Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

07/10/2014

OS CABOS ELEITORAIS DE GASPAR

herculanochargeGG.jpgDepois das eleições de domingo, rir é pouco; desconfiar é preciso. Há discursos, desculpas e leituras para todos os gostos. Eu tenho as minhas. E fundadas em números e realidades. Eles se escondem nos bastidores. Os políticos detestam esta minha curiosidade. Gostam do escondidinho. A eleição para deputado estadual aqui em Gaspar revela o fatiamento e o valor de alguns cabos eleitorais quebra-tigelas. Naturalmente, estes líderes representam um esquema de convencimento e busca de votos. O relato é uma amostra parcial do insucesso dos candidatos de Gaspar 

 

Ana Paula Lima, PT, 960 votos, foi a candidata preferencial do prefeito Pedro Celso e Liliane Zuchi.

 

Amarildo José Rampelotti, PT, 5.941 votos, foi amparado pelo grande esquema da prefeitura, mais do secretário de Transportes e Obras, Lovídio Carlos Bertoldi; outros como Ivo Duarte, Odilon Áscoli e um diretório do PT sob comando da mão-de-ferro pelo próprio Amarildo. Deu no que deu. Nem os companheiros petistas, nem os celesquianos, nem os sindicalistas e nem os camaradas comunistas, nem o aparelho fizeram sombra aos 11.054 votos recebidos por Mariluci Deschamps Rosa em 2010. Isto estava escrito. Aqui várias vezes. Voto não se ganha no berro, no medo e na desconstrução de pessoas de bem.

 

Liliane Zuchi, PT, 4.795, suplente de Milton Mendes ao Senado. Esta é a verdadeira força hoje do PTde Zuchi em Gaspar.

 

Joel Júlio da Costa da Costa, PMDB, (teve uma passagem pelo PSDB), 4.664 votos. Foi ungido oficialmente pelo diretório do PMDB, que apesar do pífio resultado se vangloria dele como se fosse algo sobrenatural. Estão brincando. Teve o apoio explícito do ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca, do atual presidente do diretório e vereador, Kleber Edson Wan Dall, do ex-presidente Carlos Roberto Pereira, do Toni da Churrascaria, entre outros...

 

Jean Jackson Kuhlmann, PSD, 2.257votos. O trabalho foi do diretório e do presidente Fernando Neves e do vereador Marcelo de Souza Brick, PSD.

 

Aldo Schneider, PMDB, 2.235 votos. Foi apresentado pelo vereador Ciro André Quintino PMDB, e pelo ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, mas oriundo do PMDB.

 

Serafim Venzon, PSDB, com 1.221 votos, com Sérgio Luiz Batista de Almeida como cabo.

 

Roni Wandall, PP, 1.168 votos, numa campanha orquestrada pelo vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu.

 

Ismael dos Santos, PSD, 1.165 votos num esquema das igrejas evangélicas e Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSDB.

 

Ivan Naatz, PDT, 916 votos,que aqui teve como cabo eleitoral o ex-vereador Rodrigo Boeing Althoff.

 

Marco Antônio Wanroswisky, 719 votos, orquestrados pelo ex-vereador e presidente da Câmara, Claudionor da Cruz Souza.

 

João Amim, PP, 577 votos, foi bancado na busca dos votos pelo ex-vice-prefeito Luiz Carlos Spengler, o Cuca.

 

José Milton Schaffer, PP, 494 votos, teve como cabo eleitoral do vereador José Hilário Melato.

 

Milton Hobbus, PSD, 427 votos, confiou no vereador Geovano Borges, PSD.

 

Vanderlei de Oliveira, PT, 312 votos e que tive em Natalino da Silva e Albertina Deschamps, ex-vice-prefeita, dissidentes do comando do PT de Pedro Celso Zuchi como cabos eleitorais.

 

Nillson Berlanda, DEM, 288 votos, e pedidos por Andréia Symone Zimmermann e Luiz Nagel.

 

Dirce Heiderscheidet, PMDB, 286 votos, sob a fiança da vereadora Ivete Mafra Hammes e do ex-presidente do partido, Walter Morello.

 

Marcelo Schrubbe, PSB, 188 votos, com a ajuda de Tereza da Trindade. Tem mais, mas... 

 

SOBRE O TRAPICHE 

O humor de José Simão, sábado no jornal Folha de S.Paulo. E agora os versos do poeta pernambucano: ?Eleição é apenas o dia marcado/ para o povo abestalhado/ escolher a marca da vaselina/ com que vai ser enrabado?.

O voto deve continuar secreto porque, segundo Aparício Torelli, o Barão de Itararé, ?só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato?.

Os moradores da Rua Amazonas, no bairro Bela Vista, puderam, finalmente, saíram para votar neste domingo. Mas eles não se esqueceram dos políticos que os enrolam e os deixam ilhados, alagados e humilhados.

?Ninguém pode criar regras para impedir a mentira nas campanhas. A única maneira de abortar a corrupção eleitoral da mentira é educar o eleitor. Eis a maior das corrupções da política no Brasil: o desprezo à educação de nossas crianças e, consequentemente, à da população. A esperteza praticada pelo político é a mãe da corrupção, o pai é o desconhecimento do eleitor. Talvez, por isso, a esperteza não trabalhe para eliminar o desconhecimento?. Cristovam Buarque, senador pelo PDT, ex-ministro de Educação, e ex-governador de Brasília, ambos pelo PT, o partido que precisa da ignorância para o exercício da ilusão aos desinformados, analfabetos, e ignorantes e dependentes de suas políticas assistencialistas.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, ontem, foi à Rádio Sentinela do Vale, onde sempre está à vontade. Desta vez para fazer um balanço dos resultados das eleições e para dizer que o povo gasparense é mal-agradecido. Será? Ou é a tal Gaspar acordada e que silenciosamente deu a resposta? Será que não conseguiu entender o recado?

Já o pessoal do PMDB, Kleber Edson Wan Dall (presidente) e Ivete Mafra Hammes (vereadoras), foi mais comedido. ?precisamos entender o recado do eleitor?, ponderou Ivete. Mas, nas redes sociais, tem gente comemorando vitórias. Talvez esteja vendo outro boletim de votação e diferente do que o TRE divulgou.

Do leitor da coluna na internet, a mais acessada. ?Não sei quem vem lhe passando as informações referentesà suplência do vereador Charles [Petry]. Mas quero aqui relatar o que na época das coligações, o PMDB prometeu e até hoje vem enrolando o PV. Na época, o nosso projeto era somente eleger o vereador Charles. Buscávamos uma coligação que fosse mais viável. Sendo que o Sr. Roberto Pereira e Sr. Kleber [Edson Wan Dall) nos prometeram que, se o PV não elegesse o vereador, ia ser feito um rodizio aonde os candidatos do PV iam assumir por 16 meses. Como também para os candidatos do PSDB. Na época não achei viável, pois sabia que seria difícil de cumprir essa promessa. Fui voto vencido. Passaram-se os tempos e até hoje eles vêm enrolando o PV e os candidatos. Como se percebe, o PMDB mudou os nomes, mas as práticas continuam as mesmas. E em épocas de apuros, saem prometendo o que já não pretendem cumprir?.Jean Carlos Grimm.

Pedro Celso Zuchi, PT, condenou quem trabalhou como cabo nestas eleições apenas para garantir o seu emprego. A pergunta que não quer calar: ele vai limpar a prefeitura dos comissionados? Ou a sua tese só vale para os adversários? Acorda, Gaspar!

Conta de chegada de um leitor na coluna na internet, a mais acessada. Pelo que sabemos, aqui no coração do vale temos 13 vereadores e todos devem pedir votos para Presidente no segundo turno. É interessante o compromisso deles com esse turno. Os quatro do PT pedirão para Dilma, é óbvio. Os quatro do PMDB também pedirão para Dilma porque Michel Temer é vice e também é apoiada por Luiz Henrique da Silveira. Os dois do PSD pedirão votos para Dilma porque Raimundo Colombo será obrigado a fazer palanque em Santa Catarina. Os dois vereadores do PP fazem parte da Coligação da Dilma. Sobrou um vereador. É do DEM e seguindo a lógica, será o único a pedir voto pro Aécio Neves. Temos partidos na democracia moderna, ou temos apenas grupos de interesses pessoais momentâneos?

 

 

 

Edição 1629

Comentários

Herculano
09/10/2014 20:08
PESQUISAS DO DATAFOLHA E DO IBOPE MOSTRAM AÉCIO EMPATADO TECNICAMENTE COM DILMA NA CORRIDA PELO SEGUNDO TURNO. OS RESULTADOS DOS DOIS INSTITUTOS SÃO EXATAMENTE IGUAIS.

O segundo turno da eleição presidencial começa com uma disputa extremamente acirrada. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra empate técnico entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, pela primeira vez, com o tucano numericamente à frente. Ele tem 51% das intenções de voto válido ante 49% da petista.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, Aécio pode ter entre 49% e 53%. Já Dilma pode ter entre 47% e 51%.
Arara Palradora
09/10/2014 19:52
Querido Blogueiro:

O texto postado às 12:53 horas, Reynaldo Rocha, é simplesmente
DI - VI - NO. Som de harpas anjelicais aos meus ouvidos.

Valeu! Luciano da Cunha. Ferro na boneca!

Voeeeiii...!
bela vista bairro de blumenau
09/10/2014 19:50
diante do resultado dos votos dos moradores do bairro bela vista tudo indica que preferem blumenau do que gaspar...sera porque... sera que nao esta na hora de transformar o bela vista em bairro de blumenau.

Herculano
09/10/2014 18:37
ÁUDIOS DE DEPOIMENTOS DE PAULO ROBERTO SÃO DEVASTADORES PARA O PT, por Fernando Rodrigues

Parte 1

É estarrecedor ouvir o que disse Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, a respeito de como eram divididas as propinas que recebia e dividia com partidos políticos. Tudo está ficando público hoje, como mostra reportagem de Mário Cesar Carvalho e de Flávio Ferreira. O PT, sigla de Dilma Rousseff, seria um dos beneficiados.

Não há como imaginar essas revelações deixando de impactar no processo eleitoral em curso. A rigor, já se sabia a respeito das propinas. Mas ouvir o diretor relatando torna tudo mais chocante. Paulo Roberto fala de dinheiro de propina entregue ao PT e ao PMDB, exatamente os partidos de Dilma Rousseff e de Michel Temer, que formam a chapa de presidente e vice em busca da reeleição.

A emissora de notícias Globonews colocou no ar trechos dos áudios no início da tarde de hoje (09.out.2014). Na reportagem de Marcelo Cosme, a partir de 1 minutos e 30 segundos, é possível ouvir o seguinte trecho que fala Paulo Roberto Costa, transcrita a seguir:

"Em relação à Diretoria de Serviços, todos sabiam que eu tinha um percentual desses contratos da área de Abastecimento. Dos 3%, 2% eram para atender ao PT, através da Diretoria de Serviços. Outras diretorias, como Gás e Energia e como Exploração e Produção, também eram PT. Então se tinha PT na Diretoria de Exploração e Produção, PT na Diretoria de Gás e Energia e PT na área de Serviços. Então o comentário que pautava lá dentro da companhia era que, nesse caso, os 3% ficavam diretamente? diretamente para o PT. Não era? não tinha participação do PP, porque eram diretorias indicadas, tanto para execução do serviço quanto para o negócio, PT com PT. Então, o que rezava dentro da companhia era que esse valor seria integral para o PT. A Diretoria Internacional tinha indicação do PMDB. Então tinha também recursos que eram repassados para o PMDB, na Diretoria Internacional"
Herculano
09/10/2014 18:37
ÁUDIOS DE DEPOIMENTOS DE PAULO ROBERTO SÃO DEVASTADORES PARA O PT, por Fernando Rodrigues

Parte 2

Aí Paulo Roberto é interrogado da seguinte forma: "Certo, mas a pergunta que eu fiz especificamente é se os diretores especificamente, por exemplo, o sr. recebia parte desses valores?". E Paulo Roberto responde:

"Sim. Então, o que que normalmente, em valores médios, acontecia? Do 1% que era para o PP - em média, obviamente que dependendo do contrato poderia ser um pouco mais, um pouco menos -, 60% iam para o partido, 20% eram para despesas (às vezes, nota fiscal, despesa para envio etc.). São todos valores médios. Podem ter alteração nesses valores. E [dos] 20% restantes eram repassados 70% para mim e 30% para o [José] Janene [ex-deputado federal, do PP do Paraná, que já morreu] ou para o Alberto Youssef".

Outra pergunta para Paulo Roberto: "E como o sr. recebia a sua parcela?"

Paulo Roberto: "Eu recebia em espécie, normalmente na minha casa, ou no shopping, ou no escritório, depois que eu abri a companhia minha lá de consultoria".

Pergunta: "Quem entregava esses valores para o sr.?"

Paulo Roberto: "Normalmente, o Alberto Youssef ou o Janene".

Pergunta: E nas outras agremiações políticas? O sr. sabe quem eram os distribuidores?

Paulo Roberto: "Dentro do PT, a ligação que o diretor de Serviços tinha era com o tesoureiro na época do PT, o sr. João Vaccari. No PMDB, da Diretoria Internacional, o nome que fazia essa articulação toda chama-se Fernando Soares".
Herculano
09/10/2014 17:17
TEM GENTE EM GASPAR QUE SE DIZ ÍNTIMO DO PRESIDENTE DO PMDB E ME GARANTIU QUE EDUARDO PINHO MOREIRA NÃO PEDIRIA VOTOS PARA DILMA VANA ROUSSEFF NO SEGUNDO TURNO. MAIS. AFIRMOU QUE ELE VOTARIA EM AÉCIO NEVES. ALGUÉM ESTÁ SENDO ENGANADO E DEVE SER O ELEITOR MAIS UMA VEZ. ESTA É A NOTÍCIA QUE CIRCULA EM SANTA CATARINA. NINGUÉM A DESMENTIU AINDA.

O governador Raimundo Colombo (PSD) e o vice Eduardo Moreira (PMDB) começam nesta sexta-feira a cumprir um roteiro de viagens pelo Estado para pedir apoio à reeleição de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Os encontros, que serão com prefeitos e vice-prefeitos das macrorregiões estaduais, terão início no Sul, em Laguna e Criciúma. No sábado a agenda será na região Serrana. Na próxima semana os encontros serão no Oeste e no Vale do Rio do peixe na segunda-feira, no Planalto Norte e no Vale do Itajaí na terça-feira e na Grande Florianópolis na quarta-feira
sidnei luis reinert
09/10/2014 15:42
O crime organizado deixará de presidir o Brasil? Tomara!

Dilma Rousseff e sua base aliada não têm mais a mínima condição moral e legal de continuar (des)governando o Brasil, depois de tanta sujeira que emerge nos depoimentos da ?Colaboração Premiada? da Operação Lava Jato. As revelações bombásticas varrerão a petralhada do mapa, junto com o esquema que lhes dá sustentação, pela via dos ?mensalões? pagos por grandes empreiteiras que fazem negociatas superfaturadas com a máquina estatal capimunista.

Independemente do resultado do segundo turno, a gestão petista se autodestruiu. Por isso, soa como piada de fim de festa o lançamento que o presidente do PT, Rui Falcão, fez ontem da candidatura presidencial de Luiz Inácio da Silva, para o ano de 2018. Só Deus sabe se o grande líder terá saúde para encarar tal desafio daqui a quatro anos. Pelo navegar da barca do inferno, são gigantescas as chances de que Lula e as maiores lideranças políticas de sua base amestrada sejam obrigados a enfrentar processos judiciais resultantes da Lava Jato, Porto Seguro e desdobramentos da segunda fase do Mensalão.

Tecnicamente falando, muita gente estará cotada não para a Presidência da República, mas sim para técnico do time da Papuda ou outras penitenciárias menos votadas. Todos os escândalos podem ficar amplificados se houver interesse em estabelecer uma relação perigossíma entre lavagem de dinheiro público roubado e financiamento de atividades do tráfico de drogas que serve como uma das fontes alternativas de investimentos para grupos que se proclamam ?revolucionários?. Algumas entidades criminosas ? a quem o Banco Central tem ordem expressa de não fiscalizar ? se escondem por trás de ?cooperativas de crédito? que estão dando ares de legalidade ao dinheiro vindo da corrupção e do narcotráfico.

Eis o monstro que Aécio Neves terá de enfrentar se conseguir se eleger Presidente da República. Esta é a máquina do mal que vai desestabilizar qualquer governo brasileiro nos próximos anos. O Brasil caminha para se tornar algo pior que aquela violenta Colômbia dos tempos do senhor do tráfico Pablo Escobar ? o chefão do Cartel de Medelin que soube misturar política, revolução e narcotráfico, até ser eliminado pelos Estados Unidos da América.

Os mafiosos esquemas brasileiros e suas relações políticas farão a História considerar Escobar um mero aprendiz de bandido.
Herculano
09/10/2014 14:45
O QUE DIZEM OS "TRACKINGS", por Lauro Jardim, de Veja

O que o Ibope e o Datafolha trarão hoje à noite não se sabe ainda. Mas ao menos quatro trackings aos quais o Radar teve acesso colocam Aécio Neves entre dois pontos percentuais e quatro pontos à frente de Dilma Rousseff.

De qualquer forma, assim como em relação às pesquisas, sempre é bom ter algum ceticismo sobre o que dizem os trackings.

