Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

30/09/2014

O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO I
O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, mais uma vez se meteu em outra polêmica. Apesar do gesto ter sido necessário e honesto, o debate é resultado da sua omissão como político e cidadão. Foi numa discussão sobre o péssimo atendimento do novo Hospital do PT de Gaspar. Chamado por uma cidadã, eleitora sua, Brick foi até o Pronto Atendimento do Hospital. E lá soube Brick o que sempre denunciei aqui, e que todos os gasparenses sabem e ele fingia não ver, que a cidadã em trabalho de parto estava sendo mandada para casa. 

O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO II
Mais. Brick viu e testemunhou a miséria no atendimento de outros casos. Na mensagem que postou e que a reproduzi no domingo na coluna na internet ? a mais acessada -, ele se disse impotente para ajudar na solução daquele cenário de horror.  Ao invés da discussão se focar contra esta rotina e sanha que coloca em risco a vida de gente fraca, indefesa, doente e desprotegida, ela se desviou para quem trouxe verbas para o hospital nos últimos tempos. Pronto. Um auê. Vergonha. A vida vale pouco em Gaspar. E a imprensa e o Ministério Público estão omissos. Incompreensível. Não importa quem trouxe ou não verbas. Com ou sem verbas, o hospital sob a administração do PT piorou o atendimento e vidas estão sob riscos. Este é o ponto central.

O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO III
Quem faz este tipo de discussão se desvia, faz o jogo do poder, do aparelhamento e não aponta os responsáveis e muito menos contribui para a solução de algo grave na nossa cidade. E isto interessa ao PT, ao poder, ao aparelhamento, à falta de transparência com a sociedade, aos que não querem meter a mão nesta cumbuca cheia de maribondos, como o próprio PMDB de Gaspar, que se apresentou na discussão de Gaspar contra Brick, mas que é governo com Dilma Vana Rousseff, PT (o que pediu para pagar os impostos atrasados e não fez nada pelo hospital, o que patrocina um SUS que afunda hospitais públicos) e com Raimundo Colombo, PSD. Esta discussão não soluciona, mas adia, cria insegurança, repulsa e aumenta o drama dos doentes, dos necessitados, dos que dependem de médicos, de plantões e sobreavisos marotos e do Hospital de Gaspar, agora sob politicalha barata do PT.

O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO IV
E por fim. Brick colhe e é fruto do seu próprio erro. Disse que era o novo, teve e tem sede para chegar ao pote. Por isto, fez e faz concessões.  Todas perigosas. Para ser presidente da Câmara, cedeu ao grupo que manda na prefeitura, fez uma aliança branca com o PT que lhe cobra, o expõe deliberadamente para deixá-lo fraco e dependente deste grupo na busca para ser candidato a prefeito. Paga e vai pagar caro, porque é o novo fazendo o velho, com velhas práticas e com as velhas raposas, que fazem Gaspar ser um exemplo e centro do atraso.

O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO V
É por isto que Brick vai ao Pronto Atendimento do Hospital do PT de Gaspar e é obrigado a ser um passageiro, um mero assistente de gente decente à beira do desespero. Honesto, confessa que pouco pode fazer e até o seu relato deste drama humano vira contra ele próprio, pois como político alinhado ao poder, poderia fazer tudo, ou como um oposicionista, ou um inconformado, poderia fazer tudo. Esta desumanidade é armada por políticos que precisam deste fato encoberto para eles sobreviverem na incompetência, aparelhamento e lama. Pior mesmo é ver a pilha de jovens como Denis Estevão, Welinton Dias e Amarildo de Andrade fazendo o jogo das velhas raposas na rede. Quando ficarem doentes e precisarem do Hospital do PT terão o mesmo discurso? Saúde pública não é questão partidária, mas um dever do estado, um direito do cidadão que paga caro nos pesados impostos que recolhe ao governo todos os dias. Acorda, Gaspar!

DIREITO DE RESPOSTA
Neste mesmo Jornal e espaço intitulado ?Olhando a Maré?, o senhor Herculano Domício, a pretexto de comentar a transação penal realizada por mim na Justiça Eleitoral, de forma contínua e insistente, com o desígnio de atingir minha honra, e a imagem pública do Partido dos Trabalhadores (PT), bem como o Governo Municipal, os quais trata como desafeto, publicou sem fundamento legal que fui condenado por crime eleitoral e estou cumprindo pena.

Agindo dessa maneira o meu difamador Herculano Domício feriu direito resguardado pela Constituição Federal.

Minha resposta neste espaço está amparada pela Justiça. De outro modo não seria possível. Na verdade, sempre que aqui citam o meu nome é para ser desmerecido e achincalhado por comentários tendenciosos e manipulados.

Encerro minha resposta seguro, com a consciência tranqüila, merecida aos que são dignos de respeito e consideração. Estou certo, que neste ato, resgato em parte a minha honra e da minha família.

?Publicado por decisão judicial ? Autos nº 025.14.005062-5 -2ª Vara da comarca de Gaspar/SC?
 

SOBRE O TRAPICHE

Palavra do leitor na coluna na internet, a mais acessada. ?Utilizo esse conceituado espaço para chamar a atenção de nossos vereadores a uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Blumenau sobre a lei do silêncio [perturbação do sossego alheio]. Pediria aos mesmos que se aplicassem sobre o teor dessa lei. Estudassem a possibilidade de algo igual em nossa cidade. É que temos, em todos os bairros, casos de perturbação da ordem pública. Será um grande avanço para os cidadãos de bem?. Jean Marcos Leandro.

Palavra do leitor na coluna na internet, a mais acessada. ?Na coluna Chumbo [do editor e proprietário do jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt] está a foto de um veículo estacionado em local proibido e os agentes de trânsito solicitados, não compareceram ao local para autuar o sábio motorista. Em Gaspar há agentes de trânsito? Coisas do PT?. Roberto Sombrio

Palavra do leitor na coluna na internet, a mais acessada. ?A nossa querida Gaspar continua esperando sentada pelas promessas, ordens de serviços assinadas, obras começadas sem planejamento, outras paradas por absoluta falta de orçamento?. Adilson Luiz Schmitt, PPS, ex-prefeito de Gaspar.

Palavra do leitor na coluna na internet, a mais acessada. ?Quanto ao Plano Diretor, é típico do governo petista: não ouvir a comunidade e enfiar goela abaixo o que ele decide. Aqui em Gaspar, além do Plano Diretor, temos o tal do Orçamento Participativo, que também não ouve os moradores dos bairros e faz o que melhor lhes convêm. Falando em Orçamento Participativo, o seu antipático coordenador [Mauro José Gubbert] agora está dando palestras na rede pública de ensino. Qual será o tema que ele abrange? Como montar uma falsa pesquisa eleitoral??. Jailson.

Palavra da leitora na coluna na internet, a mais acessada.  ?A ?nova? política (do Marcelo de Souza Brick, PSD) está grávida da ?velha??. Juju do Gasparinho.

Palavra do leitor na coluna na internet, a mais acessada. ?Bola de cristal. Herculano está perdendo dinheiro. Deu agora para adivinhar o futuro próximo. Nesta sexta-feira em sua coluna Olhando a Maré fez um pequeno destaque sobre os descasos da atual administração e anteriores sobre a Rua Amazonas. O colunista aumentou a sua credibilidade comigo. Não é que a rua alagou novamente na manhã de sexta-feira [segunda-feira repetiu a dose]? O próprio tem total razão. Há políticos fazendo o povo mais uma vez de bobo. Infelizmente vão acreditar neles novamente. É lamentável?. Igor Souza.

Coisas de bandoleiro e que destrói o estadista. Lula: ?roubar banqueiro é chato, mas não faz falta?. No dia seguinte, o comitê de Alexandre Padilha, poste de Lula a candidato a governador de São Paulo e que não decola, foi roubado. Estão todos perdoados e por cem anos. É que o próprio PT decidiu retirar a queixa que fez na polícia. Vai que se descobre quem são e aí então seria mais um escândalo daqueles. Ou há outra razão para pedir à polícia para sair do caso? 

Teste. O ?novo? parapeito da recém-reformada a passo de tartaruga (marca da administração de Pedro Celso Zuchi, PT, para as obras públicas) ponte Hercílio Deeke, não passou no teste. Um carro passou na madrugada de domingo por ele, como se fosse uma cerca de bambu com amarras de cipó. Só parou no Rio Itajaí Açú. Escrevi há dois anos que isto aconteceria. Duvidaram e disseram que eu era o catastrofista. Tudo para não investigar a condição de segurança desta invenção amarela.

Ilhota em chamas. O secretário de Educação, Airton Correia, indicado pelo PSD de Blumenau, foi demitido pelo prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, em plena campanha. No centro do bololô, demissões que Airton fez na sua secretaria.

Divórcio? O coordenador de Esgotamento Sanitário do Samae, o suplente de vereador Evandro Carlos Andrietti, indicação do presidente do PSD de Gaspar, Fernando Neves, foi exonerado pelo presidente Élcio Carlos de Oliveira, PT, afilhado do vereador Antônio Carlos Dalsochio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT.

O que a Igreja Católica no Brasil fez pelo PT e contra o seu rebanho. Este vídeo resgatado por orientação de direita é revelador e se tornou viral na internet. E quem conta é o próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cole, clique, assista e julgue você mesmo. https://www.youtube.com/watch?v=xs9b8QOlzYY&list=UU65OaKMLtpEUs9BiLSb_u1g

herculanoMD.jpg


 

 

Comentários

Herculano
02/10/2014 21:36
CHORANDO AS MÁGOAS

O candidato ébrio caiu na real. Já está em zigue-zague,chorando as mágoas.
Herculano
02/10/2014 19:24
DILMA ESTACIONA. MARINA CAI E AÉCIO CONTINUA A SUBIR LENTAMENTE. DATAFOLHA DESTA NOITE ENCOMENDADA PELA GLOBO E O JORNAL FOLHA DE S.PAULO MOSTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE MARINA E AÉCIO. DILMA LIDERA NO PRIMEIRO TURNO COM FOLGA SUSTENTADA PELOS VOTOS DO NORTE E PRINCIPALMENTE NORDESTE. E NOS DOIS CENÁRIOS DE SEGUNDO TURNO, DILMA BATE MARINA E AÉCIO POR 48 A 41.

O texto é de Ricardo Mendonça para o jornal Folha de S.Paulo. A três dias da eleição, Aécio Neves (PSDB) conseguiu empatar com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (2) mostra Marina com 24% das intenções de voto, Aécio com 21%.

Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

A tendência é de uma briga bastante acirrada pelo ingresso no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), líder isolada do primeiro turno com 40% - o mesmo patamar dos dois últimos levantamentos.

Marina cai ou oscila para baixo pesquisa após pesquisa desde o início de setembro. No mesmo período, ocorreu o oposto com Aécio. A vantagem da pessebista sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje é de 3 pontos.

Juntos, os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1%. Brancos são 5%, eleitores dispostos a votar nulo representam outros 5%.

Em votos válidos (conta que descarta brancos e nulos), o placar do primeiro turno é Dilma com 45%, Marina com 27%, Aécio com 24%.

Nos testes de segundo turno, Dilma vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%.
Juju do Gasparinho
02/10/2014 19:08
Prezado Herculano:

Postado às 16:41hs.
Isso é que é, ter vergonha de ser VERMELHO, ter vergonha de pertencer ao PARTIDO QUADRILHA, ter vergonha de ser BANDIDO.
Igor Santos Souza
02/10/2014 18:44
RUA AMAZONAS NO BELA VISTA - O NOVO E A VELHA DISCUSSÃO

Para as pessoas que acompanham a história do município, não seria necessário este comentário. Mesmo assim como o colunista solicitou e indagou, venho por parte nomear aqueles que se dizem pai da obra e vários que se elegeram por essa falsa PROMESSA.
Todos sabem que o problema da Rua Amazonas não é de ontem e sim de vários anos. Quando aqui nomeio a prefeitura como a principal responsável por este descaso, falo de todas as administrações que por aqui passaram. E principalmente a do PT através que a doze anos manda e desmanda na cidade.
Primeiro - Em uma jogada, aproveitando o fato do bairro Bela Vista possuir várias pessoas que seus votos pertencem a Blumenau, e já visando 2016, foram distribuídos material de campanha do casal Décio Lima e Ana Paula Lima, respectivamente candidatos a deputado federal e estadual. Neste mesmo material (que também circula nas redes sociais), informações que são verdadeiros desaforos ao povo de Gaspar. Referindo-se a Rua Amazonas consta: Implantação do sistema de manejo de águas pluviais, nas rua Amazonas e adjacentes, no bairro Bela Vista. (IMPLANTAÇÃO? A obra foi concluída? Só lembrando que nesta primeira fase apenas o trecho menos afetado da rua será beneficiada. E o ponto mais crítico? Só daqui a vinte anos?).
Segundo ? Placa da PMG que informa as datas de inicio e término desta obra. Outra vergonha.
Terceiro ? Reuniões montadas por aliados do governo para que mentiras e enganações sejam ditas ao povo, ou seja, um circo.
Quarto ? A PMG não vai cumprir a determinação do Ministério Público? Ou vai continuar rindo desse órgão? De certo são tantas ações do Ministério Público que o legislativo não sabe por ondem começar.
Quinto ? Os números das urnas já mostram como o PT se dar mal no Bela Vista. Infelizmente na Rua Amazonas e no Bela Vista temos alguns eleitores que são facilmente enrolados e preferem viver como o colunista falou ?Merecem a água suja dos bueiros?. Muitos fazem barulho mais na hora de ir fazer uma nova representação ao Ministério Público, os mesmo se eximem das suas responsabilidades e brigar por seus direitos.
sidnei luis reinert
02/10/2014 16:50
Sempre com a ajuda da Águia norte-americana, a Polícia do México prendeu ontem um dos seus maiores barões do narcotráfico.

O famoso ?El H? ? procurado por recompensas de até US$ 5 milhões...

Será que mega-prisões como a de Hector Beltran Leyva, de 49 anos, também podem acontecer no Brasil, em breve?

Os grandes bandidos e quem lava dinheiro a jato para eles que se cuidem...
Herculano
02/10/2014 16:41
INTENCIONAL

Não é novidade, mas neste ano, os petistas que uma vez já amarelaram por aqui, mais do que antes desprezaram o vermelho para disfarçar e mentir melhor.

Um título do jornal Folha de S.Paulo, dá o tom: "Candidatos do PT deixam cor e símbolos do partido em segundo plano".
Herculano
02/10/2014 16:37
SINAIS DAS PESQUISAS PARA PRESIDENTE E QUE SAIRÃO DAQUI A POUCO

Bovespa chega a subir mais de 2%, e dólar cai. O mercado não perdoa aventuras e aventureiros.
Maria
02/10/2014 13:00

Tudo mundo reclama que não tem vaga nas creches de Gaspar.

Dai a gente vê que na creche Franciso Mastela tem gente de Ilhota pondo os filhos lá.

Será filho dos amigos do rei ?

Cadê a transparência nas filas das creches ?

Não tenho nada contra quem mora em Ilhota mas acho que eles devem usar as creches delá
e deixar as vagas para os filhos das pessoas que pagam IPTU aqui, senão as filas nunca vão acabar vindo crianças
de outras cidades....
Herculano
02/10/2014 11:54
ELEIÇÃO É COISA SÉRIA, por Nelson Paes Leme, em "O Globo".

...Ninguém, em sã consciência, nomeia um bandido, um marginal ou mesmo uma pessoa de caráter duvidoso para ser seu procurador privado. Por que, então, esse desleixo e até esse desdém com a outorga pública a mandatários representada pelo voto? Ao contrário, o mandato público requer até muito maior cautela e consciência que o mandato privado. O mandatário público, ao inverso do privado, lidará com verbas na casa de bilhões e, às vezes, trilhões. Um mandatário privado se restringe, no máximo, a milhares ou a milhões. O mandatário público lida com a saúde, a educação, a segurança, a energia, o transporte, a água, a fiscalização dos alimentos, a infraestrutura, a moeda, o crédito, a preservação do meio ambiente e a qualidade do ar que respiramos, entre tantas outras relevâncias. Um mandatário privado nunca se ocupa de temas tão abrangentes. Muitas vezes o mandato privado se restringe a um único e específico ato.

Quando um mandatário privado lesa seu outorgante, vira procurador infiel e se submete aos rigores da lei. Mas isso é muito raro se comparado aos desmandos e à corrupção generalizada constatados nos mandatários públicos. No Brasil da impunibilidade geradora da impunidade, essa prática já virou quase regra. Dilapida-se a coisa pública, os bens e o dinheiro públicos com a mais completa desfaçatez (e até cinismo) sem qualquer punição imediata. Com as raras e honrosas exceções de praxe. De quem é a culpa primeva? Óbvio que do eleitor. Do outorgante do mandato público irresponsável e leviano. Em duas palavras: nossa culpa...
Herculano
02/10/2014 11:48
O MERCADO MOSTRA CHEIRO DE MUDANÇAS NAS PESQUISAS QUE SERÃO DIVULGADAS NO INÍCIO DA NOITE DE HOJE

Tanto que a Bolsa parou de cair a espera e para a confirmação dos trackings. Na outra ponta, o dólar está em queda. Refresco.

Outra. Pesquisas detectam que as greves dos bancários armadas pela CUT na reta final da campanha para favorecer o PT e gerar pânico aos fracos de que uma mudança de poder pode paralisar o país, pode ter sido um tiro pela culatra e mal calculado na estratégia do terrorismo próprio dessa gente.

