Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

12/09/2014

ÍNDIOS DOS BRANCOS I

Na sexta-feira, dia 8 de agosto, ou seja, há mais de um mês, o Diário Catarinense, da RBS, trouxe uma longa, esclarecedora e estarrecedora reportagem ?A multiplicação das terras indígenas?, feita por ideólogos, brancos, que na Funai consomem uma dinheirama dos pesados impostos que pagamos para criar causas e problemas aos cidadãos e dar cidadania e direitos onde isso não existe. A reportagem começa assim: ?Índio guarani nascido no Paraguai, Júlio Moreira partiu da fronteira com a mulher e seis filhos e chegou ao Morro dos Cavalos entre os anos de 1967 e 1968?. 

ÍNDIOS DOS BRANCOS II

A reportagem registra que até os anos 1990, só 14 índios importados habitavam clandestinamente aquela região. E aí vieram as Ongs e a Funai. Com ?estudos? fraudados deram amparo, inclusive na Justiça, a pleitos absurdos. Hoje há 200 índios lá, vindos inclusive de outros países e regiões. Nenhum deles, pasmem, é descendente de Júlio Moreira, o primeiro clandestino. Pior. Nada pode ser feito naquela área, nem mesmo a melhoria da BR-101. Por quê? A terra é indígena. O fundamento antropológico é falso, mas é o que vale para o governo, a Funai (que paga por nós alimenta tudo isto contra nós) e para a Justiça que decide tecnicamente por fundamentos de fé pública que lhes apresentam. Confira os detalhes em http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/pagina/terra-contestada.html 

ÍNDIOS DOS BRANCOS III

E o que Gaspar tem a ver com isto? Tudo. Gaspar por pouco não teve uma história semelhante. E quem impediu este caos e mentira foi o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. E por isso foi duramente criticado pelo PT, o de Pedro Celso Zuchi e que está hoje no poder e tentava desgastar no primeiro ano de governo Adilson. Em 2005, a Funai trouxe para Gaspar um grupo de índios oriundos do Morro dos Cavalos para uma propriedade no bairro Macucos. A comunidade não aceitou. Adilson, para proteger a cidade, desapropriou a área em que a Funai tentava ?plantar? índios. E assim, impediu o assentamento. Os índios foram parar em Major Gercino. O PT acusou Adilson de descriminação e intolerância racial e étnica. Mas o discurso não pegou. Adilson ainda estava nas graças do grupo que o apoiava. Então a cidade se livrou de mais uma farsa montada por gente bem instruída que usa os fracos e desassistidos para fazer discurso, farsa e até votos. 

AQUI É DIFERENTE I

Olha só a notícia de Blumenau e que vive uma situação semelhante ao que se passa e se arrasta por aqui. O Seterb ? que representa a prefeitura de lá neste caso ? e o Ministério Público caminham para assinar um TAC ? Termo de Ajustamento de Conduta ? no caso das licenças irregulares dos táxis de lá. O desvio da lei começou em 2007, como aqui. A prefeitura de lá, como a daqui, quer dar preferência aos atuais donos de licenças (e que às vezes nem mais taxistas são). O MP quer que todos tenham acesso em igualdade de condições, inclusive os novos que querem explorar este serviço e não conseguem devido ao ?clubinho? algumas vezes até com proteção político-partidária. Esta é uma permissão pública, como é o serviço de ônibus, vans, guinchos, funerárias etc. E precisa ser renovada e paga de tempos em tempos. 

AQUI É DIFERENTE II

Lá os políticos, inclusive os vereadores, tanto da situação como da oposição, já perceberam que se enfrentarem o MP, vão perder, e todos os taxistas terão que cumprir a lei. E aí, uma boa parte pode ficar sem as tais licenças, exatamente as que se questionam. A legislação é clara. Quem está irregular, está fora. Então todos caminham para o TAC. Aqui, a prefeitura insiste em desmoralizar o Ministério Público nesta questão e em época de campanha eleitoral joga os taxistas contra a promotora da Moralidade Pública, Chimelly Louise de Resenes Marcon. Um jogo manjado e antigo feito pelo PT de Pedro Celso Zuchi quando se vê contrariado pelo MP, a Justiça, a imprensa ou outros. Julga que no grito, na pressão e na chantagem vai se resolver a questão, naquilo que a administração errou, está errada, permitiu privilégios ou usufruiu direta ou indiretamente do improvisado. 

SOBRE O TRAPICHE

Quer mais uma prova da indiferença do poder público municipal e a falta de força e voz das entidades gasparenses que o PT aparelhou exatamente para deixá-las fracas? Os policiais militares que deviam se distribuir em Brusque, Gaspar e Ilhota estão todos em Brusque. E de lá não há Cristo, sensatez e governo que façam sair para a nossa proteção mínima. E aqui as manchetes de violência desmedida se estampam todos os dias, inclusive pelos submissos que se gabam de premiação dada pela PM. Acorda, Gaspar!

Arrependido?  Na sessão de terça-feira, o vereador Ciro André Quintino, PMDB, entrou com uma indicação ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Ele sugere um projeto de lei para se ter na grade curricular do ensino fundamental de Gaspar, a disciplina sobre política, ética e cidadania. Ciro, então, quer ensinar aos estudantes que mentir em política não é ético. Boa iniciativa. Mas na prática, Ciro fez tudo diferente no caso dos 13 novos assessores comissionados. Depois de defender ferrenhamente a ideia, disse que só soube dela pela imprensa.

Falta de memória. O ex-presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, está indignado com os candidatos a deputado paraquedistas. Reclama nas redes sociais. Na eleição passada, todavia, Pereira era um dos cabos eleitorais de um candidato paraquedista. Ele não deve saber o que aconteceu no restaurante da Malwee na quarta. Então...

Decadência. No ranking das universidades, a Furb que no ano passado era a 59ª melhor agora é a 76ª. Vergonha. A Univali teve um tombo menor. De 60ª para a 65ª. A UFSC continua a sétima melhor do país e a estadual USP, de São Paulo, a primeira, apesar de todas as greves e a grave crise financeira.

Falta de respeito. O vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, e cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, é intolerante a qualquer tipo de crítica no plenário. Não possui argumentos. Não exerce o contraditório. Não suporta a mínima oposição. Quando alguém fala, resmunga, mostra desprezo e falta de respeito. A vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, pediu para registrar na ata da Câmara. 

De um leitor na coluna num comentário na internet, a mais acessada sobre a ideia de Antônio Carlos Dalsóchio, PT, de dar isenção parcial do IPTU a quem ?adotar? um animal de estimação e abandonado por desalmados, em Gaspar. ?Hoje, gastar tempo e dinheiro público para direcionar o povo a olhar para o chão (cães), não os deixa enxergar os gatos do alto. Num país que tem a melhor saúde, medicina e hospitais do mundo e seres humanos com ótima saúde, tem de inventar outras coisas e começar a investir em animais. Futuramente começarão a votar para eleger quem os ajudou. Ou quem sabe ainda poderemos futuramente ter no governo um cão? Porque anta e outros bichos já está cheio?.

Maravilha. Gaspar não conseguiu até agora do governo de Raimundo Colombo, PSD, nada em relação ao Anel de Contorno. E tem gente daqui, premiada, que se diz gasparense e defensora da comunidade, comemorando que a SC-108, o prolongamento da Via Expressa de lá até o pé da serra da Vila Itoupava, vai passar alguns metros lá numa beirada do Belchior. É para rir ou para se envergonhar? Acorda, Gaspar!

Compra ou permuta? O caso do prédio que já foi à sede da Lince que um dia (e vai demorar) virará a Delegacia de Polícia, é a mesma operação que se dá em Blumenau com o prédio que foi da Lancaster e que vai servir à Polícia Militar. São permutas por tributos estaduais. 

Do leitor Sidnei Luiz Reinert, nos comentário da coluna na internet, a mais acessada. ?Ainda bem que a Presidenta Dilma sacaneou a Marina, ironizando: ?Não tenho banqueiro me sustentando...?. Do jeito que a Dilma administra, sem saber de nada, até o banqueiro acabaria indo à falência...?

O PT de Gaspar aparelhou e estatizou até o Conselho da Comunidade. Rodrigo Fontes Schramm é o vice-presidente.


herculano2MD.jpgEdição 1622

Comentários

Juju do Gasparinho
15/09/2014 18:41
Prezado Herculano:

Postado às 14:44hs., por Sidnei Luis Reinert.
Referente ao 2º parágrafo, blog Comunidade Gente Decente.
"É BOMBA!
Duas empreiteiras, situadas entre as 10 maiores do país em faturamento e muito enroladas na Operação Lava-Jato já fecharam acordo de leniência com o Ministério Público e começaram a dedurar tudo o que sabem. Ainda prometeram devolver toda a grana roubada.
Eis a relação das 10 maiores empreiteiras, por ordem de faturamento:
ODEBRECHT - CAMARGO CORREA - ANDRADE GUTIERREZ - QUEIRÓZ
GALVÃO - OAS - GALVÃO ENGENHARIA - MRV ENGENHARIA - CONSTRUCAP - ARG - EGESA".

Herculano, não precisa devolver o dinheiro, basta concluir a nossa Ponte do Vale.
José Francisco de OliveirA
15/09/2014 18:09
Herculano

Nos próximos dias teremos em Gaspar direito de resposta, por acusações levianas feitas por personagem que se diz importante e que diz saber de tudo em Gaspar, aguardemos pois.
Paulo de Souza Demendes
15/09/2014 16:40
Herculano, ouvi boatos!

Rumores, ou foi um passarinho que me disse, PMDB de Gaspar está com muito medo de perder a próxima eleição municipal, não sabem o que fazem para ter o poder, até parecem que vão morrer da fome, a população está cansada de políticos assim, sem renovação, muito menos credibilidade, Petrobras pelas acusações feitas pelo ex diretor, tem muito PMDebista no meio, bom se entrassem mais alguns no executivo, era mais cabides de emprego, é piada! Kleber coitado, vai quebrar a cara com Joel da Costa, a votação dele dentro do município é a votação do kleber pra prefeito, se for candidato né, ou vi dizer que a Ivete quer ser a vice, se não for ela, ele não será candidato, que coisa e o Toni da churrascaria fica a onde? Tem vaga pra suplente de vice? Chico Anhanha coitado, saiu queimado do PT, e agora por vingança se alia a base aliada do PT, só pra rir mesmo, eu voto PT e ninguém tira essa administração de nós, somos bons pra isto! Gaspar cresceu muito conosco.
sidnei luis reinert
15/09/2014 14:44
Petistas temem risco real de a Justiça entrelaçar operações Lava Jato, Porto Seguro, Mensalão, BB e Eike

O armageddon Petralha está mais próximo que nunca. A maior preocupação do grupo de Luiz Inácio da Silva não é com o depoimento que será prestado hoje à tarde, em videoconferência entre Salvador e Curitiba, pelo ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal, que cuida de vários processos da Operação Lava Jato. O terror imediato da cúpula petista é com os previsíveis desdobramentos de escândalos que podem se entrelaçar: Lava Jato, Porto Seguro, Mensalão e a bronca gigante prestes a estourar sobre o ricaço Eike Batista.

Um dos problemas que mais apavora é a ação do Ministério Público Federal sobre o Banco do Brasil. Principalmente sobre o presidente Aldemir Bendine - denunciado pelo motorista que serviu a ele e a Rosemary Noronha. Pior que isto e as delações premiadas de Paulo Roberto Costa só as ligações perigosas entre os principais fundos de pensão (Previ, Petros, Funcef e Prece), além do sistema BNDES e BNDESpar, com vários negócios bilionários em que petistas e aliados estão envolvidos. O mundo virá abaixo se as empreiteiras, confirmando uma ação de cartel em defesa judicial, concretizarem a ameaça de revelar, em processo de leniência, tudo sobre os mais variados escândalos, pagando multas, em troca de condenações judiciais.

Falando como testemunha na Lava Jato, Gabrielli deve acrescentar nada. No entanto, dependendo do que não revelar ou for obrigado a tentar desmentir, corre o risco de acabar comprometido pelas negociatas feitas pelo premiado delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal. Gabrielli será forçado a alegar que ?nada sabia? sobre a denúncia de Costa sobre um desvio de 3% do valor de cada contrato negociado na Petrobras para o pagamento de propinas a políticos de vários partidos.

A inacreditável tese de ?ignorância?, comumente usada pelos petistas, será complicada de se sustentar, já que Gabrielli presidiu a Petrobras entre 2005 e 2012, mesmo período em que Paulo Roberto Costa cuidou do ?abastecimento?. Pela estrutura decisória na Petrobras, altamente centralizada, é praticamente impossível supor que de nada saibam o presidente da empresa, seus conselhos executivo, administrativo e fiscal e a Presidência da República, cujo ocupante representa a União, controladora majoritária da companhia.

Os petralhas sabem muito bem que uma devassa nos contratos das chamadas Sociedades de Propósito Específico da Petrobras, com grandes empresas e empreiteiras, pode escancarar um esquema de incompetência e corrupção nunca antes visto na História do Brasil. Se Dilma vencer a reeleição, seu próximo mandato ficará inviabilizado pela explosão judicial de tais escândalos. Se Dilma perder, os inimigos terão farto material para destruir os petistas corruptos.
Juju do Gasparinho
15/09/2014 10:47
Prezado Herculano:

Me desculpa por ontem, escrevi "notinhas do Blogueiro..." ao invés de "comentários do Blogueiro...". É que Gaspar é do tempo da rádia,
às vezes quando me policio em demasia, exagero.
Tanto é verdade, que elegeram um vereador que se diz novo, mas tem pensamento de ontem e ideias de anteontem.

Postado às 07:06hs.
Enquanto 3,5 milhões de empresas estão inadimplentes (resultado da queda de vendas, aumento de custos com fornecedores, funcionários e bancos), veja o que achei no Blog Coturno Noturno:
"Extorção branca? Dilma manda "cartinha"pessoal pressionando empresários por doações para campanha".
Que cambada, heim?
Herculano
15/09/2014 08:35
DILMA FAZ COM MARINA O QUE COLLOR FEZ COM LULA, por Ricardo Noblat, de O Globo


O que há em comum entre Dilma e Lobinho?

Conhecido no passado recente como "Lobinho 10%", o senador Lobão Filho é candidato do PMDB, da família Sarney, de Dilma e de Lula ao governo do Maranhão. Está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto. Perde para Flávio Dino, candidato do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

O que há em comum entre Dilma e Lobinho? Aguardem o parágrafo seguinte.

O medo da derrota aproxima Dilma e Lobinho. Bem como a principal arma que os dois usam para tentar vencer: a mentira. Além da mentira, manipulações, exageros, meias verdades e infâmias.
Dilma e Lobão estão por trás das tempestades perfeitas de críticas que ameaçam afogar a evangélica Marina Silva (PSB) e o católico Flávio Dino.

Filho de Edison Lobão, o ministro das Minas e Energia citado por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, como envolvido no escândalo de corrupção da empresa, Lobinho acusa Dino de querer implantar o comunismo no Maranhão.

Sim, senhor, o comunismo que acabou no mundo. Mas para Lobinho não importa. O poder é o que importa. É assim também para Dilma, Lula e o PT.

Resolução do PT diz que Marina é favorável à liquidação do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do BNDES. Se depender dela, os bancos públicos acabarão esvaziados, o pré-sal perderá importância e a condução da política econômica caberá "a um banqueiro de confiança dos especuladores". A Petrobras será vendida. E aí?

Tudo mentira!

"Eu não tenho banqueiro me apoiando" afirmou Dilma. Marina é apoiada por Neca Setúbal, dona de 0,5% das ações do Banco Itaú. Neca nunca trabalhou no banco. Há dois anos, quando ajudou Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, a fazer seu programa de governo, foi apresentada pelo PT como educadora. Agora que ajuda Marina virou banqueira. E aí?

Aí que Dilma mentiu ao dizer que não tem apoio de banqueiro.

Os bancos já doaram R$ 9,5 milhões para a campanha dela. Para a de Marina, menos da metade disso.

"Está escrito no programa [de Marina]: autonomia do Banco Central. Todo mundo sabe o que significa?, disparou Dilma.

O programa de propaganda dela na TV sugeriu que autonomia do Banco Central é igual a faltar comida na mesa dos brasileiros.

Curioso. Em maio de 2010, candidata a presidente da República contra José Serra, Dilma defendeu a autonomia do Banco Central. Do mesmo jeito como Marina faz hoje.

Nos dois governos de Fernando Henrique, os bancos lucraram, em valores atualizados, R$ 31 bilhões. Nos dois governos de Lula, o pai dos pobres, R$ 200 bilhões em números redondos.

