Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

09/09/2014

BICHARADA I

Na coluna de terça-feira, publiquei esta pequena e desimportante nota. ?O que está na sessão de hoje da Câmara de Vereadores? A indicação 350 da suplente Marcia Aparecida Deschamps, PT. Nela, Márcia quer que a prefeitura faça um projeto de lei e remeta à Câmara para dar desconto parcial de IPTU a quem adotar um animal abandonado. Meu Deus!?. Na sessão da mesma terça, Márcia retirou a indicação. Ela não era a autora. Antônio Carlos Dalsóchio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, era o dono da ideia e segundo ele, por um erro interno na Câmara, foi parar na conta de Márcia. Hum! Explicado. 

BICHARADA II

Esta proposta revela a prioridade do PT e do governo da família Zuchi, seus protegidos do governo e na política. Não há dinheiro para se construir mais creches, para pôr médicos nos postos de saúde, para calçar ruas, fazer drenagens, dar segurança nos prédios escolares, para limpar bueiros, para dar abrigo e assistência a menores abandonados, em situação de risco... A lista é longa. Mas haverá disposição para dar isenção de impostos que estão faltando nos cofres da prefeitura para estas prioridades e assim conceder privilégios a poucos, espertos e donos de causas ?sociais? com animais.  

BICHARADA III

Por que, antes, não se faz campanhas de conscientização contra o abandono de animais pelos humanos, estes sim, desumanos neste ato? Por que não se investe num programa de controle populacional de animais de rua ou abandonados pelos ?desalmados?? Por que não se cria uma política pública municipal de zoonoses? Talvez porque isto não dê votos e visibilidade para determinados políticos que precisam esconder a incompetência gerencial. 

BICHARADA IV

Na sexta-feira, o editor-chefe e proprietário deste Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, na sua coluna Chumbo, publicou sob o título ?Pintinho e perereca?, esta nota séria e com certa dose de humor: ?Deu a louca no vereador Antônio Dalsochio. Ele entrou na Câmara de Vereadores com uma indicação para projeto de lei sugerindo desconto no IPTU para quem adotar um animal de estimação. Meu Deus! Tem tanto pintinho e perereca de estimação que, se o projeto passar, vai ser uma chuva de pedidos de desconto no imposto. Eu morro e não vejo tudo. Ou vejo tudo e morro?. 

BICHARADA V

Pra quê? A família Dalsochio caiu de pau e estimulou outros. Baixaria pura nas redes sociais, desqualificando o jornal e principalmente Gilberto. E por quê? Porque Gilberto não é um banana, influencia, possui história, coerência, é identificado com a comunidade e tem, neste caso, uma opinião diferente da deles. Só isto. Tudo a ver. Esta gente é assim mesmo. E faz tempo. Ela é a favor da proteção de animais. Um direito, que merece espaço, que deve ser respeitado e debatido. Mas, ao mesmo tempo, como se demonstrou na prática, esta gente é contra a proteção de crianças e adolescentes em risco em Gaspar. Tanto que a prefeitura só regularizou esta obrigação constitucional a mando do Ministério Público, Justiça e do Tribunal de Contas. Enfurecida, a claque política do poder local e ajudada por políticos de Blumenau e Brasília ? e que hoje treme com o caso Petrolão , desqualificou uma juíza referência nacional do assunto via Fantástico. Insatisfeita, na tribuna da Câmara onde se achava imune, em entrevistas e nas redes sociais, quem desqualifica Gilberto e o jornal tripudiou, constrangeu e a difamou. A claque está respondendo na Justiça por tal ato insano. Então não mudou a tática.

BICHARADA VI

?Política, ao menos na democracia, é diálogo. A condição para o diálogo é a disposição genuína de ouvir - isto é, de mudar de ideia. O fanático não dialoga, prega. Ele pretende converter o interlocutor, mas não contempla a hipótese de rever suas próprias convicções. No fundo, almeja um poder absoluto: moldar o outro segundo o figurino de crenças que selecionou como verdadeiro?, esclarece o sociólogo Demétrio Magnoli. O PT de Gaspar é uma franquia nacional e segue fielmente a cartilha. O partido quer todos de joelhos, calados ou propagando as suas ideias como se fossem elas únicas e absolutas. A eleição nacional diz nas pesquisas que a maioria está cansada deste tipo de tirania, humilhação e intolerância. 

BICHARADA VII

Por fim. Penso ser uma concessão indevida a isenção parcial do IPTU para favorecer quem faz calçada na frente do seu próprio terreno. É uma obrigação do dono do imóvel. É mais do que isto: um ato de cidadania. Mas, aceito a ideia. E por quê? Porque esta isenção tem nexo com o imposto cobrado, o da propriedade e principalmente, porque a calçada é pública. Ela serve não apenas ao proprietário do imóvel, mas à comunidade, que passa por ela e assim se beneficia desta melhoria e bem custeado pelo dono do imóvel. Agora, animal de estimação abandonado? E numa cidade que nem esgoto possui, onde o IDH é sofrível, que possui um dos maiores índices de violência e não cuida de seus menores abandonados por culpa dos seus políticos no poder? É ruim, heim! Acorda, Gaspar! 

herculanoGG.jpg

 

 

SOBRE O TRAPICHE

João Alberto Pizzolatti Júnior, 52 anos, e que comanda o PP por aqui, é um político impetuoso. Quando ele bota um objetivo, sai da frente. Insistente, o impossível se torna realidade. Todavia, ele já perdeu uma destas obstinações: o dia em que ele quis ser o secretário da Fazenda do então eleito governador Esperidião Amim Helou Filho, também PP, só por conta dos votos que recebeu. Amim tinha e ainda possui ?  agora muito mais depois da revista Veja do final de semana ? restrições técnicas e políticas ao servidor da Fazenda Estadual, o engenheiro de formação. Ele está no quinto mandato de deputado federal ? este último sob a proteção da Justiça para livrá-lo dos efeitos do Ficha Limpa. A outra obstinação e que agora se torna mais difícil, é a do ?pomerodense? ser prefeito de Blumenau.

Pizzolatti, cabo eleitoral incondicional de Dilma Vana Rousseff, PT, queria ser presidente do PP de Santa Catarina, e foi. Amim, que não o tolera, resmungou. Queria ser mais uma vez candidato a deputado federal. Insistiu e desistiu. A Justiça Eleitoral o impediu e não deu chances a recursos.  O filho, João Alberto Pizzolatti Neto, recebeu o espólio eleitoral, facilitado pelo nome. Queria fazer de José Hilário Melato, PP, deputado estadual para ser cabo exclusivo dele ou do filho. Melato, esperto, ensaiou-se no factoide, e na última hora preferiu continuar com o ex-prefeito de Sombrio, Milton José Schaeffer, PP. Foi abençoado pela sorte.

Quem agora Pizzolatti culpa pela tragédia que nega e que se abate os políticos do poder? A imprensa livre, investigativa e mesma que usam para se projetar. Aliás, Pizzolatti deve aos gasparenses, Gaspar e ao próprio Melato. Ele sempre foi um silêncio só sobre as verbas da ponte do Vale. Elas foram embora como anunciou na época a gasparense honorária, Ideli Salvatti, PT. E quem era o dono das verbas? O ministério das Cidades, feudo do PP de Pizzolatti, repartido por Dilma Vana Rousseff e o PT na composição de poder em Brasília.


Edição 1621

Comentários

Anônimo disse:
11/09/2014 20:16
A Dilma Ebola está afundando o Brasil no mar da sua incomPeTência.
Juju do Gasparinho
11/09/2014 19:56
Prezado Herculano:

A Dillma tem:
- a máquina pública
- maior tempo de tv
- aviões
- helicópteros
- a caneta
- o palácio
- os ministros
- o cartão corporativo
- as estatais
E mesmo assim não decola. Só está onde está porque mente.
Se não mentir, caluniar, assassinar reputações, impor terrorismo eleitoral, ella desaba feito jaca podre no esgoto do seu governo.
Herculano
11/09/2014 18:18
DEFICIÊNCIA MENTAL DO PT

Sem discurso e propostas paga governar mais quatro anos, e por isso surpreendido pelas pesquisas que dão vantagens de Marina Silva, PSB, ex-petista, no segundo turno, o PT abriu a metralhadora do medo e do terrorismo. Diz que ela quer dar o país aos banqueiros e que eles vão acabar com o Brasil.

Pois é. Na coluna de Moacir Pereira, ele registra que o professor Gelson Albuquerque, do Diretório Nacional do PSB, assumiu a defesa da candidata Marina Silva em Santa Catarina e disparou contra o PT: "Quem gosta de banqueiro é o PT. Na gestão de Fernando Henrique, os bancos tiveram lucros de 36 milhões de reais. Nos governos do PT, os lucros pularam para 200 bilhões. Os petistas estão com problema de deficiência mental. Não assumem seus erros."

Algum comentário?
Herculano
11/09/2014 17:49
PT FAZ JUSTIÇA AO "PIG", por Fernando Canzian para o jornal Folha de S.Paulo

É maravilhoso assistir ao horário eleitoral gratuito do PT e lembrar de como o partido reclamava das "mentiras" do que chama de imprensa golpista - ou "PIG" (Partido da Imprensa Golpista).

O que Dilma Rousseff e sua campanha vêm fazendo contra Marina Silva é desonesto, algo de que a presidente e sua biografia deveriam se envergonhar.

A peça publicitária em que uma família vê a comida desaparecer do prato caso Marina adote a autonomia do Banco Central é espantosa. Não só pelo fato de sob Lula e Dilma os bancos terem tido os maiores lucros da história e a inflação ter voltado com força no atual governo.

Mas, pela reprodução da campanha do medo que o próprio PT sofreu e se ressentia cobrando ética na política. O que não fazem poder, cargos e milhares pendurados em um governo.

Azar da maioria democrática e ignorante que engole permissividades do sistema eleitoral.

Já a força do "PIG" teve seu auge durante as acusações e processo do mensalão. Pilhas de documentos e centenas de horas de julgamento condenaram a cúpula do partido.

Agora, o PT está emaranhado novamente em acusações envolvendo a Petrobras. Seria a volta do "PIG"?

A pergunta que cabe é se Marina Silva faria algo diferente de PSDB e PT se tivesse mais tempo na TV e estrutura além da sua atual "caravana holiday" eleitoral. Dificilmente. O problema é estrutural.

O Brasil voltou a ser uma das maiores democracias do mundo já há 25 anos, com eleições a cada biênio. Neste ano, R$ 6 bilhões, a maior fatia com pessoal, serão gastos pela Justiça Eleitoral com todo o processo.

Temos de conviver com propaganda enganosa?
Herculano
11/09/2014 17:45
CAIU O NÚMERO DE VAGAS DE EMPREGOS CRIADAS EM AGOSTO.


O texto é de Sofia Fernandes, da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S.Paulo. O Brasil registrou a criação de 101,4 mil vagas de trabalho com carteira assinada no mês de agosto, informou nesta quinta-feira (11) o Ministério do Trabalho. O resultado é o menor para o mês desde agosto de 2012.

O setor de serviços deu fôlego à criação de vagas em agosto, com 71,3 mil novos postos. O setor de comércio veio em seguida, responsável por 40,6 mil novas vagas no mês.

Agosto é tradicionalmente um mês aquecido para esses setores, que já estão contratando com vistas aos negócios e vendas de fim de ano.

O saldo de criação de vagas foi 20,5% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o país criou 127,6 mil postos de trabalho.

Mesmo assim, foi um dado tido como positivo pelo governo, que amargava quedas no nível de contratação desde maio.

De janeiro a agosto, foram gerados 751,5 mil vagas de emprego formais. Nesse mesmo período no ano passado, esse resultado foi de 1,1 milhão. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O Nordeste foi a região que mais empregou em agosto, em números absolutos - foram 42,1 mil novos postos. Em seguida, veio a região Sudeste, com a criação de 32,6 mil vagas formais de emprego.

O ministro Manoel Dias (Trabalho) afirmou que há um "pessimismo" na economia, mas que a despeito disso o Brasil está criando vagas como nenhum outro país. Ele admitiu que há problemas a serem enfrentados, grande parte deles decorrentes da crise internacional.

"Não podemos resolver em 12 anos o que se deixou de fazer em 500. A crise não foi gerada por nós. Apesar da crise, somos país campeão da geração de emprego e manutenção de salário acima da inflação", afirmou.

"Apesar de toda essa campanha pessimista, de criar uma imagem de que o país está quebrado, que domina a economia brasileira, o país gera emprego", completou.
sidnei luis reinert
11/09/2014 16:51
De um lobista político muito sacana, ontem, sobre o futuro de Guido Mantega, tecnicamente demitido pela Dilma Rousseff:

?Mantega já tem emprego garantido assim que deixar o governo de verdade: vai ser assessor do Pateta na Disneylândia?.

?E a Dilma Rousseff, se perder, pode pedir por lá uma vaga como Alice no País das Maravilhas, com direito a levar a amiga Graça Foster para abrilhantar o cast?.
Herculano
11/09/2014 12:40
MUDOU DE ALVO. ANTES ERA AÉCIO E O PSDB. AGORA O PT AMPLIA O TERRORISMO CONTA MARINA PARA NÃO PERDER A BOQUINHA DO PODER E ASSIM DESVIAR A ATENÇÃO DOS IGNORANTES E DESINFORMADOS DAS GRAVES ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO E NAS ESTATAIS DE QUE É ALVO


Marina vai tirar R$ 1,3 tri da educação e da saúde sem pré-sal, diz Dilma, diz o título do artigo escrito nesta manhã por Fernando Rodrigues que também trabalha para o jornal Folha de S. Paulo.

Em mais um comercial de ataque, a campanha de Dilma Rousseff (PT) à reeleição agora faz críticas a respeito de como seria conduzida a exploração do pré-sal num eventual governo que tenha Marina Silva (PSB) como presidente.

A propaganda de Dilma diz que a proposta de Marina para o pré-sal "significaria que a educação e a saúde poderiam perder 1 trilhão e 300 bilhões de reais''. E que "milhões de empregos estariam ameaçados em todo o país''.

O filme de 30 segundos repete a fórmula simples de outro já veiculado no início desta semana a respeito da autonomia do Banco Central.

Na propaganda desta quinta-feira (11.set.2014), o marqueteiro João Santana também começa com uma mesa rodeada por homens em um ambiente empresarial, aparentemente discutindo negócios. O locutor fala que Marina Silva, se eleita, "vai reduzir a prioridade do pré-sal''.

Na cena seguinte, um mulher está com várias crianças estudando em torno de uma mesa. Quando o locutor fala que sem os recursos do pré-sal haverá menos dinheiro para educação, gradualmente vão desaparecendo os conteúdos dos livros. Uma criança se "surpreende" com as páginas que ficaram em branco.

Ao final, os empresários parecem felizes com o desfecho da história. A mulher e as crianças ficam com aparência de desolação e não há mais mais nada à mesa.

Esse comercial sobre o pré-sal e o que tratava de Banco Central fazem parte de uma série de propagandas de 30 segundos que visam a desconstruir a imagem de Marina Silva. A mensagem da campanha de Dilma pretende difundir a ideia de que as propostas de Marina Silva serão ruins para o Brasil. Outros filmes serão veiculados nos próximos dias e semanas.

O objetivo é fazer com que Dilma termine o 1º turno à frente de Marina, mas também que a petista possa entrar no 2º turno com alguma vantagem sobre a pessebista - hoje, a situação é de empate técnico entre ambas no Datafolha.

A estratégia de usar propagandas para tentar desconstruir adversários não é nova nas disputas políticas no Brasil e em outros países. Às vezes, tem resultado. Em maio deste ano, um comercial com o discurso do medo ajudou Dilma a se manter acima de 30% das intenções de voto.

A seguir, a íntegra do roteiro do comercial:

[cenário: homens discutem em torno de uma mesa, evocando um ambiente empresarial]

Locutor: "Marina tem dito que, se eleita, vai reduzir a prioridade do pré-sal. Parece algo distante da vida da gente, né? Parece, mas não é?''

[música incidental de tom grave, quase fúnebre]

[corte para uma cena de crianças estudando em torno de uma mesa]

Locutor: "?Isso significaria que a educação e a saúde poderiam perder 1 trilhão e 300 bilhões de reais. E que milhões de empregos estariam ameaçados em todo o país?''

[corte para os empresários apertando as mãos e comemorando]

Locutor: "?Ou seja, os brasileiros perderiam uma oportunidade única de desenvolvimento?''

[neste momento, as páginas do livro usado por uma criança ficam em branco]

Locutor: "?É isso que você quer para o futuro do Brasil?''