Mais. Os ataques de bandidos as polícias de Santa Catarina também está tendo uma leitura diversa da maioria do eleitorado do que pensa o PT catarinense. Então...
Herculano
02/10/2014 11:37
A ELITE BRANCA E LUCIANA GENRO, por Lauro Jardim, de Veja

Quem compulsar com atenção a pesquisa Ibope divulgada na terça-feira encontrará um dado sobre o eleitorado de Luciana Genro, que certamente a deixará de cabelo em pé.

Luciana tem entre os seus eleitores mais brasileiros brancos do que negros ou pardos. Mais precisamente, ela é dona de 2% dos votos dos brancos e de 1% daqueles que se declaram negros ou pardos.

É a elite branca apoiando Luciana.
Herculano
02/10/2014 11:34
AGORA, NO ÚLTIMO PROGRAMA DE TV, MARINA DECIDE FAZER ATAQUE FRONTAL A DILMA, por Fernando Rodrigues

A candidata do PSB a presidente da República, Marina Silva, usará seu último programa na propaganda eleitoral do 1° turno, nesta 5ª feira (2.out.2014), para transmitir uma de suas falas mais duras contra a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. Marina acusa a petista se ser mentirosa ao dizer que não sabia da corrupção na Petrobras e diz que Dilma é inexperiente porque "não foi nem vereadora".

Esse tom foi adotado na campanha do PSB nos últimos dias. Na TV, é o programa de ataque frontal mais direto em toda a propaganda eletrônica marinista. A candidata vinha se recusando a usar esse tipo de discurso em outras fases da campanha, apesar de ter sido fustigada de maneira incessante nas últimas 4 semanas, tanto por Dilma como pelo candidato Aécio Neves, do PSDB.

O programa vai ao ar na televisão às 13h e às 20h30 desta 5ª feira, quando se encerra o horário eleitoral. A peça é dirigida pelo marqueteiro Diego Brandy e tem 2 minutos e 3 segundos de duração.

Diante do tempo exíguo de TV, o PSB preferiu priorizar um discurso político da candidata, e não ensinar, de forma didática, em que número o eleitor de Marina deve votar na urna. Isso poderá ser um problema para a pessebista. Segundo o Datafolha, os eleitores de Marina são os que menos conhecem o número de sua candidata. Somente 47% dos eleitores de Marina sabem citar corretamente seu número de urna. Entre os eleitores de Dilma, a taxa é de 66% e, entre os de Aécio, de 61%. A pesquisa foi feita em 29 e 30 de setembro
LUCIANO DA CUNHA
02/10/2014 10:01
PORQUE NÃO VOTO NO PT CORRUPTO

Funcionário do correio entregando propaganda da Dilma isso e uma safadeza mesmo.

DUVIDA. vai o link no youtube pra vocês verem.
https://www.youtube.com/watch?v=-wc0_GfbXZY

não duvido se na pr[oxima eleição zuchi e os os vereadores do pt fizerem o mesmo já que dilma pode.
Herculano
02/10/2014 09:28
LICENÇA PARA ENGANAR, por Carlos Alberto Sardenberg para o jornal O Globo

Fica, pois, assentado que campanha é assim mesmo, um vale-tudo emocional, sem relação com os fatos e com a lógica

Dá para compreender: eleição tem muito de emoção, de modo que as campanhas, dominantemente de rádio e TV, precisam apelar para o sentimento dos eleitores. Mas vale enganar, especialmente, as pessoas mais desinformadas?

Pessoal que trabalha com Dilma tem dito que muitas afirmações feitas pela presidente, como a que os banqueiros querem dominar o Banco Central para tirar a comida do povo, são "coisa de campanha". Reparem: o pessoal faz essa ressalva para os eleitores mais informados, líderes de setores, formadores de opinião ou, para usar a linguagem de Lula, a elite rica.

Supondo que vale a ressalva, fica assim, portanto: a campanha tem umas mentirinhas para pegar o voto daquela turma que, vocês sabem, não é muito esperta; mas no governo será diferente, mais razoável e menos emocional.

Se for isso, a conclusão é inevitável: campanha é uma licença para mentir; e não se trata "apenas de propaganda", mas de propaganda enganosa.

Muita gente diz que nos Estados Unidos é pior. Não é. Sobram lá os ataques pessoais, assim entendidos como a crítica feita diretamente à pessoa do candidato, não tanto a suas posições. Por exemplo: dizer que o adversário é incompetente, falso e sem moral.

Acontece. Cada campanha assume os riscos desses ataques. Sim, riscos, porque muitas vezes produzem efeito contrário. De todo modo, os candidatos não têm como escapar de posições definidas sobre os grandes temas nacionais e internacionais. Trata-se de uma cobrança do ambiente político.

Considerem os debates pela televisão, aliás, uma invenção da democracia americana. As regras são mínimas, em geral, selecionando apenas o assunto central, por exemplo, diplomacia ou economia. Os mediadores, jornalistas, têm ampla liberdade para perguntar e reperguntar, para gastar tanto tempo quando considerem necessário para esclarecer uma posição.

Aqui, por exigência dos candidatos, nisto apoiados pela legislação eleitoral, não por acaso feita pelos próprios políticos, as regras são colocadas de modo a criar menos riscos para os participantes. Falando francamente: são regras para permitir que os candidatos se escondam nas generalidades e não sejam cobrados por isso.

Fica, pois, assentado que campanha é assim mesmo, um vale-tudo emocional, sem relação com os fatos e com a lógica, e, sobretudo, não constitui um compromisso de governo. Eis uma ideia generalizada por aqui.

Trata-se de um dano para a democracia. Primeiro, porque coisas de campanha acabam sendo coisas de governo. O candidato passa o tempo todo fugindo de temas como reforma da Previdência, da legislação trabalhista ou ineficiência do serviço público - e não terá como introduzi-los no governo, mesmo porque logo haverá outra eleição.

Segundo, essas campanhas não formam opinião geral ou consensos ou mesmo maiorias sobre políticas de governo. Surgiu assim uma geração de líderes de campanha, tão vagos e tão indefinidos como suas propagandas de rádio e TV. No governo, esses líderes tratam de empurrar com a barriga, atender clientelas organizadas e não criar caso com ninguém.

Por isso, aliás, acontecem alianças que parecem estranhas, mas que, na verdade, são muito lógicas, pois estão todos na geleia geral.

Claro, não é todo mundo igual. Há níveis e escalas. Marina, por exemplo, foi surpreendentemente clara, para os padrões vigentes, quando propôs a independência do Banco Central ou a flexibilização da legislação trabalhista. Verdade que precisou depois "amenizar" a última proposta, mas foi um avanço.

Pequeno. Por exemplo, ninguém discutiu a sério, em todo o período eleitoral, um tema crucial para a produtividade da economia brasileira: a terceirização do trabalho.

E a campanha da presidente Dilma está no lado oposto, no lado do máximo vale-tudo: banqueiro é ladrão de comida, os ricos querem expulsar os pobres dos aeroportos, a imprensa é contra o povo, as empresas querem matar os seus trabalhadores para ter mais lucro, ter uma colaboradora acionista de banco é grave falta pessoal.

Já ter aliados na cadeia ou perto disso é perseguição política do Judiciário das elites.

Classificar isso de esquerda, progressista ou popular, é até injusto com as doutrinas socialistas ou trabalhistas. Cai mesmo no lado dos bolivarianos. E se é tudo coisa de campanha, é pior ainda: um falso bolivarianismo seria o quê?
Herculano
02/10/2014 09:25
RUA AMAZONAS NO BELA VISTA

Os moradores da Rua Amazonas, precisam dizer e colocar cartazes informando quais os políticos lhes prometeu solução, quem mandou imprimir folhetos informando que trouxe verba, quem se diz o pai da rua livre de água a cada chuva mais forte a caça de votos.

Sem isto, os moradores não podem reclamar. Merecem a água suja dos bueiros. Não votar neste tipo de gente é pouco. É preciso expor a canalhice que se faz a cada campanha eleitoral com gente enganada, exposta e indefesa. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/10/2014 09:21
ELEMENTAR, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo.

O mínimo que o doleiro Alberto Youssef tem para contar em seu acordo de delação premiada é o número das contas e o nome dos respectivos beneficiados onde eram feitos, aqui e lá fora, os depósitos das propinas dos contratos da Petrobras.

Como informou sua ex-contadora Meire Poza quando esteve na CPI, ele era o "banco" do esquema.

Quanto a Paulo Roberto Costa, preso desde junho, a autorização para que responda os processos em prisão domiciliar evidencia que, ao juízo do Ministério Público e da Justiça, os cem depoimentos prestados no acordo firmado por ele contêm provas consistentes para desvendar as autorias e a materialidade (provas) dos crimes cometidos na estatal.

Com a homologação do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, já não é possível o governo dizer que as traficâncias são apenas produtos de material de imprensa desprovido de fé jurídica.
vlad
02/10/2014 08:40
O PT sempre foi contra o continuísmo. Antes de estar no poder, claro.
_____________________________________________________
A CPMF, que a Dilma tanto propaga, foi uma das maiores sacanagens desse país, onde a arrecadação deveria ir pra saúde e foi parar em outro lugar.
____________________________________________________

O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, resolveu negar o pedido de Joaquim Barbosa de reativação do registro de advogado, ao que parece, em represália às negações do então Ministro nas sacanagens que seus coleguinhas queriam fazer. Dentre elas, emprego para José Dirceu com a mixaria de 20 mil mensais.
____________________________________________________

O nível dos candidatos à presidência está igual ao nível das arbitragens do Brasileiro: muito rasteiro.
Herculano
02/10/2014 07:30
A OPINIÃO DOS QUE LEEM JORNAIS, SÃO MINORIA E ALFABETIZADOS, MINIMAMENTE INFORMADOS CONSEGUEM E AINDA PODEM SE EXPRESSAR - CERTOS OU EQUIVOCADAMENTE - APESAR DA PATRULHA E ATÉ CENSURA QUE SE QUER IMPOR OUTRA VEZ. ESTAS CARTAS ESTÃO NA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

O discurso odioso é menos perigoso que a censura de opinião ("Punir Fidelix por dizer o que pensa seria um desserviço", "Eleições 2014", 1º/10). O pior dos mundos é o do medo de exprimir pensamentos sinceros por receio de punição ou processo. O desfecho natural das polêmicas sociais é o de um consenso mais ou menos abrangente sobre o que é absurdo e o que é razoável. Esse caminho só pode ser construído com uma discussão livre. IVAN BRUCE MALLIO (São Vicente, SP)

Sou incondicional apologista da liberdade de expressão, mas preocupou-me o artigo de Hélio Schwartsman. A questão não é proibir as pessoas de falarem o que quiserem. Trata-se de ponderar de quais meios elas podem fazer uso para tanto. O cerne do problema está em amplificar discursos de ódio por meio de bases que devem justamente promover também valores de igualdade --não apenas de liberdade. Afinal, nenhum direito é absoluto. JOSÉ ANTONIO ZAGATO, arquiteto e urbanista (São Paulo, SP)

Vi muitos questionarem o porquê de os homossexuais receberem tanto amparo do Estado. Até parece que os homofóbicos acreditam que os gays decidiram se manifestar somente para provocá-los. Não há nada mais egoísta do que fazer uma nação inteira sujeita às opções sexuais vigentes, ou seja, as do cristianismo. VITOR MASCHIETTO (Maringá, PR)

O PT já foi inimigo de Sarney, Collor e Maluf. Os adjetivos contra esses ex-adversários eram os mais pesados possíveis, mas o PT era oposição. Hoje, os três são aliados e Marina Silva é alvo de ataques mentirosos e sem fundamento por parte do partido, que joga pesado na tentativa de desqualificar sua antiga integrante. Como ética e respeito não são o forte do PT, não será surpresa, no futuro, o partido apoiar uma candidatura da Marina, desde que isso traga algum benefício. BYRON SILVA JÚNIOR (Santos, SP)
Herculano
02/10/2014 07:24
SANTA CATARINA SOB ATAQUE DOS BANDIDOS

Isto é resultado de uma política frouxa de governo na área de segurança, dividida (civil e militar), partidarizada (facções de partidos disputam e ocupam poderes) e a renúncia ao mérito de resultado e ao profissionalismo que deve ser esta área.

A sociedade tem culpa, sim. Ela permite este estado de coisa, e não cobra de seus governantes (por medo do aparelho mal intencionado e aparelhado ou por acomodação achando que isto só afeta os outros).

A imprensa catarinense, filha do press release, dogmatizada nas redações, tem outra parcela de culpa sim. Ela estava calada e surda nas ondas de ataques anteriores. Ficou confortável com as prisões e segregações dos líderes. Não percebeu, ou se percebeu, ficou quieta, diante do caldeirão que se alimentava outra vez. ela cumpre fielmente o que os políticos dizem e impõe a imprensa: ela não tem que investigar, opinar e sim publicar press releases e versões oficiais para se sustentarem nas verbas públicas.
Herculano
02/10/2014 07:13
O VALE TUDO DE CAMPANHA PARA PERMANECER NO PODER E CONTINUAR A DISTRUIR A ECONOMIA E POR A CULPA EM ALGUÉM PELA FALTA DE GESTÃO POLÍTICA. MANCHETE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO: DILMA QUER CHEFE DA FAZENDA LIGADO A EMPRESÁRIO


Presidente avalia que, se for reeleita, precisará reatar pontes com setor privado para destravar investimentos, segundo assessores. Entre os citados como possíveis ministros estão Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Abílio Diniz, da BRF, por Valdo Cruz e Natuza Nery, da sucursal de Brasília

Diante da certeza de uma reação negativa do mercado à sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff avalia que será inevitável, se conseguir o segundo mandato, buscar uma convivência mais próxima e amigável com o setor privado para reconquistar sua confiança e destravar os investimentos produtivos.

Dentro desta estratégia, interlocutores da presidente dizem que o perfil do futuro ministro da Fazenda será de alguém com "excelente relação" e "livre trânsito" com o empresariado, capaz de reconstruir "pontes" para desenvolver um trabalho conjunto para retomar a trajetória de crescimento do país.

Na campanha e entre conselheiros presidenciais, a avaliação é que o ideal substituto de Guido Mantega, economista do PT, é um empresário ou um executivo com inserção no mundo privado. Alguns nomes são citados, mas com a ressalva de que a presidente Dilma só tomará uma decisão após as eleições.

Na relação, estão nomes como Josué Gomes da Silva, da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar, Abílio Diniz, da BR Foods, e Fábio Barbosa, com passagem por bancos e hoje no comando do Grupo Abril.

Lá atrás, Josué Gomes era visto como opção fácil para a pasta do Desenvolvimento, mas as dificuldades de convivência no meio empresarial deslocaram as apostas para tê-lo na Fazenda.

Um conselheiro presidencial diz que o futuro ministro não precisa ser um economista nem será um nome para tentar uma reconciliação com o mercado financeiro, dada a postura que este assumiu contra o governo Dilma durante a campanha eleitoral.

Nos últimos dias, a Bolsa de Valores caiu e o dólar subiu diante de pesquisas mostrando o favoritismo da petista na eleição presidencial. Nesta quarta-feira (01), o mercado de ações recuou mais de 2% e o dólar fechou em alta de 1,5%, valendo R$ 2,485.

Segundo um interlocutor presidencial, o importante será escolher um nome que tenha boa interlocução com o mundo real da economia e que também sinalize o fim da era intervencionista, marca da primeira gestão de Dilma.

Dilmistas, no entanto, preveem dificuldades em convencer empresários renomados a aceitarem convite para integrar a cúpula do governo. Nesse caso, afirmam assessores, a solução pode ser caseira, como o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Pela função que ocupa, decidindo empréstimos para o setor privado, Coutinho se aproximou do empresariado.

Para o ex-presidente Lula, que apitou pouco na política econômica de sua sucessora, a melhor alternativa continua sendo Henrique Meireles, ex-chefe do Banco Central.
Herculano
02/10/2014 07:05
ESTA MANCHETE QUE ESTÁ NOS PORTAIS, JORNAIS E NOTICIÁRIOS MATINAIS DAS RÁDIOS E TEVÊS DE HOJE, ATEMORIZA OS POLÍTICOS, EMPREITEIROS, FORNECEDORES, ONGS E INSTITUTOS DE ARAQUES. NÃO SÓ OS QUE LIDAM COM O PT. MAS OS QUE AGEM NAS SOMBRAS NAS RELAÇÕES PROMÍSCUAS DOS LADRÕES DO DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS E NÃO NOS BENEFICIAMOS EM DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Empreiteira deu US$ 23 mi, diz ex-diretor da Petrobras. Paulo Roberto Costa apontou Odebrecht como responsável por pagamentos. Empresa, que obteve contrato de refinaria em Pernambuco, nega ter feito depósitos em contas na Suíça.

Volto. Esta história e ladainha são antigas. Bem conhecidas. Desta vez, a Justiça agiu de forma inteligente. Os políticos e agentes públicos sempre escolhem um trouxa, um laranja para assumir o crime deles e deixa-los livres, limpos, soltos e principalmente ricos para sempre.

Ou vocês acham, sinceramente, que Paulo Roberto da Costa tem todo este dinheiro mesmo? Ele apenas se tornou um operador para um bando de oportunistas e ladrões. Deu o próprio nome, o risco e a cara para esta gente e naturalmente, ficaria com uma pequena parte pelo serviço de lavagem.

