Casa Civil mantém na gaveta há um ano e meio, sem regulamentar, a Lei Anticorrupção. Por ser dura demais, talvez.

Mesma opinião
Dilma engoliu a seco, ao mandar Aloizio Mercadante telefonar a Eduardo Cunha informando que Cid Gomes estava demitido. É que, no fundo, ela tem a mesma opinião do ex-ministro sobre deputados.

Pão e água
Eduardo Cunha jogou pesado com o desastrado Cid Gomes. Nem sequer o distinguiu com o convite para sentar-se à mesa, como faz a outros convocados. Cid ouviu em pé os desaforos dos "achacadores".

Briga antiga
É antiga a briga da família Gomes (Cid e Ciro) com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O deputado perdeu um processo de calúnia e difamação contra Ciro Gomes. Recorreu e perdeu novamente.

O indefensável
Nem o PT defendeu Cid Gomes na Câmara, uma das queixas do ex-ministro. Perguntado sobre o que falaria, o líder do partido, Sibá Machado, tirou o corpo: "Eu não sei. O que há para defender?".

Troco
Cid Gomes ganhou do deputado André Moura (PSC-SE) o título de "achacador do Ceará", após lembrar de escândalos envolvendo o governo do ex-ministro no Estado.

Merece atestado
Se não estava doente, como se suspeita na Câmara, o ex-ministro Cid Gomes (Educação), arrogante como é, deve ter adoecido, sendo demitido mesmo depois de pedir perdão aos deputados "achacadores".

Fora, Dilma
O PSDB pretende concentrar investigações contra Dilma no Senado. Acredita que, comprovada a relação de Dilma com o tesoureiro petista João Vaccari, será inevitável ligar Dilma à roubalheira da Petrobras.

Pensando bem...
...a corrupção deve ter o plano do Sírio Libanês: a "velha senhora", citada por Dilma, atravessa seu governo vendendo (e comprando) saúde.
Herculano
19/03/2015 07:47
CÁLCULO POLÍTICO DO PLANALTO NO EPISÓDIO COM CID É OBSCURO, por Igor Gielow para o jornal Folha de S.Paulo

A degradação do cacife político do governo Dilma Rousseff levou o Brasil a viver a quarta-feira (18) sob uma variante tropical de parlamentarismo branco.

O governo amanheceu com a pesquisa Datafolha indicando o apoio à presidente no chão e fechou a tarde informando de forma obsequiosa o presidente rebelde da Câmara de que o ministro da Educação seria demitido.

A rigor, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) comandou o auto-de-fé de Cid. Talvez tenha bastado para conter o ânimo peemedebista por ora, de olho na reforma ministerial. Ou não, já que na Casa ao lado Renan Calheiros (PMDB-AL) mantinha a pressão sobre o governo.

O cálculo político do Planalto no episódio é obscuro. Era evidente que Cid não se aguentaria na sessão para explicar por que chamou deputados de "achacadores".

A morte pela boca é um tradição familiar dos Gomes. É parte do folclore político a derrocada do irmão e antiga estrela do clã, Ciro, após chamar um eleitor de "burro" quando presidenciável em 2002.

Se demitisse Cid antes, Dilma seria acusada de prostrar-se diante de Cunha. Acabou na mesma situação, com o bônus de horas de humilhação pública. Algo que pode se repetir, se o presidente da Câmara mantiver a ideia de chamar outros ministros.

O tamanho do custo de negociação para o governo ficou evidente. Um deputado, antes de provocar a saída de Cid da sessão, o acusou de fugir de um "barco que está prestes a afundar". Detalhe: ele é do PSD, sigla símbolo da "nova base aliada". Mas, antes, é da turma de Cunha.
Herculano
19/03/2015 07:43
CUNHA DERRUBOU MAIS UM, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo

A "pátria educadora" assistiu ontem a uma cena inédita. Sem se levantar da cadeira de presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha anunciou ao país a queda do ministro da Educação.

"Comunico à Casa o comunicado que recebi do chefe da Casa Civil comunicando a demissão do ministro da Educação, Cid Gomes", afirmou, em sessão transmitida ao vivo na TV.

Foi a segunda cabeça entregue ao peemedebista em um mês e meio. É um desempenho notável para um desafeto da presidente da República que responde a inquérito por suspeita de receber propina do petrolão.

Pouco depois de tomar posse, Cunha exigiu a troca do então líder do governo na Câmara, Henrique Fontana. O petista havia feito campanha para um aliado que o enfrentou na disputa pela presidência da Casa.

"Não participaremos de nenhuma discussão sobre matérias do governo em que ele seja o interlocutor", afirmou o peemedebista. Alguns dias depois, Fontana estava na rua.

O filme se repetiu ontem. Escalado por Cunha para substituí-lo na liderança do PMDB, o deputado Leonardo Picciani imitou suas palavras ao cobrar a demissão do ministro. "Não participaremos de nenhuma reunião com ele", declarou.

Em poucos minutos, o Planalto confirmou que o presidente da Câmara havia feito mais uma vítima.

Cid não entrou na mira de Cunha por dizer que "300 ou 400 achacadores" usam broche de deputado. Caiu porque articulava, com aval do governo, a criação de um novo partido para enfraquecer o PMDB.

Sua demissão foi mais um desastre para o Planalto, no dia em que Dilma tentava reagir à queda de popularidade e criar um fato positivo com o pacote anticorrupção.

Cada vez mais fortalecido, Cunha se afirmou como uma espécie de derrubador-geral da República. A cabeça de Cid, o Breve, repousará como novo troféu em sua estante. Para a presidente, a má notícia é que ele só pensa em aumentar a coleção.
Herculano
19/03/2015 07:41
NA TERRA DOS CORONEIS. BATE-BOCA NA CÂMARA TEVE OFENSAS E IRONISAS


Cid Gomes repetiu ataques contra parlamentares, criou constrangimento para aliados e foi chamado de 'palhaço'. Mendonça Filho, do DEM, ironizou: 'Não precisa de oposição, este governo produz uma crise por dia', informam os repórteres Flávia Foreque, Aguirre Talento e Marina Haubert da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S. Paulo.

O que deveria ser um pedido de desculpas de Cid Gomes à Câmara se transformou em um acalorado bate-boca com troca de acusações e constrangimentos. Aliados do governo foram chamados pelo então ministro da Educação de oportunistas. Ele mesmo foi qualificado de "palhaço".

Cid chegou ao Congresso 15 minutos antes do horário agendado, 15h. Ao lado de assessores e deputados do Pros, seu partido, tirou fotos e conversou com alguns parlamentares. Em poucos minutos, o tom amigável desapareceu.

Ele logo abordou o motivo que o levava à Casa por convocação do presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ): a declaração, a um grupo de estudantes no Pará, de que a Câmara tem "uns 400 deputados, 300 deputados achacadores".

Dezenove dias depois, o ministro pediu "perdão" pela declaração aos que não vestiram a "carapuça", mas fez ressalvas. Destacou que a fala ocorreu em "lugar reservado", onde foi feita uma "gravação não autorizada, que não reflete minha opinião pública". O mea-culpa foi seguido de críticas.

"Partidos de situação têm o dever de ser situação, ou então larguem o osso, saiam do governo, vão para a oposição", emendou.

No plenário, uma claque de políticos e aliados vindos do Ceará tentava abafar a reação dos deputados - que foram repreendidos por Cunha.

"Eu fui acusado de [ser] mal educado. Pois muito bem: prefiro ser acusado por ele [Cunha] de mal educado, do que ser como ele, acusado de achaque", disse Cid.

Cunha é investigado porque o doleiro Alberto Youssef disse na sua delação na Operação Lava Jato que ele pressionou empresa a pagar propina por meio de requerimentos na Casa, o que ele nega.

Parlamentares passaram a cobrar a saída do ministro do governo. Para eles, a manutenção do titular da pasta que hoje carrega o lema do governo, "Pátria Educadora", já não era mais sustentável.

"Dê os nomes dos 300, 400, quantos forem, que praticaram crime, que achacaram", disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). Aliado de Cunha, ele disse que a sigla deixaria a base se Cid permanecesse no ministério.

Autor do requerimento para ouvir Cid, o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), ironizou: "Não precisamos de oposição nesta casa, este governo produz uma crise por dia".

Líder do PSC, André Moura (SE) elencou episódios polêmicos da gestão de Cid à frente do governo do Ceará.

O ato final foi de Sérgio Zveiter (PSD-RJ): "Eu poderia dizer que esse cidadão está aqui fazendo papel de palhaço. Eu poderia dizer que era melhor esse cidadão pendurar uma melancia no pescoço para poder aqui aparecer", afirmou, dizendo que ele parecia forçar a demissão para "pular fora do barco que está prestes a afundar".

Cid retrucou, mas teve o som de seu microfone cortado por Cunha. Irritado, seguiu gritando até desistir.

Cid deixou então a tribuna e a Casa sem ouvir o anúncio de Cunha, que prometeu processá-lo. O ministro foi ao Planalto e, meia hora depois, o presidente da Câmara anunciou sua demissão.

Cunha então iniciou os trabalhos da Casa colocando em votação uma proposta de valorização do salário mínimo até 2019, que vai contra o ajuste fiscal. O Planalto conseguiu articular a retirada o projeto da pauta.
Herculano
18/03/2015 22:41
SAÍDA DE CID GOMES MOSTRA GOVERNO DILMA ESFARELANDO, Fernando Rodrigues

O pior está acontecendo para o governo da presidente Dilma Rousseff. Tudo o que poderia dar errado nos últimos dias está dando muito errado.

A popularidade de Dilma é a pior para um presidente desde Fernando Collor de Mello.

Seu gabinete no Planalto produziu uma crítica aguda na qual Dilma e Lula são apontados como derrotados. Era um texto reservado. Vazou. "Não é uma goleada. É uma derrota por WO", diz a análise.

No final da tarde desta quarta-feira (18.mar.2015), o ministro Cid Gomes (Educação) deixou o governo de forma espalhafatosa, xingando o Congresso.

Alguém pode argumentar que Cid Gomes é um político de temperamento mercurial e dado a arroubos. Sua saída seria uma decisão unipessoal e não teria nada a ver com o governo de Dilma Rousseff. Essa é uma avaliação errada.

Alguém acredita que se a atual administração federal estivesse fortalecida e popular Cid Gomes faria o que fez? Claro que não. Este é um momento de grande fragilidade do Palácio do Planalto.

No caso do documento ao qual a mídia teve acesso, tratou-se de um episódio emblemático sobre a barafunda atual. Primeiro, mérito dos jornalistas que tiveram acesso. Segundo, seria muito mais difícil conseguir ler um documento dessa natureza se o governo estivesse mais coeso e ajustado.

A presidente nesta quarta-feira lançou um pacote anticorrupção que não teve o menor impacto. Aliás, na saída da cerimônia, o Blog pode presenciar alguns governistas falando que as medidas eram apenas ações requentadas e de pouco impacto para recuperar a força política do Planalto.

Outro detalhe. Nenhum chefe de Poder esteve presente ao lado de Dilma nesta quarta-feira. Essa foi a mesma situação da última segunda-feira (16.mar.2015), quando a presidente resgatou José Sarney para sentar ao seu lado na cerimônia de sanção do novo Código Civil.

Brasília vive dias muito dramáticos. A presidente parece ter poucos assessores diretos em quem pode se fiar para alavancar uma recuperação. Há uma sensação de solidão dentro do Palácio do Planalto.

O desfecho da crise é absolutamente incerto. E ninguém com quem se conversa em Brasília, seja do governo ou da oposição, aposta no melhor.
Herculano
18/03/2015 22:38
CLIMA QUENTE, por Lauro Jardim, de Veja

O clima esquentou entre Gleisi Hoffmann e Marta Suplicy, na reunião de terça-feira da bancada de senadores do PT. Marta e boa parte da bancada defendiam que Dilma deve mudar seu jeito teimoso, falar mais com o mundo político e tal, quando Gleisi saiu na defesa da ex-chefe:

- Gente, ela não vai mudar. É uma mulher de 67 anos, tem uma história. Não vai mudar.

Marta se irritou e subiu o tom de voz:

- Gleisi, é bom ela mudar, senão vai ser mudada.
Herculano
18/03/2015 22:32
GOVERNO DILMA TORNA A OPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA, por Josias de Souza

Sob Dilma Rousseff, opera-se uma revolução na rotina política de Brasília. A oposição tornou-se desnecessária. O governo governa, ele mesmo se opõe e ele próprio produz as crises que o constrangem. "Não precisamos de oposição na Câmara", lamuriou-se nesta quarta-feira o oposicionista Mendonça Filho.

Líder do DEM, Mendonça é o autor do requerimento de convocação de Cid Gomes, para dar as explicações que resultaram na sua queda do Ministério da Educação. Conforme veiculado aqui no blog, Cid dissera no Pará que há na Câmara "uns 400, 300 deputados achacadores".

Na sessão desta quarta, esperava-se que Cid pronunciasse algo que pudesse ser compreendido como um pedido de desculpas. Ele simulou um recuo, mas parecia ter ensaiado um último ato. Dono de uma língua irrefreável, o orador reafirmou seus pontos de vista e apontou, dedo em riste, para um dos "achacadores'': Eduardo Cunha.

Da tribuna, Mendonça lavou suas mãos oposicionistas: "Deputados do PT, do PMDB, do PP, do PR assumam esse problema. É um problema da base do governo." O líder do DEM realçou o fato de Cid Gomes ter excluído a oposição do rol de achacadores. E fez as contas:

"Se a oposição, que tem cerca de 100 parlamentares, está ressalvada, os achacadores são os 400 deputados da base governista. O ministro apontou para o centro da mesa da Câmara, precisamente para o presidente Eduardo Cunha, e o denominou achacador."

Mendonça resumiu a cena: "Ou o ministro se demite do cargo ou os 400 deputados da base do governo assumem que são achacadores. E o ministro permanece no cargo. Não há outra opção. Criou-se uma situação tão desmoralizante para a base do governo que é literalmente inacreditável. Não precisamos de oposição nesta Casa."

De fato, a situação ficou insustentável. Chamado de "palhaço" por Sérgio Zveiter, um deputado do governista PSD, Cid Gomes abandonou o plenário da Câmara. Foi direto para o gabinete de Dilma Rousseff. Demitiu-se em caráter irrevogável. Com a velocidade de um raio, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) telefonou para Eduardo Cunha. Informou-lhe que Cid já era ex-ministro. O PMDB ameaçava migrar para a oposição.

Antes de abandonar o plenário, Cid Gomes cutucou o PMDB. Disse que certos partidos criam dificuldades para vender facilidades. "Alguns querem criar dificuldades para conseguir mais um ministério. Eu estarei mentindo se disser isso? Tinha um [PMDB] que só tinha cinco ministérios. Criou dificuldades, empecilhos. E conquistou o sexto. Agora quer o sétimo. Vai querer o oitavo, vai querer a Presidência da República."