A propósito, no comunicado oficial do Ibope sobre a divulgação da pesquisa de hoje, consta o seguinte alerta:

* "O objetivo da pesquisa não é e nunca foi acertar os resultados apurados pelo TSE, mas sim mostrar as tendências de crescimento ou queda dos candidatos ao longo da campanha".

* "O resultado das pesquisas representa sempre o momento para trás, não o futuro".

Gato escaldado tem?
Herculano
09/10/2014 13:53
JOGO DURO E SUJO

O PT, acostumado a fazer dossiês e propagar pesquisas com resultados falsos na internet, acaba de anunciar um tracking (pesquisa instantânea por telefone). Segundo o que se publica na rede, há um empate técnico entre Dilma Vana Rousseff e Aécio Neves. Esta está com 43% e ele 46% das intenções de votos.

1. Este tracking não foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Então não tem valor nenhum. é um engana que eu gosto.

2. Se a propaganda da pesquisa feita e divulgada pelo PT admite que a candidata está atrás, é porque a coisa está feia.

3. E por que deste tracking? é para ludibriar os desinformados e dar gás para a militância que tem outra leitura do cenário eleitoral. Porque hoje sai pesquisa dos grandes institutos e pode vir coisa ruim.
Herculano
09/10/2014 12:53
O PT ESTÁ DESESPERADO POR TER PERCEBIDO COMO SERÁ O SEGUNDO TURNO, por Reynaldo Rocha

Nunca se viu tamanho desespero como o que demonstrado neste segundo turno por parte do PT.

Para além das notícias diárias do desastre a que estamos submetidos - previsões de crescimento pífio, saída de capitais e ânimo dos investidores quando se configura a derrota de Dilma - outras surgem.

A delação de Paulinho de Lula nominando o PT como beneficiário dos desvios da Petrobras, citando José Eduardo Dutra, aliados do mesmo naipe (como PMDB e PP) e dinheiro vivo dos assessores de campanha de Fernando Pimentel num avião de uma empresa de capital social de R$ 2.000,00 - nada disso é novidade. É a prática do PT.

Só agora Lula e afilhados (postes e oportunistas) perceberam que o efeito teflon chegou ao fim. As denúncias passaram a ser ouvidas e analisadas por todos. A cantilena do "não sabia" desapareceu. Continua existindo no discurso oficial.

A perda de apoio de TODOS os partidos (incluído o PSOL, que subiu no muro!) envolvidos na disputa do primeiro turno fez o PT descobrir que o feudo que montou precisa ser irrigado com dinheiro de mensalões e petrolões. Some-se a isto o apoio de parte do PMDB (Jarbas Vasconcelos à frente) e de campeões de votos como Pedro Taques (PDT) e Paulo Hartung (PMDB).

A manada que antes trotava junta está agora, já, procurando culpados. O líder maior já está em campanha. Lula tomou uma surra de rabo de tatu! E diz que a culpa é dos "companheiros" que recebem sem trabalhar e mesmo assim não conseguiram sucesso em Pernambuco, no Rio e, principalmente, em São Paulo. O que aconteceu em Minas é reversível. E já na primeira semana depois da eleição do parceiro de Newton Cardoso soubemos do dinheiro vivo (remember Roseana Sarney) em aviões de personagens ligados à seita.

Pouco me importam pesquisas. Aprendi. Mesmo que Aécio apareça com 110%. Falo do que vejo e ouço nas redes sociais, nas ruas, no trabalho, nas esquinas e de gente desiludida com o "lado de lá", como sempre quis o PT nesta divisão odiosa do Brasil entre "nós e eles".

Teremos ao menos três debates. Dilma insistirá no discurso da mentira, atribuindo a Aécio o que nunca afirmou. Mas agora sem qualquer credibilidade. sem convencer os que até recentemente pareciam acreditar no que nós sempre ignoramos.

Dilma terá de defender o desastre e assegurar que a MUDANÇA exigida só poderá ocorrer pela continuidade. Missão impossível. Contar com Lula é expor-se a outras surras históricas.

Aécio já demonstrou que sabe o que fazer e como fazer. Nas redes sociais, lê-se o que denunciamos. E ri-se do que eles dizem.

O desespero é o prenúncio da derrota? Não. É a certeza dela.
Herculano
09/10/2014 12:49
O QUE ESTA GENTE É CAPAZ PARA ENGANAR OS DESINFORMADOS

Manchete da hora: na Bahia, Dilma se declara 'meio pardinha' e pede vaga no Olodum.

Eu inclusive já falei que, quando deixar de ser presidente, eu vou ver se eu consigo ali um espaçozinho pra mim [sic] tocar lá no Olodum", disse a presidente. "Eu sou meio pardinha, então eu acho que eu passo lá."

A declaração ocorreu pela manhã em entrevista a rádios baianas.
Herculano
09/10/2014 12:35
QUEM VAI PEDIR VOTOS PARA DILMA VANA ROUSSEFF EM GASPAR?

O PT de Pedro Celso Zuchi, Amarildo José Rampelotti, Antônio Carlos Dalsóchio...

O PMDB de Kleber Edson Wan Dall, Carlos Roberto Pereira, Osvaldo Schneider, Walter Morello, Ivete Mafra Hammes, Celso de Oliveira, Joel da Costa, Marli Iracema Sontag, Jaime Kirchner, Ciro André Quintino...

O PSD de Fernando Neves, Marcelo de Souza Brick, Giovânio dos Santos...

E quem vai puxar votos para Aécio?

O PSB de Tereza da Trindade...

O DEM de Andreia Symone Zimmermann Nagel...

O PPS de Adilson Luiz Schmitt

O PSDB de Amadeu Mitterstein, Sérgio Luiz Batista de Almeida, Claudionor da Cruz Souza....

O PP de Luiz Carlos Spengler, Luiz Carlos Spengler Filho, Clarindo Fantoni... (Hilário José Melato não conta)

Feitas as contas, Dilma terá que dar uma lavada de votos em Aécio no dia 26 de outubro em Gaspar. Qualquer resultado diferente é dar força para quem se julga pequeno. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/10/2014 11:50
MARINA SILVA RECUA. NÃO ANUNCIARÁ A SUA POSIÇÃO HOJE COMO PROMETEU. SÓ AMANHÃ. O PARTIDO DELA, A REDE (ELA ESTAVA TOMOU O PSB EMPRESTADO), NÃO QUER QUE ELA APOIE PT OU PSDB. A NOTA É ESTA E BEM CRITICA A AMBOS

"Nenhum dos caminhos aponta para uma saída política de profundidade, capaz de reduzir as desigualdades sociais promovendo a plena cidadania através de um novo padrão de relações econômicas, sociais, culturais e políticas, baseadas na qualidade de vida e na sustentabilidade", diz o texto, acrescentando:

"A Rede Sustentabilidade, ao mesmo tempo que saúda e respeita o desejo de mudança, tem o dever de reconhecer que a sociedade brasileira não encontrou ainda o caminho, as condições e o tempo de realizá-la. Em nossa democracia, a estrutura política e partidária brasileira impediu, mais uma vez, a realização dessa afirmação histórica."

O PSB se reúne na manhã desta quinta, em Brasília, com os partidos que compuseram a coligação de Marina Silva.
LUCIANO ODAIR CORADINI
09/10/2014 09:29
Os resultados das urnas e das últimas pesquisas mostram que a sociedade está cansada dos discursos exibicionistas e ilusionista do PT. O povo começou a perceber que os discursos que começaram com ?cifras? de ?milhões?, passaram para ?bilhões?, e que agora em campanha falaram em "Trilhões", (propaganda do PT vinculada às cifras da saúde caso Marina fosse eleita e que deixariam de ser investidos porque ela é contra a exploração do pré-sal) não é a realidade. A realidade é a conclusão de ¼ do que é anunciado, quando isso. O povo percebe que esse discurso não chega, em remédios nos postos de saúde, em segurança, em infra-estrutura, em hospitais, em educação, emfim.....
?Você pode enganar o povo por algum tempo, mas não para sempre.?
O que a sociedade está percebendo, e com ? medo?, não é do passado e de quem estabilizou a economia que chegou a ter uma inflação de 80% ao ano. É da realidade. E a realidade é o descontrole atual nas contas do governo, (déficit em vez de superávit primário, déficit na balança comercial, gastança descontrolada em gastos correntes e queda de investimentos) e que isso vai refletir no futuro em inflação alta igual ao passado. Pois o resultado da política macro econômica do Governo reflete até 10 anos após seu término. O que a sociedade está percebendo é que quem faz esse discurso exibicionista é que é o responsável em colocá-lo na prática, e não faz. (Temos exemplos aqui do nosso lado. Enrolam como a ponte do vale e que em audiência pública sobre as alças nosso excelentíssimo Prefeito disse que com o início das obras da BR470 os acessos da ponte seriam priorizados e que até março/2014 estariam prontos para ser inaugurados junto com a ponte. E que quando questionei se ele realmente acreditava nisso, e usei o exemplo da BR 101 que está a 12 anos em construção e ainda não foi concluída, desconversou e Foi à rádio dizer que teve gente que foi na audiência falar da BR 101. Ou seja, ?exemplos?, não podem mais ser usados como referência. Passou a ser objeto, como se bibliografia não pudesse ser usada em trabalhos acadêmicos).
A sociedade está percebendo que na pratica essas cifras só se concretizam na corrupção. Começou com o mensalão que foi de ?MILHÕES?, passou para a ?PETROBRAS? que é de bilhões. O próximo deve ser o correio, será que vai ser de trilhões?
E disso que o povo está com medo.
Herculano
09/10/2014 08:25
MANCHETE DOS NOTICIÁRIOS DE RÁDIO E TEVÊ DE ONTEM. MANCHETE DOS JORNAIS DE HOJE. DESVIO PETROBRÁS IRRIGOU CAMPANHA DE 2010 DO PT, PMDB E PP, DIZ NA JUSTIÇA EX-DIRETOR DA ESTATAL

O texto é de Mário César Carvalho e Samantha Lima enviados especiais do jornal Folha de S.Paulo a Curitiba, no Paraná.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse à Justiça Federal nesta quarta-feira (8) que desvios de obras da Petrobras irrigaram as campanhas de três partidos nas eleições de 2010, segundo o advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto, que defende o doleiro Alberto Youssef e acompanhou a audiência nesta quarta, em Curitiba.

Segundo a Folha apurou, o executivo se referia ao PT, ao PMDB e ao PP.

O dinheiro do suborno, de acordo com o ex-diretor da estatal, correspondia a 3% dos valores líquidos dos contratos. Esse percentual era dividido entre o próprio Costa e partidos políticos, segundo advogados que acompanharam o interrogatório.

Costa foi nomeado para o cargo em 2004, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e demitido em 2012 por Dilma Rousseff. Ele foi indicado pelo PP, por sugestão do deputado José Janene (PP-PR), apontado pela PF como parceiro de Youssef. Depois conquistou o apoio do PT e do PMDB.

A acusação sobre as campanhas políticas foi feita no primeiro depoimento à Justiça após Costa ter feito acordo de delação premiada com procuradores da Operação Lava Jato, que investiga esquema de lavagem de dinheiro.

No acordo, ele prometeu revelar o que sabe em troca de uma pena menor. Costa deixou a carceragem da Polícia Federal no último dia 1º e está em prisão domiciliar em sua casa, no Rio de Janeiro.

No depoimento desta quarta, afirmou ter sido nomeado pelo cargo já sabendo que teria de levantar recursos ilícitos para os partidos, segundo o advogado Basto.

O executivo disse que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ligado ao PMDB, também teria participado de irregularidades --afirmou ter recebido R$ 500 mil de Machado.

Segundo o depoimento de Costa, três ex-diretores da Petrobras fizeram parte do esquema: Nestor Cerveró, Jorge Zelada e Renato Duque.

No interrogatório, ele relatou ter recebido dinheiro da Odebrecht no exterior e citou os nomes dos diretores Márcio Farias e Rogério de Araújo como seus contatos, mas não explicitou valores. A Folha revelou que a empreiteira pagou US$ 23 milhões ao executivo em contas na Suíça.

Costa citou o nome do ex-ministro José Dirceu ao afirmar que ele nomeou Duque para a diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras. Segundo ele, todas as diretorias eram indicadas por políticos.

Alberto Youssef, que também prestou depoimento nesta quarta, confirmou que planilhas apreendidas pela Polícia Federal em seu escritório se referiam a suborno na obra da Refinaria Abreu e Lima, segundo ele pago pelo CNCC, consórcio liderado pela Camargo Corrêa.

O doleiro também fez um acordo de delação premiada. O consórcio CNCC detém o maior contrato da obra da refinaria, de R$ 3,4 bilhões.

Costa e Youssef citaram mais de uma dezena de executivos de empreiteiras com quem mantinham contatos.

Youssef, ainda segundo Basto, disse que o grupo político que nomeou Costa era tão forte que segurou a pauta do Congresso por três meses, impedindo votações, até que ele ganhasse o cargo de diretor de abastecimento da estatal.

Youssef comentou que essa força no Congresso havia impressionado o presidente Lula. Basto afirmou que Youssef e Costa não eram os líderes do grupo, mas seguiam ordens de políticos.

Os dois depoimentos confirmaram a principal acusação da Polícia Federal, segundo advogados: a de que Costa e Youssef operaram um esquema de desvio de recursos em obras da estatal que alimentou partidos políticos.

Os citados no depoimento negaram com veemência as acusações feitas pelo ex-diretor.
Herculano
09/10/2014 08:07
A HERANÇA MALDITA DO GOVERNO DO PT E DE DILMA VANA ROUSSEFF

Inflação alta (6,75%) vai piorar ainda depois das eleições com o aumento brutal da energia elétrica e da gasolina que Dilma, Mantega e o PT estão retardando para não perder votos.

E os petistas não sabem a razão pela qual estão mal na foto. E ainda tem o desplante de dizer que o povo é ingrato. Só mesmo os desinformados, dependentes, ignorantes e fanáticos.
Herculano
09/10/2014 07:57
ACUSAÇÃO CRIMINAL CONTRA AÉCIO É ARQUIVADA

O texto é de Severino Mota para o jornal Folha de S.Paulo. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arquivou parte de representação do PT contra Aécio Neves (PSDB) devido à construção do aeroporto de Cláudio (MG) em área desapropriada pelo Estado na terra do tio-avô do tucano.

O aeroporto foi construído no final do segundo mandato de Aécio no governo mineiro e custou R$ 14 milhões aos cofres públicos. Além de operar sem homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô de Aécio, é quem guarda as chaves do local. O caso foi revelado pela Folha em julho.

O PT pediu a abertura de investigações de crimes de peculato (desvio de dinheiro público), prevaricação, emprego irregular de verbas públicas e exposição de aeronave ao perigo, uma vez que a pista opera sem homologação.

Para Janot, não há indícios suficientes para justificar a abertura dessas investigações criminais. Por outro lado, ele determinou que a representação fosse encaminhada ao Ministério Público Federal em Minas para a avaliação de improbidade administrativa.

De acordo com o PT, fora as questões criminais, o fato do tio-avô guardar as chaves do aeroporto, a falta de homologação da Anac, a escolha do local para construção e o custo da obra configuram casos de improbidade.

A decisão sobre a abertura de investigações para apurar suposta improbidade cabe agora ao MPF mineiro.

O coordenador jurídico da campanha do PT, Flávio Caetano, disse esperar que o órgão em Minas abra investigações. "Os indícios de improbidade são seríssimos", diz.
Herculano
09/10/2014 07:47
POLÍTICO É UM BICHO QUE CHEIRA PODER

E tanto cheira que ontem uma série deles declararam apoio a Aécio Neves, PSDB. Eles sabem quem tem chances de vencer e onde estará uma boquinha para salvar os seus. Valha-me Deus.
Herculano
09/10/2014 07:45
COMEÇOU O CHORORÔ DOS PRÓPRIOS PETISTAS ADMITINDO QUE ERRARAM E CALCULARAM MAL O RESULTADO DO MONTE DE SACANAGENS QUE FIZERAM PARA SE MANTEREM NO PODER SEM A NECESSÁRIA NEUTRALIZAÇÃO DA IMPRENSA LIVRE

Parte deste prenúncio de mau tempo, está em "Um segundo turno de disputa", por Emir Sader, para Carta Maior.

Pela quarta vez consecutiva o PT disputa o segundo turno com os tucanos. Foi assim com o Lula em 2002 e em 2006, com a Dilma em 2010 e volta a ser com ela em 2014.

A diferença esta vez é que a reserva de votos está à direita, com a Marina, e não à esquerda, como em outras vezes (como a própria Marina, ainda com parte do eleitorado progressista em 2010).

Desta vez o maior erro do governo ? a desastrosa politica de comunicações ? cobra um preço caro, ao consolidar falsos consensos, não combatidos: incompetência do governo, corrupção do PT, política econômica errada, a Petrobras é um problema, entre outros. Que geraram níveis de rejeição da Dilma e do PT, que se transformaram em teto para o crescimento da Dilma e dos candidatos do PT.

O enfrentamento com os tucanos é sempre melhor para o PT, pela comparação dos governos ? o do FHC e os do Lula e da Dilma. E? necessário desmistificar certos clichês que a direita fez circular, como o de que o país está em recessão, pelo menos demonstrando como a diminuição do nível de expansão da economia não cobrou seu preço em desemprego e diminuição dos salários que, ao contrário, seguiram melhorando.

