12/12/2014
Reflexão I
Às vezes, uma notícia corre a cidade. Alguns não dão bola e outros não conseguem entender o que pode estar por detrás de um suicídio. Este drama não é exceção. Beira a um crime com a conivência de todos nós. Vou omitir o nome, mas a história é verdadeira. O suicida estava em auxílio-doença desde 2009. Tentou se aposentar por invalidez. Eis que o INSS não aceitou a aposentadoria e também cortou o auxílio-doença, alegando que ele estava apto para trabalhar.
Reflexão II
O visivelmente doente contratou um advogado para contestar. Ao mesmo tempo, o empregador, um ente público e político exigia que ele voltasse a trabalhar e mais: que servidor devolvesse os últimos 18 meses de vencimentos. Resultado: não aguentou e ai entrou em depressão profunda, aumentou o desespero. Um dia sumiu no meio da noite e, isoladamente na sua propriedade, enforcou-se. Tem gente de consciência pesada na repartição. Será que entre eles estão os médicos que atestavam a boa saúde mental e emocional do suicida?
?Acordo?
Da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, sobre a quebra do ?acordo? para ela ser presidente da Câmara no ano que vem. ?Este é um problema de quem fez o acordo. Não fui eu quem o propôs. Fui clara naquilo que nunca faria. Não enganei ninguém. Eu cumpri a minha parte. Não vou me dobrar, nem mudar a minha linha de conduta. E se alguém desonrar o acordo, continuarei vereadora, sem desapontar meus eleitores e a comunidade que eu represento?. Hum!
A Ditran...
Não tem jeito. A Diretoria de Trânsito de Gaspar, Ditran, subordinada à Secretaria de Obras, tocada por Lovídio Carlos Bertoldi, PT, é cheia de privilégios, além do nepotismo. É o que revelam depoimentos dados recentemente à promotora da Moralidade Pública, Chimelly Louise de Resenes Marcon, por agentes de trânsito. Horas-extras sem trabalho; uso indevido dos carros da repartição para levar e trazer servidores da casa para o trabalho, bancos e outras necessidades particulares...
...Sem uniforme
Os agentes de trânsito de Gaspar estão comprando com o próprio parco salário e usando calças jeans para poderem trabalhar. Vergonha. Em 2011, cada um recebeu duas calças, duas camisas e dois bonés. E deu. Até hoje nada de renovação. Quer mais? Procura-se alguém que conheça de legislação que possa ajudar o prefeito Pedro Celso Zuchi. A Ditran acaba de trocar a placa de sinalização do limite de peso da ponte Hercílio Deecke: 25 toneladas (foto). A anterior, indicando, que por ali poderiam passar caminhões de ?três eixos? ou até 25 toneladas, não se ampara no Código Nacional de Trânsito.
TRAPICHE
O PT deveria ser punido, e para sempre, pelos selos que colocou na esquerda brasileira: incompetente, corrupta, intolerante e ladra.
Trair e coçar é só começar. E tem gente que está com uma comichão danada.
Comendo poeira. Como Gaspar soube que um menor levou um carro da prefeitura que estava na oficina para fazer um rolê em Gaspar e Blumenau? Aqui, na coluna da internet, a mais acessada e acreditada.
O fedor do lixo em Gaspar. Vem mais um aumento daqueles. Um bom presente de ano novo. Muito mais do que a alta inflação (6,5%) que o PT diz não existir: 8,9%. Cálculos madraques justificam a lata. Os mansos aceitaram.
A Câmara está devolvendo quase R$1,2 milhão que não usou este ano para a prefeitura. O prefeito Pedro Celso Zuchi, agradeceu e rejeitou a ideia de repassar o total ou parte dele para o pedinte Hospital que o PT administra. Zuchi vai pagar o 13º do funcionalismo. Como é que é? E se a Câmara não devolvesse este dinheiro, não teria 13º para o nosso funcionalismo? Tá mal a coisa, então? Acorda, Gaspar!
Recebi e repasso. O que têm em comum as palavras capeta, incompetente, impostor, despotismo, inoportuno, imprestável, oportunista, corrupto, inapto, peste, desrespeito, pútrido, hipócrita, repetente, incompleto, importunar, inoperante e repugnante?
Qual a diferença entre Dilma Vana Rousseff, PT, e o seu novo apoiador em tempo de crise, governador Raimundo Colombo, PSD? No que tange a reforma administrativa desejada pela sociedade, os dois parecem distantes desta necessidade e anseios. Uma porque que é teimosa e centralizadora. O outro porque não é capaz de tomar decisões e se deixa mandar por todos.
Os motoristas de caminhão que não ganharam o aumento diferenciado na prefeitura são porque não deveriam estar dirigindo eles. Esta é a conclusão do presidente do PT, o vereador José Amarildo Rampelotti, o campeão de votos. Foi na entrevista à rádio para explicar à cidade a inexplicável discriminação do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, contra os demais servidores. Perguntar não ofende: mas quem manda esses motoristas discriminados dirigirem máquinas e caminhões da prefeitura?
Outra. O mesmo Rampelotti diz que o aumento discriminatório foi dado para se igualar à média de mercado. Mas, a lei do mercado diz quase existe quem pague mais, por que os motoristas descontentes não mudam de emprego, como faz qualquer empregado nesta situação?
E agora? Esta afirmação é de quem conhece profundamente assunto, Paulo Roberto da Costa, o delator do petrolão. Foi feita no Congresso Nacional a vista de todos. ?E não é só na Petrobras. Acontece [corrupção, pagamento de propina] no Brasil inteiro: nas rodovias, ferrovias, portos, hidrelétricas, isso acontece no Brasil inteiro. É só pesquisar, porque acontece?.
Depois de estar no PP e ainda no PDT, trampolim servir ao PT de Doraci Vans e Pedro Celso Zuchi, como secretário de Saúde, o advogado Francisco Hostins Júnior acaba de se filiar ao PSDB. Aproveita a onda que dá uma sobrevida aos tucanos.
Edição 1648
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).