01/01/2015
MEIA PLACA
Gaspar tem a meia Ponte do Vale, por culpa dos políticos. Segundo o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, faltam apenas 30% para terminá-la. Para engenheiros que sabem fazer cálculos, faltam muito mais. Não importa. Mesmo que falte um por cento, ela não serve para nada. Agora, também temos a meia-placa que anuncia a obra e por culpa dos ventos da trovoada de domingo a noite. Ambas não servem para muita coisa. A foto é do trabalho e olho clínico pela comunidade do editor Gilberto Schmitt
A COLUNA
Esta é a primeira coluna de 2015. É extra. No primeiro minuto deste ano do poder, do número oito. É só para os internautas e feita durante as férias do jornal impresso. É o agradecimento à alta audiência dos leitores e leitoras à coluna e ao portal do Cruzeiro do Vale, o mais lido, o mais acreditado, o mais antigo de Gaspar feita por uma equipe abnegada e profissional. Todos nós estamos otimistas, apesar dos cenários desenhados pelos nossos governantes escolhidos por nós mesmos. No fundo, somos nós mesmos os responsáveis pelas mudanças e transformações ou por este quadro de sacanagens.Obrigado. Acorda, Gaspar!
FELIZ 2015
Hoje é um novo dia, de um novo ano, de um novo tempo... Nele, infelizmente, vamos pagar caro por nossas escolhas, sonhos e desventuras. Se não temos guerras que nos ensinam pela dor, temos o aprendizado das nossas escolhas que dói nos nossos bolsos, direitos e gozo. Vamos estar aqui em mais um ano. E no exercício da dialética, da diferença, colocando uma tênue luz no fim do túnel. Afinal, como bem definia o jornalista, teatrólogo, escritor e torcedor do Fluminense, o pernambucano Nelson Rodrigues, ?toda a unanimidade é burra, pois quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar?. E os que leem esta coluna não são unânimes (com ela, inclusive). Ainda bem. E isto é muito bom.
ANO NOVO por Mário Quintana
Lá bem no alto do décimo segundo andar do ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas buzinas
Todos os tambores
Todos os reco-recos tocarem:
- Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada - outra vez criança
E em torno dela indagará o povo:
- Como é o teu nome, meninazinha dos olhos verdes?
E ela lhes dirá
( É preciso dizer-lhes tudo de novo )
Ela lhes dirá bem alto, para que não se esqueçam:
- O meu nome é ES ? PE ? RAN ? ÇA ?
UNANIMIDADE I
Já que iniciei 2015 com este tema, mais uma divagação. A esquerda brasileira no poder assassina os conceitos, diminui a interpretação do socialismo e convence a população de que este rótulo e prática cheiram a roubo, corrupção, incompetência, atraso, censura e ditadura. É uma pena. Estão criando uma geração de desiludidos, pois a teoria da academia se estatela na prática. Conspiração? Não. Sacanagem mesmo.
UNANIMIDADE II
Na academia desde os anos de 1980, com a queda da ditadura militar, da censura de conteúdos e expressão, construiu-se uma unanimidade que beira à esquerdopatia (doença de difícil diagnóstico). E começa cedo nas escolas de primeiro e segundo graus. É uma catequese que beira o cinismo e se aproveita de carentes e desnutridos de história, conhecimento e principalmente de princípios dialéticos. Pior. Quem não propaga ou não pratica estas ideias deve ser olhada com discriminação, como algo retrógado, branco, elite, censor, incapaz à diversidade ou de respeitar direitos e pasmem incapaz a pluralidade. Triste. A esquerda, ou o socialismo brasileiro e que está no poder difere das outras: para sobreviver precisa da homogeização de conteúdos e de uma versão da história deles, da humanidade, Brasil e do poder.
UNANIMIDADE III
Nesta tese, só o socialismo (não o moderno, mas o que se inspira na ?democrática? e pobre Cuba, ou outras referências similares, de preferência as bolivarianas) é caminho para o paraíso. Algo messiânico e até religioso (a alienação combatida). É um espécie de mantra. E aos que creem, há um mantra conhecido em que se diz ?eu sou o caminho, a verdade, a luz e a vida; ninguém chega ao pai (ao paraíso, ao céu) a não ser por mim?. E os socialistas que roubam, corrompem e mentem no Brasil destroem a teoria, a academia e a propaganda vejam só: com as suas práticas. Colocam no ralo o paraíso descrito e prometido na academia. Oferecem o inferno, que só os conservadores, liberais, neoliberais, direitistas e fascistas seriam capazes de nos disponibilizar. E para não haver confronto, o melhor caminho então é terminar esta discussão no início, terminando com a confrontação de atos, práticas, ideias e oposição.
OS TÍTULOS
As manchetes que precisamos. ?Prefeito volta atrás e decide: ponte do Vale vai ter as alças de acesso para a segurança do povo da Margem Esquerda?; ?Moradores das Casinhas de Plástico agora têm ruas pavimentadas com nomes, calçadas, esgotos e números nas casas?; Arena Multiuso é modelo e supera o Ramiro Ruedger, de Blumenau?; ?Governo do estado olha o Vale e Gaspar e começa o Anel de Contorno?; Prefeito se envergonha do que fez e reabre ao povo do bairro Sete a Rua Cecilia Joana Schneider Krause?; ?Câmara atende apelo popular e rejeita mais um trem da alegria?; ?Presidente Dilma inaugura a Ponte do Vale, a duplicação da BR 470 a Ponte dos Sonhos e o esgoto de Gaspar?; ?Hospital de Gaspar implanta a UTI é referência no Vale?; ?Ligação Sul de Blumenau liga a Gaspar e Guabiruba?; ?Dilma anuncia a construção da Ferrovia do Frango?; ?Reurbanização da Marinha e da Vila Nova entregue. Violência diminui?; ?Nenhuma criança de trabalhador no governo do PT de Gaspar está fora da creche?; ?Confirmada a duplicação da BR-116 no trecho catarinense?; ?Todas as escolas e prédios públicos de Gaspar possuem alvarás e estão em dia com o Corpo de bombeiros?; ?Moradores da Rua Amazonas, no Bela Vista estão livres das águas das enxurradas e dos políticos enrolões?.