Recordar o que eram as crises econômicas na era FHC, quando afetavam imediatamente o nível de emprego e o dos salários. Como se excluíam direitos, se precarizavam as relações de trabalho, se promovia a centralidade do mercado e a diminuição do tamanho do Estado, em que as privatizações se tornaram o maior caso de corrupção da história do país.

A isto se agrega agora a esmagadora derrota do candidato do Aecio em Minas, no primeiro turno, desmascarando a propaganda que ele fazia do trabalho que os tucanos tinham feito no estado sob o seu comando e que lhe teria dado um nível de apoio de mais de 90%. Tambem perdeu pra Dilma nas eleições presidenciais no seu próprio estado.

A disputa, nos termos colocados no primeiro turno, será dura. Pesquisas ? por mais desprestigiadas que sejam ? na quinta, procurarão dar a liderança ao Aecio, enquanto a mídia segue sua pressão para que a Marina e o PSB apoiem o Aecio. Mas a recuperação de iniciativa da nossa parte tem que vir em torno desses dois temas de crítica ? salario mínimo do Armínio e derrota em Minas ? e em torno de intensificação do trabalho militante e de concentrações dos movimentos populares, na resistência ao retorno do neoliberalismo. O jogo está posto, está aberto e pode ser vencido.

A conquista e/ou neutralização dos votos da Marina tornou-se crucial, porque a Dilma necessita algo em torno de 9 pontos a mais para ganhar e o Aécio necessita algo em torno de 17. Além de que a Dilma pode ganhar votos de candidatos considerados nanicos. Nessa margem de disputa se decidirá o segundo turno.
Herculano
09/10/2014 07:39
MINO CARTA DECLARA APOIO A DILMA

Isto é notícia? Para os sites dos petistas é. Notícia seria, Mino Carta, dono da revista quase não lida - porque esquerdista não gasta dinheiro para sustentar veículos com o seu espírito - Carta Capital, sustentada por patrocínios do governo, vira a casaca e apoia Aécio Neves.

Em tempo. Mino Carta, foi editor da revista Veja na época da ditadura militar e quando a revista, apesar da censura governamental, promovia parte daquela aventura do milagre econômico.
Herculano
09/10/2014 07:32
EMPREITEIRAS LOTAM DE "OLHEIROS" CPMI, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros.

No olho do furacão das denúncias de propinoduto na Petrobras, as empreiteiras Odebrecht, Camargo e Corrêa e Galvão Engenharia lotaram de olheiros ontem a sessão da CPMI da Petrobras, que ouviu o depoimento de Meire Poza, ex-contadora do megadoleiro Alberto Youssef. As construtoras têm sido alvo de acusações na delação premiada do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do próprio Youssef.

PÂNICO GERAL
A delação de Youssef, antecipada nesta coluna no último dia 24, gerou pânico entre políticos. O doleiro até agora não foi convocado na CPMI.

PRATO CHEIO
A oposição vibrou quando Meire disse que empreiteiras pagaram R$ 15 mil ao mês para Enivaldo Quadrado pagar multa do caso do mensalão.

CARNIFICINA
A campanha de segundo turno será uma "carnificina". O PT decidiu desconstruir Aécio, como o fez com Marina. Abaixo da linha de cintura.

PEDIU VOTOS PARA O PT
O PT se apossou mesmo dos Correios. O engajamento é total, do presidente aos diretores regionais, como o do Paraná, Areovaldo Alves de Figueiredo, um apadrinhado do ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Conforme foto em poder da coluna, ele reuniu os subordinados no dia 2, a três dias da eleição, pedindo votos para Dilma e Gleisi Hoffmann (PT), mulher de Bernardo e candidata a governadora.

FIGURA MANJADA
O diretor regional do Paraná, um ex-carteiro e sindicalista, reuniu funcionários na Associação Recreativa dos Correios, em Curitiba.

PINHEIRO NEGOU
O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, desmentiu o uso eleitoral da estatal pelo PT, apesar de vídeo (com ele) mostrando o contrário.

BATOM NA CUECA
Deletaram do Facebook, mas a coluna recuperou fotos do presidente dos Correios pedindo votos para Dilma.

CONDOMÍNIO FAMOSO
A casa adquirida pelo cantor Frank Aguiar, vice do prefeito petista Luiz Marinho, pode ter sido a mesma que chegou a ser atribuída a Lulinha, filho do ex-presidente. O imóvel no condomínio Swiss Park, em São Bernardo (SP), na verdade era do traficante Jailson Souza, o "Jabá".

PESO INSUPORTÁVEL
Políticos de partidos governistas e da oposição estão convencidos de que Marina Silva (PSB) ficou aliviada com a derrota no primeiro turno. A ex-senadora expressou a aliados estar à beira do esgotamento.

PERUA EM AÇÃO
Ex-contadora de Alberto Youssef, Meire Poza deve ter ganhado muito dinheiro na vida: desembarcou em Brasília fazendo modelito "perua": casaco de oncinha, sapatos salto 12 e bolsa de grife para poucas.

LIGAÇÃO AO PT
Citado por Meire Poza, o jornalista Breno Altman tem editora em São Paulo e uma trajetória profissional ligada à esquerda e ao PT. Diz ela que, em nome do partido de Lula, ele entregava o dinheiro para pagar a multa fixada pelo STF para o mensaleiro Enivaldo Quadrado.

ABANDONO CERTO
Com ou sem a vitória de Aécio, o PSDB duvida da permanência de José Serra no Senado. O novo senador deve virar ministro ou secretário em SP, abrindo vaga para o suplente José Aníbal.

SUSPEITA INJUSTA
Profissional querido e respeitado em Brasília, Marcier Trombiere Moreira retornaria para casa pela Gol, após atuar na campanha do PT em Minas. Mas foi convidado a viajar no jato de Benedito Rodrigues ("Bené"), fornecedor do PT em quem a PF estava de olho e ele não sabia. Foi detido com R$ 5 mil no bolso, sacados de sua conta na CEF.

JUNTOS NA CAUSA
Eleito senador pelo PSDB de São Paulo, José Serra foi escalado para buscar o apoio de Ivo Sartori (PMDB) - candidato ao governo gaúcho - à candidatura do tucano Aécio Neves (MG) a presidente da República.

"MODUS FERRANDI"
Diminuíram os ânimos do Conselho de Ética para cassar o mandato do deputado Luiz Argôlo (Solidariedade-BA) derrotado nas urnas, no dia 5. O baiano é acusado de ser sócio do megadoleiro Alberto Youssef.

DESAFIO DO BALDE
Foi recebida no PT como banho de balde de gelo o levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostrando Aécio com 54% e Dilma 46%.
Herculano
09/10/2014 07:23
AS ELEIÇÕES DO PONTO DE VISTA DE GENTE INFORMADA, QUE OPINA, LE E ESCREVE PARA JORNAIS, MAS QUE É MINORIA NA HORA DE VOTAR.

Esta são cartas de leitores publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo.

Marina Silva fez da base de seu programa a necessidade de romper a polarização PT x PSDB e afastar a velha política. Chegou a citar nomes, como Collor, Sarney, Renan - todos aliados do PT. Esqueceu-se da velharia do PSDB. Ao aliar-se a Aécio Neves, junta-se à velha política e à direita, negando tudo o que defendeu. ALVARO ABRANTES CERQUEIRA (Muriaé, MG)

Vendo a extensão do ódio e da agressividade dos militantes do PT nas redes sociais contra Marina, contra os políticos do PSDB e contra os paulistas, pude me dar conta de que essa imensa raiva reflete o temor da extinção do milionário Bolsa Família recebido pelos petistas e seus aliados. SUELI MARIA FONSECA RICHERS (São Paulo, SP)

Incrível o que o PT fez com Suplicy ("E o voto levou...", "Eleições 2014", 8/10"). Deixou-o isolado e sem recursos suficientes para encarar uma campanha difícil ao Senado. Um dos últimos políticos honestos encerra uma trajetória de forma vexatória. CARLOS ROBERTO LOPES (Botucatu, SP)

Ao afirmar que o governo de Minas paga ao professor um salário inicial maior que o piso do MEC, o senhor Teodomiro Braga se esqueceu de informar como foi estabelecido esse valor (Painel do Leitor, 8/10). Tomou-se o salário-base e foram incorporadas todas as vantagens pessoais adquiridas ao longo da carreira, como quinquênios, biênios, adicionais por cursos e outros. O resultado foi o chamado subsídio, que, além de punir professores mais antigos, promoveu o congelamento definitivo da carreira. JOÃO BOSCO GABRICH GIOVANNINI, professor (Santa Luzia, MG)

Muito oportuna e verdadeira a analogia de Ruy Castro ("PT-Arena", "Opinião", 8/10), mas ele deixa de lembrar que o PMDB, sucessor do MDB, tem papel tão relevante quanto teve na época da Arena, mas no sentido contrário. Hoje é um partido de situação mais preocupado em se manter no poder, mesmo em papel secundário, do que comprometido com renovação e progresso.
JAYME NIGRI (São Paulo, SP)

Seria mais conveniente e honesto que Ruy Castro declarasse voto em Aécio em vez de tentar relacionar coisas tão diferentes como a influência exercida pela Arena no Nordeste durante o regime militar e a influência do PT hoje. Trata-se de coisas distintas. O colunista tem uma visão depreciativa do povo nordestino, superestimando a capacidade de análise e de discernimento dos povos do Sudeste e do Sul. SIDNEI FERREIRA DE VARES (São Paulo, SP)
Herculano
09/10/2014 07:18
HUMORES DA LARGADA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Antes mesmo do Datafolha e do reinício da propaganda na TV, nesta quinta (9), uma constatação óbvia é que o tucano Aécio Neves sai na frente da petista Dilma Rousseff no segundo turno.

A campanha está só começando e tudo pode mudar, mas Aécio conquistou apoio do PSB, da futura Rede e do PPS (da coligação de Marina Silva), do PV de Eduardo Jorge e do PSC do Pastor Everaldo, enquanto deputados do PMDB ameaçam se rebelar contra o PT. Do outro lado, Dilma só colheu um terço do apoio de Luciana Genro (PSOL), que acenou com "nulo, branco ou Dilma".

Na expectativa dos tucanos, Marina vai apoiar Aécio hoje, levando o voto de Renata, João e Antônio Campos. Aécio e Dilma disputam particularmente Pernambuco, onde ela teve 44%, e ele, 6%, o seu menor percentual do primeiro turno, mas quem ganhou ali foi Marina Silva, com 48%, graças à força de Eduardo Campos.

Comparem-se também as primeiras reuniões dos dois polos. A de Dilma, na terça (7), foi a portas fechadas, em tom grave e cometeu a indelicadeza, ou o erro tático, de excluir os derrotados. Onde estavam Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann, Agnelo Queiroz? Onde estava Eduardo Suplicy, que dedicou a vida ao PT?

A de Aécio foi uma grande festa com os vitoriosos de São Paulo e do Paraná ao lado de vencidos do PSDB e de aliados de Minas, Bahia, Rio Grande do Sul. Não foi uma reunião de trabalho no Centro de Convenções, como a de Dilma. Foi um grande palanque no Memorial JK, que remete a um mineiro, como Aécio, e que ainda hoje é um dos presidentes mais populares do país, um símbolo de modernidade.

Para completar, houve um festival de notícias ruins para o PT nesta quarta: inflação fora da meta, metralhadora giratória na CPI da Petrobras, depoimentos de doleiro e do tal ex-diretor Paulo Roberto em Curitiba. Sem falar num avião esquisito, cheio de dinheiro e mistério. Bom para a candidata Dilma nada disso é.
Herculano
09/10/2014 07:13
E AGORA?

Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobrás, preso pelo desvio de bilhões da estatal para políticos e partidos, no seu depoimento ontem na Justiça.

FUI NOMEADO DIRETOR DA PETROBRÁS PARA DESVIAR DINHEIRO PARA O ESQUEMA DO PT, PMDB E PP
Herculano
09/10/2014 07:10
SERÁ UMA ONDA QUE VARRE O BRASIL? ONTEM FOI DIA DE APOIOS INÉDITOS A AÉCIO E QUE ABALARAM A ARROGÂNCIA DO PT. ONTEM FOI DIA DE UMA PRIMEIRA PESQUISA DANDO OITO PONTOS DE DIFERENÇA PARA AÉCIO. AGORA CEDO OUTRA DÁ DEZ. DUATENTE O DIA VEM IBOPE E DATAFOLHA, QUE VAI DIZER SE ESTES INSTITUTOS MENORES TÊM RAZÃO.

Uma nova pesquisa sobre o segundo turno da sucessão presidencial atribui ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) uma vantagem de quase dez pontos sobre a presidente Dilma Rousseff, do PT. Se as eleições fossem hoje, ele teria 54,2% dos votos válidos contra 45,2% de Dilma.

A pesquisa foi registrada pelo Instituto Veritá, entre os diias 6 e 8 de outubro, com 5.165 eleitores de todo o País e registrada junto ao TSE sob o número BR-01067/2014.

Na contagem de votos nominais, Aécio teria 42%, contra 36,1% de Dilma, enquanto 17,4 ainda estão indecisos e 4,5% votariam branco ou nulo.

Na transformação dos votos nominais para votos totais, isso representaria 54,8% para Aécio, contra 45,2% de Dilma.

Ontem, uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, também colocou Aécio na frente, mas por uma margem menor: 54% a 46%.
LUCIANO DA CUNHA
08/10/2014 22:18
U A DILMA SI FERROU, U A SI FERROU

TENHO 3 VÍDEOS BAIXADO DE 3 CARTEIROS DIFERENTES.

A VERDADE NÃO VAI PARAR O GOOGLE RETIRA EU POSTO NOVAMENTE NO YOU TUBE.

PODE CHORAR PETRALHADAS.
Herculano
08/10/2014 21:36
GENTE FINA

Durante o dia o PT fazia gente graúda sua anunciar nos bastidores que uma bomba explodiria contra Aécio Neves.

A Bolsa caiu. Dólar subiu. E nada.

O que se viu? Gente daqui postando que Aécio é um bêbado, drogado e traficante, que se disfarça dizendo que vai combater o narcotráfico.

O que se viu? Aécio ganhando apoio maciço.

O que se viu? Uma pesquisa sem muito crédito dizendo que Aécio está na frente de Dilma. A pesquisa mais ou menos crível saem só amanhã.

O que se viu? Gente do PT, especializada em fazer dossiês contra os tucanos, sendo presa pela Polícia Federal, em Brasília, transportando de avião muito dinheiro sem origem comprovada.

O que se viu? A inflação batendo o teto da meta

O que se viu? Dilma indo ao Nordeste indo ao reduto de desinformados e dependentes de bolsas família. Foi agradecer e pedir votos.

O que se viu? O primeiro depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Foi explosivo; ele citou propinas pagas pela Odebrecht, de Marcelo Odebrecht, e pela Camargo Correa, presidida por Vitor Hallack; disse ainda que recebeu vantagens indevidas até de Sergio Machado, presidente da Transpetro, uma subsidiária da Petrobras, que teria pago a ele R$ 500 mil; ele mostrou também um extrato com US$ 19 milhões em suas contas; segundo a Polícia Federal, o esquema teria movimentado R$ 10 bilhões e irrigado campanhas do PT, do PMDB e do PP.

Como se vê, gente fina, e que não quer perder a boquinha para continuar a atrapalhar a vida dos brasileiros e se lambuzar em dúvidas milionárias. Wake up, Brazil! Pedro Celso Zuchi, por aqui, nas rádios, diz que o povo é ingrato por não votar nesta gente.
Juju do Gasparinho
08/10/2014 20:15
Prezado Herculano:

Postado às 11:41hs.
Comentário do Blog Coturno Noturno:
"A duas semanas da eleição, Dilma dá um "presente" para o Brasil:
preço da comida explode e inflação chega a 6,75% ao ano".

Herculano, não acredito, acho bondade do desgoverno canalha este anúncio. Já passamos há muito de dois dígitos.
Ah! tem mais um presente, 20,5% na conta da energia elétrica.
Fora, mentirosos corruPTos!

"Te aveche, Canalha.
O Cafajeste do Palanque andou mandando recadinhos, com pedidos de encontro, para a Renata Campos, viúva de Dudu.
Os recados diziam que o Cafajeste queria conversar.
Renata foi simples e direta. Pode vir, mas estamos com Marina.
O Cafajeste medrou e não foi.
Quem tem fuleco de vidro, tem medo".
Do Blog do Manoel.
Anônimo disse:
08/10/2014 19:56
Hercullano, pôxa, tem gente sensata em Gaspar.
Gostei da preposição de João Miguel.
Kleber, Marcelo Brick, Zé Melato e Rampeloti são ultrapassados.
Se algum deles for eleito, Gaspar continuará sendo o que é, bairro de Blumenau.
Herculano
08/10/2014 19:46

DE ÚLTIMA HORA, por Lauro Jardim, de Veja

Os petistas de Minas Gerais devem selecionar melhor os interlocutores com quem compartilham seus segredos. A apreensão dos 116 000 reais com gente ligada a Fernando Pimentel, feita ontem pela Polícia Federal, tem contornos de fogo-amigo. Resta saber o quão próximos são esses pseudo-amigos.