Lula sofreu o diabo na mão de Fernando Collor ao enfrentá-lo na eleição de 1989. O mínimo que Collor disse dele foi que era aborteiro e racista. Se ganhasse, garfaria a poupança dos remediados.
Collor ganhou e garfou a poupança. A corrupção abortou seu mandato pelo meio.

Lula e Collor viraram aliados. Dilma admitiu fazer o diabo para se eleger. Marina sofre o diabo nas mãos dela e de Lula.

Na sabatina de O Globo, na última sexta-feira, Dilma garantiu que nunca teve afinidade com Paulo Roberto Costa, preso como um dos cérebros do esquema de corrupção da Petrobras estimado em R$ 10 bilhões. (O mensalão é troco).

Pois bem: segundo Lauro Jardim, da Veja, Paulo Roberto foi um dos 300 convidados de Dilma para o casamento de sua filha em abril de 2008, em Porto Alegre. Lá, encontrou Lula que o chamava carinhosamente de Paulinho. E que com ele costumava se reunir para discutir os rumos da Petrobras.
Herculano
15/09/2014 07:16
NAVEGANTES DO MESMO, NÓS SOMOS O POVO, por Reynaldo Rocha

Não é fácil ir contra a corrente. Quase sempre se morre afogado. Tentarei me manter à tona.

Temos por princípio nos isolar do todo, criticando a figura do "povo". Como se não fizéssemos parte dele. Cada um de nós tende a se sentir superior ao que parece uma entidade etérea: o "povo".

Navegantes no mesmo barco, nós somos o povo. E como tal estamos falhando. Não se trata de um argumento antropológico. É constatação.

É assustadora a docilidade com que aceitamos o desvio e a falta de ética. Qual será o limite além do qual voltaremos às ruas? Até onde irá a resiliência que suporta tantas aberrações? Será que nem mesmo a fadiga de material é suficiente para que haja RESISTÊNCIA?

Os donos do poder foram acusados de comprar o silêncio de bandidos. E nem sequer se manifestam, por saberem que não precisam. Não serão cobrados pelo que chamamos de "povo" - do qual, queiramos ou não, fazemos parte!

A corrupção está tão banalizada que é preciso provar a ocorrência de qualquer desvio com vídeos ou gravações. Menos que isto não serve.

Temos um Poder Judiciário que é leniente. E uma nação que é dócil. A combinação é desastrosa.

O que aconteceria se Obama fosse acusado - com provas - de ter repassado dinheiro a bandidos para não ser envolvido em um escândalo? Onde estaria Angela Merkel se recorresse numa campanha política às inverdades e distorções abjetas que Dilma usa diariamente?

O Brasil parece estar sob o efeito de uma anestesia permanente. Mas um dia isso acaba. E a dor será intensa.

Somos culpados. Todos, mesmo os que lutam e são movidos pelas melhores intenções.

Ser um ativista de teclado faz a diferença. Mas não traz a mudança. Na WEB, somos minoria. Temos acesso a informações. Podemos pesquisar dados e confrontar as mentiras com a realidade. Mas ainda somos poucos.

"Faça em você mesmo a mudança que quer ver no mundo", ensinou Gandhi. Estamos fazendo?

Às vésperas das eleições mais importantes desde a retomada da democracia, já erramos muito. Aprendemos muito. E nunca desistimos.

Mas é preciso mais: temos de assumir riscos, de nos expor. Temos de participar de tudo que evite a continuação do pesadelo.

Anestesia faz parte de um processo de cura. E também pode matar.
Herculano
15/09/2014 07:10
ESPECIALISTAS EM ADULTERAÇÃO PARA SE LIMPAR E ENLAMEAR OUTROS. VERBETE SOBRE COSTA FOI MUDADO NA PETROBRÁS

O texto é do jornal Folha de S.Paulo. O verbete sobre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na Wikipédia foi alterado a partir de uma rede de internet na sede da estatal, no Rio, para incluir a informação de que sua atuação política na empresa começou no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A alteração, noticiada pelo jornal "O Globo", foi revertida seis minutos depois de feita, às 16h16 do sábado (13).

Em nota, a Petrobras confirmou que o endereço eletrônico do computador usado para fazer as alterações é o mesmo da empresa e que está investigando os acessos à Internet para identificar a máquina que fez o acesso. Não foi determinado prazo para os resultados.

Preso em março sob acusação de participar de esquema de lavagem de dinheiro da estatal com o doleiro Alberto Youssef, Costa vem oferecendo à Polícia Federal nomes de autoridades supostamente envolvidas com o grupo.
Herculano
15/09/2014 07:06
A REALIDADE QUE COMPROMETE O FUTURO E O GOVERNO TENTA ESCONDER DA CAMPANHA ELEITORAL

Na edição desta segunda-feira, a manchete de capa de um recorde e que faz parar o Brasil. País tem 3,5 milhões de empresas inadimplentes. Resultado equivale à metade das empresas em operação, diz a Serasa. 91% das devedoras são pequenas e médias; vendas baixas e custos altos são as principais causas para os atrasos
Herculano
15/09/2014 06:59
DILMA E SUA FICÇÃO REAL, por Valdo Cruz para o jornal Folha de S. Paulo

Peças do jogo pesado da campanha petista contra Marina Silva, os comerciais atacando propostas da principal adversária de Dilma têm, no fundo, tudo a ver com as convicções da presidente.

Em seu formato simplificado de mostrar os pontos fracos de Marina na visão petista, a propaganda dilmista reflete o que foi o seu primeiro mandato no Palácio do Planalto.

Banqueiros são retratados como devoradores de pratos de comida e de emprego dos trabalhadores na peça que ataca a proposta de Banco Central independente. Só faltou dizer que eles comem criancinhas.

Executivos são "flagrados" comemorando quando um narrador diz que a ideia de não priorizar o pré-sal vai tirar R$ 1,3 trilhão da saúde e educação. Afinal, empresário só quer lucrar, que se danem os outros.

Resumos fieis de como banqueiros e empresários da produção foram tratados em boa parte da gestão Dilma - com certo preconceito e ojeriza ao apetite deles pelo lucro.

Banqueiros seguem inimigos da pátria no PT. Empresários do setor produtivo já são mais bem tratados depois que Dilma descobriu que, sem eles, o país não anda e que o Estado não dá conta do recado.

Mas o que vale, hoje, é que o jogo bruto surtiu efeito. Dilma reagiu e Marina parou de crescer nas pesquisas. A ambientalista, porém, pode desenvolver vacinas contra a artilharia pesada do PT, obrigado a usar tal munição cedo demais.

Aí, Marina chegaria mais forte ao segundo turno, o que deve fazer a campanha dilmista subir o tom dos ataques para evitar tal cenário. O risco é errar na dose. Não só este, mas também destruir pontes, já dinamitadas, além do recomendável.

Conhecedores da alma da presidente temem que, reeleita neste clima acirrado, ela pode não sentir necessidade de recompor uma boa relação com políticos e empresários e se achar mais forte e livre para fazer tudo a seu estilo. Bem diferente do que Lula tem prometido por aí.
sidnei luis reinert
14/09/2014 21:38
Petrobras confirma alteração de perfil de Paulo Roberto Costa na Wikipédia via computador da empresa

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/petrobras-confirma-alteracao-de-perfil-de-paulo-roberto-costa-na-wikipedia-via-computador-da-empresa-13934757#ixzz3DL9P484K

O texto liga o crescimento profissional do ex-diretor ao governo Fernando Henrique. Uma parte dedicada especialmente a isto, intitulada ?Ex-diretor começou no governo de FH?, diz que não é verdade que Paulo Roberto Costa começou sua carreira em 2004, durante o governo Lula, e que suas primeiras indicações políticas ocorreram em 1995, durante o mandato de FH.

Juju do Gasparinho
14/09/2014 21:33
Prezado Herculano:

Que duas notinhas fofinhas encontrei no Blog do Manoel.
Primeira fofinha:
"Lulla vai abraçar a PTrroubrás para ajudar a PresidANTA Rousseff.
Lulla está certo. Tem que abraçar mesmo.
Afinal, foi a PTrroubrás que pagou a chantagem que elle vinha sofrendo de Enivaldo Quadrado.
Lulla roubou da PTrroubrás a quantia de R$6 milhões para não ser denunciado.
Ok! Agora foi descoberto.
Lulla é Lladrão!"

Herculano, por isso elle nunca conseguiu provar o contrário.

Segunda fofinha:
"A ironia de um ladrão.
Gilberto Carvalho, o fradeco safado do ParTido-Quadrilha de Lulla e que, agora se sabe, ajudou Lulla a roubar R$6 milhões da PTrroubrás além, claro, de estar envolvido na morte de Celso Daniel, resolveu fazer ironia com Marina, chamando-a de "poetisa".
Bom, melhor ser uma poetisa que um ladrão da Petrobrás".

Este é outro, bravateou que processaria Romeu Tuma pelo livro ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES e nunca se manifestou.
Velhacos!
Herculano
14/09/2014 19:34
A CULPA É DOS OUTROS

A cúpula do PT de Gaspar está reunida. Está discutindo a campanha local. Sobrou culpa para todos, menos para eles próprios que escolheram mal (parece que foi de propósito) em candidato autoritário, gritão e que defende a estatização de empresas que não funcionam para o povo.

A campanha não vai bem, porque Dilma não vai bem. É para rir ou para chorar? em parte até possuem razão: cadê as verbas da ponte, da BR 470, dos esgotos, do Hospital...? Mas, e o canal direto que esta gente sempre disse possuir com Brasília? Acorda, Gaspar!
Confuso
14/09/2014 19:01
PEDRA CANTADA.
Aposto o que quiserem; Inauguração da Ponte do Vale daqui a dois anos, servindo de caça votos para a "tentativa" de eleição de Amarildo Rampelotti.
Herculano
14/09/2014 13:58
PRONTO. MARINA RESOLVEU ENCURRALAR O PT

Marina diz que Dilma nomeará mais diretores para roubar Petrobras. No Piauí, candidata do PSB faz discurso com críticas duras ao PT e compara presidente a Collor, informou Felipe Frazão, de Teresina (PI) para a revista Veja

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, usou o combate à corrupção como mote de um comício crítico à presidente-candidata Dilma Rousseff e ao PT na noite deste sábado, em Teresina (PI). Marina reclamou das "calúnias, mentiras e boatos" disparados pelos adversários e afirmou que eles estão apavorados e desesperados, "tremendo que só vara verde". A presidenciável do PSB concentrou ataques nominais a Dilma e aliados do PMDB, como o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o senador e ex-presidente José Sarney. Ela afirmou que, se reeleita, Dilma continuará a nomear diretores da Petrobras a partir de indicações políticas, como fez com o ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa, delator de um escândalo de corrupção na petrolífera.
Herculano
14/09/2014 12:25
RIR É PPOUCO DA CARA DE PAU E DO VALE TUDO PARA SE MANTER NO PODER, NO MAR DE LAMA, DÚVIDAS E DESATINOS

PT quer PSDB neutro, informa Ilimar Franco, de O Globo. O PT, tendo à frente seu principal líder, o ex-presidente Lula, está trabalhando pela neutralidade dos tucanos no segundo turno. Nas contas do PSB, dois terços dos eleitores de Aécio Neves migrariam para Marina Silva. O apoio do PSDB, para os socialistas, é um antídoto contra o discurso, que tem afetado Marina, de que ela é frágil porque não tem apoio político, nem com quem governar.
Herculano
14/09/2014 12:20
OUTRO TEMPO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

A atmosfera na posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência mostrou que o Supremo Tribunal Federal não é mais o mesmo. Onde se faziam discursos convocando o Judiciário a assumir sua parcela de responsabilidade no combate à "avalanche de delitos que sacode o país", agora o que se ressalta é o esforço da Corte para preservar o ambiente ameno entre os pares.

Isso na mesa de autoridades composta, entre outros, pelos presidentes da Câmara e do Senado, ambos apontados como partícipes do esquema de corrupção da Petrobras. Denúncia que, se comprovada, será examinada pelo STF.

Pelo rumo e pelo balanço da carruagem, o ativismo pode vir a dar lugar ao inativismo judicial.
Herculano
14/09/2014 12:15
O QUE É QUE MARINA TEM?, por Vinicius torres Freire, para o jornal Folha de S. Paulo

Imagem pessoal da candidata agregou eleitorado de oposição, antes desanimado e disperso

É BEM SABIDO que Marina Silva (PSB) agregou oposicionistas em geral e mudancistas em particular, antes dispersos entre Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos e o "protesto" do voto nulo, em branco ou indeciso, "protesto" que era a opção de mais de um quarto dos eleitores (e, agora, de apenas 13%). O que é que Marina tem?

Antes de Marina, o peso do eleitorado de oposição a Dilma Rousseff (PT) ficava evidente na votação de segundo turno, mas não nos votos de primeiro turno dos candidatos de oposição.

A votação de Aécio dobrava de 20% para 40% de um turno para outro; a de Campos, quase quintuplicava, de 8% para 38%. Os eleitores de oposição não estavam muito convencidos de suas opções, aglutinando-se na reta final para derrotar a presidente, mas sem entusiasmo por seu candidato.

Não é simples pensar os motivos da conversão ao marinismo. Marina tem uma quantidade de votos mais ou menos assemelhada à dos candidatos do PSDB em 2002, 2006 e 2010. Por que tomou o lugar dos tucanos? Por que Campos não havia conseguido ocupar tal posição?

O mudancismo genérico dos manifestantes de junho de 2013, sua rejeição aos "políticos tradicionais" e mesmo aos partidos, deve ter influenciado o sucesso de uma candidata tida como um tanto "outsider". Lembre-se do apelo que teve o balão de ensaio da candidatura novidadeira de Joaquim Barbosa.

Nem é preciso dizer que parte do eleitorado está obviamente satisfeita com a década de melhorias sociais, representada pela candidatura Dilma. Ensanduichado pelo situacionismo de base popular e pelo mudancismo, Aécio minguou até em Minas.

No entanto, por que Eduardo Campos não conseguiu assumir o papel de novidade ou alternativa, ele que era quase desconhecido do público? Porque era homem, branco e não destoava do formato do político tradicional? Ou porque era desconhecido até demais, enquanto Marina pode se aproveitar da memória de 2010 (uma curiosa novidade que se vale do "recall")?

Note-se, ainda, de passagem que a opção mudancista do eleitorado é mais relevante na disputa presidencial. Velhos conhecidos do eleitor estão na ponta em São Paulo, Minas e Rio, por exemplo. No Distrito Federal, há o caso teratológico de um condenado da velhaquíssima política liderar as pesquisas de voto.

Os programas econômicos de Marina e Aécio são, no essencial, os mesmos e mais racionais que os do PT, embora política econômica seja um assunto que não faz o menor sentido para a maioria da população; as vagas propostas de "manter as conquistas sociais" também se parecem nos dois programas e discurseiras dos candidatos.

Ao sair do PT, porém, Marina conseguiu se desvincular dos escândalos que envelheceram e apodreceram o partido, problema que de certo modo também abalou o PSDB, que de resto se tornou um partido com imagem antipopular, por suas ações e omissões.

A diferença de Marina então se resumiria então à pregação contra a "velha política", que talvez soe mais autêntica em seu caso por ela parecer (e ser!) filha do povo e da floresta, ambientalista, que jamais se meteu em roubanças. Parece espantosamente pouco para tanto abalo.
Herculano
14/09/2014 09:15
ACENDER AS VELAS, por Dora Kramer para o o jornal O Estado de S. Paulo

Vista assim de baixo, do terceiro lugar nas pesquisas, a cena eleitoral obviamente não é agradável para o tucano Aécio Neves, há um mês tido por muita gente - do governo inclusive - como o provável próximo presidente da República.

O panorama virou, Marina Silva entrou no páreo carregando com ela para o cenário o fator emocional. Para o bem e para o mal. O debate cortou relações com a racionalidade e com isso ficou abalado o que era o principal trunfo do candidato do PSDB.

Ainda assim, Aécio nem pensa em se "reinventar" como um novo personagem. Uma espécie de santo guerreiro a fim de tentar nos próximos 20 dias recuperar a desvantagem na base da pancadaria. "Não vou apelar. Prefiro continuar explicando que o PT perdeu as condições de governar e a Marina ainda não adquiriu essas condições."

Na avaliação do comando da campanha do PSDB, não há outro caminho nessa reta final. Enquanto Dilma Rousseff e Marina brigam, o candidato do partido precisa abrir espaço no meio ressaltando as fragilidades das duas adversárias para tentar capitalizar prejuízos e benefícios da guerra de extermínio entre ambas.