RECEITA DE ANO NOVO, por Carlos Drummond de Andrade
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
O MELHOR I
A notícia é boa. Décio Neri de Lima, PT, é o melhor parlamentar de Santa Catarina na Câmara. A notícia é boa para ele, mas não é boa para os catarinenses, principalmente os do Vale e os de Gaspar. A realidade conspira contra a notícia, contra este título.
O MELHOR II
O itajaiense Décio, advogado, marido da deputada Ana Paula, ex-prefeito de Blumenau, padrinho da administração petista de Gaspar, de Pedro Celso Zuchi, é o deputado que se reelegeu para o terceiro mandato. É o quadragésimo no ranking nacional da revista Veja. Não é coisa pouca, entre 513 O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Estudos do Congresso e Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Universidade do Ri de Janeiro. Rogério Peninha Mendonça, PMDB, que tem uma das bases eleitorais em Gaspar, ficou na 51ª posição.
O MELHOR III
E os outros? Hum! O deputado Onofre Santo Agostini, PSD, e que vai embora, ficou em primeiro lugar no mesmo ranking catarinense, em 2013. Hoje está na 223ª posição. Jorginho Melo, PR, de primeiro mandato, no levantamento, ficou em 180º lugar. O último de Santa Catarina é Esperidião Amin, PP, na 238ª colocação. Primeira conclusão. Santa Catarina está fraca neste quesito de representação. É desproporcional no tamanho da economia e principalmente na coleta de impostos federais.
O MELHOR IV
Segunda conclusão. O ex-governador, ex-candidato a presidente da República, ex-senador e ex-prefeito de Florianópolis, Esperidião Amim Helou Filho deve ter esgotado os malabarismos de marketing para aparecer e estar no poder. A colocação não faz nem bem ao ego dele. Para consolo, ele tem no Senado, Aécio Neves, PSDB, que saiu bem de uma disputa presidencial, mas na mesma pesquisa está na rabeira também.
O MELHOR V
E sobre Décio? A colocação retrata o nosso isolamento. Ele se diz amigo de Luiz Inácio Lula da Silva, diz ter as chaves das portas dos palácios de Dilma Vana Rousseff, e é amigo de primeira hora da ministra Ideli Salvatti, a gasparense honorária, bom de palanque, discursos e promessas como esta da verba para a conclusão da Ponte do Vale e que segundo ela, já estava liberada por ordem expressa de Dilma.
O MELHOR VI
Pois é. O que concluir disso tudo e fugir da obviedade neste mundo de unanimidades. Então não sairei de Gaspar. E não darei mais de dois exemplos. No ano em que é considerado o parlamentar catarinense mais ativo na Câmara, e destaque por isto, a Ponte do Vale parou por falta de verbas Federais. Uma enrolação danada até agora. Quer mais? Não vou entrar na conta da duplicação da BR 470. Vou à sua emenda pessoal que não chegou totalmente por aqui, apesar de ele ser íntimos de todos no poder e o que mais trabalhou por nós na Câmara. O pessoal da Rua Amazonas no Bela Vista, continua sem drenagem e com as águas nas casas semana sim, semana não. O serviço começou, mas não se concluiu por falta de recursos. E federais... Então...
CALADA
Partes da cidade de Gaspar estavam no último dia do ano sem luz, resultado no temporal do início da noite do dia anterior. E a Celesc, sem atender o 0800. E tem gente aqui que defende esta entidade do atraso e do descaso. Vergonha
MULHER CORAGEM. HOMENS SEM PALAVRA
Quem foi destaque na política em 2014 em Gaspar? A professora, a política novata (e as vezes ingênua e sem assessoramento, de um partido fraco), Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Ela enfrentou sozinha o poder, os poderosos e a máquina de destruir do PT. Ela os desmascarou, num discurso histórico na Câmara, depois de uma traição anunciada por homens, sem calças e fios dos bigodes (segundo ela).Andreiaa fez este pronunciamento e que estremeceu os políticos que sempre foram os donos do poder por aqui. 2015 será o ano de Andreia. Ou ela vai ser a expressão dos que querem mudanças, ou vai ser engolida pela máquina de enganar o povo, que sempre foi mais forte e venceu por aqui. Não há alternativas. Acorda, Gaspar!
Assista o vídeo de Gaspar líder de audiência no Youtube. Por causa dele, o PT de José Amarildo Rampelotti (o campeão de votos), de Doraci Vanz, do prefeito Pedro Celso Zuchi e seu cunhado Antonio Carlos Dalsochio, ou do presidente da Câmara e que se beneficiou do golpe, José Hilário Melato, PP, querem cassá-la. Castigo pela coragem. eles a querem submissa. Marque, cole e felita. https://www.youtube.com/watch?v=A6JtYKTjAlE
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).