02/12/2014
ENROLADORES
Drama. Esta foto é do dia 25. É da última enxurrada que tomou as casas da Rua Amazonas, no Bela Vista. O prefeito Pedro Celso Zuchi e o deputado Décio Neri de Lima, em busca de votos, prometeram solução antes das eleições. As obras iniciaram para os discursos. As verbas não vieram de Brasília. O vereador Giovano Borges, PSD, o novo amigo do PT, já conseguiu com que a comunidade comprasse uma motobomba para resolver o problema que os políticos prometeram solucionar. Agora, como um engenheiro, faz outro improviso para livrar a cara dos políticos. Ele quer que as duas tubulações (nova e antiga) sejam interligadas.
CASINHAS DE PLÁSTICO I
A precariedade do loteamento das Casinhas de Plástico já foi motivo de questionamento do Ministério Público. O promotor Henrique Ziesemer da Rosa está inconformado com a situação. Já pediu explicações diversas vezes. Já propôs um Termo de Ajustamento de Conduta. A turma do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está resistente na busca de uma solução negociada. Não se sabe bem a razão disso. O gestor da massa falida da Sulfabril, de quem a prefeitura desapropriou o terreno, Mário Celso Zipf, lava as mãos.
CASINHAS DE PLÁSTICO II
Zipf diz que não discute e nem vai questionar a posse do terreno. Para ele, a área já é do município. O assunto é do passado e encerrado. O que ele está discutindo na Justiça é o preço, que foi feito unilateralmente pelo prefeito, sem ouvir o mercado ou sem negociar com a massa falida. Como gestor dela, Celso Zipf é obrigado a defender os trabalhadores credores da Sulfabril. Experiente, Zipf foi consultor, professor de administração e ex-reitor da Furb. A prefeitura depositou R$ 1 milhão. Ele queria R$ 1,5 milhão na época. Hoje, calcula-se muito mais. E quem vai pagar isso? Os pagadores de impostos da cidade e possivelmente outros.
CASINHAS DE PLÁSTICO III
Sem acordo, o assunto se disputa na Justiça. E por que o loteamento das Casinhas de Plásticos não possui pavimentação, calçada, sistema de drenagem, nomes oficial nas ruas, número oficial nas casas, coleta de esgotos, documentação e faz o povo de lá sofrer (já sofreu na catástrofe)? Porque só com a Imissão de Posse, a prefeitura ? que diz não ter dinheiro para isto - não consegue verbas federais para implantar a infraestrutura necessária, obrigatória, que prometeu e discursou àquele povo sofrido. E a cada eleição oferece novas migalhas. Vergonha.
CASINHAS DE PLÁSTICO IV
O esgoto, por exemplo, está indo direto para o Rio Itajaí Açú, quando não incomoda os vizinhos que possuem, inclusive, um movimentado comércio de alimentos. E o esgoto aumentou agora com a inauguração da escola Angélica de Souza Costa. Um exemplo didático para os alunos. Se o loteamento das Casinhas de Plástico fosse particular, e principalmente de um não alinhado com o poder de plantão, ele já estaria embargado pela própria prefeitura. Falta vergonha na cara e respeito com os cidadãos em situação de vulnerabilidade. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
Mais uma entre amigos. Não é mais a secretaria de Transporte e Obras que deve construir pontes? Por que a secretaria de Agricultura faz este serviço? Foi o que aconteceu neste final de semana (sempre nos finais de semana) na Rua Pedro Francisco dos Santos (antiga estrada geral do Morro Grande com o Baú Baixo, Ilhota).
Ilhota em chamas. A língua é o chicote da pena do dono. Fui ridicularizado por cunhar esta expressão. Quem me ridicularizou acaba de admitir que ?a cidade está pegando fogo?. Mais uma vez, estou de alma lavada.
Aliás, Ilhota não está somente em chamas, mas afundando. Quem não consegue cuidar de uma simples e importante balsa para unir o povo da Margem Esquerda, pode cuidar de um município? É a terceira vez que ela para.
A prefeitura, que não se preocupou com o assunto o ano inteiro, fará de tudo nesta terça-feira na Câmara para tentar emplacar e passar o aumento do perímetro urbano. Até três audiências públicas querem montar na marra. O caso poderá parar no Ministério Público.
Plágio, mas dos bons. O vereador Giovanio Borges, PSD, fez uma indicação pedindo à prefeitura uma campanha. Quer que os gasparenses emplaquem os seus veículos aqui. Duas questões: Giovanio é do Bela Vista, bairro com mais carros emplacados em Blumenau. No tempo do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, uma campanha ?Meu Carro Mora Comigo? quase não sensibilizou ninguém.
Mais uma manobra. Foi retirado de pauta o julgamento no Tribunal de Contas da denúncia das supostas irregularidades na licitação de serviços de remoção e guarda de veículos apreendidos em Gaspar.
Vingança. Nota do PT de Santa Catarina sugere que o governo de Dilma Vana Rousseff deve infligir sacrifícios aos catarinenses não repassando verbas federais até o povo daqui colocar o partido no poder. Só para lembrar: Santa Catarina é um dos maiores arrecadadores de impostos federais e um dos menores que recebe de volta esses tributos como contrapartida do governo federal. E o PT de Santa Catarina não sabe a razão pela qual é rejeitado aqui. Também, com essas ideias...
De um político experiente à coluna sobre as duas jovens promessas e que se perdem na política a cada dia: ?o Marcelo [de Souza Brick, PSD] está em outra órbita e o Kleber [Edson Wan Dall, PMDB] está no mundo da lua?.
Agentes da Ditran pegaram um carro da Fundação Municipal de Esportes estacionando na vaga de idoso ao lado do prédio da prefeitura. Ele era dirigido por Paulo Lietzow, funcionário de carreira do Samae, comissionado como coordenador de protocolo na prefeitura, mas cedido à FME. Quem vai pagar esta multa?
Nas comemorações de final de ano do PMDB de Gaspar não estava o candidato a deputado estadual Joel Júlio da Costa. Sintomático.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).