Paulo Roberto da Costa, e a imprensa não explora isto, mas sabe que é isto, está entregando a dinheirama e patrimônio que estão em seu nome, mas na verdade, pertencem a muita gente famosa que está escondida e protegida (mas agora está com medo), a que nunca vai para a cadeia, a que nunca perde, a que não deixa marca e provas.

Paulo Roberto da Costa, viu o que aconteceu com Marcos Valério no caso do mensalão do PT e do PSDB. Foi o único que deu uma de herói, pensou que alguém ia lhe salvar e está mofando na cadeia (neste caso o PT de Luiz Inácio Lula da Silva, José Genuino, Delubio Soares, José Dirceu...). Paulo Roberto Costa, como um bom covarde e pragmático, apenas traiu, como um ato de sobrevivência, os seus verdadeiros patrões e que esperarão a hora adequada para ir à forra. Aguardem. Wake up, Brazil!
Herculano
02/10/2014 06:47
ACORDO DE DELAÇÃO INCLUI FAMILIARES DE EX-DIRETOR, por Claúdio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

A delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa com o Ministério Público Federal, prevê a adesão de suas filhas e genros ao mesmo acordo. Eles também são processados no âmbito da Operação Lava Jato e assumiram o compromisso de contar tudo o que sabem. A conta na Suíça, de 23 milhões de dólares, está no nome de Paulo Roberto Costa, de sua mulher, Marici, e da filha Arianna.

DINHEIRO EM CAYAMAN
Costa tem 2,8 milhões de dólares no Royal Bank of Canada em Cayman em nome dos genros Marcio Lewcovicz e Humberto Mesquita.

RABO PRESO
O acordo de delação com o MPF livra Paulo Roberto Costa da cadeia, mas o manterá com ?rabo preso? à Justiça pelos próximos vinte anos.

OFFSHORES
Além dos valores depositados em contas pessoais na Suíça e em Cayman, Paulo Roberto Costa criou lá fora 12 empresas offshores.

ENTREGANDO OS ANÉIS
Costa vai indenizar a União R$ 5 milhões em 2 meses e entregará à Justiça lancha, imóveis e carrão presentado pelo megadoleiro Youssef.

DUDA MENDONÇA QUER AJUDAR ADVERSÁRIO DE DILMA
Rival do petista e ex-assistente João Santana, o festejado marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela eleição de Lula em 2002, está louco para participar do 2º turno da campanha presidencial. Competente e experiente, Duda - um dos raros absolvidos no caso do mensalão - operou um milagre em São Paulo: fez do empresário Paulo Skaf (PMDB), presidente da Fiesp, um candidato competitivo a governador.

PROEZA
Com Duda Mendonça, durante toda a campanha Paulo Skaf se manteve sempre à frente do candidato de Lula, Alexandre Padilha (PT).

TAMOS AÍ
Em eventual segundo turno, Duda Mendonça está disposto a atuar, dizem os amigos, tanto na campanha de Marina quanto na de Aécio.

MAGOOU
Gilberto Kassab agora se queixa de que o ex-líder José Serra não o procurou para pedir a retirada da sua candidatura ao Senado.

ELA CONTINUA POP
Seguidores de Marina no Facebook cresceram quase dois terços, no último mês, em relação a Barack Obama, por exemplo. Entre políticos de todo o mundo, ela só fica atrás do premier da Índia, Narendra Modi.

PADRÃO LULA
Com a economia de Dilma degringolando, Lula soltou nova lorota, dizendo que se elegeu "sem pedir votos ao mercado". Não fosse sua "Carta aos brasileiros", com objetivo de acalmar o tal "mercado", hoje ele continuaria sendo mais um mentiroso de porta de sindicato.

NA CONTRAMÃO
Enquanto as "curtidas" de Dilma Rousseff (-5%) e Marina Silva (-18,7%) diminuíram em relação à semana passada, no Facebook, Aécio viu sua popularidade crescer 14,4% no início da tarde de ontem.

VAI SER DIVERTIDO
Indagada sobre maioridade penal, a favorita ao Senado por Rondônia, Ivone Cassol, tascou: "Isso é para os jurista (sic) e os ambientalista (sic)". Dr. Ulysses sempre respondia, ao ouvir queixa sobre a qualidade do Congresso: "Tá achando ruim? Então espere o próximo que vem aí."

APOSTAS DO PTB
O PTB quer aumentar de 18 para 28 o número de deputados federais e manter a bancada no Senado com Fernando Collor (AL), Wilson Santiago (PB), Elmano Férrer (PI) e Mozarildo Cavalcanti (RR).

CORPO MOLE

Michel Temer teme troco do PMDB em Dilma no 2º turno, cruzando os braços onde a eleição local estiver definida. Rui Falcão, presidente do PT, põe lenha na fogueira. Dilma o detesta, e é correspondida.

ELEIÇÕES NO MP
Os promotores Leonardo Bessa, Diaulas Ribeiro e Carlos Cantarutti estão na lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF. Os nomes serão levados a Dilma.

BOLLYWOOD É AQUI
Brasília experimenta dias de cidade cinematográfica. Em dois dias teve terrorista de araque e, agora, um tornado. O vendaval "F-0" serviu para a Inframérica justificar a inundação no check-in da TAM.

PERGUNTA NO PALANQUE
Com o engajamento dos Correios na campanha do PT, o slogan da estatal vai muar para "Mandou, votou"?
Herculano
02/10/2014 06:31
OS ERROS DE MARINA, por Ricardo de Mello Franco para o jornal Folha de São Paulo

Mesmo que estanque a sangria nas pesquisas e garanta a ida ao segundo turno, Marina Silva deve sair das urnas no domingo menor do que há um mês, quando posava como favorita a vencer a eleição. Alguns aliados já reconhecem que o derretimento foi impulsionado por erros no discurso, no marketing e na formação de palanques.

No afã de se diferenciar dos rivais, a ex-senadora esnobou uma regra básica da política: apoio se recebe. Há limites para as alianças, mas não é razoável que alguém se ache tão virtuoso a ponto de pairar acima dos partidos ou tão forte que se dê ao luxo de recusar adesões gratuitas.

Marina fez isso nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas e Rio. Para ficar no primeiro exemplo, desprezou a estrutura e a infantaria de Geraldo Alckmin (PSDB), prestes a ser reeleito no primeiro turno. Recuou semana passada, ao permitir que seu nome apareça nos santinhos do tucano, mas pode ter sido tarde demais: faltam três dias para a votação e 53% de seus eleitores não sabem que número digitar na urna.

Agora, no horário eleitoral dos deputados paulistas, barganha aparições-relâmpago com nanicos como PHS, PRP e PPL, o último reduto dos seguidores de Orestes Quércia.

A presidenciável também errou ao divulgar um programa de governo sem revisão, o que passou imagem de improviso e forçou uma série de recuos em temas sensíveis como os direitos dos homossexuais.

Depois se enrolou ao dizer que votou a favor da criação da CPMF e insistir no mantra da nova política em uma sigla que abriga Jorge Bornhausen e Heráclito Fortes. As contradições viraram arma da máquina de propaganda do PT, de quem não se deve esperar boa-fé com adversários.

Marina tem muitas qualidades e merece respeito por sua história e pelas bandeiras que defende. Mas precisa fazer uma autocrítica e se curvar um pouco à "realpolitik" caso queira vestir a faixa presidencial - seja agora ou em uma terceira tentativa.
Pedrão da Saude
01/10/2014 23:26
Um Diretor que ocupa um cargo na scretaria de saude, realmente não merece o cargo que tem, não conseguiu passar no concurso para cargo de merendeira que a prova é considerada um tanto quanto facil pra quem ocupa um cargo de diretor, veja só "controla" a frota de carros da saude e muitas vezes não sabe com quem está o carro e nem onde foi he he he, muitos deles sem controle de manutenção, e o mais curioso que é, a pessoa é para ter um controle planilha para dizer onde foram e com quem está dirigindo tal veiculo e tem também um computador na sua frente para consultar diretamente no site do DETRAN se algum veículo tem multas, e mesmo assim apareceram dois veículos com tres multas cada um, e não sabem quem foi que estava dirigindo o veiculo no momento das multas he he he, e muitas vezes o veículo aparece avariado e não sabe quem foi, por muitas vezes esse diretor não está na secretaria deu a famosa saidinha, realmente não merece ocupar o cargo que tem, ja alguns anos vem dando bolas foras e prejuizo para o erário. Ta mais do que na hora de trocar algumas cabecinhas em todas as secretarias seu Pedro Celso Zuchi.
Herculano
01/10/2014 21:19
NÃO HÁ VAGAS NA OAB DE BRASÍLIA PARA JOAQUIM BARBOSA. MOTIVO: EXCESSO DE VERGONHA NA CARA, por Augusto Nunes, de Veja.

Além de admiráveis mestres do Direito, dos juristas de fina linhagem e de tantos especialistas que honram a profissão, o universo de portadores da carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil abriga bacharéis de quinta categoria, doutores em patifarias, rábulas mequetrefes, vigaristas de porta de cadeia, pombos-correio de organizações criminosas, coiteiros de assassinos psicopatas, subornadores de agentes carcerários, contrabandistas de celulares, estupradores da lei, da moral e dos bons costumes, chicaneiros compulsivos e outras deformações da tribo que prolifera nos tribunais.

Por excesso de obscenidades, parece faltar espaço para os apenas advogados. Joaquim Barbosa, por exemplo, não conseguiu a vaga que reivindicou à OAB do Distrito Federal. O presidente da seccional, um certo Ibaneis Rocha, justificou a recusa com um curto parecer: falta idoneidade moral ao requerente. O que falta ao relator do pedido de carteirinha é a vergonha na cara que sempre sobrou ao relator do processo do mensalão.
Herculano
01/10/2014 21:15
A IMPRENSA DO PRESS RELEASE

Sabe-se mais do que está acontecendo sobre os ataques de bandidos contra a polícia e os cidadãos de Santa Catarina pelo noticiário nacional, do que aqui dentro, na imprensa catarinense. Vergonha.
Herculano
01/10/2014 21:13
CORPO MOLE, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

Compreende-se que o PSDB tenha investido pesado no Sudeste a fim de tentar tirar nos maiores colégios eleitorais a diferença da vantagem que o PT tem o Nordeste. O que não é compreensível é o desempenho de nanico que o partido apresenta na região.

Em redutos de aliados fortes. No Ceará, onde Tasso Jereissati será eleito, o senador Aécio Neves tem 7% na última pesquisa do Datafolha. No Rio Grande do Norte, terra de Agripino Maia, coordenador da campanha, o Ibope registra 11% para Aécio. Mesmo índice na Paraíba, onde o senador tucano Cássio Cunha Lima está em primeiro lugar para governador.

Os mesmos 11% o candidato do PSDB tem na Bahia, a despeito de o candidato ao governo Paulo Souto (DEM), seu aliado, estar cotado para vencer no primeiro turno.
Herculano
01/10/2014 21:05
GREVE DOS BANCÁRIOS É DE CASO PENSADO PARA FAVORECER O PT. E NESTE VALE TUDO PARA CONTINUAR NO PODER QUEM PAGA A CONTA DA DESORDEM SÃO OS CORRENTISTAS. CUT VAI ÀS RUAS CONTRA PROPOSTA DE NECA E MARINA:

Atos contra a proposta de independência do Banco Central serão realizados em várias capitais nesta quinta-feira 2 pela Central Única dos Trabalhadores e o Comando Nacional dos Bancários (Contraf), além de sindicatos e movimentos sociais; "É lamentável que candidatos assumam bandeiras neoliberais gestadas pelos bancos privados e pela Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban)", defende o presidente da Central, Vagner Freitas.
Herculano
01/10/2014 16:22
POR QUE O PT É TÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO? O ROUBO NA PETROBRÁS PODE INDICAR UMA DAS MUITAS RESPOSTAS. NA ELETROBRÁS A MANIPULAÇÃO DO PREÇO DA LUZ QUE VAI AUMENTAR SÓ DEPOIS DA ELEIÇÃO E AGORA O CORREIOS, QUE SEMPRE ESTEVE METIDO EM MARACUTAIAS ENTRE EM CENA.

Presidenciável tucano Aécio Neves acusa a empresa de não entregar material do PSDB em Minas Gerais, em uma ação que teria sido orquestrada pelo PT; "Queremos a criminalização de todos os responsáveis por essa ação perversa de um partido que não respeita a democracia e que quer vencer no grito. Não vai vencer no grito. Quem vai vencer essa eleição somos nós", afirmou Aécio Neves, em Mogi das Cruzes (SP); denúncia publicada hoje mostra o deputado estadual Durval Ângelo (PT) afirmando, em uma reunião, que a estatal ajudou as candidaturas do PT no estado; Aécio anunciou que o partido entrará na Justiça criminalmente contra o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (marido da ex-ministra e hoje candidata a governadora do Parana, mas amargando a rabeira, Gleise Hoffmann), e contra o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro.
Herculano
01/10/2014 16:17
QUALIDADE DO ASFALTO EM GASPAR

O asfaltamento político que a prefeitura distribuiu no ano passado, está se desmanchando na semana das eleições. Não suportaram a imprevidência técnica, a obviedade e as chuvas de inverno e deste outono. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/10/2014 16:15
ATIVISTAS QUE INFERNIZARAM AS RUAS DO BRASIL, AGORA SE ESPALHAM POR GUERRAS IDEOLÓGICAS PELO MUNDO. O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO CONTA HOJE A HISTÓRIA DE UM QUE SE TORNOU SIMBOLO DE REBELDIA E VANDALISMO EM SÃO PAULO, E FOI SOLTO RECENTEMENTE. ELE, SEM IDENTIFICAÇÃO ALGUMA COM A DISPUTA, ESTÁ À FRENTE DE UM PELOTÃO QUE LUTA PELA ANEXAÇÃO DE PARTE DA UCRÂNIA À RÚSSIA.

Parte 1

Rafael Lusvarghi, o ex-legionário estrangeiro e ex-policial militar preso no dia 12 de junho em São Paulo durante protesto contra a realização da Copa do Mundo, juntou-se aos separatistas russos no leste da Ucrânia, onde comanda um pelotão.

Lusvarghi, cuja foto foi estampada nas capas dos jornais, de cabelos longos e sem camisa, dominado por policiais que disparavam spray de pimenta em seu rosto, trocou mensagens com o jornal O Estado de S. Paulo nos últimos três dias, de seu alojamento militar entre as cidades de Donetsk e Lugansk.

Ele conta que chegou à região no dia 20. Demitido, ao ser preso, de seus dois empregos, de professor de inglês e assistente de helpdesk, Lusvarghi, de 30 anos, afirma que fez contato com os combatentes de etnia russa por meio de amigos, comprou a própria passagem e ingressou no Batalhão de Prisrak.

"Minha manutenção aqui é humilde, é a manutenção de um soldado, não recebo nada, mas também não pago nada, durmo em um alojamento improvisado, não passo fome, mas os mantimentos são uma questão coletiva - nos últimos dias, foi uma alegria, pois conseguiram comprar três galinhas", escreveu.

"A tropa de voluntários se bate pela Nova Rússia, acima de tudo e contra o imperialismo americano", definiu Lusvarghi, usando a denominação dos separatistas russos para o leste da Ucrânia. "Meu batalhão é formado em sua maioria por voluntários russófonos da região do Donbass. Pretendo ficar aqui mesmo depois que a luta acabar. Para dizer o mínimo, vou até o fim", prevê.
Herculano
01/10/2014 16:14
ATIVISTAS QUE INFERNIZARAM AS RUAS DO BRASIL, AGORA SE ESPALHAM POR GUERRAS IDEOLÓGICAS PELO MUNDO. O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO CONTA HOJE A HISTÓRIA DE UM QUE SE TORNOU SIMBOLO DE REBELDIA E VANDALISMO EM SÃO PAULO, E FOI SOLTO RECENTEMENTE. ELE, SEM IDENTIFICAÇÃO ALGUMA COM A DISPUTA, ESTÁ À FRENTE DE UM PELOTÃO QUE LUTA PELA ANEXAÇÃO DE PARTE DA UCRÂNIA À RÚSSIA.

Parte 2

"No Brasil, eu só observava o conflito de longe, já com minhas posições atuais de apoio ao Donbass", conta ele. "Consegui entrar em contato graças a uns amigos politicamente engajados. Não são recrutadores ou coisa assim, só tive a sorte de ter esses amigos que me encaminharam para um grupo especial. Eles sabiam da minha experiência militar."

Lusvarghi entrou aos 18 anos na Legião Estrangeira, onde fez cursos de paraquedismo, infiltração e comando. Diz que atuou na Europa e na África, mas não pode entrar em detalhes sobre suas missões.

Serviu na Polícia Militar de São Paulo, entre 2006 e 2008, e na do Pará, entre 2008 e 2010. Saiu como cadete. Mudou-se então para a Rússia, onde morou até o início deste ano. Tentou entrar no Exército russo, mas não foi aceito por ser estrangeiro. Fez curso de Administração em Kursk, perto da fronteira com a Ucrânia.

Ao voltar da Rússia, fez uma "visita" às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em Cartagena.

Tiros

"A artilharia ucraniana atira esporadicamente", escreveu na noite de segunda-feira. "Nesse momento mesmo, já faz 4 horas que não param de martelar a uns 30 ou 40 km daqui."

Lusvarghi descreveu assim um dia típico: "Alvorada às 5h, café da manhã, conferir a tropa e repassar aos superiores, treinamento, instrução, pausa para o almoço, atividades diversas, responsabilidades como comandante de grupo". Ele comanda de 6 a 11 homens.