A PF não tinha qualquer informação sobre o transporte do dinheiro, até pouco antes de o avião chegar ao Aeroporto de Brasília. Quinze minutos antes do pouso, porém, começaram a pipocar denúncias de que estava para chegar à capital um bimotor carregando "ilícitos".

Houve quem entendesse a mensagem como translado de drogas. Dado o bote, descobriu-se a dinheirama.
Herculano
08/10/2014 18:30
LUCIANA GENRO PEDE PARA ELEITOR DO PSOL NÃO VOTAR EM AÉCIO

O PSOL, partido da candidata derrotada no primeiro turno Luciana Genro, divulgou nota nesta quarta-feira (8) pedindo que seus militantes não votem em Aécio Neves (PSDB). O partido, no entanto, optou por tampouco endossar a candidatura de Dilma Rousseff (PT).

"Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina. O jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações - com a corrupção daí decorrente -, significa um verdadeiro retrocesso", diz o documento.

O texto recomenda que "eleitores do PSOL não votem em Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais" e conclui dizendo que "não é cabível qualquer apoio de nossos filiados à sua candidatura".
Herculano
08/10/2014 18:26
QUANDO NÃO SE TEM DISCURSO E PRINCIPALMENTE RESULTADOS, VALE TUDO. NO NORDESTE, DILMA DIZ QUE FERNANDO HENRIQUE GOVERNOU "SÓ APRA OUTRA REGIÃO".

O texto é de Leandro Prazeres, do Uol (Folha de S. Paulo), de Teresina, no Piaui.

O primeiro ato de campanha da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), no segundo turno das eleições presidenciais foi marcado pelo tom de desabafo e críticas às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sobre a vitória da petista no Nordeste. "Tem gente que olha pro Nordeste com olhar de quem governou o país só para outra região. Aqueles que dizem que aqui estão as pessoas com menos compreensão, com menos educação, que não sabem votar é porque não acompanharam tudo o que vem acontecendo aqui nesta região do Brasil", disse a candidata em Teresina, nesta quarta-feira (8).

A declaração foi feita durante uma plenária com prefeitos do Piauí realizada em Teresina nesta quarta-feira (8). Foi no Piauí que Dilma obteve sua maior votação percentual, conquistando 70,6% dos votos. Dilma estava acompanhada do governador eleito Wellington Dias (PT), que venceu a disputa no primeiro turno.
Herculano
08/10/2014 18:03
PSDB DE MARINA APROVA APOIO A AÉCIO NEVES NO SEGUNDO TURNO, por Bernardo Mello Franco, do Painel do jornal Folha de S. Paulo

A executiva nacional do PSB aprovou nesta quarta-feira (8), por maioria, o apoio do partido a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.

A adesão do partido de Marina Silva ao tucano superou os 15 votos necessários na Executiva para a aprovação. Até as 17h30, 17 votaram pelo apoio ao tucano, outros 6 dirigentes votaram pela neutralidade, e 1, pelo apoio a Dilma Rousseff (PT).

Com o resultado, o PSB passa a apoiar Aécio formalmente. É a primeira vez em que o partido se junta ao PSDB em uma corrida presidencial.

Segundo um dirigente da sigla, ficarão liberados os diretórios da Paraíba e do Amapá, Estados em que os governadores são do PSB e tentam a reeleição aliados ao PT.

No primeiro turno, o PSB lançou Marina, que substituiu o ex-governador Eduardo Campos, morto em 13 de agosto. A ex-senadora e seu grupo não têm cargos na direção da legenda e devem anunciar apoio a Aécio nesta quinta-feira (9).

Com a decisão do PSB, os dois partidos de porte da coligação de Marina passam a apoiar Aécio formalmente. O PPS já havia aderido ao tucano nesta terça-feira (7).
Herculano
08/10/2014 17:57
COMEÇOU A CONFUSÃO. SAIU A PRIMEIRA PESQUISA DE UM INSTITUTO QUE NINGUÉM SABE DIREITO QUEM É. MAS, O PT BOTA A MIOR FÉ, APESAR DE DILMA ESTÁ ATRÁS

Paraná Pesquisas registra e divulga primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno; Aécio Neves, do PSDB, abre oito pontos percentuais de vantagem na contagem de intenções de votos válidos (54% X 46%) sobre presidente Dilma Rousseff; na estimulada, candidato do PSDB tem 49%, contra 41% para candidata à reeleição pelo PT; Aécio também com vantagem na pesquisa espontânea; tucanos aceleram e abrem frente; petistas largam atrás; mostra foi feita em 152 municípios de 19 estados entre a segunda-feira 6 e esta quarta 8
Herculano
08/10/2014 17:54
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Segundo transturno: a Dilma vai ter que importar eleitor cubano e o Aécio vai ter que virar paulista.

Só que cubano não sabe votar pra presidente e São Paulo já tem coxinha demais.

A Dilma vai criar o Mais Eleitores e o Aécio, trocar o Leblon pela Oscar Freire!
Herculano
08/10/2014 17:25
MELHOR NÃO FALAR, por Lauro Jardim

A turma de Fernando Pimentel precisará se desdobrar para explicar a origem e o destino dos 116 000 reais apreendidos em um avião ontem à noite, em Brasília.

Só a Policia Federal, depois de uma investigação, poderá dizer se há maracutaia ou não, mas quem está na orbita do episódio não arrisca abrir a boca.

Ontem, o piloto e o copiloto do bimotor foram convidados a prestar esclarecimentos. Os dois preferiram ficar em silêncio.
PanfleTos capetinhas
08/10/2014 16:59
TSE manda Google tirar do ar vídeo com carteiro entregando panfletos de Dilma concretizando crime eleitoral.

BRASÍLIA - O ministro Herman Benjamim, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira que o Google suspenda imediatamente a veiculação do vídeo que mostra um suposto carteiro entregando panfletos de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição. Nas imagens, um narrador não identificado demonstra indignação com o ato. A liminar foi dada a pedido da campanha de Dilma.

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/tse-manda-google-tirar-do-ar-video-com-carteiro-entregando-panfletos-de-dilma-14161336#ixzz3FaLvprTn
Belchior com sede
08/10/2014 15:56
Falda de água nas torneiras dos belchiores preocupa.Na escolinha municipal, crianças vem sedentas para as casas desesperadas pois falta água regularmente na escolinha para se hidratar. Se falta água para beber imagina para o resto, absurdo.
Herculano
08/10/2014 14:14
DILMA GANHOU A MAIORIA DOS VOTOS DOS BRASILEIROS QUE ESTÃO EM CUBA. O CONTRÁRIO SERIA DESASTROSO.

Do total dos votos de brasileiros no exterior, Aécio ficou com 49,51%, seguido de Marina, 26,01%, e Dilma, com 18,35%.

O que mais chama a atenção na comparação com o resultado em 2010 é a queda acentuada na proporção dos votos em Dilma no exterior. Em 2010, ela obteve no primeiro turno 36,81% dos votos, o dobro do que obteve no domingo.

A disputa mais acirrada ocorreu nas Américas, principalmente na América Latina. Aécio venceu em 17 países, inclusive na Venezuela.

Já Dilma conquistou sete, como Argentina e Cuba.

Marina, por sua vez, foi a preferida dos eleitores em apenas um país: Suriname.

Todos os três candidatos tiveram a mesma votação na Jamaica.

A petista foi, proporcionalmente, a mais votada em Cuba (84%) e a menos votada em Cingapura (3,51%).
LUCIANO DA CUNHA
08/10/2014 11:51
COMEÇOU O DESESPERO!!!!

SERÁ QUE O ADILSON VAI SAIR DE CANDIDATO A PREFEITO NOVAMENTE, OS PTISTAS JÁ COM MEDO COMEÇAM A ATACAR.

COMO SABER QUE É PTISTA?

1- NÃO SE IDENTIFICA
2- JOGA A CULPA NOS OUTROS
3- FALA CONTRA SEMPRE AO PARTIDO DOS OUTROS
4-SEMPRE É A VÍTIMA
5- E EM QUALQUER DISCUSSÃO SAI COM PEITO ESTUFADO( MESMO SABENDO QUE NÃO TEM RAZÃO).

ANTES QUE FALEM NÃO ESTOU DEFENDENDO ELE E SIM CONCORDANDO COM O COMENTÁRIO DO JOÃO MIGUEL E AINDA ACRESCENTO NA LISTA A VICE PREFEITA E LOVIDIO E O DORACI.

Herculano
08/10/2014 11:41
O BRASIL LADEIRA ABAIXO. E DEPOIS O PT E O GOVERNO DIZEM QUE NÃO SABEM A RAZÃO PELA QUAL ESTÃO EM RISCO NA REELEIÇÃO. QUAL A PÉSSIMA NOTÍCIA DA MANHÃ? IMFLAÇÃO EM 12 MESES PASSA TETO DA META E É MAIOR EM QUASE TRÊS ANOS

O texto é do Uol (Folha de S.Paulo).A inflação acumulada nos últimos 12 meses até setembro atingiu 6,75% e ultrapassou o teto da meta do governo, que é de 6,5%. É o maior valor desde outubro de 2011, quando a inflação acumulada em 12 meses estava em 6,97%.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5%, mas há uma tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

A inflação subiu 0,57% em setembro, mais que o dobro dos 0,25% de agosto.

No acumulado do ano, a alta dos preços é de 4,61%, acima dos 3,79% acumulados em igual período de 2013.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foi divulgado nesta quarta-feira (8).
Herculano
08/10/2014 11:35
AGORA PARA O PT, MARINA NÃO TRANSFERE VOTOS

O PT estava atrás do PSB e de Marina Silva e a sua Rede. O hoje presidente do PSB, o ex-ministro de Lula, Roberto Amaral (antes era Eduardo Campos), lutou antes para Marina não ser candidata e favorecer o seu ex-PT. Durante a campanha tentou promover uma eleição do diretório e depois, fez de tudo para que Marina ficasse no mínimo neutra, se ela não declarasse voto ao PT. Dilma Vana Rousseff, PT, até acenou que fazia contatos para que isto acontecesse.

E o que o PT diz agora? Que Marina não transfere votos. E porque? Porque ela declarou apoio a Aécio Neves, PSDB.

Segundo a jornalista Tereza Cruvinel, que já foi presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, a agência do governo de Lula, Marina Silva demonstrou até aqui possuir pouca capacidade de influenciar o voto de seus eleitores; "Quando o TSE barrou a Rede, em outubro de 2013, Marina tinha cerca de 20% de preferência nas pesquisas. Eduardo Campos tinha 5%. Os dois se uniram, ela se tornou sua vice mas ele cresceu muito pouco", lembra; no entanto, ela ressalta que a repercussão do arco de apoios que o presidenciável tucano Aécio Neves vem conquistando é positiva e aponta para a união de todas as forças que desejam tirar o PT do poder
Joao Miguel
08/10/2014 09:00
Ontem a noite estive conversando com algumas pessoas ligadas ao PMDB e outras sem ligação a nenhum partido, falávamos o quanto os líderes políticos de Gaspar são mesquinhas ou mesmo fracos ao ponto de não conseguirem se unirem para o bem maior, dar a Gaspar um representante na assembleia. O texto se estenderia muito se fosse contar toda conversa, mas resumindo, vamos ser sempre uma cidadezinha meia boca no Vale do Itajaí que um dia poderia ser não a maior potencia, mas sim a melhor. Outra coisa que conversamos é a respeito da próxima eleição para prefeito, não adianta apostar num rapaz que não tem bagagem, que não tem historia de trabalho e crescimento na vida privada, precisamos de alguém que não dependa da politica, assim este não fará o jogo mesquinho para se manter no poder. Na conversa não conseguimos identificar ninguém capaz para tal, mas tudo que ventilam aí são muito fraco (Kleber, Marcelo Brick, Melato, Amarildo Rampelotti). Esperamos que surja um nome muito melhor porque só pensamos numa coisa, o futuro dessa cidade para nossos filhos e netos.
FANÁTICO PELO ADILSON EM 2004
08/10/2014 08:54
Confesso que entro muito pouco na página, mas sempre percebo que há comentários de Adilson Luiz Schmitt. Era fanático por esse cara. 2004 foi fantástico, com a eleição dele e de mais 5 vereadores do PMDB. Era para ele ser o deputado estadual hoje, mas preferiu a loucura ou sei lá o que se pode chamar para a "baianada" política de sua gestão. Já engoli muito sapo defendendo o Adilson, mas por favor, só te peço uma coisa, cai fora Adilson, você não fez 800 votos para prefeito.
Você arrebentou o PMDB e todos que te seguiram estão órfãos, longe das reuniões e grupos políticos que decidiram o futuro da política gasparense.
Você perdeu para arrogância, não acreditou nos 740 votos do Wan-Dall em 2004 e agora terá que vê-lo reinar absoluto a partir de 2016. Abraços.....
Herculano
08/10/2014 08:08
PT-ARENA, por Ruy Castro para o jornal O Estado de S. Paulo

Aos 93 anos, o inesquecível Francelino Pereira, ex-deputado, ex-"governador" de Minas Gerais e ex-presidente da Arena, está não apenas vivo como deve ter tido uma sensação de "déjà vu" diante dos resultados das eleições de domingo. Ao ver o PT disparando no sertão, certamente se lembrou da citada Arena, que, nos anos 70, passou da condição de "maior partido do Ocidente" à mais modesta, de maior partido do Nordeste.

A Arena - Aliança Renovadora Nacional - foi uma invenção dos militares, em 1965, para ratificar no Congresso o que eles quisessem impor. Era o partido majoritário, tendo como adversário o então tíbio MDB - Movimento Democrático Brasileiro -, de oposição tolerada, formado pelos políticos que sobreviveram às primeiras cassações. A Arena abrigava os mais notórios adesistas, oligarcas, coronéis, oportunistas, corruptos e o que havia de mais atrasado nos grotões rurais e urbanos. Tinha gente boa também.

Com isso, nas poucas eleições com voto direto, dominando 90% dos governos estaduais e 100% das prefeituras, não era surpresa que o partido do governo esmagasse a oposição. Francelino, empolgado com a performance de seus pares, fez os cálculos e decretou que a Arena era o maior partido do Ocidente.

Mas, um dia, as coisas começaram a mudar. Nas eleições de 1974 para o Senado, o povo, já farto, surrou a Arena. Elegeu os candidatos do MDB nos principais Estados e alterou de tal forma a balança do poder que Geisel teve de nomear senadores e governadores nos Estados em que não conseguia ganhar - Francelino, aliás, foi um deles. À Arena sobrou apenas a fidelidade do Nordeste, sempre sensível aos afagos oficiais. Até dissolver-se em 1979.

Parece estar havendo uma certa arenização do PT. E não apenas porque sua força hoje se concentra no maciço apoio nordestino.
Herculano
08/10/2014 08:08
PT-ARENA, por Ruy Castro para o jornal O Estado de S. Paulo

Aos 93 anos, o inesquecível Francelino Pereira, ex-deputado, ex-"governador" de Minas Gerais e ex-presidente da Arena, está não apenas vivo como deve ter tido uma sensação de "déjà vu" diante dos resultados das eleições de domingo. Ao ver o PT disparando no sertão, certamente se lembrou da citada Arena, que, nos anos 70, passou da condição de "maior partido do Ocidente" à mais modesta, de maior partido do Nordeste.

A Arena - Aliança Renovadora Nacional - foi uma invenção dos militares, em 1965, para ratificar no Congresso o que eles quisessem impor. Era o partido majoritário, tendo como adversário o então tíbio MDB - Movimento Democrático Brasileiro -, de oposição tolerada, formado pelos políticos que sobreviveram às primeiras cassações. A Arena abrigava os mais notórios adesistas, oligarcas, coronéis, oportunistas, corruptos e o que havia de mais atrasado nos grotões rurais e urbanos. Tinha gente boa também.

Com isso, nas poucas eleições com voto direto, dominando 90% dos governos estaduais e 100% das prefeituras, não era surpresa que o partido do governo esmagasse a oposição. Francelino, empolgado com a performance de seus pares, fez os cálculos e decretou que a Arena era o maior partido do Ocidente.

Mas, um dia, as coisas começaram a mudar. Nas eleições de 1974 para o Senado, o povo, já farto, surrou a Arena. Elegeu os candidatos do MDB nos principais Estados e alterou de tal forma a balança do poder que Geisel teve de nomear senadores e governadores nos Estados em que não conseguia ganhar - Francelino, aliás, foi um deles. À Arena sobrou apenas a fidelidade do Nordeste, sempre sensível aos afagos oficiais. Até dissolver-se em 1979.

Parece estar havendo uma certa arenização do PT. E não apenas porque sua força hoje se concentra no maciço apoio nordestino.
Herculano
08/10/2014 08:01
PICADO INDIGESTO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

Os defeitos do sistema político não se resumem, não começam nem terminam no grande número de partidos. Mas a fragmentação passa a ser um problema quando ultrapassa o direito de pessoas com ideias em comum criarem uma legenda e invade o terreno do oportunismo.

Nos últimos 20 anos a quantidade de agremiações com representação no Congresso quase que dobrou. Eram 16 em 1994, serão 28 em 2015. Significa que terão acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão.