Partindo do princípio de que a capacidade de destruição do PT é ilimitada, Dilma seria a sobrevivente, embora bem machucada, e Aécio contaria sair ileso do incêndio. O tucano sabe que o fator tempo não o favorece, mas também leva em conta que o alto grau de agressividade dos ataques mútuos pode provocar alterações mais rápidas no cenário."

Para ele, claro, o ideal seria algo como o advento de uma "onda de razão" a tomar conta do eleitorado. De forma espontânea, difícil de acontecer. A fim de reconquistar os votos daqueles que passaram a ver Marina Silva como a possibilidade de derrotar o PT, nos próximos 20 dias põe na rua uma campanha para chamar o eleitor ao que define como "mundo real".

"Quero chamar as pessoas a prestar atenção ao seguinte: que não basta apostar numa utopia, que representamos a governabilidade de fato, que a mudança começa no dia primeiro de janeiro de 2015 com o trabalho de uma equipe qualificada e que não se esgota no dia da eleição. Há o dia seguinte e nesse, se eleita, Marina vai acabar governando com o PT", diz.

Na parte que lhe toca como presidente do PSDB, desde já Aécio afirma que ela não poderia contar com o partido em seu projeto de governar com os melhores.

"Se eu perder, é porque a maioria resolveu que o PSDB não deve governar. A decisão sobre quem é governo ou oposição está nas mãos do povo. Não cabe a nós alterar o resultado da eleição por obra de acordos com o vencedor. Seria até uma fraude. Portanto, a escolha em relação aos mais qualificados deve ser feita nas urnas."
Herculano
14/09/2014 09:11
ELA TEM QUE EXPLICAR

"Ela [Marina Silva] é quem tem que se explicar, porque ganhou todos os cargos do PT e agora está falando mal do PT. Um verdadeiro líder não muda de partido a toda hora, não muda de opinião. Ele evolui, assim como Dilma evoluiu".

1. Um verdadeiro líder não muda de partido? Dilma Vana Rousseff era do PDT e por conveniência veio para o PT, onde só nesta condição pode ser candidata a presidente

2. Um líder não muda de opinião? Um verdadeiro líder é aquele que evolui e muda de opinião se necessário. Não existem verdades.

3. Ele [o PT] evoluiu, assim como Dilma. O PT evoluiu de uma proposta ética quando conquistou mentes e corações para um partido da delinquência, associado a bandidos e quadrilhas feitas para saquearem o dinheiro público de todas as formas. E se Dilma evoluiu, como diz Lula, então está na hora de repensar. O certo, era regredir, e a Marina, é o PT cansado de tantas sacanagens e a volta às origens.

4. Por que ganhou tantos cargos? Porque o PT precisava fingir que tinha uma imagem minimamente comprometida com a ética.
Quando viu que ela era um problema, tratou de descarta-la e agora a enxovalha.

5. Resumindo. Nada resiste a um segundo de reflexão. Eles próprios [PT, os petistas do poder] construíram a armadilha que não os deixa em paz nunca. Wake up, Brazil!

Herculano
14/09/2014 09:00
A CULTURA DO ÓDIO

"Eles estão me agredindo muito e, quando eu peço para eles pararem com a mentira e a calúnia, dizem que eu estou me fazendo de vítima. Você tem de ser caluniado, apunhalado e ainda ficar calado e sorrir agradecendo. Filha de pobre, negra e evangélica é para ser desrespeitada, tratada com preconceito. Estão disseminando uma cultura de ódio no Brasil."

Quem disse isto? Marina Silva. Sobre quem ela está falando? Do PT, seu ex-partido, de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Vana Rousseff, seus ex-companheiros e que fazem de tudo, inclusive caluniar para não perder o poder. Mas, planos e ações para tirar o Brasil do atoleiro, nenhuma palavra, nenhum gesto.
PERFIL ALTERADO
14/09/2014 08:12
Décio Nery de Lima
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Décio Nery de Lima (Itajaí, 1 de outubro de 1960) é um político, advogado e professor de ensino médio brasileiro.

Foi vereador de 1993 a 1996 em Blumenau, pelo PT. Foi prefeito de 1997 a 2000 em Blumenau. Novamente prefeito de Blumenau de 2001 a 2004. Foi deputado federal na 53ª legislatura (2007 ? 2011).1 É atualmente deputado federal da 54ª legislatura (2011 ? 2015).

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h13min de 2 de junho de 2014.
sidnei luis reinert
14/09/2014 08:00
O PSB é um partido tão preocupado com os eleitores que não estão nem aí para os atingidos pelo jato aonde morreu seu ícone que fazia parte da ROUBOBRÁS...povo tolo!
sidnei luis reinert
14/09/2014 07:56
Atenção, urgente...

O Seu Repórter Roubobrás, testemunha ocular da história que nenhum petista sabia, informa, em edição extra e ordinária:

Paulo Roberto Costa, em sua delação premiada, também dedurou o Pateta, a Maga Patalógica, o João Bafo de Onça, o Tio Patinhas, toda a família dos Irmãos Metralha e sobrou até para o Darth Vader (que também faz parte do condomínio)...

Se as denúncias forem confirmadas, em breve, todos ficarão impedidos de viajar à Disney, aos paraísos fiscais e adjacências do Império do Mal...
Herculano
14/09/2014 07:20
MARINA DIZ QUE É PRECISO TER PROGRAMA PARA SER PRESIDENTE

O texto é de Letícia Lins, para o jornal O Globo. A candidata do PSB à sucessão presidencial, Marina Silva, reagiu com ironia às críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff (PT), e as atribuiu ao "desespero com a possibilidade de perder a eleição". A pessebista rebateu a fala de Dilma em Belo Horizonte na quarta-feira, em que afirmou que quem não quer ser criticado "não pode ser presidente".

"Para ser presidente é preciso ter programa", rebateu Marina em comício realizado no início da noite de sábado em João Pessoa. "É preciso ter disposição para o diálogo político, trabalhar com o respeito, com a verdade e não com o boato. É preciso que se busque a legitimidade necessária para isso, e que não se terceirize essa legitimidade", acrescentou.
Herculano
14/09/2014 07:13
A MARCA DO PT É UMA DENÚNCIA POR SEMANA

O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves comentou a denúncia feita ela revista Veja na edição desta semana que aponta que o PT teria pago propina a um grupo de criminosos para evitar que o nome do ex-presidente Lula e de outras lideranças do partido fossem associados ao mega esquema de corrupção na Petrobras.

"É mais uma denúncia extremamente grave que tem de ser investigada em profundidade. A marca do governo do PT é essa, uma denúncia por semana. Cada uma mais grave do que a outra. O Brasil não merece viver com sustos como esse", afirmou o tucano.
Herculano
14/09/2014 07:06
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Pensamento da semana: se você quer mudanças, vote numa transportadora. Vote no Expresso Já Vai!

Ereções 2014. E a grande dúvida da eleição: para onde migram Levy Fidelix e Eymael entre as eleições?

Eu acho que eles vão pra Tanzânia, se juntam às grandes migrações e voltam de dois em dois anos. Ou então eles ficam guardados no TSE, junto com as urnas eletrônicas.

Mas o tuiteiro Rebelde Sem Calça acha que o Levy Fidelix pega o aerotrem e vai pra Bigolândia.

Levy Fidelix e Eymael: onde vivem, o que comem, para onde migram, saiba mais no "Globo Repórter"! Rarará.

Aerotrem X Aerocristão! E o Levy Fidelix fala "oinbus e eleção". Se eleito, ele vai ter uma eleção no oinbus. E o Eymael, se eleito, muda o Hino Nacional para Ey Ey Eymael.

E a Luciana Genro, com aquela peruca de macarrão parafuso? Ela tem cara e discurso de Chiquitita, orfã! É a candidata carente!

E o pastor Everaldo tem cara de bolacha Mirabel. Tem cara e discurso do tempo do chiclete Ping Pong e da gonorreia!

Diz que ele luta por um Estado Laico Mínimo! Rarará!

E como disse uma menina no Twitter: "Falou em família, eu já não voto. Odeio parente!". Rarará!

E Eduardo Jorge, a nova estrela do stand-up nacional. O vice dele é o Sérgio Mallandro.

Ele é o rei dos memes. Vai ser predidente da Memelândia!

Eu entregaria o Brasil para os nanicos. Entrega o Brasil pros nanicos.

O Brasil podia ser governado por um Conselho de Nanicos! Rarará!

É mole? É mole, mas sobe!

E no próximo debate, a Marina vai fantasiada de cacto parado, a Dilma de mancha de petróleo e o Aécio volta pra Minas!

O Aécio bota tanto pancake que ele tá parecendo cômico de cinema mudo!

E a Marina é o Bial de coque! Ninguém entende o que ela fala!

E a Dilma acordou de TPP! Tensão Pós-Petrobras!

E o chargista Sinfronio revela que o Mantega, em represália, vai votar na Marina! Rarará.

E a Dilma pendurou uma placa nas costas do Mantega: "Barbeiro na direção! Mantega Distância". Rarará.
Herculano
14/09/2014 07:02
DEIXEM O PAULINHO FALAR EM PAZ, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

A colaboração do petrocomissário Paulo Roberto Costa com a Viúva tornou-se o pesadelo de maganos e grandes empresas metidas em seus negócios e nos do doleiro Alberto Youssef.

Mais que depressa, parlamentares querem que ele vá depor na CPI Mista da Petrobras. Logo numa

CPI, instituição transformada em lavanderia de escândalos. O que se busca não é seu depoimento, pois este está sendo colhido sigilosamente pelo Ministério Público, com vídeo e áudio. Este serviço só terminará quando os procuradores concluírem as oitivas. Não há por que fatiá-lo. O que se quer é tumultuar as investigações, e nisso entram toda sorte de interesses.

Para ilustrar a manobra, vai aqui uma fábula:

Às oito da manhã de 24 de agosto de 1954, um advogado chegou a uma pensão da rua do Catete. Fora chamado por um cliente que matara a mulher a facadas e saíra no corredor, ensanguentado, empunhando a arma do crime. Pouco havia a fazer, mas um rádio anunciou: "O presidente Getúlio Vargas suicidou-se com um tiro no coração".

O advogado vira-se para o delegado e diz: "Doutor, esses dois acontecimentos estão relacionados, peço-lhe que leve em conta esse fato na sua investigação".

Juntando-se as duas coisas poderiam aparecer novas versões, novas testemunhas e novos tumultos.

Nos últimos anos, o Congresso Nacional já montou duas CPIs para cuidar da Petrobras. Deram em nada, isso para não falar da teatral e inútil CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

EIKE EM LONDRES

Eike Batista negocia em Londres a venda da última joia de sua coroa, a mina de ouro que tem na Colômbia. Pode valer US$ 800 milhões e

já se habilitaram a esse ervanário os bancos Itaú e Bradesco, além

do poderoso grupo Mubadala, de Abu Dhabi.

Enquanto isso, a Caixa Econômica continua à cata das garantias do empréstimo de R$ 4 bilhões do Fundo da Marinha Mercante que fez ao estaleiro OSX. Elas eram compostas por ações da empresa (que viraram pó), pelo empreendimento (um terreno no porto do Açu), pelo aval do empresário e uma apresentação em PowerPoint.

Sobrou o PowerPoint.

CASO ESQUECIDO

No que se refere à campanha eleitoral, a doutora Dilma explica tudo, menos o que aconteceu com sua promessa e de Fernando Haddad, então ministro da Educação, de realizar dois exames do Enem a cada ano.

A promessa foi renegada pelo comissário Aloizio Mercadante quando passou pelo ministério

e pelo atual presidente do Inep, Chico Soares.

Esse exame substitui o vestibular, no qual a garotada é obrigada a jogar um ano de suas vidas num só exame. (Nos Estados Unidos, numa prova semelhante, as oportunidades são sete a cada ano.)

O comissariado gosta de cobrar de Marina o que ela disse e não diz mais. Bem que poderia cobrar de si o que prometeu durante o governo, reiterou e não faz.

LULA NA POSSE

Pelo andar da carruagem, no dia 1º de janeiro Lula estará na posse da nova presidente do Brasil, dizendo-se satisfeito com a posse da amiga.

OLHO DE GENEBRA

O Ministério Público brasileiro está de palavra passada com seu similar suíço na investigação das trilhas financeiras de Paulo Roberto Costa e de seu parceiro Alberto Youssef.

Cuidam para que essa investigação transcorra sem dar oportunidade às travas colocadas no Brasil para atrasar em anos o trabalho que desvendou uma parte do esquema tucano com o cartel da Alstom.
Herculano
14/09/2014 06:43
PETROBRAS X PAULO FRANCIS, por Carlos Heitor Cony

Durante o escândalo do mensalão, a opinião pública acreditou que, em matéria de corrupção, o poder havia atingido um limite insuperável, para não dizer inédito, na política nacional. Ledo e ivo engano. Em poucos meses, com as sequelas que continuam e que ainda não terminaram, explode uma bomba bem maior e letal para o governo que há mais de dez anos vem sendo manipulado pelo PT.

Desde o início de que, mesmo não sendo a Dinamarca, havia alguma coisa de podre no reino da Petrobras, meu primeiro pensamento foi o calvário de um jornalista, meu amigo Paulo Francis. No programa que então fazia, e gravado em Nova York, ele acusou os sobas que mandavam na maior estatal do Brasil.

Não chegou a citar nomes, falou que o estado maior da Petrobras, engenheiros, diretores e seus respectivos patronos formavam uma quadrilha de bandidos que roubavam descaradamente a empresa, justamente em sua cúpula administrativa e técnica.

Evidente que a "suspeita" do Francis foi desmoralizada pela própria Petrobras, que usando e abusando do dinheiro da fraude, processou o jornalista por calúnia, no foro de um país que tem a fama de ser o mais severo na matéria. A multa chegaria a US$ 100 milhões, mais custas e honorários.

Seus amigos e admiradores, como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros do mesmo nível procuraram o presidente da empresa para explicar o absurdo do processo e da multa. A Petrobras, com o dinheiro dos outros, venceu a questão.

Paulo Francis entrou em depressão, tal e tanta, que meses depois morreu subitamente. Agora tomamos conhecimento gradativo que um jornalista culto e bem informado tenha feito as acusações que hoje são objeto de uma CPI e de um clamor que atinge não somente a honra da nação, mas a vergonha de todos nós.
Herculano
14/09/2014 02:37
QUEM É MEU LEITOR SABIA DISTO HÁ DUAS SEMANAS

Agora é oficial e a informação é de Moacir Pereira. O deputado estadual Gilmar Knaesel, do PSDB, desistiu de concorrer à reeleição. Inconformado com a protelação do julgamento de seu recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral contra o não registro da candidatura pelo TRE catarinense cancelou a campanha. Knaesel está no sexto mandato consecutivo e já foi presidente da Assembleia e secretário de Estado
Herculano
14/09/2014 02:32
MARINA EXPERIMENTA DO PRÓPRIO VENENO?

"Marina [Silva] está experimentando o que é virar alvo de difamação de uma máquina que ela própria ajudou a construir e à qual serviu durante tanto tempo, inclusive como ministra. Não custa lembrar que os petistas não mudaram os seus métodos. Seguem sendo os mesmos. Eles só se tornaram mais virulentos porque são, agora, muito mais poderosos".(Reinaldo Azevedo, de Veja)
Herculano
14/09/2014 02:27
ESPECIALISTAS EM CRIMES NA INTERNET E LIGAR ATÉ SEUS PRÓPRIOS ENLAMEADOS À OPOSIÇÃO E ASSIM SE LIVRAR DELES A INGNORANTES E DESINFORMADOS. ALTERADO NA WIKIPÉDIA PERFIL DE EX-DIRETOR DA PETROBRÁS

É isto o que informa Raphael Kapa, O Globo. O perfil de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos denunciados na operação "Lava-Jato" da Polícia Federal, foi alterado na tarde deste sábado através da rede da própria estatal. As modificações afirmam que o Paulo Roberto é uma "cria" do governo tucano de Fernando Henrique e que foi demitido porque estava "muito soltinho". As alterações destacam que a demissão ocorreu após a posse da atual presidente da estatal Graça Foster, e com aprovação da presidente da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). A publicação ocorreu às 16h16min e foi retirada do ar seis minutos depois.

O rastreamento que identificou a origem da alteração foi feito pelo serviço de monitoramento @BRwikiedit. A página, originalmente monitorava somente a rede do Congresso mas, há cerca de um mês, passou a também fiscalizar as modificações que usuários da Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa e mais 40 entidades produzem na enciclopédia on-line.
Herculano
14/09/2014 02:17
PAULO ROBERTO COSTA PODE SER SOLTO NOS PRÓXIMOS DIAS, DIZ JORNAL O ESTADO DE S. PAULO

O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, acusado de participar de esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef e preso desde junho, pode ser solto nos próximos dias. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a soltura de Costa decorreria do acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal do Paraná. Ele teria se comprometido a devolver cerca de 23 milhões de dólares desviados e mantidos em cinco contas na Suiça em troca de uma pena menor. Cabe ao ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki promulgar a decisão .