O combatente brasileiro garante que não viu militares das Forças Armadas russas, e que a ajuda da Rússia tem sido apenas "humanitária". Ele é o único brasileiro. Há também franceses e sérvios. "Eu tenho um vínculo pessoal forte com a Rússia, que começou ainda criança, quando meu pai assistiu ao filme Taras Bulba, aquela novela de (Nikolai) Gogol."

"Na parte política, eu me oponho ao avanço imperialista na Ucrânia, às garras do grande capital financeiro internacional, a uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, liderada pelos EUA) apontando mísseis para a Rússia."

Lusvarghi ficou preso durante 45 dias em São Paulo. Ficou provado que não levava consigo explosivos, mas continua alvo de processo por formação de milícia particular, resistência à prisão e associação criminosa.
Herculano
01/10/2014 16:03
O VALE TUDO DOS POLÍTICOS. OS SEM LIMITES ACHAM ISTO NORMAL. E O POVO APLAUDE OS MANTÉM NO PODER DIANTE DE TANTO CINISMO, MENTIRAS E EMBUSTES

Lula tem a voz adulterada em vídeo falso de apoio a Camilo Santana. Coligação garante que não tem conhecimento desse material. O PT nacional exige a retirada de vídeo do ar.

Circula na internet um vídeo de Lula discursando a favor do candidato ao governador Camilo Santana, petista apoiado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) [ o mesmo que foi a Justiça para retirar de circulação a revista Isto É, como se fosse apagar o que fez e diz agora nunca ter feito]. Mas a assessoria do ex-presidente confirma que a voz de Lula foi "adulterada", quando se fala o nome do candidato do PT.

A assessoria informa também que o ex-presidente não gravou nenhum vídeo para Camilo, pois o ex-presidente já havia acertado com Camilo e com o seu adversário, o senador Eunício Oliveira (PMDB), sua neutralidade nas eleições do Ceará, já que o peemedebista foi seu ministro. Na gravação, Lula fala duas vezes o nome "Camilo Santana", mas não é a voz de Lula que se escuta, e sim uma imitação.

Valdir Xavier, assessor jurídico da coligação "Um Ceará Para Todos" (de Eunício Oliveira), informa que entrará com uma representação criminal e eleitoral contra o vídeo.

A assessoria do ex-presidente já entrou em contato com o PT cearense demonstrando sua insatisfação. "O vídeo não foi feito pelo PT, e sabemos que pela proliferação na internet é difícil de tirá-lo do ar, mas nós vamos trabalhar para isso. O vídeo é uma falsificação, mas ainda não se sabe de quem. Lula já foi informado" afirmou José Crispiniano, assessor do Instituto Lula. Em contato com a assessoria de imprensa da coligação de Camilo Santana (PT), a resposta foi que "não temos conhecimento desse vídeo".
Herculano
01/10/2014 14:09
O ROUBO QUE O GOVERNO PERMITIU E SE LAMBUZOU NA PETROBRÁS, MAS QUE QUER VER TUDO ESCONDIDO DA POPULAÇÃO. EX-DIRETOR DA PETROBRÁS DEIXA CARCERAGEM DA POLÍCIA FEDERAL EM CURITIBA

Parte 1

O texto é de Jorge Olavo, de Curitiba, para o Uol (Folha de S.Paulo). O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso durante a operação Lava Jato, deixou a carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, no Paraná, por volta das 13 horas desta quarta-feira (01). Ele passará a cumprir prisão domiciliar no Rio de Janeiro, cidade onde mora.

De acordo com a assessoria da PF, Costa deixará o Paraná em um voo programado para decolar por volta das 14 horas, do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em direção ao Rio. Ele deixou a sede da PF em um veículo da corporação sem falar com a imprensa.

Costa é acusado de participar de um esquema de lavagem de dinheiro, execução de contratos fictícios na Petrobras e corrupção, segundo investigações da PF. Ele foi beneficiado pela Justiça Federal por ter participado de um acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), no qual delatou companheiros do esquema e abriu mão de valores mantidos em contas no exterior.
Herculano
01/10/2014 14:08
O ROUBO QUE O GOVERNO PERMITIU E SE LAMBUZOU NA PETROBRÁS, MAS QUE QUER VER TUDO ESCONDIDO DA POPULAÇÃO. EX-DIRETOR DA PETROBRÁS DEIXA CARCERAGEM DA POLÍCIA FEDERAL EM CURITIBA

Parte 2

Ele aceitou devolver aos cofres públicos cerca de R$ 70 milhões, entre dinheiro e bens, e se comprometeu a pagar uma indenização no valor de R$ 5 milhões. O ex-diretor também terá que colocar bens como garantia para constituir uma fiança do valor.

O acordo prevê que o ex-diretor da estatal entregará à União cerca de US$ 23 milhões mantidos na Suíça e US$ 2,8 milhões mantidos, em nome de parentes, no Royal Bank of Canada das ilhas Cayman, paraíso fiscal no Caribe. Somados, os valores que estão no exterior correspondem a aproximadamente R$ 63,2 milhões.

Também serão repassados aos cofres públicos cerca de R$ 1,3 milhão em dinheiro, uma lancha no valor de R$ 1,1 milhão, um terreno avaliado em R$ 3,2 milhões e um carro (R$ 300 mil).

De acordo com o MPF, Costa fazia parte e ajudava comandar junto com o doleiro Alberto Youssef um esquema criminoso para obter contratos fraudados com a Petrobras.

O benefício da delação, com duração de um ano, foi concedido na terça-feira (30) pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. O ex-diretor terá de usar tornozeleira eletrônica, e a casa em que vive será monitorada por policiais.
Herculano
01/10/2014 14:08
O ROUBO QUE O GOVERNO PERMITIU E SE LAMBUZOU NA PETROBRÁS, MAS QUE QUER VER TUDO ESCONDIDO DA POPULAÇÃO. EX-DIRETOR DA PETROBRÁS DEIXA CARCERAGEM DA POLÍCIA FEDERAL EM CURITIBA

Parte 3

"Ele terá proteção ostensiva da Polícia Federal nesse início. Ele ficará em casa, em prisão domiciliar, e só poderá sair de casa com autorização judicial. Se, no prazo de um ano, não houver sentença prolatada nos autos onde corre o acordo [de delação premiada], ele fica em liberdade aguardando a prolação da sentença", disse a advogada dele, Beatriz Catta Preta.

Segundo Preta, com a decretação da sentença, o juiz avaliará a colaboração de Costa e os efeitos alcançados para o processo. "Ele vai, então, aplicar a pena que, segundo o acordo, tem seu patamar máximo de dois anos em regime semiaberto", explicou.

Ontem o ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que há elementos que confirmam o possível envolvimento de parlamentares com os fatos delatados pelo ex-diretor da Petrobras.

Zavascki homologou o depoimento de delação premiada em que Costa cita nomes de políticos que receberam propina do esquema de corrupção.

Segundo o STF, 40 investigações estão em curso para apurar a atuação dos acusados. "Dos documentos juntados com o pedido [de homologação], é possível constatar que efetivamente há elementos indicativos, a partir dos termos do depoimento, de possível envolvimento de várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive de parlamentares federais, o que atrai a competência do Supremo Tribunal Federal", disse.

Com a homologação da delação premiada, as informações apresentadas por Paulo Roberto Costa passarão a ser investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
Herculano
01/10/2014 14:01
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E diz que aquele sequestrador de Brasília exigiu três coisas: que a Marina seja dublada nos debates e a volta do Orkut. E a saída do Paulo Nobre do Palmeiras. Rarará!

Aliás, quatro: que a Dilma bote aquele blazer diaba pra lavar!

E as pesquisas? Todos esperando a pesquisa das 14h22, a pesquisa das 16h34 e a pesquisa das 18h29. Com a famosa margem de erro.

Como disse um amigo: "Ontem eu corri 5 km, mas pela margem de erro, eu corri 2 ou 22 km".
Herculano
01/10/2014 13:58
CORREIOS OMITEM VIAGEM DE SEU PRESIDENTE A BH, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

A agenda do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, divulgada por sua assessoria, omite sua passagem por Belo Horizonte, na semana passada, quando participou de reunião para celebrar o papel decisivo da estatal na melhoria do desempenho, nas pesquisas, da presidenta Dilma e do candidato do PT a governador, Fernando Pimentel. A reunião, gravada em vídeo, foi revelada ontem no site Diário do Poder.

Trabalho partidário
Ao tomar conhecimento do vídeo da reunião em BH, a estatal Correios informou que Wagner Pinheiro teve "reuniões de trabalho" na cidade.

Capilaridade

Na reunião dos Correios, o deputado estadual petista Durval Ângelo atribui o crescimento de Dilma e Pimentel à "capilaridade" dos Correios.

Barriga cheia
O discurso deputado petista é aplaudido por militantes que, segundo denúncias, aumentaram em 15 vezes os próprios ganhos nos Correios.

Serviço ilegal
Funcionários denunciam que a direção dos Correios faz "reuniões de serviço", como a de BH, para dar instruções de engajamento eleitoral.

Temer faz gesto para Alckmin se abster no 2º turno
Em pé de guerra com Paulo Skaf, candidato pelo PMDB ao governo de São Paulo, o vice Michel Temer autorizou a debandada de 70 prefeitos peemedebistas, que agora apoiam a reeleição do tucano Geraldo Alckmin. O gesto do vice-presidente objetiva não só se vingar de Skaf, que se negou a apoiar a chapa Dilma/Michel, como também obter uma certa neutralidade de Alckmin em eventual 2º turno contra Marina Silva.

Dilmalckmin
Os prefeitos foram liberados por Michel Temer para Alckmin com a condição de ficarem à vontade para apoiar a reeleição de Dilma.

Briga interna
Alckmin tem outro bom motivo para não se opor a Dilma: com Marina, José Serra poderia virar ministro e tentar as presidenciais de 2018.

Amor correspondido
Aecistas do PSDB acusam Alckmin de fazer corpo mole, assim como o senador mineiro não arregaçou as mangas por ele, em 2006.
Bibo
01/10/2014 09:58
Herculano, não sei se já foi postado aqui..mas vi em blog o seguinte:

Todo artista que vive de humor tem que estar em constante processo de renovação...sempre se reiventando...mas tem um que não precisa:

É o João do plenário..personagem da Praça é Nossa...e porque não prcisa mudar este personagem criado há 20 anos...por que ainda nos permitimos ser representados por estas velhas raposas que só nos sugam dia a dia..que só pensam em seus bens próprios..individualidades, interesses, não pensam em nós..não pensam na coletividade...

Chega..hora de mudar...sinceramente não vejo nada muito diferente, e nem muito animador..mas com certeza tá na hora de tirar a corja do pt e seu plano de 20 anos no poder

Triste realidade a nossa!!
Pernilongo Irritante
01/10/2014 08:42
Diz o Banana Para Servidores !!!!
Vamos colocar pessoas competentes para gerir aquele departamento....

Pois eu digo: No PT tem alguém competente? Seguem a cartilha dos burros Lula e Dilma que só ganham porque roubam.
E digo mais: Votaram no Zuchi e sua turma? Agora tão se ferrando? Comeram um dia da grana de voces e a inflação pegando.
Como falam aqui... bem feito.
Herculano
01/10/2014 07:07
HÁ ALGO NO AR ALÉM DOS AVIÕES DE CARREIRA, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

O presidente da seccional de Brasília da OAB quer proibir o ex-ministro Joaquim Barbosa de advogar

De acordo com o parágrafo 1º ao artigo 5 do Ato Institucional nº 5, o presidente da República podia "fixar restrições ou proibições (...) ao exercício de quaisquer outros direitos públicos ou privados".

Com base nisso, o marechal Arthur da Costa e Silva proibiu que os jornalistas Antonio Callado e Léo Guanabara exercessem a profissão.

Mesmo para tempos de treva, a medida foi vista como uma exorbitância, e o presidente revogou-a pouco depois.

Agora, em pleno regime democrático, o advogado Ibaneis Rocha Barros Junior, presidente da seccional de Brasília da Ordem dos Advogados do Brasil, pediu a impugnação do pedido de inscrição de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Sem registro na OAB um bacharel em direito não pode advogar.

O doutor justificou seu pedido mencionando episódios em que, segundo ele, Barbosa ofendeu e prejudicou a classe dos advogados. Em todos os casos o ministro agiu no exercício de função pública e em nenhum deles teve sua conduta condenada pelos poderes competentes. Felizmente, os tempos atuais são diferentes da treva que baixou sobre o país em 1968. O pedido de impugnação é uma iniciativa legítima e precisará ser ratificada por uma instância superior.

Do ponto de vista curricular, o doutor Ibaneis chegou à presidência da seccional da OAB de Brasília com menos títulos que o professor Luís Antônio da Gama e Silva, ministro da Justiça e redator do AI-5. "Gaminha" havia sido reitor da Universidade de São Paulo e diretor da Faculdade de Direito do largo São Francisco. Era um liberticida a serviço de uma causa. Achava que, proibindo Callado e Leo Guanabara de exercer a profissão de jornalista, contribuía para assegurar uma "autêntica ordem democrática". Afinal, foi isso que escreveu no preâmbulo do Ato Institucional. Essa "ordem democrática" expulsou do Supremo Tribunal os ministros Evandro Lins e Vitor Nunes Leal, mas não os impediu de advogar.

O doutor Ibaneis certamente acredita que a ordem jurídica brasileira e a própria advocacia terão a ganhar negando a um ex-presidente do Supremo Tribunal o direito de advogar. Há pessoas que aplaudem Barbosa na rua e há aqueles que o detestam. Em todos os casos, a opinião que se faz dele relaciona-se, acima de tudo, com a conduta que teve no STF ao relatar e presidir o julgamento dos réus do mensalão.

O pedido do presidente da seccional da OAB de Brasília é uma iniciativa individual, mas pode ser perigosamente associada a uma maneira de pensar do comissariado petista. Nenhum cidadão que aplaudiu a formação da bancada da Papuda acredita que Barbosa deve ser proibido de qualquer coisa, muito menos de advogar.

Em qualquer época, em qualquer governo, sempre haverá nos arrabaldes do governo um militar querendo fazer a bomba atômica e um operador político querendo limitar os direitos de seus adversários. Parecem figuras folclóricas, como "Gaminha" parecia sê-lo quando o marechal Costa e Silva colocou-o no Ministério da Justiça. O tempo passa, as coisas se complicam e os personagens folclóricos ganham aliados e tornam-se sábios clarividentes. Quando a festa acaba, atribui-se à ruína ao radicalismo de um "maluco". Gaminha não era maluco, era apenas liberticida. Doidos foram os outros.
Herculano
01/10/2014 06:42
SENHORES DO UNIVERSO, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo

A pesquisa Datafolha dos dias 29 e 30 mostra Dilma Rousseff (PT) com 40% contra 25% de Marina Silva (PSB). Aécio Neves (PSDB) está em terceiro lugar, com 20%.

Foi muito bem sucedida a estratégia petista de ataque a Marina. Numa eleição tão cheia de incertezas, ninguém duvida da presença de Dilma Rousseff no segundo turno.

Mas o cenário é mais sofisticado. Dilma e seu marqueteiro, João Santana, transformaram-se nos "senhores do universo" desta eleição, para usar a metáfora de Tom Wolfe no livro "A Fogueira das Vaidades".

A dupla tem o poder de modular o processo de desossar Marina. Pode decidir quem passará ao segundo turno ao apertar um pouco mais o botão ou ao suavizar a "Blitzkrieg". Aécio fica ali embaixo com uma bacia coletando os votos que desabam da prateleira marinista.

Ocorre que parece ter chegado a um limite o benefício direto da estratégia para Dilma. Ela tem hoje os mesmos 40% registrados no último dia 26. Seus comerciais vitriólicos na TV fazem os votos perdidos por Marina deslizarem para Aécio.

Se os "senhores do universo" Dilma e Santana desejarem, podem pisar no acelerador e catapultar Aécio ao segundo turno. A alternativa é reduzir a guerrilha, permitindo que Marina passe à rodada final de votação. A decisão será tomada depois de ponderar a respeito de quem seria o adversário mais fraco contra Dilma numa disputa mano a mano.

A julgar pelo demonstrado até agora pelo Palácio do Planalto, Marina é uma candidata muito mais indesejada do que Aécio. Ela (ainda) incorpora o sentimento de mudança mais do que o tucano.

E assim chegamos à reta final. Dilma e seu marqueteiro comandam a situação a ponto de poderem escolher quem preferem enfrentar. E por que Marina não reage? Essa é uma pergunta que renderá quilômetros de análises depois da eleição, se a pessebista de fato for ejetada da disputa.
Igor Souza
01/10/2014 02:25
Senhor prefeito, mandatários da cidade, vereadores que estão mais preocupados em fazer campanha para o companheiro. São 02:20h. Acabei de sair das minhas quentes cobertas para me enfiar na rua para tirar da garagem e não perder um dos poucos bens que me restam. Vocês dormiram bem essa noite? Acredito que não. Sabe porque? A consciência surja pela a omissão, incompetência, desobediência ao ministério público. Esses motivos dentro de muitos responde a minha pergunta.
Banana Para Servidores !!!!
30/09/2014 22:04
É uma piada mesmo Herculano, o que administração vem fazendo conosco servidores.

Sindicato não existe, apenas para uma classe, que até agora se calam nada fizeram sobre o registro de frequência para as escolas e CDI.