[câmera volta para as crianças, agora sem mais nenhum livro à mesa]
Joanim Cristóvan Primm
11/09/2014 11:41
Senhor Herculano: ->

Tenho visto os comentários seus e dos internautas sobre o novo velho na politica de Gaspar.

Lamentável, gente que se apresenta como o novo, que faz acordo para ser presidente, que se diz ser parceiro da atual administração (que não tem a minha simpatia, nem sou simpático ao outro novo, pastor que virou padreco), que depois recua, pois viu que acabará de entrar numa canoa furada.

Para mim e a maioria pensante deste município, não vê nada de novo neste moço sorridente, simpático, que diz resolver todos os problemas da população, o cara é tão bom que encheu a prefeitura e samae de amigos e apoiadores , {Vando, Denis e mais alguns). De vagarinho pediu a retirada, pois estava próximo de uma campanha e não queria ser responsável por má gestão.

O que pode ter de novo em um vereador presidente, que apoia João Paulo Tapete Negro numa eleição? É uma figura que pretende ser prefeito, mas que de novo não tem nada, é um colllllor da vida.

Parabéns Herculano por mostrar a verdade nua e crua em Gaspar, taca-le pau Herculano veio.... não dá moleza para essa gentalha.
Miguel José Teixeira
11/09/2014 09:23
Senhores,

Bancos agradecem

Ganho médio anual do sistema financeiro no governo atual bate o dos dois antecessores. Resultado somado em três anos da gestão de Dilma Rousseff supera os oito de Fernando Henrique Cardoso

PAULO SILVA PINTO/Correio Braziliense/hoje

Se a economia brasileira avançar 0,5% até dezembro, número apontado nas previsões mais otimistas, a presidente Dilma Rousseff (PT) acabará o atual mandato com média de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 1,6%. Ficará abaixo dos dois antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atingiu 4%, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 2,3%. Em outro item, porém, ela bate ambos: nunca os bancos lucraram tanto quanto em seu governo. O tema está no centro do debate eleitoral, com troca mútua de acusações entre Dilma e a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, sobre o suposta propensão de cada uma para favorecer a banca. Ontem, houve novas declarações de ambas (leia texto abaixo).

Nos três anos completos de Dilma, o sistema financeiro nacional lucrou
R$ 115,75 bilhões. É quase o dobro dos R$ 63,63 bilhões somados em oito anos do governo Fernando Henrique, em valor atualizado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até dezembro de 2013. Sob Lula, a lucratividade total atingiu R$ 254,76 bilhões. Na média anual, a ocupante do Planalto fica com R$ 38,58 bilhões; Lula com R$ 31,84 bilhões; e FHC com R$ 7,95 bilhões.

Neste ano, os ganhos estão em alta. Estudo da consultoria Austin Asis com base nos balanços do primeiros semestre mostra elevação de 25,2% do lucro líquido dos bancos privados em comparação com o mesmo período do ano passado. O Itaú, primeiro do ranking em patrimônio, lidera também o avanço entres os cinco maiores, com alta de 32,1%.

?As instituições financeiras do Brasil não estão entre as maiores do mundo em ativos, mas sim em lucratividade?, contou o analista da Austin Asis Luiz Miguel Santacreu. Ele lembrou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se esforçou no início do atual governo para reduzir os juros cobrados pelos bancos, sobretudo por meio da pressão sobre as instituições públicas. Mesmo assim, a lucratividade não foi afetada. ?O incentivo ao consumo fez o crédito crescer?, notou.

Avaliações
O analista do sistema financeiro José Luís Rodrigues, da JL Rodrigues, explicou que os resultados foram piores no governo de Fernando Henrique porque o sistema financeiro passou por adaptações para se adequar à baixa inflação. ?Foi um ajuste difícil. Depois, veio a bonança do governo Lula, graças, sobretudo, ao ambiente internacional favorável?, avaliou.

Para o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon), Carlos Eduardo de Freitas, as instituições financeiras são vistas com preconceito por políticos e parte da sociedade. ?Não vejo razão para que o lucro seja baixo?, apontou Freitas, ex-diretor do Banco Central (BC).

Há alguns anos, Freitas comparou o resultado dos bancos com outras grandes empresas e não encontrou diferenças significativas. ?Se o lucro é alto, e não há barreira de entrada, o natural seria outras instituições estrangeiras se instalarem aqui. Se não fazem isso, é porque a concorrência já é alta?, explicou. Na opinião de Freitas, Dilma e Marina erram ao trocar acusações que têm como foco o sistema financeiro.

O ex-diretor do BC discorda de que o governo petista proporcione uma ?bolsa banqueiro? por meio dos juros altos, como disse Marina, e também que a proposta da socialista de autonomia do BC coloque em risco empregos, um argumento de Dilma. ?Se houvesse autonomia hoje, os juros seriam mais baixos, porque a credibilidade seria maior?, afirmou. Nesse sistema, o presidente do BC usa os instrumentos de política monetária para alcançar a meta fixada pelo Executivo. ?Se ele enfrentar dificuldades porque o governo não faz sua parte ao conter gastos públicos, pode dizer isso claramente, em público?.

Para Freitas e Rodrigues, embora os banqueiros estejam satisfeitos com o desempenho atual dos negócios, eles temem pelo que possa ocorrer a médio e longo prazos. ?Há risco de queda na lucratividade. Para os pequenos e médios bancos, isso já está acontecendo?, disse Rodrigues. ?As medidas intervencionistas do governo desequilibraram a economia. A situação pode se agravar porque o Brasil está entre os países mais frágeis hoje. Banqueiros não gostam de susto, porque seus negócios não suportam pânico?, afirmou Freitas.


Meirelles é cotado
As especulações sobre quem será o ministro da Fazenda num eventual segundo governo de Dilma Rousseff ganharam mais um nome ontem: o do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que esteve no comando da instituição nos dos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva. Seria, inclusive, o ex-presidente que o responsável por reaproximar Meirelles de Dilma. Desde que deixou o governo, em 2010, a relação deles é tida como ?inexistente?, fato que levou o ex-presidente do BC a quase declarar apoio à candidatura de Marina Silva (PSB), recentemente. Só não o fez, confidenciam interlocutores do Palácio do Planalto, por causa de um pedido pessoal de Lula, que sempre tentou emplacar Meirelles na Fazenda. O argumento do ex-presidente, desta vez, é que Dilma precisará de um nome já testado e aprovado pelo mercado financeiro, que declarou guerra à petista. (Deco Bancillon)
Herculano
11/09/2014 08:24
FECHADO PARA ALMOÇO

Ontem faltou ônibus em Gaspar no início da tarde. Os motoristas e cobradores foram a uma reunião no Sindicato.

Então agora só falta comunicar que durante o almoço não vai ter ônibus em Gaspar. Só aqui.
Herculano
11/09/2014 06:42
O TERRORISMO PARA CONTINUAR NO PODER E NO MAR DE LAMA COM AJUDA DOS ANALFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS, DEPENDENTES E FANÁTICOS. A MESMA ESTRATÉGIA FOI USADA POR ANOS CONTRA O PSDB E DEU CERTO. MANCHETE DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO. "PT DIZ QUE TÁTICA DEU CERTO E DILMA VOLTA A LIGAR MARINA A BANCO"

O comando da campanha da presidente Dilma Rousseff vai ampliar a tática de colar na adversária do PSB, Marina Silva, o rótulo de "candidata da elite" tutelada por "banqueiros". A estratégia foi decidida após pesquisas analisadas pelo PT indicarem que os ataques têm surtido efeito e lançam dúvidas no eleitorado sobre a viabilidade de Marina para governar o país.

Encomendadas pelo marqueteiro João Santana, as pesquisas qualitativas - que avaliam impressões dos eleitores - indicaram que banqueiros são vistos como "vilões" não apenas pelos mais pobres, mas também pela nova classe média. É com base nesse diagnóstico que o PT quer desgastar Marina.
Herculano
11/09/2014 06:24
DE PRIMEIRA

Isto eu já tinha informado há uma semana aos meus leitores. Olha só o que escreveu Upiara Boschi hoje aos seus leitores do site do Diário Catarinense. Na nota, fui mais longe: o espólio de Gilmar estava sendo "negociado" com Roni Wan Dall, PP, filho do ex-deputado e hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Wilson Rogério Wan Dall

Duas fontes informam que Gilmar Knaesel (PSDB) estaria desistindo de disputar a reeleição. Os dois telefones celulares do deputado estadual tucano estão desligados.

O parlamentar estaria desanimado com a disputa por espaço após a entrada do ex-governador Leonel Pavan (PSDB) na disputa e pelo indeferimento de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) por causa de condenações que sofreu por parte do Tribunal de Contas do Estado quando ainda era secretário de Turismo, Cultura e Esporte na gestão LHS.

O recurso de Knaesel está pronto para ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não está na pauta de hoje. O tucano tem boas perspectivas de reverter em Brasília a decisão local, porque os ministros tem sido menos rigorosos com relação a punições dos tribunais de contas
Herculano
11/09/2014 06:20
OUTRO COMPLICADOR. APOSTAS, SÓ SE FAZ EM CAVALO COM CHANCES

Em terceiro lugar, Aécio vê ritmo de doações diminuir. Redução na captação financeira do partido levou a campanha do PSDB a readequar seus gastos; pesquisas internas foram cortadas
Herculano
11/09/2014 06:17
JOTA AGUIAR ESTÁ EM CASA

O radialista e repórter da Radio Sentinela, José Luiz Aguiar, popularmente conhecido como Jota Aguiar, já está em casa, depois de sofrer ontem um acidente aqui no Centro com a sua moto. "Não dormi. Estou com muita dor. Estou todo ralado. Mas, estou bem", disse-me agora pela manhã cedo.

Ele se diz inconformado com o acidente. "O cara me pegou de frente e me arrastou por quase 20 metros. Eu estava na direita e ele na esquerda", detalhou. "Boas melhoras", desejei-lhe para deixa-lo descansar e tentar o sono que ia embora diante das dores.
Herculano
11/09/2014 06:11
EXPLIQUEI. TODA BRASÍLIA SABE

Na coluna da edição imprensa, quando tratei do assunto João Alberto Pizzolatti Júnior em que ele tenta culpar a imprensa por algo onde ela apenas reproduz de relacionamentos que possui e usufrui, sabendo dos riscos e exposição, afirmei que ele nos devia no caso da Ponte do Vale. A verba que sumiu, segundo a ministra e gasparense honorária Ideli Salvatti estava no ministério das Cidades, governada pelo PP de Pizzolatti.

E o que está hoje na coluna de Cláudio Humberto e que confirma a minha informação? Ministério das Cidades torna calote sua marca

Entre os "quinta colunas", o Ministério das Cidades é o campeão na arte de gerar insatisfação contra o governo. Além de protagonizar escândalos de corrupção, mantém atrasadas quase 60% das obras do PAC e aplica calotes milionários em fornecedores de bens e serviços, até em veículos que divulgaram campanhas, a maioria sobre educação do trânsito, num arremedo do sonhado controle "econômico" da mídia.

Gente atrasada
Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, estão atrasadas 58% das 219 obras (149 de esgoto e 70 de água) do Ministério das Cidades.

Incompetência
Expiraram contratos das três agências de publicidade e o Ministério das Cidades não teve interesse nem competência de abrir nova licitação.

Explicação
Parcela do PP, que controla o Ministério das Cidades, seguiu o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e apoia a eleição do tucano Aécio Neves.
Herculano
11/09/2014 05:59
HOJE, PRINCIPAL RIVAL DE MARINA É JOÃO SANTANA, por Josias de Souza

parte 1

Saiu mais um Datafolha. No geral, o quadro é semelhante ao da semana passada: uma disputa em dois rounds, na qual Aécio Neves aparece como candidato favorito a fazer de Marina Silva a adversária de Dilma Rousseff no segundo turno. A principal novidade da atual fase não aparece na pesquisa. Chama-se João Santana.

No oficial, o lema da campanha petista é 'Mais Mudança, Mais futuro'. No paralelo, o slogan é outro: 'Mais Marketing, Muito Mais Marketing'. Hoje, o grande adversário de Marina é o marqueteiro petista, não Dilma. Nos últimos dias, Santana usou seu talento mais para desqualificar Marina do que para requalificar Dilma.

A estratégia surtiu dois efeitos: 1) freou a ascenção de Marina, que oscilou para baixo. No primeiro turno, de 34% para 33%. No segundo, de 48% para 47%. Para complicar, sua taxa de rejeição foi de 15% para 18%. 2) solidificou os patamares de Dilma, que oscilou para cima. Na primeira rodada, de 35% para 36%. Na segunda, de 41% para 43%. Todos os movimentos ocorreram dentro da margem de erro da sondagem. O quatro é de empate técnico.
Herculano
11/09/2014 05:59
HOJE, PRINCIPAL RIVAL DE MARINA É JOÃO SANTANA, por Josias de Souza

parte 2

No seu esforço para tornar Marina uma candidata repugnante, Santana fez o diabo. Duas de suas diabruras chamaram especial atenção. Numa, Marina e sua falta de estrutura partidária foram associadas a dois desastres políticos: Jânio Quadros e Fernando Collor. Noutra, a defesa da independência do BC foi revendida na propaganda do PT como uma rendição de Marina aos banqueiros. Marina, na defensiva, foi empurrada para o córner.

A estratégia de Santana é nítida. Sem a pretensão de capturar os 15% de intenção de votos atribuídos a Aécio, o marqueteiro do PT tenta recuperar para Dilma parte do eleitorado que não tinha candidato até o mês passado e migrou para Marina depois que ela substituiu Eduardo Campos, morto em 13 de agosto. Significa dizer que Santana continuará batendo em Marina.

João Santana corre um risco calculado. Precisa cuidar para não pesar a mão, sob pena de converter Marina em vítima. A regulagem da pancadaria é facilitada por um recurso que o petismo, com as arcas bem forradas, utiliza em profusão: as pesquisas qualitativas. Ou 'qualis', no jargão dos marqueteiros.
Herculano
11/09/2014 05:58
HOJE, PRINCIPAL RIVAL DE MARINA É JOÃO SANTANA, por Josias de Souza

parte 3

Por meio das 'qualitativas', Santana instala, por assim dizer, uma sonda na cabeça do eleitor. Atraídos por salgadinhos, refrigerantes e brindes, grupos de eleitores são reunidos em salas fechadas. Ali, assistem em primeira mão aos vídeos anti-Marina.

Essas salas costumam ser equipadas com um vidro semelhante àquele que a polícia instala em recintos para a identificação de criminosos. A vítima vê o bandido, mas não pode ser enxergada por ele. Nos ambientes preparados para a realização de pesquisas qualitativas, o eleitor é observado, do outro lado do vidro. Os vídeos só vão ao ar depois de passar no teste do gosto médio.

Na prática, as opiniões do eleitor são recolhidas, embrulhadas para presente e, depois, devolvidas ao dono na forma de comerciais de rádio e de tevê. É a mesma tática utilizada por grandes empresas. Antes de jogar um produto novo no mercado, elas testam o gosto do consumidor por meio das 'qualis'. A diferença é que um sabonete ruim pode ser trocado por outro. Já um candidato defeituoso, se for eleito, terá de ser consumido por quatro anos.
Herculano
11/09/2014 05:57
HOJE, PRINCIPAL RIVAL DE MARINA É JOÃO SANTANA, por Josias de Souza

parte 4

Num instante em que a taxa de aprovação do governo Dilma ainda é mixuruca (36%), João Santana se esforça para convencer o eleitor de que os antagonistas de sua cliente são piores do que ela. E reza para que a delação do ex-diretor preso da Petrobras Paulo Roberto Costa não caia na cabeça de Dilma.

Para respirar tranquilo, Santana precisaria levar ao segundo turno uma Dilma com algo em torno de dez pontos de vantagem sobre Marina. Não parece fácil. Mantida a diferença miúda, Marina iria ao round decisivo mais bem posta do que gostaria o petismo. O tempo de propaganda seria igual para as duas candidatas. E o pedaço do eleitorado que cansou do PT se concentraria em Marina.
Herculano
11/09/2014 05:50
"CELEBRIDADE"

O que faz a internet e a imprensa. O que é algo meio comum entre nós "taca-lhe pau", na espontaneidade (e ingenuidade) de um menino e brincadeira no interior com o primeiro tornou-se viral.