Tomado pelas palavras, o ministro parece acreditar que o PMDB indicará o próximo ministro da Educação. Sob pena de criar dificuldades para acomodar o vice-presidente peemedebista Michel Temer na cadeira de Dilma Rousseff. Nesse ritmo, Aécio Neves, suposto líder da oposição, acabará mergulhando numa crise depressiva.
Herculano
18/03/2015 22:27
BATEU O DESESPERO? LULA CONVOCA PT PARA DISCUTIR "ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA" EM REUNIÃO EM SÃO PAULO

O texto é de Cátia Seabra, para o jornal Folha de S. Paulo. A pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT convocou, nesta quarta-feira (18), seus dirigentes para uma grande reunião em São Paulo.

Além da cúpula do partido, os presidentes estaduais foram chamados para o encontro, que acontecerá no dia 30 num hotel da capital.

O objetivo, diz o email de convocação, é "discutir as tarefas do PT na atual situação política". "A reunião também será para preparar o partido para atuar na agenda de mobilização dos movimentos populares em defesa da democracia e das conquistas sociais nos governos de Lula e Dilma", diz.

Esta é a convocação


Aos
Membros da Comissão Executiva Nacional
Presidentes de Diretórios Estaduais do PT

Companheiras e companheiros,

Dia 30 de março realizaremos uma reunião com a presença do ex-presidente Lula, cujo objetivo é fazer uma discussão das tarefas do PT na atual situação política. A reunião também será para preparar o partido para atuar na agenda de mobilização dos movimentos populares em defesa da democracia e das conquistas sociais nos governos de Lula e Dilma. É fundamental que os presidentes (as) estaduais reúnam-se antes com as direções estaduais.
Arara Palradora
18/03/2015 20:37
Querido, Blogueiro:

Ontem, assistindo ao Jornal da Cultura, fiquei sabendo que o Movimento Vem Pra Rua já está se mobilizando para uma nova passeata, para o dia 12 de abril - domingo. Pelo jeito a coisa vai de mal a pior (pra elles).

Voeeeiii...!!!
João João Filho de João
18/03/2015 20:26
Sr. Herculano:

Tuitadas:

Adriana Vasconcelos - @AdrianaVNews
"Enquanto Dilma e Cardozo lançam pacote anticorrupção no Planalto,
o presidente do PT sai em defesa de Vaccari, acusado de receber propina".

Elles subestimam a nossa inteligência.

@coroneldoblog
"Eduardo Cunha, o novo Presidente da República, demite Cid Gomes.
Cunha, este decid!"

Covardão.

@ReginaBrasília
"Chico Alencar acochambrando CID e o governo Dilma.
PSOL saiu de linha auxiliar do PT faz tempo.
É concubina voluntária."

@BlogdoNoblat
"Cid gomes escolheu sair do governo.
Dilma queria vê-lo pelas costas.
Mercadante irá para o lugar de Cid, se depender de Lula."

Sai um jumento e entra um energúmeno.

@mendonça_filho
"Segundo o ministro da educação dos 300,400 achacadores são da base aliada. Esse governo nem precisa de oposição, produz uma crise
por dia".

Quem mandou ser um bando de incompetente atrapalhado.

@yashgallazzi
"Cansei de fazer oposição ao PT.
Agiliza aí a renúncia, @dilmabr, quero fazer oposição ao Temer."

Eu também. E falando no mordomo de cemitério, segundo Lauro Jardim - VEJA, está no ar o site do Michel Temer Presidente 2015.
O site é profissional e está hospedado em servidores americanos que não fornecem a identidade de quem o mantem.
Abri e tem uma mensagem: #divulguemestamensagem
sidnei luis reinert
18/03/2015 19:19
VÍDEO: Crise na Venezuela? Filho de Maduro dança sob chuva de dólares

https://www.youtube.com/watch?v=76bGZRWz-ws

Assim são os políticos comunistas? fazem a festa com o dinheiro roubado do contribuinte e ainda falam mal dos IMPERIALISTAS, mas adoram seus dólares. Hipócritas!
Juju do Gasparinho
18/03/2015 19:18
Prezado Herculano:

Postado às 07:43hs.
Dilma começou a sua carreira com o cofre de Adhemar de Barros.

Postado às 07:45hs.
Dilma é uma piada pronta.
Ella saiu de uma aprovação nível PSDB (de 45%) para uma aprovação
níve PT (de 13%). Estes números são cabalísticos.
Nem Mostradamos previu isto.

Li e não lembro onde, mas achei ótimo:
Horizonte de petista é uma linha riscada no chão.
sidnei luis reinert
18/03/2015 19:11
Vamos cada um de nós fazer a nossa parte e divulguem o máximo no link que segue abaixo:

De Olavo de Carvalho:

Sugestões aos patriotas:
Querem se livrar do PT? Peguem os itens 1 e 2 do meu artigo de hoje, juntem os documentos citados, e protocolem no TSE alguns milhares de pedidos de fechamento do partido.
Querem o impeachment da Dilma? Peguem os itens 3 e 4, juntem os documentos citados, e protocolem alguns milhares de pedidos de impeachment no Congresso e no TSF.
Dei a receita, mas fabricar os remédios em escala industrial é com vocês.
Querem mais repercussão? Façam uma vaquinha ou peçam dinheiro a um amigo rico e reproduzam o artigo, como matéria paga, em todos os jornais e revistas mais importantes.
Enviem também cópias protocoladas dos dois requerimentos a todos os comandos militares das várias regiões do país, pedindo sua garantia de que as leis e a Constituição serão cumpridas.

http://www.dcomercio.com.br/categoria/opiniao/queda_de_braco
Herculano
18/03/2015 18:15
CHANTAGEM OU UM PÉ PARA SAIR FORA DE UM GOVERNO PRESTES A IMPLODIR POR FALTA DE RUMO, INICIATIVAS E RESULTADOS DO QUAL FAZ PARTE? PMDB AMEAÇA SAIR DA BASE SE CID GOMES NÃO FOR DEMITIDO

O texto é de Vera Magalhães, editora da coluna Painel, para o jornal Folha de S. Paulo.O PMDB fez chegar à presidente Dilma Rousseff que ou o ministro Cid Gomes é demitido ou pede demissão da pasta da Educação ainda na tarde desta quarta-feira (18) ou o partido está fora do governo e da base aliada.

Cid participa neste momento de uma Comissão Geral, no plenário da Câmara, que foi marcada para ouvi-lo sobre declarações em que disse que, na Casa, haveria entre 300 e 400 deputados "achacadores".

A expectativa do governo e do Legislativo era que ele se desculpasse pelas declarações e tentasse recompor suas relações.

Não só Cid Gomes não fez isso como, dedo em riste em direção ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vociferou: "Prefiro ser acusado de mal educado a ser acusado de achacador como ele [Cunha], que é o que dizem dele as manchetes dos jornais".

Antes, o ministro já havia dito que quem é da base aliada do governo tem de votar com o governo. "Ou larguem o osso. Saiam do governo."

Seu único gesto conciliador foi pedir desculpas "àqueles que não agem dessa maneira", depois de reafirmar que alguns eram "oportunistas".

A partir daí, líderes se revezam na tribuna para exigir a demissão de Cid Gomes.

Na chegada, Cid Gomes levou uma claque para apoiá-lo no depoimento, mas Cunha os expulsou das galerias. O depoimento do ministro já havia sido adiado por conta de uma internação médica do titular do MEC.

Enquanto isso, a cúpula do PMDB avisou diretamente a um auxiliar de Dilma que o partido não abre mão de que ele seja demitido ou renuncie ao cargo ao término da sessão. "Ou é isso ou ela perderá o partido. Dessa vez é sério", diz um interlocutor peemedebista com acesso ao Planalto à coluna.

A avaliação do partido é que o que Cid Gomes fez é a "desmoralização completa da relação institucional" entre os dois Poderes.

Deputados acusaram o ministro de mentir e fizeram uma série de acusações de irregularidades a seu governo no Ceará. "Quem não lhe conhece que lhe compre", disse o deputado Cabo Sabino (PR-CE).

Outro o acusou de superfaturar um show de Ivete Sangalo para inaugurar um hospital e de viajar com a sogra em jatinho pago pelo governo.

A todas as acusações e críticas, Cid Gomes ouviu calado, com riso irônico nos lábios, em pé na tribuna do lado oposto àquela em que os parlamentares se revezavam.

Assessores próximos a Dilma consideram a queda do ministro a saída mais provável para mais esse capítulo da crise política que traga o mandato da presidente.
Herculano
18/03/2015 18:03
CHEGA A HORA DO LULOPETISMO NO PETROLÃO, editorial do jornal O Globo

Lava-Jato detém o ex-diretor Renato Duque, apadrinhado pelo PT, denuncia Vaccari, tesoureiro da legenda, e traça rota de propinas convertidas em doações eleitorais

São dias agrestes para o PT. Não fosse bastante a ressaca da gigantesca manifestação oposicionista de domingo, na segunda-feira o governo Dilma e dirigentes partidários foram obrigados a dividir a atenção entre entrevistas e declarações de autoridades, a presidente inclusive, para, de alguma forma, dar uma resposta à população que vestiu verde e amarelo no dia anterior, e a detalhada exposição feita pelo Ministério Público Federal, em Curitiba, sobre a 10ª fase da Operação Lava-Jato.

E também no Paraná não foram boas as notícias. Na manhã de segunda, havia sido preso pela, segunda vez, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, apanhado agora numa transferência de ? 70 milhões da Suíça para Mônaco. Detido anteriormente, mas solto por habeas corpus, desta vez tudo parece indicar que Duque toma o mesmo caminho de colegas. E terá de optar: aceita firmar acordo de delação premiada e poderá até ser beneficiado com prisão domiciliar, como o também ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, ou mantém o silêncio e ficará em companhia de Nestor Cerveró, responsável pela área Internacional da companhia, hospedado na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em prisão preventiva.

Além da detenção de Duque - consta que apadrinhado pelo PT, na pessoa de José Dirceu -, outro baque para o partido nessa segunda foi a denúncia à Justiça de João Vaccari Neto, tesoureiro da legenda, um posto amaldiçoado. Lembremo-nos que um dos antecessores de Vaccari, Delúbio Soares, cumpriu pena na Papuda, em Brasília, na condição de mensaleiro condenado. O problema, potencialmente de grandes proporções para o partido, é que, segundo a divisão feita na Petrobras para efeito de drenagem de propinas, a diretoria de Serviço, de Duque, captaria dinheiro sujo exclusivamente para o PT. Não deve interessar ao lulopetismo que ele fale.

Uma das denúncias premiadas vitais para se desbaratar o petrolão é a de Pedro Barusco, ex-gerente-geral da diretoria de Duque. De acordo com Barusco, o PT deve ter recebido de empreiteiras de US$ 150 milhões a US$ 200 milhões, dos quais US$ 50 milhões coletados por Vaccari em pessoa.

O PT se defende das acusações com a explicação de que recebeu apenas doações legais das empresas. Na verdade, propinas "lavadas" por meio da Justiça Eleitoral, entende o MP. Provar que dinheiro sujo foi ?legalizado? nessas doações deverá ser o ponto central do julgamento do petrolão no Supremo. Assim como foi o conceito jurídico do "domínio do fato" no mensalão (aplicado para condenar José Dirceu).

Para dar sustentação às denúncias, o MP tem rastreado pagamentos da Petrobras a empreiteiras - certamente em contratos superfaturados - que correspondem, logo em seguida, a doações dessas empresas a diretórios petistas. Uma transferência ilegal de dinheiro público para o partido, mas por via legal. Não há perspectiva de que melhore o tempo para os lulopetistas no petrolão.
Herculano
18/03/2015 16:08
O VERDADEIRO INIMIGO, por Martha Medeiros para o jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

A corrupção dentro da Petrobras é só a ponta do iceberg - ou alguém acredita que em outras empresas, sejam estatais ou privadas, não acontece o mesmo?

A corrupção no Brasil é um câncer que infelizmente não é terminal, porque não termina.

Porém, o foco hoje está na Petrobras, está no governo em vigência, está no momento presente, e isso divide o país. Se a corrupção estivesse sendo combatida como um mal comum a todos os partidos e a todos os segmentos da sociedade, talvez resgatássemos a humildade e nos mobilizássemos em busca de uma cura coletiva, mas virou uma guerra partidária. E aí sobra ofensa para tudo que é lado.

O toma lá dá cá de acusações reflete a infantilidade da nossa "consciência política". Não queremos um país melhor, queremos ter razão. Analisar o problema de forma mais ampla? Não combina com nosso sangue quente. Decretar como inimigo a nossa própria índole está fora de cogitação.

Alguém devolve ao dono um dinheiro que encontrou na rua e vira matéria de jornal. Prova da deformação dos nossos valores. O que era pra ser trivial, aqui é raridade. Deixar o carro numa rua escura e retornar encontrando-o no mesmo lugar? Ir até um posto de saúde e ser atendido na hora? Ser educado por um professor bem pago? Tudo um "case". O normal é o errado.

Diante de tanto errado para pouco certo, a gente não se une. A gente se desune, brigando uns contra os outros, ofendendo, ridicularizando, humilhando, baixando o nível da convivência. A democracia estimula a divergência de opiniões, sustenta o diálogo entre posições conflitantes a fim de encontrar um senso comum ou, na impossibilidade deste, um senso que represente a maioria, mas temos nos valido da democracia para xingar, insultar. É o Estado democrático autorizando nossa falta de educação.

Ok, às vezes, para defender nossas ideias, acabamos denegrindo quem pensa diferente. Acontece. Porém, tenhamos mais cautela e controle: a ofensa é o recurso de quem não tem nada a oferecer além de agressividade.

Troquemos a ofensa por argumentos. Coloquemos nossas divergências para dialogar. O que vem acontecendo é espetacular, máscaras caindo, mas entendamos que o Brasil precisa deixar o sentimentalismo de lado e agir de forma conjunta e adulta. O mais importante é garantir à nova geração que a impunidade acabou - os políticos e empresários de amanhã têm que começar a ter medo de roubar. Somado a isso, é urgente aprovar medidas concretas para moralizar tudo o que envolva dinheiro. Reduzir ao máximo o "me ajuda que eu te ajudo".

Manifestações, críticas, desabafos, discordâncias, postagens indignadas ou bem-humoradas fazem parte do processo de reflexão e colaboram na mudança de mentalidade. Mas não esqueçamos que a guerra é contra a corrupção - que é apartidária.
Herculano
18/03/2015 16:05
LULA, por Eliane Cantanhede para o jornal O Estado de S.Paulo

Milhões de pessoas foram às ruas gritando "Fora Dilma" e "Fora PT". É só impressão, ou ficou faltando alguém no foco central da irritação popular e na defesa da presidente e do partido? Onde o ex-presidente Lula se encaixa nisso tudo?