Se cada um desses partidos resolver lançar candidato a presidente da República em 2018, a lei lhes confere o direito de participar dos debates de televisão, o que tornaria os programas inviáveis.
Herculano
08/10/2014 07:57
NO SEGUNDO TURNO, UM PLEBISCITO, por Élio Gasperi nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo

'Chega de PT', ou 'Mais PT', esta será a escolha que o eleitorado fará daqui a três semanas

A doutora Dilma vai para o segundo turno sem uma plataforma clara. Em junho, durante a convenção do PT, ela anunciou um "Plano de Transformação Nacional" no qual, além de generalidades, prometeu uma reforma dos entraves burocráticos e um projeto de universalização do acesso à banda larga. Como? Não explicou.

No seu lugar entraram autolouvações e manobras satanizadoras contra os adversários. Delas, a mais mistificadora é aquela que confunde os oito anos de Fernando Henrique Cardoso com uma ruína econômica e social. Foi o período de esplendor da privataria, época em que um hierarca do Ministério do Trabalho dizia que o aumento do número de brasileiros sem carteira assinada era uma boa notícia, mas deve-se ao tucanato algo muito maior: o restabelecimento do valor da moeda. Sem isso, Lula, Dilma e o PT não teriam conseguido quaisquer avanços sociais.

Por questão de justiça, reconheça-se que o DNA demofóbico de parte do tucanato seria um obstáculo para que fizesse o que Lula fez.

A ideia segundo a qual o PT precisa continuar no poder porque no poder deve continuar é pobre e pode funcionar como uma armadilha. Na noite de domingo, a doutora Dilma afirmou que o "povo brasileiro vai dizer que não quer os fantasmas do passado de volta". Pode ser, desde que se entenda que o Brasil de FHC foi um castelo mal-assombrado. Mesmo nesse caso, o PT faz sua campanha pretendendo continuar no governo pelos defeitos do adversário, e não pelas suas próprias virtudes. Colocando a questão dessa maneira, deu a Aécio Neves a oportunidade de responder: "O Brasil tem medo dos monstros do presente".

O desempenho da doutora no primeiro turno foi o pior desde 1998. Ficou em terceiro lugar em São Bernardo, no coração do ABC paulista. A bancada petista no Congresso perdeu 18 cadeiras. Em Pernambuco, foi dizimada. Boa notícia o PT só recebeu de Minas Gerais, onde o eleitorado negou ao PSDB o mandato que lhe daria 16 anos de poder ininterruptos. É isso que o PT busca na esfera federal. Nunca na história deste país um grupo político homogêneo ficou no poder por 16 anos.

Dilma vai para o segundo turno com a arma do favoritismo de quem ganhou no primeiro. Contudo faltam-lhe dois amparos. Agora o tempo de televisão será o mesmo e os debates serão mano a mano. Aécio, como fez o petista Fernando Pimentel em Minas, falará em desejo de mudança. É o "Chega de PT". Dilma defenderá o "Mais PT". Darão ao pleito um tom plebiscitário. Seria melhor se discutissem propostas para os próximos quatro anos. O PT carrega êxitos e escândalos, porém o programa de Aécio é mais uma coleção de platitudes e promessas. Seus capítulos para a educação e a saúde não enchem um pires. Se Marina Silva obtiver dele a meta de implantar em quatro anos o tempo integral nas escolas públicas, terá justificado sua passagem pela disputa.

Em qualquer país que tivesse um sistema universal de saúde com uma clientela de 150 milhões de pessoas, suas deficiências seriam discutidas por todos os candidatos. O assunto ficou fora dos debates. Aconteceu a mesma coisa com os planos privados, que coletam recursos de 48 milhões de fregueses e financiam generosamente seus candidatos.
Herculano
08/10/2014 07:45
GASPAR PROCURA UM CANDIDATO

Gaspar é uma cidade diferente. O PT e o PMDB acaba de levar uma surra daquelas nas urnas. Mas, cantam de galo. Só não podem dar nomes aos galos. E por que? Porque não têm, não querem se arriscar e sabem que é muito cedo para insistir no velho e muito tarde para tentar o novo.

Conclusão: o PT e o PMDB não possuem nomes confiáveis na busca dos votos. Os outros partidos também não tem nada a apresentar por enquanto. Aliás, o destino de Gaspar está fora dos partidos e nas mãos das mesmas pessoas há anos. Aliás, reuniões feitas antes e depois das eleições de domingo foram realizadas para tentar alinhar este futuro incerto. Acorda, Gaspar!
Herculano
08/10/2014 07:34
JABÁ COMPROMETE ALIADO DO PT EM SÃO PAULO, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

O PSDB acompanha o escândalo de corrupção envolvendo um aliado do PT: o cantor Frank Aguiar (PMDB), vice do petista Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo e coordenador da campanha de Dilma Rousseff em São Paulo. É acusado pela Polícia Civil de receber propina de um traficante internacional, Jailson Lopes de Souza, o "Jabá", para lavagem de dinheiro. Sua prisão pode ser decretada a qualquer momento.

UM LUXO SÓ
Frank Aguiar confirmou ter "comprado" do traficante uma casa de 949 m² em São Bernardo. A polícia acredita em lavagem de dinheiro.

BRECOU TUDO
Policiais disseram ter sofrido pressão do ex-secretário de Segurança Antônio Ferreira Pinto (PMDB) para parar o inquérito, aberto em 2011.

CONTRA O PT
A Executiva Nacional do PV se reunirá hoje para bater o martelo sobre apoiar o candidato Aécio Neves (PSDB) no 2º turno.

PERDEU, SÓCIO
Sócio do doleiro Alberto Youssef, preso na Polícia Federal há 6 meses, o deputado Luiz Argôlo (BA) obteve 63 mil votos, mas não conseguiu ser eleito.

PETROBRAS TENTA ROMPER O 'SEGREDO DE JUSTIÇA'
A Petrobras ingressou com nova petição à Justiça Federal, dia 2, para ter acesso ao depoimento do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa na "delação premiada", no âmbito da Operação Lava Jato. O caso corre em segredo de Justiça e a Petrobras sabe disso, mas seus advogados insistem no acesso para "subsidiar" suas iniciativas na Justiça, "independente da veracidade". Mas é tudo jogo de cena.

PURA ENCENAÇÃO
O Supremo, o Ministério Público Federal e a própria Justiça Federal já negaram acesso ao depoimento de Costa. E devem negar novamente.

SERÃO NEGADOS
A CPI e a CPMI da Petrobras, além de outros interessados, também já ingressaram na Justiça com pedido de acesso à delação de Costa.

COISA FEIA
Em Minas Gerais, Pimenta da Veiga (PSDB) foi o único rival de Fernando Pimentel (PT) a não cumprimentá-lo por telefone, como é da tradição.

ELA É O CARA
O tucano Aécio Neves, que segundo as pesquisas cresceu em flecha após ganhar o último debate da Globo, foi orientado pela mesma profissional que treinou Dilma para debates, em 2010: Olga Curado.

QUESTÃO DE HONRA
Viúva de Eduardo Campos, d. Renata vai à reunião extraordinária da Executiva Nacional do PSB, hoje, quando deverá ser declarado apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno.

LIBERA GERAL
Aumentou ontem a pressão no PSB para liberar os diretórios estaduais a decidir sobre apoiar Aécio (PSDB) ou Dilma (PT). Os candidatos do partido no Amapá e na Paraíba disputam o governo contra o PSDB.

CHANCES REMOTAS
Aécio Neves não deve contratar Duda Mendonça por razões políticas: o PSDB atribui a ele a agressividade da campanha de Paulo Skaf (PMDB) contra o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin.

DEM ENCOLHE
Deputado federal seis vezes, o potiguar Ney Lopes se desfiliou do DEM, do qual foi fundador, indignado com o senador José Agripino, que lhe negou legenda para o Senado e vetou a candidatura da governadora Rosalba Ciarlini à reeleição, aliando-se aos adversários.

TÔ FORA
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) recusou convite para participar de reunião, ontem, com a presidente Dilma. Ela se elegeu senadora na chapa de Paulo Hartung, que se aliou ao PSDB de Aécio Neves (MG).

COISA DE ARGENTINO
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tem explicação para Dilma ter sido bem votada na Argentina, ao contrário dos demais países: "Até os brasileiros que moram lá torcem contra o Brasil...", ironizou.

LEGITIMIDADE
O deputado João Arruda afirmou que o PMDB-PR só pedirá votos para Dilma se ele ficar responsável pela coordenação da campanha no estado: "Quem fez mais votos contra Beto Richa fomos nós", elogia-se.

DENÚNCIA IGNORADA
Eleitores do deputado Arthur Lira (PP-AL) ignoraram as acusações de seu envolvimento com o doleiro Youssef: foi reeleito com 98.231 votos.
Herculano
08/10/2014 07:18
IDEIAS FORA DO LUGAR, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Para cada problema complexo existe uma solução simples. Em geral, errada. Essa é a lógica por trás de uma ideia que tem sido muito propagada: acabar com a reeleição para cargos executivos (prefeitos, governadores e presidente da República).

No início da campanha, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) defenderam a proposta. Em seguida, Marina Silva abraçou a ideia. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa fez defesa enfática da tese: "A reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções".

Aécio e Marina acham que a reeleição deve ser eliminada e todos os mandatos então seriam aumentados de quatro para cinco anos. Todas as eleições passariam a ser coincidentes de vereador a presidente da República.

É curioso Marina "nova política" Silva estar de acordo com uma alteração que afastará os eleitores dos políticos. Isso mesmo. Hoje, os brasileiros votam a cada dois anos. Se vingar o que ela e Aécio sugerem, as eleições se darão apenas a cada cinco anos.

No mais, há um senso comum (equivocado) sobre a reeleição ser sinônimo de uso da máquina estatal, com recondução automática do governante. A vida real é bem diferente. Primeiro, basta observar o calor pelo qual passa Dilma Rousseff para tentar ficar outros quatro anos no Palácio do Planalto.

Há uma estatística contundente nos Estados. Desde 1998, quando a reeleição passou a ser possível, 77 governadores tentaram ficar no cargo para um segundo mandato (até 2010). Desses, só 50 tiveram sucesso. Ou seja, 35% dos que tentam a reeleição são rejeitados pela urnas.

Tudo considerado, o fim da reeleição não redimirá a política. Pior. Acabar com esse instituto vai privar bons políticos - do PT, do PSDB ou de qualquer partido - de ficar mais um mandato quando estiverem fazendo uma administração correta.
Herculano
07/10/2014 21:29
O BRASIL LADEIRA ABAIXO E O PT TEIMA EM DIZER NÃO SABER A RAZÃO PELA QUAL ESTÁ EM DIFICULDADES NA CORRIDA PRESIDENCIAL. NOTÍCIA DO DIA QUE O DEMITIDO MINISTRO GUIDO MANTEGA TENTOU ENROLAR O BRASIL MAIS UMA VEZ (E NÃO CONSEGUIU).FMI REDUZIU A ESTIMATIVA DO PIB DO BRASIL PARA 0,3. O GOVERNO TINHA PROMETIDO 2,5% E PAULATINAMENTE FOI REDUZINDO FORÇADO POR INSTITUTOS SÉRIOS COMO O PRÓPRIO IBGE E FONTES INSUSPEITAS COMO O FMI

O comentário é de Josias de Souza. O Fundo Monetário Nacional reduziu novamente a previsão de crescimento da economia brasileira. Para 2014, a estimativa do PIB baixou do patamar mixuruca de 1,3% para negligenciáveis 0,3%. Não dá nem para chamar de crescimento. Se não piorar, o país chegará ao final do ano praticamente no zero a zero. Para 2015, o FMI rebaixou sua previsão de 2% para 1,4%.

Relatório do Fundo anota: "Competividade fraca, baixa confiança empresarial e condições financeiras mais apertadas afetaram o investimento, enquanto a moderação em curso do emprego e do crescimento do crédito têm pesado sobre o consume."

Confirmando-se as previsões do FMI, a economia do Brasil crescerá menos do que a média dos países desenvolvidos (1,8%) e muito menos do que as nações ditas emergentes (média de 4,4%). Noves for a a Rússia, cujo PIB "crescer" apenas 0,2%, os 0,3% do Brasil ficarão abaixo, do índice da China (7,4%), da Índia (5,6%) e do México (2,4%).

As previsões do FMI são mais robustas também para os vizinhos da América do Sul. Por exemplo: Colômbia (4,8%), Chile (2%), Peru (3,6%), Bolívia (5,2%) e Paraguai (4%). Pior do que o Brasil apenas a Argentina, em ruínas, e a Venezuela, inqualificável, que registrarão um encolhimento econômico de 1,7% e 3% respectivamente
Herculano
07/10/2014 21:21
TRÊS DA NOITE

1. Depois de descobrir que Marina Silva havia optado por Aécio, Dilma Vana Rousseff, não vacilou: "o eleitor não tem dono". Mas, o PT lutou o tempo todo por este apoio. Então...

2. Amanhã é dia das primeiras pesquisas do segundo turno. Como os institutos de pesquisas andaram errando muito acima da média, todos estamos desconfiados.

3. Começa na quinta-feira o programa eleitoral gratuito e que vai até o dia 24 de outubro. São 20 minutos (dez para cada um) no início da tarde e a noite. Dilma abre o desfile de bobagens por ter tido o maior número de votos no primeiro turno.
Herculano
07/10/2014 21:15
FIM DA REELEIÇÃO?

O apoio de Marina Silva, PSB, à eleição de Aécio Neves, PSDB, tem um preço e dos bons para todos nós: o fim da reeleição de presidentes, governadores e prefeitos. O Brasil merecia coisa melhor. Santa Catarina e Gaspar também.
O gaúcho
07/10/2014 20:49
Blogueiro do Olhando a Maré:

Mas, bah! Tchê! Tri legal o que foi postado às 13:40hs.
"Pernambuco deu o exemplo, não elegeu nenhum Deputado Federal Petista. Foi queimar chumbo com chimango.
Estou pra lá de faceiro...
Anônimo disse:
07/10/2014 20:41
Herculano, Dilma diz que o mundo está em crise.
Mas o mundo vai crescer 3,3%.
Dilma diz que o Brasil não está em crise.
Mas o Brasil vai crescer só 0,3%.
Única coisa que cresce no Brasil é o nariz da Dilma.

José Sarney (não o de Gaspar), após o resultado das eleições,
"Lulla perdeu a áura da invensibilidade".
Juju do Gasparinho
07/10/2014 20:34
Prezado Herculano:

Décio Lima disse ao RBS Notícias, que a prioridade é a duplicação da BR 470. Quando elle era situação, fez corpo mole com a Dilma, agora
Aécio Presidente, quer mostrar serviço e correr atras do prejuizo.
São estas pedras "preciosas" que ignorantes e interesseiros escolhem para lhes representar.

Décio Neri de Lima, nenhum político do ParTido corruPTo me representa!

Herculano,veja:
58% dos brasileiros votaram contra Dilma e o PT.
70% dos 142,8 milhões de eleitores não votaram em Dilma e no PT.
Chega de MENSALÃO, INFLAÇÃO, CORRUPÇÃO.
Quero um Brasil de RESPEITO, quero ter HONRA de novamente poder chamar um presidente de "Excelentíssimo Senhor Presidente".
LUIS CESAR HENING
07/10/2014 19:53
Infelizmente o jornal mais lido da cidade cruzeiro do vale errou em sua matéria ao colocar os votos de Mauro Mariani para deputado federal em Gaspar segundo o TRE ele fez no município 1567 votos e não 549 como noticiado
Josias
07/10/2014 17:59
Gostaria de saber quando que o prefeito de Ilhota vai concluir as obras conveniadas, contratadas e licitadas deixadas pelo seu antecessor, ridículo falar em desenvolvimento numa gestão tão pífia quanto esta, obras como o asfalto da rua Leoberto leal, modesto vargas, angelo três, conclusão da galeria da vila, posto de saúde do bairro de minas, creche no bairro pedra de amolar, enfim isso que pude lembrar, em vez disso vai viajar para a espanha, a titulo de divulgar o município, deveria mostrar a que veio, pois pelo visto nosso futuro será negro.
Herculano
07/10/2014 16:33
ACHADOS E PERDIDOS

Então. Ontem a cúpula petista que dirige Gaspar fez hora extra. Foi até tarde discutindo os resultados das eleições aqui.

Estão colocando pelo em ovo. Estão fazendo do óbvio, o complicado. E se continuar nesta batida, vão perder de novo no segundo turno.
Herculano
07/10/2014 14:04
COMEÇA A NOVA CORRIDA, por Ribamar Fonseca para o 247

A grande imprensa oposicionista - e não a proposta de mudança - foi a principal responsável pela presença de Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais. A sua influência no Sul e Sudeste, onde tem maior penetração porque é lá que estão sediados os jornalões, ficou evidente com a votação do candidato tucano, que venceu com uma diferença expressiva a presidenta Dilma Rousseff nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, cujos governadores foram eleitos no primeiro turno.

A sua influência mais importante naturalmente foi em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, cujo governador Geraldo Alckmin, que liderou todas as pesquisas de intenção de votos, foi reeleito com larga margem de votos sobre seus opositores, apesar dos grandes problemas do Estado, como a falta de água e a insegurança pública. Qual a explicação? Como o paulista certamente não é masoquista para manter o governador que o faz sofrer com esses problemas, a explicação está justamente no papel desempenhado pela mídia oposicionista, que salvaguardou Alckmin das críticas e minimizou os problemas, inclusive fazendo vista grossa para as denúncias de corrupção no metrô.