E olha o que aconteceu? Os criativos de agência o transformaram num comercial, nacional, diferente para promover marca Petrobrás (vilipendiada e roubada pelos políticos no poder) e associá-la com o Grande Prêmio de Fórmula 1, do Brasil, em novembro

Leandro Benica, primo do "Marco véio", que ficou famoso pelo viral "Taca-le pau, Marcos!", ataca novamente. Desta vez ele narra a largada do GP do Brasil de Fórmula-1 em uma propaganda oficial do evento que promete ser veiculada ainda nesta semana. Nela Hamilton, vira "remilton", naquele sotaque tão característico de que tem origem germânica
Herculano
11/09/2014 05:36
ORDEM DE SERVIÇO DE MENTIRINHA REVOLTA O CINZÃO, por Carlos Tonet

Cézar Cim [PDT] desceu o porrete no Raimundo Colombo [PSD] pela assinatura da Ordem de Serviço do prolongamento da Via Expressa.

O homem tá certo: hoje descobrimos que o troço foi assinado de mentirinha.

O traçado ainda não foi definido, faltam as pontes e elevados e não tem nem a bendita licença ambiental.

O impressionante nisso tudo não é o golpe de marketing do Raimundão, mas o fato de o presidente do Tribunal de Justiça, o tal Nelson não sei das quantas, se prestar a esse tipo de papel.
Herculano
11/09/2014 05:32
PSDB QUER O EXPURGO DE POLÍTICOS DENUNCIADOS, por Cláudio Humberto na coluna que ele publica hoje nos jornais brasileiros

Com o objetivo de promover estrago na base governista no Congresso, o PSDB tentará usar a lista de políticos citados na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para impedir a reeleição deles em outubro. O PSDB tenta reeditar "expurgo" de 2006, quando Carlos Sampaio (SP), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, pediu a cassação de 72 parlamentares. Destes, 67 não se reelegeram.

Corrida contra tempo
Segundo Carlos Sampaio, a briga é para ter acesso o quanto antes à lista negra dos parlamentares: "Isso precisa vir à luz antes da eleição".

Para constar
Tem 2,5 linhas o ofício do presidente da CPMI da Petrobras, Vital do Rêgo (PMDB-PB), pedindo acesso à delação do Paulo Roberto Costa.

Vergonhoso
As perguntas do relator Marco Maia (PT-RS) ao esquisitão Nestor Cerveró, ontem, na CPMI, foram insultos à inteligência dos brasileiros.

De perto
A mulher de Cerveró, Patrícia, acompanhou de perto as lorotas do marido na CPMI da Petrobras. Sentou-se na lateral da mesa diretora.
Herculano
11/09/2014 05:29
O QUE OS LEITORES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO PENSAM E EXPRESSAM SOBRE A DISPUTA ELEITORAL

Dilma disse que não tem banqueiro sustentando-a. Segundo declaração apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral, sua campanha recebeu R$ 9,5 milhões de bancos e financeiras, mais que o dobro do que recebeu a campanha de Marina Silva ("Bancos doaram R$ 9,5 mi ao PT e R$ 4,5 mi ao PSB", "Poder", 10/9). Ademais, a candidata do PSB nunca comprou apoio político com dinheiro público desviado, como no mensalão e nesse provável "petrolão".MÁRCIO P. LAURETTI (Socorro, SP)

Gostaria de agradecer às pessoas, como o sr. Paulo Roberto Costa, que desvendaram o mistério do desaparecimento de parte do meu FGTS aplicado em ações da Petrobras. Como trabalhador aposentado, realmente me sinto traído pelo PT. Fui induzido a aplicar parte do meu FGTS nessa grande empresa brasileira, orgulho do nosso povo, somente para vê-la reduzida a 60% do seu valor. EDUARDO FRANCO VAZ, aposentado (Campinas, SP)

Afora questões como a falta de condições de governabilidade por carência de apoio, tem persistido no meio intelectualizado um pânico com a ascensão de uma crente convicta para governar o país. Preocupam-se com o criacionismo, ao que os marinistas alegam ser uma questão menos importante ("Desvendando as milícias marinistas", Tendências/Debates, 9/9). Gostaria que Marina explicasse o que vem a ser a tal "Jesuscracia" defendida por partidos cristãos na internet. Seria outro fascismo ou uma cruzada quixotesca contra a democracia?MARCOS LAMBERT (Belo Horizonte, MG)

Saímos do foco enquanto discutimos preferências religiosas, ateísmo, criacionismo e se Einstein acreditou ou não em Deus. O líder eleito deve liderar as diferenças que tanto expressamos nessa Folha. O Brasil precisa urgentemente de reformas. Marina só é o que é porque o povo vê nela esperança de um futuro melhor. Proponho colocarmos as lentes de cidadãos e que não tenhamos preconceitos e, principalmente, medo de mudar. LEANDRO ALVES DE SOUSA (São Paulo, SP)

É curioso que uma candidatura que prega a união pelo Brasil tenha como coordenador um ex-deputado cujo passatempo seja criticar adversários e pregar a divisão com avaliações equivocadas e fora da realidade ("Aliado de Marina prevê debandada tucana após eleição", "Poder", 10/9). Walter Feldman dá ao eleitor uma prévia do que seria o governo de Marina Silva, contrariando o discurso da nova política e da união de pessoas de bem, cuja retórica fica bem na propaganda de TV, mas se mostra irreal na prática. Seria aconselhável que Feldman se preocupasse menos com o PSDB e mais com a Rede Sustentabilidade, partido que não conseguiu criar nos últimos anos. Do PSDB, partido com história e representação, há pessoas capacitadas para fazê-lo. DUARTE NOGUEIRA, deputado federal e presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP (Brasília, DF).
Herculano
11/09/2014 05:25
DILMA E MARINA EMPATAM NO 2º TURNO, DIZ DATAFOLHA

A petista e a candidata do PSB também estão empatadas no primeiro turno. Após dez dias sofrendo ataques, a ex-ministra do Meio Ambiente oscila para baixo e vê rejeição crescer

Pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (10) mostra duplo empate entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) na disputa pela Presidência da República.

Na simulação de primeiro turno, Dilma tem 36% das intenções de voto contra 33% de Marina. O senador Aécio Neves (PSDB) alcança 15%. Outros candidatos somam 4%.

Essa vantagem numérica de Dilma sobre Marina no primeiro turno é ligeiramente maior que a registrada na pesquisa da semana passada (35% a 34%).

O quadro, porém, continua sendo de empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

Na simulação de segundo turno, a combinação de oscilação negativa de Marina (recuo de 1 ponto) com oscilação positiva de Dilma (avanço de 2) gera uma nova situação de empate técnico.

A vantagem numérica, neste caso, fica com a ex-ministra do Meio Ambiente: ela tem 47%, contra 43% de Dilma.

No teste de embate final entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 38%. Num eventual segundo turno de Marina contra o candidato tucano, a vitória é da pessebista por 54% a 30%.
Herculano
11/09/2014 05:21
MITOS E VERDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BC, por Gustavo Patu (da sucursal de Brasília) e Mariana Carneiro (de São Paulo) para o jornal Folha de S.Paulo

Tema provoca embate entre as equipes de Dilma e Marina

1 - A independência do Banco Central significa entregar a política econômica a banqueiros

MITO Independência significa, em geral, dar mandatos fixos aos dirigentes da instituição, não coincidentes com os do presidente da República. Há regras para demissão em caso de desempenho inadequado ou insatisfatório.
É uma forma de evitar a ingerência do poder político sobre a fixação dos juros e sobre outras ferramentas usadas pelo BC para combater a inflação e regular o setor bancário.
A indicação do presidente e dos diretores do BC, porém, continua sendo feita pelo Planalto, com necessidade de aprovação do Senado.

2 - A independência do BC subtrai poderes do governo eleito de intervenção na economia

DEPENDE O BC fixa os juros e dispõe de reservas em moeda estrangeira para influenciar a cotação do dólar. As políticas monetária e cambial têm impacto decisivo no crescimento da economia e na inflação. Ao governo restariam, para influenciar na atividade econômica, os gastos públicos e o crédito dos bancos oficiais.
Por outro lado, nos países em que é adotada a independência ou a autonomia do Banco Central, governo e Congresso são os responsáveis por estipular os objetivos a serem cumpridos. Nos EUA, por exemplo, o banco central tem de perseguir metas de emprego e inflação fixadas pelo Congresso.

3 - O Banco Central do Brasil já é independente

DEPENDE Em tese, tem autonomia operacional, o que significa que pode adotar a política necessária (alta ou baixa de juros) para alcançar seu objetivo. Seu mandato é perseguir a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional, que é formado pelos ministros da Fazenda, Planejamento e pelo presidente do Banco Central. Durante o governo Dilma Rousseff, porém, a autonomia foi questionada. No mercado financeiro, a interpretação corrente é que o Banco Central ficou mais tolerante com a inflação e admitiu que o limite máximo da meta (6,5% ao ano) estava de bom tamanho. Tudo para evitar desacordo com a política da presidente, de turbinar o crédito público, incentivar o consumo e tentar evitar a desaceleração da economia.

4 - O setor financeiro é influente na condução da política econômica

VERDADE Governos que gastam bem acima de sua receita, como o brasileiro, precisam regularmente de dinheiro emprestado e, portanto, da boa vontade dos bancos e dos poupadores. Qualquer credor exige que o devedor demonstre capacidade de pagamento -que é avaliada a partir do ponto de vista e dos interesses do credor.

5 - Um Banco Central independente resultaria em menos inflação

VERDADE Segundo o professor do Insper Ricardo Brito, estudos sugerem que a independência do BC torna a inflação mais previsível. Isso desencorajaria reajustes de preços preventivos, reduzindo a inflação no futuro. Mas o manejo dos juros explica pouco o crescimento dos países no longo prazo. Mais relevante é o ambiente de negócios.

6 - Os bancos não gostam de Dilma porque ela reduziu as taxas de juros

EM TERMOS A presidente de fato derrubou as taxas na primeira metade de seu mandato, mas hoje os juros e os gastos com a dívida estão praticamente nos mesmos patamares herdados de Lula. Na visão dos economistas mais ortodoxos, influente no sistema financeiro, baixar juros sem reduzir os gastos públicos e a inflação foi uma opção equivocada.

7 - A independência do Banco Central geraria taxas de juros mais altas e mais custos

MITO Para o ex-diretor do Banco Central e sócio da Mauá Sekular, Luiz Fernando Figueiredo, a dúvida sobre a autonomia ou não do Banco Central nos últimos anos aumentou os custos para o país: "O Brasil poderia pagar juros menores nos seus títulos se a independência fosse institucionalizada". Seu argumento é que a previsibilidade reduz as incertezas e, com isso, credores cobram menos para emprestar ao governo.
Mas poderia haver custos em termos de emprego no curto prazo. Um BC independente que desejasse reduzir mais rapidamente a inflação teria de elevar as taxas de juros até uma piora do mercado de trabalho suficiente para estancar o consumo e os reajustes. Os defensores dessa política dizem que os efeitos negativos seriam temporários. Já os críticos afirmam que é possível fazer essa correção gradualmente
Herculano
11/09/2014 05:16
TRAMPOLINS PARA DILMA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo.

Marina Silva empurrou Aécio Neves para o terceiro lugar, fora do segundo turno, e Aécio faz tudo para derrubar Marina. Na prática, os dois armam um trampolim para a reeleição de Dilma Rousseff e a eternização do aparelhamento do Estado pelo PT. A oposição, desunida, certamente será vencida.

Marina, claro, não tinha alternativa depois da morte de Eduardo Campos. Era concorrer ou concorrer. Arrastou os quase 20% de votos de 2010, agregou a comoção nacional com o acidente e se beneficiou da forte rejeição tanto ao PT quanto a Dilma. Mas, ao entrar, pode ter apenas garantido a vitória de Dilma.

Aécio também ficou sem alternativa diante da novidade. Era bater ou bater em Marina. Com isso, ele tenta conter a sangria e dar ao PSDB um mínimo de capacidade de negociação no segundo turno, sem ter de aderir de graça a Marina. Mas o efeito favorece diretamente Dilma.

A questão de Aécio também é de calibragem - o quanto bater para garantir um patamar minimamente seguro de votos sem inviabilizar um acordo do PSDB com o PSB no segundo turno e num eventual governo Marina. A derrota já no primeiro turno será arrasadora para o PSDB, mas o partido tem quadros reconhecidos e eles podem se tornar indispensáveis para Marina governar.

Marina parou de crescer, mas mantém boas condições de ganhar. A situação de Aécio é que continua não sendo nada animadora. Ele está numa posição que candidato nenhum deseja: já que vai perder, tentar perder o mais honrosamente possível.

Do outro lado, a campanha de Dilma usa seu imenso tempo de TV para massificar mentiras e mistificações. Os bancos nunca lucraram tanto quanto com Lula e Dilma. Acusar Marina de aliada de banqueiros por causa da educadora Neca Setúbal é indigno. Tanto como compará-la a Jânio e Collor. Depois de anos desconstruindo o legado tucano, o PT tenta destruir a imagem de Marina, ex-companheira de tantos anos.
joãozinho trinta
10/09/2014 21:46
Herculano

Meu caro defensor das sacanagens, hoje durante a inauguração do Galegão aqui em Gaspar tinha vários cabos eleitorais de um certo candidato distribuindo um jornal. Não respeitam mais nada, emporcalharam todo o estacionamento com propaganda eleitoral deste candidato. Eram mais ou menos meio dia e era a maior sujeira no estacionamento, uma vergonha tomara que o eleitor não vote neste candidato, um porcalhão imagina o que não vai fazer no senado já que tem fama de mau politico.
Blumenauense
10/09/2014 20:33
Vereador, deretor aposentado e mamador da SDR de que tanto se orgulha, que faz campanha pra governador pão duro para Gaspar e para a Presidenta corruPTa de MENSALÕES se achando nas redes sociais sobre obras em blumenau;

https://www.facebook.com/164194683738994/photos/a.164200527071743.1073741828.164194683738994/347695078722286/?type=1&theater
Ontem na SDR de Blumenau!
Ontem (9) participei da Assinatura da Ordem de Serviço da SC 108 - Continuação da Via Expressa. O ato aconteceu na Secretaria Regional de Blumenau (SDR).
Na foto, estou com o Presidente do Tribunal de Justiça e atual Governador de SC em atuação, Nelson Schaefer Martins.
Juju do Gasparinho
10/09/2014 20:30
Prezado Herculano:

Constatação do Blog Gente Decente:
"Se Dilma governasse o
deserto, iria faltar areia.
Se fosse dona de um circo, anão seria gigante.
Se fosse dona de restaurante, venderia celulares chineses.
Se governasse o mar, ela secaria em 4 anos.
Se governasse o Brasil, faria com que ele ficasse como está:
UMA MERDA!"
Dilma, a louca varrida!
Arara Palradora
10/09/2014 20:21
Querido Herculano:

Vamos rir um pouquinho?
Veja: O ParTido Quadrilha, filial São Paulo está batendo bumbo querendo substituir o Padilha Escravos Cubanos.
Estão desesperados com o número de parlamentares que deixarão de ser eleitos por causa do fiasco do 3º Poste do Cafajeste Ordinário 9 Dedos.

Quem também está fazendo feio é a petista Gleise Hoffman.
Está em 3º lugar nas pesquisa para governar o Paraná.
Porque ella não convida seu amiguinho, o ex-assessor petista, Eduardo Gaiervski, aquele preso por estupro a menores, quem sabe ella sobe?
sidnei luis reinert
10/09/2014 20:16
Posto de Saúde fecha por falta de médico9/9/2014 20:50:09
Segundo moradores, extensão de Saúde não abriu durante três quintas-feiras

Morador do bairro Alto Gasparinho, teve uma surpresa na semana passada ao buscar atendimento médico para o tio, de 48 anos, que sofre de depressão. Ao chegar na extensão da unidade de saúde, localizada ao lado da escola Ana Lira, ele encontrou o posto fechado. Por se tratar de uma extensão, o atendimento no local acontece semanalmente, sempre nas manhãs de quinta-feira.

http://www.adjorisc.com.br/jornais/jornalmetas/geral/posto-de-saude-fecha-por-falta-de-medico-1.1498079#.VBDbefldUcJ
Juju do Gasparinho
10/09/2014 20:09
Prezado Herculano:

Dilma, a louca .Achei que ella demonstrou apreensão, insegurança, muito diferente do peito de pombo dos dias atrás.
Gastou maior parte do tempo se desvencilhando do que sabe fazer melhor (roubar), e não querer ser pega. LADRA!

Postado às 14:30hs. por Sidnei Luis Reinert.
Tenho a resposta:
BTG Pactual doou R$6,5 milhões (banco de investimentos brasileiro)
BRADESCO doou R$3 milhões
Banco Safra doou R$4.2 milhões para o Diretório Nacional.
Total de doações para sustentar Dilma: R$13.7 milhões.
Do Blog do Manoel.