Segundo o jornal, Costa já deveria ter saído da carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR) na última sexta-feira, mas devido à grande massa de informações fornecida por ele nos depoimentos, a ordem foi adiada.
Herculano
14/09/2014 02:06
PROTÓGENES ACHA QUE ATENTADO MATOU EDUARDO, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Conhecido por haver prendido o banqueiro Daniel Dantas, o delegado federal e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) suspeita que a morte de Eduardo Campos nada teve de acidental, foi um atentado, segundo segredou a colegas da PF. Ele chegou a Santos logo após a tragédia, colheu indícios e depoimentos e os enviará à Procuradoria-Geral da República, com o pedido para aprofundar as investigações.

ESTRANHO
Protógenes disse a policiais ter ficado intrigado porque o local nem sequer foi preservado. Delegados da PF somente apareceriam à noite.

AI TEM COISA
Entre os objetos colhidos, o delegado Protógenes encontrou na lama a capa de um livro do piloto, intacta, mas sem as páginas internas.

REENCONTRO
No dia da tragédia, Protógenes estava na expectativa de rever Eduardo Campos, com quem se encontrou em 1o de maio e na Semana Santa.

LEVANDO A SÉRIO
A hipótese de atentado contra Eduardo sempre foi mencionada, mas ninguém a levou tão a sério quanto o delegado Protógenes Queiroz.

DILMA AGORA FALA MAL DELA, MAS JÁ FOI MARINA
Não é de hoje que o nome Marina ronda a vida da presidenta Dilma. Sua ficha na Operação Bandeirantes (a temida Oban, um dos mais cruéis órgãos de repressão da ditadura militar) revela que Dilma Vana Rousseff Linhares, quando militava da organização clandestina Var Palmares, usava os nomes falsos "Maria Lucia Santos" e "Marina de Castro", além dos já conhecidos codinomes "Vanda" ou "Luiza".

AZUL É SÉRIO
Habituada a vestir vermelho, Dilma guarda ternos azuis para ocasiões especiais. Como a entrevista para o Jornal Nacional e a estreia da temporada de ataques a Marina Silva (PSB), seus maiores temores.

MORDEU A ISCA
A campanha de Dilma comemorou o fato de Marina Silva ter mordido a isca sobre a autonomia do Banco Central e sobre pré-sal. A candidata do PSB abandona a ofensiva e perde tempo reagindo às acusações.
Roberto Sombrio
14/09/2014 00:39
Oi, Herculano.

Pela primeira vez na história de minha vida, vou sentar em frente a uma urna eletrônica sem saber que atitude tomar. Se votar em branco estou ajudando um ladrão. Se votar em qualquer candidato estarei ajudando um ladrão e se anular o meu voto estarei elegendo o ladrão que fraudou a urna. Lembre-se brasileiro. A urna eletrônica é pré programada e não existe equipamento eletrônico que não possa ser adulterado ou invadido. São apenas equipamentos eletrônicos inanimados e comandados pelo homem que se vende por qualquer prêço.
Sinto que com minha opinião criei um alvoroço. Muitos já querem o meu couro, minha cabeça, mas na verdade montaram leis e condições na política brasileira que qualquer que seja o sujeito que assuma um cargo político passa a ser ladrão, ainda por mais honesto que pareça. Os inumeros benefícios que recebem, criados por eles, sem o aval do povo (aval do povo é dado sobre o que prometeram na campanha e não sobre o que fazem entre quatro paredes no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras e na surdina) e afirmam ser direito adquirido, mas os torna, se não corruptos, ladrões por tomarem dos brasileiros valores que não precisam, pelo alto salário que já recebem. Não vi ainda nenhum político que não precisando dos benefícios por ter vida econômica sólida, quiz mudar qualquer vírgula nas leis que os assiste. Ceifam a base da nação em temas básicos como saúde, educação e segurança.
Se não fossem ladrões já teriam resolvido o problema do hospital de Gaspar, a Ponte do Vale estaria concluída, a BR 470 estaria duplicada, não teríamos problemas em educação, nem falta de remédios nos postos de saúde, teríamos um Anel de Contorno, um Centro de Zoonoses para acolher os cães largados nas ruas, nem falta de creches.
Estão tomando o que não lhes pertence por direito e ainda que dizem ter direito, criaram esses direitos sem consciência ou por consciência de tirar proveito unicamente em causa própria.
Não tem nada de novo na política, pelo menos na brasileira que se arrasta infame e sórdida sobre os corpos dos mortos em hospitais, dos viciados em drogas, nos assaltos e sequestros, nas mortes nas rodovias, nos andarilhos das ruas, nos assistidos pelo Bolsa Fome, chamado de Bolsa Família que, recebendo um valor, lhes é furtado boa parte em impostos aviltantes.
Assistam a um programa político e vejam que todos tem um único pensamento. Vomitar ironias, ofensas, dar rasteiras e propagar idéias que não passam de tentativas sem embasamento na solução para o país e seu povo. As empresas que nascem e tres ou quatro anos depois morrem, são as que ficaram fazendo tentativas enquanto que as que prosperaram e continuam no mercado são as que desde sua fundação, tem um projeto e não se fiam no governo.

Aqui em Gaspar abriram concurso público para médicos. E o programa Mais Médicos? Pelo jeito é mais uma farsa do PT.
A Camara de Vereadores quer contratar assessores. Houve algum aumento nos trabalhos dos vereadores? Cinco vereadores resolveriam todas as questões e problemas de gaspar se trabalhassem como trabalham os funcionários de uma empresa privada. A única preocupação que os aflige é manipular para que depois de quatro anos consigam se reeleger ou buscar um cargo em outro grau.
Herculano
13/09/2014 20:44
ENTRE BANDIDOS. O VALE TUDO PARA SE MANTER NO PODER E NA TETA SUSTENTADA PELOS PESADOS IMPOSTOS E SACRIFÍCIOS DOS BRASILEIROS. SOB CHANTAGE, PT PAGA CARO PARA ESCAPAR DO EPICENTRO DO CASO PETROBRÁS. UMA QUADRILHA NAS MÃOS DE OUTRA QUADRILHA.

Desde que estourou o escândalo da Petrobras, o PT é vítima de uma chantagem. De posse de um documento e informações que comprovam a participação dos principais líderes petistas num desfalque milionário nos cofres da estatal, chantagistas procuraram a direção do PT e ameaçaram contar o que sabiam sobre o golpe caso não fossem devidamente remunerados.

Às vésperas da corrida presidencial, essas revelações levariam nomes importantes do partido para o epicentro do escândalo, entre eles o ex-presidente Lula e o ministro Gilberto Carvalho, um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, e ressuscitariam velhos fantasmas do mensalão. No cenário menos otimista, os segredos dos criminosos, se revelados, prenunciariam uma tragédia eleitoral.

Tudo o que o PT quer evitar. Dirigentes do partido avaliaram os riscos e decidiram que o melhor era ceder aos chantagistas - e assim foi feito, com uma pilha de dólares.

O PT conhece como poucos o que o dinheiro sujo é capaz de comprar. Com ele, subornou parlamentares no primeiro mandato de Lula e, quando descoberto o mensalão, tentou comprar o silêncio do operador do esquema, Marcos Valério. Ao pressentir a sua condenação à prisão, o próprio Valério deu mais detalhes dessa relação de fidelidade entre o partido e os recursos surrupiados dos contribuintes.

Em depoimento ao Ministério Público, ele afirmou que o PT usou a Petrobras para levantar 6 milhões de reais e pagar um empresário que ameaçava envolver Lula, Gilberto Carvalho e o mensaleiro preso José Dirceu na teia criminosa que resultou no assassinato, em 2001, do petista Celso Daniel, então prefeito de Santo André.

A denúncia de Valério não prosperou. Faltavam provas a ela. Não faltam mais. Os dólares serviram para silenciar o chantagista Enivaldo Quadrado, ele próprio participante da engenharia financeira do golpe contra os cofres da maior estatal brasileira - e agora o personagem principal de mais uma trama que envolve poder e dinheiro.

Quadrado deu um ultimato ao tesoureiro do PT, João Vacari Neto: ou era devidamente remunerado ou daria à polícia os detalhes de documento apreendido no escritório do doleiro Alberto Youssef.

O documento era um contrato de empréstimo entre a 2 S Participações, de Marcos Valério, e a Expresso Nova Santo André, de Ronan Maria Pinto. O valor desse contrato é de 6 milhões de reais, exatamente a quantia que Valério dissera ao MP que o PT levantara na Petrobras para abafar o escândalo em Santo André. É esse o contrato que prova a denúncia de Valério. É esse o contrato que, em posse de Quadrado, permitia ao chantagista deitar e rolar sobre os petistas.
Herculano
13/09/2014 18:46
VERGONHA 1, por Carlos Brickmann

Caro leitor, sempre que lhe contarem algo feio demais para ser verdade, acredite: deve ser verdade. Juízes e desembargadores do Rio reivindicam um extrinha para ajudá-los a pagar a educação de filhos e dependentes entre 8 e 24 anos. Sabe aquilo que você paga ou paga? Pois é: quem mandou não escolher um serviço em que possa transferir a conta?

O extrinha pode ir a R$ 7.250,00 por mês.

VERONHA 2

Enquanto as tropas do sultão turco Maomé 2º se aproximavam, a elite do Império Bizantino discutia, em Constantinopla, quantos anjos poderiam dançar na ponta de uma agulha; discutia-se também qual o sexo dos anjos. Hoje, no Brasil, há gente que deveria pensar em política e prefere discutir dogmas de fé - afinal, se Deus criou o mundo em sete dias ou se o Universo nasceu numa grande explosão, há uns 13 bilhões de anos, em que isso afeta a situação de quem não aguenta mais o aumento diário de preços?

Enquanto a elite política brasileira discute Adão, Eva e Darwin, ocorre em São Paulo o Encontro Nacional Evoliano, entre os dias 10 e 12: em palavras mais simples, uma reunião internacional nazista, homofóbica e racista. "Evoliano" é referente a Julius Evola, falecido líder neofascista; entre os participantes estão Alain Soral e Aleksandr Dugin, inspiradores das leis discriminatórias contra homossexuais vigentes na Rússia.

De acordo com o delegado federal aposentado Marcelo Itagiba, vários participantes não poderiam, conforme a lei brasileira, ter recebido autorização de entrada no país.
Herculano
13/09/2014 18:36
FEITO PARA SALVAR, BOMBEIRO MORRE

Ele correu para salvar uma vida que clamava por socorro entre as ferragens de mais um acidente da BR-470.

Mas, Maurício Valls, foi traído pela força destruidora da BR. A mesma que os nossos políticos usam para colocar outdoors comemorativos e debochados, montar palanques, arrumar espaços na imprensa (e ela concede generosamente) e pedir votos com falsas promessas.

Maurício, o que salva, não chegou a socorrer. Foi socorrido naquela noite. Hoje, o bombeiro de Gaspar morreu no Hospital Santa Isabel. E os políticos, matreiros, todos em silêncio. Os nossos homens públicos, lamentando. Vergonha. Quando isto vai mudar?
Herculano
13/09/2014 18:29
O PT CONTRA O PT. JORNALISTAS DECLARADAMENTE PARTIDÁRIOS ESTÃO INCONFORMADOS COM A RESISTÊNCIA DE MARINA SILVA, EX-PETISTA, OU A RESISTÊNCIA DOS QUE POSSUEM MINIMAMENTE VERGONHA NA CARA E AMEAÇAM O CONFORTO DOS QUE USAM O PODER PARA COLOCAR O BRASIL NO BREJO E SE ELAMEIAM NA CORRUPÇÃO SEM DISFARCES E QUEREM SE PERPETUAR NESTE DESCALABRO

CHEGA DE CONVERSA MOLE, por Breno Altman

Marina Silva está se mostrando o pior tipo de personagem que a velha política é capaz de gerar. Mistura roteiros de santa e vítima para evitar o que realmente importa ao país: discutir projetos e rumos.

Sua receita cheira a mofo: apresenta-se como salvadora da pátria, acima de tudo e todos, de ideias e conflitos, de partidos e classes. Esse é seu disfarce para defender, a sorrelfa e a socapa dos cidadãos, posições neoconservadoras das mais reles.

Não é a toa que ganhou, nesse final de semana, a simpatia militante da revista Veja, porta-voz do reacionarismo.

A velha mídia, assim, completa o abandono de Aécio e se abraça a Marina Silva, em nome do antipetismo.

Na lógica destas forças, vale tudo para evitar que a candidata do PSB seja exposta em suas contradições e revelados os interesses que representa. Mas nada deterá o embate programático para deixá-la politicamente desnuda e os eleitores possam vê-la sem disfarce e maquiagem.
Herculano
13/09/2014 16:14
TODOS OS VALENTES, PUROS E ÉTICOS NO MESMO MAR DE LAMA. EX-DIRETOR DA PETROBRÁS CITA CID GOMES EM LISTA DE PROPINA, DIZ A REVISTA ISTO É NESTE FINAL DE SEMANA QUE ENTROU NO MESMO BARCO DE VEJA E DOS GRANDES JORNAIS BRASILEIROS QUE TRATAM O ASSUNTO PARA DESESPERO DOS POL´[ITICOS E DO PODER E O ESPANTO DE TODOS NÓS

O texto é do Uol (Folha de S. Paulo). O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, personagem central de uma investigação da Polícia Federal e do MPF (Ministério Público Federal) sobre suposto esquema de corrupção na estatal, revelou a procuradores e fontes consultadas pela "IstoÉ" pelo menos quatro novos nomes, de acordo com a revista.

Eles constariam, segundo a reportagem, na lista de políticos que receberam propina em um esquema de desvio de dinheiro público da estatal a partir de contratos superfaturados.

A matéria da "IstoÉ", publicada na noite desta sexta-feira (12), cita os nomes do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros); do senador e candidato ao governo do Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (PT); do senador e candidato a vice-governador no Rio, Francisco Dornelles (PP); e do deputado federal e candidato à reeleição no Rio Eduardo Cunha (PMDB).

A revista não apresentou documentos nem especificou as circunstâncias em que os nomes foram citados.

'Não sei quem é Paulo Roberto', diz Cid Gomes

Ao UOL, a assessoria de Cid Gomes argumentou que as informações contidas na matéria são apenas boatos. Por meio de sua assessoria, o governador do Ceará corroborou palavras ditas à reportagem da "IstoÉ": "Não sei quem é Paulo Roberto. Nunca estive com esse cidadão e sou vítima de uma armação de adversários políticos". Por fim, informou que pretende processar a revista por calúnia.

A assessoria de Delcídio do Amaral também informou que "já está tomando providências cabíveis" contra o veículo de comunicação. O petista negou todas as acusações e classificou a matéria como "esdrúxula".

Cunha, em seu Twitter, afirmou ontem (12) que o seu nome foi "citado a esmo" [sic] e "de forma leviana" na reportagem. "Óbvio que desafio a mostrar qualquer fato real", escreveu o peemedebista. O deputado federal declarou, ainda, que vai processar a revista e que não foi procurado para dar a sua versão.

Dornelles, por sua vez, não foi localizado pela reportagem do UOL. De acordo com com a "Isto É", o senador fluminense também negou as acusações.

Delação premiada

O relato de Costa, que comandou a seção de Abastecimento e Refino da Petrobras de 2004 a 2012, à Polícia Federal é resultante de uma delação premiada negociada com procuradores federais.

O ex-dirigente da estatal - investigado pela Operação Lava Jato da PF, que apura esquema bilionário de lavagem de dinheiro - está preso desde junho.

As gravações com os depoimentos de Costa foram divulgadas em reportagem da revista "Veja" em 6 de setembro. A revista citou, na ocasião, 12 nomes de políticos como beneficiários do esquema.

Segundo a "Veja", o ex-diretor citou um ministro, três governadores, seis senadores e pelo menos 25 deputados.
Herculano
13/09/2014 16:09
NA TV, MARINA COBRA LULA E DIZ QUE O PT USA "PRECONCEITOS", por Fernando Rodrigues

A candidata a presidente pelo PSB, Marina Silva, faz hoje sua resposta mais emocionada na TV contra as críticas que vem recebendo nos comerciais de sua adversária, Dilma Rousseff (PT). A pessebista acusa o petismo de usar contra ela "os mesmos preconceitos, as mesmas mentiras" das quais no passado Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo.