Diretor Cleber nós servidores entregamos no prazo todos os requerimentos e que não são poucos né, e agora como fica?

Você irá pagar multa da minha prestação, juros por não ter recebido hoje?

Lembro que a mais de vinte anos nunca ocorreu isso, sempre recebemos no ultimo dia útil do mês.

E secretario Maicon como fica?

Doraci e prefeito o que irão fazer?

Irão deixar assim....

Para se repetir no próximo mês?

Vamos acordar, depois de hoje ficou claro a incompetência do Diretor Cleber...

E vereadores, está mais do que na hora de vocês pedir esclarecimentos sobre tudo que vem ocorrendo no Departamento Pessoal, e chamar esse diretor Cleber, que se explique, se é que tem explicação....

Cleber deu de ficar brincando, saia.... chega de erro, um atras do outro..

Assuma o erro, e outra assume a responsabilidade, seja responsável, pois tem inúmeros servidores que trabalham e querem receber....


Prefeito, Doraci, Maicon, vamos agir, parem de ficar tampando o sol com a penera...

Vamos colocar pessoas competentes para gerir aquele departamento....
Herculano
30/09/2014 21:46
MARINA SILVA ACUSA DILMA DE MENTIR SOBRE "ROUBO", Josias de Souza

Parte 1

Em encontro com apoiadores e representantes dos partidos de sua microcoligação, Marina Silva subiu o tom. Acusada por Dilma Rousseff de mentir, ela se disse "indignada". E devolveu: "Não me venha chamar de mentirosa! Mentira é quem diz que não sabe que tinha roubo na Petrobras. Mentira é quem diz que não sabe o que está acontecendo na corrupção desse país. Mentira é quem diz que ia fazer 6.000 creches e faz apenas 400."

Marina reuniu-se com seus aliados em São Paulo. Num discurso inflamado, transmitido ao vivo pela internet, ela insinuou que membros do comitê de Dilma perscrutam sua vida. Estimulou-os a prosseguir: "Fiquei sabendo que tem uma CPI paralela vasculhando a minha vida dentro do Senado. Podem vasculhar. E tenho certeza, tem gente que não vai entender."

O processo legislativo é complexo, disse Marina, como a justificar as duas ocasiões em que votou contra a CPMF, apesar de dizer que se posicionara a favor do tributo sobre movimentação financeira. "Tem coisa que a gente vota no principal e depois não vota com as emendas; vota com as emendas, mas não vota no principal", disse, antes de pegar novamente em lanças: "Quem não foi nem vereadora e vira presidente do Brasil, não entende isso."
Herculano
30/09/2014 21:46
MARINA SILVA ACUSA DILMA DE MENTIR SOBRE "ROUBO", Josias de Souza

Parte 2

Nas palavras de Marina, Dilma "come pela boca do marqueteiro, come pela boca do assessor." A certa altura, a substituta de Eduardo Campos na corrida presidencial repetiu três vezes: "Nós estamos no segundo turno, nós estamos no segundo turno, nós estamos no segundo turno. Escrevam isso."

Para ela, o eleitorado já desfez o antigo Fla-Flu que vinha transformando as disputas presidenciais nos últimos 20 anos em gincanas monopolizadas por petistas e tucanos. "As forças que querem a polarização estão fazendo de tudo para dizer que vai continuar entre os mesmos", disse a ex-petista Marina. "Não será entre os mesmos."

Aferrada a autocritérios, Marina apresentou-se como representante do pedaço da sociedade que foi às praças em junho do ano passado para dizer que não se sentiam representadas. A atual disputa, disse ela, "será entre a sociedade brasileira e eles. Eu sou o melhor pretexto que a sociedade tem para colocar as coisas no contexto da mudança da história, com a altura e a profundidade que os brasileiros merecem."
Herculano
30/09/2014 21:45
MARINA SILVA ACUSA DILMA DE MENTIR SOBRE "ROUBO", Josias de Souza

Parte 3

Minutos antes, Marina entusiasmara a plateia ao afirmar que aqueles que a sociedade não considera como seus representantes "pararam de apostar nas virtudes." Ela ironizou a insistência com que Dilma afirma que, no governo dela, a Polícia Federal investiga.

"Eu acho muito interessante dizer que a Polícia Federal está investigando. É como se a Polícia Federal estivesse investigando a pedido do governo. Como se a Polícia Federal fosse um órgão do governo, do partido. Não é. É do Estado brasileiro. É o Estado brasileiro que está investigando.''

Marina lamentou que os ataques à sua candidatura sejam patrocinadas por outra mulher. "Aliás, mesmo tendo perdido, eu celebrei quando esse país a elegeu a primeira mulher presidente do Brasil. Quinhentos anos de história! Eu nunca pensei, que uma mulher pudesse permitir fazer o que estão fazendo para destruir a biografia honrada de uma outra mulher."
Herculano
30/09/2014 21:33
O DEM E O ACORDO COM O PT DE GASPAR

Aos que entraram nesta página cheios de si, mas se esconderam porque sabem o que escrevem não são capazes de assinar, como a maioria dos políticos gasparenses.

1. Eu parcial e defensor do acordo? Hum! Eu tenho nome, sobrenome e local para ser encontrado e capacidade para revidar qualquer tipo de patrulha.

2. Este acordo foi proposto pelo PMDB, que só não vingou porque não é capaz de honrar acordos e não tinha nada para oferecer. Rápido e esperto, o grupo que domina a cidade e o PT, deu um baile no PMDB, fez o acordo e deixou muita gente órfã e que agora vive choramingando querendo uma beirada.

3. Este acordo foi amplamente divulgado neste espaço. Ou estão sem memória (como é comum aos políticos), ou com preguiça para compulsar os escritos daqui, ou então estão de sacanagem com o Nagel e a Andreia. Mas, por favor, não me coloquem neste balaio.

4. Vocês precisam pelo menos minimamente se entenderem. Tem gente escrevendo que a Andreia e o Nagel são paus mandados do Adilson. E tem gente, que se afina com o Adilson, se não for ele mesmo, que diz ser praga do Adilson, por não tê-lo dado ouvidos, se ela não levar o acordo.

5. Como se vê, há muitos interesses em jogo e eu não tenho nada a ver com isso. Apenas relato. No fundo, tem gente incomodada com o trabalho da vereadora e a sua independência, até aqui, do PT e outros grupos que gostam de enquadrar gente sem rabo preso. Gente que sonhou com o poder, não fez a lição de casa, não enfrentou, não inovou e está perdido como cachorro que cai do caminhão de mudanças, tentando achar o dono pelo faro. Acorda, Gaspar!
Roberto Sombrio
30/09/2014 21:14
Oi, Herculano.

Apenas lembrando ao candidato invasor, que o banner está em minha casa e podem buscar se assim quiserem, para colocar onde lhes for permitido. O mal, Sr. Joel da Costa, é que basta entrar para a política e o Sr. como os outros já se acham os donos do Brasil e dos brasileiros e vão fazendo o que bem entendem.
Isso já dá uma idéia de que atitudes vai tomar na Assembléa ser for eleito. Por isso que digo que não sei qual atitude eu vou tomar domingo dia 5 quando estiver diante da urna. Como já disse: Se eu votar em um candidato estarei ajudando um ladrão, se eu votar nulo,também estarei ajudando um ladrão e se eu votar em branco estarei ajudando o ladrão que alterou as urnas.
Antonio Pietargo Nogueira
30/09/2014 21:09
Mas Sr. Luis do DEM

que acordo é esse, que só vocês teriam os louros, os interesses (eleger sua esposa presideNTA? Que coisa mais burra isso.
EU NÃO CONSIGO ENTENDER ISSO.
Giovano, Giovano presidente.
Roberto Sombrio
30/09/2014 21:04
Oi, Herculano.

O tal arara palradora fala da manipulação das urnas. O PT desde que assumiu o poder se elege e reelege, porque as urnas eletrônicas são pré-programadas. Funciona assim: Quando se aproxima a data do povo cabresto (brasileiros) irem as urnas o candidato do PT, no caso candidato a presidente começa a subir nas pesquisas (que são manipuladas), distanciando-se dos demais concorrentes para que ninguém questione a lisura das eleições. Como o chip de cada urna é pré-programado, parte dos votos brancos e nulos são desviados ao candidato do PT que acaba vencendo, razão pela qual não se deve anular ou votar em branco. No caso dos demais cargos não importa porque esses vem de arrasto e depois no decorrer da gestão presidencial tudo se resolve com acordos, coligações e por aí vai.
Por essa razão os Estados Unidos não adotam a urna eletrônica, pois sabem que não existe segurança.

O TSE faz propaganda informando que o voto na urna eletrônica é secreto e tampouco pode ser acessado pela internet. OK! Mas isso é diferente do que falei acima.

Só países ditadores ou bolivarianos adotaram a urna eletrônica brasileira. Para esses países onde a ordem é manter-se no poder, não existe nada melhor.

Agora vamos falar daqui de Gaspar. Sabe Heculano! Hoje à tarde colocaram eu meu terreno um banner do candidato Joel da Costa e sem pedir autorização. Quero lembrar que aqui não é a CASA DA MÃE JOANA
Herculano
30/09/2014 20:48
CAMALEÃO. O JOGO PESADO E FALSO

Cadê o vermelho do PT catarinense? Ele foi providencialmente substituído pelo verde e amarelo parecido com o da Marina Silva, PSB. Então...
Luiz Nagel
30/09/2014 20:47
É preciso esclarecer algumas questões:
O acordo existiu para definir a presidência da câmara para os quatro anos. Este acordo é público e todos sabiam desde o início. Nunca negamos isso para ninguém. Também ficou bem claro no acordo e que inclusive foi o posicionamento do DEM é de que independente da votação para a presidência, as votações de projetos e outras discussões seriam e são de livre decisão. E isto está claro no trabalho da vereadora.
Outra questão que é preciso deixar claro é que o DEM não está preocupado com o acordo, se vai ser cumprido ou não. Nós cumprimos e honramos com a palavra e vamos cumpri-la até o final dos quatro anos e quanto aos demais, vai da consciência e do caráter de cada vereador.
A vereadora não precisa da presidência para dar continuidade ao seu trabalho, se o acordo se cumprir, tudo bem, se não se cumprir, seu trabalho vai continuar da mesma forma, desempenhando a sua função de fiscalizadora e representante da comunidade.
Herculano
30/09/2014 20:47
PARECE PIADA, MAS NA SEMANA DA ELEIÇÃO, PREFEITURA DO PT DE GASPAR DEIXA OS SERVIDORES NA MÃO

A alegação é que foi um erro operacional. O certo é que os vencimentos não estavam disponíveis hoje até o final da tarde para a movimentação bancária como de costume.

Estão atrás de culpados. E vão culpar o coitado do computador ou a tal burocracia (que eles próprio criam para dar empregos a gente sem competência e se embananam nela). Sabe-se, todavia, que o culpado disto é que fica defronte o computador e que não sabe usá-lo corretamente a favor dos servidores de Gaspar. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/09/2014 20:42
O PT QUER AÉCIO NO SEGUNDO TURNO. O DISCURSO ESTÁ PRONTO HÁ 20 ANOS E É MAIS FÁCIL DE SER BATIDO. AS PESQUISAS DE HOJE MOSTRAM ISSO. DIMINUI A DIFERENÇA ENTRE MARINA SILVA, PSB, E AÉCIO NEVES, PSDB. DILMA HOJE GANHA EM TODOS OS CENÁRIOS

No Datafolha desta noite, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff, PT, aparece isolada na liderança, com 40% das intenções de voto, Marina tem 25%, contra 20% de Aécio. No levantamento anterior, Dilma tinha os mesmos 40%, contra 27% de Marina e 18% de Aécio.

De acordo com o Datafolha, esta é a quarta pesquisa consecutiva na qual é verificada queda ou variação negativa de Marina e oscilação positiva de Aécio.

O Datafolha divulgado hoje também mostra que Dilma ampliou a vantagem sobre Marina em um eventual segundo turno: nesse cenário, a petista tem 49% das intenções de voto, contra 41% da pessebista. O último levantamento apontava empate técnico: 47% contra 43%.

No confronto com Aécio, Dilma venceria o tucano na etapa final por 50% a 41% (55% a 45% em votos válidos).
Antonio Pietargo Nogueira
30/09/2014 20:29
Ao Ilustre Luis Nagel;

Vocês não seguiram o que lhes orientou o ex Adilson Luis, e fizeram acordo com o PT.

Com que moral vocês querem que seja cumprindo o acordo por parte do PeTes, se não houve cumprimento daquilo que supostamente fora acordado entre vocês (DEMO+pt)? Vocês não cumpriram com nada, a Andreia, votou sempre contra os propostas doS PeTs, até mesmo aquelas que seriam de interesse da comunidade.

Vocês se acham muito Luis, além disso, foram ingratos com o ex-prefeito, não seguiram a orientação dele, por isso estão colhendo o que plantaram. Duvido - D U V I D Ò, que Andréia seja PresidENTA.
Muita pelutancia por parte de vocês.

Tem certas coisas na politica de Gaspar, que não dá pra deixar passar em branco.

Herculano, obrigado pela oportunidade, se não fosse você, não seria possível expressar esta minha opinião, mesmo que escondido, por motivos óbvios.

Mateus
30/09/2014 20:28
Como dito aqui e mencionado inúmeras vezes neste espaço, hoje comprovou a incompetência do diretor Cleber.
Servidores ficaram sem receber....

Muitos aposentados saíram de suas casas e deram com os burros na água.... Uma falta de respeito, Cleber mas o que aconteceu?

Pare de ficar por aí, e realiza o seu trabalho....

Acredito que não foi por falta de tempo, e sim incompetência...

Estou a mais dez anos e isso nunca ocorreu... Prova a incompetência do Cleber, e Maicon, Doraci, o que irão fazer.....???

Irão deixar assim???

E Cleber não adianta você dizer que foi erro, enquanto você estava em CAPACITAÇÃO e o Eduardo não soube informar o que aconteceu, pois você não estava. E coisa feia deixar um para responder, por que você não estava para esclarecer? Medo? Assume seus erros...

Espero que com isso tudo o Prefeito tome providências.... É o mínimo...,
E sobre os servidores que estão recebendo errado??
Arara Palradora
30/09/2014 19:50
Querido Blogueiro:

A DilmANTA defenestrando a Marina sobre a mudança de partido político. A Guerrilheira Dentuça saiu de um partido violento, foi para o PDT, agora está no PT.
É a encardida, falando da mal lavada.

A Jubarte Vermelha tem 40%.
Só eu que acho que essas pesquisas estão sendo cuidadosamente calibradas para combinar com o resultado que já está nas urnas?

Voeeeiii...!
Padre Apócrifo disse:
30/09/2014 19:42
Que vídeo nojento!
Mostra a lama viscosa que a minha Igreja Católica Apostólica Romana se meteu, pior, contado pela boca do chafurdeiro.
Agora entendo, porque em 2010 a Dilma na Igreja de Aparecida do Norte não soube fazer o Sinal da Cruz e a CNBB achou "normal".
O padreco sem padrice do Belchior Baixo, pinta e borda na Capela da comunidade, a ponto de brigar com fiéis. A mãe de um dos ofendidos (uma sra. de 80 anos), foi se queixar ao Bispo, que se recusou a recebê-la. Foi uma cena de cortar o coração, assistindo aos prantos, dessa senhoria qual foi sua família que praticamente nunca medio esforços financeiros para manter o imóvel em bom estado.
Juju do Gasparinho
30/09/2014 19:26
Prezado Herculano:

Se o blogueiro Manoel lesse a pergunta do Gilberto na Coluna Chumbo, diria:
"BELA VISTA, RUA AMAZONAS, ACREDITARAM NELLES?
BEM FEITO!"

Herculano, o que o Roberto Sombrio não sabe, é que prefeito de joelhos em Brasília, pedindo esmola é mais fácil de encabrestar.

ACARSAM, no chato!
Gaspar Antenado
30/09/2014 18:46
Herculano, você sempre foi imparcial, agora quanto ao caso da Vereadora Andreia realmente parece ser um pouco defensor. Um bom jornalista precisa fazer auto-critica quanto as informações que recebe. Mesmo que seja um informante de confiança. É nitido que tem acordo com o PT. Voce defende o novo, mas a Vereadora é esposa do Luiz Nagel, que é cobra criada de políticos antigos (Adilson Schimitt) tanto que foi seu vice. E ele próprio confirmou que foi no jantar e tem acordo. Só alguém ingenuo não percebe que pra ser presidente da câmara existe acordo. E outra, na epoca do Loca que era do PT a lagoa ficou abandonada, tinha buraco pedindo pra entrar. Agora que é oposição a estrada é uma beleza. Oposicao só de fachada. É só perceber quais projetos importantes ao executivo a vereadora foi contra? nenhum! Só votou contra em projetos "teatros" enviado a camara para dar audiência na mídia. Ex.: duplicação da jorge lacerda. Vira e mexe entra um projeto para tentar mostrar a população que alguns vereadores são oposição. O Luiz Nagel nunca participou em nada na comunidade, no Tamandaré nunca aparecia. Depois de ser candidato..... isso é ser novo? fazer acordo sem mostrar o conteudo total é pratica antiga, não tem nada de novo, e tentar chegar ao cargo para poder sentar na mesa e participar, e o povo que se dane. O que você critica aqui como pratica da velha política a vereadora pede ao executivo em requerimento. Portanto.... deveria ser mais auto critico de algumas informacoes. E mais, porque a vereadora não leva ao MP as denuncias que faz se realmente tem interesse em resolver? como as escolas sem autorização de bombeiros por exemplo. O novo que é velho e se dirfarça de novo é pior que o novo com atitudes do velho.
Herculano
30/09/2014 15:15
DILMA EM CAMPANHA

Votar nos adversários [com chances, Aécio Neves, PSDB e Marina Silva, PSB]representa o retrocesso e a aventura.
Herculano
30/09/2014 15:10
A FOME E A VONTADE DE COMER

Os bandidos atacam em Santa Catarina. Em Florianópolis, o articulado sindicato e político dos trabalhadores no transporte coletivo, bateu o pé: quer parar as seis e meia da tarde o sistema e segundo argumenta para dar proteção aos sindicalizados.