Em contrapartida fez estardalhaço na divulgação do julgamento do mensalão, com a valiosa ajuda do então ministro Joaquim Barbosa, e das denúncias de corrupção na Petrobrás. Com uma campanha sistemática de oposição ao governo federal, a mídia oposicionista conseguiu pregar no PT o rótulo de partido de corruptos, fazendo verdadeira acrobacia nos textos para de alguma forma envolver a presidenta Dilma, o que lhe tirou muitos votos no sul. O pleito deixou claro, por outro lado, que quem faz oposição ao governo são os ricos, a elite, da qual fazem parte os proprietários dos grandes veículos de comunicação de massa.

Essa imprensa também influenciou os eleitores que residem no exterior, onde Aécio teve a maioria dos votos. Isto porque os brasileiros que moram lá fora não vivem a realidade do seu país - o que lhes permitiria fazer melhor juízo da situação nacional e da atuação do governo - e recebem as informações através da imprensa dos países onde residem, a qual, por sua vez, forma sua opinião sobre o Brasil estribada justamente no noticiário da mídia oposicionista, que reúne os mais importantes veículos de comunicação do país. Prova disso é que veículos como o "Financial Times" e "The Economist", por exemplo, praticamente transcrevem os textos dos jornalões nacionais.

A virada de Aécio, portanto, que conseguiu ultrapassar Marina Silva na reta final da campanha, não se deve nem aos seus projetos de mudança ou à sua facilidade de comunicação mas, fundamentalmente, à imprensa comprometida com o objetivo da elite de apear o PT do poder. Até porque Marina também tinha propostas de mudança, mas não teve o valioso apoio dessa mesma imprensa que, na verdade, tem no tucano o representante dos interesses políticos e econômicos dessa elite. E agora, dando sequência ao seu projeto de eleger o senador mineiro, já faz afagos na candidata do PSB, acusando o PT de responsável pela sua queda para o terceiro lugar e insinuando o seu apoio ao tucano no segundo turno.

Antes mesmo que o PSDB inicie as conversações com Marina, em busca do seu apoio para a segunda fase do pleito presidencial, a mídia oposicionista já trabalha nesse sentido, procurando induzir a ex-senadora acreana a aliar-se a Aécio. E a principal estratégia é bater na tecla de que o PT foi o responsável, com sua campanha agressiva, pelo emagrecimento da candidatura dela, embora o candidato tucano tenha adotado o mesmo tom. Já no "Bom Dia Brasil" da TV Globo, nesta segunda-feira, a economista Miriam Leitão entrou no ar para fazer apenas um rápido comentário, dizendo que o PT deixou seqüelas entre os partidários de Marina, o que, na opinião dela, deve orientar os seus votos para Aécio.

O colunista Ricardo Noblat, por sua vez, revelando-se também alinhado com a orientação do seu jornal, disse que "nenhum instituto de pesquisa foi capaz de antecipar o tamanho da ojeriza nacional ao PT. O partido, praticamente, acabou varrido do Sul do país onde perdeu as eleições para governador e senador". Ora, o sul não é o país inteiro e, portanto, a "ojeriza ao PT" não pode ser nacional, até porque o partido de Dilma venceu no nordeste e, inclusive, no próprio Estado de Aécio, Minas Gerais. Noblat deixa claro, em sua coluna, sua torcida para que a candidata do PSB decida apoiar o tucano.

Por sua vez, um grupo de intelectuais que apoiou a candidatura de Marina já distribuiu nota manifestando seu apoio a Aécio Neves, o que, no entanto, não é surpresa nenhuma, bastando ver os nomes que assinaram a nota - Gustavo Franco, Edmar Bacha e Luiz Felipe Lampreia, entre outros - todos oriundos do governo de FHC. No final da nota eles dizem que apóiam Aécio "porque queremos que as pessoas realmente se emancipem da ineficiência e das distorções dos serviços públicos, da pobreza que amesquinha seus horizontes e da falta de acesso a direitos fundamentais em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança pública". Ora, todo mundo sabe que foi o governo do PT que tirou mais de 30 milhões de brasileiros da linha de pobreza, alargando os seus horizontes, e desenvolveu os maiores programas sociais já realizados no país.

De qualquer modo, a manifestação desse grupo não representa o pensamento de todo o eleitorado de Marina que, mesmo que decida apoiar um dos dois candidatos no segundo turno, obviamente não levará todos os seus votos para o lado que pender. Até o dia das eleições muitas negociações deverão se desenvolver em busca dos votos da candidata do PSB que, sem dúvida, serão praticamente decisivos para a vitória do beneficiário. E nessas conversações não entrarão apenas os aspectos emocionais, mas, sobretudo, as questões de interesse nacional, ou seja, do povo brasileiro. A nova corrida, portanto, agora com apenas dois concorrentes, está apenas começando.
Herculano
07/10/2014 13:43
APOSTAS

Aos que me cobram: ganhei todas as apostas que fiz, a última inclusive, numa churrascaria de Gaspar, a vista de todos, sob defesa e fundamentos lógicos e da experiência. Tudo previsível, nada de premonição ou exercícios exotéricos. Foi na sexta-feira, dia três de outubro.

Rafaela
07/10/2014 13:42
Tem cabo eleitoral ai que não deveria mais ter espaço, pois nem seu candidato acredita no voto!


Tem que tirar selfie para provar que votou, isso é crime viu
Herculano
07/10/2014 13:40
A BASE ALIADA DE DILMA E AÉCIO

Feitas as contas, o PT diz que é quem possui a governabilidade no Congresso porque elegeu 304 deputados federais na sua coligação. Meia verdade.

Primeiro se isto fosse verdade inteira, o PT teria aprovado todos os seus pleitos porque sempre teve maioria mais folgada do que estes 304 que arrota agora para a próxima legislatura. Nem a verba para terminar a ponte do Vale em Gaspar conseguiu votar, apesar desta folgada maioria.

A segunda meia verdade, é que uma boa massa destes 304 vão trair o PT se por acaso Aécio Neves, PSDB, for eleito. Tem gente que não suporta ser oposição, em qualquer circunstância. Foi assim que o PMDB se tornou aliado do PT, depois de dar apoio por oito anos ao governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

Nas contas do PT, Aécio teria no próximo governo apenas 128 deputados e se por acaso os partidos que apoiaram Marina Silva, PSB, viessem para o segundo turno, seriam outros 52 a se somar aos de hoje de Aécio. Ou seja: longe da maioria que é de 304 num universo de 513 deputados. e por lá ainda flutuam outros 29 deputados dos nanicos não alinhados aos três e que nunca dariam apoio a Aécio, e provavelmente ao PT, como é o caso do Psol.

Resumindo. Aécio não terá vida fácil no Congresso, como não teve, ou tem o PT, mas longe do terrorismo que o pessoal que está no poder esbanja por ai nas redes para desmotivar muitos eleitores ao voto contra o PT, ou a favor do PSDB neste segundo turno.
Herculano
07/10/2014 12:51
CATANDO VOTOS

Agora é possível entender a razão pela qual os petistas daqui foram bangunçar num sábado em plena XV de Novembro e de lá saíram corridos.

É que eles já sabiam que não tinham votos por aqui e tentaram enganar por lá. A contagem deste domingo demonstrou isto.
Herculano
07/10/2014 12:45
BASTA DE PT, por Marco Antônio Villa, sociólogo e historiador em O Globo

Parte 1

Dilma foi a terceira pior presidente em termos de crescimento econômico. Só perdeu para Floriano Peixoto e Fernando Collor

Estamos vivendo um momento histórico. A eleição presidencial de 2014 decidirá a sorte do Brasil por 12 anos. Como é sabido, o projeto petista é se perpetuar no poder. Segundo imaginam os marginais do poder - feliz expressão cunhada pelo ministro Celso de Mello quando do julgamento do mensalão -, a vitória de Dilma Rousseff abrirá caminho para que Lula volte em 2018 e, claro, com a perspectiva de permanecer por mais 8 anos no poder.

Em um eventual segundo governo Dilma, o presidente de fato será Lula. Esperto como é, o nosso Pedro Malasartes da política vai preparar o terreno para voltar, como um Dom Sebastião do século XXI, mesmo que parecendo mais um personagem de samba-enredo ao estilo daquele imortalizado por Sérgio Porto.

Diferentemente de 2006 e 2010, o PT está fragilizado. Dilma é a candidata que segue para tentar a reeleição com a menor votação obtida no primeiro turno desde a eleição de 1994. Seu criador foi derrotado fragorosamente em São Paulo, principal colégio eleitoral do país. Imaginou que elegeria mais um poste. Não só o eleitorado disse não, como não reelegeu o performático e inepto senador Eduardo Suplicy, e a bancada petista na Assembleia Legislativa perdeu oito deputados e seis na Câmara dos Deputados.

A resistência e a recuperação de Aécio Neves foram épicas. Em certo momento da campanha, parecia que o jogo eleitoral estava decidido. Marina Silva tinha disparado e venceria - segundo as malfadadas pesquisas. Ele manteve a calma até quando um dos seus coordenadores de campanha estava querendo saltar para o barco da ex-senadora.

E, neste instante, a ação das lideranças paulistas do PSDB foi decisiva. Geraldo Alckmin poderia ter lavado as mãos e fritado Aécio. Mas não o fez, assim como José Serra, o senador mais votado do país com 11 milhões de votos. Foi em São Paulo que começou a reação democrática que o levou ao segundo turno com uma vitória consagradora no estado onde nasceu o PT.
Herculano
07/10/2014 12:44
BASTA DE PT, por Marco Antônio Villa, sociólogo e historiador em O Globo

Parte 2

Esta campanha eleitoral tem desafiado os analistas. As interpretações tradicionais foram desmoralizadas. A determinação econômica - tal qual como no marxismo - acabou não se sustentando. É recorrente a referência à campanha americana de 1992 de Bill Clinton e a expressão "é a economia, estúpido". Com a economia crescendo próximo a zero, como explicar que Dilma liderou a votação no primeiro turno? Se as alianças regionais são indispensáveis, como explicar a votação de Marina? E o tal efeito bumerangue quando um candidato ataca o outro e acaba caindo nas intenções de voto? Como explicar que Dilma caluniou Marina durante três semanas, destruiu a adversária e obteve um crescimento nas pesquisas?

Se Lula é o réu oculto do mensalão, o que dizer do doleiro petista Alberto Youssef? Imagine o leitor quando o depoimento - já aceito pela Justiça Federal - for divulgado ou vazar? De acordo com o ministro Teori Zavascki, o envolvimento de altas figuras da República faz com que o processo tenha de ir para o STF. E, basta lembrar, segundo o doleiro, que só ele lavou R$ 1 bilhão de corrupção da Refinaria Abreu e Lima. Basta supor o que foi desviado da Petrobras, de outras empresas e bancos estatais e dos ministérios para entender o significado dos 12 anos de petismo no poder. É o maior saque de recursos públicos da História do Brasil.

Nesta conjuntura, Aécio tem de estar preparado para um enorme bombardeio de calúnias que irá receber. Marina Silva aprendeu na prática o que é o PT. Em uma quinzena foi alvo de um volume nunca visto de mentiras numa campanha presidencial que acabou destruindo a sua candidatura. Não soube responder porque, apesar de ter saído do PT, o PT ainda não tinha saído dela. Ingenuamente, imaginou que tudo aquilo poderia ser resolvido biblicamente, simplesmente virando a face para outra agressão. Constatou que o PT tem como princípio destruir reputações. E ela foi mais uma vítima desta terrível máquina.

O arsenal petista de dossiês contra Aécio já está pronto. Os aloprados não têm princípios, simplesmente cumprem ordens. Sabem que não sobrevivem longe da máquina de Estado. Contarão com o apoio entusiástico de artistas, intelectuais e jornalistas. Todos eles fracassados e que imputam sua insignificância a uma conspiração das elites. E são milhares espalhados por todo o Brasil.

Teremos o mais violento segundo turno de uma eleição presidencial. O que Marina sofreu, Aécio sofrerá em dobro. Basta sinalizar que ameaça o projeto criminoso de poder do petismo. O senador tucano vai encontrar pelo caminho várias armadilhas. A maior delas é no campo econômico. O governo do PT gestou uma grave crise. Dilma foi a terceira pior presidente da história do Brasil republicano em termos de crescimento econômico. Só perdeu para Floriano Peixoto - que teve no seu triênio presidencial duas guerras civis - e Fernando Collor - que recebeu a verdadeira herança maldita: uma inflação anual de quatro dígitos. O PT deve imputar a Aécio uma agenda econômica impopular que enfrente radicalmente as mazelas criadas pelo petismo. Daí a necessidade imperiosa de o candidato oposicionista deixar claro - muito claro - que quem fala sobre como será o seu governo é ele - somente ele.

Aécio Neves tem todas as condições para vencer a eleição mais difícil da nossa história. Se Tancredo Neves foi o instrumento para que o Brasil se livrasse de 21 anos de arbítrio, o neto poderá ser aquele que livrará o país do projeto criminoso de poder representado pelo PT. E poderemos, finalmente, virar esta triste página da nossa história.
Herculano
07/10/2014 12:24
DIA DO PROFESSOR

Hoje é dia de homenagem na Câmara de Gaspar. As sete horas da noite, depois da sessão ordinária, os professores serão homenageados pelo seu dia.
Herculano
07/10/2014 12:13
A FRACA RENOVAÇÃO DA ASSEMBLEIA

Dos atuais 40 deputados estaduais, não concorreram a reeleição Joares Ponticelli, PP, Edison Andrino, PMDB, Gilmar Knaesel, PSDB, Reno Caramori, PP, Sargento Soares, Psol, Altair Guidi, PMDB e Ciro Roza, PSD. Não se reelegeram Renato Hinning e Manoel Motta(PMDB), Jailson Lima da Silva, Volnei Morastoni(PT), Nilson Gonçalves e Dóia Guglielmi(PSDB).
CIDADÃO INDIGNADO
07/10/2014 12:00
ILHOTA EM CHAMAS... EM LATAS.... NO BURACO... EM FIM.. ESSA DEBANDADA FAZ REFLETIR.... MUITOS AGORA QUEREM SE FAZER DE BONS MENINOS SAINDO FORA DO QUE AJUDARAM A DESTRUIR E AFUNDAR... O QUE DIZER DO SR. GILBERTO... EXPERIENTE EM FINANÇAS DESIGNADO SECRETÁRIO... MOSTROU-SE COMO UM BOM COLOCADOR DE PLACAS DE CANDIDATO À DEPUTADO... E DIZEM QUE ISSO TINHA CUSTO.. E DIZEM QUE A PREFEITURA ESTA QUEBRADA... ESTRANHO...SERÁ QUE UMA COISA TEM HAVER COM A OUTRA?.. NO MÍNIMO PELO DESCASO COM A GESTÃO SIM... OU SERÁ QUE O SR. GILBERTO DE ALGUMA FORMA CONCLUIU SEUS OBJETIVOS PESSOAIS LÁ NA PREFEITURA? ESTARIA O SR. GILBERTO FUGINDO DA PROPRIA CRIATURA?? E O SR. ZEZINHO.. EM 2013 SUA ATUAÇÃO NA PASTA DE FINANÇAS FOI RIDÍCULA, NA PASTA DE INDUSTRIA E COMÉRCIO O QUE FEZ ALÉM DE RECEBER SALÁRIO? TROUXE ALGUMA EMPRESA PARA O MUNICÍPIO? O QUE FEZ PARA PRESERVAR O DISTRITO INDUSTRIAL? VALE LEMBRAR QUE TEMPO ATRÁS ESTIMULARAM UMA INVASÃO DE SEM-TETOS LÁ, E AGORA? NEM CASA PARA AS PESSOAS, NEM DISTRITO, NEM EMPRESAS... UM DESASTRE TOTAL AO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL... ESSE TALVEZ DEVERIA SER DESIGNADO MOTORISTA DO PREFEITO O QUE FAZIA COM LOUVOR NA CAMPANHA ELEITORAL...E OS DEMAIS??? FALTA ESPAÇO AQUI PRA ESCREVER....ENQUANTO ISSO O PREFEITO..... VAI AO EXTERIOR.. PRsETIGIAR LARGADA DE REGATA...HUMMM DESSE ENTÃO O QUE ESPERAR???? O QUE CONQUISTOU COM O FRUTO DE SUA ADMINISTRAÇÃO? NADA...DESCULPE DIZER A VERDADE MAS SÓ CHEGOU ONDE CHEGOU PELA TRAGÉDIA FAMILIAR QUE OCORREU... HERDOU ESPAÇO DO PAI QUE NUNCA SERIA DELE.... ÚNICAS AÇÕES DE INVESTIMENTO A SE REALIZAR NO MUNICÍPIO SERÃO POR CONTA DO FUMDAM... UMA MEGA OPERAÇÃO DE CRÉDITO QUE O ESTADO FEZ E DIZTRIBUIU POR TODOS OS MUNICÍPIOS...OU SEJA, POR MÉRITOS DA ADMINISTRAÇÃO NADA... ADMINISTRAR OS RECURSOS MUNICIPAIS A FIM DE INVESTIR..... NADA... E AS URNAS?? APROVAM ISSO..... O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE...
Herculano
07/10/2014 11:56
MANO A MANO PESADO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo.

Olhando a composição do pódio, 2014 dá a impressão de repetir a primeira rodada de 2010 em termos de resultado: PT na frente, PSDB em segundo refletindo o mano a mano de sempre (agora pela sexta vez em 20 anos), a tentativa de terceira via de novo de fora e mais uma vez personificada por Marina Silva.