Na prática, Marina afirma que hoje Lula e o PT mentem e são preconceituosos contra ela. No programa eleitoral do PSB que vai ao ar hoje, às 13h na TV, Marina começa dizendo que no passado, ajudou a combater os ataques a Lula (pois foi filiada ao PT nos anos 80 e 90).

Eis a fala inicial da candidata do PSB em seu programa:

"Eu colocava a camisa do Lula e ia combater cada preconceito que era lançado contra ele: 'Não tem experiência administrativa, não tem como governar o Brasil, é analfabeto'? Tudo o que é defeito. E a gente ia pra frente de batalha para defender?. Olhe, eu nunca imaginei que eles iriam usar os mesmos preconceitos, as mesma mentiras. Nem criativos são. Não me abalo. O povo brasileiro vai fazer a sua escolha".

Em seguida vem uma biografia da candidata, exaltando o fato de ela ter sido alfabetizada aos 16 anos. O programa termina com um coro de militantes cantando e batendo palmas: "Olha a Marina chegando, olha a Dilma saindo. Ela tá chegando pra mudar nosso destino. Ela tá chegando pra mudar nosso destino".

A campanha do PSB está começando a se estruturar mais. O programa de TV deste sábado foi testado em grupos de eleitores antes de ser aprovado para ir ao ar. O impacto sobre as pessoas que assistiram foi considerado bem positivo para reforçar a imagem de Marina nesta fase do processo eleitoral.
Herculano
13/09/2014 16:06
O MACUNAÍMA, OU UM MENTIROSO COM PROBLEMA DE CARÁTER.
LULA DIZ QUE MARINA CRIA INVERDADES E QUE ELA NÃO PRECISA CHORAR POR ELE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu neste sábado (13) a candidata à Presidência Marina Silva (PSB) e disse que ela não precisa criar "inverdades" sobre ele para chorar.

Em ato na zona leste de São Paulo ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, Lula afirmou que Marina, sua ex-aliada, "pode chorar por outros motivos".

A fala do ex-presidente foi uma reposta às declarações de Marina Silva, que chorou ao ser questionada pela Folha sobre Lula e disse ainda não acreditar no que ele faz contra ela.

"Primeiro, dona Marina não precisa contar inverdades a meu respeito para chorar. [Ela] pode chorar por outros motivos", respondeu Lula.

"Nunca deixei de ter relação de amizade por desavenças políticas. Nunca falei mal de dona Marina e vou morrer sem falar mal dela", afirmou.

Em comício organizado em cima de uma caminhão no bairro de Sapopemba, ao lado de políticos como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o senador Eduardo Suplicy (PT), Lula elogiou Dilma Rousseff, voltando a dizer que ela era o melhor nome para sucedê-lo na Presidência. "A bichinha é inteligente e aprendeu muito", disse, sobre a sucessora.

Em vários momentos, ainda que não fizesse referência direta a seu nome, Lula espetou a agora adversária Marina Silva, a principal ameaça à reeleição de Dilma Rousseff.

"Um verdadeiro líder não muda de partido, não muda de opinião. Ele evolui", disse o ex-presidente.

Antes de ser ministra do primeiro governo Lula, a atual presidente Dilma era membro do PDT no Rio Grande do Sul, partido do qual foi uma das fundadoras. Migrou para o PT em 2000.

"Ela [Marina] é que precisa explicar o motivo de ter nascido e crescido no PT, ter ganhado cargos do PT, e agora fala mal do PT".

Durante o evento, Lula reclamou da voz, precisando interromper algumas vezes o discurso para beber água. "Antes, quando tomava um conhaquezinho, não tinha problema na garganta. Agora, depois do câncer [na laringe, já curado], da uma coceirinha", justificou ele.
Herculano
13/09/2014 14:28
UMA MÁQUINA DE PODER A QUALQUER CUSTO E SUSTENTADA POR PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS PARA ESTA GENTE PERMITIR A CORRUPÇÃO, INFLAÇÃO, ESTAGNAÇÃO. ESTABILIDADE, PLANOS E FUTURO? NADA

Esta manchete permeia vários jornais neste sábado e revela o desesperou ou a máquina mortífera para se manter no poder com o nosso dinheiro e passividade.

Dilma chama grandes empresas a SP para anunciar estímulos. Mantega fala nesta segunda, a 20 empresários de múltis brasileiras, sobre redução de tributos. Governo também deve propor alteração na cobrança de PIS/Cofins; objetivo é aumentar confiança na economia.

Volto. Tiveram 12 anos para fazer o que vão fazer na segunda-feira, em plena campanha eleitoral e onde tem dificuldade para se reeleger. Não fizeram nada. Ao contrário: quebraram contratos, encurralaram empreendedores, investidores e obrigaram muitos à corrupção para sustentar um estado paralelo. Wake up, Brazil!

Herculano
13/09/2014 14:22
NO MAIS CRUEL DOS DIAS PARA QUEM TEM CULPA NO CARTÓRIO, VEJA REVELA BANIDAGENS QUE LIGAM A MORTE DE CELSO DANIEL, O ESCÂNDALO E A ROUBALHEIRA NA PETROBRÁS, por Augusto Nunes, de Veja.

No faroeste à brasileira inventado pelo PT, o bandido se fantasia de mocinho, atribui pecados inexistentes a meio mundo para desviar a atenção dos crimes que pratica compulsivamente e, enquanto saqueia a cidade, jura que a estrelinha usada no peito por todos os integrantes da quadrilha é uma estrela de xerife. Produzida por Lula, dirigida por João Santana e protagonizada por Dilma Rousseff, a mais recente obra do gênero estreou no horário eleitoral da TV logo depois de divulgadas por VEJA as bandalheiras na Petrobras reveladas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa.

Como sempre ocorre nesses obscenos bang-bangs, o enredo previa um final feliz para os vilões. Terá de ser reescrito, acabam de saber os roteiristas pilantras e os canastrões do elenco. Sábado é mesmo o mais cruel dos dias para quem tem culpa no cartório, reiteraram as sete páginas da edição de VEJA que resumem uma história de horror ainda em curso no submundo político-policial. A trama envolve o presidente Lula, a candidata Dilma Rousseff, ministros de Estado, chefões do PT, Marcos Valério, doleiros bilionários, assaltantes de estatais, empresários corruptos do ABC e delinquentes do baixo clero armados de documentos de grosso calibre. Fora o resto.

A reportagem mapeia atalhos, trilhas e desvios que estabelecem ligações mais que perigosas entre três casos de altíssimo teor explosivo: o assassinato do prefeito Celso Daniel, o escândalo do mensalão e a megaladroagem na Petrobras. Está também comprovado que o PT virou refém das bandidagens em que se meteu - e se tornou vulnerável a extorsões executadas por antigos comparsas. "Os segredos dos criminosos, se revelados, prenunciariam uma tragédia eleitoral", informa o parágrafo de abertura. "Dirigentes do partido avaliaram os riscos e decidiram que o melhor era ceder aos chantagistas".

Os atores desse faroeste se merecem. E todos merecem cadeia.
Herculano
13/09/2014 14:13
SEM TRÉGUA, SEM RUMO E REVANCHE A QUALQUER CUSTO. PT VAI PROCESSAR MARINA POR DIFAMAR A SIGLA. OU SEJA, HÁBEIS E CONTUMAZES DIFAMADORES, NÃO ADMITEM A MENOR CRÍTICA

A informação foi revelada por Mônica Bergamo, colunista social do jornal Folha de S. Paulo. O Diretório Nacional do PT vai apresentar ao Ministério Público Eleitoral uma representação criminal contra Marina Silva. O partido acusará a candidata do PSB à Presidência de "difamação eleitoral" contra a legenda.

Na quinta-feira (11), durante sabatina no jornal "O Globo", a presidenciável do PSB afirmou que o partido não é confiável, já que "coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras".

Ela fazia referência ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato e hoje colaborando com a Justiça, por meio de delação premiada, em investigação de supostos desvios que teriam ocorrido na empresa.

Os advogados do PT vão invocar o artigo 325 do Código Eleitoral, que diz ser crime "difamar alguém" visando "fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação".

Na representação, eles afirmam que Marina Silva "extrapolou, e em muito, o mero direito de crítica, ferindo abertamente a honra da agremiação".

O Ministério Público Eleitoral tem prazo de dez dias para analisar a representação e decidir se oferece denúncia contra a presidenciável. A pena é de três meses a um ano de prisão, e mais pagamento de 5 a 30 dias de multa.
Herculano
13/09/2014 14:10
REGISTRO

O engenheiro Maurílio Schmitt, faz aniversário hoje
Herculano
13/09/2014 12:06
COMO FUNCIONA

O PSD de Ilhota jura apoio a João Paulo Kleinubing para Federal e Jean Jackson Kuhlmann para estadual. Ontem a noite, todos, num restaurante já em Gaspar como se estivessem longe de curiosos, receberam e juraram apoio a João Rodrigues (Chapecó) para federal e Darci de Mattos (Joinville) para estadual. Então...
sidnei luis reinert
13/09/2014 11:48
DE Romeu Tuma, AUTOR DO LIVRO ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES:

Temer afirma que PMDB será oposição "em primeiro momento" em caso de derrota!
Esse "primeiro momento" vai durar 15 minutos!
Herculano
13/09/2014 07:37
DECÊNCIA PERDIDA, por Hélio Schwartsman, para o jornal Folha de S. Paulo

Dilma Rousseff, até prova em contrário, não é vilã de filme de Hollywood. Como, então, autorizou sua campanha a desferir ataques tão baixos e politicamente inconsistentes contra Marina Silva?

A racionalização mais óbvia para esse tipo de situação recorre à ética consequencialista. Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Se Dilma está convencida de que tem o melhor projeto para o país, precisa necessariamente vencer o pleito para poder implantá-lo. Fazê-lo pode cobrar alguns danos colaterais.

Há outros fatores ligados à "Realpolitik", mas que não convém ao PT explicitar. O mais crítico é que, se o partido for derrotado, milhares de militantes e aliados perderão empregos, cargos de chefia e esquemas.

É verdade que a política não é para anjos. Quem se dispuser a fazê-la com base na obediência cega a preceitos morais irá quebrar a cara, ou, pior, flertar com distopias do tipo do Estado Islâmico. Se a política tem um princípio irredutível, é o de que é quase sempre possível forjar soluções negociadas que, se não contentam a todos, ao menos poupam a sociedade de traumas maiores.

A questão que se coloca para o eleitor normal, isto é, sem interesses materiais diretos na vitória deste ou daquele candidato, é até que ponto deve tolerar que os chamados imperativos de realidade prevaleçam sobre princípios morais caros à coletividade, como não mentir (pelo menos não muito descaradamente), combater adversários com lealdade etc.

A maldição ética da humanidade é que estamos condenados a saltitar eternamente entre as lógicas consequencialista e principista, que, em estado puro, se revelam ambas inutilizáveis. A proporção exata desses dois ingredientes que cada um está disposto a admitir é receita pessoal e intransferível. Sinto-me, porém, obrigado a dizer que, mesmo com confessados pendores consequencialistas, penso que o PT abandonou o necessário senso de decência.
Herculano
13/09/2014 07:29
MRE VETA FACEBOOK PARA NÃO FALAREM MAL DE DILMA, por Claúdio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

A proibição de acesso ao Facebook no Ministério das Relações Exteriores (MRE), esta semana, nasceu depois que o chanceler Luiz Aberto Figueiredo reuniu terceiros secretários, iniciantes na carreira, e passou-lhes enorme descompostura. "Vocês não podem ficar falando mal do governo no Facebook!" exclamou. Figueiredo não proibiu que falassem mal da política externa, mas sim do governo Dilma Rousseff.

CENSURA
Os jovens diplomatas continuaram dizendo o que pensam de Dilma nas redes sociais e, em represália, o acesso ao Facebook foi bloqueado.

MORDAÇA
Servidor de Estado, diplomata não deve fazer juízo de valor sobre política externa, mas, como cidadão, é livre para criticar governos.

ORDEM SECRETA
Não há indícios de que foi o próprio chanceler quem ordenou restrições de acesso ao Facebook. Pode ter sido coisa de assessor bajulador.

ITAMARATY SE TRUMBICA
O Itamaraty criou página no Facebook para uma "melhor comunicação" com a sociedade. Já melhorar a comunicação com seus servidores...

DINHEIRO SUJO DE CAMPANHA SEGUE POR ESTRADAS
A apreensão pela Polícia Rodoviária Federal de R$ 180 mil com o motorista do senador Welington Dias (PT-PI), em Barreira (BA), acendeu a luz vermelha no Tribunal Superior Eleitoral. Diante do rigor da fiscalização nos aeroportos, os políticos estão usando as estradas para circular dinheiro de "caixa 2". O TSE deve pedir blitze frequentes nas rodovias que saem de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

FLAGRANTE HISTÓRICO
O submundo evita avião na circulação de "caixa 2" desde a prisão do assessor do deputado José Guimarães (PT-CE) com dólares na cueca.

REAÇÃO DE SEMPRE
O senador petista Welington Dias negou que o dinheiro apreendido fosse dele, e ainda insinuou que era do humilde funcionário.

SUSPEITA BOBA
Wellington Dias culpou o atual governador do Piauí, Zé Filho, pelo vazamento da apreensão do dinheiro. Mas a imprensa é que descobriu.

VENCEU A INFORMAÇÃO
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) não gostaria de ver vazadas as imagens do dinheiro apreendido com o motorista do senador Wellington Dias (PT-CE), mas o fotógrafo Jadiel Luiz, do blog de Sigi Vilares, de Luis Eduardo Magalhães (BA), foi mais rápido.

NOVO VEXAME
O Senado escreveu mais uma página de sua vexatória história recente, no relatório maroto negando combinação de perguntas na CPI da Petrobras. A fraude, confessada pelos suspeitos, foi até gravada.

PETROBRAS ADMITIU
Se não houvesse combinação de perguntas, na CPI, a Petrobras não precisava ter punido com demissão o funcionário envolvido na fraude, que era assessor da presidente, Graça Foster.

DIETA DE MILHAS
Voo DL-221 da Delta saiu de Atlanta com destino a Brasília, quinta à noite, mas deu meia volta duas horas após decolar, devido a defeito no radar atmosférico do jato. Sem comida, a Delta ofereceu milhas grátis.

BRIGA DOMÉSTICA
O presidente do Grupo Edson Queiroz, chanceler Airton Queiroz, não apoia a candidatura de seu cunhado, Tasso Jereissati, ao Senado. Simpatiza e estimula a eleição do deputado Mauro Filho, do PROS.

ARRUINOU GERAL
Empreiteiras citadas no caso da Operação Lava Jato enfrentam inferno astral financeiro. Entraram em parafuso e já estão atrasando pagamentos aos próprios fornecedores, até de pequenas quantias.

EM ALTA
O senador João Capiberibe (PSB-AP) compara Marina Silva - que tem sido alvo de ataques tanto do PT quanto do PSDB - com uma massa de pão fermentada: "Quanto mais batem, mais estufa", diz.

SABEM DE NADA
Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) gerou risadas na CPMI da Petrobras quando rebateu, fora do microfone, a fala de Nestor Cerveró de que não sabe de corrupção na Petrobras: "Mas se até Dilma desconhece..."

FI*!PQP#&!!
Dilma reagiu de forma impublicável à notícia da apreensão de dinheiro com o funcionário do PT. As orelhas de Wellington Dias arderam.
Herculano
13/09/2014 07:17
RIVAIS CONVOCAM ARTISTAS E DISPUTAM "ESTRELAS", por Mônica Bergamo, colunista social do jornal Folha de S. Paulo

As campanhas de Dilma Rousseff e de Marina Silva vão travar uma "guerra das estrelas" na segunda-feira.

Há alguns dias, a equipe da petista começou a preparar um encontro no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, para reunir artistas e intelectuais que apoiam a reeleição.

Os convites estão sendo feitos pelo sociólogo Emir Sader. Entre os que foram chamados para o evento estão o teólogo Leonardo Boff, a economista Maria da Conceição Tavares, a filósofa Marilena Chaui, as cantoras Beth Carvalho e Alcione, o compositor Noca da Portela, Vera Niemeyer, viúva do arquiteto Oscar Niemeyer, e o produtor Luiz Carlos Barreto.

A lista dos que confirmaram presença do evento com Dilma ainda não foi fechada.

A reação da equipe adversária foi rápida. Nesta sexta-feira (12), o cineasta Fernando Meirelles enviou e-mail para artistas e cineastas convidando-os para que eles possam "ter um contato mais próximo" com Marina Silva.