Dilma Rousseff, economista, técnica em energia e militante histórica do PDT brizolista, nunca tinha sido eleita para coisa nenhuma, nem vereadora de interior, até virar presidente da República. Só se candidatou a tanto e foi vitoriosa por causa de... Lula. Sem ele, ela jamais teria chegado nem perto dos Palácios do Planalto e da Alvorada.

E o PT? Chegou no fundo do poço por sua conta e risco? Afinal das contas, tanto o mensalão quanto o escândalo da Petrobrás começaram já no início do primeiro mandato de Lula.

Se Dilma tem culpa pela bagunça na economia, Lula tem responsabilidade por tê-la colocado na Presidência e pela herança de mensalões e petrolões. No mínimo, as responsabilidades têm de ser divididas, porque nada disso teria acontecido e perto de 2 milhões de pessoas não teriam saído do aconchego do seu lar para despejar irritação nas ruas se não fosse por Lula.

Mas ele, que deixou a Presidência com o recorde de 80% de popularidade e é o maior líder popular vivo do País, sabe como ninguém tanto se beneficiar das grandes ondas a favor quanto se preservar nas horas de adversidade, como agora. Lula não entra em bola dividida, só vai na boa.

Ninguém viu nem ouviu o grande líder do PT nem o patrono da presidente Dilma nem nos atos pró-governo na sexta-feira, dia 13, nem nas maiores manifestações de protesto desde as Diretas-Já, no domingo, dia 15. E todos continuaram sem ver e sem ouvir um pio de Lula.

Se o escândalo bilionário da Petrobrás não tivesse sido estourado e se Dilma tivesse sido minimamente competente na política e na economia ao longo do primeiro mandato, Lula não se contentaria hoje apenas em saborear os jantares no Alvorada. Estaria agora ao lado dela - talvez até à frente... - nas fotos, nas comemorações, nas manifestações populares.

Como ocorreu exatamente o contrário, a economia esfarelou, a política desandou, Lula sumiu e largou a pupila e sucessora à sua própria sorte, sustentada por um Miguel Rossetto extemporaneamente agindo como líder estudantil, um onipresente José Eduardo Cardozo requentando promessas vãs e um Aloizio Mercadante que apanha mais do próprio PT do que das oposições.

Sempre que pode, Dilma "vaza" para a mídia que está "irritada" com isso e com aquilo. Pois agora, sempre que se encontra com ela, Lula "vaza" que discordou, que criticou, até que gritou. Soa como uma tentativa de se descolar da desgraça, tal como ele fez no mensalão e faz agora no petrolão. A culpa é sempre de alguém, dos outros, de Dilma...

Não se pode nunca esquecer, porém, que Dilma é Lula, o PT é Lula. Ao empurrar sua ministra de Minas e Energia para a Casa Civil e catapultá-la à condição de presidente da República, Lula assumiu um casamento indissolúvel com Dilma.

Se Lula acha que a fragilidade de Dilma pode fortalecê-lo em 2018, pode estar redondamente enganado, principalmente porque a Lava Jato já estrangulou a bancada do PP e agora se fecha sobre o PT, com os milhões de reais, de dólares e de euros do tesoureiro João Vaccari Neto e do operador Renato Duque.

Não é só Dilma que deve estar perdendo o sono. Lula também. Tanto ou até mais do que ela.

Quem diria? Depois de o PT e seus "blogueiros independentes" azucrinarem todo mundo durante anos pelas redes sociais e e-mails, documento do Planalto obtido pelo Estado mostra que o feitiço virou contra o feiticeiro. É o governo do PT quem agora reclama da guerra da internet...
LUIZ ORLANDO POLI
18/03/2015 15:31
Como gasparense ! Mesmo distante há anos de minha terra natal , gostaria de parabenizar nessa data todos os munícipes (trabalhadores, empresários , funcionários públicos , profissionais liberais) pelo seu aniversário que de forma direta ou indireta contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico de nossa Gaspar ! Teus filhos jamais esquecem de ti ! Parabéns .


Odir Barni
18/03/2015 14:19

PARABÉNS GASPAR PELOS:

81 ANOS DE LUTA E PROGRESSO;
81 ANOS DE HOSPITALIDADE;
81 ANOS DE EXPECTATIVAS;
81 ANOS DE MUITAS FESTAS E GLÓRIAS;
81 ANOS DE TENTATIVAS;
81 ANOS ERROS E ACERTOS;
81 ANOS QUE É O CORAÇÃO DO VALE!
81 ANOS QUE ÉS PASSAGEM OBRIGATÓRIA PARA OS GRANDES CENTROS;
81 ANOS DE RELIGIOSIDADE E FERVOR;
81 ANOS ESPERANDO POR MAIS UMA PONTE;
81 ANOS DE EMBATES POLÍTICOS IDEOLÓGICOS;
81 ANOS ESPERANDO SER RECONHECIDA PELO QUE REPRESENTA;
81 ANOS CRESCENDO COMO UMA CRIANÇA;
81 ANOS DE JUVENTUDE E APREDIZADO;
81 ANOS AGRADECENDO POR TER UM POVO GUERREIRO.

É o mínimo que posso ofertar ao município que me acolheu com tanto carinho; criando meus dois filhos, onde minha esposa lecinou por 26 anos e eu dei minha contribuição como contador do município.

SALVE GASPAR!
sidnei luis reinert
18/03/2015 12:24
O QUE VÃO DIZER AGORA OS DEFENSORES GASPARENSES DESTA TIRANIA CUBANA NAZIPTRALHA??

De Ronaldo Caiado:

A TV Band comprova por meio de uma gravação a fraude do Mais Médicos, que foi exaustivamente alardeada por nós. Mais Médicos foi desnudado. Governo PT pegou uma causa nobre da população, a necessidade de atendimento médico para mandar dinheiro pra Cuba. Eu alertei que parte desse dinheiro enviado para Cuba poderia retornar para o País em forma de caixa 2 de campanha. É preciso investigar! O brasileiro está farto de negociações como essa do Mais Médicos. Tiram dinheiro do povo brasileiro para fazer esquema com ditadores. E o pior de tudo é enganar a população com médicos de formação duvidosa e tentar destruir a imagem do médico brasileiro. Vou exigir a presença do ministro da Saúde, Chioro. E vou fazer representações por improbidade administrativa e pedir ao MP que investigue. Marco Aurélio "Top Top" Garcia deve explicações. Foi citado como organizador. Todos sabem de sua fama de lobista do governo com ditaduras. É preciso cancelar o contrato com Cuba. Existem indícios e provas mais do que suficientes para já suspender esse contrato. Mais Médicos é um Bolsa Ditadura.

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/03/17/15410530-gravacoes-revelam-que-objetivo-do-mais-medicos-e-atender-governo-cubano.html
sidnei luis reinert
18/03/2015 12:17
Lava Jato já investiga Dirceu e Vaccari, quase chegando em Lula - que nega relação com tesouraria do PT


Edição do Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Já imaginou se o poderoso mito em decadência Luiz Inácio Lula da Silva, que não tem qualquer foro privilegiado, for denunciado na 13a Fase da Operação Lava Jato? Já pensou se isto ocorrer no dia 13 de abril, no dia seguinte a mais uma gigante manifestação de rua, agendada para o dia 12? Por enquanto, isto é apenas um sonho dos opositores e inimigos de $talinácio. Mas as perguntas se tornam cabíveis porque as investigações começam a se aproximar, concretamente, da tesouraria do PT e, perigosamente, do núcleo de poder do partido.

João Vaccari Neto, o Tesoureiro, é um alvo preferencial. Por isso, Lula já trata de fugir de qualquer relação com ele. Em 9 de dezembro de 2014, acompanhado de três advogados, Lula prestou depoimento em uma sala próxima a do diretor-geral da Polícia Federal, em Brasília, sobre as denúncias de Marcos Valério Fernandes de Souza que o então Presidente da República tinha conhecimento e comandava o Mensalão. Respondendo a 28 perguntas, no termo de declarações IPL 431/2013, Lula alegou o de sempre: Sabia de absolutamente nada.

No entanto, Lula tirou o dele da reta e jogou toda a culpa de eventuais problemas e irregularidades na tesouraria do PT. Está escrito no depoimento: "O declarante acredita que o responsável no PT por efetuar pagamentos de valores devidos aos fornecedores de serviços era o tesoureiro da campanha. Com relação à sistemática, o declarante não tem como precisar". Lula também depôs que: "enquanto exercia o seu mandato não tinha conhecimento da parte financeira de arrecadação de valores para a eleição, nem mesmo de como eram realizados os pagamentos". Em suma: o Apedeuta nunca sabia de nada...

Ontem, o juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, quebrou o sigilo sobre a investigação do consultor de empresas e advogado José Dirceu de Oliveira e Silva, ilustre condenado no Mensalão, mas que se encontra tecnicamente soltinho da silva, em "prisão domiciliar". Citado como responsável por transferir dinheiro de propina para contas no exterior, Milton Pascowitch pagou R$ 1,46 milhão, por meio de sua empresa, a Jamp Engenheiros Associados, para a JD consultoria, de propriedade de Dirceu - que nega, insistentemente, ter feito parte de qualquer irregularidade.

Diante da pergunta se Dirceu ?fazia uma espécie de lobby no exterior?, Almada afirmou: "Exato". Apesar da exatidão de Almada, tal qual no Mensalão, se acha um "perseguido" e uma "vítima de uma farsa". Dirceu teve seu nome complicado porque Gerson Almada, vice-presidente da Engevix e um dos empresários que permanecem presos em decorrência da Operação Lava-Jato, em depoimento à Justiça Federal, revelou que pagava de 0,5% a 1% para Pascowitch para obter facilidades no gerenciamento de contratos com a Petrobras.
Em despacho em que indiciou Pascowitch em dezembro do ano passado, o juiz Sérgio Moro afirmou que o dono da Jamp atuou como operador financeiro da Engevix efetuando transferências da offshore MJP International Group, nos Estados Unidos, para a conta da offshore Aquarius, mantida pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Os pagamentos da Jamp para a empresa de Dirceu foram feitos duas vezes, nos anos de 2011 e 2012, e aparecem no relatório da Receita Federal enviado à Justiça como parte do inquérito que apura o envolvimento do ex-ministro na Lava-Jato.
Adilson Luis Schmitt
18/03/2015 09:49
Gaspar, 81 anos!!!
A nossa Gaspar, Cidade Coração do Vale esta completando 81 anos de Emancipação Político Administrativa. Aproveito para cumprimentar todos os moradores desta importante Cidade, sejam nascidos ou radicados. Pois todos estiveram, estão e estarão contribuindo pelo seu desenvolvimento e devem receber estes Parabéns!!!

Adilson Luis Schmitt e família.
DITRAN - O DESGOVERNO PETISTA
18/03/2015 09:30
Conseguiram. Celso Zuchi e sua trupe, com seu rancor pelo episódio do caminhão do amigo patrocinador da campanha que foi preso a anos atrás. Conseguiram destruir a Ditran, conseguiram deixar o departamento aos ratos e baratas, e destruiram a auto estima dos servidores.

Hoje foi a prova disso, depois de cortar escala, cortar alimentação, cortar tudo, e ainda dar aumento pra monitores de área azul, e uma banana pros agentes.

hoje no aniversário da cidade, 2 servidores da manutenção, e 1 agente vendido, controlando o trânsito pro desfile. Nenhum agente.

PARABENS ZUCHI PELA BOA GESTAO NA DITRAN - TA AI O TROCO.
Herculano
18/03/2015 07:57
UMA MÁQUINA DE GANHAR DINHEIRO. FIRMA DE DIRCEU GANHOU R$29 MILHÕES EM OITO ANOS.

Dado é de relatório da Receita produzido após quebra de sigilo pedida pelo Ministério Público Federal na Lava Jato. No ano em que petista foi condenado no mensalão, consultoria rendeu R$ 7 mi, maior faturamento no período, revela o texto de Mário Cesar Carvalho ao jornal Folha de S. Paulo

A empresa de consultoria do ex-ministro José Dirceu recebeu R$ 29,3 milhões entre 2006 e 2013, segundo relatório da Receita Federal que analisa a evolução financeira dos negócios dele.

Nos oito anos analisados, a JD Assessoria e Consultoria teve o seu maior faturamento (cerca de R$ 7 milhões) em 2012, ano em que o ex-ministro da Casa Civil foi condenado no mensalão. No ano seguinte, em que ficou preso em Brasília, a empresa teve receita de R$ 4,16 milhões.

Ex-ministro da gestão do ex-residente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista foi sentenciado a dez anos e dez meses de prisão, ficou menos de um ano em regime fechado e agora está em prisão domiciliar.

O documento com a quebra de sigilo fiscal de Dirceu foi incluído nesta terça (17) na ação penal em que ele é investigado na Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. Ele foi produzido a pedido do Ministério Público Federal.

O juiz federal Sergio Moro suspendeu o sigilo do processo de Dirceu, com a justificativa de que há interesse público em supostos crimes contra a administração pública.

Dirceu e sua empresa são investigados na Lava Jato sob suspeita de que terem recebido recursos ilícitos de empreiteiras que têm contratos com a Petrobras.

O ex-ministro diz ter prestado os serviços em todas as consultorias pelas quais foi contratado.

Entre as empreiteiras que estão sob investigação na Lava Jato, a que mais pagou a Dirceu foi a OAS (R$ 2,44 milhões). Aparecem em seguida entre os maiores pagadores Engevix (R$ 1,285 milhão), UTC (R$ 1,18 milhão) e a Camargo Corrêa (R$ 1,11 milhão).

Uma empresa do lobista Milton Pascowitch, que também é investigado na Operação Lava Jato, pagou R$ 1,46 milhão a Dirceu.

No ranking global, a empresa que aparece em primeiro lugar é o laboratório farmacêutico EMS, com um total de R$ 5,57 milhões, segundo a Receita Federal. Ambev e Parmalat também fizeram pagamentos a Dirceu.

O laboratório EMS era um dos parceiros da Labogen, empresa que tinha entre seus sócios o doleiro Alberto Youssef e fazia parte de um programa do Ministério da Saúde para produzir medicamentos que o país importa. O EMS não é alvo da Lava Jato.

PROBLEMA
O documento aponta ainda um problema na compra de um imóvel que Dirceu concluiu em maio de 2012.

Segundo os auditores, há "possível movimentação financeira incompatível" porque Dirceu diz ter pago R$ 400 mil com recursos próprios naquele mês, mas "esses recursos não circularam pela sua conta corrente". Em 2012, segundo a Receita, a movimentação de Dirceu foi de R$ 229,1 mil.

Naquele ano, Dirceu fez um empréstimo de R$ R$ 230 mil a seu irmão e sócio na consultoria, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, mas o montante não passou pela conta bancária dele.