Descontadas pequenas variações para mais e para menos, os desempenhos numéricos também foram relativamente parecidos com os da eleição anterior. Dilma Rousseff piorou bem, mas manteve a liderança; Aécio Neves teve um ponto a mais que José Serra e Marina superou-se em apenas dois, ficando no patamar dos 20%.

O governo confirmou supremacia no Norte e Nordeste, o PSDB a preferência no Sudeste e Centro-Oeste. Terminam aí as semelhanças. No mais, o cenário é inteiramente diferente não só em relação a 2010, mas também na comparação com os de 2002 para cá em que no enfrentamento direto os petistas fortalecidos e unidos bateram tucanos acuados e divididos.

Isso não significa que o governo entra em campo enfraquecido para a batalha do segundo turno. Nem de longe. Continua contando com muitas vantagens. Só não pode mais contar com todas elas. Por exemplo, uma de fundamental importância: base de apoio social. Fator que já permitiu ao partido apresentar qualquer versão sobre seus comportamentos, inventar o que bem entender a respeito de seus adversários e sair incólume diante da sociedade.

Foi por receio da liderança de Luiz Inácio da Silva aliada à força de base do PT que em 2005 a oposição não quis confrontar o então presidente quando o publicitário Duda Mendonça disse na CPI dos Correios que havia recebido dinheiro "por fora" para fazer a campanha de Lula em 2002. Pelo mesmo motivo, as duas candidaturas presidenciais tucanas de 2006 e 2010 evitaram ataques frontais a ele na ilusão de que assim preservariam votos.

Era medo do PT. Geraldo Alckmin até tentou enfrentá-lo em debate do primeiro turno, mas foi mal visto pelo público. No segundo, caiu naquela armadilha das privatizações tentando se mostrar mais estatizante que o PT e foi o que se viu: vestiu um colete cheio de adesivos de estatais e espantou seu eleitorado.

A situação agora é outra. São Paulo deu a senha e o PT entendeu o recado: o cristal da inviolabilidade foi definitivamente trincado. E com o rompimento dessa blindagem, foi-se também a razão para a oposição ter medo do PT e, por que não dizer, de Lula. Isso leva o PSDB com muito mais desenvoltura ao embate, libera o ex-presidente Fernando Henrique para articular o apoio de Marina Silva e confere nitidez ao debate.

A votação de Aécio Neves no Estado surpreendeu os petistas, bem como a dianteira de José Serra sobre Eduardo Suplicy na eleição para o Senado.

Na avaliação de alguns deputados e do assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, ainda na noite de domingo, o partido não tem como escapar de fazer uma análise franca e detalhada sobre as razões do prejuízo que atingiu a bancada federal e de maneira bastante acentuada, a estadual.

No primeiro momento, todos concordam que o PT não soube avaliar corretamente a extensão do repúdio ao partido por não ter dado atenção aos efeitos que os desvios de conduta de alguns poderiam causar em todos na medida em que a cúpula e mesmo o governo não reagiu de maneira incisiva às denúncias de corrupção. Na opinião do deputado Arlindo Chinaglia, houve uma preocupação excessiva e exclusiva em enumerar os feitos do governo. "Abdicamos de fazer política."

A questão agora é se dá tempo de mudar o cenário, uma vez que São Paulo tem um peso extraordinário na contabilidade geral dos votos e que as votações de Aécio Neves e Marina Silva, somadas (55% contra 41%), indicam claramente que o desejo de mudança venceu o medo de romper o imobilismo. No quadro de muitas dúvidas só uma coisa é certa: o mano a mano será pesado.
LUCIANO DA CUNHA
07/10/2014 11:45
INFELIZMENTE VAI ACONTECER O MESMO QUE GASPAR

ESTA SURGINDO CENTENAS DE VÍDEOS COMPROVANDO A CRIME ELEITORAL DE DILMA DO PT,MAS,

COMO AQUI EM GASPAR A LEI NÃO FUNCIONA CERTAMENTE NÃO FUNCIONARÁ PRA DILMA.

A PRESIDENTE DILMA SIM COMETEU CRIME ELEITORAL, OLHEM ESTE VÍDEO GRAVADO POR UMA MORADORA.

https://www.youtube.com/watch?v=6nxI83z9OYk

QUANDO VOCÊ SE SENTIR UM IDIOTA ANIME-SE. TEM GENTE QUE DEFENDE O PT( PERDA TOTAL).
sidnei luis reinert
07/10/2014 10:50


02/10/2014 às 15:28
USO CRIMINOSO DOS CORREIOS EM FAVOR DE DILMA: JÁ SE TEM A PROVA PROVADA. AGORA CUMPRE AO TSE CASSAR A SUA CANDIDATURA ? NA HIPÓTESE DE HAVER LEI NO PAÍS

O crime eleitoral está comprovado.

Não se trata de mera acusação do PSDB.

Não se trata de mera ilação da imprensa.

Não se trata de mera suposição.

Cidadãos, pagadores de impostos, tão donos dos Correios como eu e você, flagraram um carteiro entregando propaganda eleitoral da Dilma. Sim, o rapaz faz isso em horário de expediente. O material que está sendo entregue não tem chancela, não tem carimbo, não tem nada. Assistam ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=ztlk0_ARulI

Já sabíamos que os Correios haviam distribuído quase cinco milhões de folders da candidata Dilma Rousseff sem nenhuma forma de registro que comprovasse o pagamento. Mas isso ainda é pouco: os tucanos reúnem evidências de que uma parcela do material do PSDB entregue legalmente à estatal para ser distribuído, com o devido pagamento e a devida chancela, desapareceu, não foi entregue, sumiu.

Na quinta-feira passada, há uma semana, numa reunião num comitê do PT em Minas, o deputado do partido, Durval Ângelo, afirmou: ?Se, hoje, nós temos a capilaridade da campanha do [Fernando] Pimentel [candidato do PT ao governo de Minas] e da Dilma em toda Minas Gerais, isso é graças a essa equipe dos Correios?. Mais adiante, diz ainda: ?A Dilma tinha em Minas Gerais, em alguns momentos, menos de 30%. Se, hoje, nós estamos com 40% em Minas Gerais, tem dedo forte dos petistas dos Correios?.

Revejam o vídeo com a confissão.

https://www.youtube.com/watch?v=D5W54-l9A58

Atenção, leitores! Atenção, brasileiros de toda parte! Isso é crime! Na verdade, há aí uma penca de crimes: abuso de poder econômico, doação irregular estimada em dinheiro feita por ente estatal e improbidade administrativa. Isso só para começar. O que a legislação prevê nesses casos? A cassação da candidatura. Tanto da candidatura de Dilma como da candidatura de Pimentel.

?Ah, querem ganhar no tapetão!? Não! Ocorre que é preciso vencer, seja quem for, segundo as regras legais.

O pobre carteiro que entrega os panfletos, a gente nota, está visivelmente contrariado. É evidente que ele não executa o serviço sujo para o PT por conta própria ou por vontade. Está proibido de falar. Os Correios têm uma rede enorme de franqueados, e os funcionários são contratados segundo as normas dea CLT: podem ser demitidos sem nenhuma das exigências burocráticas que existem para dispensar um servidor concursado. Assim, gente pobre, gente humilde, que não pode perder o emprego, é constrangida a trabalhar para uma máquina que se apoderou do estado brasileiro.

O crime está aí comprovado, aos olhos de todos. Existe a confissão do deputado Durval Ângelo. Ela se deu na presença de Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, que se calou ? e, portanto, confessou também. E agora temos a comprovação, em vídeo, do uso da estatal em favor do PT e de sua candidata. E o que diz o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, a quem a empresa é subordinada?

Lembram-se do assalto à Petrobras? É evidente que aquilo não aconteceu por acaso nem é uma exceção. Talvez esteja em vigência no Brasil hoje a maior máquina jamais criada para usar o que pertence a todos os brasileiros em benefício de alguns.

Estamos sendo assaltados em escala jamais vista. Também isso estará em questão quando os brasileiros forem votar no domingo.

Por Reinaldo Azevedo
Almir
07/10/2014 10:47
Herculano.

Porque será que o prefeito de ILHOTA sr. Daniel C. Bosi, está fazendo questão de esconder o que vem acontecendo em sua gestão, é tanto descaso, tanta falta de governo que chega a dar pena. São empreiteiras abandonando a cidade por falta de pagamento, fornecedores deixando de vender pelo mesmo motivo, folha de pagamento dos servidores nas alturas, secretários se demitindo as pencas como por exemplo: Airton da educação, toninho de obras, Odir Pereira(zezinho) da industria e comércio, e agora o todo poderoso braço de ferro do prefeito o Gilberto da secretária de finanças que se demitiu. Do jeito que vai não vai sobrar pedra sobre pedra.
Herculano
07/10/2014 10:05
ECOS DAQUELE JUNHO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Engana-se redondamente quem acha que as manifestações de junho de 2013 foram episódicas, um vento que passou. Elas permearam todo o primeiro turno e terão papel relevante no segundo.

E o que elas diziam aos poderosos de todas as unidades da Federação, de todos os partidos e de todos os Poderes? Que a palavra de ordem desta eleição de 2014 seria... mudança.

O vento virou uma ventania que derrotou quatro governadores (DF, ES, PI e TO) já no primeiro turno e empurrou outros dez para um desconfortável segundo turno. Em tempos de mudança, a reeleição, sempre um grande trunfo, transformou-se também num fardo.

Esse movimento atingiu a presidente Dilma Rousseff, que venceu o primeiro turno, mas só em termos. Dilma saiu menor do que Lula em 2002 e 2006 e do que ela própria em 2010. Um dos motivos, talvez o principal, foi o tufão da mudança federal que veio de São Paulo.

Berço tanto do PT quanto do PSDB, o Estado é sobretudo o centro financeiro e industrial do país, onde há maior compreensão dos equívocos não só na condução, mas na concepção econômica do governo Dilma. Natural, portanto, que a onda da mudança, encorpada pelo antipetismo, tenha definido de forma particularmente forte os votos paulistas.

Dilma ficará ainda mais rouca de tanto falar em "fantasmas do passado", para conter a onda de mudança e reforçar estigmas contra o PSDB, logo contra Aécio. Para inverter o jogo, ele terá de combater o "monstros do presente", criando uma promessa de futuro --ou seja, reforçando o vento da mudança, mas "para melhor".

Mantidas as curvas da reta final do primeiro turno, o Datafolha desta quinta (9) poderá trazer Aécio na liderança, acionando todo o exército e a munição petista. Guerra fascinante, mas, além do debate ideológico sobre a economia e do debate político sobre métodos, virão os torpedos. Pode, agora metaforicamente, cair um novo avião e bagunçar tudo.
Paulo de Souza Demendes
07/10/2014 09:23
Caro Herculano, e, demais interessados!

Perguntar para não ofender!

Estava eu andando pela cidade até que me deparei com alguns boatos, sabemos que agora até 2016, será campanha direta para as eleições municipais. Conforme a decisão do eleitorado nas urnas neste ultimo domingo, deu para perceber que querem mudança, mas gostaria que continuasse como está. Porém não pude deixar ver que tem grupo politico já se lançando candidatos a majoritária, se nem conseguiram fazer 300 votos para se deputado, ou melhor 288, é de uma certa arrogância, e os olhos cresceram pra cima do poder! Ganancia!
Herculano
07/10/2014 09:13
INCRÍVEL CIVILIDADE

Nos noticiários de ontem noite, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, deu duas informações importantes:

1. Recebeu um telefonema civilizado de Marina Silva, PSB, cumprimentando-o pelas eleições. "Civilizado"? Dilma queria o que? Que Marina fosse deseducada como é todo crica e fanático do seu partido que não tolera opinião e gestos divergentes?

2. Que vai no segundo turno comparar os oito anos de Fernando Henrique Cardoso, PSDB, com os oito anos de Luiz Inácio Lula da Silva, e quatro dela. Ou seja, vai comparar coisas passadas. Vai disfarçar o presente cheio de dúvidas e se negar a discutir o futuro. E pelo que os petistas estão publicando nas redes sociais, sem discurso, planos e resultados, o jogo sujo prevalecerá para intimidar ou animar os desinformados, fracos, ignorantes, analfabetos e dependentes, ou gente de rabo preso. Wake up, Brazil!
Herculano
07/10/2014 08:44
CHAMADA DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DE HOJE ANTECIPA A DECISÃO QUE MARINA SILVA ANUNCIARÁ AMANHÃ

Marina vai anunciar apoio a Aécio no 2º turno. Ex-senadora estuda a melhor maneira de se aliar ao tucano sem parecer incoerente com a ideia de 'nova política'.

"A avaliação é que não dá para ter mais quatro anos desse governo. Isso é ponto pacífico. O nosso compromisso é com o movimento de mudança", disse João Paulo Capobianco, um dos mais próximos assessores de Marina.
Herculano
07/10/2014 08:40
DIPSUTA PRESIDENCIAL VISTA PELOS LEITORES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
l
Impressiona observar o altíssimo número de não votantes num país em que o voto é obrigatório. Se somarmos votos nulos e brancos, os números são alarmantes (cerca de 29%) e deveriam ser motivo de análise criteriosa. Nesse universo, pode estar a chave do sucesso no segundo turno. Luiz Abrahão (São Paulo, SP)

É patético comemorar a saída de Marina da disputa e a passagem de Aécio ao segundo turno. Que o PT não vem bem é inegável com os escândalos da Petrobras, os mensaleiros etc. Mas como se esquecer da compra de votos na reeleição, da privatização das teles, do Rodoanel, das propinas da Alstom, do aeroporto na fazenda do tio, do banco Opportunity e do mensalão mineiro? Não dá para festejar nada. Chega do roto e do rasgado. Nilton Nazar (São Paulo, SP)

Lamentáveis as manifestações em redes sociais, denotando preconceito, ao criticar os eleitores do Norte e do Nordeste por terem votado em Dilma. Tal comportamento demonstra dificuldade em conviver com a democracia. Vale lembrar que a candidata venceu em dois Estados da região Sudeste: Rio de Janeiro e Minas Gerais. Erivan Augusto Santana (Teixeira de Freitas, BA)

Gostaria que o Aécio Neves ganhasse a eleição no segundo turno. Não sou adepto do PSDB e muito menos do PT, porém devo admitir que o PT é o único partido que sabe fazer oposição. Renildo Marques Machado (São Paulo, SP)

Durante o primeiro turno, os petistas martelaram que Marina Silva é uma fundamentalista religiosa. Agora, Marcelo Crivella, da Igreja Universal, vai ao segundo turno no Rio apoiado por Dilma. Dá para entender isso? Marcelo Cioti (Atibaia, SP)

Ao comparar o mapa da distribuição dos votos por Estado na corrida presidencial, constatei, com enorme pesar, a semelhança entre o domínio exercido hoje pelo PT e aquele que o antigo PFL exercia na década de 1980. Diferentes no início de suas trajetórias, os dois partidos se assemelharam no pragmatismo. Maria de Fátima Dias de Sousa Brito (Belo Horizonte, MG)

É a hora da verdade para Marina Silva. Não se espera que ela repita 2010. Sua omissão à época ajudou na manutenção de um governo marcado por corrupção. Mas bastará ganhar um favor de Lula para ela ceder apoio. Laércio Zannini (São Paulo, SP).
Herculano
07/10/2014 08:27
PERNAMBUCO QUER PSB CONTRA DILMA NO 2º TURNO, por Cláudio Humberto, na coluna que ele publicou hoje nos jornais brasileiros

Após o eleger governador mais bem votado do País, Paulo Câmara, e Fernando Bezerra senador, o PSB-PE deve defender o apoio nacional a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. Os socialistas de Pernambuco (e a família de Eduardo Campos) consideram que esta seria a vontade do falecido líder, que se lançou candidato a presidente contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT).

DILMA, NEM PENSAR
Em entrevistas e discursos, Eduardo Campos ressalvava que seu projeto não era contra o amigo Lula, e sim contra a reeleição de Dilma.

BETO PRESIDENTE
O gaúcho Beto Albuquerque, ex-vice de Marina, é o favorito do PSB-PE e da família Campos para assumir a presidência nacional do partido.

INDICANDO VICE
O PSB pernambucano deve indicar o futuro vice-presidente nacional do partido: Renata Campos ou o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB).

PENSANDO MIÚDO
Obstáculo à aliança com Aécio (PSDB), o presidente interino do PSB, Roberto Amaral prefere tornar o partido uma linha auxiliar do PT.

DERROTA SAIU CARA
Presidente da CPI e da CPMI da Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB) ficou em 3º lugar na disputa pelo governo da Paraíba, com apenas 5,2% dos votos. Até parece que, para ele, importante mesmo é competir, apesar de ser um dos candidatos com maior "custo por voto". Considerando a previsão de gastos (R$ 25 milhões) e a votação obtida, é só fazer as contas: cada um dos seus 106 mil votos custou R$ 235.

DEZ VEZES MENOS
Custaram bem menos que os de Vital do Rêgo os votos de Cassio Cunha Lima (R$ 18) e Ricardo Coutinho (R$ 26), na Paraíba.

GASTOS TOTAIS
A previsão de gastos da campanha do tucano Cássio Cunha Lima foi R$ 18 milhões; a de Ricardo Coutinho (PSB), R$ 25 milhões.