Na lista de Meirelles estão, entre outros, Odilon Wagner, Andre Abujamra, André Klotzel, Alexandre Frota, Astrid Fontenelle, Bruna Lombardi, Bruno Barreto, Cao Hamburger, Denise Fraga, Fabio Assunção, Gero Camilo, Irene Ravache, Ivaldo Bertazzo, Toni Venturi e Gisela Moreau. Nem todos confirmaram presença.

O evento de Marina será na Casa das Caldeiras, em São Paulo.
Herculano
13/09/2014 07:14
MARINA CHORA AO FALAR DE LULA E SE DIZ INJUSTIÇADA. CANDIDATA AFIRMA TER APRENDIDO COM O PETISTA A NÃO SE RENDER À MENTIRA. PRECIDENCIÁVEL SE DIZ VÍTIMA DE INDÚSTRIA DE BOATOS PELO PT COM O OBJETIVO DE FAZER TERRORISMO ELEITORAL

Parte 1

O texto é de Marina Dias, enviada especial do jornal Folha de S.Paulo ao Rio de Janeiro. Alvo de uma série de ataques desde que entrou na corrida pelo Palácio do Planalto e virou uma ameaça para a presidente Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora Marina Silva (PSB) fez um desabafo e chorou ao ser questionada pela Folha sobre as críticas que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi aliada por 24 anos.

"Eu não posso controlar o que Lula pode fazer contra mim, mas posso controlar que não quero fazer nada contra ele", disse na noite de quinta-feira (11), no banco de trás do carro que a levava ao hotel após mais de 13 horas de campanha no Rio de Janeiro.

Emocionada, disse ser quase impossível acreditar que o petista esteja fazendo isso, mas demonstrou que ainda nutre admiração pelo ex-presidente.

"Quero fazer coisas em favor do que lá atrás aprendi, inclusive com ele [Lula], que a gente não deveria se render à mentira, ao preconceito, e que a esperança iria vencer o medo. Continuo acreditando nessas mesmas coisas", afirmou.
Herculano
13/09/2014 07:14
MARINA CHORA AO FALAR DE LULA E SE DIZ INJUSTIÇADA. CANDIDATA AFIRMA TER APRENDIDO COM O PETISTA A NÃO SE RENDER À MENTIRA. PRECIDENCIÁVEL SE DIZ VÍTIMA DE INDÚSTRIA DE BOATOS PELO PT COM O OBJETIVO DE FAZER TERRORISMO ELEITORAL

Parte 2

Marina, que frequentemente se declara "injustiçada" pelos ataques do PT, lembrou o que aconteceu com Lula nas eleições de 1989, quando ele disputou a Presidência da República e perdeu para Fernando Collor.

"Sofri muito com as mentiras que o Collor dizia naquela época contra o Lula. O povo falava: Se o Lula ganhar, vai pegar minhas galinhas e repartir'. Se o Lula ganhar, vai trazer os sem-teto para morar em um dos dois quartos da minha casa'."

Em seguida, acrescentou: "Aquilo me dava um sofrimento tão profundo, e a gente fazia de tudo para explicar que não era assim. Me vejo fazendo a mesma coisa agora".

Na porta do hotel em Copacabana, após alguns segundos em silêncio, Marina desceu do carro recomposta. Virou o rosto e disse à reportagem: "Mas não tenho raiva de ninguém, não, nem da Dilma. Vou continuar lutando".
Herculano
13/09/2014 07:13
MARINA CHORA AO FALAR DE LULA E SE DIZ INJUSTIÇADA. CANDIDATA AFIRMA TER APRENDIDO COM O PETISTA A NÃO SE RENDER À MENTIRA. PRECIDENCIÁVEL SE DIZ VÍTIMA DE INDÚSTRIA DE BOATOS PELO PT COM O OBJETIVO DE FAZER TERRORISMO ELEITORAL

Parte 3

Desde que subiu nas pesquisas, Marina está sob ataques do PT, partido ao qual foi filiada de 1985 a 2009.

Ela deixou a legenda depois de se afastar do Ministério do Meio Ambiente, que comandou por cinco anos no governo de Lula. Marina teve várias divergências com o ex-presidente nesse período. A principal, alega, era a dificuldade para desenvolver sua agenda ambiental.

ESPETÁCULO

Em maio de 2008, ela entregou sua carta de demissão a Lula, que avaliou que a aliada estava fazendo de sua saída do governo um "espetáculo desnecessário". Era o primeiro atrito público entre os dois.

Pouco mais de um ano depois, ao se desfilar do PT, comparou sua saída a um "divórcio" e disse que nem a legenda nem o governo haviam avançado no tema da sustentabilidade". Mais desconforto com Lula.
Herculano
13/09/2014 07:12
MARINA CHORA AO FALAR DE LULA E SE DIZ INJUSTIÇADA. CANDIDATA AFIRMA TER APRENDIDO COM O PETISTA A NÃO SE RENDER À MENTIRA. PRECIDENCIÁVEL SE DIZ VÍTIMA DE INDÚSTRIA DE BOATOS PELO PT COM O OBJETIVO DE FAZER TERRORISMO ELEITORAL

Parte 4

Nos últimos dias, o PT iniciou uma campanha para desconstruir Marina, afirmando que ela não vai dar prioridade à exploração do petróleo do pré-sal e sugerindo que ela é sustentada por banqueiros, numa referência a Neca Setubal, herdeira do banco Itaú que coordena o programa de governo da candidata.

A propaganda petista também apontou problemas de governabilidade numa eventual gestão Marina, associando a candidata a presidentes que não terminaram os mandatos, como Jânio Quadros (1961) e Collor (1990-1992).

A candidata do PSB diz que é vítima de uma "indústria de boatos e mentiras", que tem o objetivo de "fazer terrorismo" com os eleitores.

CAMPANHA CRUEL

Em seus discursos e entrevistas, porém, a ex-senadora costuma poupar Lula. O petista, por sua vez, usou um comício em Recife (PE), na semana passada, para atacar Marina indiretamente, dizendo que "tem gente querendo acabar com o pré-sal". "Se for necessário, Dilma, me fale que vou mergulhar e buscar lá no fundo [do mar] o petróleo."

Aliados afirmam que o petista ainda se constrange ao criticar a ex-companheira de partido, mas ponderam que a disputa eleitoral é mesmo "bastante cruel".
Herculano
12/09/2014 21:13
DILMA CONFESSA QUE EXISTEM CORRUPTOS POR TODA PARTE, MAS DESCOBRIU SÓ AGORA QUE SAQUEAVAM ATÉ A PETROBRAS, por Reynaldo Rocha

A criatividade da presidente Dilma Rousseff é proporcional à inteligência que demonstra (não) ter.

Assim como o Partido Comunista Chinês teve por décadas o Livro Vermelho de Mao (uma coleção de ridículas citações) como documento dogmático, Dilma e o PT adotaram o Livro Sem Cor de Lula (e sem letras) para a mesma função.

Livro de fácil leitura. Tem somente duas orientações aos milicianos.

1 ? "Eu não sabia".

2 ? "Sou, mas quem não é?"

O problema acontece quando ambas são usadas como desculpas no mesmo episódio político. Como no Mensalão 2, ou Petrolão.

Nesta sexta-feira, em mais uma sabatina no Globo, Dilma reiterou: "EU NÃO SABIA o que o diretor da Petrobras Paulo Roberto fazia". Na tentativa de livrar-se da cumplicidade, declarou-se incompetente.

Dilma afirmou há dias que o escroque preso no Paraná era funcionário de carreira e altamente qualificado. Tenta esconder as ligações partidárias do ex-diretor que foi indicado pelo mensaleiro José Janene e nomeado por Lula. Como se a maior empresa do Brasil fosse um antro de funcionários de carreira afeitos à corrupção.

Assim, o primeiro mandamento do manual petista foi respeitado: "Eu não sabia".

Mesmo anestesiada, a opinião pública sabe distinguir uma mentira de uma verdade. E Dilma mentiu. Paulinho de Lula foi escolhido pelos atributos que o PT e base alugada exigem dos apadrinhados: capacidade de roubar, conhecimento do caminho que leva à sala do cofre e respeito aos acertos financeiros costurados em Brasília. Fingir ignorar o que fazia Paulinho - o mesmo que se reunia constantemente com Lula - é imaginar que todos somos idiotas. Não somos.

Também na sabatina desta sexta-feira, o segundo mandamento foi obedecido: "Há corruptos EM TODOS OS partidos!", afirmou Dilma. E o que temos com isso?

Não foi para mudar este cenário que um líder sindical sedutor de secretárias pagas com nossos impostos criou um partido? Não foram eles os fiadores da promessa do "novo"? Essa agressão a quem trabalha e sobrevive APESAR do PT equipara a seita ao PMDB e outros notórios traficantes de verbas públicas!

Sabemos que é assim. O que causa perplexidade é Dilma usar a alegação do "SOMOS TODOS IGUAIS" no mesmo episódio em que tentou esconder-se atrás do "EU NÃO SABIA".

Não somos iguais. Nunca seremos. O Brasil decente não pode ser o mesmo que Dilma enxerga como sendo padrão do modo petista de ser, na pocilga que habitam. Nos incluam fora disto.

Por fim, diz a lógica que quem não sabe não pode admitir que FEZ, mesmo que para alegar que os outros também fazem.

Dilma admitiu que o governo dela e do amigo do Paulinho FIZERAM, pois todos são corruptos! Então, ela sabia.

Exigir lógica de quem sequer consegue balbuciar uma frase inteligível é querer demais. Peço menos: que saia de onde está no primeiro dia de janeiro de 2015. E se junte aos que existem em todos os partidos, na visão distorcida de quem USA a representação popular para jogar na lama a própria democracia.

Eu me contento com isso.
Herculano
12/09/2014 19:57
COISA DE DOIDO OU DE GENTE LOUCA. DILMA DEFENDE ALIANÇAS, ELOGIA LEGADO DE SARNEY E DIZ RESPEITAR COLLOR

Texto é do Uol (Folha de S. Paulo). A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, defendeu nesta sexta-feira (12) o senador José Sarney (PMDB-AP), que integra a base aliada do governo federal. A candidata foi questionada sobre a aliança com o ex-presidente e também com outro senador que chefiou o Planalto, Fernando Collor (PTB-AL), a quem ela disse respeitar.

"Respeito bastante o ex-presidente Sarney. Acho que ele fez boas contribuições para o país", respondeu Dilma durante sabatina do jornal "O Globo". Sobre Collor, ela disse não ser "instância de condenação" para incriminar o senador. "A Justiça inocentou o Collor. Ele não é uma pessoa absolutamente próxima do governo, tem sua posição lá em Alagoas e eu respeito."

Segundo ela, "as pessoas podem fazer alianças e manter suas posições", em alusão ao fato de que os ex-presidentes estiveram em posições opostas ao PT no passado.
Juju do Gasparinho
12/09/2014 19:33
Prezado Herculano:

Postado às 12:38hs.
Que tristeza quando não se tem escola!

Manchete do Jornal Cruzeiro do Vale, de hoje:
"Concurso Público abre 181 vagas em Gaspar".

Não acredito no concurso.
Conheço alguém que passou no concurso anterior e ainda não foi chamado. Porque fazer um novo concurso se tem lista de espera para assumir cargo?
É golpe da Quadrilha PeTralha.
Querem o dinheiro das inscrições.
sidnei luis reinert
12/09/2014 18:26
Dilma faz Terrorismo Eleitoral espalhando que se perder a eleição vai acabar a combinação dos programas Fome Zero e Bolso Cheio!
O primeiro para os pobres e o segundo para os aliados.
Herculano
12/09/2014 18:18
O DINHEIRO QUE FALTA NA PONTE, NOS POSTOS DE SAÚDE, NAS CRECHES, NA SEGURANÇA SOBRA NOS BOLSOS DE POUCOS POLÍTICOS SOB AS BENÇÃOS DO PODER

Doleiro deu helicóptero a deputado, afirma delator. Laranja de Youssef fez acusação à Justiça em acordo de delação premiada. Aeronave foi comprada por R$ 796 mil no ano passado e ficava na Bahia; Argôlo diz desconhecer acusação

O texto éde Mário César Carvalho para o jornal Folha de S. Paulo. doleiro Alberto Youssef deu de presente um helicóptero para o deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA), segundo relato do advogado Carlos Alberto Pereira da Costa à Justiça, em um acordo de delação premiada.

Uma empresa controlada pelo doleiro, a GFD Investimentos, pagou R$ 796 mil pela aeronave em janeiro de 2013, de acordo com documentos apreendidos.

A suspeita inicial da Polícia Federal era que o doleiro emprestasse o helicóptero para o parlamentar usar na Bahia. Pereira da Costa, no entanto, relatou uma situação diferente: "Esse helicóptero era de propriedade do deputado Luiz Argôlo", disse em depoimento à Justiça.

O advogado foi preso em março pela PF sob acusação de integrar um grupo liderado por Youssef, apontado como responsável pela lavagem de R$ 10 bilhões. Ele decidiu fazer uma delação em troca de uma pena menor.

Pereira da Costa é uma espécie de laranja de luxo do doleiro: atuava como representante da GFD Investimentos e de duas empresas que o doleiro abriu nos EUA para esconder o dinheiro sem origem que acumulou, a Devonshire Global Fund e Devonshire Latam Investments.
Herculano
12/09/2014 18:14
O ÉBRIO

Chegou mais um final de semana. O candidato ébrio agora diz que está tonto de tanto falar bobagens.
Herculano
12/09/2014 17:46
ESTRANHO E COVARDE SILÊNCIO

O PT bate com descarada desfaçatez em Marina Silva. Ela é uma petista, que saiu do governo do PT de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo ela, por não aguentar as incoerências, a deslealdade, a falta de ética e a vocação do partido para a corrupção e o autoritarismo.

Todos do PT batem nela. Escondido, fingindo não saber de nada, está Luiz Inácio Lula da Silva. Se realmente ele não concorda com tal abuso e absurdo, deveria ele, condenar ou amenizar tais investidas.

Ou seja, no fundo, ele estimula o vale tudo que preparou para FHC, PSDB e Aécio e foi surpreendido em seu próprio terreno por uma ex-companheira, de origem humilde, mas que por esforço próprio, ao menos se interessou e fez ensino universitário e consegue ter uma comunicação coerente e ler livros. Aguenta, Brasil
Herculano
12/09/2014 17:38
COMO GENTE QUE LÊ JORNAIS, MAS NÃO DECIDE ELEIÇÕES POIS É MINORIA DIANTE DA MAIORIA DOS INGORANTES, DESINFORMADOS E MANIPULÁVEIS POR MARKETEIROS ESPERTOS, OLHAM A CAMPANHA ELEITORAL

Estas cartas foram publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo

Dilma está distorcendo o programa eleitoral e os ditos de Marina. Espalhou que ela é contra o pré-sal. Diz que ela quer entregar o BC aos bancos. Afirma que, por ser evangélica, ela vai se portar na Presidência como fundamentalista, entre outras mentiras. O PT quer desqualificar a candidata fazendo uma política rasteira. PAULO SERGIO VARGAS WERNECK (Taubaté, SP)

Fernando Rodrigues, em "Desconstruindo Marina" ("Opinião", 10/9), fala em investida feroz de Dilma contra Marina. Após alguns argumentos duvidosos, encerra com "A imagem de Marina está sendo desossada". O curioso é que a reação de Marina parece tímida. O que PT mostra não são elucubrações, são fatos, e contra fatos não há argumentos. GILBERTO ALVARES GIUSEPONE (São Paulo, SP)

Depois do espaço com a reportagem "No meio do tiroteio" ("Poder", 11/9), só falta a Folha iniciar a campanha para a canonização da Neca "Itaú" Setubal. JOSÉ MARIA PACHECO DE SOUZA (São Paulo, SP)

Tive o privilégio de conviver com Neca Setubal desde o final dos anos 80 em inúmeras iniciativas: Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo, Cenpec, Fundação Tide Setubal. Todos que puderam conviver com ela sempre a admiraram pela discrição, competência, dedicação e escolhas de vida: se dedicar e apoiar políticas e iniciativas que pudessem melhorar a educação pública, independentemente de partido político, e contribuir para diminuir problemas sociais - faz um trabalho exemplar na periferia de São Paulo. Com mais "Necas", o país seria mais justo. ODED GRAJEW (São Paulo, SP)

Em relação à charge/nota do "Painel" (10/9) sobre o minhocário que tenho em casa, esclareço que os insetos que aparecem no programa eleitoral não são moscas. A gravação foi feita no final da tarde e a luz atraiu uma revoada de cupins. O minhocário não tem cheiro e não atrai moscas. EDUARDO JORGE, candidato do PV a presidente (São Paulo, SP)
Josué da Luz Vaz
12/09/2014 16:48
CELSO ZUCHI FALA O QUE NÃO DEVE E MAIS UMA VEZ SE ENROLA COM A JUSTIÇA DE GASPAR!