Do ponto de vista fiscal, os auditores afirmam que "nada de irregular" foi encontrado nas declarações do ex-ministro no período analisado.
Herculano
18/03/2015 07:52
DOUTORA, OUÇAO CARVALHOSA, por Elio Gasperi para os jornais O globo e Folha de S.Paulo

Dilma admitiu corrigir erros. Se ler o livro do advogado, verá que sua lei anticorrupção é 'para inglês ver'

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a lei anticorrupção sancionada pela doutora Dilma há 19 meses ainda não foi regulamentada porque exige delicadas compatibilizações. Tudo bem, isso dá trabalho, mas a Constituição de 1988 fez seu serviço em vinte meses. Durante a Constituinte os parlamentares fizeram 19 mil intervenções. É difícil acreditar que regulamentar uma lei pega-ladrão dê mais trabalho que redigir uma Constituição. O comissário Miguel Rossetto certamente achará que cabe ao povo esperar que os guias geniais de sua vanguarda trabalhem em paz pela construção de uma nova sociedade mais justa. (Se ele der um trato no cabelo antes de ir a uma entrevista coletiva, a aliança operário-camponesa agradecerá.)

Felizmente, tendo ouvido o ronco da rua, a doutora Dilma disse que está pronta para reconhecer erros cometidos pelo governo e fez isso numa entrevista em que mostrou inédito desembaraço. Poderia fazer mais. O advogado Modesto Carvalhosa acaba de publicar um livro ("Considerações Sobre a Lei Anticorrupção de Pessoas Jurídicas") com uma triste conclusão: ela é produto da "malfadada cultura de legislar para dissimular, 'para inglês ver'".

Carvalhosa diz e prova: o artigo 8º da lei diz que, havendo uma denúncia, caberá à "autoridade máxima de cada órgão" tratar do assunto, nomeando uma comissão formada por dois servidores. Tudo o que eles precisam é ser "estáveis". Em suma: Surgida a denúncia de roubos na refinaria Abreu e Lima, o comissário Sérgio Gabrielli nomeia os doutores Pedro Barusco e Renato Duque para cuidar do caso. Seria muito mais lógico e eficaz colocar a Controladoria-Geral da União no lance desde a primeira hora. (Em São Paulo, numa construção radical desse mesmo ralo, vigora um decreto pelo qual pode-se recorrer da decisão dos Baruscos e Duques. Recorrer a quem? Ao prefeito que os nomeou.)

Como a lei é para inglês ver, o seu artigo 9º diz que competirá à CGU a "apuração, o processo e o julgamento" quando as ladroagens forem praticadas "contra a administração pública estrangeira". Ou seja, se estiverem roubando dinheiro da Petrobras, Barusco e Duque investigarão, cabendo à CGU apenas "competência concorrente". Se estiverem roubando do companheiro Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, a CGU entrará logo em cena, apurando, processando e julgando, sem Baruscos nem Duques.

Se a doutora Dilma der uma lida no final do livro de Carvalhosa, poderá achar pelo menos mais dez aberrações na lei que sancionou. Algumas são espertas, outras são produto da inépcia, até da preguiça. Quando trata dos cartéis, a lei praticamente copia dispositivos da legislação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Coisas semelhantes não são iguais. O Cade mira na proteção do mercado, uma lei contra a corrupção deveria mirar na defesa da bolsa da Viúva. Num caso (inciso 3º do artigo 16), a simples cópia de um dispositivo de leis americanas chega a ser constrangedora. Diz que a empresa acusada deve comparecer "sob suas expensas, sempre que solicitada, a todos os atos processuais". Isso é coisa de americano, no Brasil ninguém cuidou do táxi de alguém que é chamado a depor num processo.
Herculano
18/03/2015 07:45
IMAGEM DE DILMA FOI À UTI, INFORMA O DATA FOLHA, por Josias de Souza

Nos seus primeiros quatro anos como presidente, Dilma Rousseff não conseguiu vincular sua sisuda figura a uma simbologia, uma marca. Iniciado o segundo reinado, ela precisou de apenas 77 dias para grudar na própria testa o signo da ruína. O Datafolha informa que a imagem da ex-supergerente foi internada pelos brasileiros na UTI. A recuperação vai requerer tratamento de choque.

Dilma já é considerada ruim ou péssima por 62% dos brasileiros. Aproxima-se perigosamente de Fernando Collor, que arrostava taxa de rejeição de 68% em setembro de 1992, às vésperas de ser escorraçado do Planalto pelo impeachment. Uma aversão desse tamanho não passa com pomadinhas anticorrupção e curativos ministeriais. Exige, de saída, a grandeza de uma autocrítica genoína.

Depois de perder a pose e o asfalto, a presidente perde o pouco que lhe restava de discurso. O lero-lero segundo o qual apenas os eleitores de Aécio Neves fazem cara de nojo para Dilma perdeu completamente o nexo. Dilma tanto fez que definha também em seus próprios redutos. Mesmo entre os beneficiários das políticas sociais, a rejeição disparou.

Dilma tornou-se uma presidente minoritária. Sua aprovação aproxima-se da casa de um dígito. Apenas 13% dos patrícios classificam-na como ótima ou boa. Nesse ponto, madame igualou-se a FHC, sua eterna e mais querida referência. Em setembro de 1999, acusado de estelionato eleitoral por ter desvalorizado o Real após reeleger-se, FHC também amargou os mesmos 13% de rejeição.

O pessimismo do eleitorado completa a atmosfera de borrasca que se acercou de Dilma. De cada dez brasileiros, seis apostam que a economia vai piorar. A grossa maioria acha que a inflação e o desemprego subirão 77% e 69%, respectivamente. Nessa seara, Dilma não tem boas notícias a fornecer neste ano de 2015, talvez nem em 2016.

Como se fosse pouco, os desdobramentos do petrolão são acompanhados com um interesse de novela: 73% tomaram conhecimento da "lista do Janot", com os nomes de autoridades e congressistas encrencados. O escândalo é de fácil apreensão. Numa fase em que sobra mês no fim do salário, o brasileiro revolta-se com as milionárias cifras entesouradas na Suíça.

Apegada ao manual petista de administração de crises, Dilma vem reagindo à ruína de forma previsivelmente acanhada e convencional. É fácil, muito fácil prever o seu próximo erro: vai chamar João Santana para uma conversa. A crise não pede mais embromação publicitária. Em vez dar ouvidos ao marqueteiro, Dilma deveria escutar o seu instinto de sobrevivência.
Herculano
18/03/2015 07:43
DEVASSA EM CONSELHO PODE COMPROMETER DILMA, por Cláudio Humberto na coluna que ele publicou hoje nos jornais brasileiros

O Tribunal de Contas da União (TCU) está prestes a "abrir as portas do inferno" para Dilma, e deixá-la vulnerável a impeachment. Seu plenário deve aprofundar a investigação do papel do conselho de administração no escândalo de corrupção da Petrobras. O conselho foi presidido por Dilma desde o início do governo Lula, gênesis do assalto à estatal, e todas as decisões, inclusive as que alimentaram o "petróleo", tiveram sua assinatura, configurando "ato de ofício" que pode incriminá-la.

Autor da proposta
O auditor e ministro-substituto André Luís de Carvalho foi quem levou ao plenário do TCU a proposta de investigar o conselho da Petrobras.

Dilma deu o mote
A devassa do TCU se baseará na reação da própria Dilma, ao atribuir a compra superfaturada da refinaria de Pasadena a informações falsas.

Dados falsos
Dilma disse que o então diretor Nestor Cerveró, hoje preso, enviou ao conselho de administração da Petrobras dados falsos sobre Pasadena.

Prática habitual
A suspeita no TCU é que outras decisões tenham sido tomadas, no conselho da Petrobras, com base em informações igualmente falsas.

PF ACREDITA QUE HÁ MAIS POLÍTICOS ENVOLVIDOS
O delegado federal Igor de Paulo, que participa das investigações, afirmou ontem que a Operação Lava Jato trabalha com a expectativa de forte "expansão" da lista de parlamentares envolvidos do assalto à Petrobrás. A força-tarefa acredita esse novos nomes surgirão a partir dos inquéritos determinados pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. A "Lista de Janot", com 54 nomes, deve crescer.

Os intocáveis
A Polícia Federal destacou 40 delegados e agentes para trabalhar na Lava Jato. Sem contar aqueles que atuam nos novos inquéritos.

Encenação
PT e PMDB combinaram tratar de "reforma política", para ocupar as manchetes, mas em particular só falam em petrolão. Estão em pânico.

Apocalipse
Os políticos do PT e do PMDB estão à base de tranquilizantes, à espera de notícias sobre o depoimento do lobista Fernando Baiano.

Mala pronta
Se é mesmo bem informado, como já demonstrou, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) já deve ter preparado sua mala de mão, tipo a do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Caixa preta
São devastadoras as revelações de dirigentes da empreiteira Camargo Corrêa que fizeram acordo de delação premiada. A "caixa preta" do setor elétrico começou pela obra da hidrelétrica de Belo Monte.

Novo presidente
José Maranhão (PMDB-PB) assumirá a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado. Será sabatinado na CCJ o substituto de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal.

Disse bem
Com a coragem habitual, o ministro Gilmar Mendes (STF) criticou a proposta da OAB de financiamento eleitoral: o pode da Bolsa Família e o empresário devem contribuir com o mesmo valor. "Isso tem nome. Isso é encomendar lavagem de dinheiro", adverte o magistrado.

Pendurado na brocha
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, virou réu por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. É suspeito de roubar em nome da companheirada. Mas todos, como Lula, se fingem de mortos.

Mordendo o próprio rabo
Dilma entrega sua sorte a Joaquim Levy (Fazenda), mas o PT não esconde a preferência por Nelson Barbosa (Planejamento), cujas decisões ajudaram em muito a formar a crise que impôs o arrocho.

Enfrentamento
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que está na lista de Janot, tem se colocado à disposição jornalistas para responder a qualquer pergunta sobre o assunto. Quer mostrar que não teme a investigação.

Amarelou, oficialmente
Em vez de demitir Cid Gomes (Educação), Dilma concedeu a ele "licença médica". A manobra livra o ministro de ir ao plenário da Câmara, como foi intimado, e apontar os "deputados achacadores".

Pergunta no plenário
Se Cid Gomes perder o cargo por acusar os deputados federais de "achacadores", será o primeiro ministro demitido por falar a verdade?
Herculano
18/03/2015 07:36
A PRESIDENTE ENCOLHEU, por Bernardo Mello Franco, para o jornal Folha de S. Paulo

A nova pesquisa Datafolha dá contornos ainda mais dramáticos à crise que engoliu o governo. Até aqui, Dilma Rousseff era uma presidente sitiada no Congresso e cercada por aliados em apuros com a Lava Jato. Agora ela enfrenta um problema maior: a rejeição da maioria dos brasileiros.

A presidente encolheu. A rejeição ao seu governo saltou para 62%, índice comparável ao de Collor às vésperas de ser derrubado. A aprovação do governo minguou para 13%.

As reações desencontradas aos protestos do último domingo sugerem que os ocupantes do Planalto estão atônitos e não têm ideia do que fazer para sair do buraco.

Essa tarefa se tornará ainda mais difícil com o novo recorde de impopularidade presidencial. O número de aliados dispostos a defender Dilma tende a minguar, e os oposicionistas ganharão novo fôlego para subir o tom na tribuna e nas ruas.

Um sinal disso já apareceu ontem, quando o tucano Aécio Neves endossou uma tentativa de pressionar o Supremo Tribunal Federal a investigar a presidente no petrolão.

O ministro Teori Zavascki arquivou o pedido original do PPS, mas a oposição indicou que passará a flertar com os setores que gritam por impeachment, mesmo sem a existência de provas contra Dilma.

No front interno, crescerá a pressão por soluções populistas, como desistir do ajuste fiscal ou torrar mais dinheiro em propaganda, o que já entrou nos planos da Secretaria de Comunicação Social.

Para sair da lona, a presidente precisará fazer mudanças efetivas e manter sangue frio diante de novas vaias e manifestações que se avizinham. Também é recomendável uma boa dose de sorte, que ela não tem exibido desde que se reelegeu.

Nelson Rodrigues dizia que sem sorte não se chupa nem um Chicabon: o sujeito pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha. A fria em que Dilma se meteu é muito pior que um sorvete.
Pagando Brabo
18/03/2015 07:30
Hoje as 11:00 vai ser inaugurada a Policlínica, mesmo irregular perante aos Bombeiros, pois ontem estiveram realizando vistoria e não deram o habite-se a qual todas as empresas para serem aberta tem que ter. Bom fazer o que se a incompetência da nossa secretaria de saúde beira ao ridículo, coitado dos funcionários nem banheiros eles tem, colocaram todos la sem ao menos um refeitório descente, alem de todos os outros problemas ue ela tem, ate reboco ja esta caindo das paredes
Herculano
18/03/2015 07:24
PROFESSORES E O FERIADO

Hoje é dia dos 81 anos de emancipação de Gaspar da então colônia do dr. Hermann Otto Bruno Blumenau.

Hoje é dia de desfile. O pessoal do paço anda meio desconfiado com os professores da rede municipal que podem aprontar alguma.

Bobagem. Mas, se houver, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, deve agradecer ao seu cunhado e líder do seu governo na Câmara, Antônio Carlos Dalsochio. Provocou gente esclarecida e reclama da reação querendo comportamento de gente emburrecida. Acorda, Gaspar!
Herculano
18/03/2015 07:20
MANCHETE DO DIA

No 3º mês do novo mandato, 62% já desaprovam a presidente Dilma Vana Rousseff, PT. Cai por terra, a desculpa esfarrapada de que os protestos é apenas dos que não votaram nela.Taxa só não é maior que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello na véspera do impeachment, em 1992. Pesquisa Datafolha mostra queda da popularidade da presidente em todos os segmentos sociais
Herculano
18/03/2015 07:18
CADA VEZ PIOR, editorial do jornal Folha de S.Paulo

Presidente vê impopularidade atingir 62%, um dos maiores índices já registrados, como consequência de seus próprios erros no 1º mandato

A queda vertiginosa de popularidade da presidente deveria ser encarada como um chamado à sobriedade e ao comedimento. E não só por Dilma Rousseff e pelo PT. É do interesse geral que os canais de negociação permaneçam abertos.

Numa quadra em que a aprovação da mandatária despenca para 13% e a rejeição salta para 62% - aproximando-se das piores avaliações já medidas -, a própria autoridade presidencial se esgarça. Uma chefe do Executivo isolada e enfraquecida, mas com 45 meses de governo à frente, não traz bons presságios para a difícil travessia que a economia nacional inicia.