Hum! O sindicato faz o jogo dos bandidos e contra os outros trabalhadores que não podem parar as seis e meia, estando em pleno deslocamento. O estado e a prefeitura de Florianópolis enfraquecidos diante das duas ameaças.
ZE_DA_BAGA_ABERTA
30/09/2014 14:33
DEMISSÃO EM ILHOTA?? MAS O HOMI NÃO ERA DR? NÃO ANDAVA SEMPRE VESTIDO PARECIDO COM O BATMAN....KKK SEMPRE DE CAPA PRETA... ACHAVA QUE ELE "SABIA TUDO", ESTRANHO... E OUTRA..É PURO DESESPERO EIN... TENTATIVA DE RECUPERAR UM POUCO DA MORAL POLITICA....
Herculano
30/09/2014 14:32
Por que falta dinheiro para a Saúde, Educação, Saúde, a duplicação da BR 470, a ponte do Vale e sobra para a corrupção...

CONTAS DE AGOSTO DEIXAM PAÍS NO MAR VERMELHO, por Miriam Leitão, na CBN

A mediana das previsões do mercado apontavam para um pequeno superávit primário em agosto. Veio o pior número da história, o governo gastou R$ 14,5 bi a mais do que arrecadou, antes de pagar os juros. As receitas especiais, como os R$ 7,1 bi do Refis e os R$ 5,4 bi de dividendos de estatais, não foram suficientes para tirar o Brasil do mar vermelho onde está agora.

Durante o processo de deterioração, o governo reduziu a meta de superávit, passou a colocar na conta receitas extraordinárias, como aquelas vindas da privatização de ativos públicos. Teve "pedalada" também, o atraso nos repasses entre os entes públicos. Obviamente, nada disso funcionou. O país está na pior situação desde 2001, quando começou a ser medida a economia para pagar os credores.

O risco de perder o grau de investimento cresce junto com o descontrole fiscal do governo. Não adiantaram os avisos e rebaixamentos que recebemos das agências de rating, que são criticáveis em vários aspectos, mas são indispensáveis para investidores institucionais estrangeiros, aqueles que colocam e deixam o dinheiro no país. Por mandato, eles só podem aplicar em países que tenham o grau de investimento.

O governo tenta driblar com palavras a crise fiscal. A dívida líquida do país está caindo, diz. Mas a nossa dívida bruta, indicador usado para analisar a saúde fiscal dos países, está em alta, a 60,1% do PIB.
Paulo de Souza Demendes
30/09/2014 13:40
Ao Nagel,

Realmente não participei do jantar, não me identifico porque este colunista incentiva a utilizarmos perfis falsos. E que ótimo que o senhor lembrou do acordo, do laço feito PT, pois pela estranheza você e sua nobre esposa e vereadora viviam omitindo, diziam que não existia nenhum acordo, porém hoje choram para que o acordado se cumpra, e que a nobre vereadora fique com a vaga. Estranho isto? Agora tem ou não tem acordo?
Roberto Sombrio
30/09/2014 13:31
Oi, Herculano.

Já descobriram que o sequestrador em Brasília era do PT, porque a arma era falsa e os explosivos de mentirinha.

É bom lembrar que em 2013 o PT deu 100 milhões de reais ao hospital Sírio-Libanês, aquele onde Lula, Dilma e toda a cambada de ladrões do PT se hospedam. Por aqui estamos em 2014 e o hospital de Gaspar, sem verbas e roubado do povo está matando pessoas, assim como a ponte Hercilio Deeke e o viaduto casco de tartaruga. Como dizem por aí, o PT adora carregar morte nas costas.

No jornal Cruzeiro do Vale, em propaganda política aparece um comparativo entre as cidades de Gaspar e Rio do Sul. Depois dizem que Pedro Celso Zuchi é empreendedor. Deixou uma ponte inacabada, um viaduto mal planejado e que não resolve sua finalidade e uma ponte com tela de galinheiro. O pior é a área social e de segurança onde Gaspar apanha de lavada de rio do Sul e o PT se diz do povo e para o povo. Nunca fizeram nada, por isso que digo que Zuchi vai a Brasília só para tomar cafezinho e o pio,r diz ele ter a chave do palácio. Na verdade os que se acham principes (com cara de sapo) e a rainha má querem mesmo é vê-lo pelas costas.
O próprio Lula no seu primeiro mandato disse para a mídia que: "Pobre não vai a Brasília reclamar". Por essa razão eles, Lula e Dilma deixam o povo e seus companheiros pedindo esmolas.
E o povo burro, ainda vota no PT. Vão continuar sem ônibus, sem hospitais, sem remédios, sem escolas, sem creches, com inflação, com juros altos, com salário miiiiinimo, com aumento de energia elétrica em 2015, perdendo o emprego em 2015, com o país afundando de vez em 2015, a censura tomando sua liberdade e sem direitos de defesa.

Já disse e repito: Quando o brasileiro perder a liberdade, vai lembrar que nunca devia ter votado em qualquer intergrante do PT.
Herculano
30/09/2014 13:18
A LISTA DOS PERIGOS, por Arnaldo Jabor para o jornal O Estado de S. Paulo

O que acontecerá com o Brasil se a Dilma for eleita?

Aqui vai a lista:

A catástrofe anunciada vai chegar pelo desejo teimoso de governar um país capitalista com métodos "socialistas". Os "meios" errados nos levarão a "fins" errados. Como não haverá outra "reeleição", o PT no governo vai adotar medidas bolivarianas tropicais, na "linha justa" da Venezuela, Argentina e outros.

Dilma já diz que vai controlar a mídia, economicamente, como faz a Cristina na Argentina. Quando o programa do PT diz: "Combater o monopólio dos meios eletrônicos de informação, cultura e entretenimento", leia-se, como um velho petista deixou escapar: "Eliminar o esterco da cultura internacional e a 'irresponsabilidade' da mídia conservadora". Poderão, enfim, pôr em prática a velha frase de Stalin: "As ideias são mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas, porque deveríamos permitir que tenham ideias?".

As agências reguladoras serão mais esvaziadas do que já foram, para o governo PT ter mais controle sobre a vida do País. Também para "controlar", serão criados os "conselhos" de consulta direta à população, disfarce de "sovietes" como na Rússia de Stalin.

O inútil Mercosul continuará dominado pela ideologia bolivariana e "cristiniana". Continuaremos a evitar acordos bilaterais, a não ser com países irrelevantes (do "terceiro mundo") como tarefa para o emasculado Itamaraty, hoje controlado pelo assessor internacional de Dilma, Marco Aurélio Garcia. Ou seja, continuaremos a ser um "anão diplomático" irrelevante, como muito acertadamente nos apelidou o Ministério do Exterior de Israel.

Continuaremos a "defender" o Estado Islâmico e outros terroristas do "terceiro mundo", porque afinal eles são contra os Estados Unidos, "inimigo principal" dos bolcheviques que amavam o Bush e tratam o grande Obama como um "neguinho pernóstico".

Os governos estaduais de oposição serão boicotados sistematicamente, receberão poucas verbas, como aconteceu em S. Paulo.

Junto ao "patrimonialismo de Estado", os velhos caciques do "patrimonialismo privado" ficarão babando de felicidade, como Sarney, Renan "et caterva" voltarão de mãos dadas com Dilma e sua turminha de brizolistas e bolcheviques.

Os gastos públicos jamais serão cortados, e aumentarão muito, como já formulou a presidenta.

O Banco Central vai virar um tamborete usado pela Dilma, como ela também já declarou: "Como deixar independente o BC?".

A Inflação vai continuar crescendo, pois eles não ligam para a "inflação neoliberal".

Quanto aos crimes de corrupção e até a morte de Celso Daniel serão ignorados, pois, como afirma o PT, são "meias-verdades e mentiras, sobre supostos crimes sem comprovação...".

Em vez de necessárias privatizações ou "concessões", a tendência é de reestatização do que puderem. A sociedade e os empresários que constroem o País continuarão a ser olhados como suspeitos.

Manipularão as contas públicas com o descaro de "revolucionários" - em 2015, as contas vão explodir. Mas ela vai nomear outro "pau-mandado" como o Mantega. Aguardem.

Nenhuma reforma será feita no Estado infestado de petistas, que criarão normas e macetes para continuar nas boquinhas para sempre.

A reforma da Previdência não existirá, pois, segundo o PT, "ela não é necessária, pois exageram muito sobre sua crise", não havendo nenhum "rombo" no orçamento. Só de 52 bilhões.

A Lei de Responsabilidade Fiscal será desmoralizada por medidas atenuantes - prefeitos e governadores têm direito de gastar mais do que arrecadam, porque a corrupção não pode ficar à mercê de regras da época "neoliberal". Da reforma política e tributária ninguém cogita.

Nossa maior doença - o Estado canceroso - será ignorada e terá uma recaída talvez fatal; mas, se voltar a inflação, tudo bem, pois, segundo eles, isso não é um grande problema na política de "desenvolvimento".

Certas leis "chatas" serão ignoradas, como a lei que proíbe reforma agrária em terras invadidas ilegalmente, que já foi esquecida de propósito.

Aliás, a evidente tolerância com os ataques do MST (o Stedile já declarou que se Dilma não vencer, "vamos fazer uma guerra") mostra que, além de financiá-los, este governo quer mantê-los unidos e fiéis, como uma espécie de "guarda pretoriana", como a guarda revolucionária dos "aiatolás" do Irã.

A arrogância e cobiça do PT aumentarão. As 30 mil boquinhas de "militantes" dentro do Estado vão crescer, pois consideram a vitória uma "tomada de poder". Se Dilma for eleita, teremos um governo de vingança contra a oposição, que ousou contestá-la. Haverá o triunfo "existencial" dos comunas livres para agir e, como eles não sabem fazer nada, tudo farão para avacalhar o sistema capitalista no País, em nome de uma revolução imaginária. As bestas ficarão inteligentes, os incompetentes ficarão mais autoconfiantes na fabricação de desastres. Os corruptos da Petrobrás, do próprio TCU, das inúmeras ONGs falsas vão comemorar. Ninguém será punido - Joaquim Barbosa foi uma nuvem passageira.

Nesta eleição, não se trata apenas de substituir um nome por outro. Não é Fla x Flu. Não. O grave é que tramam uma mutação dentro do Estado democrático. Para isso, topam tudo: calúnias, números mentirosos, alianças com a direita mais maléfica.

E, claro, eles têm seus exércitos de eleitores: os homens e as mulheres pobres do País que não puderam estudar, que não leem jornais, que não sabem nada. Parafraseando alguém (Stalin ou Hitler?) - "que sorte para os ditadores (ou populistas) que os homens não pensem".

Toda sua propaganda até agora se acomodou à compreensão dos menos inteligentes: "Quanto maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada" - esta é do velho nazista.

O programa do PT é um plano de guerra. Essa gente não larga o osso. Eles odeiam a democracia e se consideram os "sujeitos", os agentes heroicos da História. Nós somos, como eles falam, a "massa atrasada".

É isso aí. Tenho vontade de registrar este texto em cartório, para depois mostrar aos eleitores da Dilma. Se ela for eleita.
Herculano
30/09/2014 13:10
PIADA

Alguém postou aqui que o DEM, da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel e de Luiz Nagel, estão aliados com o PT de Gaspar.

1. Deve ser piada
2. Não deve assistir as sessões da Câmara
3. O PT não sabe o que fazer para se ver livre dela e do acordo que propôs para lhe dar a presidência da Câmara.
4. O PT - e o grupo que manda no PT e na cidade - quer romper o acordo e dar para gente confiável e como Hilário José Melato, PP, Jaime Kischner (por paga e afinidade) e Giovânio Borges, PSD (previsto para o último ano no mesmo acordo).
Herculano
30/09/2014 13:04
NÃO ADIANTA CONTABILIDADE CRIATIVA PARA MASCARAR A REALIDADE E ENGANAR COM DISCURSOS FÁCEIS OS DESINFORMADOS, ANALFABETOS E IGNORANTES. SÃO NÚMEROS. É FALTA DE GESTÃO E CAPACIDADE. É O NOSSO DINHEIRO MAL GERIDO, SEM PRIORIDADE E PARA A CORRUPÇÃO. A MANCHETE DA HORA É ESTA: TESOURO NACIONAL TEM 4º DEFICIT CONSECUTIVO E AFUNDA AS CONTAS DO ANO. E FICARÁ AINDA PIOR COM A REELEIÇÃO POIS NÃO HÁ NENHUM COMPROMISSO DE QUEM PERMITE ESTE QUADRO PARA REVERTÊ-LO PARA DAR UM FUTURO MELHOR PARA TODOS

O texto é de "Dinheiro Público & Cia". A despeito das receitas extraordinárias obtidas em agosto, o governo Dilma Rousseff gastou acima da arrecadação pelo quarto mês consecutivo e afundou as contas deste ano eleitoral.

No mês passado, as despesas com pessoal, programas sociais, custeio administrativo e programas sociais superaram as receitas em R$ 10,4 bilhões, no pior resultado para o período desde o Plano Real.

Houve o que os economistas chamam de deficit primário: o Tesouro Nacional teve de se endividar para bancar suas despesas cotidianas e as obras públicas.

No início do ano, o governo havia se comprometido a obter um saldo em suas contas, ou superavit primário, de R$ 39 bilhões de janeiro a agosto. Com a derrocada do mês passado, a poupança acumulada caiu para R$ 4,7 bilhões, o que, em termos orçamentários, é praticamente nada.

Nem o recurso a fontes pouco usuais de receitas evitou o rombo de agosto. A principal delas foi a reabertura do programa que oferece descontos de multas e juros para o pagamento de tributos em atraso, que rendeu R$ 7,1 bilhões.

Além disso, o Tesouro extraiu R$ 5,4 bilhões em dividendos -ou seja, parcelas dos lucros- das empresas estatais.

Até dezembro, a meta é uma poupança de R$ 80,8 bilhões, virtualmente impossível -a menos que o Tesouro adote em proporções inéditas manobras de contabilidade e adiamento de despesas para o próximo governo.

Expedientes do gênero se tornaram recorrentes nos últimos anos, para viabilizar a expansão generalizada das despesas públicas com a qual a administração petista procurou estimular a economia.

A política fiscal deste ano é a mais frouxa desde 1999, quando o governo FHC iniciou a política de metas de superavit primário. A escalada dos gastos, especialmente na área social, não acelerou o crescimento econômico, mas contribuiu para preservar o emprego e o consumo das famílias -o que também ajuda a explicar a inflação elevada.
Peemedebista roxo
30/09/2014 12:58
Caro Luiz Nagel,

O maior erro do DEM foi ter se aliado ao PT, isso manchou todo o trabalho que a vereadora vem fazendo na câmara. Além de tudo sofreram na pele como é ser aliado do PT. Fizeram a parte de vocês e quando chega o momento do acordo onde a Andreia assumiria a presidência eles rompem.
Pensaram que poderiam ser aliar
Herculano
30/09/2014 12:53
PERDAS INEGÁVEIS, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

A menos que a presidente Dilma Rousseff saia em disparada nas últimas pesquisas antes do primeiro turno, esta agora terá sido a eleição em que o candidato com o maior índice de intenções de voto apresenta a menor vantagem em relação ao principal adversário.

O instituto Datafolha levantou os dados dos desempenhos dos candidatos de 1994 para cá, comparando as pesquisas feitas a uma semana do dia da primeira votação. Fernando Henrique Cardoso, há 20 anos, tinha 47% contra 23% de Luiz Inácio da Silva, mais que o dobro; venceu na primeira rodada por 54% a 27%.

Quatro anos depois, a pesquisa registrava proporção semelhante: 46% a 25%; FH ganhou no primeiro turno por 53% a 31%. A partir de 2002 as disputas ficariam mais difíceis e todas seriam decididas no segundo turno. Naquele ano, Lula aparecia na pesquisa com 45% contra 21% de José Serra, 24 pontos de diferença; na simulação de segundo turno, a distância era de 22 pontos (57% a 35%). O resultado, Lula 61% e Serra 38%.

Em 2006, as pesquisas registravam uma redução da vantagem no primeiro turno com 49% para Lula e 31% para Geraldo Alckmin, 18 pontos. A simulação do segundo apontava a recuperação do petista (54% a 39%, diferença de 15 pontos) confirmada com folga pelo resultado das urnas, 60% Lula e 38% Alckmin.

Na eleição seguinte, Lula no auge da popularidade, governo com aprovação altíssima, a candidata Dilma Rousseff aparecia nas pesquisas uma semana antes da eleição com 46% contra 28% de José Serra; 18 pontos de diferença. Na simulação da segunda etapa a distância entre os dois era de 13 pontos (52% a 39%). Dilma ganhou por 12:56% a 44%.