Muito dizem que o ex Prefeito Adilson Schmitt era enrolado com a Justiça, mas o seu algoz e adversário político Pedro Celso Zuchi quer também ganhar do Adilson nesse quesito.

Desta vez Celso Zuchi criou uma desavença contra a honra do ex Vereador e líder comunitário Antonio Zonta.

Zuchi volta e meia arruma confusão e desentendimento com seus adversários, só que desta vez o cidadão da comunidadade do Sertão Verde não aceitou as provocações e a língua afiada de Zuchi. A denuncia virou inquérito policial e está sendo julgado pela Justiça de Gaspar - processo 025.14.004587-7 - na vara Criminal.

Diziam que o Adilson é que era bocudo, mas o tempo passou e atualmente o posto e a conquista já não lhe pertence mais.

Roberto Basei
12/09/2014 13:37
Um coelhinho felpudo estava fazendo suas necessidades matinais quando olha para o lado, e vê um enorme urso fazendo o mesmo.
O urso se vira para ele e diz: - Hei, coelhinho, você solta pêlos?
O coelhinho, vaidoso e indignado, respondeu:
- De jeito nenhum, venho de uma linhagem muito boa...
Então o urso pegou o coelhinho e limpou a bunda com ele.

MORAL DA HISTÓRIA:

CUIDADO COM AS RESPOSTAS PRECIPITADAS, PENSE BEM NAS POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS ANTES DE RESPONDER!

No dia seguinte, o leão, ao passar pelo urso diz:
- Aí, hein, seu urso! Com toda essa pinta de bravo, fortão, bombado...!
Te vi ontem, dando o rabo prum coelhinho felpudo.
Já contei pra todo mundo!!!


MORAL DA MORAL:


VOCÊ PODE ATÉ SACANEAR ALGUÉM, MAS LEMBRE-SE QUE SEMPRE EXISTE ALGUÉM MAIS FILHO DA PUTA QUE VOCÊ!

"O problema do Brasil é que, quem elege os governantes
não é o pessoal que lê jornal, mas quem limpa a bunda com ele!"
Herculano
12/09/2014 13:03
FHC negocia apoio a Marina, por Ilimar Franco, no jornal O Globo

O PSDB já está negociando o segundo turno. O ex-presidente Fernando Henrique tem conversado com um dos coordenadores de Marina Silva, o deputado Walter Feldman.

Foi um desses contatos que inspirou FH a defender que atacar Marina é fazer o jogo da presidente Dilma. Só falta agora conseguir o armistício do comando aecista, que ainda acredita que o tucano chegará vivo à praia.
Herculano
12/09/2014 12:38
MAIS UMA DA DESCONEXA, SE NÃO FOR LOUCA E SE NÃO ESTAMOS NUM HOSPÍCIO

Carlos Tonet, fez esta observação: Dilma anuncia intenção de combater a corrupção noturna

Não é piada: Dilma deu entrevista na Rede TV! ontem e disse que a corrupção precisa ser "combatida diuturnamente e noturnamente".

Vou repetir: não é piada. Ela falou isso mesmo!

Dilma deveria ter mencionado também que seu governo tem tido grande êxito na tarefa de combater a corrupção no período da tarde, já que sempre o faz "tardiamente".
Herculano
12/09/2014 12:30
CONTINUAREMOS NAS MÃOS DE QUEM COLOCOU O BRASIL E OS BRASILEIROS NAS CORDAS

Prognóstico feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar mostra maior pulverização das legendas na próxima legislatura. Previsão é que 28 partidos tenham representante na Câmara a partir do próximo ano. Mas, PT e PMDB devem eleger as maiores bancadas na Câmara onde tudo se decide contra ou a favor do Brasil e onde se chantageia o presidente da República
Herculano
12/09/2014 12:25
DILMA ENSINA: É ERRANDO QUE SE APRENDE. A ERRAR!, por Josias de Souza

Parte 1

Em entrevista veiculada na noite passada pela Rede TV!, Dilma Rousseff sinalizou que, sob sua presidência, o governo jamais se acomodará. Entre o certo e o errado, haverá sempre espaço para mais erros. Na Petrobras, por exemplo, a extensão do equívoco será ilimitada.

A Petrobras, como se sabe, convive com o absurdo. Preso, um ex-diretor conta às autoridades como saqueou as arcas da companhia para saciar as pulsões patrimonialistas de políticos governistas. Contra esse pano de fundo, perguntou-se a Dilma se extinguirá o modelo das nomeações políticas.

E ela: no meu governo, escolhi dentre os que eu considerava os melhores quadros da Petrobras. Vou continuar fazendo assim. Foi o que o presidente Lula fez. Vou continuar mantendo esse critério de escolher dentre os melhores. Esse é o melhor critério.

Quem assistiu foi tomado de assalto (ops!) pela impressão de que, sob o PT, o absurdo adquiriu uma doce, persuasiva, admirável naturalidade. A menos de quatro meses de fechar a conta do seu primeiro mandato, Dilma se espanta cada vez menos. Tornou-se uma administradora de pouquíssimos espantos.
Herculano
12/09/2014 12:25
DILMA ENSINA: É ERRANDO QUE SE APRENDE. A ERRAR!, por Josias de Souza

Parte 2

Dilma referiu-se a Paulo Roberto Costa, o ex-executivo da Petrobras que virou delator, como um competente funcionário de carreira. Lembrou-se a ela que o executivo-delator tinha virado diretor de Abastecimento da Petrobras por indicação política. Sustentavam-no PT, PMDB e PP.

A senhora acha adequado? Em vez de responder com um 'sim' ou 'não', a Dilma preferiu praticar o esporte preferido do PT: tiro ao FHC. Paulo Roberto foi alto funcionário do governo Fernando Henrique, disse ela. Se não me engano, foi diretor da Gaspetro e gerente de exploração e prospecção de petróleo da região Sul. Dilma concluiu: os melhores quadros da Petrobras transitam de governo para governo.

A entrevistada não explicou se Paulinho, como Lula chamava o ex-executivo preso, já trazia o selo partidário da gestão FHC. Para ela, o apadrinhamento é normal. Se os aliados indicarem para a Petrobras uma ratazana, Dilma não fará a concessão de uma surpresa. É ratazana? Pois que seja ratazana! Se for uma ratazana de carreira, aí mesmo é que a nomeação sai. Se for uma alta ratazana da gestão FHC, as chances quintuplicam.
Herculano
12/09/2014 12:25
DILMA ENSINA: É ERRANDO QUE SE APRENDE. A ERRAR!, por Josias de Souza

Parte 3

Entende-se agora por que Dilma mantém na Petrobras personagens como o ex-senador Sérgio Machado. Foi alojado no comando da subsidiária Transpetro em 2003, no alvorecer do primeiro reinado de Lula. Indicou-o, decerto movido por alguma inspiração patriótica, o notório senador Renan Calheiros.

Em dezembro, Sérgio Machado completará 12 anos de Petrobras. De duas, uma: ou o afilhado de Renan é um executivo genial ou Dilma, a exemplo do que fizera Lula, suprimiu dos seus hábitos o ponto de exclamação.

Amanhã, se der algum novo rolo, Dilma repetirá o que diz agora sobre Paulo Roberto Costa, o Paulinho: eu não sabia. O que nos espantou a todos foi que um desses quadros competentes da Petrobras cometeu esses delitos, ela acrescentou.

Sem querer, Dilma revoluciona o brocardo. Se o seu governo ensina alguma coisa é o seguinte: é errando que se aprende? A errar!
Herculano
12/09/2014 12:06
EMPRESÁRIOS RECLAMAM DO TOM DE PROPAGANDA PETISTA

Setor privado diz estar sendo 'satanizado' em programa crítico a Marina. Para um assessor de Dilma, não é possível cobrar racionalidade na campanha, já que o governo está em guerra, segundo revela o texto de Valdo Cruz da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo

Parte 1

Empresários reclamam de estarem sendo vítimas de um processo de "satanização" nas propagandas do PT usadas para desconstruir a imagem da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva.

Reservadamente, um empresário do ramo industrial disse à Folha que o setor privado está sendo retratado como inimigo dos trabalhadores e de programas sociais na propaganda do petista.

Outro, da siderurgia, reclamou que esse tipo de propaganda vai contra o discurso oficial do Palácio do Planalto de reaproximação do empresariado, descontente com a política econômica da presidente Dilma Rousseff.

Dois comerciais da campanha mostram imagens de executivos em tom de comemoração ao tratar de medidas prometidas ou aventadas por Marina. O primeiro foi gravado para atacar a proposta de independência do Banco Central feita pela principal adversária de Dilma.

O comercial mostra banqueiros sorrindo enquanto um locutor diz que a medida vai representar um risco para o emprego e o salário dos trabalhadores.

O segundo, que começou a ser veiculado nesta quinta-feira (11), diz que Marina não vai priorizar a exploração do pré-sal. Em seguida, mostra executivos apertando as mãos e comemorando, com um narrador dizendo que a decisão da candidata vai tirar R$ 1,3 trilhão da educação e da saúde no país.

Um terceiro empresário disse à Folha que "satanizar" o setor privado na eleição só vai agravar o desgaste no relacionamento do setor privado com o governo.
Herculano
12/09/2014 12:06
EMPRESÁRIOS RECLAMAM DO TOM DE PROPAGANDA PETISTA

Setor privado diz estar sendo 'satanizado' em programa crítico a Marina. Para um assessor de Dilma, não é possível cobrar racionalidade na campanha, já que o governo está em guerra, segundo revela o texto de Valdo Cruz da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo

Parte 2

RACIONALIDADE

Além disso, reclamou, não vê sentido em relacionar executivos felizes com uma decisão de tirar prioridade do pré--sal. O setor privado, afirmou, quer mais leilões de campos de petróleo e não o contrário.

No caso do comercial que ataca banqueiros, um executivo do setor financeiro lembrou que há bancos que podem estar do lado de Marina, mas há outros que estão afinados com Dilma.

Em sua opinião, o PT acaba colocando todo mundo num balaio só em nome da eleição e passa a mensagem, ruim para a política econômica, de que no governo Dilma o Banco Central segue determinações políticas.

Um assessor presidencial diz que não é possível cobrar "racionalidade" durante uma campanha eleitoral e que o governo está numa guerra. Segundo ele, a prioridade é ganhar a eleição. Depois, pontes serão reconstruídas.
Herculano
12/09/2014 12:05
EMPRESÁRIOS RECLAMAM DO TOM DE PROPAGANDA PETISTA

Setor privado diz estar sendo 'satanizado' em programa crítico a Marina. Para um assessor de Dilma, não é possível cobrar racionalidade na campanha, já que o governo está em guerra, segundo revela o texto de Valdo Cruz da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo

Parte 3

PEGANDO PESADO

Outro auxiliar reconhece que o tom dos comerciais petistas, feitos pelo marqueteiro João Santana, está "pegando pesado", mas afirma que é uma forma simplificada de dizer à população o que significam as propostas de Marina.

Ele diz ainda que a presidente fez de tudo nos últimos meses para agradar e atender o empresariado e, mesmo assim, ele estaria em peso contra o governo.

Cita a avaliação ruim do governo e do PT nas pesquisas em São Paulo, centro do setor empresarial do país, como exemplo de que o empresariado decidiu ficar contra o governo.

O temor entre assessores é que o tom radical dos ataques teve de ser usado com muita antecedência para conter o crescimento da candidata do PSB, já no primeiro turno, quando o ideal era que fosse guardado para a reta final.
Herculano
12/09/2014 11:53
AI, QUE MEDO!, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Dilma tem pressa. Tem de aproveitar todas as vantagens do primeiro turno para "desconstruir" Marina, porque depois, no segundo turno, é cara a cara e as condições ficam um pouco mais iguais.

Hoje, Dilma tem mais de 11 minutos de TV, contra cerca de 2 minutos de Marina, além de ter a máquina do governo, a máquina da campanha, a máquina do PT, a máquina do PMDB, a máquina da maior base aliada das galáxias, muito mais dinheiro e os marqueteiros petistas, que batem abaixo da cintura.

Mesmo assim, com toda essa artilharia e toda essa tropa, Dilma só oscilou um ponto para cima, e Marina só resvalou um ponto para baixo no primeiro turno. E, no segundo, foram dois a mais para Dilma e um a menos para Marina, que não tem máquina, nem partidos, nem gente de marketing fazendo jogo sujo, nem tempo na TV. Com seus minutinhos diários, como contra-atacar à altura?

Dilma, portanto, tem de aproveitar a brutal desigualdade de condições agora para tentar aprofundar duas tendências contra Marina: o aumento de rejeição e a queda de intenções de voto em setores com maior capacidade de influência no conjunto do eleitorado. O objetivo é fechar o primeiro turno na dianteira e com folga.

Sim, porque, no segundo turno, Marina pode compensar parte da desvantagem, com a adesão de novos partidos, com os eleitores tucanos órfãos e com um tempo de televisão justo --metade para cada candidato, ou melhor, candidata.

Marina, portanto, tem de ficar esperta, porque vem chumbo grosso. Se a campanha do PT já a acusou de ser como Collor e Jânio, uma ameaça ao Bolsa Família, contra o pré-sal, aliada dos banqueiros para matar os pobres de fome... imagine-se o que vem por aí. Dilma, petistas e marqueteiros estão prontos para aniquilá-la.

Por falar nisso, por que o Lula anda tão escondido? Será que é ele que vai jogar a bomba na hora "h", sem dar tempo para Marina reagir e se defender? Ai, que medo
OS TRAPALHÕES ESTÃO DE VOLTA - DITRAN
12/09/2014 11:33
Trapalhadas Inocentes, ou Mentiras Premeditadas.

Isso é o que não sabemos, mais o que sabemos, é que Poderoso JACK, e seu parceiro CHUVISCO são muito bons na enganação.

SEGUE A LISTA:

# Guardinhas, nos ajudem na fluidez no trânsito em véspera de eleição na avenida para mostrar que o viaduto funciona, que se o Celso ganhar, transformaremos a DITRAN = Passada a eleição, abandono total.

# Guardinhas, nos ajudem a fiscalizar a ponte 24h por ordem da juíza, que quando sairmos da ponte, regulamentaremos a escala de serviço = acabou a ponte, acabou a escala.

# Guardinhas, pra sairmos da inutilidade e ganharmos notoriedade, vamos pegar o laudo de acidentes = nada de pegar acidentes, melhor mesmo é ficar cuidando de obras e cones.

# Guardinhas, dediquem-se em nos ajudar na festa do CTG, que após a festa, a sede da DITRAN será transferida pra casa que tem naquele terreno = A sede é a mesma abandonada, cada vez mais cheias de puxadinhos pra guardar tranqueira.

# Guardinhas, em breve trocaremos de viaturas, e teremos uma unidade móvel e equiparemos o departamento = nada, a única que tem é o taxi da chefia

# Guardinhas, contrataremos mais guardas = um concurso está aberto, e nada de ter agentes na lista de vagas.

# Guardinhas, trocaremos de sede, e iremos pro prédio próximo ao colégio Morgana = Deixa o prédio pro Samae, e se duvidar quem ta pagando a reforma é o trânsito.

#Guardinhas, valorizaremos os salários = não pagamento de horas extras, fim de escalas, e aumento pros monitores de área azul.

#Guardinhas, preparem-se porque em breve teremos nosso alojamento = se lasquem no chão mesmo, com colhões podres e rasgados, e se quiser é assim.

E claro não podíamos esquecer a mais clássica de todas: "Se não obedecer eu vou Demitir."

Parabéns Poderoso JACK e CHUVISCO, a gestão mais sincera e eficaz da DITRAN até hoje.

CIRCO DITRAN, A CADA SEMANA UMA NOVA TRAPALHADA!!
Herculano
12/09/2014 11:29
MANHÃ DE SEXTA-FEIRA. DÓLAR DISPARA. BOLSA DERRETE. O MERCADO TEM CERTEZA QUE O BRASIL VAI QUEBRAR. E QUAL A RAZÃO DISTO? O IBOBE ACABA DE SAIR, DÁ SINAIS CLAROS DE QUE DILMA VAI SER REELEITA E O PT CONTINUARÁ NO PODER

O texto é de Bruna Borges, para o Uol. Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 39% das intenções de voto, numericamente à frente de Marina Silva (PSB), com 31%, na disputa pela Presidência da República. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não há mais situação de empate técnico entre as candidatas na simulação de primeiro turno, ao contrário do que acontecia na pesquisa anterior do instituto, divulgada no último dia 3. Naquele levantamento, o Ibope apontou que Dilma liderava com 37%, contra 33% de Marina.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções de voto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 1% das intenções de voto. Os outros candidatos somados têm 1%, e 8% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Dos pesquisados, 5% não souberam ou não responderam.