Postado às 18:47hs.
Se submeteu a uma merda dessa, que não tem capacidade alguma pra nada. Nem pra ser síndico de um edifício com três andares.

sidnei luis reinert
10/09/2014 18:45
Assinada ordem de serviço para prolongamento da Via Expressa
O acesso norte de Blumenau, como é conhecido, terá 15,6 km de extensão.

O contrato com a empresa Cetenco, responsável pela obra, é de R$ 138 milhões e contempla a implantação, drenagem e pavimentação da nova rodovia. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de 36 meses.
Foi assinada na manhã desta segunda-feira, dia 8 de setembro, a ordem de serviço para o prolongamento da Via Expressa, a nova SC 108. A solenidade foi realizada na SDR Blumenau e contou com a presença do governador em exercício Nelson Juliano Schaefer Martins, do secretário de Estado da Infraestrutura João Carlos Ecker, do deputado estadual Paulo França, do secretário de Desenvolvimento Regional César Botelho e do prefeito Napoleão Bernardes.

E A PONTE DO VALE? O ANEL DE CONTORNO DE GASPAR?

QUANDO EU FALEI QUE A PONTE DO COMPLEXO BADENFURT FICARIA PRONTA MUITO ANTES DA PONTE DO VALE UM TAL DE ZÉ RODELA JUNTO COM OUTROS MILITONTOS FICARAM ENRAIVADOS.
AGORA É CAPAZ DA VIA EXPRESSA TERMINAR ANTES DAS OUTRAS OBRINHAS DE GASPAR.

BLUMENAU 2050

Herculano
10/09/2014 18:10
O PSDB, MARINA, DILMA E A NEOBABAQUICE, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O presidenciável tucano Aécio Neves afirmou que, caso não se eleja presidente da República, o PSDB será oposição ao próximo governo. Está admitindo a derrota? Não. Está sendo realista. Aécio disputa a Presidência, mas também é presidente do PSDB, e só um lunático não admitiria que a situação é bastante difícil. Está anunciando uma postura intransigente? Não! Está sendo apenas lógico. Vamos ver.

Não sendo ele o presidente, será Dilma Rousseff ou Marina Silva. No primeiro caso, como é dado, as posições são inconciliáveis. Existe uma neobabaquice em curso, que expressa ódio à democracia, segundo a qual as posições inelutavelmente inconciliáveis entre PSDB e PT fariam mal ao país. Uma ova! No mundo inteiro, a democracia é bipartidária, pra começo de conversa, sem trânsfugas. Isso é papo furado, de um lado, de supostos ultraliberais - que confundem economia de mercado com economia de supermercado - e, de outro, da extrema esquerda sociopata. Não se trata de dois extremos que se encontram. Dois extremos nunca se encontram. Eles apenas existem fora da realidade, cada um a seu modo.

Juntar PSDB e PT como? Há dias, Dilma Rousseff afirmou que o Brasil, sob FHC, estava pior do que a Argentina sob Cristina Kirchner. Se o Deus do Velho Testamento fosse ainda tão rigoroso como soía, teria fulminado a governanta com um raio. Juntar PSDB e PT é sonho de quem acha que pode unir Israel com o Hamas, entenderam? Claro! Sempre há os delinquentes intelectuais que sonham pôr fim ao Hamas e? a Israel!

E com Marina? Bem, a mulher anuncia que governará acima dos partidos e que legendas não terão a menor importância no seu governo. Logo? Segundo Walter Feldman em conversa com lojistas dos Jardins, no caso de vitória de Marina, o destino do PSDB é o fim. Diante disso, dizer o quê? Na conversa com os investidores do Bank os America, os "vocalizadores" de Marina repetiriam a mesma cascata e acenaram até com um tal "Comitê de Busca dos Homens de Bem". É um delírio sem par na história da República.

Logo, antes que Aécio anunciasse que o PSDB será oposição a um eventual governo Marina, Marina anunciou que o PSDB será oposição a seu eventual governo - desde, claro, que queria se comportar como partido. Na mesma reunião, Beto Albuquerque demonstrou a confiança de que a peessebista atrairia o baixo clero, que sempre pende para quem vence. Assim, sem a colaboração dos partidos, anunciam que farão a reforma política, tributária, fiscal e do Estado. Além, claro, de melhorar os serviços públicos, a saúde e a educação.

Reitero: para que cheguemos ao Paraíso, só faltam a cobra e a maçã.
Herculano
10/09/2014 17:59
MALAFAIA REJEITA INFLUÊNCIA E DIZ QUE MARINA NÃO É CANDIDATA EVANGÉLICA


O texto é de James Cimino para o Uol (Folha de S.Paulo). Apontado como pivô de uma mudança no programa de governo da candidata Marina Silva (PSB), o pastor Silas Malafaia negou sua influência sobre a ex-senadora, que também é evangélica.

Após Marina lançar seu programa de governo com uma ampla plataforma de defesa dos direitos dos LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), houve uma manifestação de repúdio por parte do pastor no Twitter. A campanha da candidata então suprimiu diversos itens da pauta como o casamento igualitário e o projeto de lei que pune a homofobia.

"Marina não é candidata dos evangélicos. Marina é a candidata do brasileiro que quer mudança no país. Tem evangélico que vai votar em Aécio. Tem evangélico que vai votar na Dilma. Ela é a candidata de todo mundo que está de saco cheio do PT", disse o pastor em entrevista exclusiva ao UOL.

Na maior parte da entrevista - que durou quase uma hora -, Malafaia parecia estar pregando. Repetia diversas frases de efeito em voz alta e começava a responder às questões antes de a reportagem terminar de formulá-las, sempre com tom de voz elevado. Diz ser defensor do estado democrático de direito, mas quando questionado por que gays e evangélicos não podem coexistir na mesma sociedade tendo os mesmos direitos, ironiza: "Que coexistir?!"

Ao ser questionado em que dar direitos aos LGBT prejudica os evangélicos ou que solução daria à questão caso fosse presidente, negou-se a responder: "Ora, eu não tenho que te convencer de porcaria nenhuma! Eu não sou presidente e não posso responder isso pra você e nunca vou poder responder."
sidnei luis reinert
10/09/2014 17:58
Andrés Sanchez,PT é acusado de fraudar fisco e Receita cobra R$ 13 milhões

Andrés Sanchez , ex-presidente do Corinthians e atual candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, é acusado de armar um esquema para burlar o fisco e sonegar impostos em uma das suas empresas. A Receita cobra R$ 13,9 milhões do dirigente, seus sócios e sua firma relativos a impostos não recolhidos de cerca de R$ 40 milhões lucros não declarados. Um dos envolvidos ainda acusa o cartola de se valer de um laranja para esconder os seus lucros.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/09/10/andres-sanchez-e-acusado-de-fraudar-fisco-e-receita-cobra-r-13-milhoes.htm
Luis Cesar Jacomossi
10/09/2014 17:53
Herculano

Você é muito maldoso em falar e deixar esses anonimos falarem e desistimular o pessoal do bem como o Marcelo Brick .

Entendeu?
sidnei luis reinert
10/09/2014 14:35
O amor é lindo...

O PT se apaixonou por quem sequestrou seus sonhos: Renan,Collor Sarney, Jader Barbalho, Maluf...
sidnei luis reinert
10/09/2014 14:30
Ainda bem que a Presidenta Dilma sacaneou a Marina, ironizando:

?Não tenho banqueiro me sustentando?...

Do jeito que a Dilma administra, sem saber de nada, até o banqueiro acabaria indo à falência...
Herculano
10/09/2014 13:44
O AMIGO-INIMIGO, por Carlos Brickmann

Os militantes petistas das redes sociais estão abrindo fogo contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Querem saber como vazou a delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, berço do escândalo do Petrolão. Boa pergunta: há anos ocorrem vazamentos de investigações, mas, como atingiam pessoas afastadas do Poder Executivo, ninguém se incomodava com a ilegalidade. Neste caso, até o repórter Ricardo Kotscho, o mais moderado que um petista roxo consegue ser, afirma: "É bastante estranho o silêncio mantido até o momento, manhã de segunda-feira, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a Polícia Federal a ele subordinada, como se fosse a coisa mais normal do mundo um ?vazamento? destas proporções, sem qualquer prova, baseado em fontes anônimas, a quatro semanas da abertura das urnas, sabendo-se que este processo está submetido a segredo de Justiça e os áudios e vídeos da delação devem ser criptografados e mantidos num cofre forte".

Este colunista arrisca um palpite: José Eduardo Cardozo não vai falar, não. Mudo está, mudo se quedará.

Os amigos-inimigos
Outro palpite (só palpite, nada de informação): a Polícia Federal manifesta há tempos descontentamento com o Governo. Há o caso dos 16 suicídios de agentes; e, por trás de tudo, até mesmo da onda de suicídios, o caso salarial. Dizem que o aumento foi concedido e formalizado, mas ainda não foi pago.

É claro, porém, que uma reles questão financeira não iria provocar um tumulto desses, não?

A hora dos tiros
Anotemos: Cardozo é candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Segundo o portal jurídico Migalhas, é um dos candidatos mais fortes.
Herculano
10/09/2014 13:38
MPF QUER ANULAR DELAÇÃO PREMIADA DE YOUSSEF, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

O Ministério Público Federal requereu à Justiça do Paraná a anulação do acordo de delação premiada que beneficiou o mega-doleiro Alberto Youssef em 2004, no caso Banestado. Condenado pelo envolvimento no escândalo, ele admitiu ter movimentado ao exterior mais de US$ 5 bilhões ilegalmente. No acordo, que o livrou da cadeia, Youssef se comprometeu a não cometer mais crimes e a entregar comparsas.

Youssef 2.0
Ao sustentar a anulação do acordo, o MPF lembrou que a Operação Lava Jato constatou que Youssef até expandiu seus "negócios".

Perpétua?
Os processos suspensos em razão do acordo de delação premiada devem ser retomados. E Youssef terá anos adicionais de cadeia.

De onde parou
Em sua petição à Justiça Federal, a procuradora Mônica Dorotea Bora mostrou que não há extinção de punibilidade em razão de prescrição.

Contas CC5
O caso do Banestado, em 2002, foi investigado pela Polícia Federal por remessas ilegais de US$30 bilhões ao exterior, por meio de contas CC5.

Delação: PMDB já admite a demissão de Lobão
Assim como Guido Mantega (Fazenda), que já teve sua demissão confirmada em eventual segundo governo de Dilma, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) também entrou na lista negra da presidenta. No PMDB, lideranças admitem que será difícil o partido brigar para manter Lobão no cargo, caso venham a ser confirmados os rumores de sua participação no esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

Delação premiada
Lobão é um dos graúdos do PMDB citados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em depoimento à Polícia Federal.

Tô fora
O ministro Edison Lobão está de férias desde terça (2). O secretário-executivo, Márcio Zimmermann, assumiu interinamente o cargo.

Mantra
Políticos citados por Paulo Roberto Costa adotaram discurso padrão: "Mais importante do que a acusação são as provas". Humm?

Nitroglicerina pura
Se fizer delação premiada, Carlos Alberto Pereira da Costa, "laranja" oficial do mega-doleiro Alberto Youssef, provocaria estragos. Ele é quem assinava a documentação apreendida pela PF com Youssef.

Quem paga conta
Citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Costa, o ex-governador Sérgio Cabral tem dito a aliados que o escândalo "colará muito mais na campanha do PT que na campanha do PMDB no Rio".
Herculano
10/09/2014 13:32
IBOVESPA DESABA MAIS UMA VEZ COM PESQUISA QUE MOSTRA RECUPERAÇÃO DE DILMA NA CORRIDA PRESIDENCIAL

O PT depois de ver a estagnação de Aécio Neves, PSDB, comemora a desconstrução que vem fazendo contra Marina Silva, PSB. Em queda desde a abertura, o índice da Bolsa de Valores ampliou as perdas na manhã desta quarta-feira após a divulgação da pesquisa Vox Populi,

Resumindo. O mercado sbe que se Dilma Vana Rousseff o Brasil e os brasileiros quebram e a corrupção vai continuar firme e forte. Por isso, os investidores correm do risco e tiram seus investimentos no setor produtivo.

No levantamento do Vox Populi, Marina e Dilma aparecem empatadas tecnicamente, 42 a 41, no segundo turno. Antes havia uma diferença de cinco pontos. E no primeiro turno, Dilma ganhou pontos: agora ela está com 36%, Marina com 28% e Aécio com 15%

Hoje no início da noite, sai o Datafolha, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e a Rede Globo e que deverá confirmar esta tendência.
Herculano
10/09/2014 12:54
ATOS FALHOS, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

São tantos os vaivéns e tão grande a quantidade de dissimulações com as quais a presidente Dilma Rousseff precisa lidar ao mesmo tempo, que ela não está mais conseguindo manter as aparências. Os fatos não correspondem aos atos, as palavras não guardam relação com as evidências, as perguntas vão para um lado, as respostas caminham no sentido oposto - isso quando fazem algum sentido. Cai em contradição a ponto de desmentir a si mais de uma vez na mesma conversa.

Foi o que aconteceu na entrevista ao Estado, nesta segunda-feira, em que admitiu o que até então negava a respeito da Petrobras. "Se houve alguma coisa, e tudo indica que houve, posso garantir que as sangrias estão estancadas", disse ela a propósito da existência (ou não) de um esquema de desvio de recursos para beneficiar empreiteiras, funcionários, partidos e políticos. Até então vinha tratando as revelações feitas na imprensa sobre os depoimentos no acordo de delação premiada do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa como informações às quais não poderia dar crédito por não terem chancela oficial.

Diante da insistência dos jornalistas, recuou para o condicional "se" e em seguida fez duas afirmações em que se contradisse. A primeira: "tudo indica que houve". A que "tudo" se referia a presidente? Ao que saiu publicado no fim de semana ou a informações de que dispunha sobre acontecimentos a respeito dos quais ela afirmara não ter tido a "menor ideia" de que ocorriam na companhia?

A segunda afirmação: "Posso garantir que as sangrias estão estancadas". Ora, se a presidente Dilma Rousseff diz que nunca ouvira falar de que nada irregular acontecia na Petrobras, como pode assegurar que as tais sangraduras (depreende-se, de dinheiro público) estejam estancadas? Se houve o saneamento foi porque ela cumpriu a contento a sua obrigação de zelar pela probidade. Mas aí, para ter tomado essa providência, terá necessariamente de ter tido o conhecimento que nega. E sonegou esse dado à nação.

Mais adiante, quando os entrevistadores voltaram ao assunto para lembrar-lhe o que ela havia dito momentos antes, Dilma negou de maneira peremptória: "Eu não disse isso. Por favor, sou presidenta da República. Não posso fazer uma coisa dessas. Baseado em informações da imprensa não posso condenar ou perdoar ninguém".

De fato. Mas não se trata de perdão nem de condenação. O que a presidente disse está gravado e registrado. Pode não ter tido a intenção de dizer. No entanto, disse.

O problema de certas narrativas é a necessidade de adaptá-las aos fatos quando eles começam a criar pernas, se desconectam das falas e os dois desobedientes saem por aí produzindo atos falhos.
Herculano
10/09/2014 12:48
FICA, GUIDO!, por Alexandre Schwartsman (economista e ex-presidente do Banco Central) no jornal Folha de S. Paulo

Para colunistas econômicos à busca de temas, presença de Mantega é uma garantia contra bloqueios criativos

Passei o fim de semana desnorteado. A presidente antecipou a demissão do ministro da Fazenda, que agora que desfruta da inédita condição de ex-ministro em atividade, com consequências funestas para a temperatura de seu cafezinho (pelo que me lembro, o café da Fazenda já era particularmente abominável; frio então...), assim como para qualquer iniciativa que ainda pretenda tomar no campo da política econômica.

Funestas serão também as implicações para minha vida de colunista. Desde que aceitei o convite para escrever uma vez por semana neste espaço, sempre me angustiei com o tema da coluna. Suores frios, insônia, o tique-taque implacável, o cursor piscando na tela em branco... Nestas horas, porém, sempre pude contar com a contribuição inestimável de Guido Mantega: quase toda semana ele me ofereceu, de forma mais que graciosa, ideias para meus artigos, ideias que, francamente, minha parca imaginação jamais atingiria.

O desmantelamento do tripé macroeconômico, por exemplo, rendeu dezenas de colunas. A possibilidade de avaliar a tal da "nova matriz macroeconômica", em particular prever seu fracasso com anos de antecedência (não estou me gabando: qualquer bom aluno de graduação chegaria às mesmas conclusões), foi imprescindível para o enorme sucesso desta coluna entre todos os meus 18 leitores.