As pesquisas desta semana é que vão permitir a conferência precisa da situação atual comparativamente aos dados acima. Mas, considerando os números mais recentes a margem é consideravelmente mais estreita: no primeiro turno Dilma tem vantagem de 13 pontos em relação a Marina (40% a 27%) e no segundo, inéditos 4 (47% a 43%).

A menos que as pesquisas finais que começam a sair hoje mostrem que o Brasil resolveu cair de amores pela presidente Dilma Rousseff, os números mostram como nunca foi tão estreita a margem de manobra para o governo do PT.

Está aí em parte explicado o recurso aos ataques ferozes à segunda colocada, arma em geral evitada por candidatos em situação razoavelmente confortável nas disputas, dado o alto risco de haver uma espécie de efeito bumerangue. Não havia outro jeito. Ou a campanha abatia Marina Silva ou entregava de bandeja a Presidência.

Mesmo com a perda já significativa de pontos da candidata do PSB, principalmente nos maiores colégios eleitorais, o ambiente no PT está longe de ser de serenidade e bom humor. No comitê central, em Brasília, a atmosfera está mais para manifestações de junho que para Copa do Mundo.

Na verdade o clima é tenso em todas as campanhas. O PSB teme o derretimento de última hora e no campo dos tucanos o inconformismo é com a confirmação da eliminação precoce pela primeira vez em 20 anos.
Herculano
30/09/2014 12:44
SACOLÃO

É de doer. A rede de supermercados Zoni que ameaçava tomar Santa Catarina cada dia diminui mais em Gaspar, sua sede. Silenciosamente, no sábado fechou mais uma loja: a do Gaspar Grande. O que prometia ser um case de sucesso, tornou-se um enigma no que deu errado.
Joao
30/09/2014 12:42

Herculano, corre na boca pequena que estão querendo criar mais uma secretaria
na administração de Gaspar (em Brasilia é o excesso de ministérios e aqui será o excesso de secretarias).
O departamento de Cultura irá virar uma nova secretaria.

Mas espera aí, em março a Prefeitura estava com sua folha no limite e não podia
dar aumento aos seus servidores e como agora poderá pagar mais um salário de
secretário e pelo menos mais meia dúzia de salários de diretores a um custo de R$ 30.000,00 a mais na folha.

Estão querendo encher a Prefeitura de cargos comissionados nos 2 últimos anos do mandato do Zuchi.

A população tem que se manifestar, o município não precisa mais de uma secretaria, é só os cargos
comissionados do departamento de cultura trabalharem mais e passearem menos que darão conta da seu trabalho,
pois Gaspar não tem tanto eventos culturais assim para a criação de uma no Secretaria.

Além do mais foi promessa da última campanha a redução de cabides de emprego, agora irão contratar mais gente.
Herculano
30/09/2014 12:39
O MERCADO NÃO ACREDITA NO GOVERNO.

O governo esperava arrecadar pelo menos R$8 bilhões com os leilões da banda 4G e se vangloriar em plena reta final da campanha eleitoral. Arrecadou pouco mais do que R$5 bilhões. Todos quietos ou com desculpas. Um tiro que saiu pela culatra e reflete a errática política econômica do PT que não sinaliza garantias, inclusive contratuais e jurídicas, aos investidores. Compromete-se o futuro e a competitividade

A Claro, TIM e Vivo arremataram, nesta terça-feira (30), os três principais lotes para operar internet 4G no Brasil. A Claro arrematou o lote 1 pagando R$ 1,947 bilhão. Pelo lote 2, a TIM pagou R$ 1,947 bilhão e a Telefônica/Vivo comprou o lote 3 por R$ 1,927 bilhão. A Algar Telecom levou o lote 5, que compreende uma região de 87 municípios de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A operadora comprou o direito de explorar a frequência de 700 MHz nessa região por R$ 29,5 milhões.

Anteriormente, a Oi (uma invenção do governo do PT e com as pernas quebradas) afirmou que não iria participar da negociação.

No fim do leilão, apenas quatro dos seis lotes principais foram comprados pelas operadoras. Ao todo, o valor arrecadado com o leilão foi cerca de R$ 6 bilhões. O governo esperava arrecadar R$ 8,2 bilhões com a concessão de frequências
Luiz Nagel
30/09/2014 12:05
Oi Paulo de Souza Demendes, não me lembro de você no jantar, ou você é covarde e se esconde com outro nome.

Já que você citou o meu nome vou retribuir o comentário.
Eu lembro muito bem do jantar oferecido pelo Sr. Ivo Duarte, agora espero que os seus companheiros lembrem também, inclusive de honrar o compromisso, nós fizemos isso tanto que elegemos o vereador Melato e o vereador Marcelo Brick para presidente da câmara de vereadores no 1º e 2º ano.

Herculano
30/09/2014 09:39
SIMBÓLICO

Quem é o governador de Santa Catarina? O presidente do Tribunal de Justiça. O ataque dos bandidos então não é contra os políticos, é contra a Justiça?
Herculano
30/09/2014 09:38
RETA FINAL DE CAMPANHA

Bandidos atacam. Bancários paralisam. Uma festa. Domingo é dia de votar, dar recados, ou se omitir.
Herculano
30/09/2014 09:31
MARINA: PRIORIZANDO O DEBATE, por Lauro Jardim

Marina Silva quer tirar o pé do acelerador nos próximos dias. Amanhã e na quinta-feira, Marina vai priorizar a preparação para o debate da Globo, marcado para quinta à noite.

Carreatas e atos de campanha, se ocorrerem, não tomarão o dia inteiro. Hoje, Marina deverá fazer uma mega-reunião com o maior número possível de pessoas que trabalharam na campanha.

A ideia é usar as imagens no programa eleitoral, mostrando que sua turma é imensa.
Herculano
30/09/2014 09:28
REAÇÃO DO MERCADO

Às vésperas das eleições de 2002 o Mercado reagiu ao incerto, a provável eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, PT: Bolsa caia e dólar disparava.

Ás vésperas das eleições de 2014, o Mercado reage ao quase certo que é a reeleição de Dilma Vana Rousseff, PT. Enxerga desastres certos. Por isso Bolsa despenca e dólar dispara.
Herculano
30/09/2014 09:24
SE CONTINUA JURANDO QUE SÓ SOUBE AGORA DAS MARACUTAIAS NA PETROBRÁS, POR QUE DILMA DEMITIU PAULINHO DE LULA EM 2012?, por Augusto Nunes, de Veja

Durante o debate na TV Record, Dilma Rousseff colocou os adversários na cara do gol duas vezes, ambas em jogadas inspiradas na Petrobras. A primeira pisada na bola foi acusar o PSDB de tramar a privatização da estatal. Aécio Neves mandou no ângulo: avisou que pretende reestatizar a empresa privatizada pelo PT e impiedosamente saqueada por bandidos de estimação.

Sabe-se lá por quê, a oposição ignorou a segunda derrapagem. "Uma coisa precisa ficar clara: quem demitiu o Paulo Roberto Costa fui eu", gabou-se Dilma, referindo-se ao ex-diretor que, depois de preso pela Polícia Federal, rendeu-se às vantagens da delação premiada e começou a falar. Para desespero dos participantes (por ação ou omissão) das bandalheiras incontáveis, não é pouco o que sabe o parceiro a quem Lula chamava carinhosamente de "Paulinho". O que vazou foi suficiente para espalhar a insônia entre os fora da lei da divisão especial. O que logo se saberá vai ampliar a fortuna dos advogados que cobram a hora em dólares.

Dilma escapou por pouco de descobrir como se sentiu a defesa do time de Felipão naqueles 7 a 1. Aécio Neves deixou de enfiar-lhe a bola entre as pernas com a dedução óbvia: como quem demite também nomeia, a oponente acabara de confessar que a diretoria é escalada não pelo presidente da empresa, mas pelo presidente da República. Se é assim, Nestor Cerveró (nomeado diretor da Área Internacional em 2003) e Paulo Roberto Costa (diretor de Abastecimento entre 2004 e 2012) chegaram à sala do cofre graças ao chefe supremo.

Foi Lula, portanto, o parteiro da quadrilha. Gol da Alemanha. Outro golaço viria com a pergunta que Marina Silva ficou devendo: quais foram os motivos da demissão? Se Dilma dissesse que foi por "falta de afinidade", tropeçaria na inclusão de Paulo Roberto Costa no seleto grupo de convidados para o casamento da filha e nas dezenas de fotos que documentam a harmoniosa convivência entre a supergerente de araque e o executivo espertalhão.

Caso afirmasse que a ação de despejo resultou das maracutaias colecionadas por Paulinho de Lula, Dilma se meteria num beco sem saída a bordo de interrogações desmoralizantes. Uma delas: se sabia de tudo pelo menos desde 2012, quando a demissão se consumou, como se atreve a continuar jurando que só soube agora da ladroagem na Petrobras? Outra: por que escondeu durante dois anos a roubalheira que justificara a demissão? Pena que Aécio e Marina tenham desperdiçado a chance do ataque em pinça.

Terão a oportunidade de redimir-se com o debate na Globo. Tomara que à dupla oposicionista não faltem agilidade mental e astúcia. Tomara que sobrem coragem e indignação.
Miguel José Teixeira
30/09/2014 09:11
Senhores,

Se considerarmos o patético discurso da dilma na ONU, o episódio de ontem em Brasília (falso sequestro com ameaças de bombas) e a série perguntar não ofende:

Será que os PeTralhas fizeram ontem, a prés-estréia do "Programa Mais Terroristas" ???
sidnei luis reinert
30/09/2014 09:05

De Romeu Tuma Jr., autor do livro assassinato de reputações:

OAB pede cassação da candidatura de Fidelix por declarações homofóbicas.
Será que pelo fim do assalto a PTrobras e pelo desaparelhamento da Polícia Federal a OAB pode fazer algo também?

http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/09/29/oab-pede-cassacao-da-candidatura-de-fidelix-por-declaracoes-homofobicas.htm

Paulo de Souza Demendes
30/09/2014 08:46
Prezado Herculano. O relógio é ponteiro, cada ponto é um fato passado, mas que possa ser lembrado.

Herculano o sr fala muito em acordos nos bastidores, por que o sr nunca falou no acordo feito juntamente com Luiz Nagel e a vereadora Andreia Nagel conosco? Por que esconde este laço feito após as eleições de 2012?

Ou a vereadora esqueceu da deliciosa janta que seu Ivo Duarte ofereceu para nós em sua residência?

Herculano
30/09/2014 08:19
ELEMENTO SURPRESA, na coluna Painel, de Bernardo Mello Franco, no jornal Folha de S. Paulo

A rápida queda de Marina Silva (PSB) nas pesquisas surpreendeu a campanha de Dilma Rousseff (PT), que voltou a ver possibilidade real de enfrentar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Em almoço com a presença da presidente, petistas avaliaram ontem que o tucano, antes tido como carta fora do baralho, agora teria 30% de chances de chegar ao embate final. Marina ainda seria a favorita, com 70%. "É a eleição mais imprevisível da história", resume uma dirigente do comitê dilmista.

Fazer contas
Pesquisas encomendadas pelo PT sugerem que Marina e Aécio podem chegar ao fim de semana no limite do empate técnico. A dúvida é se o tucano crescerá com a velocidade necessária para uma virada.

Armar a tropa
Por via das dúvidas, o PT já mandou desengavetar material que pode ser usado contra Aécio. No domingo, o site Muda Mais voltou a atacá-lo. "É bom para esquentar os punhos", brinca um dilmista.

Abrir gavetas
O mesmo conselheiro da presidente diz que não seria preciso recomeçar do zero caso Aécio surpreenda e vá ao segundo turno. "A gente começou a eleição preparado para isso. O adversário era ele", explica.
Herculano
30/09/2014 08:04
LULA DIZ QUE PT É "PERSEGUIDO" POR "IMPRENSA CONSERVADORA"

Ao lado de Dilma, ex-presidente afirma que dono de jornal 'não apita mais', das enviadas especiais do jornal Folha de S. Paulo, Andreia Sadi e Catia Seabra

Em comício ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula voltou a atacar nesta segunda-feira (29) a imprensa, que chamou de "sempre conservadora", e disse que o PT e o governo sofrem "perseguição".

Durante o evento, que ocorreu na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, Lula disse que "houve um tempo em que a gente tinha donos dos jornais [com quem] a gente podia conversar".

"Hoje eles terceirizaram os jornais, então você não tem mais dono. Quando você tem que fazer uma reclamação o dono já não apita mais". Ele citou os jornais Folha e "O Estado de S. Paulo, a TV Globo e a revista "Veja". Para o ex-presidente, há "bronca" e perseguição" contra o PT.

"Então, Dilma, eu estou dizendo isso porque quero que você compreenda porque existe hoje tanta bronca contra o PT e contra o governo, tanta perseguição".

Logo após discurso de Lula, Dilma pediu votos e disse que a eleição será a hora de a "onça beber água", porque ficará claro o trabalho do governo federal em São Paulo.

"[Há] muita coisa aqui em São Paulo que passa por ser feita pelo governo do Estado, pelo governador e não é verdade. Ela foi feita com dinheiro do governo federal, metrô, monotrilho e rodoanel e várias outras obras foram feitas com o nosso dinheiro".

O evento em São Paulo faz parte da estratégia petista para tentar diminuir a rejeição da presidente no Estado. O comitê de Dilma priorizou no primeiro turno viagens da candidata à capital paulista, reduto do PSDB e onde Marina Silva (PSB) lidera as pesquisas de intenção de voto.

Participaram do comício desta segunda o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, e os ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Thomas Traumann (Comunicação Social) e Aloizio Mercadante (Casa Civil).
Herculano
30/09/2014 07:55
VÍCIO ELEITORAL, por Jânio Freitas, para o jornal Folha de S. Paulo

São comuns as referências, como fatos dos próximos dias, a novos e tumultuosos vazamentos de acusações

As expectativas, bastante difundidas, de turbulências eleitorais nesta semana depõem contra o processo eleitoral brasileiro. Não só confirmam a participação sistemática, no confronto das candidaturas, de fatores alheios à natureza política e programática das eleições presidenciais, como indicam que a percepção destes fatores não leva a contê-los.

São comuns as referências, como fatos dos próximos dias, a novos e tumultuosos vazamentos de acusações, reais ou não, feitas pelo corrupto da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e pelo doleiro Alberto Youssef sob alegado segredo de Justiça. Não por acaso, uns lembram que ainda sairá uma edição de "Veja" antes da votação, e quando nem haverá tempo para contestações eficazes. Outros citam o debate organizado pela TV Globo, na quinta-feira (2).

Haja ou não participação nova daqueles dois personagens relevantes da campanha eleitoral, a expectativa de novas contribuições suas depõe não só contra o processo eleitoral, mas também contra a imprensa e as emissoras. Em todas as eleições, a dimensão eleitoral dos fatores extracampo depende do sentido, da relevância e da indumentária de confiabilidade que a chamada mídia lhes atribua. Uma bolinha de papel na cabeça de José Serra poderia ser apenas isso mesmo, não fosse sua transfiguração em um rolo rígido de fita crepe que lhe causou, no exame por um amigo, impacto perigoso. Isso, para não entrar em exemplos mais fortes, muitos bem conhecidos desde a vitória dada a Collor.

No processo eleitoral de agora, é interessante a ideia de libertação de Paulo Roberto Costa nesta última semana da campanha, como noticiado. Até por - e quase escrevo sobretudo por - favorecer também mais vazamentos de suas premiadas confissões.

Quando passar a utilidade do corrupto da Petrobras e de Alberto Youssef, que logo estarão em casa a desfrutar de suas fortunas, talvez se possa discutir, ao menos, o que a delação premiada é e o que, no máximo, poderia ser sem desmoralizar a já precária ideia de Justiça e a honestidade.
Herculano
30/09/2014 07:49
DOLEIRO DA "LAVA JATO" RECUSA DELAÇÃO PREMIADA, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros.

O doleiro Carlos Habib Chater, um dos personagens da Operação Lava Jato, preso há seis meses pela Polícia Federal, decidiu não fazer delação premiada. "Podem me condenar a 200 anos de cadeia, mas não faço isso", segundo amigos próximos. O Ministério Público Federal (MPF) pediu sua condenação a 12 anos e 1 mês de prisão por evasão de divisas e por "lavar" dinheiro para o traficante Renê Pereira.

Cana dura
Chater confirmou à Justiça que "lavou" US$ 124 mil para o traficante René Pereira, cuja pena solicitada pelo MPF é de 28 anos e 9 meses.

Conexões
O preso Carlos Habib Chater responde a outro processo penal na Lava Jato, por suas conexões com o megadoleiro Alberto Youssef.

Mais um
Outro preso na Lava Jato, André Catão, ligado a Chater, responde por evasão e lavagem de dinheiro. O MPF pediu 9 anos e meio para ele.

Delação total
Alberto Youssef, ao contrário, optou pela "delação total" de políticos e comparsas, como Chater, que estavam no Petrolão e outros esquemas.

PP deixa expulsão de 'terrorista' para depois
Somente após as eleições, a direção nacional do Partido Progressista (PP) vai se mexer para expulsar o suplente de vereador Jac Souza Santos, que ontem sequestrou um funcionário do Hotel St. Peter, em Brasília. A alegação de um dirigente do PP é que o presidente nacional, senador Ciro Nogueira (PI), "está muito ocupado" com a campanha. Jac, que se assina "Jack", tentou ser vereador em Combinado (TO).

Maluquices
Jac exigiu a saída de Dilma e a deportação do terrorista de verdade Cesare Battisti, homicida italiano protegido pelo ex-presidente Lula.