Reeleita com 54,5 milhões de votos (51,6%), a margem mais apertada da história, Dilma vira seus índices de ruim e péssimo disparar de 24% em dezembro para 44% em fevereiro, segundo o Datafolha. O avanço de 38 pontos em três meses mostra a que nível chegou o desgaste de sua imagem.

O último solavanco captura e espelha a enorme insatisfação que tomou as ruas em 15 de março. A amplitude atingida - na desaprovação da presidente e no número de manifestantes contra ela - reduz a pó a interpretação petista de que se trata de orquestração da elite inconformada com a derrota eleitoral do PSDB em outubro.

É bem mais que isso. Pela primeira vez em 30 anos de normalidade democrática, articula-se um movimento de massa que não teme defender ideias conservadoras.

De acordo com o Datafolha, 47% dos que tomaram a avenida Paulista no domingo se declaram de centro-direita ou de direita (e 12% de esquerda ou centro-esquerda) - e é um sinal de vitalidade da democracia que se sintam livres para levantar suas bandeiras.

Aqui e ali, é verdade, despontam aberrações como a defesa de um golpe militar. Mas 85% dos manifestantes do domingo afirmaram que a democracia é sempre a melhor forma de governo (e 86% externavam a mesma opinião na marcha da sexta-feira, a favor da administração petista).

O combustível dessa revolta de classe média deriva da desastrosa gestão da economia no primeiro governo Dilma e do doloroso ajuste das contas públicas que ora impõe.

Após uma década de melhora no acesso a bens e serviços, parcelas crescentes da população são afrontadas com uma inversão de expectativas tão súbita quanto mal justificada. Um contingente recorde - e crescente - teme pelas condições econômicas futuras.

Já não seria pouco, mas a isso ainda se somam a mentirosa promessa de continuidade da bonança, feita na campanha eleitoral, e o aprofundamento do escândalo de corrupção da Petrobras.

As tentativas de Dilma Rousseff de dar respostas convincentes a tamanho descontentamento foram até aqui frustradas. Com a deterioração da situação econômica, a insatisfação dificilmente deixará de permear todos os estratos sociais. A Presidência da República, mais do que nunca, precisa saber ouvir - e se fazer ouvir, cabe acrescentar - toda a população.
Herculano
18/03/2015 07:13
FERIADO

Na Ditran de Gaspar uma decisão corporativa. Como é feriado os agentes ficarão de folga. Só o agente Lepinski cumprirá o plantão
Herculano
18/03/2015 07:10
COM O PT PODEMOS MAIS, por Leandro Ferreira e Márcio Pozzer (*)

Atualmente, o partido vem inovando ao democratizar sua estrutura interna, que elege seus candidatos e direções pelo voto direto

A Folha abriu espaço para um debate político renovador ao publicar no dia 11 deste mês - neste mesmo espaço - um artigo propondo mudanças no funcionamento do PSDB ("O caminho é a participação"). Esse debate de ideias e de propostas, no entanto, não deve ficar restrito ao interior dos partidos políticos.

As manifestações que floresceram pelo mundo e chegaram ao Brasil em 2013 demonstram a fadiga de um modelo de participação forjado no século 19. O século 21 precisa chegar para o mundo da política. Não serão as soluções do passado que atenderão demandas do presente.

Dentre as experiências político-partidárias brasileiras, o Partido dos Trabalhadores, fundado em 1980, destaca-se. Atualmente, o PT vem inovando ao democratizar sua estrutura interna, pois o partido já elege seus candidatos e diretorias pelo voto direto.

O histórico de engajamento, formulação e implementação de políticas públicas colocam o PT, há anos, como o partido mais lembrado entre os brasileiros que possuem preferência partidária.

A realização do 5º Congresso do PT, que será aberto a militantes, organizações e movimentos sociais, ainda que não sejam filiados ao partido, abre a possibilidade de novos contornos dados por uma geração de petistas - formada durante os governos Lula e Dilma Rousseff -, que possuem críticas aos rumos do partido e a sua forma de condução.

Exemplo disso é o conjunto de propostas do coletivo Democracia Vermelha, que busca garantir espaço para as lutas progressistas de uma geração que não se vê representada por instituições políticas, ainda que seus anseios só avancem em governos do PT.

É evidente que, assim como os demais partidos, o PT precisa se modernizar e promover mudanças que solucionem problemas gerados pela política tradicional, viabilizando a participação dessa geração que não tolera mais clientelismo, patrimonialismo e autoritarismo.

Não se trata de transplantar para as redes sociais a militância e as pautas que são definidas nos diretórios. Mas, sim, de proceder internamente à imagem e semelhança das ruas e das redes, radicalizando na transparência, buscando maior horizontalidade nas deliberações coletivas, criando mecanismos de financiamento participativo e atualizando seu programa.

Em 2011, o Partido Socialista francês realizou eleições primárias abertas à população que, concordando com os princípios do partido, desejasse participar do processo. O resultado? A mobilização de 2,8 milhões de pessoas que fortaleceu François Hollande, hoje presidente daquele país.

Questões simples, como a disponibilização em tempo real das finanças do PT, inclusive no período eleitoral, não encontram mais obstáculo tecnológico. Isso favorece um debate transparente sobre o financiamento da política.

Não podemos permitir que os anseios das ruas, reivindicando mais participação, qualidade dos serviços públicos e eficiência nos gastos, sejam capturados por organizações conservadoras que proponham um retrocesso político e social.

O PT precisa se reinventar e seguir oferecendo a possibilidade de sonhar e de experimentar um Brasil melhor. Podemos mais!

(*) Quem são os autores? Leandro Ferreira, 26, é assessor do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy, e Márcio Pozzer, 35, é chefe de gabinete do secretário municipal da Cultura, Nabil Bonduki. Ambos integram o coletivo Democracia Vermelha, ligado ao PT
Herculano
17/03/2015 22:19
A GRANDE FAMÍLIA, por Lauro Jardim, de Veja

Fernando Pimentel nomeou hoje Vera Maria, mulher do ministro Patrus Ananias, como a nova diretora de Qualificação e Extensão da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais.

Na mesma linha, houve outras nomeações:

* o diretor Técnico e de Novos Negócios da Copasa, Remulo Lemos é irmão do presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos.

* o diretor de Gestão Empresarial da Cemig, Márcio Serrano, é pai de Eduardo Serrano, da Secretário-Geral da Governadoria.

* a diretoria de Gás da Cemig é comandada por Eduardo Andrade, filho do vice-governador, Antonio Andrade.
Mariazinha
17/03/2015 20:25
Seu Herculano:

O que Ricardo Noblat disse é isso mesmo que está acontecendo:
"Dilma nada tem a dizer aos brasileiros...
E os brasileiros não desejam ouvi-la. Simples."

Eu desligo a TV quando a burra aparece. Simples.

O advogado de Renato Duque disse que a prisão de seu cliente é
"presunção de um inocente".
E por acaso existe petista sério?
Bye,bye!
Anônimo disse:
17/03/2015 20:17
Herculano, "ALGUÉM AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?"
O PP virou prostituta, não precisa ir longe aqui perto tem.

Às 08:15hs. Quem diria, cai por terra mais um mito petista.
A Petrobras, que seria, segundo LuLLa, privatizada pelos tucanos, está sendo em parte privatizada pelo ... PT. Brincadeira!

Que charada, hein Luiz?
Legal! Gostei!
sidnei luis reinert
17/03/2015 19:13

De Ronaldo Caiado:

A oposição se reuniu agora à tarde no Senado. A partir de agora estamos em clima de vigília permanente acompanhando passo a passo o desenrolar da Operação Lava Jato. Teremos iniciativas próprias como endossar o agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para que a presidente Dilma Rousseff seja investigada, conforme a tese que formulei em discurso na última quinta. Esse agravo já tem jurisprudência no STF e tanto o ex-ministro Sepúlveda Pertence quanto o ex-ministro Celso de Melo se pronunciaram dizendo que o presidente não está blindado de qualquer investigação. Dilma presidiu Conselho da Petrobras por sete anos, no auge do Petrolão. Foi citada 11 vezes nas delações. Anda sai isenta de uma investigação?
sidnei luis reinert
17/03/2015 19:11
De Ronaldo Caiado:

Uma proposta feita na Câmara para acabar com o constrangimento de parlamentares em busca de emendas se transformou em algo inimaginável com a implantação de uma verdadeira eutanásia nos pacientes do SUS. O que tem a PEC do Orçamento Impositivo com o orçamento da saúde? Aparentemente nada, mas foi essa a moeda de troca para que o Congresso aprovasse esse crime. Se ainda tivesse o objetivo de melhorar, aplaudiríamos. Mas não, tem o objetivo de diminuir. Estamos de maneira criminosa diminuindo e engessando o orçamento da saúde. Se a PEC já estivesse valendo em 2014 com sua base de cálculo, o orçamento da saúde teria uma queda de R$ 7 bilhões. Sepultaram o Saúde+10 que contava com 2,3 milhões de assinaturas e previa um acréscimo de 50 bilhões para a saúde pública.

http://www.ronaldocaiado.com.br/caiado-promulgacao-do-orcamento-impositivo-institui-a-lei-da-eutanasia/
Em concordancia com pagando brabo
17/03/2015 18:00
Ja estamos sentindo falta de nossos colegas e herois da saude. Parabéns Pedrão! Parabens estive lá e Parabens pagando brabo. Vocês estao falando aqui o que a maioria dos servidores da saude tem entalado na garganta ha quase 03 anos. Só nao podemos expressar nossas certezas porque nos ultimos anos a secretaria de saude vive um terrivel regime de tirania e perseguição.
A Saude do municipio esta em maos de projetos de diretoras.
A doutora Bete responsavel pelo unidade central de especialidades, figura desagradavel, sem intelecto mantida pela secretaria de saude que só a tem porque nao tem nada de inteligencia portanto nao ofusca ela propria.
E a outra doutora arogante, inconveniente, que aterroriza a todos.
Senhor prefeito em nome de todos estes profissionais hostilizados tome alguma providencia, será que até final de seu mandato ainda os funcionarios da secretaria de saude terão que conviver com a falta de gerencia confusa, fraquinha, fraquinha da Doutora Bete? Esta doutora que o senhor quer para comandar a policlinica do povo, pense bem!
Herculano
17/03/2015 17:09
FELIZ ANIVERSÁRIO

O vereador Giovânio Borges, PSD, o defensor da administração petista no bairro Bela Vista, acaba de trazer a péssima notícia. A obra de drenagem que recomeçou há poucos dias para calar a boca dos que cobram na imprensa e principalmente na comunidade, parou outra vez.

Faltam os tais recursos federais prometidos e travados em Brasília. Ainda bem que a temporada dos temporais está passando.
Herculano
17/03/2015 16:46
COMO FUNCIONA. A IMPRENSA ENGANJADA LAMENTA QUE A AÇÃO DA JUSTIÇA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO A FAVOR DA SOCIEDADE E CONTRA O ROUBO ORGANIZADO DOS PESADOS DE TODOS NÓS.

"APÓS LONGA PRISÃO, DELATOR DIZ O QUE MORO QUIS OUVIR"

Esta manchete é do 247, o canal de comunicação do PT, feito de publicidade preferencialmente de empresas (Petrobrás) e bancos (Caixa, BB, BNDEs...) estatais. Esclarece o texto: Preso desde o dia 14 de novembro do ano passado, o executivo Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, ganha o passaporte para a liberdade; em delação premiada conduzida pela força-tarefa do juiz Sergio Moro, ele afirma que o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, pediu que supostas propinas destinadas ao PT fossem pagas sob a forma de "doações oficiais"; é justamente essa a tese que se pretende demonstrar na Operação Lava Jato: a de que o PT, na realidade, era uma lavanderia de propinas; não será surpresa se, ao próximo delator, for pedido que incrimine a presidente Dilma Rousseff ou o ex-presidente Lula, potencial candidato do PT à disputa presidencial de 2018; a questão é: que valor tem a acusação de alguém cuja palavra vale como moeda de troca para a liberdade?

Preso desde 14 de novembro do ano passado, o executivo Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, está prestes a recuperar sua liberdade. Não porque tenha conseguido um habeas corpus - todos os seus pedidos, até agora, foram negados.

Leite será solto por outro motivo. Em sua delação premiada, ele acaba de dizer o que a força-tarefa liderada pelo juiz Sergio Moro pretendia ouvir: que as doações oficias da Camargo Côrrea ao Partido dos Trabalhadores eram, na realidade, "propina". A tese foi ontem defendida pelo procurador Deltan Dellagnol, da mesma força-tarefa, ao justificar o pedido de inquérito contra o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto.

O depoimento de Eduardo Leite foi vazado, no início desta tarde, para a revista Veja, que mantém estreita ligação com a força-tarefa da Lava Jato. Assim, após usar sua palavra como moeda de troca, Eduardo Leite ganhará a liberdade.

Com isso, a Lava Jato entra numa nova fase. Depois de atingir as empreiteiras, a operação agora sobe ao PT. Não será surpresa se a próxima negociação pela liberdade de algum empreiteiro preso envolva uma acusação direta à presidente Dilma Rousseff ou ao ex-presidente Lula.

A questão é: que valor tem a acusação de uma pessoa submetida a mais de 100 dias de prisão e cuja liberdade depende, apenas, de uma acusação que vá na direção do que buscam os investigadores?

A tese da "doação legal como propina" pretende, ainda, criminalizar o PT, levando à cassação do registro do partido, impedindo, assim, que Lula possa concorrer em 2018. O objetivo é atirar o partido na clandestinidade.
LUIZ
17/03/2015 15:43
Se a corrupção e uma Sra. Idosa, os netinhos de 08 e a netinha de 5 são peraltas e travessos;
João João Filho de João
17/03/2015 14:23
Sr. Herculano:

Não votei na enquete de hoje porque não sei se nas atrações do aniversário da cidade consta o Zuchi plantando bananeira, alguém postou aqui que ele iria.

Tuitadas:
Guarabyra @Gutbyra
"Moro no 13º andar e acabou de passar por aqui um boi voando atrás de uma vaca tossindo. O Brasil está muito estranho".

@o_antagonista
"Bom dia! O testemunho do empreiteiro Eduardo Leite é arrasador".

@coroneldoblog
FHC: "Lula chamou o seu exército e sumiu?"

"Rindo do @PMDB-Nacional que vai se misturar com o PT e a Dilma e ir juntos para o mesmo buraco.
Estavam se safando, vão morrer juntos".