MICO PETISTA
Vexame do PT em Pernambuco: não elegeu um só deputado federal e o João Paulo perdeu para senador até no Recife, onde foi prefeito.

SÓ O COMEÇO
Depondo sob delação premiada, o megadoleiro Alberto Youssef ainda não concluiu suas revelações escabrosas contra grandes empreiteiras. Têm razão para insônia o empreiteiro Marcelo Odebrecht e a cúpula da Camargo Correia. Youssef não está deixando pedra sobre pedra.

TUCANOS QUEREM DUDA
A cúpula do PSDB elogia o eficiente marqueteiro Paulo Vasconcelos, mas tenta convencer Aécio Neves (PSDB) a chamar o "Neymar do marketing político", Duda Mendonça, para reforçar o time no 2º turno.

O PESO DE JARBAS
Calou fundo nos pernambucanos a declaração do respeitado deputado federal eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB) contra a reeleição de Dilma, até por questões éticas insuperáveis, como o escândalo do Petrolão.

FORA DE ÓRBITA
O astronauta-camelô Marcos Pontes, que Lula mandou (por US$ 10 milhões) numa nave russa para plantar feijão no espaço, caiu da cauda do foguete: não foi eleito deputado federal, como queria.

PAZ VIRTUAL
Única no PT-DF a se reeleger deputada federal, Érica Kokay pregou ontem a "cultura de paz" no País. Ela empregava o militante do PT que agrediu Joaquim Barbosa, na época presidente do Supremo Tribunal.

DE CAMAROTE
A família Sarney não foi exatamente derrotada no Maranhão porque decidiu não se envolver na disputa, facilitando a vitória de Flávio Dino (PCdoB). A governadora Roseana se recusou a lançar candidato, e o espaço foi ocupado por Lobão Filho (PMDB), humilhado nas urnas.

TODOS CONTRA UM
Em disputa no segundo turno contra o governador Luiz Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) articula o apoio de Garotinho (PR) e do petista Lindbergh Farias, com quem fez dobradinha no último debate.

EMBLEMÁTICOS
Líder da PM contra o governador Cid Gomes (PROS), o Capitão Wágner (PR) foi o mais votado a estadual no Ceará, com 194,2 mil votos. Já o senador Inácio Arruda (PCdoB) sequer se elegeu deputado federal.

PERGUNTA NA BOCA DA URNA
Somando pouco mais de 20% e ficando em 3º para presidente no DF, Dilma poderá dizer aos visitantes ilustres que Brasília é sua casa?
Herculano
07/10/2014 08:21
DELAÇÃO NA OPERAÇÃO LAVA JATO É EXEMPLO PARA JUÍZES

Parte 1

A entrevista e o texto é de Frederico Vasconcelos. O ministro Gilson Langaro Dipp, mentor da criação das varas especializadas em julgar crimes financeiros e lavagem de dinheiro, diz que a Operação Lava Jato será um exemplo para todos os juízes brasileiros.

Favorável à delação premiada, Dipp critica os advogados que alegam motivos éticos para renunciar à defesa de réus colaboradores. "Existe ética em organizações criminosas?", pergunta.

Gaúcho de Passo Fundo, Dipp advogou durante 20 anos antes de entrar na magistratura. Recém-aposentado, ele concedeu esta entrevista na última quinta-feira (2) em seu gabinete no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, um dia depois de completar 70 anos.

Folha - Qual é a sua avaliação da Operação Lava Jato?
Gilson Dipp - Ela produziu a maior recuperação de valores da Justiça brasileira em todos os tempos. É importante, pois investiga fatos envolvendo a maior empresa pública brasileira [Petrobras]. Talvez seja o maior desvio de dinheiro público admitido por um investigado desde o caso Banestado.

Folha - Qual é a importância da delação premiada?
Dipp -É a primeira vez que o Supremo trata, numa ação penal originária [desde o início no STF], do instituto processual da delação premiada, regulamentada por lei no ano passado. Vai ser um exemplo para todos os juízes.

Folha - Como o senhor vê advogados renunciarem alegando que a delação premiada fere a ética, pois estimula a deduragem?
Dipp - Existe ética entre integrantes de organizações criminosas? Antes, os advogados criticavam a interceptação telefônica como a grande prova. Hoje, os tribunais têm uma interpretação quase uniforme do que pode ser utilizado como prova. A delação premiada está na lei. O advogado atua no interesse do réu, evidentemente remunerado. Com a delação premiada, passa a ser mero fiscalizador do cumprimento do acordo.
Herculano
07/10/2014 08:16
DELAÇÃO NA OPERAÇÃO LAVA JATO É EXEMPLO PARA JUÍZES

Parte 2

Folha - Como viu, nos últimos anos, as várias operações contra crimes de colarinho branco serem arquivadas?
Dipp - Com preocupação. Elas envolvem técnicas de investigação muito complexas. Os tribunais superiores não têm essa experiência e sensibilidade. Qualquer mácula, uma intercepção telefônica além do prazo, uma operação que nasceu numa denúncia anônima, provocava a nulidade.

Folha - Foi o caso da Operação Castelo de Areia, por exemplo...
Dipp - Esse é um exemplo de operação que tinha grandes possibilidades de ir mais longe, de esclarecer a corrupção do financiamento político, o envolvimento de agentes públicos e privados, grandes empresas.

Folha - Como vê o distanciamento entre a sentença do juiz de primeiro grau e a decisão dos tribunais superiores?
Dipp -É muito grande. Os tribunais superiores, em especial o Supremo, são extremamente rigorosos na apreciação de provas. O STF não tem a vocação para processar e julgar uma ação originária. Essa frustração dos juízes de primeiro grau realmente existe. Agora, o juiz tem que ter a isenção suficiente e a perspicácia para não se envolver com o caso que ele preside. O juiz não é investigador.

Folha -Em 2008, o senhor disse que, como corregedor do CNJ, foi penoso afastar o ministro Paulo Medina, colega do STJ. A ação penal ainda não foi julgada.
Dipp - Isso mostra a deficiência do nosso sistema, por causa do foro especial ou da falta de vocação e de estrutura dos tribunais superiores.

Folha - O Tribunal de Justiça da Bahia foi investigado em sua gestão no CNJ. Dois desembargadores afastados em 2013, e ainda investigados, reassumiram com foguetório, homenageados pelo governador e pelo prefeito. Como viu esse fato?
Dipp - Isso mostra a imagem da sensação de impunidade, de enfrentamento do sistema legal. Esse acinte, de serem recebidos com festa, parece que é para desmoralizar a Justiça.

Folha - Como avalia a suspensão da ação contra militares acusados de matar o ex-deputado Rubens Paiva?
Dipp - Eu participei do início dos trabalhos da Comissão da Verdade. Sempre foi muito difícil a colaboração efetiva das Forças Armadas. Que elas participaram de tortura, sequestros, ninguém tem dúvida. É o Estado que tem de se desculpar publicamente.
Sérgio Luís Batista de Almeida
07/10/2014 07:56
Caro Herculano e leitores.

Para não ser injusto e levar os louros da vitória que a mim foram creditados.

Venho aqui tecer alguns esclarecimentos em relação as eleições e aos candidatos que aparecem na matéria, que teriam sidos por minha pessoa apoiados e/ou eu agido como cabo eleitoral.

O candidato Serafim Venzom procurou me e solicitou apoio, porém como estou em final de curso em Blumenau e vivendo uma eleição muito dura, naquele momento, na Federação da qual sou Diretor, desculpei-me e não assumi nenhum compromisso com o mesmo.

Portanto, a campanha de Serafim Venzom ficou a cargo do Pedrinho pintor, ex candidato a vereador pelo PSDB e pela própria estrutura do Deputado.

Em relação ao Ismael a situação foi semelhante, devido aos mesmos compromissos. Os créditos devem ser dados a Jorge Luiz Pereira, meu genro que abraçou a campanha dele e do Jovino para federal.

Faço essas ressalvas para não ser injusto com aqueles que verdadeiramente trabalharam e também com meu partido, (PSDB), pois sempre sustentei minhas dificuldades em decorrência dos compromissos aqui citados. Sem deixar de considerar também aqueles que me ajudaram aqui em minha cidade na campanha para vereador.

Para encerrar eu penso, que o dia em que verdadeiramente deixarmos as picuinhas de lado e nos unirmos, poderemos sim ter um representante na ALESC, todavia enquanto ficarmos pensando somente em nosso umbigo, isto será extremamente difícil.

Agradeço o espaço.

Sérgio L.B. Almeida
247
07/10/2014 07:20
Agora vem a Dilma com seu slogan 171: Novo Governo, novas ideias, nova equipe (claro a velha está na Papuda), novos escândalos (para não perder a vocação) e Velha República!
Herculano
07/10/2014 07:15
DESESPERO?

O presidente do Samae, ex-presidente do PT, o ex-tucano Élcio Carlos de Souza postou no seu Facebook quatro fotos. Uma delas sugere ser Aécio Neves cachaceiro. Em outras três relaciona o candidato do PSDB ao tráfico, ao uso de drogas e a falsa campanha contra elas.

Na falta de discurso, proposta e resultados é assim que o PT vai combater o seu adversário?
LUCIANO DA CUNHA
07/10/2014 07:15
ESSA VAI PRA QUEM SE ACHA O MÁXIMO O PT

A terapia do laço cura até petista....
O pai chega em casa vestido numa novíssima camisa do PT. Entra no quarto do filho e beija o retrato de Che Guevara na parede.
O rapaz espantado pergunta:
- Que é isso paí? Ficou maluco? Logo você que é o maior "coxinha", "reaça" de primeira vestindo a camisa do PT?
- Que nada filho! Agora sou petista! Conversamos tanto sobre o Partido que você me convenceu! PT! PT! VIVA O PT! - grita o velho.
O rapaz, membro do DCE da universidade onde há oito anos faz um curso que dura quatro e fiel colaborador da JPT não se aguenta de tanta alegria!
- Senta aí companheiro! Vamos conversar! O que foi que te levou a essa decisão?
O pai senta-se ao lado do filho e explica:
- Pois é... cansei de discutir contigo e passei a achar que você tem razão.
Por falar nisso, lembra do Luís, aquele que te pediu dois mil reais da tua poupança emprestado para dar entrada numa moto?
- O que tem ele? Pergunta o filho...
- Pois é... Liguei pra casa dele e perdoei a dívida.
E fiz mais!
Falei que ele não precisa se preocupar com as prestações, pois vou usar oitenta por cento da sua mesada para pagar o financiamento!
- Pai!!!!! Você ficou louco? Pirou?
- Filho, lembre-se que agora nós somos petistas".
Perdoar dívidas e financiar o que não é nosso com o que não é nosso é a nossa especialidade!
Temos que dar o exemplo!
E tem mais! Agora 49% do seu carro eu passei para sua irmã.
Vendi pra ela quase a metade do seu carro!
Dessa forma você continua majoritário mas só podendo usá-lo em 51% do tempo!
- Mas o carro é meu, papai! Não podia fazer isso! Não pode vender o que é meu!
- Podia sim! Nossa Presidenta fez isso com a Petrobrás e você foi o primeiro a apoiar!
Só estamos seguindo o caminho dela!
O garoto, incrédulo e desolado entra em desespero, mas o pai continua:
- Outra coisa! Doei seu computador, seu notebook e seu tablet para os carentes lá do morro.
Agora eles vão poder se conectar!
- Pai! Que sacanagem é essa?
- Não é sacanagem não, filho!
Nós petistas defendemos a doação do que não é nosso, lembra?
Doamos aviões, helicópteros, tanques...
O que é um computador, um tablet e um note diante disso?
Prestes a entrar em colapso, o garoto recebe a última notícia:
- Filho, lembra daquele assaltante que te ameaçou de morte,
te espancou e roubou teu celular?
Vou agora mesmo retirar a queixa e depois para a porta da penitenciária
exigir a soltura dele, dizendo que ele é inocente!
- Pai... pelo amor de Deus... Você não pode fazer isso... O cara é perigoso!
- Perigoso nada!
É direitos Humanos que nós pregamos, filho!
Somos petistas com muito orgulho!
- Mas o cara me espancou! Me roubou, pai!
- Alto lá! Não há provas disso! Isso é estado de exceção!
O rapaz é inocente!
Nós fizemos a mesma coisa com os companheiros acusados no mensalão!
- Mas ele estava armado quando a polícia chegou!
- E daí????? Ele estava armado mas quem prova que a arma era dele?
A revista Veja? Isso é coisa de reaça, filho!
- Papai, você ficou doido! E o pai finaliza:
- Fiquei doido, ô seu filho da p*?
Na hora de defender bandido que roubou uma nação você é petista,
mas se roubarem você, deixa de ser.
Na hora de doar, perdoar dívidas e fazer financiamentos com o que é dos outros, você é petista.
Mas se fizer o mesmo com você, deixa de ser.
Na hora de dilapidar o patrimônio nacional, vendendo o que é mais precioso e não pertence
ao PT e sim ao povo, você é petista, mas se vender metade do que é seu, você deixa de ser!
Dito isso, tirou o cinto de couro grosso e mandou a cinta no moleque!
- TOMA ISSO SEU CRETINO PRA APRENDER A SER HOMEM E ASSUMIR SUAS IDÉIAS!
VAGABUNDO ORDINÁRIO! SALAFRÁRIO! PEGA AS SUAS COISAS E SUMA DAQUI!
- Vou pra onde, papai? Perguntou chorando...
- Agora você é um dos sem-teto que você defende, seu moleque idiota!
E vai se consultar com médico cubano, porque eu cancelei teu plano de saúde!
Dois dias depois o moleque bateu na porta curado.
Não era mais petista e não havia mais DCE ou JPT.
E nem chamava o pai de "reaça".
O milagre da educação aconteceu.
LUCIANO DA CUNHA
07/10/2014 07:10
UMA VEZ NA VIDA O PREFEITO PEDRO ZUCHI FALOU A VERDADE

É VERDADE QUANDO O CHORÃO DO ZUCHI FOI NA RADIO CHORAR E DIZER QUE O POVO GASPARENSE NÃO SABE VOTAR.

POIS SE SOUBE-SEM VOTAR NÃO TERIAM O REELEGIDO ALIAS NEM ELEITO TERIA SIDO.

PODE CHORAR A VONTADE ZUCHI E DAQUI 2 ANOS É VOCÊ QUE VAI CHORAR MAIS UM POUCO.
Adilson Luis Schmitt
07/10/2014 06:03
As eleições e as notícias!!!

O Brasil e os brasileiros vivem as emoções das eleições, em primeiro turno, realizadas no domingo último. As cinco opções definiram, em Santa Catarina, a reeleição de Raimundo Colombo, como Governador, Dario Berger como Senador, os dezesseis Deputados Federais, os quarenta Deputados Estaduais e seus Suplentes. Os brasileiros optaram pelo segundo turno para escolher o futuro Presidente. Entre os três melhores cotados a maioria optou por Aécio e Dilma, sobrando a terceira opção Marina Silva.
Os resultados mostraram um Brasil com diversas opções, mas nas Câmaras e Assembleias a maioria das vagas, foram de deputados reconduzidos. Mostrou na eleição majoritária a escolha das Regiões com números bastante variados. Erros de pesquisas fizeram algumas surpresas.
Gaspar votou em aparente calmaria, escolheu os seus preferidos e apresentou um quadro já conhecido para a Assembleia, onde dois candidatos locais colocaram seus nomes para escolha ou não dos eleitores. A tentativa mais uma vez resultou em insucesso como já tivemos em 2002, 2006, 2010 e agora em 2014. Não cabe aqui somente comentar o insucesso. O importante é verificar a origem desta ideia de eleger um representante da cidade. O grande projeto de escolha, como candidato, do Eng. Pedro Bornhausen em 2002, com o Projeto 100% Comarca de Gaspar, foi frustrado pela infeliz ideia da inscrição da esposa do atual Prefeito também como Candidata. Nas eleições seguintes o atual Prefeito e seus seguidores utilizaram da mesma estratégia para prejudicar e impedir que as lideranças locais tivessem alguma chance de sucesso.
Nesta segunda o Senhor Alcaíde de Gaspar, ocupando espaço numa das rádios de grande audiência, tentou de maneira irresponsável e irritante buscar as possíveis causas de tão baixa votação. Pois quem planta vento e discórdia, colhe somente insucessos. Buscar justificativas evasivas para a não conclusão de diversas obras iniciadas sem planejamento e recursos garantidos não podem servir.
Os gasparenses sabem escolher seus preferidos. Os últimos projetos de procurar escolher nomes capazes e com densidade eleitoral esbarraram na falta de usar os eleitores como parceiros. Ainda bem que algumas lideranças de outras regiões, mas comprometidas com nossa cidade foram escolhidas e, certamente, irão, mais uma vez suprir a ausência de locais como eleitos.
Errar é da natureza humana. A sua insistência, certamente levará a um quadro de total desunião dos objetivos. Basta fazer uma série dos últimos resultados de eleições municipais, para constatarmos que essa falta de projetos sérios nos levaram a ser governados por uma minoria raivosa e distante das aspirações da população.
O segundo turno para Presidente irá certamente proporcionar aos eleitores melhores esclarecimentos das propostas e rejeitar esse processo de destruição das conquistas alcançadas. A Petrobrás e os Correios, bem como as demais Empresas Públicas, voltarão a dar e ser orgulho para todos os brasileiros e brasileiras.

Adilson Luís Schmitt
Ex-Prefeito de Gaspar

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.