Na rua, em breve
O sequestrador Jac Souza Santos deverá ser beneficiado pela lei que protege sociopatas e os solta, como o assassino do cartunista Glauco.
Herculano
30/09/2014 07:36
DILMA, CASSINO E VIDA REAL, por Vinicius Torres Freire para o jornal Folha de S.Paulo

Parte da jogatina se deve à subida da votação de Dilma, mas humor está azedo no mundo inteiro

O CASSINO JUVENIL em que se transformou a Bolsa de São Paulo neste mês de setembro ajuda a colocar na conta de Dilma Rousseff (PT) todo o tumulto recente no mercado financeiro.

No entanto, por mais que o favoritismo revivido da candidata -presidente ajude a azedar os humores da finança, é preciso lembrar outra vez que a barafunda é internacional.

Obviamente, o fato de a economia do Brasil andar mal das pernas coloca lenha na nossa fogueira; o governo de Dilma Rousseff tem responsabilidade na nossa lerdeza e desordem. Ainda assim, a explicação do tumulto na praça do mercado tem dúzias de tons de cinza. Ignorar alguns fatos básicos ajuda a criar um clima artificial de sangria desatada, como se estivéssemos em 1998 e 2002, quando houve fuga de capitais braba, crise de cambial e o país, na prática, quebrou.

Entre as moedas relevantes, o real é a moeda que mais se desvalorizou nesta rodada de faniquitos, como no primeiro bimestre deste ano, como entre junho e agosto de 2013, como em tantas ocasiões, enfim, dado o tamanho do mercado brasileiro e aberrações crônicas do país. Mas também o dólar neozelandês, a rupia indonésia, o won sul-coreano e o rublo russo apanharam.

Isso posto, o mercado mundial está "tenso". Como de costume, ontem se atirava para cantos variados quando se tratava de "explicar" a perda de valor de várias moedas em relação ao dólar e tombos de Bolsas. Houve mais "aversão a risco" devido aos protestos em Hong Kong, a "temores renovados" a respeito do crescimento de China, eurolândia e Japão, com a Rússia, a dúvidas sobre a mudança da direção do maior fundo de renda fixa do mundo (Pimco) e o diabo.

De menos incerto e fator mais regular, há o risco de mudanças próximas na economia americana, que cria um ambiente propício para que a reação a desarranjos outros e noutras praças ganhe dimensão maior ou exagerada.

O aumento da volatilidade (variação de preços de ativos financeiros) torna mais arriscados negócios como aplicar dinheiro em países como o Brasil (o que se ganha com os juros altos daqui pode ser perdido com variações cambiais, do preço do real).

O Brasil está mais sujeito a variações nos juros americanos, está sujeito às dúvidas na China, à baixa do preço das commodities etc., além de ter uma eleição indecisa e avarias na base da política econômica (inflação ruim com crescimento baixo e deficit externo, entre outros problemas). Medidas de risco, como o preço de fazer seguro contra calotes em investimentos brasileiros, crescem.

No entanto, não há fuga de capitais, nem daqui nem de outros emergentes. Aliás, continua a entrar dinheiro aqui, tanto para aplicações financeiras como para investimento "na produção".

É evidente que a situação macroeconômica do Brasil piora faz pelo menos três anos. Que a fome da especulação se junta à vontade de comer oferecida pelo mau estado das nossas contas públicas, inflação, juros etc. Mas, até para não haver ilusões sobre as dificuldades do ano que vem, seja quem for o presidente, é preciso levar em conta que vai haver turbulência mundial pela frente. Não se sabe é o tamanho da chacoalhada.
Herculano
30/09/2014 07:30
ORKUT FECHA HOJE. SALVEM AS FOTOS

O Orkut surgiu em 2004 e em 2011 era a maior rede social do Brasil. Perdeu a corrida, rapidamente, pois não inovou. E hoje vai ser desativada. Se você possui álbuns de fotos, ainda há tempo hoje para salvá-las e transferi-las para outra rede ou outro tipo de armazenamento. Caso contrário você vai perde-las.
Herculano
30/09/2014 07:26
O TAMANHO DA BOCA

Se eventualmente o PT perder com Dilma Vana Rousseff, cerca de 20 mil comissionados, e de polpudos vencimentos, que trabalham só em Brasília ficarão desempregados. Este impressionante número mostra o poder da máquina e ao mesmo tempo, o medo que domina muitas famílias bem posicionadas na capital da República.

Tudo isto se espalhará pelo Brasil, inclusive em Gaspar.
Herculano
30/09/2014 07:21
LULA ESTÁ COM A RAZÃO.

"Essa semana agora é a semana das mentiras. Vocês vão ver quantas mentiras vão ser contadas na imprensa. Vocês não têm que acreditar porque todas as vezes que aparece um candidato que tenta fazer as coisas para o povo mais humilde, ele é achincalhado pela elite brasileira que não quer que a gente faça", afirmou o ex-presidente Lula, em ato do PT em São Paulo, ao lado da presidente Dilma Vana Rousseff, PT, e do candidato petista ao governo do Estado, Alexandre Padilha; ele também rechaçou as comparações com a presidenciável Marina Silva (PSB): "Quando escolhi a Dilma foi pela competência".

Volto. Profético e jurava que não estava falando dele mesmo, do partido dele.
Herculano
30/09/2014 07:11
CABO ELEITORAL KINDER OVO

É o que está sendo chamados determinados e conhecidos cabos eleitorais de Gaspar. Por fora, uma embalagem bonita de um candidato. Quando se abre a porta do bagageiro, só surpresas. Aparecem os santinhos e material de outros candidatos [de fora].
Herculano
30/09/2014 07:08
O SALVE DA VERGONHA

Esta manchete está nos principais portais e noticiários nacionais desta manhã. E é comemorados nos principais presídios, pelas facções e irmãos dentro e fora das cadeias. O governo do estado atônito tentando abafar para não ser prejudicado na campanha. E a sociedade sem proteção e ação firme do estado das que se dizem autoridades e pagas por nós para este exercício

Este texto é do plantão do jornal Folha de S. Paulo. Por mais uma noite cidades de Santa Catarina têm registros de ataques a ônibus, em uma série de ações que tiveram início na sexta-feira (26).

Até o momento foram registrados ao menos 14 incidentes em cidades catarinenses, entre os casos a morte de um agente penitenciário aposentado.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 21h30 um ônibus foi incendiado na rua Orlando Ferreira, no bairro Machados, em Navegantes ( 114 km de Florianópolis). Não houve feridos.

O coletivo da Viação Navegantes foi destruído pelo fogo, segundo a PM.

Em Itapema, outro ônibus foi alvo de ataque na rua 436, no bairro Morretes, por volta das 21h. Segundo a Brigada Militar, os criminosos quebraram o vidro do coletivo, jogaram um coquetel molotov e fugiram.

O fogo foi apagado rapidamente e o ônibus teve poucos danos. Ninguém ficou ferido.

Na cidade de Criciúma, um agente penitenciário aposentado foi morto a tiros em frente de casa no bairro Paraíso, por volta das 22h.

A Polícia Militar não confirmou se o caso tem alguma relação com os ataques que estão ocorrendo no Estado. A vítima trabalhou por mais de 30 anos como agente penitenciário.

Por volta das 15h, dois homens em um Ford Fiesta dispararam dois tiros contra uma base da Polícia Militar no bairro Parque São Jorge, em Florianópolis. Os tiros acertaram o radiador de um carro da corporação, segundo a PM.

Quatro PMs que estavam no local iniciaram uma perseguição aos criminosos. Na fuga, o Fiesta foi atingido, e o motorista perdeu o controle.

O carro atingiu um ponto de ônibus na avenida Admar Gonzaga, no bairro Itacorubi, ferindo duas pessoas.

As duas vítimas foram atendidas pelo Samu e pelos Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Os criminosos abandonaram o veículo e fugiram a pé para um mangue, mas foram capturados. Um helicóptero foi usado nas buscas.

No fim de semana, duas casas de PMs, uma base da corporação, um pátio da Secretaria da Segurança Pública, um posto de gasolina e cinco ônibus foram atacados. A motivação dos criminosos ainda não foi esclarecida.

Na madrugada de domingo (28), um homem que cumpria liberdade condicional foi morto em troca de tiros com a polícia, segundo a PM. Outro suspeito, de 18 anos, foi ferido e hospitalizado

MOTIVAÇÃO

Os ataques começaram na sexta-feira (26), horas depois de o governador em exercício, Nelson Martins [que é o presidente do Tribunal de Justiça o que aumenta por si só a afronta dos bandidos], determinar reforço no policiamento e alerta total contra ações da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense), apontada pela Secretaria da Segurança como responsável pelos atos de violência.

A motivação dos ataques ainda não foi esclarecida. Segundo a polícia, os ataques podem ser uma resposta ao trabalho policial nas ruas.

Para tentar controlar a crise, o governador convocou a cúpula da secretaria. Já a PM para evitar a ataques a ônibus montou uma rede de informações com empresários do transporte público. Incidentes serão relatados pelo aplicativo WhatsApp.

A facção criminosa foi responsável, segundo o governo, por ataques em Santa Catarina em novembro de 2012 e fevereiro de 2013.
Adilson Luis Schmitt
30/09/2014 06:07
Mentiras podem ser verdades:

Tentam dizer que as mentiras repetidas a exaustão poderão ser confundidas com as verdades. Esta estratégia comum em governos totalitários e em tratativas de ser tentam confundir a opinião publica. Um caso histórico foi a do General do Exercito alemão Goebls, durante a segunda guerra.
O Brasil vive fase eleitoral e os noticiários estão repletos de exemplos. As denuncias feitas diariamente transformaram as eleições deste ano em evento secundário. Muito já se escreveu sobre as ações nefastas contra a Petrobras, seus dirigentes e favorecidos. Tudo feito sem que auditorias sejam detectoras das falcatruas e quem realmente são os favorecidos.
Em Gaspar não e? muito diferente. O atendimento a saúde da população esta dominando o noticiário local. A tomada pelo exercito petista ao nosso hospital reformado e com administração de pessoas da comunidade foi um exemplo da técnica petista de tentar transformar mentiras em verdades.
Fui acusado, quando Prefeito, de em 2007 ter deixado a cidade sem atendimento hospitalar, como se verdade fosse. O nosso Hospital sempre foi da Comunidade Gasparense. O grande Patrono, como sabemos, foi Frei Godofredo que junto com diversos colaboradores e apoio de toda a população edificou a nossa casa de saúde.
A saúde municipal deveria resolver a sua péssima atuação com a verdadeira função de sua Secretaria. Administrar e gerenciar as equipes da saúde da família, termos nos Postos de Saúde equipes completas, motivadas e aparelhadas. Dotar a farmácia básica com os medicamentos necessários e em quantidade. Fornecer consultas, exames e cirurgias para a população Gasparense, que tanto precisa. A Policlínica Central, em construção no Bairro Sete, esta em fase de conclusão. O aparelhamento da construção e a montagem das equipes será que fazem parte do funcionamento, após a sua inauguração. Destinar e buscar recursos orçamentários.
Mentir para a população e deixar que os necessitados de atenção não a recebam são desculpas ditas, mas soam como deboche. Passaram-se meses e não vemos as mentiras proferidas, como motivos para a tomada do Hospital, tenham melhorado e resolvido a falta de atendimentos e outros serviços médicos. Deixar mulheres em trabalho de parto sem atenção e avaliação, deixar toda a cidade sem veículos adequados para atendimento e transporte dos necessitados. Postos sem equipes de profissionais, mesmo que tenham trazidos Médicos importados, não temos melhora.
Vontade politica, mais recursos no orçamento, equipes motivadas e completas, postos aparelhados, Hospital de Gaspar com recursos financeiros suficientes, certamente teremos SAÚDE com ?S? maiúsculo. Com a palavra os governantes e seus auxiliares.

Adilson Luís Schmitt
Ex-Prefeito de Gaspar

Herculano
30/09/2014 05:47
O MERCADO SABE QUE O PAÍS IRÁ PARA O BURACO SE HOUVER A REELEIÇÃO E REAGIU NEGATIVAMENTE FORTE A ESTA REAL POSSIBILIDADE

Esta é a principal manchete de capa desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo. Bolsa cai e dólar sobe com alta de Dilma. Ações da Petrobras, um dos alvos preferenciais da especulação do mercado, tiveram uma das maiores quedas, de 11%. Mercado passou a especular que petista poderia indicar quem seria o substituto de Mantega na Fazenda
Herculano
30/09/2014 05:38
PREFEITO DE BRUSQUE É JULGADO HOJE EM BRASÍLIA


O Tribunal Superior Eleitoral julga o recurso especial movido pelo prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel,PT, ex-assessor de Pedro Celso Zuchi e e ex-deputado estadual, e pelo vice-prefeito, Evandro de Farias (PP), contra a cassação dos mandatos. A acusação contra eles é de abuso de poder político e econômico por suposto gasto excessivo no primeiro semestre de 2012 com publicidade institucional do município.

O recurso foi colocado na pauta de julgamentos na semana passada e a relatoria do processo é do ministro Gilmar Mendes. Eccel e Farias já possuem duas decisões: uma pela absolvição, da Justiça Eleitoral em primeira instância, e uma contrária, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O recurso tramita no TSE desde março de 2013.
Herculano
30/09/2014 05:34
ATÉ GASPAR? NATURAL

Esta é a notícia da hora. A casa de um policial militar de Gaspar foi alvo de tiros na noite desta segunda-feira. O comando da corporação em Santa Catarina confirmou que este foi o 13º atentado no Estado nas últimas horas. Segundo informações, dois homens que estavam em uma moto Honda CG 125 de cor prata atiraram cinco vezes contra a residência. Não houve feridos e até o momento ninguém foi preso.

Por que disto? Um governo estadual fraco (responsável pela segurança) e que vai se reeleger fácil. Há quase dois anos ele se enrola para a construção de um simples presídio regional na divisa entre Blumenau e Gaspar. Sinalizou, com isso, fraqueza para com os cidadãos e fortaleceu os bandidos, com quem já negociou no passado para serem mais mansos no poder paralelo, digamos assim.

Um governo que faz da segurança, uma área de prática política partidária, de ocupação de espaços, e não técnica-profissional a favor da cidadania e da proteção da sociedade, sob o manto da lei. O resultado é este.

Por outro lado, a mesma política partidária pelo poder, aparelha e enfraquece as instituições daqui de Gaspar. Uma vergonha que só podia dar no que está dando. As instituições, enfraquecidas pela patrulha, pelo aparelhamento, sem voz, sem autoridade não atua, não exige, não acusa as autoridades que só se dobram, ao que parece, a bandidos.

Os 15 policiais que vieram para a região ficaram em Brusque e de lá ninguém, nem mesmo este governo estadual fraco e quem os comanda, os tira. Dizem, mais uma vez ser a tal burocracia que impede tal ato lógico. A burocracia que deixa o povo pagador de pesados impostos refém de bandidos.

Então os recados foram passados pelos governos e as sociedade para os bandidos e eles que já entenderam ser aqui um território livre. E para facilitar, amedrontam os policiais militares que sobraram e estão em desvantagens. Triste realidade. Domingo, é dia de voto. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/09/2014 05:17
MATO SEM CACHORRO, por Eliana Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A campanha do PSDB anda animada com os ventos de última hora em grandes redutos eleitorais, mas Aécio Neves está num mato sem cachorro. Se correr, o bicho pode pegar; se ficar, o bicho pode comer.

A boa notícia para o tucano no Datafolha é que ele cresceu seis pontos em São Paulo, por exemplo, e no geral está só nove pontos atrás de Marina Silva, a segunda colocada. A má notícia é que faltam poucos dias e o grande risco de Aécio, ao bater em Marina, é favorecer Dilma, não ele próprio.

A única chance de Aécio chegar ao segundo turno é atacar as fragilidades de Marina. Mas, se ele não calibrar bem os ataques, pode obter o efeito inverso ao que gostaria: a vitória de Dilma já no primeiro turno.

Depende de uma combinação de dados: o quanto Marina cair e o quanto ele subir. Aécio precisa bater, mas não pode bater muito. Tem de ser o suficiente para enfraquecer Marina e herdar os seus votos, não a ponto de enfraquecê-la demais e transferir pontos diretos dela para Dilma.

Uma operação delicada, ainda mais se Dilma tem todas as condições e vantagens. Quanto mais brotam notícias ruins da economia e quanto mais se sabe que ela não cumpriu as promessas de 2010, mais ela cresce. O que se discute não é o crescimento pífio, as contas públicas, o desequilíbrio externo. É se Marina é a candidata dos banqueiros. Raia o ridículo.

Isso comprova que as versões e o marketing valem mais do que os fatos e a realidade. São eles que determinam os rumos das eleições. E, além de todos os seus trunfos objetivos, Dilma conta com a oposição dividida, competindo entre si, atarantada, para fazer o jogo dela.

Aécio precisa medir adequadamente os ataques no primeiro turno. E PSDB, PSB, Rede, DEM e PPS não podem explodir pontes para uma rearticulação de forças no segundo. Senão, ficará cada vez mais difícil enfrentar o rolo compressor do governo e do PT. Apesar de tudo e de todo o grande desgaste, aparentemente irreversível, do partido.
Joaquim Nabuco
29/09/2014 19:20
Herculano,

Voce nao vai escrever uma, uma só linhazinha sobre o resultado do IDEB de Gaspar. Estranho pra alguém que diz imparcial.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.