E quando o PMDB daqui, sentiu que estava contribuindo para formar chapa pura pro PT (a vice indicada é cria dos bandoleiros), aí foram correndo desmentir. Mas só porque não colou, se colasse...
Carlos
17/03/2015 14:18
Herculano, sobre o citado do Daniel certamente ele buscou o que sempre está buscando, "crescer prejudicando outros". Detalhe, tinha como alvo o de sempre: Ademar. Esqueceu o número muito maior de ruas na mesma situação que nasceram assim no mandato do seu "amigo" BETINHO. Que se coloque a cidade em ordem então. Agora pergunto: Situação parecida é o investimento e abertura de diversas ruas na Vila Nova (terras do Estado) e investir no campo de futebol do centro... hum mas e a matrícula nem é do Município.... e Agora?
Juju do Gasparinho
17/03/2015 14:03
Prezado Herculano:

A assessoria do deputado Peninha - PMDB, negou.
É que político é tudo iguall.
Falam, a imprensa divulga, se pegou mau, a imprensa é mentirosa.

A Anta Cadavérica diz que a corrupção é uma sra. idosa.
Sei, ela tem 68 anos (mineira agauchada), assassina, ladra, guerrilheira, desprovida de beleza que atende pelo nome de Dilma.

Assisti ao vídeo - às 09:05 hs. por Sidnei Luis Reinert - no Blog do
Coronel. Achei hilário! Ele mostra que ensinamos alguma coisa aos americanos, bater panelas (o Obama que se cuide).
Herculano
17/03/2015 13:36
AS LIÇÕES DO DIA EM QUE O PT PERDEU O CONTROLE DAS RUAS E O POVO INSULTOU LULA COMO JAMAIS FIZERA, por Ricardo Noblat, de O Globo

Lição número um do domingo histórico de 15 de março de 2015, quando o Brasil celebrou com maturidade, coragem e alegria os 30 anos do fim da ditadura de 1964 e do início da redemocratização: o PT perdeu o controle das ruas.

De fato começara a perder desde que a corrupção passou a corroê-lo por dentro em 2005 - portanto, há exatos 10 anos -, tão logo o escândalo do mensalão fez o primeiro governo Lula tremer. Não caiu, é verdade. Mas perdeu a pose e nunca mais a recuperou.

Lição número 2 de um domingo histórico: Lula deixou de ser intocável. Em nenhum ato público de grande porte até aqui, manifestantes haviam ousado, em coro e por muito tempo, ofender Lula com palavras de ordem.

Os que tentaram em outras ocasiões não foram bem-sucedidos. Mas ontem foram sim. "Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro" foi uma das agressivas palavras de ordem. Estamos longe da cultura nórdica que cobra boa educação a qualquer hora.

Infelizmente é assim e sempre será neste país abençoado por Deus e bonito por natureza. Não foi assim quando Dilma acabou insultada no jogo de abertura da Copa do Mundo, no ano passado? Não devemos nos julgar inferiores por isso.

Quantos países, de pouca experiência democrática como o nosso, seriam capazes de pôr mais de dois milhões de pessoas nas ruas pacificamente? Isso é quase metade da população da Noruega. É sete vezes mais do que a população da Islândia.

Atravessamos apenas 30 anos ininterruptos de Estado Democrático de Direito. A democracia por aqui está mais no papel do que na realidade das pessoas. Temos liberdade. Não temos rede de esgoto. E liberdade sem rede de esgoto não melhora a vida de ninguém.

Agravou-se a situação da presidente Dilma. Ela não pode falar ao país por meio de rede nacional de rádio e de televisão porque seria recepcionada por um panelaço. Não pode circular por aí para não ser vaiada. Muito menos confraternizar com seu povo sem medo.

À crise econômica somou-se a crise política. Roguemos para que disso não resulte uma crise institucional. No momento, Dilma nada tem a dizer aos brasileiros - nada de novo, nada que mude sua situação. E os brasileiros não desejam ouvi-la. Simples.

Como restabelecer o diálogo sem o qual o país entrará em uma das fases mais delicadas de sua história recente? O governo carece de líderes. Os partidos, idem. Por espontâneas e desorganizadas, as manifestações não têm quem as guie. E não admitem ser guiadas.

A solução não está no impeachment. Presidente só pode ser deposto se cometer um dos oito crimes de responsabilidades previstos na Constituição. Dilma não cometeu nenhum deles. O que fazer então? Eu não sei. De outras vezes pensei que sabia. Desta, não.
Herculano
17/03/2015 13:19
O PT ESTÁ ARMANDO A PERDA DOS ANEIS PARA NÃO MOSTRAR AS DIGITAIS NA OPERAÇÃO SIGA O DINHEIRO. NA MIRA DA LAVA JATO, PT ENSAIA ENTREGAR A CAVEÇA DE VACCARI

Conteúdo de Veja. Embora em público a presidente Dilma Rousseff afirme que não acredita que o indiciamento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, tenha reflexos sobre o governo, nos bastidores o partido já desenha uma estratégia para se descolar de Vaccari. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o governo e a cúpula do partido pressionam o tesoureiro a deixar o cargo. Em conversas reservadas, dirigentes do PT dizem que a situação de Vaccari é "insustentável". O roteiro faz lembrar a tática adotada pelo partido em 2005, no auge do mensalão: na ocasião, a sigla expulsou o tesoureiro Delúbio Soares para tentar acalmar a opinião pública. Mas em julho de 2011 o ex-tesoureiro foi readmitido nos quadros partidários do PT, numa estratégia adotada pelo partido para limpar a imagem dos envolvidos no esquema, com vistas ao julgamento no Supremo Tribunal Federal, que se aproximava. Não deu: Delúbio acabou condenado por corrupção ativa e hoje cumpre pena em regime aberto.

Alvo da Operação Lava Jato, Vaccari foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. Segundo as investigações, ele intermediou doações de 4,2 milhões de reais de empresas investigadas que, na verdade, eram oriundos do propinoduto da Petrobras. Foram 24 repasses de empreiteiras, em dezoito meses, no período de 2008 a 2010.
Herculano
17/03/2015 13:14
ALGUÉM AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?

PP virou "prostituta", diz um dos parlamentares que serão investigados na Lava Jato, Jerônimo Goergen, do Rio Grande do Sul. Para ele seu partido não tem ideologia própria e "acabou faz tempo". Ele cogita deixar a legenda: "PP? Que exploda tudo! Vou cuidar de mim"
sidnei luis reinert
17/03/2015 12:32
O Povo sem CUT


Artigo no Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Ernesto Caruso

Povo sem CUT e sem medo. Sem amarras. Sem quentinha, bolsa manifesto. Na cara e na coragem. Velhos, crianças, família de verde-amarelo, pensando Brasil, clamando pela paz, liberdade para o cidadão e prisão para o bandido corrupto. Emoção. Não há quem na distância dos grandes centros ou nas inúmeras cidades, presente, não sinta o grito de revolta, de indignação que está entalado na garganta de todos diante dos depoimentos, onde a palavra propina é pronunciada de forma repetitiva e descarada.

Propina... propina... de cá e de lá. Aos milhões, milhões que são a sustentação do poder corrupto emaranhado, combinado nos porões de Brasília, do governo central. Repetição do mensalão que a suprema cegueira da Justiça suprema não enxergou como quadrilha, onde os núcleos empresariais, financeiros e políticos trocavam informações e se acertavam na propina. Hoje em pauta igual.

Povo sem amarras, sem o toma lá, da cá, com a liberdade que nem os partidos têm subjugados por seus donos e imposições de líderes a serviço do governo para o voto de cabresto e não com a própria consciência. Meia dúzia de caciques a determinar o que fazer e a quem beneficiar. Não é o número de partidos que atrapalha, são os grilhões nos pés dos parlamentares controlados pelos capatazes.

É essa a voz da rua. Para o governo Dilma/PT que repele. Para os ministros da Suprema Corte que batem os ombros às críticas, como se viu nas entrevistas do Min. Dias Toffoli que ao invés de se dizer impedido de julgar os enquadrados na operação Lava Jato muda de Turma exatamente para fazê-lo, tendo sido advogado do PT, alvo da delação premiada acusando o seu tesoureiro.

O cartaz ?totofoli chega de maracutaia? chamou a atenção do cinegrafista da TV. No passado recente um político exclamou ?estou me lixando para a opinião pública?. Poder, pode, mas... Polido? Politicamente correto?

Voz da rua principalmente para o Congresso Nacional. Deputados e Senadores que não queiram se vender, nem sucumbir sob os escombros do governo Dilma/Lula/PT visto e tido como mentor e interesse em se manter no poder a todo custo. Que tenham a coragem e respeito a si próprios até para impor o impeachment reclamado com medida importante, cirúrgica, drástica, mas necessária para vencer este momento de instabilidade política e administrativa. A sugar e definhar empresas do porte da Petrobras.

Voz da rua que não se contenta com as migalhas em suas mãos como esmolas, mas que não preenchem as suas necessidades em trabalho digno, assistência à família em especial no item saúde. Terrorismo diário nas portas dos hospitais públicos que não cumprem as regras de contrato no plano de saúde assinado entre o povo trabalhador, governo e SUS. O trabalhador paga já deduzidos os valores no contracheque sem a contrapartida dos governos central e regionais.

Gente que não aguenta mais os investimentos no exterior com verbas secretas do BNDES e a falência de tudo em todos os cantos do território. Que não aceita mais a ?presidenta? mostrar na televisão o país da maravilha que não encontra nos transportes da casa ao trabalho, no posto médico vizinho, no bairro das ruas esburacadas, que enchem quando chove e que como diz o poeta, de dia falta água, de noite falta luz.

O recado está dado. A ampla e intensa demonstração da vontade popular não parece que vai esmorecer e deixar que termine em pizza. Se não ocorrer o impeachment ou a renúncia que enfim traria a paz e a esperança do aprofundamento das investigações nos bancos oficiais e empresas, sem as autoridades atuais, outros protestos virão. Firmeza e determinação estão presentes na pacífica revolta popular. Que inflamada pode deixar de ser.

Ernesto Caruso é Coronel de Artilharia e Estado Maior, reformado, do EB.
sidnei luis reinert
17/03/2015 12:28
Leia a íntegra de decisão sobre o Mandado de Prisão de Duque, para ver como o Homem de Gelo Sérgio Moro consegue pegar os bandidos no contrapé:

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/03/Evento-4-DESPADEC1-duque.pdf



O MPF identificou que o PT recebeu 24 doações em 18 meses, no valor de R$ 4,26 milhões. Grande parte da grana passeou por contas no exterior. Nesta nova fase da Lava Jato foram denunciados: Adir Assad, Alberto Vilaça, Alberto Youssef, Ângelo Mendes, Augusto Mendonça, Dário Teixeira, Francisco Perdigão, João Vaccari Neto, Léo Pinheiro, José Diniz, José Resende, Julio Camargo, Lucélio Goes, Luiz Almeida, Mario Goes, Marcus Teixeira, Mateus Coutinho, Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Renato Duque, Renato Siqueira, Rogério Cunha, Sérgio Mendes, Vicente Carvalho, Waldomiro Oliveira e Sonia Vranco. O que mais apavora os políticos: pelo menos um destes nomes era o elo de ligação entre os empreiteiros e os corruptos. Se o réu aderir à delação premiada, meio mundo desaba na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O juiz Sérgio Moro explicou que pediu a prisão preventiva de Duque, uma vez que ele "esvaziou" suas contas na Suíça, onde tinha 20,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 70 milhões), remetendo os valores para contas em outros países, como o Principado de Mônaco. Moro avaliou que Duque agiu com receio de que a Justiça bloqueasse os valores de suas contas na Suíça, assim como ocorreu com Paulo Roberto Costa, que teve bloqueados valores de U$ 23 milhões.

Herculano
17/03/2015 09:05
INCRÍVEL

O mundo inteiro está incrédulo com o que aconteceu e acontece no Brasil no caso do Petrolão. Só o governo, o PT e os petistas que insistem em dizer que isto é coisa da oposição(que nem existe de verdade), da classe média, dos conservadores, do FHC, da direita, dos fascistas, nazistas....

Veja. O Petrolão é tema do apresentador John Oliver, na HBO. Cole, assista e conclua você mesmo http://youtu.be/3uxtctclq7w
Herculano
17/03/2015 08:22
POR CORRUPÇÃO, PETROBRÁS SAI DE ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA BOLSA DE NOVA IORQUE

O texto é de Ramona Ordoñez, para o jornal O Globo com conteúdo da Bloomberg News

A Petrobras deixará de compor o Índice Global Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World, na sigla em inglês) a partir de 23 de março. A estatal, que estava listada desde 2006, foi retirada por causa das denúncias de corrupção investigadas no âmbito da Operação Lava-Jato. O índice foi criado em 1999 e é considerado referência global de ações de empresas com boas práticas.

Com base na análise das 2.500 maiores companhias do planeta, o comitê do DJSI acompanha as empresas para verificar se elas não estão envolvidas em casos de crime, corrupção, fraudes, comércio ilegal, problemas em violações de direitos humanos, disputas e condições trabalhistas, além de acidentes e desastres ecológicos.

Em nota, a Petrobras afirmou ontem que o comitê do índice vai monitorar a evolução das investigações e o posicionamento da Petrobras ao longo deste ano, podendo reconsiderar a participação da companhia a partir de 2016.

A perda do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones é mais uma péssima notícia para a Petrobras, avalia Pedro Galdi, da consultoria independente Research. Para ele, isso pode levar mais investidores no exterior a se desfazerem de papéis da estatal.

Na interpretação do analista, a decisão do comitê é um sinal de que os problemas de corrupção da estatal podem comprometer seu programa de investimentos, o que, em última instância, poderia afetar também aspectos ambientais.

- Além do receio de que a empresa poderá investir menos em segurança, muitos investidores que buscam aplicar recursos nessa carteira de empresas do índice de sustentabilidade podem se desfazer dos papéis. Isso é muito ruim para a Petrobras - disse Pedro Galdi.
Herculano
17/03/2015 08:15
O QUE FIZERAM COM A MAIOR EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA

Petrobras vai pôr à venda fatia de distribuidora, postos e termelétricas. Estatal contrata bancos para negociações; objetivo é levantar até US$ 13,7 bi para reduzir dívida. Empresa vai focar em petróleo e reduzir ou até sair de geração de energia termelétrica e distribuição de gás
Herculano
17/03/2015 08:12
NÃO FALTAVA MAIS NADA NO PAÍS DA PIADA PRONTA. NÃO É HUGO CHAVES, NÍCOLAS MADURO, EVO MORALES NÃO. LÍDER DO PT AFIRMA QUE CIA AGE CONTRA GOVERNO

O texto é de Luciano Tavares, de Rio Branco, para o jornal Folha de S.Paulo. "Suspeita: Que a CIA esteja coordenando a Campanha pelo enfraquecimento dos governos da América do Sul 'não alinhados', tal como fizeram para instalar as Ditaduras Militar nos anos 60. A 'Orquestra é completa'! [sic]."

A "suspeita" foi publicada pelo líder do PT na Câmara, Sibá Machado (PT-AC), em sua página no Facebook no sábado (14), um dia antes das manifestações contra o governo Dilma e o PT pelo país.