Não foram poucas também as chances de detalhar as várias instâncias de contabilidade criativa: o fundo soberano, os empréstimos para o BNDES, a contabilização da venda de ações da Petrobras em troca de direitos de exploração de petróleo como receita da União e, mais recentemente, a "pedalada", entre tantos outros. Cada uma destas foi objeto de mais de um artigo e, para ser sincero, este veio ainda não se esgotou.

Isso sem contar as oportunidades únicas de comparação de declarações ministeriais prestadas em momentos distintos e geralmente contraditórias. No dia 30 de maio deste ano, por exemplo, ao comentar o pibículo do primeiro trimestre, o ministro disse que "a Copa do Mundo deve ajudar a melhorar a economia do país, e que o resultado do PIB no segundo trimestre provavelmente será melhor que no primeiro".

Confrontado, porém, com a queda do PIB no segundo trimestre e a revisão para baixo do desempenho no primeiro, "o ministro culpou o cenário internacional, a seca (...) e a redução de dias úteis em razão da Copa pelo resultado negativo da economia brasileira". Por outro lado, segundo ele, não devemos nos preocupar, pois "provavelmente vai chover muito em 2015"...

Desconfio ter me empolgado, mas, pelos exemplos acima deve ficar claro que a presença de Guido Mantega no Ministério da Fazenda é garantia contra bloqueios criativos, pelo menos no caso de colunistas econômicos à busca de temas. Não é outro o motivo da minha preocupação com a crônica da demissão anunciada.

Ao contrário da revista " The Economist", que tempos atrás pediu de forma irônica a permanência do ministro, apelando à psicologia reversa, eu sou franco em meu apelo, ainda mais porque se trata, como se viu, de matéria do meu mais profundo interesse.

Acredito, inclusive, que seria caso de mantê-lo como ministro qualquer que seja o resultado da eleição. Não é que eu deseje o mal do país, mas poderíamos deixá-lo na mesma posição que hoje ocupa, isto é, sem qualquer relevância para a formulação ou execução da política econômica; apenas para nosso entretenimento.

AGRADECIMENTO

Aproveito o espaço para agradecer às muitas expressões de apoio e solidariedade referentes à tentativa frustrada do Banco Central em abrir queixa-crime contra mim por críticas à política adotada pela instituição, refletida na taxa de inflação acima da meta bem como acima do intervalo de dois pontos percentuais ao seu redor.

Tivesse mais do que os cerca de 3.800 caracteres desta coluna, agradeceria a cada um pessoalmente; na impossibilidade, manifesto aqui minha gratidão a todos.
Amarildo
10/09/2014 09:07
Ao que se identificou como Joice Kavazaky.
Chega a dar nojo de ver uma pessoa defender essa questão de colocar mais assessores. Você só pode ser uma dessas pessoas que não veja a hora de pegar uma boquinha. Você coloca que a maioria das câmaras colocam até "5 assessores". Por que você acha que o povo do bem, que trabalha pra caramba, sejam eles funcionários ou patrões, não suportam mais políticos, por ver esse tipo de jogada que só prevalecem os políticos, que estão se especializando em se manter no cargo, e não em trabalhar para o bem comum da sociedade. Enxerga isso ou precisa que desenhe. Quanto a questão de bater cartão para funcionários comissionados, isso sim é correto. Se o vereador é incapaz de dar conta do seu serviço, que paga do seu salário alguém para ajuda-lo.
Herculano
10/09/2014 08:23
A FALTA DE CARÁTER DE UM PARTIDO QUE UM DIA CONVENCEU MENTES E CORAÇÕES JURANDO QUE ERA E SEMPRE SERIA ÉTICO

Manchete dos principais jornais de hoje. Dilma diz que Marina quer governar com banqueiros. Presidente amplia ataques a rival com crítica a proposta de autonomia do BC. Candidata do PSB rebate dizendo que setor financeiro nunca ganhou tanto como nos governos petistas

O que os petistas agora querem associar Marina? Ao Banco Itaú, por ser uma das herdeiras do banco, Neca Setúbal, uma de suas conselheiras. O PT insinua com o comercial do medo que está no ar, que esta relação seria desastrosa.

O que o PT esconde? Que durante oito anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Banco Central foi um banqueiro, Henrique Meirelles e que o PT teme ser o nome que Marina, uma ex-petista, posa escolher para demonstrar confiança ao mercado e buscar a estabilidade macroeconômica.
Herculano
10/09/2014 08:15
PROPINA NA PETROBRÁS SOB O OLHAR DOS LEITORES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

Mais uma vez o insulto à nossa inteligência com o "eu não sabia" ("Nunca suspeitei de malfeitos' na Petrobras, diz presidente", "Primeira Página", 9/9). Dilma Rousseff sabia sim. Não é possível que um gigantesco esquema de corrupção, muito maior do que o mensalão, passasse desapercebido. LUDINEI PICELLI (Londrina, PR)

Como disse José Nogueira (Painel do Leitor, 9/9), alguém precisa levar adiante o depoimento de Paulo Roberto Costa, antes que poderosos e poderosas - que, aliás, nunca sabem de nada - façam com que ele se cale. MARISA BODENSTORFER (Lenting, Alemanha)

Será que nossas grandes empresas como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Correios sobreviverão a mais quatro anos de governo petista? Será que num possível governo da oposição sobrará algo para ser reconstruído? JOSÉ ROBERTO VIEIRA DE MORAES (Piracicaba, SP)
Herculano
10/09/2014 08:12
DILMA, A LOUCA?

Ontem, assisti por completo, aquelas entrevistas coletivas armadas pelo comitê de campanha (antes ela mandava a imprensa ao ostracismo por anos) de Dilma Vana Rousseff, PT. Incompreensível. Quase tudo sem nexo. Um desastre. A partir dela, da entrevista, fica claro a razão pela qual o Brasil está sem rumo. Falta coordenação mínima entre o que pensa, fala e age a presidente.
Herculano
10/09/2014 08:01
FAMÍLIA PRESSIONA ALBERTO YOUSSEF POR DELAÇÃO, por Josias de Souza

Parte 1

A família do doleiro Alberto Youssef o pressiona para que negocie com o Ministério Público Federal os termos de um acordo de delação premiada semelhante ao que foi fechado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Youssef discutiu a hipótese com seus advogados. Não bateu o martelo. Mas sinalizou a intenção de seguir outro caminho. Equipa-se para tentar anular nos tribunais superiores de Brasília o inquérito da Operação Lava Jato e os processos dele decorrentes.

Além da pressão familiar, Youssef recebeu indicações de que sua delação interessa também às autoridades envolvidas no caso. No esquema de corrupção da Petrobras, empreiteiras davam propinas milionárias a políticos governistas para obter contratos na estatal.

Do lado de dentro da Petrobras, Paulo Roberto Costa azeitava os desvios. Desde 29 de agosto, ele conta o que sabe a procuradores e delegados federais. Do lado de fora, cabia a Alberto Youssef lavar o dinheiro sujo. Tornando-se delator, ele permitiria aos investigadores fechar o cerco aos corruptos e corruptores a partir das duas extremidades do esquema.
Herculano
10/09/2014 08:00
FAMÍLIA PRESSIONA ALBERTO YOUSSEF POR DELAÇÃO, por Josias de Souza

Parte 2

Deve-se a resistência de Youssef em tornar-se um réu-colaborador ao advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Os dois têm se reunido semanalmente. A última conversa ocorreu há sete dias, na quinta-feira da semana passada. Nela, Youssef relatou a pressão que recebe da família para aderir à delação.

Preso há seis meses, queixou-se das condições carcerárias. Classificou sua situação de degradante. Divide uma cela com outros três presos. Um buraco no chão faz as vezes de vaso sanitário. A água para o banho é fria. Segundo seu relato, a coisa piora nos finais de semana. Fica trancafiado do meio da tarde de sexta até a tarde de segunda, sem banho de sol.

Paulo Roberto, que coabitava a mesma cela, teve, por assim dizer, um up-grade prisional desde que resolveu abrir o bico. Youssef revelou-se preocupado com a rendição do ex-parceiro. Perguntou a Kakay o que achava. O advogado repetiu algo que já dissera ao cliente. Considera desaconselhável a delação premiada. Avalia que há boas chances de anular a Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal ou no Superior Tribunal de Justiça.
Herculano
10/09/2014 08:00
FAMÍLIA PRESSIONA ALBERTO YOUSSEF POR DELAÇÃO, por Josias de Souza

Parte 3

De resto, Kakay recordou a Youssef que, havendo a delação, ele terá de abandonar a defesa. Advogado de "metade dos políticos e empresários desse país", como costuma dizer, Kakay já teve alguns de seus clientes alvejados pelo delator Paulo Roberto. Entre eles a governadora maranhense Roseana Sarney e o senador Romero Jucá, incluídos pelo ex-diretor da Petrobras no rol dos supostos beneficiários do propinoduto. Numa eventual delação de Youssef, o número de clientes de Kakay engolfados pelo escândalo roçaria a casa das duas dezenas.

Kakay não defende Youssef na primeira instância do Judiciário. Ali, o doleiro é representado pelo doutor Antonio Figueiredo Basto. O mesmo advogado que assessorou o doleiro no escândalo do Banestado, estréia de Youssef no noticiário policial de âmbito federal. Acusado de ser o principal operador do esquema que movimentou perto de US$ 30 bilhões, Youssef firmou na ocasião um acordo de delação premiada. Por ironia, o juiz que atuava no caso era Sérgio Moro, atual titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde correm os processos da Lava Jato.

Embora seja menos enfático do que Kakay, o doutor Figueredo Basto também soa contrário à delação nas conversas que mantém com Youssef. Mas ele não deixa de mencionar os benefícios judiciais que a colaboração poderia render. E realça que, no limite, caberá ao próprio Youssef decidir que caminho prefere adotar.
Herculano
10/09/2014 07:59
FAMÍLIA PRESSIONA ALBERTO YOUSSEF POR DELAÇÃO, por Josias de Souza

Parte 4

Se mantiver a disposição de recorrer aos tribunais superiores de Brasília, Youssef terá de se conformar com a perspectiva de uma cana longeva. Antes de chegar à Capital, os processos fazem escala no que os advogados chamam de "tribunal de passagem'', no Estado. A travessia é rápida como o deslocamento de uma tartaruga manca. Em Brasília, Kakay não cogita enfrentar as acusações que pesam contra Youssef. Vai escorar suas petições em "teses processuais'', não no mérito das denúncias.

Kakay coleciona "erros'' supostamente cometidos pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Invocando-os, pretende sustentar nos tribunais de Brasília a tese segundo a qual os responsáveis pela Lava Jato não observaram o "devido processo legal". Outra tese que a defesa pretende esgrimir na Capital é a de que o juiz Sérgio Moro não teria competência legal para tratar, a partir de uma Vara de Curitiba, de um caso que tem abrangência nacional.
Herculano
10/09/2014 07:51
O ANTI-MARCOS VALÉRIO, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

O petrocomissário Paulo Roberto Costa percebeu que arriscava ser condenado a 40 anos de prisão

Paulo Roberto Costa decidiu não ser o novo Marcos Valério. Decidiu também proteger a liberdade dos familiares que envolveu em seus negócios. Aos 53 anos, Valério, o publicitário mineiro celebrizado com o mensalão, foi condenado a 40 anos de cadeia. Desde o dia 29 de agosto, Costa depõe para o Ministério Público, com vídeo e áudio, em longas sessões diárias. Durante oito anos, ele dirigiu o setor de abastecimento e refino da Petrobras e a doutora Dilma disse ser "estarrecedor" que as denúncias e a confissão partam de um "quadro de carreira" da empresa. É verdade, pois ele entrou para a Petrobras em 1978. Contudo só ascendeu à diretoria porque foi indicado pelo deputado José Janene. Depois de uma militância no malufismo, Janene aliou-se ao PT do Paraná, tornando-se um dos pilares do mensalão. Isso a doutora sabia. Bastava ler jornal.

Os procuradores que ouvem Paulo Roberto acautelaram-se para impedir que entregue pão dormido fingindo colaborar com a investigação. O acervo de informações do doutor tem três vertentes. Numa, estão sua relações com políticos. Noutra, a banda das empresas, desde grandes multinacionais que operam no mercado de petróleo a fornecedores. A lista das empreiteiras, como a dos políticos, é a dos suspeitos de sempre. Já as companhias de comércio de petróleo formam uma lista nova, com cifras e nomes. Finalmente, Paulo Roberto Costa e seu cúmplice, o doleiro Alberto Youssef, deverão mostrar suas contas ao Ministério Público. Isso será facilitado porque ambos estão presos e Youssef é um veterano colaborador. Daí poderão surgir os caminhos do dinheiro. As provas, enfim.

Circula a informação de que, das três vertentes, o Ministério Público concluiu a oitiva da primeira. Ele pode dizer o que quiser, mas só exercerá o benefício se produzir provas. Listas de nomes servem para nada. Paulo Roberto Costa é um homem organizado. Sabe-se desde abril que a Polícia Federal apreendeu em seu escritório transferências de dinheiro de duas das três maiores tradings de petróleo e minérios do mundo, a Glencore e a Trafigura. A primeira, uma empresa anglo-suíça, é maior que a Petrobras. A outra comprou o porto da MMX em Itaguaí. Nessa papelada, como ocorre há décadas, apareceram pagamentos suspeitos de eternos fregueses, como a Camargo Corrêa e a OAS. Paulo Roberto Costa guardava papéis desse tipo no escritório. Talvez tenha mantido um arquivo eletrônico em lugar seguro, sobretudo quando viu o que sucedeu a Marcos Valério.

Se as oitivas do doutor forem profícuas, o escândalo do pretrocomissariado será duradouro, o maior e melhor documentado da história nacional. Coisa para durar anos, estendendo-se à Justiça de outros países. É sempre bom lembrar que o cartel da Alstom, com suas propinas para tucanos, só andou porque teve a colaboração e o estímulo do Judiciário suíço. Marc Rich, o fundador da Glencore, encrencou-se no Estados Unidos e tomou sentenças que somaram 300 anos de cadeia. Foi perdoado pelos instintos jurídicos e comerciais do presidente Bill Clinton, no seu último dia de governo. Já a Trafigura foi condenada por exportar lixo tóxico para a África e encrencou-se numa história de propinas para o secretário-geral do partido do governo em Zâmbia.
Herculano
10/09/2014 07:41
COMPRA OU PERMUTA

Divulga-se com insistência e ênfase, a compra pelo governo do Estado do prédio da antiga sede administrativa da Lince, onde está o Corpo de Bombeiros e que vai servir para a Delegacia de Polícia de Gaspar.

Comprou? Onde está a licitação para isto? O que houve e se esconde é que houve um acordo e uma permuta por impostos estaduais. Nada mais.
Herculano
10/09/2014 07:37
A PESQUISA DE HOJE

Hoje é dia de pesquisa do Ibope. O mercado trabalha com vantagem (e até crescimento) de Dilma (por resultado força da máquina do PT e PMDB no governo e exposição maior no programa eleitoral),Marina declinando, mas garantindo o segundo turno, e Aécio definitivamente na rabeira e sem chances de reagir.

Já o segundo turno, as apostas é que por enquanto dá Marina. E dai o jogo rasteiro do PT para se manter no poder e nas sacanagens contra a sociedade.
Herculano
10/09/2014 07:11
A NOTA EM RISCO, editorial do jornal Folha de S. Paulo

Agência norte-americana emite sinal de alerta sobre fundamentos econômicos do Brasil; rebaixamento seria inegável retrocesso

A Moody's, agência norte-americana de classificação de risco, emitiu ontem mais um sinal de alerta a respeito dos fundamentos econômicos do Brasil.

No ano passado, havia diminuído a perspectiva da nota do crédito brasileiro de "positiva" para "neutra"; agora, passou-a para "negativa". Se for dado um próximo passo nessa mesma direção, o país terá seu crédito rebaixado de acordo com os critérios da agência.

O Brasil, hoje, está na categoria Baa2, que indica um grau de investimento com risco moderado. Esse patamar é o segundo acima do "especulativo", que implica menor segurança para investidores.

Ainda que estejam desacreditadas desde 2008, quando papéis imobiliários com a nota máxima viraram pó nos EUA, e mesmo considerando conflitos de interesses, já que seus financiadores compram títulos, as agências balizam inúmeros investidores. Alguns, como os fundos de pensão internacionais, por vezes nem podem aplicar em países considerados especulativos.