O instituto Ibope Inteligência entrevistou 2.202 pessoas em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.

Apesar de só ter sido divulgada hoje, a pesquisa foi feita entre os dias 5 e 8 de setembro. Já a pesquisa Datafolha divulgada no último dia 10 foi feita depois, entre os dias 8 e 9 de setembro

O Ibope fez três simulações de segundo turno.

No primeiro cenário, Marina teria 43% das intenções de voto, em empate técnico com Dilma, que teria 42%. Neste caso, brancos e nulos somariam 10% e 5% declararam que não saberiam em quem votar.

No segundo cenário, Dilma venceria Aécio Neves por 48% a 33% dos votos. Neste caso, brancos e nulos somariam 13% e 6% não saberiam em quem votar.

Na terceira hipótese pesquisada, Marina Silva venceria Aécio Neves, com 51% contra 27% dos votos. Neste caso, os brancos e nulos somariam 14% e 8% não saberiam em quem votar.
Herculano
12/09/2014 11:20
PT SE FORTALECE COMO O PARTIDO DOS GROTÕES, editorial desta sexta-feira do jornal O Globo

Ganhando ou não, o partido terá de repensar propostas, para escapar da imagem da legenda apenas dos pobres, mal instruídos e moradores de cidades pequenas

O cenário trazido pela última pesquisa do Datafolha não é, na essência, grande novidade. A candidata à reeleição, Dilma Rousseff, é forte no Norte e Nordeste, enquanto a oposição domina grandes espaços no Sudeste e Sul, onde se encontram os estados mais ricos. Mesmo que o fator Marina tenha surgido como raio em céu azul, a preferência do eleitorado segue esta tendência, que se firma em relação ao PT desde que o partido, por meio de Lula, chegou ao Planalto pela primeira vez, em 2003.

Mesmo que Marina Silva tenha herdado a legenda do PSB de Eduardo Campos e, instantaneamente, tornado sua chapa muito competitiva na corrida presidencial, Dilma se mantém, até agora, imbatível no Nordeste (48% dos eleitores contra 31% de Marina) e Norte (48% a 32%). O quadro é outro no Sudeste, onde está a maioria do eleitorado, e em que há um empate em 36%.

Pernambuco é emblemático do espaço petista no Nordeste. Terra de Eduardo Campos, governador bem avaliado pela população, o estado acolheu sem dificuldades Marina, e a ela 45% dão seu voto. Mas Dilma, ainda assim, recebe 38% da preferência do eleitorado pernambucano.

A perda de espaço do PT no Sudeste tem como símbolo a dificuldade da legenda no estado mais rico da federação. O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, um dos ?postes? de Lula, está com 8%, e o tucano Geraldo Alckmin continua a se reeleger no primeiro turno. Dilma ficou em 26% e Marina, 40%. O partido enfrenta dificuldades históricas na região em que foi fundado.

Esta última pesquisa, analisada por meio dos aspectos da escolaridade, renda e local de moradia dos eleitores, segundo o porte de suas cidades, revela que o PT se sustenta em pessoas de baixa formação escolar, residentes no interior, em cidades de até 50 mil habitantes. Não por acaso, o estado de São Paulo foge deste perfil: tem população escolarizada, renda média alta e congrega cidades maiores.

O PT, portanto, reproduz a trajetória de partidos que também ficaram longo período no poder. Incluindo Arena e, depois, PDS, legendas de sustentação dos generais. Quando começaram a voltar as eleições diretas, os partidos da ditadura só ganhavam no Nordeste, no Norte, nos grotões. Daí o Pacote de Abril, baixado por Ernesto Geisel em 1977, ter criado os "senadores biônicos" e inflado o número de representantes dos estados menos populosos. Onde o regime vencia.

O mesmo fenômeno ocorreu com o PSDB, nos tempos de Planalto. O poder do Executivo federal é tamanho na distribuição de recursos para estados e municípios, e no assistencialismo, que a população dessas regiões, dependente de bolsas, é sempre governista. Por isso são petistas.

Disso tudo resta um dever de casa para o PT: ganhando ou não, o partido terá de repensar propostas, para escapar da imagem da legenda apenas dos pobres, mal instruídos, dos grotões do país. Ou ficará irrelevante à medida que o país se desenvolver.
vlad
12/09/2014 09:17
Quando me perguntam se prefiro Marina ou Dilma, lembro da enfermeira me perguntando em qual lado da bunda quero a injeção.
Roberto Basei
12/09/2014 08:55
Herculano


O Sr. já ouviu a história do Urso que apos suas necessidades fisiológicas se limpou com um coelhinho?

Herculano
12/09/2014 08:45
DESFAÇATEZ ILIMITADA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

Reza a história política dos últimos 12 anos que Luiz Inácio da Silva é o mais competente dos personagens que habitaram e transitaram pelo cenário do poder nesse período. Trata-se de uma avaliação que leva em conta resultados como parâmetro. Se nessa régua forem colocados quesitos relativos a limites éticos Lula ocuparia o pódio na categoria dos políticos ardilosos. São qualidades diferentes e, portanto, implicam condições competitivas distintas.

O habilidoso dotado de princípios sempre estará em desvantagem diante do esperto cujos objetivos não conhecem regras nem observam valores. São aqueles que se pautam pelo dístico segundo o qual os fins justificam os meios. Atuam à margem, atropelam e em geral chegam na frente. Transposto para o ambiente eleitoral, o conceito de "fim" é a vitória não importa quais sejam os métodos. Vale tudo. A mentira, a manipulação, a traição, a destruição de reputações à qual agora se chama pelo sofisma de "desconstrução de imagem".

Nesse quesito o PT não tem limite. Já mostrou isso em diversas ocasiões. Na maioria, senão da totalidade delas, foi bem-sucedido do ponto de vista que interessa ao partido: o resultado imediato. Mostra-se surpreso agora com o tamanho do desgaste acumulado. Mas chega uma hora que as pessoas cansam de tanta insolência, menosprezo a regras e valores.

Decorre também daí - da economia e dos fracassos do governo - o cenário de dificuldade eleitoral para os petistas. Na economia e na administração promete "mudar mais". Já no terreno da derrubada dos obstáculos ao alcance do objetivo principal aplica os métodos de sempre.

Desta vez com um grau de desfaçatez e falta de compromisso com a verossimilhança que dá a medida do medo que assola a tropa de vir a ser desalojada do aparelho de Estado.

A alternância de poder não lhes parece algo palatável. Só isso explica o nível da ofensiva contra a candidata do PSB, Marina Silva, desde que seu nome se firmou nas pesquisas como ameaça mais que real à reeleição de Dilma Rousseff.

O ataque começou em campo legítimo, na exploração das contradições do discurso e das posições defendidas por Marina Silva. Enveredou por comparações esdrúxulas, aludindo a dificuldades que ela poderia enfrentar por falta de apoio no Congresso e daí ter o mandato interrompido como Jânio Quadros e Fernando Collor. Uma distorção, mas só um pouco ridículo.

Em seguida entrou no campo das invencionices dizendo que a adversária venderia a Petrobras, acabaria com o Banco do Brasil, suspenderia benefícios sociais e por aí afora. Nesta semana a coisa se agravou e chegou ao ponto da afronta pessoal. A uma bobagem de Marina sobre "bolsa banqueiro", a presidente Dilma respondeu com uma ofensa: "Eu não tenho banqueiro me sustentando". Em que sentido, quis dizer a presidente?

Deixou o entendimento de maneira desrespeitosa ao juízo do freguês. O ex-presidente Lula, o capitão do contra-ataque, divulgara que respeita Marina e por isso não bateria nela. Ardiloso, assiste em silêncio à pancadaria para a remoção do obstáculo.
Herculano
12/09/2014 08:39
ESTRANHA "DOAÇÃO", por Cláudio Humberto

Na prestação de contas do partido à Justiça Eleitoral, Eduardo Campos aparece como doador de R$ 2,5 milhões, em espécie, ao Comitê Financeiro Nacional do PSB, quando já estava morto, em 14 de agosto. O dinheiro foi retirado da sua conta pessoal de campanha.
Herculano
12/09/2014 08:33
O QUE ISTO TEM A VER COM GASPAR ADMINISTRADA PELO PT? TUDO, RESPONDO. O QUE ISTO TEM A VER COM A GASPARENSE HONORÁRIA IDELI SALVATTI? QUASE TUDO. É OU NÃO UMA FRANQUIA NACIONAL DE SACANAGENS? MAS EM GASPAR, EM CASO ASSEMELHADO, COM SERVIDOR COMISSIONADO, CONDENADO NA JUSTIÇA E QUE PERMANECE SEM QUALQUER PENALIZAÇÃO

Manchete de ontem e hoje. Servidor do Planalto fez alterações em perfis de jornalistas. Funcionário, que hoje ocupa um cargo comissionado no Ministério do Planejamento, já pediu exoneração. Luiz Vieira Filho responderá a processo administrativo, com 30 dias de prazo, que podem ser prorrogados.

O texto é de Mariana Haubert, Fernanda Odilla e Felipe Coutinho para o jornal Folha de S. Paulo. Um servidor lotado no Palácio do Planalto, filiado ao PT, foi o autor de alterações feitas em perfis de dois jornalistas na Wikipédia, enciclopédia virtual colaborativa.

De acordo com nota divulgada pela Casa Civil nesta quinta-feira (11), o servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho foi identificado e admitiu ser o autor das modificações para a comissão de sindicância aberta por ordem da presidente Dilma Rousseff para investigar o caso.

A nota do Planalto não diz se ele agiu por conta própria ou a mando de alguém.

Em agosto, a assessoria de imprensa da Presidência divulgou uma nota em que dizia ser "tecnicamente impossível" identificar o autor das modificações porque não haveria mais registros dos acessos feitos no período.

Vieira Filho, 32, é filiado ao PT de Ourinhos (SP) desde 1999, de acordo com registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Folha não conseguiu localizá-lo ontem.

CONCURSADO

Servidor concursado do Ministério da Fazenda, o petista recebe remuneração bruta de R$ 22 mil, o que inclui o valor do cargo comissionado como chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Planejamento, segundo registros do Portal da Transparência de julho.

Ele ocupa o cargo comissionado desde maio de 2014 e, segundo o Palácio do Planalto, já pediu desligamento. A exoneração dele será publicada nesta sexta-feira (12) no "Diário Oficial da União".

Na época em que fez as mudanças na Wikipédia, em maio de 2013, Vieira Filho exercia o cargo de assessor na SRI (Secretaria de Relações Institucionais) da Presidência da República, que na época era comandada pela ministra Ideli Salvatti (PT).

Segundo a nota do Planalto, o servidor assumiu, durante as investigações, a autoria das alterações dos perfis dos repórteres Míriam Leitão, colunista de "O Globo", e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, em maio do ano passado.

O servidor responderá agora a um processo administrativo disciplinar, que tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. O processo pode levar à sua demissão.

Reportagem de "O Globo" publicada em 8 de agosto mostrou que o endereço de IP 200.181.15.10, da Presidência, realizou mudanças nos perfis dos jornalistas com o objetivo de criticá-los, além de elogiar ministros do PT.

O IP foi usado para associar Míriam Leitão ao banqueiro Daniel Dantas, afirmando que ela teria feito "a mais corajosa e apaixonada defesa" dele, e desqualificar suas análises econômicas.

Já em relação a Carlos Alberto Sardenberg a rede do governo incluiu comentários para atacar o jornalista pelo fato de ele ser irmão do diretor da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) Rubens Sardenberg: "A relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico".

A Folha não conseguiu localizar Vieira Filho até o fechamento desta edição
Herculano
12/09/2014 08:00
DILMA E MARINA ESTÃO CERTAS!, por Reinaldo Azevedo, para o jornal Folha de S.Paulo

Marina diz que, com Dilma, o Brasil caminha para a paralisia; petista diz que Marina será usina de crises

Na troca de farpas entre Dilma Rousseff e Marina Silva, quem está certa? As duas e ninguém. Cada uma aponta a principal fragilidade da outra para vender a sua imprestável bugiganga institucional. A petista não imagina outra forma de governar que não loteando a administração entre os partidos da base aliada. Aprendeu com Lula que é assim que se faz. O chefão do PT, por sua vez, diz ter aprendido tal prática com os inimigos que vieram antes dele. É uma caricatura de Napoleão, o porco de "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.

Marina, com a suposta pureza de um "Bola de Neve", o porco revolucionário do bem, percebeu que há nas ruas, "no que se refere" (como diria Dilma...) ao petismo, uma sensação de enfaro. Então decidiu sair por aí vituperando contra instituições da "velha política" e chama a algumas barbaridades de "nova política". A última ideia espantosa é um tal "Comitê de Busca de Homens de Bem", onde seriam pescados os evangelistas da boa-nova.

Se ela chegar ao "Comitê de Salvação Pública", começarei a cuidar do meu pescoço.

Marina diz que o país não pode continuar nas mãos de Dilma e do que esta representa porque caminharia para a paralisia. E avalio que ela está certa. A presidente tem à sua disposição a maior burocracia do Ocidente, criada para não funcionar. Cada uma das forças políticas que a apoiam quer um lugar de poder para conter o adversário-aliado.

Dilma, por seu turno, sustenta que o modelo proposto por Marina pode ser uma usina de crises. E, convenham, não é preciso ser adivinho para chegar a essa conclusão. Em dois dias, os "vocalizadores" de Marina produziram algumas peças que poderiam entrar para a história nativa da infâmia política.

A investidores do Bank of America e a lojistas dos Jardins, os "sonháticos" venderam a ideia de que a vitória de sua candidata acarretará, por si, uma profunda reforma partidária. À turma das finanças, Beto Albuquerque lembrou que o baixo clero do Congresso tem especial atração por quem vence. É? Aos comerciantes, Walter Feldman previu até o fim do PSDB. Para onde iriam os políticos e em que daria a diáspora? Suponho que migrariam para o grupo vencedor. O que Marina poderia lhes dar em troca? Um trocadilho novo? Uma medalha de "Honra ao Mérito"?

Por cima dos partidos, apelando apenas ao "Comitê de Busca dos Homens de Bem", os sonháticos pretendem fazer as reformas política, tributária, fiscal e administrativa, além de garantir educação em tempo integral, um SUS que funcione, tudo conforme pede uma tal "Democracia 2.0". Nesse paraíso que marcaria o fim da política, não entendi quem desempenha o papel da cobra.

Como Marina promete a independência do Banco Central, não precisará nem mesmo se responsabilizar por eventuais, como é mesmo?, "medidas amargas". Bastará atribuí-las a uma tecnocracia sem rosto. Se bem que, dado o pensamento econômico pregresso da candidata, prefiro que ela terceirize a área se vencer, como fez Lula em seu primeiro mandato. Poucos se deram conta de que essa "independência" é menos uma convicção do que uma facilidade política, que torna mais leves os ombros dos governantes.

Escolha, eleitor, a natureza da nova crise. Só não vale alegar ignorância.
Herculano
12/09/2014 07:56
A POLÍTICA COMO ELA É. COM APENAS UM VOTO, VEREADORA ASSUME MANDATO NO RIO GRANDE DO SUL

Com apenas seu próprio voto, a vereadora Veridiana Bassoto Pasini (PTB), de Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul, que tem 1,7 mil habitantes, assumiu o cargo na última semana. Segundo informações do jornalista Josias de Souza, Veridiana, que é mulher do presidente do PTB no município, Luiz Carlos Pasini, não fez campanha e recebeu apenas o voto que deu a si mesma - nem seu marido votou nela.

Ela assumiu como sétima suplente da coligação PTB-PP-PMDB, após o titular da vaga, Luciano Contini (PMDB), pedir licença médica por 60 dias. A suplente Iraci Moresco Zanatta assumiu por apenas 30 dias e os outros suplentes, por variados motivos, renunciaram a exercer a função. A tarefa coube então a Veridiana. Se Contini retornar à cadeira, ela deve ficar no posto até o início de outubro.

"Eu não esperava. Mesmo sem querer acabei entrando. Concorri para preencher a cota de mulheres candidatas na coligação. E optei por não fazer campanha", disse a petebista, que até então atuava como secretária de um consultório odontológico.
Herculano
12/09/2014 07:46
ACIDENTE

O acidente de ontem a noite com a ambulância do Corpo de Bombeiros de Gaspar mostra o quanto a BR-470 é perigosa e como ela é usada por políticos.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.