A postagem do deputado foi a mais comentada em sua página. Os comentários, porém, foram em maioria desfavoráveis ao parlamentar.

A reportagem tentou falar com Machado, mas sua assessoria informou que ele estava em uma reunião e não poderia falar.
Herculano
17/03/2015 08:08
SP TEM RECORDE DE TELEVISORES LIGADOS DURANTE MANIFESTAÇÕES, por Keila Jimenez, na coluna "Outro Canal", do jornal Folha de S.Paulo

Metade dos televisores da Grande São Paulo estava ligada no domingo (15), dia de manifestações pelo país contra o governo Dilma (PT).

A média diária (das 7h à meia-noite) foi de 49,9% de aparelhos de TV ligados na região, o maior índice desde junho de 2011, dia normal de inverno em que a TV alcançou o mesmo ibope farto.

Com ampla cobertura ao vivo na TV aberta e em jornalísticos da TV paga, as manifestações arrebanharam mais plateia do que um dia de Copa do Mundo.

A abertura do Mundial, em 12 de junho do ano passado, com jogo da seleção brasileira, registrou média diária de 46,2% de televisores ligados em São Paulo. Um domingo comum costuma registrar cerca de 43% de televisores ligados na região.

Com cerca de duas horas e 20 minutos reservados para a cobertura das manifestações, a Globo marcou média diária de 14 pontos.

Sua marca habitual aos domingos é de 13 pontos. A Record dedicou três horas e 26 minutos aos protestos e marcou 9 pontos de média, um ponto a mais que sua média habitual.

A Rede TV! exibiu cerca de duas horas ao vivo dos protestos, a Band, 39 minutos e o SBT, cerca de 45 minutos.

Record News e GloboNews dedicaram mais de dez horas ao vivo ao assunto.
Herculano
17/03/2015 08:04
A LAVA JATO CHEGOU AO PT, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo

A resposta que as ruas pediram no domingo não apareceu no palavrório da presidente Dilma Rousseff em Brasília. Veio de Curitiba, com a nova leva de denúncias e prisões da Operação Lava Jato.

Os manifestantes concentraram sua ira no PT. No dia seguinte, a investigação chegou ao coração do partido, com a primeira denúncia formal contra o tesoureiro João Vaccari.

O dirigente petista foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo os procuradores, ele abastecia o caixa do partido com repasses do esquema de corrupção na Petrobras.

A operação também atingiu outro homem-chave do PT: o ex-diretor Renato Duque, que representava a sigla no loteamento da estatal. Ele foi preso após enviar 20 milhões de euros para contas secretas em Mônaco, de acordo com o juiz Sergio Moro.

A nova fase da Lava Jato ganhou o nome de Que País É Este em homenagem a Duque, que usou a expressão ao ser preso pela primeira vez.

A frase é atribuída a Renato Russo, mas foi criada pelo ex-governador mineiro Francelino Pereira. Ele também é lembrado por definir a Arena, a sigla que apoiava os militares, como o "maior partido do Ocidente".

Esse tipo de bravata não costuma dar sorte. A Arena foi extinta cinco anos antes do regime que ajudou a sustentar. Há quatro meses, o ex-presidente Lula se referiu ao PT como "o maior partido de esquerda do mundo, com exceção da China".

Em 2007, Luiz Flávio Borges D'Urso despontou como líder do movimento Cansei, uma espécie de precursor dos atos deste domingo. Ele parece ter se cansado. Está de volta à cena como advogado de Vaccari.

"A corrupção não está no Poder Legislativo. Está no Poder Executivo." As palavras foram ditas ontem por Eduardo Cunha, um dos 35 legisladores investigados no petrolão.
Herculano
17/03/2015 08:02
CONFLITO COM CÂMARA PODE DERRUBAR CID GOMES, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Com dificuldades no Congresso, tudo o que Dilma não precisa é de ministro insultando parlamentares, por isso o verborrágico Cid Gomes (Educação) pode perder o cargo. Ele disse em Belém que deputados são "achacadores". Foi intimado a apontar no plenário da Câmara, dia 11, os "achacadores". Mas alegou "mal estar" e não apareceu. Sua sorte será selada nesta quarta (18), nova data de sua ida à Câmara.

Lula sugeriu demissão
A demissão de Cid Gomes foi sugerida por Lula, como demonstração de "respeito à Câmara". Ela resistiu: parece concordar com o ministro.

Esqueça o que eu disse
Lula mudou muito mesmo. Em 1993, disse que havia no Congresso "300 picaretas". Agora, defende "achacadores" citados por Cid Gomes.

Abraço dos desesperados
Deputados querem ver pelas costas, além de Cid Gomes, Pepe Vargas (Relações Institucionais), este pela inutilidade do seu trabalho.

Maestro
Quem vem municiando os deputados federais é o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Desafeto de Cid, Eunício tem artilharia de sobra.

JANOT ARTICULA SOLIDARIEDADE DOS SEUS COLEGAS
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostra que também sabe se articular politicamente. Todos os procuradores gerais dos Estados têm sido solicitados a comparecer, segunda (23), à reunião do CNPG, o conselho nacional que os representa. No encontro, Janot - que nunca participa de reuniões do CNPG - espera a solidariedade dos colegas, diante das críticas de investigados na operação Lava Jato.

Racha histórico
Procuradores federais não se bicam com os procuradores dos Estados e do interior, que se queixam até de tratamento desigual no CNMP.

Pegando pesado
Órgão de controle do Ministério Público, o CNMP é presidido por Janot e costuma "pegar pesado" com promotores do interior, segundo eles.

Desigualdade
Procuradores estaduais se sentem prejudicados pela composição numericamente favorável aos procuradores federais, no CNMP.

Corrupção no DNA
O governo Dilma insiste no indecoroso "acordo de leniência" para salvar empresas (na verdade, seus donos) corruptoras do Petrolão. Já o governo Obama criou o site subornoamericano.com.br para receber denúncias sobre empresas dos EUA que pagam propinas no Brasil.

Babaquice
O obtuso ministro Miguel Rossetto, que integra uma facção porralouca do PT, irritou até parlamentares do partido ao desdenhar dos protestos de domingo, alegando que ali não havia eleitores de Dilma.

Panelaço muda hábitos
Dilma faz pronunciamento à tarde porque é o horário em que a maioria das pessoas trabalham. Ela sabe que se der as caras na televisão durante a noite, vai ter panelaço.

Acordo com quem?
Dilma propôs o "diálogo" à oposição, mas ignora um detalhe: partidos nada tiveram com os monumentais protestos de domingo. Eles não têm legitimidade nem para cancelar o próximo, no domingo 12 de abril.

Nas mãos do PMDB
Dilma se curvou ao PMDB: manterá o ministro Vinícius Lages (Turismo) para afagar o presidente do Senado, Renan Calheiros, e fará de Henrique Alves ministro da Integração, a pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Pedidos de impeachment serão arquivados.

Estresse a jato
O desalento na economia contaminou os executivos: 70% deles estão padecendo de alto nível de estresse, segundo pesquisa da Med Rio, a maior clínica de check ups do Rio de Janeiro.

Mais do mesmo
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) criticou as tolices dos ministros Cardozo e Rossetto, escalados por Dilma para comentar os protestos. Achou-os com discurso "alienado e arrogante".

Pelas Costas
A hashtag #TchauDilma permanece nos assuntos mais comentados do Twitter. Em sua maioria, a saudação não é seguida de mensagens muito amistosas. Afinal, são pessoas que querem vê-la pelas costas.

Pergunta no cadafalso
Quem votou em Dilma teve motivos para não participar dos protestos de domingo?
Herculano
17/03/2015 07:53
A CLASSE MÉDIA NÃO DEVE SE ENVERGONHAR DE SER O QUE É, por Carlos Tonet

De um lado os petralhas dizem que as manifestações foram de classe média e, por isso, não valem.

De outro lado, se eu faço observações sobre a predominância da classe média nos protestos, a turma pega no meu pé.

Ser de classe média no Brasil virou um anátema.

Essa foi uma manifestação classe média, sim.

Mas precisamos perder essa mania de achar que, no Brasil, a coisa só vale se tiver pobre e trabalhador braçal nos movimentos.

A classe média é quem arca com os custos usados para estofar o colchão social que protege os menos favorecidos.

A classe média é que tem mais acesso à informação, é quem mais presta atenção em notícias sobre corrupção, fraudes e sobre a política econômica tosca da presidente canhestra e sua turma de puxa-sacos incompetentes.

Nós, da classe média, pagamos educação e saúde em dobro.

Somos nós que pagamos Imposto de Renda, em mordidas cada vez mais descomunais.

São os donos de pequenas e médias empresa, como eu, que sentem no lombo o peso da carga tributária e os reflexos da crise econômica.

Eu sou classe média, sim, meus amigos são classe média, não me envergonho disso e nem me envergonho deles.
Herculano
17/03/2015 07:51
O REMORSO MAIS RÁPIDO DOERIA MENOS EM DILMA, Josias de Souza

O "asfaltaço" de 15 de março deixou Brasília mais surrealista do que nunca. As ruas se encheram porque há muita gente de saco cheio com Dilma Rousseff e com o governo dela. Quem é o responsável por tanta revolta? À frente do governo democrático e popular do PT, Dilma acha que a coisa não é com ela. Instada por jornalistas a fazer uma autocrítica, ela preferiu se abster. Armada de ironia, Dilma disse que a imprensa tem "certa volúpia" em arrancar dela uma confissão. "Seria um absoluto fingimento da minha parte", desconversou.

Dilma se dispõe a dialogar com qualquer um. Afirma que fará isso com "humildade e firmeza". Mas se a presidente avalia que seu governo é ótimo, de que serve sua humildade? A própria Dilma tentou explicar:

"A abertura para o diálogo é o seguinte: nós estamos dispostos a dialogar com quem quer que seja, numa atitude de humildade, ou seja, querendo escutar o que a pessoa diz. Se ela vier pra mim e disser: 'vocês estão errados aqui, aqui, aqui e aqui' eu vou escutar com humildade. Agora, me digam onde!"

Que nenhum aventureiro venha apontar erros na gestão econômica. De antemão, Dilma informa que, nessa área, não há mea-culpa a fazer. "Ninguém pode negar que nós fizemos de tudo para a economia reagir. O que eu não posso concordar é em aceitar ser responsabilizada por algo que seria pior se nós tivéssemos deixado."

Que ninguém pense em esfregar a corrupção na cara da presidente. Nessa matéria, Dilma está vestida de verde e amarelo, ao lado dos manifestantes. Até prometeu, pela 199ª vez, enviar nos próximos dias aquele pacote de projetos anti-corrupção mencionado desde a campanha presidencial do ano passado.

Dilma celebra a maturidade da democracia brasileira e jura que está ouvindo as ruas. Um cínico poderia dizer que as expiações históricas exigem um tempo de maturação.

Como Dilma não admite nenhum erro, não se pode exigir dela um remorso antes do fato. Um remorso imediato também não seria conveniente. Restam às ruas duas alternativas: 1) contentar-se com uma contrição futura, quando não adiantar mais nada; ou 2) expressar novamente o seu saco cheio, na esperança de que Dilma perceba que um remorso mais rápido pode doer menos.
Herculano
17/03/2015 07:48
da série: agora os pagadores de pesados impostos e que sustentam a corrupção desenfreada do governo do PT são fascistas por pedirem o fim desta esbórnia. A culpada é a esta tal de democracia que deu voz aos que são roubados.

CLASSE MÉDIA MOSTRA SUA FACE ANTIDEMOCRÁTICA E FASCISTA, por Davis Sena Filho.

Parte 1

As classes médias tradicionais e emergentes, compostas por grupos sociais reacionários, foram às ruas - aos milhares. Essas pessoas estão realmente dispostas a derrubar do poder a presidenta trabalhista legitimamente eleita, Dilma Rousseff, e, de forma autoritária e antidemocrática, mostram, sem quaisquer constrangimentos, seus lados fascistas, como o faz, historicamente, a direita em todos os países quando perde eleições e fica sem o controle dos governos centrais. A direita, por vocação e essência, é golpista, porque seu objetivo é o lucro e a hegemonia de classe social.

As palavras de ordem de conotações golpistas, os gritos recheados de palavrões e ofensas pesadas contra uma senhora mandatária da Nação, os bonecos de Lula e de Dilma enforcados, cartazes e símbolos a representar a suástica nazista, além de toda sorte de preconceitos e intolerâncias expressados sem qualquer ética e civilidade, deixariam o diabo, o pai da mentira, com náuseas e com as faces coradas de tanta vergonha.

Eis as multidões de classe média porta-vozes das forças políticas, ideológicas e econômicas que mais uma vez, a exemplo das passeatas de 1964, que alavancaram o golpe civil-militar, saem às ruas a carregar um ódio ideológico jamais visto nos últimos cinquenta anos, porque imagino que tal atitude desses reacionários só deve ter acontecido nos idos de 1964 e 1954, quando Jango e Getúlio tiveram de se deparar com movimentos politicamente à direita, a ter à frente setores golpistas das Forças Armadas, do empresariado, dos magnatas bilionários de imprensa (sempre eles) e da classe média sempre rancorosa e conservadora, que, a despeito das gerações, continua imutável no que concerne ao seu enraizado golpismo.

Percebe-se, nitidamente, que a classe média, principalmente a paulista, nostálgica da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade, de 1964, que descambou para uma ditadura de 21 anos, bem como saudosa da reação elitista e armada de 1932 contra um governo revolucionário, colocou em sua agenda a derrubada de uma mandatária eleita pela maioria dos eleitores brasileiros e que teve mais de 54 milhões de votos.

A pequena burguesia, indiscutivelmente, optou pelo confronto ao Governo Trabalhista, e vai continuar a realizar passeatas e protestos antidemocráticos, a "virilizar" pelas redes sociais seus interesses até então dissimulados, mas sistematicamente repercutidos por seus aliados e cúmplices da imprensa de mercado, por intermédio de cartazes, faixas, palavras de ordens, dizeres em camisas e camisetas, além dos sons dos trios elétricos, que não deixaram dúvidas que a intenção da burguesia não é patriótica, pois, com efeito, o propósito é conquistar o Estado, e, consequentemente, chegar ao poder, e, por sua vez, implementar-se a agenda política e econômica dos partidos derrotados nas eleições.
Herculano
17/03/2015 07:48
da série: agora os pagadores de pesados impostos e que sustentam a corrupção desenfreada do governo do PT são fascistas por pedirem o fim desta esbórnia. A culpada é a esta tal de democracia que deu voz aos que são roubados.

CLASSE MÉDIA MOSTRA SUA FACE ANTIDEMOCRÁTICA E FASCISTA, por Davis Sena Filho.