Não é só por isso, contudo, que o alerta da Moody's deve ser levado em consideração. A agência reuniu três fortes argumentos para justificar sua decisão. O primeiro diz respeito à perda de vigor da economia nacional, que deve permanecer até pelo menos 2015.

Há, além disso, o colapso da confiança empresarial e a retração dos investimentos - estes caíram em nove dos últimos 12 trimestres e estão no mesmo patamar de 2010. Tal comportamento resulta, para a agência, do intervencionismo do governo Dilma Rousseff (PT).

Sem investimento, a capacidade de produção da economia não aumenta, com o que uma expansão do PIB provocará mais inflação.

A falta de crescimento, por sua vez, é um problema para a nota de crédito por comprometer a geração de renda e reduzir a arrecadação. Levando-se em conta os crescentes gastos federais, tem-se um processo de aumento da dívida pública - que, como proporção do PIB, já é cerca de 50% maior que a da média de países de risco similar.

Esse é o terceiro motivo de preocupação da agência. Diante dessa combinação de fatores, os desafios não serão pequenos para o próximo governo, qualquer que seja ele.

Por fim, a Moodys não deixa de destacar pontos fortes da nossa economia: reservas internacionais elevadas, diversificação produtiva e sistema bancário sólido, entre outros. Se não houver alteração no horizonte próximo, entretanto, o corte da nota será inevitável.

A receita para não haver esse retrocesso é conhecida e tem sido repetida por incontáveis analistas brasileiros: restaurar a credibilidade das contas públicas e estabelecer uma gestão competente.
Fridolim Pelleguon
10/09/2014 06:20
Sr. Herculano,

Qual motivo do sr pegar tanto no pé de Marcelo e dar espaço ao pessoal anonimo do Kleber? Eles nao querem ver Marcelo comer o espaço deles. Se liga velho.
Roberto Sombrio
09/09/2014 22:33
Oi, Herculano.

Quando Lula apareceu com as mãos sujas de petróleo em uma plataforma da Petrobras, na confirmação das enormes reservas do prè sal, lembrou o batismo que os desbravadores norte americanos faziam no século 19 após a descobetra de um poço. Esse batismo confirmava para os demais que o fulano iria enriquecer e estaria com seu futuro resolvido.
A mesma atitude de Lula significa que a partir daquele momento, ele, Dilma e sua cambada de bandidos estavam iniciando o assalto ao povo brasileiro?
O povo que votou e acreditou neles não imaginava porque os endeusava. Hoje estão todos no SPC, SERASA enquanto os bandidos ladrões estão na TV prometendo mais merda.

Dizem que o Brasil é um país democrático. Não conheço nenhum país democrático onde o voto é obrigatório e a propaganda política na mídia também é obrigatória e ainda por cima gratúita.

É o país dos merdinhas, onde quem se elege coloca no peito uma faixa ridícula e cafona para dizer que é presidente. É o submundo das idéias e da política do escroto.
Herculano
09/09/2014 21:33
VOTO VENCIDO, por Lauro Jardim, de Veja

Na reunião em que os representantes dos partidos e a cúpula de jornalismo da Globo definiram as regras do debate presidencial na emissora, o PT tentou melar a data acordada para o evento.

O representante petista Albino Castro disse que o partido não aceitava a noite de 2 de outubro para a realização do debate. Não queria, explicou, que o último ato da campanha eleitoral fosse na Globo.

Os representantes dos outros seis partidos convidados não consideraram isso um problema. E o debate foi mantido para o dia 2.
Joice Kavazaky
09/09/2014 20:48
Sr. Herculano,

O Menino novo velho na politica, presidente da casa das leis, está uma fera contigo, hoje ainda reclamava de sua perseguição, de sua marcação. Deixa ele trabalhar Herculano, você já notou como as coisas mudaram em Gaspar, com a eleição dele?

Você fala que ele esta criando trens de alegria, quando na verdade só quer dar condições de trabalho aos seus pars, que não tiveram coragem de fazer isto. Esta fazendo concurso, para aliviar o árduo trabalho dos efetivos. Esta implantando a obrigatoriedade de cartão, onde inclusive o autor deste malsinado projeto, sr. Celso Oliveira, vai ter que bater cartão, coisa boa isto. Acho que você está exagerando quando critica o Marcelo Brick, parece que você não admite a modernidade. Por que falar em trem de alegria? Se na maioria das camaras os vereadores tem até 5 assessores? Vamos parar com isto e deixa o homem trabalhar, se você o critica como presidente, imagina em 2017 quando ele for pefeito?
sidnei luis reinert
09/09/2014 20:31
PT conjugando verbo: Eu ñ sei; tu ñ sabes; ele ñ sabe; nós ñ sabemos; vós ñ sabeis; eles ñ sabem!
E vocês seus otários, nunca saberão!!!
Roberto Sombrio
09/09/2014 19:55
Oi, Herculano.

Quando eu dizia que a AGAPA era eleitoreira e que não buscavam criar um centro de zoonoses, o Sr. Elcio Carlos de Oliveira me enviou um email ofensivo com palavras de baixo calão. Mostrava aí, a incompetência e incapacidade sua e do vereador Antonio Carlos Dalsochio sobre o assunto e busca por soluções aos cães abandonados. Nunca se preocuparam em efetuar a castração e como você coloca no jornal Cruzeiro do Vale, ou orientar a população exigindo o fim da prática do abandono.
Agora não sabem onde enfiar os animais que já criam transtornos na vizinhança dos abrigos e o vereador inventa mais uma baboseira que é típico do PT, cuja inteligência empata com o PIB.

O leitor da coluna Odir Barni diz que estamos num mato sem cachorro. Então chegou a hora da AGAPA se livrar dos cães já que os brasileiros estão num mato sem cachorro, aproveitem a deixa e distribuam cada cão acompanhado de um VALE PETROLÃO para que o cidadão possa comprar a ração.
Anônimo disse:
09/09/2014 19:38
Herculano, o vereador Dalsochio ergueu a bandeira dos cães abandonados e deu o pau (da bandeira), para o Elcio balançar.
Agora, os dois não sabem o que fazer com tanto cão.
Bem feito! Quem mandou ser PiToco e pensar pequeno.
Herculano
09/09/2014 18:47
O SILÊNCIO DE LULA, por Marco Antônio Villa, historiador, para o jornal O Globo

Ao escolher candidatos sem consulta à direção partidária, ele transformou o PT em instrumento de vontade pessoal


Na história republicana brasileira, não houve político mais influente do que Luiz Inácio Lula da Silva. Sua exitosa carreira percorreu o regime militar, passando da distensão à abertura. Esteve presente na Campanha das Diretas. Negou apoio a Tancredo Neves, que sepultou o regime militar, e participou, desde 1989, de todas as campanhas presidenciais.

Quando, no futuro, um pesquisador se debruçar sobre a história política do Brasil dos últimos 40 anos, lá encontrará como participante mais ativo o ex-presidente Lula. E poderá ter a difícil tarefa de explicar as razões desta presença, seu significado histórico e de como o país perdeu lideranças políticas sem conseguir renová-las.

Lula, com seu estilo peculiar de fazer política, por onde passou deixou um rastro de destruição. No sindicalismo acabou sufocando a emergência de autênticas lideranças. Ou elas se submetiam ao seu comando ou seriam destruídas. E este método foi utilizado contra adversários no mundo sindical e também aos que se submeteram ao seu jugo na Central Única dos Trabalhadores. O objetivo era impedir que florescessem lideranças independentes da sua vontade pessoal. Todos os líderes da CUT acabaram tendo de aceitar seu comando para sobreviver no mundo sindical, receberam prebendas e caminharam para o ocaso. Hoje não há na CUT -e em nenhuma outra central sindical - sindicalista algum com vida própria.

No Partido dos Trabalhadores - e que para os padrões partidários brasileiros já tem uma longa existência -, após três decênios, não há nenhum quadro que possa se transformar em referência para os petistas. Todos aqueles que se opuseram ao domínio lulista acabaram tendo de sair do partido ou se sujeitaram a meros estafetas.

Lula humilhou diversas lideranças históricas do PT. Quando iniciou o processo de escolher candidatos sem nenhuma consulta à direção partidária, os chamados "postes", transformou o partido em instrumento da sua vontade pessoal, imperial, absolutista. Não era um meio de renovar lideranças. Não. Era uma estratégia de impedir que outras lideranças pudessem ter vida própria, o que, para ele, era inadmissível.

Os "postes" foram um fracasso administrativo. Como não lembrar Fernando Haddad, o "prefeito suvinil", aquele que descobriu uma nova forma de solucionar os graves problemas de mobilidade urbana: basta pintar o asfalto que tudo estará magicamente resolvido. Sem talento, disposição para o trabalho e conhecimento da função, o prefeito já é um dos piores da história da cidade, rivalizando em impopularidade com o finado Celso Pitta.

Mas o símbolo maior do fracasso dos "postes" é a presidente Dilma Rousseff. Seu quadriênio presidencial está entre os piores da nossa história. Não deixou marca positiva em nenhum setor. Paralisou o país. Desmoralizou ainda mais a gestão pública com ministros indicados por partidos da base congressual - e aceitos por ela -, muitos deles acusados de graves irregularidades. Não conseguiu dar viabilidade a nenhum programa governamental e desacelerou o crescimento econômico por absoluta incompetência gerencial.

Lula poderia ter reconhecido o erro da indicação de Dilma e lançado à sucessão um novo quadro petista. Mas quem? Qual líder partidário de destacou nos últimos 12 anos? Qual ministro fez uma administração que pudesse servir de referência? Sem Dilma só havia uma opção: ele próprio. Contudo, impedir a presidente de ser novamente candidata seria admitir que a "sua" escolha tinha sido equivocada. E o oráculo de São Bernardo do Campo não erra.

A pobreza política brasileira deu um protagonismo a Lula que ele nunca mereceu. Importantes líderes políticos optaram pela subserviência ou discreta colaboração com ele, sem ter a coragem de enfrentá-lo. Seus aliados receberam generosas compensações. Seus opositores, a maioria deles, buscaram algum tipo de composição, evitando a todo custo o enfrentamento. Desta forma, foram diluindo as contradições e destruindo o mundo da política.

Na campanha presidencial de 2010, com todos os seus equívocos, 44% dos eleitores sufragaram, no segundo turno, o candidato oposicionista. Havia possibilidade de vencer mas a opção foi pela zona de conforto, trocando o Palácio do Planalto pelo controle de alguns governos estaduais.

Se em 2010 Lula teve um papel central na eleição de Dilma, agora o que assistimos é uma discreta participação, silenciosa, evitando exposição pública, contato com os jornalistas e - principalmente - associar sua figura à da presidente. Espertamente identificou a possibilidade de uma derrota e não deseja ser responsabilizado. Mais ainda: em caso de fracasso, a culpa deve ser atribuída a Dilma e, especialmente, à sua equipe econômica.

Lula já começa a preparar o novo figurino: o do criador que, apesar de todos os esforços, não conseguiu orientar devidamente a criatura, resistente aos seus conselhos. A derrota de Lula será atribuída a Dilma, que, obedientemente, aceitará a fúria do seu criador. Afinal, se não fosse ele, que papel ela teria na política brasileira?

O PT caminha para a derrota. Mais ainda: caminha para o ocaso. Não conseguirá sobreviver sem estar no aparelho de Estado. Foram 12 anos se locupletando. A derrota petista - e, mais ainda, a derrota de Lula - poderá permitir que o país retome seu rumo. E no futuro os historiadores vão ter muito trabalho para explicar um fato sem paralelo na nossa história: como o Brasil se submeteu durante tantos anos à vontade pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva.
Odir Barni
09/09/2014 16:28
ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO - EM QUEM VAMOS VOTAR?

Caro Herculano; diante de tantas incertezas, só temos uma solução:

Provocar um segundo turno é a solução! Quem sabe a humildade venha reinar no meio político; novas composições podem mudar o rumo vergonhoso que o país tomou. Torço por mudanças!
Herculano
09/09/2014 13:49
MARINA ASSUSTA VIZINHOS, por Clóvis Rossi para o jornal Folha de S.Paulo

Não é apenas nos QGs de Dilma Rousseff e Aécio Neves que a irrupção de Marina Silva provoca inquietação. A Venezuela emite claros sinais de que está preocupada com a possibilidade de perder o apoio incondicional que Luiz Inácio Lula da Silva lhe proporcionou e que Dilma manteve, com menos ênfase e muito menos visibilidade.

O mais recente exemplo do incômodo vem de artigo para a Telesur, o canal bolivariano por excelência, do cientista político argentino Agustín Lewit, simpatizante confesso do regime venezuelano.

Escreve Lewit: "Além das condições de vida dos quase 200 milhões de brasileiros, a região também joga nestas eleições uma margem importante de suas possibilidades de continuar avançando na integração. A reeleição de

Dilma será sem dúvida um respaldo ao novo ciclo inaugurado com o triunfo de Chávez lá por 1998. Um possível triunfo de Marina Silva, ao contrário, desperta temores de retorno a um passado profundamente custoso para as maiorias populares".

Retórica bolivariana à parte, o programa de Marina, no item relativo ao Mercosul, é de fato uma guinada em relação à prioridade para a América do Sul que vem desde Itamar Franco e seu então chanceler Celso Amorim, que voltaria ao posto com Lula e redobraria a aposta.

No governo Fernando Henrique Cardoso, seu chanceler, Celso Lafer, chegou a cunhar a frase "o Mercosul é destino, a Alca é opção" (Alca, se alguém ainda se lembra, é a Área de Livre Comércio das Américas, que iria do Alasca à Patagônia, mas encalhou há uns dez anos e está fora da agenda no momento).

Com Marina, caberá ao Brasil "tomar a iniciativa de propor as mudanças de rumo necessárias para que o Mercosul se converta em fator de desenvolvimento e ator dinâmico do comércio internacional", diz o programa.

É claro que só depois da vitória, se vier, se saberá o que essa frase quer dizer exatamente. Mas está evidente que uma mexida no bloco regional tirará não apenas a Venezuela mas também a Argentina da zona de conforto em que estão com o atual imobilismo.

Mercosul à parte, o programa da candidata critica o que chama de "diplomacias paralelas" supostamente adotadas nos últimos anos.

Aí há um segundo - e talvez mais importante - fator de incômodo para a Venezuela. Em duas ocasiões, o assessor diplomático de Lula, Marco Aurélio Garcia, interferiu, claro que por iniciativa dos chefes, para tirar Chávez e Nicolás Maduro de apuros.

Primeiro, em 2002, antes da posse de Lula, viajou a Caracas, em meio a uma crise institucional mais delicada que a deste ano, e conseguiu criar um grupo de amigos da Venezuela, que estabilizou a situação.

A distensão de 2002 acabou sendo instrumental para a consolidação do chavismo. Agora, foi Maduro quem se beneficiou da mediação da Unasul, também orquestrada pela diplomacia brasileira, para superar manifestações de rua que já não conseguia controlar, a não ser pela violência.

Com Marina, tudo leva a crer que o bolivarianismo não poderá contar com essa poderosa muleta.
Herculano
09/09/2014 13:41
SEM LIMITES. O GOVERNO DO PT QUER CALAR A BOCA DOS CRITICOS, MESMO ELES SENDO TÉCNICOS.

Agora pela manhã o Banco Central do Brasil anunciou que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal que não aceitou dar continuidade no processo de calunia e difamação que tentava mover contra o seu ex-diretor e colunista da Folha de S.Paulo, Alexandre Schwartsmann (e que também emite opiniões como convidado técnico dos programas da Globonews, da Rede Globo).

Vergonha.

Alexandre Schwartsman mostrou em seu perfil do Twitter a reportagem da revista Veja sobre o processo que sofreu do Banco Central, por ter feito críticas à política econômica da entidade que, segundo o colunista, "jogou a toalha" no que se refere ao objetivo de manter a inflação próximo da meta de 4,5%. Outro episódio envolvendo uma instituição financeira e analistas já ficou bem famosa este ano, quando o Santander demitiu funcionários responsáveis por um informe que alertava sobre o cenário econômico em caso de reeleição de Dilma Rousseff.
Arara Palradora
09/09/2014 13:27
Querido Blogueiro:

Resposta de Caetano Veloso ao ser perguntado porque não votaria em Lulla/Dillma/PT e optou por Marina:
"Vergonhoso o caso do Mensalão. Não sou doido nem maluco para votar novamente no PT.
A Marina não é cafona, grosseira nem analfabeta como Lulla".