Parte 2

Soa como ridículo os coxinhas de classe média, de almas udenistas, chamarem o Governo Dilma de autoritário, bolivariano, comunista e até mesmo golpista, quando a verdade é que esse segmento social de valores direitistas se aproveita da plena democracia que viceja no Brasil para pedir "intervenção" militar, ou seja, simplesmente um golpe de estado, a usar, inclusive, a Constituição, que, segundo os golpistas, dispõe sobre o impedimento de presidentes da República.

Só que os coxinhas antinacionalistas e entreguistas têm de entender que a presidenta Dilma não cometeu crimes de responsabilidade ou qualquer malfeito, o que inviabiliza o golpe e a instabilidade constitucional. Ao contrário, se tem uma pessoa que não enriqueceu, esta pessoa atende pelo nome de Dilma Rousseff. Além do mais, as passeatas são bem-vindas, porque dessa maneira poder-se-á perceber o quanto esse segmento reacionário da sociedade se equivoca quando pede por uma intervenção militar em plena democracia. Trata-se, sobremaneira, de acinte e deboche contra a inteligência e a sensatez alheia.

De pensamento colonizado, a pequena burguesia golpista não suporta o Brasil e muito menos compreende o momento histórico que o País está a vivenciar. Na verdade, ela odeia o poderoso País sul-americano, como demonstra, inquestionavelmente, suas atitudes e palavras repercutidas pelas redes sociais. Diz cada coisa, que um cara como o Mussolini se sentiria um amador, porque ficaria espantado com tanta infâmia e desumanidade.

Depois saem às ruas, hipocritamente, a vestir a camisa da Seleção Brasileira, a empunhar mastros com bandeiras do Brasil e a dissimular, ao tempo que manipular suas verdadeiras intenções, que se propõem a derrubar uma presidenta constituída e que representa uma vertente do pensamento ideológico à esquerda do espectro político.

Trata-se do nacionalismo "global" praticado há décadas por essa gente portadora de um incomensurável complexo de vira-lata e que só dá "as caras" com seu nacionalismo alienado e despolitizado em corridas de fórmula 1 e esportes coletivos, como o futebol, pois compactuam com os interesses das empresas dos magnatas bilionários de todas as mídias cruzadas, que se resumem a ganhar muito dinheiro de publicidade com as transmissões, de preferência por intermédio de dinheiro público, via Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES, Petrobras, dentre outras estatais. Alguém deveria avisar aos magnatas bilionários, neoliberais e privatistas, que suas empresas deveriam ser privatizadas, pois quem as alimenta é o dinheiro do contribuinte. Ponto.
Herculano
17/03/2015 07:47
da série: agora os pagadores de pesados impostos e que sustentam a corrupção desenfreada do governo do PT são fascistas por pedirem o fim desta esbórnia. A culpada é a esta tal de democracia que deu voz aos que são roubados.

CLASSE MÉDIA MOSTRA SUA FACE ATIDEMOCRÁTICA E FASCITA, por Davis Sena Filho.

Parte 3

O nacionalismo coxinha é iníquo, pueril e leviano, sem eira nem beira, bem a gosto das classes médias "revoltadas", vazias de pleitos sociais, porque desconhecem as realidades mais prementes do povo brasileiro e, por sua vez, não possuem capacidade para formular uma pauta reivindicatória, a ter, então, como saída para tanta incompetência e desconhecimento a reclamação, de forma altissonante ou histérica, sobre a corrupção e "tudo o que está aí", sem, no entanto, perceberem que foi exatamente o Governo de Dilma Rousseff, por meio da Polícia Federal, que é subordinada ao Ministério da Justiça, que prendeu e puniu os ladrões do dinheiro público.

São servidores concursados no fim da década de 1980 e início dos anos 1990, que no decorrer do tempo não foram investigados, como, por exemplo, nos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso - o Neoliberal I -, aquele que foi ao FMI três vezes, de joelhos, humilhado, com o pires nas mãos, porque quebrou o Brasil três vezes, além de hoje, aos 83 anos e somente lembrado pelas "elites" as quais serviu com esforço e dedicação, não ruborizar suas faces ao apoiar, recentemente, o impeachment de Dilma Rousseff.

Lamentável é o outono político de Fernando Henrique, pois medíocre e antinacional, que vendeu o Brasil igual a um caixeiro viajante e se recusou a pensá-lo, e, com efeito, transformar-se em estadista. Fazer o quê, né? Cada um e cada qual tem a dimensão histórica adequada ao seu tamanho político. E FHC é um anão político em toda sua plenitude, como verificarão inapelavelmente os historiadores e não os "historialistas" a serviço das famílias midiáticas, que nunca tiveram, não têm e jamais terão quaisquer compromissos com a independência do Brasil e com a emancipação do povo brasileiro. Sem sombra de dúvidas.

Todavia, a realidade é que essa gente está inconformada e com os olhos vermelhos de ódio e preconceitos. Estão furibundos, pelo motivo de seus candidatos e partidos não terem vencido as eleições, bem como a verdade é que essas pessoas não estão a brincar, e, se tiverem oportunidades, vão tentar derrubar a presidenta Dilma Rousseff, que até agora não reagiu à altura, por intermédio de comunicação do Governo, de seus líderes no Congresso Nacional e de seus aliados dos movimentos sociais, sindicais, estudantis e dos eleitores, aos milhões, que fizeram com que pela quarta vez consecutiva o PT vencesse as eleições presidenciais.

O que Dilma Rousseff espera? Por um golpe? O PT vai continuar a tergiversar sobre a realidade que se apresenta e não reagir a esse processo de imolação, criminalização, calúnia e difamação? A imprensa imperialista vai falar sozinha? O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma têm de se reportar à sociedade, reconquistar a interlocução com sua base, que é a própria sociedade, a que é inquilina das camadas sociais mais pobres e populares. São nesses segmentos que estão os trabalhadores, os estudantes, os autônomos, a grande maioria dos servidores públicos, enfim, o povo.
Herculano
17/03/2015 07:46
da série: agora os pagadores de pesados impostos e que sustentam a corrupção desenfreada do governo do PT são fascistas por pedirem o fim desta esbórnia. A culpada é a esta tal de democracia que deu voz aos que são roubados.

CLASSE MÉDIA MOSTRA SUA FACE ATIDEMOCRÁTICA E FASCITA, por Davis Sena Filho.

Parte 4

O PT tem de entender que deve governar para quem elegeu sua candidata a presidente da República. Governar para quem acredita e apoia os programas e os projetos do Governo Trabalhista. A inimiga é a Globo. Ponto. Não há mais espaço para não compreender esta realidade, porque ela é factual e não hipotética. Ou o PT e o Governo Trabalhista tratem as Organizações(?) Globo como inimigas que querem, de fato, derrubar a presidenta Dilma Rousseff, ou arquem com as consequências ? o golpe.

O PT tem de se reportar ao PMDB, negociar com paciência e cobrar desse partido, tradicionalmente moderador dos conflitos políticos, sua responsabilidade quanto à governabilidade. No Brasil de dimensões geográficas continentais não se governa e não se tem maioria no Congresso sem fazer alianças. Se um presidente brasileiro, seja qual for o partido e a ideologia, pensa que vai conseguir governar sem costurar a colcha de retalhos, que é formalizar uma coalizão, está redondamente equivocado, e, por seu turno, poderá sacramentar o fim de seu próprio governo.

Contudo, ainda tem solução viável para estancar esse sangramento, cuja adaga está nas mãos de uma imprensa familiar, massacradora, irresponsável, historicamente golpista e que diuturnamente lincha a mandatária eleita, criminaliza o PT e judicializa a política para fins de conquistar o poder central antes das eleições de 2018, a considerar, inclusive, uma aliança com o PMDB, até porque este partido tem força moderadora e, quando o processo político se encontra estável, a governabilidade se torna menos crítica e conflituosa.

Dividir o PMDB e levá-lo à oposição é o que quer a direita midiática e os partidos PSDB, DEM e PPS. Vale ressaltar que o PSDB quando esteve no poder também contou com a força moderadora do PMDB. Evitar esse processo draconiano de dissolução da aliança governista tem de ser a prioridade do PT e do Governo Trabalhista. Esta é a leitura correta a ser feita, pois, do contrário, o PT fica sem base política e vai ter enormes dificuldades para governar. Além disso, este é o desejo da oposição derrotada em 2014 e inconformada por não ter o controle dos recursos orçamentários federais há 12 anos, sendo que ainda tem quatro anos para Dilma Rousseff governar.

Por isto e por causa disto, a tentativa de engessar o Governo Trabalhista, fazê-lo sangrar, impedir que seus programas e projetos sejam realizados e criminalizá-lo ao máximo, por meio das mídias de negócios privados, do Judiciário e do Ministério Público burgueses, que jogam no time dos ricos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, mês a mês, no decorrer de 365 dias, até que em certa eleição futura os pobres e os trabalhadores, as classes populares e os movimentos sociais ligados ao PT, ou que sempre optaram em votar no Partido dos Trabalhadores, troquem de lado e votem na direita dos coxinhas golpistas.

A direita que sempre explorou economicamente as classes populares, violou seus direitos humanos e trabalhistas e sistematicamente atuou contra os interesses do Estado brasileiro e dos trabalhadores. A direita da ditadura militar. É tudo isto que está em jogo. Se o PT e o Governo Trabalhista não enxergam estas realidades, então, que preparem seus caixões, encomendem o velório e se satisfaçam com seus enterros. Reagir é necessário e imperativo. O Governo Dilma e o PT ainda têm, sem sombra de dúvidas, muita força para se contrapor ao golpe, com a parceria estratégica do PMDB. É isso aí.
Herculano
17/03/2015 07:28
Qualquer semelhança com o que se passou na sessão na Câmara da semana passada, não é mera coincidência. Agravada de se tratar de uma injúria.

JUSTIÇA CONDENA LEVY A PAGAR R$1 MILHÃO POR FALA CONTRA GAYS

Conteúdo do jornal Folha de S.Paulo. A Justiça condenou Levy Fidelix (PRTB) a uma multa de R$ 1 milhão por danos morais devido a declarações contra gays feitas durante debate da eleição presidencial.

Levy associou a homossexualidade à pedofilia e disse que gays precisam de atendimento psicológico "bem longe daqui". A ação foi aberta pela Defensoria Pública de São Paulo. Cabe recurso.

A condenação, que atinge ainda o PRTB, exige que seja feita retratação em rede nacional com o mesmo tempo da fala do político sobre homossexualidade, no mesmo horário em que ela ocorreu.

A retratação foi concedida em caráter limitar (provisório) e deve ser feita em até 30 dias após a publicação da decisão, que ocorreu na sexta (13). A multa deverá ser revertida em ações de igualdade em favor da população LGBT.

As declarações ocorreram em 28 de setembro, na TV Record, após pergunta de Luciana Genro (PSOL) a ele sobre os motivos de quem se recusa "a reconhecer como família um casal do mesmo sexo".

"Aparelho excretor não reproduz [...] Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar, fez muito bem, do Vaticano, um pedófilo", afirmou ele.

Na réplica, Luciana defendeu o casamento igualitário. Levy subiu o tom na tréplica:

"Nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los. [...] O mais importante, é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente."

No debate seguinte, Levy afirmou que tem direito à liberdade de expressão.

"Há liberdade de expressão, no entanto, ela tem limites. O limite é quando se confunde com discurso de ódio", afirmou a defensora pública Vanessa Alves Vieira, coordenadora do Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria.

Na decisão, a juíza Flavia Poyares Miranda afirmou que "não se nega o direito do candidato em expressar sua opinião, contudo, o mesmo empregou palavras extremamente hostis e infelizes a pessoas que também são seres humanos e merecem todo o respeito da sociedade".

A Folha não conseguiu falar com o político e o PRTB até a conclusão desta edição.
Herculano
17/03/2015 07:23
MAIS UMA MENTIRA

Esta afirmação é do discurso de ontem a tarde da presidente Dilma Vana Rousseff, PT. Será ela sabe o que se passa em Gaspar?

"Muitos da minha geração deram a vida para que o povo pudesse, enfim, ir às ruas para se expressar. Nunca mais, no Brasil, nós vamos ver pessoas que manifestarem sua opinião, seja contra quem quer que seja, inclusive a Presidência da República, sofrerem consequências".
Heruculano
17/03/2015 07:20
IMPEACHMENT É POUCO, por Vladimir Safatle, no jornal Folha de S. Paulo

Você na rua, de novo. Que interessante. Fazia tempo que não aparecia com toda a sua família. Se me lembro bem, a última vez foi em 1964, naquela "Marcha da família, com Deus, pela liberdade". É engraçado, mas não sabia que você tinha guardado até mesmo os cartazes daquela época: "Vai para Cuba", "Pela intervenção militar", "Pelo fim do comunismo". Acho que você deveria ao menos ter tentado modernizar um pouco e inventar algumas frases novas. Sei lá, algo do tipo: "Pela privatização do ar", "Menos leis trabalhistas para a empresa do meu pai".

Vi que seus amigos falaram que sua manifestação foi uma grande "festa da democracia", muito ordeira e sem polícia jogando bomba de gás lacrimogêneo. E eu que achava que festas da democracia normalmente não tinham cartazes pedindo golpe militar, ou seja, regimes que torturam, assassinam opositores, censuram e praticam terrorismo de Estado. Houve um tempo em que as pessoas acreditavam que lugar de gente que sai pedindo golpe militar não é na rua recebendo confete da imprensa, mas na cadeia por incitação ao crime. Mas é verdade que os tempos são outros.

Por sinal, eu queria aproveitar e parabenizar o pessoal que cuida da sua assessoria de imprensa. Realmente, trabalho profissional. Nunca vi uma manifestação tão anunciada com antecedência, um acontecimento tão preparado. Uma verdadeira notícia antes do fato. Depois de todo este trabalho, não tinha como dar errado.

Agora, se não se importar, tenho uma pequena sugestão. Você diz que sua manifestação é apartidária e contra a corrupção. Daí os pedidos de impeachment contra Dilma. Mas em uma manifestação com tanta gente contra a corrupção, fiquei procurando um cartazete sobre, por exemplo, a corrupção no metrô de São Paulo, com seus processos milionários correndo em tribunais europeus, ou uma mera citação aos partidos de oposição, todos eles envolvidos até a medula nos escândalos atuais, do mensalão à Petrobras, um "Fora, Alckmin", grande timoneiro de nosso "estresse hídrico", um "Fora, Eduardo Cunha" ou "Fora, Renan", pessoas da mais alta reputação. Nada.

Se você não colocar ao menos um cartaz, vai dar na cara de que seu "apartidarismo" é muito farsesco, que esta história de impeachment é o velho golpe de tirar o sujeito que está na frente para deixar os operadores que estão nos bastidores intactos fazendo os negócios de sempre. Impeachment é pouco, é cortina de fumaça para um país que precisa da refundação radical de sua República. Mas isto eu sei que você nunca quis. Vai que o povo resolve governar por conta própria.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.