Isso porque o Caetano não sabe que aqui tem uma égua que dá coice.
Herculano
09/09/2014 13:26
O BRASIL LADEIRA ABAIXO E O GOVERNO SEM PLANOS E AÇÕES. AGÊNCIA AMEAÇA REBAIXAR NOTA DE RISCO DO BRASIL POR BAIXO CRESCIMENTO

O texto do Uol. A agência de classificação de risco Moody's revisou, nesta terça-feira (9), a perspectiva da nota da dívida pública do Brasil de "estável" para "negativa", o que indica que pode cortá-la em sua próxima avaliação.

Entre os motivos, a agência citou o baixo crescimento econômico, a queda da confiança do investidor e a tendência de alta da dívida do governo.

Atualmente, a nota da Moody's atribuída ao país é "BAA2", dois degraus acima do piso da faixa considerada grau de investimento, e não especulativo.

A decisão ocorre 11 dias após a divulgação de que a economia brasileira encolheu no primeiro e no segundo trimestre deste ano e que o país entrou em uma recessão técnica.

Em março, outra agência, a Standard & Poor's (S&P), cortou a nota de crédito do Brasil de "BBB" para "BBB".
Pernilongo Irritante
09/09/2014 13:21
Nossa DEMOCRACIA está com gangrena.
Pelo jeito, só uma amputação para salvar o organismo, e não há clima para isso. O povo vai ter que lamber as feridas e enfiar o dedo indicador em algum lugar.
Juju do Gasparinho
09/09/2014 13:15
Prezado Herculano:

Coluna Chumbo - Tristeza.
Quanto dinheiro investido naquele enorme monumento que não liga nada a lugar algum.

Mas, dinheiro há. Veja o que achei no Blog do Coturno Noturno:
"Michel Temer promete liberar verbas para os prefeitos gaúchos que fizerem campanha para Dillmá.
Elle passou a telefonar em busca de votos para a Ladra do Patrimônio Público e leberar recursos retidos e a alocar, caso elle seja eleito".

O porteiro da Casa de Tolerância da PuTaria Petralha é outro ridículo.
Anônimo disse:
09/09/2014 13:04
Herculano, tudo o que pinta de novo, pinta no rabo do povo!
Herculano
09/09/2014 12:28
DESESPERO E BAIXARIA. ACUADO E ENLAMEADO PELA CORRUPÇÃO, PT VAI A TV DIZER QUE MARINA SILVA, A EX-PETISTA, E A QUE TEM CHANCES DE VENCER A CORRIDA ELEITORAL, VAI ENTREGAR O BANCO CENTRAL AOS BANCOS PRIVADOS E QUE ELES VÃO GOVERNAR O BRASIL NO LUGAR DE MARINA.

PARA VENCER O PSDB O PT NAS DUAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, O PT INVENTOU AOS ANALFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS QUE GERALDO ALCKIMIM E JOSÉ SERRA IRIAM PRIVATIZAR A PETROBRÁS, QUE AGORA O GOVERNO DO PT ANIQUILA A PETROBRÁS COM GROSSA E DESENFREADA CORRUPÇÃO

O texto é de Fernando Rodrigues. Em mais um ataque frontal pesado contra Marina Silva (PSB) no horário eleitoral na TV, a presidente Dilma Rousseff (PT) acusa sua adversária direta de propor que os bancos assumam "um poder que é do presidente e do Congresso, eleitos pelo povo".

A peça de 30 segundos produzida pelo marqueteiro João Santana, e que começa a ser veiculada hoje (9.set.2014) nos intervalos comerciais, mostra uma história simples. Primeiro, aparecem banqueiros felizes numa reunião. Em seguida, surge uma família na hora da refeição. Enquanto um locutor vai dizendo que o poder dos bancos aumentará por causa da proposta de Marina Silva de dar autonomia ao Banco Central, a comida vai sumindo dos pratos e as pessoas ficam com expressões tristes, de desolação.

O locutor do comercial de Dilma diz que a autonomia do Banco Central "significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre sua vida e de sua família? Os juros que você paga? Seu emprego, preços e até salário". E conclui com uma pergunta: "Você quer dar a eles esse poder?"

Esse comercial faz parte da estratégia de desconstruir a imagem de Marina Silva. Na semana passada, o marqueteiro João Santana já havia produzido uma peça publicitária na qual comparava a candidata do PSB com Jânio Quadros e Fernando Collor, presidentes brasileiros que tiveram pouco apoio no Congresso - situação que supostamente será enfrentada por Marina, caso ela seja eleita.

Agora, começou a fase de tentar atacar propostas objetivas apresentadas por Marina em seu programa de governo - como é o caso da autonomia do Banco Central.

É claro que se trata de uma simplificação com apenas 30 segundos de duração. Mas os comerciais com essa duração não pretendem explicar um tema complexo. O objetivo é apenas plantar dúvidas nas cabeças dos eleitores - e assim subtrair votos do candidato adversário.

Essa tática não tem nenhuma novidade e é usada em eleições em vários países. No Brasil, tem sido comum esse tipo de comercial. Às vezes, surte o efeito desejado, como em maio deste ano (2014), com o comercial com o discurso do medo que ajudou Dilma Rousseff a se manter firme acima dos 30% das intenções de voto.
sidnei luis reinert
09/09/2014 12:07
Roubobras

Mais de US$ 30 bilhões em dinheiro sujo ligado à evasão de impostos, ao crime e à corrupção sai do Brasil todos os anos.

O montante é o dobro de uma década atrás, de acordo com um estudo do Global Financial Integrity (GFI).

O dinheiro ?fugido? do Brasil é movimentado internacionalmente através da chamada ?precificação comercial irregular?, ao cobrarem a menos ou a mais por bens e produtos.

Descaminho

A sonegação de impostos é modo principal como esse dinheiro deixa o país.

Tal crime responde por 92,7% dos US$ 401,6 bilhões que saíram do Brasil entre 1960 e 2012, de acordo com a pesquisa.

O montante fica acima da média mundial, onde a evasão de impostos representa cerca de 80% dos fluxos financeiros ilícitos.
sidnei luis reinert
09/09/2014 12:07
Dilma se complica mais com a Petrobras, demite Mantega antes da hora e alopra o mercado com mentiras

A incompetente Presidenta Dilma Rousseff deu ontem mais um espetáculo de mitomania (doença de quem acredita nas próprias mentiras que conta sem parar). Dilma só faltou jurar que, nos tempos em que foi ministra das Minas e Energia, ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, ?não teve qualquer desconfiança em relação a malfeitos? na empresa.

Dilma aprimorou a velha estratégia de seu onipresente antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, criando uma nova forma para dizer que ?não sabia de nada?... No entanto, Dilma conseguiu ser mais contraditória que sempre. Ao pregar que ?não existe mais? um esquema criminoso na empresa, claramente no intuito de lá manter na presidência a insustentável amiga Maria das Graças Foster, Dilma confessou, neurolinguisticamente, que tal ?esquema? existiu... Dilma é um gênio...

A Presidenta-candidata exagerou na dose da mistificação ao pregar que, se houve uma sangria na Petrobras, já está estancada. E aproveitou para detonar Marina Silva e Aécio Neves, seus principais adversários: ?Os dois candidatos não podem esquecer seus telhados. Eu não vou ficar aqui falando do telhado de ninguém, mas eles devem olhar os seus telhados. O meu telhado tem a firme determinação da investigação, então ele é cobertinho pela Polícia Federal investigando, Ministério Público com autonomia, lei anticorrupção que aprovamos?.

As lorotas de Dilma foram ontem contrariadas pelo presidente do Global Financial Integrity ? entidade de pesquisa sediada nos EUA que defende a transparência financeira. Raymond Baker ressalta que o combate aos fluxos financeiros ilícitos deve ser uma prioridade da próxima administração federal, já que a atual pouco ou nada faz: ?Por muitos anos, temos observado a reticência do Brasil de se dirigir a problemas de fuga de capital e fluxos ilícitos?.

Dilma também tentou revogar a lei da gravidade dos fatos ao ponderar que as gravíssimas denúncias de Paulo Roberto Costa, em delação premiada, não afetam seu governo...

Tecnicamente demitido



No entanto, a grande bobagem cometida ontem por Dilma foi a ?demissão técnica? do Ministro da Fazenda.

Dilma aloprou o mercado ao avisar que Guido Mantega não continua no cargo, em um eventual segundo mandato, por decisão pessoal dele.

A sinceridade-burra de Dilma fez despencar ainda mais as ações das ?estatais? e deixou subentendido que a gestão econômico do Mantega não é a maravilha que ela vende na campanha reeleitoral.
Miguel José Teixeira
09/09/2014 11:09
Senhores,

Eis mais um retrato do Brasil, após 12 anos da república pelega:

Enquanto os preços dos produtos básicos estão "pela hora da morte", as tarifas de serviços fúnebres sofrem reajustes de até 210%. . .

Fora, PeTralhas !!!

Miguel José Teixeira
09/09/2014 09:33
Senhores,

Sob a batuta do aloprado-mor - AM - Aloizio Mercadante - e após quase 12 anos de Petralhas saqueando o erário, consta:

?O Brasil possui a escola do século 19, o professor do século 20 e o aluno do século 21?.

VISÃO DO CORREIO (Correio Braziliense, hoje)

Ideb mostra a cara feia da educação

Quem acredita no programa eleitoral deve ter ficado confuso. Falta coerência entre o quadro mostrado na telinha e o divulgado pelo MEC. A propaganda do governo exibe escolas modernas, laboratórios equipados, bibliotecas vivas, professores qualificados, material didático de vanguarda, estudantes motivados. O resultado do cenário cor-de-rosa só poderia ser um: alunos que aprendem.
A realidade, porém, conta outro enredo. Divulgados na sexta-feira, depois de inexplicada procrastinação, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) descortinam panorama preocupante. O objetivo nacional no principal indicador de qualidade da educação no país só foi alcançado nos primeiros anos do nível fundamental.
Nos anos finais (5º ao 9º) e no ensino médio, revela-se o pior dos mundos: estacionamos ou andamos para trás. Em 2013, manteve-se a nota média do último exame (2011) ? 3,7, numa escala de zero a 10. É o mais embaraçoso resultado de todos os tempos. Pela primeira vez, desde que o Ideb foi criado (2005), não se observam avanços. Não só: as redes públicas de 16 unidades da Federação registraram retrocesso.

A tragédia não se restringe ao ensino oferecido pelo Estado. Até há pouco, a escola particular funcionava como refúgio para quem podia pagar por melhor preparação dos filhos. Esse oásis, porém, dá sinais de exaustão. Embora esteja em situação melhor que a pública, o setor privado também teve desempenho negativo em 2013.
Fato inédito desde a instituição do índice, houve redução na média das escolas nos últimos anos do ensino fundamental e no médio. Mais: as redes privadas experimentaram melhora de 0,2 ponto, mas não bateram as metas fixadas para os primeiros anos do fundamental.
A má notícia preocupa, mas não surpreende. Só insanos ou quixotes podem esperar mudanças sem que tenha havido medidas aptas a promover transformações. O educador português José Pacheco sintetizou com lucidez a realidade que o Ideb acaba de retratar: ?O Brasil possui a escola do século 19, o professor do século 20 e o aluno do século 21?.
São muitos os problemas que se acumulam ao longo dos anos. Entre eles, sobressaem currículos defasados, professores despreparados e gestão amadora. O diagnóstico não é novo. Mas o remédio, embora receitado por técnicos e especialistas, aguarda a aplicação governo após governo. Passadas as eleições, porém, cai no esquecimento a educação maravilha dos programas que invadem os lares embalados para presente. Com a demora, a doença avança. O Ideb não deixa dúvida.

Herculano
09/09/2014 08:34
OS SAQUEADORES DA PETROBRAS ASSASSINARAM AS CPIs EM VÃO: A ROBALHEIRA FOI EXUMADA PELA POLÍCIA FEDERAL E POR UM JUIZ SEM MEDO, por Augusto Nunes, de Veja

Parte 1

"A Petrobras já está privatizada", informa o título do post publicado em 10 de junho de 2010. Aparecem no texto, inspirado no surto de chiliques provocado pela criação de uma CPI incumbida de investigar a estatal, personagens que acabam de sair da caixa preta em poder do ex-diretor Paulo Roberto Costa. Confira:

O presidente Lula ficou muito irritado com a instauração da CPI da Petrobras. Depois de ter feito o possível para interromper a gestação, agora faz o possível para matá-la no berço. Baseado no critério do prontuário, entregou a Renan Calheiros o comando do grupo de extermínio montado para o justiçamento. O senador do PMDB alagoano, diplomado com louvor na escolinha que ensina a delinquir impunemente, é especialista no assassinato de qualquer coisa que ponha em risco o direito conferido aos congressistas leais ao Planalto de roubar sem sobressaltos.

O presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, ficou muito irritado com a instauração da CPI da Petrobras. Caprichando no palavrório que identifica os nacionalistas de galinheiro, qualificou de "inimigos da pátria" os partidários da devassa na empresa - o que promove automaticamente a defensores da nação em perigo os que tentam manter fechada a caixa preta. Gente como Renan Calheiros. Ou Ideli Salvatti. Ou Fernando Collor. Ou Romero Jucá, em aquecimento para encarnar o papel de relator que impede a coleta de relatos relevantes.
Herculano
09/09/2014 08:34
OS SAQUEADORES DA PETROBRAS ASSASSINARAM AS CPIs EM VÃO: A ROBALHEIRA FOI EXUMADA PELA POLÍCIA FEDERAL E POR UM JUIZ SEM MEDO, por Augusto Nunes, de Veja

Parte 2

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ficou muito irritado com a instauração da CPI da Petrobras. Governista seja qual for o governo, o agregado da Famiglia Sarney conhecido na Polícia Federal pela alcunha de Magro Velho alegou que iluminar os porões de uma empresa que é a cara do Brasil Maravilha espanta clientes, fornecedores e possíveis parceiros. Se conhecessem a folha corrida de Lobão, todos os clientes, fornecedores e possíveis parceiros já teriam saído em desabalada carreira das cercanias da Petrobrás e do gabinete do ministério.

Os modernos pelegos ficaram muito irritados com a instauração da CPI da Petrobras. Jovens velhacos da UNE berraram que o petróleo é nosso para plateias insuficientes para eleger um vereador de grotão. Velhos velhacos da CUT garantiram que CPI gera desemprego para gente mais interessada no kit dupla sertaneja+pão com mortadela+tubaína. Vigaristas do PT, do PP e do PMDB lembraram aos sussurros que o petróleo é nosso, mas a eles compete a escolha dos diretores incumbidos de cuidar dos interesses dos padrinho, do partido e do país, nessa ordem.

Tudo somado, e embora a CPI nem tenha ainda saído do papel, ficou mais difícil acusar os partidos de oposição, a elite golpista, os paulistas quatrocentões, os capitalistas selvagens e os loiros de olhos azuis de tramarem nas sombras a privatização da Petrobrás. A empresa já foi privatizada - sem licitação. O novo dono é o PT, que arrendou parte do latifúndio à base alugada.
Herculano
09/09/2014 08:33
OS SAQUEADORES DA PETROBRAS ASSASSINARAM AS CPIs EM VÃO: A ROBALHEIRA FOI EXUMADA PELA POLÍCIA FEDERAL E POR UM JUIZ SEM MEDO, por Augusto Nunes, de Veja

Parte 3

Em 29 de outubro de 2009, os representantes da oposição abandonaram a CPI. "Todos os requerimentos importantes são arquivados sem discussão pela maioria governista", disse o senador Álvaro Dias, que propusera a instauração da comissão. Em 17 de dezembro, ao fim de 14 sessões reduzidas a shows de cinismo, foi aprovado o papelório de 359 páginas "destinado a contribuir com a Petrobras e com o Brasil" . O relator Jucá concluiu que todos os culpados eram inocentes, não enxergou nenhuma irregularidade na compra de plataformas e viu apenas maledicências nas denúncias de superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Jucá, Lobão, Renan, chefões do PP, cardeais do PMDB, Altos Companheiros do PT - um a um, os saqueadores da Petrobras, abraçados aos comparsas que ampliaram a quadrilha nos últimos anos, vão sendo expelidos do baú de bandalheiras aberto por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e Refino. Foi para seguir embolsando sem sobressaltos propinas bilionárias que os assassinos de CPIs escavaram em 2009 a cova rasa prestes a acolher outras duas comissões que agonizam no Congresso. O enterro de CPIs não impediu a exumação das verdades que têm assombrado desde sábado o Brasil que presta.
Herculano
09/09/2014 08:32
OS SAQUEADORES DA PETROBRAS ASSASSINARAM AS CPIs EM VÃO: A ROBALHEIRA FOI EXUMADA PELA POLÍCIA FEDRRAL E POR UM JUIZ SEM MEDO, por Augusto Nunes, de Veja

Parte 4

Para resgatar os fatos, foi suficiente que uma oportuníssima conjunção dos astros juntasse agentes da Polícia Federal, procuradores de Justiça e um magistrado desprovidos do sentimento do medo. O acordo de delação premiada foi consequência do trabalho exemplar dos que investigaram, da altivez dos que acusaram e, sobretudo, da coragem do juiz federal Sergio Moro, que tornou a prender o ex-diretor da Petrobras inexplicavelmente libertado pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

O acordo que induziu Paulo Roberto Costa a abrir o bico, aliás, precisa ser homologado por Zavascki. Precavido, Moro deixou claro ao depoente que, para livrar-se de envelhecer na prisão, teria de fornecer nomes e provas que permitissem a completa desmontagem do esquema criminoso e, portanto, justificassem a delação premiada. É o que o ex-diretor da Petrobras tem feito nos interrogatórios diários que duram em média quatro horas. A menos que tenha perdido o juízo, restará a Zavascki chancelar o acordo sem falatórios em juridiquês.

O país decente acaba de descobrir que a praga da corrupção impune pode ser erradicada sem que parlamentares e ministros togados ajudem. Basta que não atrapalhem. Basta que não tentem eternizar o faroeste à brasileira - único do gênero em que o vilão sempre escapa do xerife e nunca perde o controle da terra sem lei.
Herculano
09/09/2014 08:24
A DECADÊNCIA

No ranking das universidades, a Furb que no ano passado era a 59ª melhor agora é a 76ª. Vergonha. A Univali teve um tombo menor. De 60ª para a 65ª.

A Universidade Federal de Santa Catarina continua a sétima melhor do país e a estadual USP, de São Paulo, a primeira, apesar de todas as greves e crise financeira.
Herculano
09/09/2014 07:59
A OPINIÃO DOS LEITORES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO SOBRE A PROPINA NA PETROBRÁS

Pobre Petrobras. Palco de mais um saque gigantesco. Dessa vez envolve o ex-presidente Lula, Dilma e um sem número de pequenos ladrões. A quem recorrer? Volta, Joaquim Barbosa. Alguém precisa levar adiante o depoimento do Paulo Roberto Costa. Estamos à deriva neste mar de lama. JOSÉ NOGUEIRA (São Paulo, SP)

Concordo plenamente com o leitor Antoniel Alves Feitosa (Painel do Leitor, 8/9) quanto ao equívoco do candidato Aécio Neves sobre a quantidade de "mensalões". Estamos no terceiro. Creio que ele não afirmou isso por maldade. É apenas reflexo da política educacional que há décadas praticam por aqui, não conseguindo contar até três. MARCOS MARCONDES (Indaiatuba, SP)

Valdo Cruz ("Vista grossa", "Opinião", 8/9) defende a inocência de Dilma no escândalo. Afinal, Dilma era somente a presidente do Conselho de Administração e, portanto, não tinha obrigação de saber de tudo que ocorria na Petrobras. Faltou defender com amesma paixão a ignorância de Graça Foster. Também ela, como presidente da empresa, não sabia de nada? MÁRIO BARILÁ FILHO (São Paulo, SP)

Nem Petrobrax, nem Petrobras. A principal empresa do Brasil deve ser chamada de PTbras. Enquanto enchemos o tanque, eles enchem os bolsos. CARLOS GASPAR, comerciante (São Paulo, SP)

Em "E o mensalão 1.0, onde fica?" ("Poder", 8/9), o sr. Ricardo Melo diz, contra as evidências, não haver provas do mensalão 2. Depois faz igual a Dilma e o PT e desvia o assunto - o que tem a ver o problema de Minas Gerais com este? Não desvie do assunto. É gravíssimo, sim, mais este escândalo da coligação do PT. ALOÍSIO CAIXETA (Belo Horizonte, MG)

No desespero para tentar sair do 3º lugar nas pesquisas, o candidato Aécio Neves ataca Dilma e esquece que o mensalão 1.0 é o pai tucano de todos os mensalões - reais ou imaginários. ANTÔNIO SERGIO DE JESUS (São Vicente, SP)
Herculano
09/09/2014 07:54
MANCHETES

Está no jornal Folha de S. Paulo: Governo de petista deixou quadrilha em estatal, diz Marina. Candidata do PSB acusa conivência com problemas na Petrobras, mas poupa Dilma de responsabilidade direta.
Para Aécio, presidente foi 'beneficiária' política de esquema; tucano citará caso no seu programa eleitoral

Outra que mostra a baixaria e a falta de discussão de propostas e como os bandidos agem em quadrilha para se manter no poder usufruindo dos pesados impostos que pagamos e faltam na saúde, educação, segurança e obras: Aécio acusa usuários do Twitter de atuar na rede para atacá-lo. É a quarta ação que o tucano move contra provedores e redes sociais para tentar identificar perfis críticos a ele. Juiz determinou ao PSDB que envie relatórios comprovando a publicação de calúnias contra Aécio
Herculano
09/09/2014 07:49
AGORA? MAS ELA SEMPRE NEGOU O QUE ADMITE AGORA? É MUITA CARA DE PAU.

Manchetes de hoje dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Dilma afirma que 'sangria' na Petrobras foi estancada. Petista diz que tirou da estatal os que 'não eram considerados os melhores'.
Sobre uma possível volta de Lula em 2018, Dilma declara que 'em qualquer circunstância' apoiará o ex-presidente
Herculano
09/09/2014 07:41
MANTEGA E A REBELIÃO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

"Não queremos mais o tipo de governabilidade que temos, amorfa e mesquinha. Não queremos tampouco o governo autoritário. Queremos, sim, uma nova forma de fazer política. (...) Queremos um governo de pessoas sensatas, eleitas por votantes sensatos."

Começa assim o esboço de um manifesto que passa de mão em mão entre ex-ministros de Lula, inclusive ex-petistas. Termina assim: "Com Marina Silva, por um país melhor!"

Um detalhe que não é detalhe: quem tenta botar de pé o manifesto pró-Marina são colegas de ministério tanto dela (então ministra de Meio Ambiente) quanto de sua principal adversária, Dilma Rousseff (ex-Minas e Energia e ex-Casa Civil).

Outro detalhe, que talvez também não seja tão detalhe, é que essa onda surge exatamente quando Dilma cria uma situação surreal no seu governo e no próprio país. Ela demitiu Guido Mantega pela imprensa, faltando quatro meses para terminar o governo. Um morto-vivo.

Ok, a demissão foi para um segundo mandato, mas só com muita boa vontade ou sendo muito alienado (a) alguém pode achar que Mantega tem mínimas condições de tocar a economia e de ser levado a sério até o próximo governo. Ele mantém a cadeira, não a autoridade.

Marina, claro, aproveitou para uma boa sacada irônica. Disse que a demissão pode ter sido tarde demais, quando o eleitor brasileiro já está se encarregando de trocar não apenas o ministro, mas a presidente e o governo todo.

A sério, sem ironias: Dilma demitir Mantega agora, depois de quatro anos de erros em cima de erros na economia, soa não só eleitoreiro - ou marqueteiro, se preferirem - como hipócrita e injusto.

Alguém tem dúvida de quem manda na economia? Aliás, de quem manda em tudo no governo? É Dilma, Dilma e Dilma. O que é bom usa-se a favor dela na campanha. O que é ruim usa-se contra o Mantega. Ele é um bode expiatório. Haverá outros?
Herculano
09/09/2014 07:37
"EU NÃO SABIA" VIROU A FRASE-LEMA DE UMA ÉPOCA, por Josias de Souza

Parte 1

"Eu não sabia" passará à história como a frase-lema do Brasil pós-ditadura. Será lembrada quando, no futuro, quiserem recordar a época em que o país era regido pelo cinismo. Lula usou-a no escândalo do mensalão do PT. Citando-o, o tucano Azeredo repetiu-a no processo do mensalão do PSDB. Alckmin empregou-a no caso do cartel dos trens e do metrô. Volta agora, com variações, na desconversa de Dilma sobre o petrolão: "Eu não tinha a menor ideia de que isso ocorria dentro da Petrobras.''

Usada assim, desavergonhadamente, a expressão vai virando uma espécie de código. Quando ela aparece, já se sabe que o país está diante de mais um desses escândalos que, de tão escancarados, intimam os responsáveis a reagir, ainda que seja com uma cara de nojo. É nessa hora que governantes capazes de tudo pedem ao país que os considere incapazes de todo. E alguns brasileiros, como que dotados de indulgência congênita, lhes concedem um deixa-pra-lá preventivo, que transforma cúmplices notórios em cegos atoleimados.

Claro que, entre o arrombamento do cofre e a manchete de primeira página, há um longo caminho de decisões tomadas ou negligenciadas - desde a ordem presidencial para entregar a diretoria da Petrobras a um apadrinhado de PT, PMDB e PP, até o engavetamento dos relatórios do TCU que apontavam superfaturamentos na obra da refinaria de Pernambuco"
Herculano
09/09/2014 07:36
"EU NÃO SABIA" VIROU A FRASE-LEMA DE UMA ÉPOCA, por Josias de Souza

Parte 2

Submetido a escândalos em série, o brasileiro precisa confiar na cara dos seus governantes. Mesmo que elas sirvam apenas para dar à mesma porcaria de sempre uma fachada mais atraente. A percepção de que o "eu não sabia" é apenas uma máscara empurraria o país para o ceticismo terminal.

Parte dos brasileiros parece sentir a necessidade de acreditar na ilusão de que a política ainda se divide em duas bandas: a ruim (as oligarquias carcomidas) e a boa (o pessoal da 'nova política', os bicudos, a turma da estrela?). A revelação de que, no poder, dilmas e renans são indistinguíveis seria demais para muitos corações.

Por mais cabeludo que seja o escândalo, o sistema acaba se autorregulando. Quando o Congresso escorraça do Planalto um Collor, tem-se a sensação de que o país pode livrar-se de seus gatunos. Quando o STF manda à Papuda a cúpula do PT, enxerga-se a luz no fim do túnel. Mas a reiteração dos assaltos, um engolfando o outro, num moto-contínuo infernal, revela que o brasileiro parece não ter mesmo muitas escolhas: ou é bobo ou é cínico.
Herculano
09/09/2014 07:28
NA BERLINDA

A administração de Blumenau, possui vários gasparenses. E vira e mexe eles estão expostos dando explicações. O mais conhecido de todos é Nilton Spengler Filho, o Tico, "diretor" de Iluminação Pública, que mal da conta da escuridão de ruas e becos de lá.

O outro que passa por uma prova de fogo, é o ex-vereador daqui pelo PSDB, Claudionor da Cruz Souza. Ele é o diretor de Patrimônio de lá. E a falta de cuidados permitiu a queima do Frohsinn que era um bem público. Hoje pela manhã, mais uma vez ele estava na RBS TV tentando explicar o inexplicável.
Adilson Luis Schmitt
09/09/2014 07:21

Homenagem ao Dia do Médico Veterinário 09/09

http://www.radiosentinela.com.br/?09-de-setembro-dia-do-medico-veterinario&ctd=12766

09 de setembro dia do Médico Veterinário

Neste dia 9 de setembro é comemorado em todo o país o dia do Médico Veterinário, que se dedica nas especializações clínicas e cirurgicas de animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; trabalhando nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; como também no manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazendo melhoramentos de qualidade dos rebanhos.

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.

Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C.

O Código de Hammurabi, o mais completo e perfeito conjunto de leis sobrevivente, que se encontra hoje no Museu do Louvre francês, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi (que viveu entre 1792 e 1750 a.C.) na primeira dinastia da Babilônia, já continha normas sobre atribuições e remuneração dos "médicos de animais".

Na Europa, a história da veterinária parece estar sempre ligada àqueles que tratavam os cavalos ou o gado. Os gregos antigos tinham uma classe de médicos, chamada de "doutores de cavalos" e a tradução em latim para a especialidade era veterinarius. Os primeiros registros sobre a prática da medicina animal na Grécia são do século VI a.C., quando as pessoas que exerciam essa função - chamados de hippiatros (hipiatras, os especialistas da medicina veterinária que tratam dos cavalos) - tinham um cargo público. As escolas de veterinária surgiram na Europa no meio do século XVIII, em países como Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Suécia.

O marco do estabelecimento da medicina veterinária moderna e organizada segundo critérios científicos é atribuído ao hipólogo francês Claude Bougerlat, na França de Luís XV, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, em 1761. A segunda a ser criada no mundo foi a Escola de Alfort, em Paris.

O Imperador Pedro II esteve, no ano de 1875, visitando a escola parisiense de Medicina Veterinária de Alfort e com a boa impressão que teve, decidiu criar condições para o aparecimento de instituição semelhante no Brasil, porém as duas primeiras escolas do gênero só apareceram no governo republicano: a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro.

O capitão-médico João Moniz Barreto de Aragão, patrono da medicina veterinária militar brasileira, foi o fundador da Escola de Veterinária do Exército em 1917, no Rio, mas a profissão não tinha regulamentação até o Decreto de Getúlio Vargas, de 9 de setembro de 1932, que vigorou por mais de trinta anos.

Para o exercício profissional passou a ser exigido o registro do diploma, a partir de 1940, na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão.

A partir de 1968, com a lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, foi transferida aos conselhos a função de fiscalizar o exercício dessa profissão e é também onde se faz o registro profissional.

A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.

Fonte: IBGE Teen



Herculano
09/09/2014 07:21
BICHADO

Se o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, resolver atender o seu cunhado Antônio Carlos Dalóchio, PT, para promover a renúncia fiscal via IPTU aos que "adotam" bichos de estimação abandonados por desumanos aqui em Gaspar, ele terá que indicar de onde cortará as verbas do Orçamento e quem perderá com esta renúncia. Alguém ou algum programa vai ficar sem dinheiro.
Herculano
09/09/2014 07:17
MAIS BICHOS

Hoje é dia do Médico Veterinário
Herculano
09/09/2014 07:16
BICHARADA VIII

A prova de que o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, tentou usar a suplente Marcia Aparecida Deschamps, PT, sem ela saber, para apresentar esta indicação da renúncia fiscal.

O que está na pauta da sessão de hoje da Câmara? O ofício Gabinete da suplente Marcia nº 01/2014, subscrito pela Vereadora Márcia Aparecida Deschamps (Suplente e.e.), "(...) venho requerer a correção de um equívoco ocorrido, quando uma indicação foi indevidamente protocolizada no meu nome. Refiro-me à Indicação nº 350/2014 (elaboração de uma Projeto de Lei que "Dispõe sobre a concessão de isenção parcial dos Impostos Predial e Territorial Urbano - IPTU ao cidadão que adotar um animal de estimação"), que figura na pauta do dia 02/09/2014. Em nenhum momento solicitei a qualquer pessoa a realização dessa proposição, nem mesmo fui consultada por qualquer colega vereador. A proposta não foi estudada por mim e nem representa um anseio desta Vereadora. Para corrigir este transtorno, peço que este oficio conste em pauta e que a Indicação nº 350/2014 seja retirada, conforme permite o artigo 125 do Regimento Interno: "Art. 125. A proposição poderá ser retirada da Câmara Municipal pelo autor, em qualquer fase do seu andamento, mediante requerimento escrito ou oral à Presidência".

Observação da Secretaria: a Indicação nº 350/2014, foi encaminhada pela Assessoria de Gabinete do Vereador Antonio Carlos Dalsochio, via Sistema Legislador, na data de 29/08/2014, às 15h16m (quando a Suplente de Vereador Márcia Aparecida Deschamps estava em exercício), e dentro do prazo regimental para entrada de documentos na pauta da sessão ordinária do dia 02/09/2014.

Destino: o Ofício Gab. VMarcia nº 01/2014, subscrito pela Vereadora Márcia Aparecida Deschamps (Suplente e.e.), vai aos Arquivos da Casa, à disposição dos Senhores Vereadores. A Indicação nº 350/2014 foi retirada da pauta da sessão ordinária do dia 02/09/2014 e arquivada. Anexe-se cópia deste ofício à Indicação nº 350/2014.
Confuso
09/09/2014 06:57
Hoje, gastar tempo e dinheiro público para direcionar o povo à olhar para o chão (cães), não os deixa enxergar os gatos do alto. Num país que tem a melhor saúde, medicina e hospitais do mundo e seres humanos com ótima saúde, tem de inventar outras coisas e começar a investir em animais. Futuramente começarão a votar para eleger quem os ajudou. Ou quem sabe ainda podermos futuramente ter no governo um cão?? Porque anta e outros bichos já está cheio.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.